Um dos pioneiros na popularização de filmes de desastre nos anos 70,ele nos apresenta uma catástrofe em um navio de passageiros,nos primeiros minutos nada parece promissor o suficiente para agregar interesse aos temas que serão abordados,e além disso,os personagens são fracos,não causaram minha empatia,porém,o que mencionei foi melhorado após a onda gigante que atinge o Poseidon e o vira de cabeça para baixo,a partir de então decisões arriscadas precisam ser tomadas antes que o nível da água suba e chegue até a tripulação,dessa forma,os limites entre os personagens ficam expostos ocasionando discussões,momentos dramáticos,e uma última esperança de ir embora antes que seja tarde,guiados pelo reverendo Scott,nove pessoas tentam escapar de qualquer forma,tal aspecto é capaz de provocar muitos sentimentos em quem o segue,e é o mais tenso,porque só existe uma ameaça aqui ou ali,mas nada recorrente,Shelley Winters está fascinante como Belle,uma senhora solidária e sempre preocupada,a partitura de John Williams é adequada a cada situação (como sempre),definitivamente seu maior defeito é o roteiro instável,algumas falas até são marcantes,mas outras são desnecessária.The Morning After é uma das melhores vencedoras do Oscar de canção original,sua visão otimista me conquista sempre que ouço,principalmente a versão serena do filme.
Os bombeiros são verdadeiros heróis urbanos,em muitas ocasiões fica exposta a falta de apoio,compreensão e até mesmo respeito recíproco,seja em relação à população ou ao governo,que é uma das principais questões propostas para este filme,além disso,o alargamento irresponsável feito em prédios também é pontuado muito bem,é difícil acompanhar o pânico e o desespero daquelas pessoas (as mortes implacáveis só pioram) sem sentir a mesma coisa,ainda mais considerando que eles estão num edifício e não num aeroporto/avião como em Aeroporto,ou então num transatlântico como em O Destino de Poseidon,dessa forma fica muito mais simples se pôr no lugar deles,já que tantas pessoas trabalham em um lugar assim diariamente,os efeitos visuais são incríveis,causando angústia sempre que as proporções do fogo são mostradas,o elenco é tão bom que é uma pena perceber o pouco tempo na tela dedicado a muitos deles,a trilha sonora não é magnífica,mas devidamente competente nas cenas mais marcantes.Não li ninguém falando sobre a música vencedora do Oscar,particularmente eu gosto muito dos timbres,são simples,mas inconfundíveis.
LIXO com todas as letras.Tem um dos desenvolvimentos mais pobres que já vi,nos primeiros minutos não esperava nada muito satisfatório,mas com certeza é pior do que parecia,muitos problemas são supostamente propostos para ser abordada,e nenhum deles está focado a tempo suficiente para empolgar,ou seja,conforme você está assistindo,você perde o interesse,papéis sem importância e uma protagonista patética que não se impõe torna cada cena ainda mais enfadonha,seu roteiro não poderia ser mais acelerado,quando acabou simplesmente nada foi marcante,o confronto final é uma merda total,assim como o filme durante sua exibição desafiadora para terminar,existem situações descartáveis e porque não dizer vergonhosas,outra coisa terrível é que o dom de Danielle é constantemente destacado,mas nunca tratado com a devida pertinência.Terror,romance lésbico,super-heróis,soa uma verdadeira bagunça com todo tipo de clichê que qualquer filme com uma dessas características poderia ter.
Antes de escrever e dirigir Dublê de Corpo,De Palma criou este que tem muitas semelhanças entre eles,ambos são thrillers eróticos e também têm alguém perseguindo o protagonista ou alguém conectado ao protagonista,falando especificamente sobre "Vestido para Matar",cara,eu estava estático durante aquela sequência de cenas no museu e no elevador,ela produz cenas icônicas sem nenhuma fala,estruturas precisas,mas simples são requintadas,tudo graças a uma direção especializada conduzida pela partitura de Donaggio,a morte de Kate desencadeia um enredo mais complicado do que poderia parecer,francamente,gostei da maneira como seu roteiro se dedica apenas aos personagens que realmente agregam conteúdo rentável,ficando focado apenas na questão mais relevante (embora os atores que interpretaram Mike e Warren sejam dois homens bem bonitos),seu roteiro é astuto,o plot twist é maravilhoso e um pouco bizarro,e fica ainda melhor se você pensar nas situações anteriores ao assassinato do protagonista,pensando dessa forma,eu me lembro de dois momentos que sugerem uma pessoa perseguindo-a.
Quando o coloquei na minha lista de quero ver (há muito tempo), pensei que era apenas um filme em estilo neo-noir,definitivamente não esperava por uma reviravolta na história que seria o centro de tudo o que aconteceu,o resultado foi o melhor possível,o que talvez não entusiasmasse algumas pessoas na sua primeira hora,certamente o fará enquanto a conspiração se revela,a obsessão de fazer um filme com fatos reais é algo nojento e inteligente ao mesmo tempo,tornando o vilão um personagem esperto,o ato intencional de acompanhar o protagonista se envolvendo para descobrir o tipo de risco que Gloria é vulnerável,é muito bem explorado não só porque o público iria descobrir junto com ele,mas também devido à sua montagem sem mais do que uma tomada notável,realizando uma sequência de cenas espontâneas,seu desfecho com uma metáfora é incrível.
Um enredo simples,mas executado maravilhosamente bem por Bogdanovich,a relação entre Addie e seu suposto pai é cativante do começo ao fim,mesmo tendo alguns conflitos,esses momentos dedicados a eles se desenvolvem de forma satisfatória,o mais legal é que Moses é um personagem com atitudes questionáveis,mas devido à sua personalidade descontraída,ele me conquistou,é uma característica usual de ver em filmes de crime,mas aqui há um conteúdo em que mais uma vez a simplicidade percebida em situações casuais aliada a um grande ritmo de seus gêneros são capazes de torná-lo diferente de qualquer outro.O otimismo de Addie rende uma das melhores cenas durante o ato final após Mose ser atacado,algo comovente.
