A história da Argentina é tão triste e dramática quanto uma letra de tango. Após um período de ditadura sangrenta e irresponsável (os militares conseguiram até envolver o país numa guerra contra a Inglaterra no episódio das Ilhas Malvinas), o período de redemocratização se revelou igualmente catastrófico. Os presidentes.Alfonsin, Menem, de la Rúa e o ministro Domingo Cavallo, literalmente são traidores do povo argentino e entregaram o país aos interesses de grupos empresariais internacionais, com as famigeradas privatizações neo liberais, inclusive a petrolífera YPF. Tudo isto está no brilhante, fantástico, bem realizado documentário que mostra ainda as consequências sociais dos desmandos feitos por quem detinha o poder. A Argentina é um país que, como o Brasil tinha tudo para dar certo e não consegue se acertar por culpa exclusiva da administração. Tem um tamanho adequado, não é muito grande nem muito pequena, tem recursos hídricos , tem petróleo em terra, fácil de ser extraído, tem grandes extensões agricultáveis e pastos para criação de gado . O filme em questão, deveria ser exibido nas escolas para conhecimento dessa realidade pelas novas gerações , até porque a nossa situação não é muito diferente.
O diretor/ator Mathieu Amalric fez um filme original sobre um adultério bilateral e seus desdobramentos. Pequeno (75 minutos) , poderia até ter uma duração maior e manteria o interesse do espectador. Com um final conclusivo, mas deixando em aberto uma certeza absoluta sobre o que realmente aconteceu , vale a pena ser conferido.Me lembrou o cinema de Chabrol.
Longo,lento,repleto de diálogos e de questões morais e com uma excelente fotografia. A culpa, o perdão, a incomunicabilidade entre as pessoas , as difíceis relações entre quem tem alguma coisa legitimamente e quem está numa situação difícil . Tudo isso está presente nesse duro e difícil filme do diretor, que segue a sua linha de qualidade de trabalhos anteriores e tem como cenário a região da Anatólia na Turquia e sua singular arquitetura que se aproveita das cavernas naturais . Como sempre nas obras de Ceylan, os atores são estupendos, uma das razões para seu sucesso. Não é algo fácil de assistir e assim não se recomenda a qualquer público . Destaco a memorável cena do dinheiro .
Os filmes de Monicelli , mesmo quando a princípio seriam comédias, têm sempre um gosto amargo e este não é diferente. Interessante notar como o tempo fez bem a Ornella Muti, que na fase madura conseguiu ficar ainda mais bonita do que quando era jovem como neste filme.Tonazzi , fantástico ator, dispensa comentários .
Apesar de familiarizado com o assunto , achei bastante interessante. O destaque são os depoimentos de generais brasileiros e , principalmente, de Paul Hellyer, ex ministro da defesa do Canadá nos anos 60, falando abertamente sobre a presença de extraterrestres no nosso planeta.
"É muito melhor para as mulheres não se casarem com os homens que amam , pois quando ele começa a se afastar , a dor não será tão grande."Essa foi a melhor frase desse lento e longo filme que fala de um tempo em que as mulheres , principalmente por questões econômicas, não escolhiam o seu destino. Tem jeito novelesco , é bonito mas cansativo.
Mais uma jóia cinematográfica feita pelo Scola, pouco conhecida por aqui .Os desdobramentos inimagináveis de um namoro no tempo da guerra e Nápoles , desordenada e sedutora são os componentes desse trabalho do grande diretor italiano . E o sino, tocou mesmo no final?
É difícil manter o interesse num filme com roteiro simples, rodado inteiramente dentro de uma casa. Apesar do desempenho satisfatório das três atrizes, ao final resta um sentimento de que , melhor desenvolvido, poderia ter um resultado final que mantivesse a tradição do ótimo cinema argentino.
Uma intensa, dura e pouco convencional estória de amor com a presença marcante da Shygulla e da Ornela Muti , à época grávida , abusando do direito de ser bonita.
Uma família que faria inveja a Nelson Rodrigues . O destaque é a atriz que faz a Piera jovem . E, é claro, tem a Schygulla e o Mastroianni , que dispensam comentários.
Um gênio falando de outro gênio . O mestre Scola disse que esse era seu último filme , que é muito cansativo filmar e que para realizar esse trabalho teve que contar com a ajuda de suas filhas Paola Scola e Silvia Scola, num projeto familiar no qual os três são responsáveis pelo roteiro , além da participação da mulher e netos na obra.É pena porque da mesma forma que Fellini era único, Scola também o é. Mais do que uma homenagem ao criador da "Dolce Vita", é um painel de uma época fantástica do cinema italiano e seus atores Sordi, Gassman,Tognazzi e Mastroianni .Do homenageado ,basta dizer que Fellini não é apenas um cineasta, é um estilo de filme, tal a personalidade e originalidade de sua obra. Imperdível.
