não entendi: é um filme ou uma peça de teatro filmada?
olha, poderia tecer várias críticas, mas fica só esta (preguiça): como fazer (melo)drama com personagens tão planos, sabe? não me convenceu, nem envolveu; tudo muito artificial etc, não dá
classificá-lo como "comédia" tão-somente não está correto: é também drama e ação/gângster; aliás, o diretor soube mesclar esses gêneros tão diversos com rara maestria e de forma bastante equilibrada; a mim, que estou acostumado a assistir a filmes japoneses épicos de samurais, yakuza etc, em que via de regra predominam a violência, a tensão, mortes e sangue jorrando para todo lado, foi uma grata surpresa; nele, a leveza do bom humor sobressai em vários momentos, sem contudo perder-se a força da narrativa, o fio condutor em que pesa igualmente o drama dos eventos que se sucedem num crescendo até atingir o ápice final; a propósito, gostei particularmente do desenvolvimento do roteiro e da construção dos personagens; enfim, um filme singular que merece ser visto
a meu ver é um bom documentário, mas que peca por não contextualizar o material encontrado dentro do embate ideológico-político de então; pende para um lado, descrevendo-o positivamente como democrático, favorável à liberdade, só faltou mencionar que defendia os direitos humanos etc; ora, é significativo observar, por exemplo, que esse mesmo lado foi apoiado por stalin e cárdenas, ambos muito democráticos, favoráveis às liberdades individuais e direitos humanos, não? então, sabe, é preciso estudar a história a fundo para entender o que realmente foi a guerra civil espanhola; vê-la de todos de todos os ângulos e sob o olhar dos envolvidos de TODOS OS LADOS; não é o que esse documentário proporciona, o que faz dele uma bela narrativa, porém parcial e tendenciosa
produziu em mim uma sensação que nenhum outro filme conseguiu, logo na abertura: aquele vento refrescante que sopra do deserto, sinto-o em mim, quase que fisicamente... sinto também o sol e a poeira que castigam, em meu rosto; sinto o vento, o sol e a poeira, em minha alma... como se eu fosse uma testemunha oculta na cena inicial (confesso que ficaria imensamente feliz se pudesse ser aquele cachorrinho, já me contentaria com um tal pape!l); desvendando a mágica e a genialidade do diretor: john ford soube nos transportar, por assim dizer, para dentro do seu filme e para aquela atmosfera grandiosa, nos momentos iniciais, algo raro e que não tem preço
pouco convincente; a tese central é ótima, crível, verossímil, mas faltou demonstrá-la com mais argumentos, força probatória e impacto; em vez disso, perdeu tempo precioso, por exemplo, com casais de zero suingue rodopiando no salão ao som do jazz (gostei da trilha sonora!) ou se amassando na cama sem qualquer apelo erótico; quero dizer, ao menos um pouco mais de sensualidade/naturalidade prenderia a atenção do espectador e o envolveria na trama; é isso, enfim, um filme de razoável pra bom, mais por mérito na escolha da ideia fundamental abordada do que pela construção do roteiro
O axioma desse "teorema" pasoliniano é, digamos, um mote e também, principalmente, um estereótipo: a família média de classe média italiana; formada, por sua vez, de outros estereótipos: o bonus pater familias, a santa, a louca e a pecadora; o artista gênio incompreendido (?). Enfim, daí que me pareceu naturalmente um filme meio "preguiçoso" ou econômico (não sei se na época Pasolini contava com poucos recursos e então resolveu fazer esse filme que, tudo indica, envolveu um baixo orçamento), seja nos diálogos, seja no desenvolvimento das ideias em termos cinematográficos. Em outras palavras, se você parte de um estereótipo, a premissa já está dada e não há muito o que explicar ou desenvolver; ao espectador cabe apenas aceitar, passivamente, os clichês sugeridos afins ao estereótipo apresentado. Só há um personagem não-estereotipado: aquele (alter ego do diretor?) que fode, literalmente, toda essa família tradicional burguesa.