Alguns filmes lançados neste ano que já assisti apresentam introduções caprichosamente feitas,assim como em A Mulhrr na Janela há gráficos/imagens deslumbrantes que fazem referência à história dos seus respectivos gêneros,amei o trabalho feito nos dois casos,é inegável,mas acho que esse capricho deve se refletir na qualidade do roteiro de cada um deles,essa produção dirigida por Soderbergh também prioriza bons recursos técnicos como uma onipresente câmera 360 °,falando sobre o enredo,seu primeiro ato é efetivamente envolvente, mas depois dispersando a questão da família,absolutamente nada era igual,em várias ocasiões tornou-se cansativo parecendo ter muito mais do que quase 2 horas de duração,tantos nomes são citados desde sempre e a maioria de seus donos aparecem apenas a partir da segunda metade,um ponto crucial porque quem tá assistindo possivelmente se perde por não saber quem é quem,nos últimos 15 minutos recuperei meu entretenimento do começo,seguir o desfecho em relação à ganância dos personagens foi interessante.
Segundo filme com Hamm eu assisti este ano e segundo filme em que ele interpreta um policial desprezível,em ambos os exemplos ele interpreta muito bem considerando que inúmeras vezes eu o vi na tela e imediatamente senti nojo,mas neste não só os policiais me faziam sentir assim,a imprensa é extremamente detestável,o que pode ser acompanhado no seu segundo e terceiro atos é uma disputa de egos evidenciada por egoístas,tudo por uma suposição que é irracionalmente manipulada,trazendo grande momentos dramáticos,principalmente quando Bobi está sendo focado,a atuação de Bates como mãe preocupada me tocou,mesmo exausta diante daquela situação,ela ainda queria proteger o filho,mães realmente são as pessoas mais fortes do mundo,a direção de Eastwood é soberba,muitas cenas pareciam realmente acontecer enquanto eu assistia,seu tempo casual com tomadas prolongadas (mas sem falas) também ajudava nesse método.
Cerca de 10 anos atrás eu vi seu pôster em DVD,naquele período eu achava que era apenas mais um filme policial genérico,então não dei a devida atenção,agora,mais íntimo com o gênero,não tinha momento melhor para assistir,B. Affleck mais uma vez assegura-se que ele é melhor dirigindo do que atuando,é impossível não notar isso em seu segundo longa,atuando aqui ele não me transmitiu nenhum sentimento,sendo sempre bastante apático (talvez seja por isso que raramente aparece em alguma comédia),os demais atores desempenham seus papéis de forma convincente,um dos melhores recursos do roteiro é o desenvolvimento feito na personalidade de Adam,à medida que o filme se aproxima do fim,o agente do FBI expõe sua falta de ética profissional,resultando em ladrões mais humanizados que membros da lei,diminuindo sua qualidade,certos personagens não são explorados o suficiente,e o romance é um pouco desnecessário.
Depois de ver isso,acho que minha avaliação dada ao primeiro foi injusta,ele só não é o fundo do poço devido às perspectivas inteligentes feitas por ângulos de câmera bem incomuns,o homem que teve uma câmera implantada em seu olho e um zumbi registrando cada atitude dele unido a um casal que também caça vítimas,as duas ideias foram autênticas,o exemplo do olho foi o melhor,adorei como destacava o piscar e qualquer ato pessoal de Herman,só isso,na minha opinião não há nada de positivo além desse atributo técnico,as histórias são um lixo,"A Ride in the Park" tem boas intenções,mas seu curto tempo de execução arruinou qualquer possibilidade de um desenvolvimento adequado,"Safe Haven" é muito superestimado,ao contrário do anterior que mencionei,os minutos de execução são desnecessariamente longos,em certa oportunidade eu estava cansado,além daquele final totalmente esquecível e bobo,o que foi uma pena considerando que algumas coisas me perturbaram de forma competente,as outras antologias são muito fracas,então não vou perder meu tempo escrevendo sobre elas.
1,5 estrela exclusivamente para os dois últimos segmentos e para o primeiro,minha classificação poderia ser ainda pior se julgasse apenas o segundo,o terceiro e "Tape 56", a falta de criatividade do roteiro é algo vergonhoso,em múltiplos exemplos há alguém com uma intenção oculta que utiliza a confiança/ingenuidade de quem está convivendo para alcançar seus objetivos sombrios,a falta de explicação na verdade agrega suspense a certas narrativas,mas prejudica aquela que une todas as outras,nada está esclarecido e quando seu desfecho ocorreu foi patético por não ter elaborado nada para acrescentar horror,não é apenas pior do que a horrível "17th Tuesday" que é totalmente absurda liderada por um protagonista retardado,"Second Honeymoon" é fraca em todos os aspectos,mas sua reviravolta não é completamente esquecível,"Amateur Night" tem um bom mistério com um final assustador além de um recurso de maquiagem inteligente,"The Sick Thing That Happened to Emily When She was Younger" é surpreendente e imprevisível,o que foi está incomodando Emily,um fantasma? Tem certeza? A função do segmento é propor essa ideia para contrapor aparências,mesmo tendo sucesso,infelizmente o tema ET soou um pouco clichê para o meu gosto,"31/10/98" é o melhor de todos,é divertido e principalmente envolvente,as atuações mais dedicadas estão nesse VHS,os efeitos visuais pareciam ter sido poupados o filme todo para serem desenvolvidos durante as manifestações demoníacas na casa,e são simples,mas ótimos,mais uma vez a aparência enganou as vítimas,desta vez com auxílio de um engano feito por eles enquanto iam a uma suposta festa,o que o tornou tragicômico.