O grande problema do filme é que o clímax se dá muito antes do final. Também fiquei esperando que a cena no observatório fosse melhor desenvolvida, pois havia clima para isso. No mais é uma obra elegante, com boa trilha sonora (como é habitual no diretor) e bem cuidada reconstituição de época.
Um dos melhores filmes do diretor. Obsessão, poder, o manipulador sendo manipulado e as clássicas cenas de sexo, a um milímetro da pornografia, mas que não descambam para isso nunca, principalmente graças à fotografia. Roteiro instigante e inteligente.Para quem não conhece a obra de Brisseau é um bom começo, que certamente não irá decepcionar o espectador.
Apesar da boa fotografia , traço comum nos filmes do diretor, da temática que leva à reflexão, o resultado final não foi bom .A edição e montagem redundaram num filme excessivamente longo, por vezes exasperante,com enormes sequências que desafiam a paciência e o grau de concentração do espectador. O seu trabalho posterior, Jornada ao Oeste de 2014, exacerba e potencializa essas características a um grau quase insuportável . Vamos aguardar para ver se o mestre volta a produzir obras com a qualidade e interesse que o notabilizaram.
Para quem acha que a idéia do filme é original , faço a sugestão de assistir "Anna dos 6 aos 18" , filme de 1994 dirigido por Nikita Mikhalkov , também sobre o crescimento de uma criança, mas tendo por fundo as mudanças ocorridas na URSS.
Um melodrama sobre um relacionamento lésbico na China comunista .Muito inferior ao filme de Sijie Dai que o precedeu, Balzac e a Costureirinha Chinesa, este sim, uma bela obra sobre o poder de transformação da educação.
Um filme bem diferente do cinema habitual do cineasta . Um roteiro inverossímil com inexistência de referências sobrenaturais, como é frequente na obra do diretor.Os únicos traços comuns ao restante do trabalho do artista são a nudez muito bem fotografada da personagem Elodie vivida por Coralie Revel e a boa trilha sonora.Um Brisseau menor.
Misture questões filosóficas e metafísicas meio rasteiras, hipnotismo , uma boa dose de sacanagem e rudimentos de ciência e o resultado será este filme. Agora, as mulheres são atraentes e as cenas de sexo bem instigantes e bem realizadas(afinal é um filme francês).
Junte uma desestrutura familiar de desamor , relações de trabalho perversas e mesquinhas , beirando a escravidão e uma enorme carência afetiva e vc terá um quadro em que o final é extremamente violento. Li abaixo algumas referências à versão de 1994 (Entre Elas) que me pareceu mais angustiante e claustrofóbica, até porque filmada praticamente em ambientes internos. Ambas as versões são boas e merecem ser conhecidas. A verdade é que a estória verídica se presta bem a um tratamento cinematográfico e , devo confessar, não consegui ficar com raiva das irmãs. Ao contrário, fiquei imbuído de um sentimento de tristeza e compaixão por aquilo que poderia ser evitado, fossem as condições da vida minimamente diferentes daquelas mostradas no filme.
Um tenso e inquietante filme, com uma temática contemporânea, bem atual. Fiquei pensando nesse roteiro nas mãos do Costa-Gavras , o que teria rendido, apesar da boa realização do trabalho.
Memórias do Saque
4.3 11A história da Argentina é tão triste e dramática quanto uma letra de tango. Após um período de ditadura sangrenta e irresponsável (os militares conseguiram até envolver o país numa guerra contra a Inglaterra no episódio das Ilhas Malvinas), o período de redemocratização se revelou igualmente catastrófico. Os presidentes.Alfonsin, Menem, de la Rúa e o ministro Domingo Cavallo, literalmente são traidores do povo argentino e entregaram o país aos interesses de grupos empresariais internacionais, com as famigeradas privatizações neo liberais, inclusive a petrolífera YPF. Tudo isto está no brilhante, fantástico, bem realizado documentário que mostra ainda as consequências sociais dos desmandos feitos por quem detinha o poder. A Argentina é um país que, como o Brasil tinha tudo para dar certo e não consegue se acertar por culpa exclusiva da administração. Tem um tamanho adequado, não é muito grande nem muito pequena, tem recursos hídricos , tem petróleo em terra, fácil de ser extraído, tem grandes extensões agricultáveis e pastos para criação de gado . O filme em questão, deveria ser exibido nas escolas para conhecimento dessa realidade pelas novas gerações , até porque a nossa situação não é muito diferente.