entretenimento para passar o tempo, nada mais que isso, mas muito bem realizado; destaque para a fotografia e para a cena, talvez a principal, da luta com o urso: é pura fantasia (e isso não é propriamente um elogio); pobre de mim, que basta um arranhãozinho mais profundo das minhas gatas para eu ter que correr pro antibiótico e pra vacina antitetânica
Encantador! Elenco, fotografia, trilha sonora excelentes e, o maior destaque para mim: roteiro. Preferiu não seguir o caminho fácil de uma comédia romântica ou de um romance terminado em tragédia, tudo isso já muito explorado, com seus inúmeros clichês etc. Não, Lelouch foi pelo lado mais simples e ao mesmo tempo mais complexo: o lado humano, ambivalente por natureza (daí a aparente simplicidade do seu título: um homem e uma mulher), seus altos e baixos, suas idas e vindas, suas glórias e fracassos, alegrias e tristezas, euforias, incertezas etc etc etc. Em suma, bastaria dizer que, quando nos emocionamos ao ouvir todo o lirismo do nosso poetinha em sotaque francês (que homenagem mais charmosa!) ou observar a alegria de um cachorrinho brincando na praia, e isso toca nosso coração de verdade, é porque sem dúvida estamos diante de um belo filme.
Acho que o grande mérito desse ótimo filme está em nos levar à reflexão sobre temas tão importantes que dizem respeito à natureza humana. Por isso mesmo é uma obra universal e continuará fazendo sentido para quem quer que o veja, daqui a cinquenta, cem anos, em qualquer lugar, sempre. Destaque especial para a fotografia, que sutilmente revela os sentimentos e dramas vividos pelos personagens, muitas vezes por símbolos e metáforas; também para a trilha sonora, escrita pelo grande compositor Toru Takemitsu, que, em perfeita sintonia com a fotografia, traduz o estado psicológico dos personagens e favorece imensamente o caráter dramático de muitas cenas e sequências.
Com os irmãos Dardenne não tem erro, acertam todas na mosca, impressionante. E que atriz a Marion Cotillard?! Precisa de apenas um sorriso para enfeitiçar o espectador. Quando ela chora então, aí é covardia. Filmão!
A vida é curta para se perder mais de 2h com esse filme, há coisa muito melhor, seja filme de puro entretenimento, seja filme de arte, documentário etc. Enfim, não recomendo. Em síntese e esclarecendo: não é um filme totalmente ruim, principalmente pela qualidade do elenco, que garante boas atuações; também pela engenhosidade do roteiro e o tema de que ele trata, interessante, sim; todavia, a crítica aqui é que a história arrasta-se demais e desnecessariamente. Fotografia, trilha sonora etc são apenas ok. E é isso. Duas estrelas e meia pra ele, ou 3, com muita boa vontade, tá de bom tamanho.
Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti
4.0 67gostoso, saboroso, apetitoso; delícia de filme
Vitória Amarga
4.1 66 Assista Agoracríticas ou elogios podem ser feitos, certamente, mas há um motivo que basta para vê-lo: bette davis
A Mesa do Diabo
3.8 38 Assista Agoraótimos atores, grandes atuações, só não gostei da briga de galos
Noites Brancas
4.1 61atores excelentes, história fraquinha...
O Vale dos Lamentos
4.5 10não entendi: é um filme ou uma peça de teatro filmada?