Que decadência podre depois do prestativo primeiro filme,em sua estreia o diretor uruguaio fracassou miseravelmente,a densa atmosfera de suspense criada no original foi esquecida aqui,uma das coisas que mais gostei no trabalho do Alvarez foi aproveitada em algumas ocasiões: os movimentos da câmera,que ainda foram um bom recurso,mantendo a tensão quando a menina começou a fugir dos invasores,seu maior fracasso está em um grande número de subtramas,para mim o filme mal havia começado quando acabou, nada corresponde a nada,sem falar de coisas difíceis de acreditar que poderiam acontecer,como um cego ter uma pontaria perfeita,eu entendo que sua audição é precisa,mas isso é muito inverossímil já que a probabilidade de acertar o alvo com uma arma branca na primeira tentativa seria extremamente baixa para qualquer ser humano,com este dom ele deveria praticar tiro com arco ou tiro esportivo.
A princípio fiquei bastante desanimado porque teria que assistir algo com uma edição pouco produtiva e um timing estranho,sério,porque tive a impressão de que seu elenco não se sentia confortável atuando,embora muitos detalhes estivessem conspirando contra,até seus primeiros 40 minutos fiquei entretido,esse período voou,mas por outro lado,o segundo ato foi monótono demais para um filme de suspense criminal,o contraste entre as questões é abordado de forma conturbada,talvez se fossem desenvolvidas desde o início,teriam sido dividido igualmente,outros aspectos ficam quase sempre oscilando,o roteiro às vezes fornece citações poéticas e significativas,no entanto,algumas conversas são antiquadas,a cinematografia é lindamente agradável em certas situações,em outras,parece inadequada,e a partitura é envolvente,embora aqui ou ali seja executada em uma cena ruim.Essa média é um exagero,no Letterboxd é ainda mais baixa,talvez a junção de gêneros (minha favorita) tenha me influenciado,mas o fato é que não achei tão podre como pintam por aí,e pra deixar claro,a beleza de Amber Heard não mudou nada,pra mim a presença dela tanto faz,considerando que sou gay.
Que tributo poderoso,comovente e descontraído aos cantores e compositores que foram responsáveis por grandes letras ou acordes de algumas das músicas mais populares e revolucionárias,a abertura (extremamente sutil,bem feita e simples,diga-se de passagem) já deixa seu destaque explícito,aquelas cantoras de apoio sendo mostradas enquanto seus respectivos vocalistas estão com rostos cobertos é algo que significa muito sobre o propósito de Neville em homenagear aqueles que têm tanta ou até mais importância quanto àqueles que têm reconhecimento pelas músicas tocadas em palcos,rádios e programas de TV,várias vezes eu fiquei arrepiado enquanto cantavam,suas vozes são tão intensas que não importava quantos segundos durasse cada apresentação,o efeito era sempre o mesmo,enquanto trechos históricos eram exibidos ou em paralelo a histórias contadas por profissionais da música,alguns vocalistas notáveis relatam suas perspectivas,demonstrando bastante admiração,esperava um desfecho melhor,mas de qualquer forma é recomendável para quem ama não só a indústria da música,mas também cultura,tornando-se uma experiência de aprendizado por ter inúmeras curiosidades e fatos interessantes.
Se alguém está criando expectativas de ver um whodunit clássico onde o assassinato é seu objetivo principal,é melhor esquecer,este é muito mais complexo do que está escrito em sua sinopse,desenvolvendo uma crítica social precisa (mas nem sempre explícita) que também tem uma conceito satírico,a morte é apenas mais um recurso para expor desentendimentos,mentiras,e consequentemente a real natureza de cada hóspede ou servo,o primeiro ato é um pouco menos efetivo que os demais,porém,há cenas que são essenciais para o andamento do soberbo roteiro,Maggie Smith está brilhantemente cínica,as falas de Trentham não poderiam ser interpretadas de uma maneira melhor do que ela faz,aliás,todo o elenco tem momentos marcantes seja em cenas que estão reunidos em grupo ou em situações que restringe apenas dois personagens,logo no primeiro take é perceptível o capricho feito tanto na direção de arte quanto no figurino.
As despedidas no final são impressionantes porque ninguém demonstra preocupação com o que seria a resolução do caso criminal,e a maneira como o Inspetor Thompson o "investiga" é repugnante
Estou impressionado com o conceito de sociedade sendo exposto naquela bizarra maratona de dança,as críticas sociais são bem elaboradas de maneira perspicaz,as múltiplas interpretações causadas pela linguagem metafórica são prestativas e um recurso impactante,quando percebi que a competição seria abordada durante todo o filme todo,achei que seria cansativo ou algo parecido,mas cada detalhe o torna tão intrigante que sua duração demonstra dinâmica,nenhum diálogo é desnecessariamente longo,eles são fundamentais a cada novo incremento.Gloria é um típico personagem fracassado que tem uma personalidade duvidosa,mas devido à sua situação e um passado difícil,ela é capaz de cativar qualquer pessoa,tal característica fica mais evidente no final,quando a vantagem excessiva de Rocky é descaradamente revelada por ele mesmo,a protagonista feminina fornece um teor dramático progressivo,me transmitindo muita empatia,no final,esse filme é um retrato da vida de muitas pessoas vivendo em uma eterna maratona como a do filme.
