“It's funny how the colors of the real world only seem really real when you viddy them on the screen.”
A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro, dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador. Alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.
Com o passar dos anos, após a inclusão do expressionismo nos filmes, grandes diretores entenderam que além da atuação, a melhor forma de conectar o espectador diretamente seria influenciar suas atitudes e emoções através das cores, em construir climas e atmosferas ou passar mensagens críticas e psicológicas em cada cena. O uso das cores nesse caso é primordial nos figurinos, cenários e iluminação de uma cena, usando tonalidades que “direcionam” a atenção e despertam no público os sentimentos e percepções desejados.
Trechos do texto retirados de diversas fontes misturado com opiniões pessoais. Lista de gosto particular.
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Exemplos listados:
Amarelo — Na cultura Oriental, o amarelo significa “vingança” (Kill Bill), mas também está ligado ao otimismo, acolhimento, esperança e o idealismo. (Moonrise Kingdom). O predomínio de cores pastéis se faz visível em diversos trabalhos de Wes Anderson, de The Life Aquatic with Steve Zissou à Fantastic Mr. Fox, sempre mesclando o amarelo com outras cores num elevado contraste. Em Mr. Nobody, o amarelo é a cor usada por Jeanne, que representa a vida em que Nemo obteve riqueza.
Laranja — Uma cor vibrante, que emana energia e entusiasmo, o laranja pode ser notado tanto na mente ativa e estimulada do protagonista de Limitless até a ação desenfreada do escaldante deserto alaranjado de Mad Max: Fury Road. O mesmo prazer e 'adrenalina' provocado pelo laranja pode ser visto em alguns momentos de Trainspotting, onde os tons pastéis fazem referência a uma sensação calorosa e momentaneamente prazerosa das drogas.
Verde — O revolucionário Matrix contrasta as roupas negras de couro com um frio tom esverdeado. Além da relação clara com o clássico screensaver do filme, o verde é a cor do equilíbrio e da possibilidade, conversando com os ideais de que Neo conduziria as pessoas de volta à realidade e à liberdade. Já o curta japonês Kotonoha no Niwa faz uso exacerbado do verde como representação pura da natureza, além de seu efeito calmante que alivia o stress. Em Green Room a paleta de cores obviamente corresponde ao nome e tema central do filme, combinada com uma fotografia sombria para criar um ambiente de thriller.
Cinza — Uma cor atmosférica e pessimista, que pode ir da sordidez a tristeza, o cinza é capaz de transmitir diversas emoções: desde uma desolada melancolia suja (Inside Llewyn Davis) até um local inóspito, soturno e de tons mortos (The Witch). É usado predominante em Sin City e em American History X, no primeiro simulando a atmosfera noir e dando destaque a elementos relevantes da trama, que aparecem em cores normais; no segundo servindo como uma contraposição, junto ao colorido, entre certo e errado/passado e presente. Já em Schindler's List, Spielberg fez o filme em preto-e-branco para torná-lo mais sombrio, emocional e sem esperança, mostrando apenas pequenas manchas de cor pelo longa, o que na visão do diretor é adequado para um filme sobre o holocausto.
Preto — Símbolo de luto e morte, o preto é uma cor de diversas sensações. Em Only Lovers Left Alive, Jim Jarmusch traça uma fantasmagoria sombria em volta de seu melancólico protagonista Adam, um espectro cansado e descrente com a evolução humana, usando o preto para representar a angústia e a desilusão. Eve, que ao contrário de Adam é otimista e tira o melhor do mundo contemporâneo, é marcada pelo branco, da roupa à cor do cabelo, compondo um contraste em conjunto com a fotografia escura, — num poema idílico de amor eterno. Já em El laberinto del fauno, o preto esconde o mistério, a solidão e incertezas de uma menina perdida, e claro, o medo do desconhecido. Os sombreados colaboram também para nos remeter à fantasia de um conto de fadas assustador.
Roxo — ...
Em construção.