olha, poderia tecer várias críticas, mas fica só esta (preguiça): como fazer (melo)drama com personagens tão planos, sabe? não me convenceu, nem envolveu; tudo muito artificial etc, não dá
Yakuza - A Arte da Extorsão
3.9 3classificá-lo como "comédia" tão-somente não está correto: é também drama e ação/gângster; aliás, o diretor soube mesclar esses gêneros tão diversos com rara maestria e de forma bastante equilibrada; a mim, que estou acostumado a assistir a filmes japoneses épicos de samurais, yakuza etc, em que via de regra predominam a violência, a tensão, mortes e sangue jorrando para todo lado, foi uma grata surpresa; nele, a leveza do bom humor sobressai em vários momentos, sem contudo perder-se a força da narrativa, o fio condutor em que pesa igualmente o drama dos eventos que se sucedem num crescendo até atingir o ápice final; a propósito, gostei particularmente do desenvolvimento do roteiro e da construção dos personagens; enfim, um filme singular que merece ser visto
A Maleta Mexicana
4.1 3a meu ver é um bom documentário, mas que peca por não contextualizar o material encontrado dentro do embate ideológico-político de então; pende para um lado, descrevendo-o positivamente como democrático, favorável à liberdade, só faltou mencionar que defendia os direitos humanos etc; ora, é significativo observar, por exemplo, que esse mesmo lado foi apoiado por stalin e cárdenas, ambos muito democráticos, favoráveis às liberdades individuais e direitos humanos, não? então, sabe, é preciso estudar a história a fundo para entender o que realmente foi a guerra civil espanhola; vê-la de todos de todos os ângulos e sob o olhar dos envolvidos de TODOS OS LADOS; não é o que esse documentário proporciona, o que faz dele uma bela narrativa, porém parcial e tendenciosa
Um Homem que Dorme
4.4 195deveria vir com um alerta, uma espécie de tarja preta: não recomendado para quem já anda meio deprimido, pois pode jogá-lo ainda mais para baixo
Rastros de Ódio
4.1 266 Assista Agoraproduziu em mim uma sensação que nenhum outro filme conseguiu, logo na abertura: aquele vento refrescante que sopra do deserto, sinto-o em mim, quase que fisicamente... sinto também o sol e a poeira que castigam, em meu rosto; sinto o vento, o sol e a poeira, em minha alma... como se eu fosse uma testemunha oculta na cena inicial (confesso que ficaria imensamente feliz se pudesse ser aquele cachorrinho, já me contentaria com um tal pape!l); desvendando a mágica e a genialidade do diretor: john ford soube nos transportar, por assim dizer, para dentro do seu filme e para aquela atmosfera grandiosa, nos momentos iniciais, algo raro e que não tem preço
La Vie De Bohème
4.1 14 Assista Agora"E se irrigarmos a explicação?"
Cosmos
3.2 18merece uma estrela, em respeito aos atores, pela coragem em participar de um filme desses
O Sangue Secou
4.1 4pouco convincente; a tese central é ótima, crível, verossímil, mas faltou demonstrá-la com mais argumentos, força probatória e impacto; em vez disso, perdeu tempo precioso, por exemplo, com casais de zero suingue rodopiando no salão ao som do jazz (gostei da trilha sonora!) ou se amassando na cama sem qualquer apelo erótico; quero dizer, ao menos um pouco mais de sensualidade/naturalidade prenderia a atenção do espectador e o envolveria na trama; é isso, enfim, um filme de razoável pra bom, mais por mérito na escolha da ideia fundamental abordada do que pela construção do roteiro
Um Dia, Um Gato
4.0 80 Assista Agora"Realidade ou fantasia? Parece mais realidade que fantasia."
Teorema
4.0 198O axioma desse "teorema" pasoliniano é, digamos, um mote e também, principalmente, um estereótipo: a família média de classe média italiana; formada, por sua vez, de outros estereótipos: o bonus pater familias, a santa, a louca e a pecadora; o artista gênio incompreendido (?). Enfim, daí que me pareceu naturalmente um filme meio "preguiçoso" ou econômico (não sei se na época Pasolini contava com poucos recursos e então resolveu fazer esse filme que, tudo indica, envolveu um baixo orçamento), seja nos diálogos, seja no desenvolvimento das ideias em termos cinematográficos. Em outras palavras, se você parte de um estereótipo, a premissa já está dada e não há muito o que explicar ou desenvolver; ao espectador cabe apenas aceitar, passivamente, os clichês sugeridos afins ao estereótipo apresentado. Só há um personagem não-estereotipado: aquele (alter ego do diretor?) que fode, literalmente, toda essa família tradicional burguesa.