Há mais de 3 meses assisti pela primeira vez,e sua abordagem reflexiva destacada no terceiro ato foi a responsável pela minha avaliação 4.0,desde então pensei que não era justo com aquele número de estrelas,me deixei ser influenciado por um ponto mínimo,e equivocadamente mencionei que tal característica não condiz com todo o filme,mas desde o início que se evidencia a partir de uma narração sincera,tudo que se apresenta aqui é uma das melhores propostas que já vi em qualquer filme,a ausência de trilha sonora possibilita uma imersão mais profunda principalmente nas circunstâncias apreensivas,o auge é quando Llewelyn se hospeda no hotel e Anton o persegue,o uso de luzes,efeitos sonoros e a forma como essa atitude atinge um épico enfrentamento na rua resulta no que eu definiria como um verdadeiro retrato do filme,todas as qualidades possíveis se resumem em um único segmento de cena,seu roteiro é indescritivelmente perfeito,às vezes é misterioso,dramático ou até mesmo casual,com coisas implícitas que podem ser identificadas,a atenção equilibrada entre o crime e as consequências sentidas pelas pessoas envolvidas nele é outro fator primordial,a direção dos irmãos Coen tem uma característica minimalista memorável seja em qualquer ocasião.Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.
Por ser muito peculiar e bizarro,nada apresentado aqui é para levar a sério,todos os personagens têm uma particularidade que os torna autênticos,tal característica é divertida,em alguns momentos percebi a diferença quando um personagem específico está ausente,eu estava esperando mais cenas engraçadas,mas na verdade o conteúdo cômico não é tão explícito,está na alternância entre acontecimentos que envolvem os sentimentos dos passageiros,poderia ser melhor se tivesse mais exatidão quando determinados assuntos são abordados,até mesmo os dramáticos têm uma exploração ingrata.
Mais uma vez Almodóvar orienta sua direção através da atuação de Carmen Maura,e cada diálogo soa incrivelmente natural,quantas pessoas conhecem alguém que já tem ou teve uma decepção amorosa? Com base nessa premissa,é apresentado um humor inteligente incluindo fatos comuns ou momentos inimagináveis,às vezes até a introspecção é essencial para agregar dramaticidade à história,tudo é executado com muita sabedoria,a cena final é libertadora (enquanto os créditos aparecem,é como se o filme ainda estivesse acontecendo,enfatizando essa característica),e sobre a fotografia,não tenho mais palavras para idolatrá-lo de novo,em todos os filmes do Almodóvar esse aspecto sempre será um dos melhores pontos.
Almodóvar definitivamente é um diretor que não pode ser subestimado,no primeiro ato pensei que seria inferior aos demais filmes dirigidos por ele que assisti: Volver (4.5) e Julieta (4.0),mas me enganei,suas produções têm um desenvolvimento muito particular,no momento em que Antonio conhece Pablo tudo se torna mais interessante,pois a relação deles é o centro narrativo,por meio disso, a sensualidade,o perigo,a obsessão e a insegurança são constantemente abordados,como usual na filmografia do diretor espanhol,utiliza-se como pano de fundo o clima mediterrâneo e as relações familiares (com bastante sensibilidade),além de uma fotografia sempre notável.O enredo paralelo envolvendo Tina é fundamental para evitar um possível declínio em relação ao principal (além de ser muito bom),posteriormente ao ato criminoso,a qualidade inegável do humor casual é exposta.
Em poucas oportunidades,acompanhei um enredo que o vilão e a mocinha têm uma relação tão bem explorada,desde as acusações implícitas de Charlie sobre o tio até o jogo psicológico proporcionado pelo parentesco de ambos,depois que os assassinatos são descobertos,inicia um jogo de gato e rato responsável pelas melhores cenas,os momentos envolvendo os dois personagens principais me mantiveram mais estático em cada novo movimento ou conflito deles,o roteiro propondo a atração sentida pela protagonista no vínculo entre sobrinha-tio que precisa distinguir seus sentimentos e agir com sensatez contra essa situação,merece elogios.
Apesar de vários filmes de romance lançados antes dos anos 70 parecerem datados para a maioria do público,eles têm um certo encanto graças a diálogos profundos e personagens simpatizantes,neste exemplo,durante todo o tempo estive envolvido pelo caso romântico perdido,vivido e narrado por Lisa,o breve relacionamento com o homem que sempre desejou em seus pensamentos é muito honesto,difícil não despertar interesse,principalmente quando os dois protagonistas têm performances competentes.
WTF! (essa palavra é a única coisa que eu poderia imaginar durante as cenas bizarras),por já ter uma experiência com metáforas de Aronofsky quando vi "Cisne Negro",certamente esse recurso também seria realizado nesse filme,mas da maneira como tudo estava apresentado,eu não esperava,tão intrigante,tão frenético,impossível que você não fique impressionado em nenhuma ocasião,o co-relacionamento dos personagens depois de compreendidos é maravilhoso,no momento em que o caos é estabelecido acontece um contraste com o primeiro ato,e não parece o mesmo filme,o final faz alusão à natureza,onde tudo se renova.O ponto negativo mais relevante é a falta de falas,essa questão tinha muito conteúdo para ser mais utilizada.
O Destino do Poseidon
3.6 98Um dos pioneiros na popularização de filmes de desastre nos anos 70,ele nos apresenta uma catástrofe em um navio de passageiros,nos primeiros minutos nada parece promissor o suficiente para agregar interesse aos temas que serão abordados,e além disso,os personagens são fracos,não causaram minha empatia,porém,o que mencionei foi melhorado após a onda gigante que atinge o Poseidon e o vira de cabeça para baixo,a partir de então decisões arriscadas precisam ser tomadas antes que o nível da água suba e chegue até a tripulação,dessa forma,os limites entre os personagens ficam expostos ocasionando discussões,momentos dramáticos,e uma última esperança de ir embora antes que seja tarde,guiados pelo reverendo Scott,nove pessoas tentam escapar de qualquer forma,tal aspecto é capaz de provocar muitos sentimentos em quem o segue,e é o mais tenso,porque só existe uma ameaça aqui ou ali,mas nada recorrente,Shelley Winters está fascinante como Belle,uma senhora solidária e sempre preocupada,a partitura de John Williams é adequada a cada situação (como sempre),definitivamente seu maior defeito é o roteiro instável,algumas falas até são marcantes,mas outras são desnecessária.The Morning After é uma das melhores vencedoras do Oscar de canção original,sua visão otimista me conquista sempre que ouço,principalmente a versão serena do filme.
Inferno na Torre
3.6 143 Assista Agora"Quem paga pra nos ver jogar?"
Os bombeiros são verdadeiros heróis urbanos,em muitas ocasiões fica exposta a falta de apoio,compreensão e até mesmo respeito recíproco,seja em relação à população ou ao governo,que é uma das principais questões propostas para este filme,além disso,o alargamento irresponsável feito em prédios também é pontuado muito bem,é difícil acompanhar o pânico e o desespero daquelas pessoas (as mortes implacáveis só pioram) sem sentir a mesma coisa,ainda mais considerando que eles estão num edifício e não num aeroporto/avião como em Aeroporto,ou então num transatlântico como em O Destino de Poseidon,dessa forma fica muito mais simples se pôr no lugar deles,já que tantas pessoas trabalham em um lugar assim diariamente,os efeitos visuais são incríveis,causando angústia sempre que as proporções do fogo são mostradas,o elenco é tão bom que é uma pena perceber o pouco tempo na tela dedicado a muitos deles,a trilha sonora não é magnífica,mas devidamente competente nas cenas mais marcantes.Não li ninguém falando sobre a música vencedora do Oscar,particularmente eu gosto muito dos timbres,são simples,mas inconfundíveis.
Os Novos Mutantes
2.6 719 Assista AgoraLIXO com todas as letras.Tem um dos desenvolvimentos mais pobres que já vi,nos primeiros minutos não esperava nada muito satisfatório,mas com certeza é pior do que parecia,muitos problemas são supostamente propostos para ser abordada,e nenhum deles está focado a tempo suficiente para empolgar,ou seja,conforme você está assistindo,você perde o interesse,papéis sem importância e uma protagonista patética que não se impõe torna cada cena ainda mais enfadonha,seu roteiro não poderia ser mais acelerado,quando acabou simplesmente nada foi marcante,o confronto final é uma merda total,assim como o filme durante sua exibição desafiadora para terminar,existem situações descartáveis e porque não dizer vergonhosas,outra coisa terrível é que o dom de Danielle é constantemente destacado,mas nunca tratado com a devida pertinência.Terror,romance lésbico,super-heróis,soa uma verdadeira bagunça com todo tipo de clichê que qualquer filme com uma dessas características poderia ter.
Vestida Para Matar
3.8 252 Assista AgoraAntes de escrever e dirigir Dublê de Corpo,De Palma criou este que tem muitas semelhanças entre eles,ambos são thrillers eróticos e também têm alguém perseguindo o protagonista ou alguém conectado ao protagonista,falando especificamente sobre "Vestido para Matar",cara,eu estava estático durante aquela sequência de cenas no museu e no elevador,ela produz cenas icônicas sem nenhuma fala,estruturas precisas,mas simples são requintadas,tudo graças a uma direção especializada conduzida pela partitura de Donaggio,a morte de Kate desencadeia um enredo mais complicado do que poderia parecer,francamente,gostei da maneira como seu roteiro se dedica apenas aos personagens que realmente agregam conteúdo rentável,ficando focado apenas na questão mais relevante (embora os atores que interpretaram Mike e Warren sejam dois homens bem bonitos),seu roteiro é astuto,o plot twist é maravilhoso e um pouco bizarro,e fica ainda melhor se você pensar nas situações anteriores ao assassinato do protagonista,pensando dessa forma,eu me lembro de dois momentos que sugerem uma pessoa perseguindo-a.
Dublê de Corpo
3.7 243 Assista Agora"I gave your part...The witness!"
Quando o coloquei na minha lista de quero ver (há muito tempo), pensei que era apenas um filme em estilo neo-noir,definitivamente não esperava por uma reviravolta na história que seria o centro de tudo o que aconteceu,o resultado foi o melhor possível,o que talvez não entusiasmasse algumas pessoas na sua primeira hora,certamente o fará enquanto a conspiração se revela,a obsessão de fazer um filme com fatos reais é algo nojento e inteligente ao mesmo tempo,tornando o vilão um personagem esperto,o ato intencional de acompanhar o protagonista se envolvendo para descobrir o tipo de risco que Gloria é vulnerável,é muito bem explorado não só porque o público iria descobrir junto com ele,mas também devido à sua montagem sem mais do que uma tomada notável,realizando uma sequência de cenas espontâneas,seu desfecho com uma metáfora é incrível.
Lua de Papel
4.3 156 Assista AgoraUm enredo simples,mas executado maravilhosamente bem por Bogdanovich,a relação entre Addie e seu suposto pai é cativante do começo ao fim,mesmo tendo alguns conflitos,esses momentos dedicados a eles se desenvolvem de forma satisfatória,o mais legal é que Moses é um personagem com atitudes questionáveis,mas devido à sua personalidade descontraída,ele me conquistou,é uma característica usual de ver em filmes de crime,mas aqui há um conteúdo em que mais uma vez a simplicidade percebida em situações casuais aliada a um grande ritmo de seus gêneros são capazes de torná-lo diferente de qualquer outro.O otimismo de Addie rende uma das melhores cenas durante o ato final após Mose ser atacado,algo comovente.