O Regresso
4.0 3,5K Assista Agoraentretenimento para passar o tempo, nada mais que isso, mas muito bem realizado; destaque para a fotografia e para a cena, talvez a principal, da luta com o urso: é pura fantasia (e isso não é propriamente um elogio); pobre de mim, que basta um arranhãozinho mais profundo das minhas gatas para eu ter que correr pro antibiótico e pra vacina antitetânica
O Raio Verde
4.1 87uma palavra define, com o perdão do trocadilho, esse filme: encantador (ou encantamento)
One More Time With Feeling
4.5 14 Assista Agoralindo documentário! em cartaz no in-edit 2017; recomendo ver na telona e em 3d, preferencialmente
Logan
4.3 2,6K Assista Agora"em um futuro próximo" será um bom filme para passar na sessão da tarde
Ela
4.2 5,8K Assista Agoraa melhor coisa desse filme é sem dúvida o roteiro; não por acaso recebeu os principais prêmios
O Que Está Por Vir
3.8 102 Assista Agorapobre pandora: gorda, velha e preta, ninguém a quer
Um Homem, Uma Mulher
4.1 87Encantador! Elenco, fotografia, trilha sonora excelentes e, o maior destaque para mim: roteiro. Preferiu não seguir o caminho fácil de uma comédia romântica ou de um romance terminado em tragédia, tudo isso já muito explorado, com seus inúmeros clichês etc. Não, Lelouch foi pelo lado mais simples e ao mesmo tempo mais complexo: o lado humano, ambivalente por natureza (daí a aparente simplicidade do seu título: um homem e uma mulher), seus altos e baixos, suas idas e vindas, suas glórias e fracassos, alegrias e tristezas, euforias, incertezas etc etc etc. Em suma, bastaria dizer que, quando nos emocionamos ao ouvir todo o lirismo do nosso poetinha em sotaque francês (que homenagem mais charmosa!) ou observar a alegria de um cachorrinho brincando na praia, e isso toca nosso coração de verdade, é porque sem dúvida estamos diante de um belo filme.
A Mulher da Areia
4.5 96Acho que o grande mérito desse ótimo filme está em nos levar à reflexão sobre temas tão importantes que dizem respeito à natureza humana. Por isso mesmo é uma obra universal e continuará fazendo sentido para quem quer que o veja, daqui a cinquenta, cem anos, em qualquer lugar, sempre. Destaque especial para a fotografia, que sutilmente revela os sentimentos e dramas vividos pelos personagens, muitas vezes por símbolos e metáforas; também para a trilha sonora, escrita pelo grande compositor Toru Takemitsu, que, em perfeita sintonia com a fotografia, traduz o estado psicológico dos personagens e favorece imensamente o caráter dramático de muitas cenas e sequências.
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Com os irmãos Dardenne não tem erro, acertam todas na mosca, impressionante.
E que atriz a Marion Cotillard?! Precisa de apenas um sorriso para enfeitiçar o espectador. Quando ela chora então, aí é covardia.
Filmão!
A Intérprete
3.2 218 Assista AgoraA vida é curta para se perder mais de 2h com esse filme, há coisa muito melhor, seja filme de puro entretenimento, seja filme de arte, documentário etc. Enfim, não recomendo. Em síntese e esclarecendo: não é um filme totalmente ruim, principalmente pela qualidade do elenco, que garante boas atuações; também pela engenhosidade do roteiro e o tema de que ele trata, interessante, sim; todavia, a crítica aqui é que a história arrasta-se demais e desnecessariamente. Fotografia, trilha sonora etc são apenas ok. E é isso. Duas estrelas e meia pra ele, ou 3, com muita boa vontade, tá de bom tamanho.