Nem um Passo em Falso
3.2 96 Assista AgoraAlguns filmes lançados neste ano que já assisti apresentam introduções caprichosamente feitas,assim como em A Mulhrr na Janela há gráficos/imagens deslumbrantes que fazem referência à história dos seus respectivos gêneros,amei o trabalho feito nos dois casos,é inegável,mas acho que esse capricho deve se refletir na qualidade do roteiro de cada um deles,essa produção dirigida por Soderbergh também prioriza bons recursos técnicos como uma onipresente câmera 360 °,falando sobre o enredo,seu primeiro ato é efetivamente envolvente, mas depois dispersando a questão da família,absolutamente nada era igual,em várias ocasiões tornou-se cansativo parecendo ter muito mais do que quase 2 horas de duração,tantos nomes são citados desde sempre e a maioria de seus donos aparecem apenas a partir da segunda metade,um ponto crucial porque quem tá assistindo possivelmente se perde por não saber quem é quem,nos últimos 15 minutos recuperei meu entretenimento do começo,seguir o desfecho em relação à ganância dos personagens foi interessante.
O Caso Richard Jewell
3.7 244 Assista Agora"Do you have any charge against me?"
Segundo filme com Hamm eu assisti este ano e segundo filme em que ele interpreta um policial desprezível,em ambos os exemplos ele interpreta muito bem considerando que inúmeras vezes eu o vi na tela e imediatamente senti nojo,mas neste não só os policiais me faziam sentir assim,a imprensa é extremamente detestável,o que pode ser acompanhado no seu segundo e terceiro atos é uma disputa de egos evidenciada por egoístas,tudo por uma suposição que é irracionalmente manipulada,trazendo grande momentos dramáticos,principalmente quando Bobi está sendo focado,a atuação de Bates como mãe preocupada me tocou,mesmo exausta diante daquela situação,ela ainda queria proteger o filho,mães realmente são as pessoas mais fortes do mundo,a direção de Eastwood é soberba,muitas cenas pareciam realmente acontecer enquanto eu assistia,seu tempo casual com tomadas prolongadas (mas sem falas) também ajudava nesse método.
Atração Perigosa
3.6 688 Assista AgoraCerca de 10 anos atrás eu vi seu pôster em DVD,naquele período eu achava que era apenas mais um filme policial genérico,então não dei a devida atenção,agora,mais íntimo com o gênero,não tinha momento melhor para assistir,B. Affleck mais uma vez assegura-se que ele é melhor dirigindo do que atuando,é impossível não notar isso em seu segundo longa,atuando aqui ele não me transmitiu nenhum sentimento,sendo sempre bastante apático (talvez seja por isso que raramente aparece em alguma comédia),os demais atores desempenham seus papéis de forma convincente,um dos melhores recursos do roteiro é o desenvolvimento feito na personalidade de Adam,à medida que o filme se aproxima do fim,o agente do FBI expõe sua falta de ética profissional,resultando em ladrões mais humanizados que membros da lei,diminuindo sua qualidade,certos personagens não são explorados o suficiente,e o romance é um pouco desnecessário.
V/H/S/2
3.1 443Depois de ver isso,acho que minha avaliação dada ao primeiro foi injusta,ele só não é o fundo do poço devido às perspectivas inteligentes feitas por ângulos de câmera bem incomuns,o homem que teve uma câmera implantada em seu olho e um zumbi registrando cada atitude dele unido a um casal que também caça vítimas,as duas ideias foram autênticas,o exemplo do olho foi o melhor,adorei como destacava o piscar e qualquer ato pessoal de Herman,só isso,na minha opinião não há nada de positivo além desse atributo técnico,as histórias são um lixo,"A Ride in the Park" tem boas intenções,mas seu curto tempo de execução arruinou qualquer possibilidade de um desenvolvimento adequado,"Safe Haven" é muito superestimado,ao contrário do anterior que mencionei,os minutos de execução são desnecessariamente longos,em certa oportunidade eu estava cansado,além daquele final totalmente esquecível e bobo,o que foi uma pena considerando que algumas coisas me perturbaram de forma competente,as outras antologias são muito fracas,então não vou perder meu tempo escrevendo sobre elas.
V/H/S
3.0 747 Assista Agora1,5 estrela exclusivamente para os dois últimos segmentos e para o primeiro,minha classificação poderia ser ainda pior se julgasse apenas o segundo,o terceiro e "Tape 56", a falta de criatividade do roteiro é algo vergonhoso,em múltiplos exemplos há alguém com uma intenção oculta que utiliza a confiança/ingenuidade de quem está convivendo para alcançar seus objetivos sombrios,a falta de explicação na verdade agrega suspense a certas narrativas,mas prejudica aquela que une todas as outras,nada está esclarecido e quando seu desfecho ocorreu foi patético por não ter elaborado nada para acrescentar horror,não é apenas pior do que a horrível "17th Tuesday" que é totalmente absurda liderada por um protagonista retardado,"Second Honeymoon" é fraca em todos os aspectos,mas sua reviravolta não é completamente esquecível,"Amateur Night" tem um bom mistério com um final assustador além de um recurso de maquiagem inteligente,"The Sick Thing That Happened to Emily When She was Younger" é surpreendente e imprevisível,o que foi está incomodando Emily,um fantasma? Tem certeza? A função do segmento é propor essa ideia para contrapor aparências,mesmo tendo sucesso,infelizmente o tema ET soou um pouco clichê para o meu gosto,"31/10/98" é o melhor de todos,é divertido e principalmente envolvente,as atuações mais dedicadas estão nesse VHS,os efeitos visuais pareciam ter sido poupados o filme todo para serem desenvolvidos durante as manifestações demoníacas na casa,e são simples,mas ótimos,mais uma vez a aparência enganou as vítimas,desta vez com auxílio de um engano feito por eles enquanto iam a uma suposta festa,o que o tornou tragicômico.
O Homem nas Trevas 2
3.0 464 Assista AgoraQue decadência podre depois do prestativo primeiro filme,em sua estreia o diretor uruguaio fracassou miseravelmente,a densa atmosfera de suspense criada no original foi esquecida aqui,uma das coisas que mais gostei no trabalho do Alvarez foi aproveitada em algumas ocasiões: os movimentos da câmera,que ainda foram um bom recurso,mantendo a tensão quando a menina começou a fugir dos invasores,seu maior fracasso está em um grande número de subtramas,para mim o filme mal havia começado quando acabou, nada corresponde a nada,sem falar de coisas difíceis de acreditar que poderiam acontecer,como um cego ter uma pontaria perfeita,eu entendo que sua audição é precisa,mas isso é muito inverossímil já que a probabilidade de acertar o alvo com uma arma branca na primeira tentativa seria extremamente baixa para qualquer ser humano,com este dom ele deveria praticar tiro com arco ou tiro esportivo.
London Fields: Romance Fatal
2.1 49 Assista AgoraA princípio fiquei bastante desanimado porque teria que assistir algo com uma edição pouco produtiva e um timing estranho,sério,porque tive a impressão de que seu elenco não se sentia confortável atuando,embora muitos detalhes estivessem conspirando contra,até seus primeiros 40 minutos fiquei entretido,esse período voou,mas por outro lado,o segundo ato foi monótono demais para um filme de suspense criminal,o contraste entre as questões é abordado de forma conturbada,talvez se fossem desenvolvidas desde o início,teriam sido dividido igualmente,outros aspectos ficam quase sempre oscilando,o roteiro às vezes fornece citações poéticas e significativas,no entanto,algumas conversas são antiquadas,a cinematografia é lindamente agradável em certas situações,em outras,parece inadequada,e a partitura é envolvente,embora aqui ou ali seja executada em uma cena ruim.Essa média é um exagero,no Letterboxd é ainda mais baixa,talvez a junção de gêneros (minha favorita) tenha me influenciado,mas o fato é que não achei tão podre como pintam por aí,e pra deixar claro,a beleza de Amber Heard não mudou nada,pra mim a presença dela tanto faz,considerando que sou gay.
A Um Passo do Estrelato
4.0 60 Assista AgoraQue tributo poderoso,comovente e descontraído aos cantores e compositores que foram responsáveis por grandes letras ou acordes de algumas das músicas mais populares e revolucionárias,a abertura (extremamente sutil,bem feita e simples,diga-se de passagem) já deixa seu destaque explícito,aquelas cantoras de apoio sendo mostradas enquanto seus respectivos vocalistas estão com rostos cobertos é algo que significa muito sobre o propósito de Neville em homenagear aqueles que têm tanta ou até mais importância quanto àqueles que têm reconhecimento pelas músicas tocadas em palcos,rádios e programas de TV,várias vezes eu fiquei arrepiado enquanto cantavam,suas vozes são tão intensas que não importava quantos segundos durasse cada apresentação,o efeito era sempre o mesmo,enquanto trechos históricos eram exibidos ou em paralelo a histórias contadas por profissionais da música,alguns vocalistas notáveis relatam suas perspectivas,demonstrando bastante admiração,esperava um desfecho melhor,mas de qualquer forma é recomendável para quem ama não só a indústria da música,mas também cultura,tornando-se uma experiência de aprendizado por ter inúmeras curiosidades e fatos interessantes.
Assassinato em Gosford Park
3.5 190Se alguém está criando expectativas de ver um whodunit clássico onde o assassinato é seu objetivo principal,é melhor esquecer,este é muito mais complexo do que está escrito em sua sinopse,desenvolvendo uma crítica social precisa (mas nem sempre explícita) que também tem uma conceito satírico,a morte é apenas mais um recurso para expor desentendimentos,mentiras,e consequentemente a real natureza de cada hóspede ou servo,o primeiro ato é um pouco menos efetivo que os demais,porém,há cenas que são essenciais para o andamento do soberbo roteiro,Maggie Smith está brilhantemente cínica,as falas de Trentham não poderiam ser interpretadas de uma maneira melhor do que ela faz,aliás,todo o elenco tem momentos marcantes seja em cenas que estão reunidos em grupo ou em situações que restringe apenas dois personagens,logo no primeiro take é perceptível o capricho feito tanto na direção de arte quanto no figurino.
As despedidas no final são impressionantes porque ninguém demonstra preocupação com o que seria a resolução do caso criminal,e a maneira como o Inspetor Thompson o "investiga" é repugnante
A Noite dos Desesperados
4.2 112 Assista Agora"The marathon goes on...and on...and on"
Estou impressionado com o conceito de sociedade sendo exposto naquela bizarra maratona de dança,as críticas sociais são bem elaboradas de maneira perspicaz,as múltiplas interpretações causadas pela linguagem metafórica são prestativas e um recurso impactante,quando percebi que a competição seria abordada durante todo o filme todo,achei que seria cansativo ou algo parecido,mas cada detalhe o torna tão intrigante que sua duração demonstra dinâmica,nenhum diálogo é desnecessariamente longo,eles são fundamentais a cada novo incremento.Gloria é um típico personagem fracassado que tem uma personalidade duvidosa,mas devido à sua situação e um passado difícil,ela é capaz de cativar qualquer pessoa,tal característica fica mais evidente no final,quando a vantagem excessiva de Rocky é descaradamente revelada por ele mesmo,a protagonista feminina fornece um teor dramático progressivo,me transmitindo muita empatia,no final,esse filme é um retrato da vida de muitas pessoas vivendo em uma eterna maratona como a do filme.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraHá mais de 3 meses assisti pela primeira vez,e sua abordagem reflexiva destacada no terceiro ato foi a responsável pela minha avaliação 4.0,desde então pensei que não era justo com aquele número de estrelas,me deixei ser influenciado por um ponto mínimo,e equivocadamente mencionei que tal característica não condiz com todo o filme,mas desde o início que se evidencia a partir de uma narração sincera,tudo que se apresenta aqui é uma das melhores propostas que já vi em qualquer filme,a ausência de trilha sonora possibilita uma imersão mais profunda principalmente nas circunstâncias apreensivas,o auge é quando Llewelyn se hospeda no hotel e Anton o persegue,o uso de luzes,efeitos sonoros e a forma como essa atitude atinge um épico enfrentamento na rua resulta no que eu definiria como um verdadeiro retrato do filme,todas as qualidades possíveis se resumem em um único segmento de cena,seu roteiro é indescritivelmente perfeito,às vezes é misterioso,dramático ou até mesmo casual,com coisas implícitas que podem ser identificadas,a atenção equilibrada entre o crime e as consequências sentidas pelas pessoas envolvidas nele é outro fator primordial,a direção dos irmãos Coen tem uma característica minimalista memorável seja em qualquer ocasião.Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.
Os Amantes Passageiros
3.1 648 Assista AgoraPor ser muito peculiar e bizarro,nada apresentado aqui é para levar a sério,todos os personagens têm uma particularidade que os torna autênticos,tal característica é divertida,em alguns momentos percebi a diferença quando um personagem específico está ausente,eu estava esperando mais cenas engraçadas,mas na verdade o conteúdo cômico não é tão explícito,está na alternância entre acontecimentos que envolvem os sentimentos dos passageiros,poderia ser melhor se tivesse mais exatidão quando determinados assuntos são abordados,até mesmo os dramáticos têm uma exploração ingrata.
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
4.0 550 Assista AgoraMais uma vez Almodóvar orienta sua direção através da atuação de Carmen Maura,e cada diálogo soa incrivelmente natural,quantas pessoas conhecem alguém que já tem ou teve uma decepção amorosa? Com base nessa premissa,é apresentado um humor inteligente incluindo fatos comuns ou momentos inimagináveis,às vezes até a introspecção é essencial para agregar dramaticidade à história,tudo é executado com muita sabedoria,a cena final é libertadora (enquanto os créditos aparecem,é como se o filme ainda estivesse acontecendo,enfatizando essa característica),e sobre a fotografia,não tenho mais palavras para idolatrá-lo de novo,em todos os filmes do Almodóvar esse aspecto sempre será um dos melhores pontos.
A Lei do Desejo
3.8 317 Assista AgoraAlmodóvar definitivamente é um diretor que não pode ser subestimado,no primeiro ato pensei que seria inferior aos demais filmes dirigidos por ele que assisti: Volver (4.5) e Julieta (4.0),mas me enganei,suas produções têm um desenvolvimento muito particular,no momento em que Antonio conhece Pablo tudo se torna mais interessante,pois a relação deles é o centro narrativo,por meio disso, a sensualidade,o perigo,a obsessão e a insegurança são constantemente abordados,como usual na filmografia do diretor espanhol,utiliza-se como pano de fundo o clima mediterrâneo e as relações familiares (com bastante sensibilidade),além de uma fotografia sempre notável.O enredo paralelo envolvendo Tina é fundamental para evitar um possível declínio em relação ao principal (além de ser muito bom),posteriormente ao ato criminoso,a qualidade inegável do humor casual é exposta.
Núpcias Reais
3.6 34 Assista AgoraHIPNOTIZADO pelo número musical em que Fred Astaire dança na academia de ginástica,um dos melhores que já vi
A Sombra de uma Dúvida
4.0 195 Assista AgoraEm poucas oportunidades,acompanhei um enredo que o vilão e a mocinha têm uma relação tão bem explorada,desde as acusações implícitas de Charlie sobre o tio até o jogo psicológico proporcionado pelo parentesco de ambos,depois que os assassinatos são descobertos,inicia um jogo de gato e rato responsável pelas melhores cenas,os momentos envolvendo os dois personagens principais me mantiveram mais estático em cada novo movimento ou conflito deles,o roteiro propondo a atração sentida pela protagonista no vínculo entre sobrinha-tio que precisa distinguir seus sentimentos e agir com sensatez contra essa situação,merece elogios.
Carta de uma Desconhecida
4.2 59 Assista AgoraApesar de vários filmes de romance lançados antes dos anos 70 parecerem datados para a maioria do público,eles têm um certo encanto graças a diálogos profundos e personagens simpatizantes,neste exemplo,durante todo o tempo estive envolvido pelo caso romântico perdido,vivido e narrado por Lisa,o breve relacionamento com o homem que sempre desejou em seus pensamentos é muito honesto,difícil não despertar interesse,principalmente quando os dois protagonistas têm performances competentes.
Mesmo sendo pessimista,a conclusão é linda de uma maneira particular
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraWTF! (essa palavra é a única coisa que eu poderia imaginar durante as cenas bizarras),por já ter uma experiência com metáforas de Aronofsky quando vi "Cisne Negro",certamente esse recurso também seria realizado nesse filme,mas da maneira como tudo estava apresentado,eu não esperava,tão intrigante,tão frenético,impossível que você não fique impressionado em nenhuma ocasião,o co-relacionamento dos personagens depois de compreendidos é maravilhoso,no momento em que o caos é estabelecido acontece um contraste com o primeiro ato,e não parece o mesmo filme,o final faz alusão à natureza,onde tudo se renova.O ponto negativo mais relevante é a falta de falas,essa questão tinha muito conteúdo para ser mais utilizada.