O Quarto Azul
3.2 11O diretor/ator Mathieu Amalric fez um filme original sobre um adultério bilateral e seus desdobramentos. Pequeno (75 minutos) , poderia até ter uma duração maior e manteria o interesse do espectador. Com um final conclusivo, mas deixando em aberto uma certeza absoluta sobre o que realmente aconteceu , vale a pena ser conferido.Me lembrou o cinema de Chabrol.
Capricho à Italiana
3.6 5Bem fraco .Nenhum dos episódios é interessante.
Sono de Inverno
4.0 133 Assista AgoraLongo,lento,repleto de diálogos e de questões morais e com uma excelente fotografia. A culpa, o perdão, a incomunicabilidade entre as pessoas , as difíceis relações entre quem tem alguma coisa legitimamente e quem está numa situação difícil . Tudo isso está presente nesse duro e difícil filme do diretor, que segue a sua linha de qualidade de trabalhos anteriores e tem como cenário a região da Anatólia na Turquia e sua singular arquitetura que se aproveita das cavernas naturais . Como sempre nas obras de Ceylan, os atores são estupendos, uma das razões para seu sucesso. Não é algo fácil de assistir e assim não se recomenda a qualquer público . Destaco a memorável cena do dinheiro .
Romance Popular
3.4 3Os filmes de Monicelli , mesmo quando a princípio seriam comédias, têm sempre um gosto amargo e este não é diferente. Interessante notar como o tempo fez bem a Ornella Muti, que na fase madura conseguiu ficar ainda mais bonita do que quando era jovem como neste filme.Tonazzi , fantástico ator, dispensa comentários .
Data Limite - Segundo Chico Xavier
3.6 56Apesar de familiarizado com o assunto , achei bastante interessante. O destaque são os depoimentos de generais brasileiros e , principalmente, de Paul Hellyer, ex ministro da defesa do Canadá nos anos 60, falando abertamente sobre a presença de extraterrestres no nosso planeta.
Crônica de Um Amor Louco
3.6 56 Assista AgoraÉ difícil esquecer a Ornella Muti nua de costas ,na janela daquele quarto de quinta categoria.
Little England
3.8 22"É muito melhor para as mulheres não se casarem com os homens que amam , pois quando ele começa a se afastar , a dor não será tão grande."Essa foi a melhor frase desse lento e longo filme que fala de um tempo em que as mulheres , principalmente por questões econômicas, não escolhiam o seu destino. Tem jeito novelesco , é bonito mas cansativo.
Maccheroni
3.6 4Mais uma jóia cinematográfica feita pelo Scola, pouco conhecida por aqui .Os desdobramentos inimagináveis de um namoro no tempo da guerra e Nápoles , desordenada e sedutora são os componentes desse trabalho do grande diretor italiano . E o sino, tocou mesmo no final?
Abrir Portas e Janelas
3.1 13É difícil manter o interesse num filme com roteiro simples, rodado inteiramente dentro de uma casa. Apesar do desempenho satisfatório das três atrizes, ao final resta um sentimento de que , melhor desenvolvido, poderia ter um resultado final que mantivesse a tradição do ótimo cinema argentino.
O Futuro É Mulher
3.0 2Uma intensa, dura e pouco convencional estória de amor com a presença marcante da Shygulla e da Ornela Muti , à época grávida , abusando do direito de ser bonita.
A Estória de Piera
3.3 6Uma família que faria inveja a Nelson Rodrigues . O destaque é a atriz que faz a Piera jovem . E, é claro, tem a Schygulla e o Mastroianni , que dispensam comentários.
Que Estranho Chamar-se Federico
4.0 28Um gênio falando de outro gênio . O mestre Scola disse que esse era seu último filme , que é muito cansativo filmar e que para realizar esse trabalho teve que contar com a ajuda de suas filhas Paola Scola e Silvia Scola, num projeto familiar no qual os três são responsáveis pelo roteiro , além da participação da mulher e netos na obra.É pena porque da mesma forma que Fellini era único, Scola também o é. Mais do que uma homenagem ao criador da "Dolce Vita", é um painel de uma época fantástica do cinema italiano e seus atores Sordi, Gassman,Tognazzi e Mastroianni .Do homenageado ,basta dizer que Fellini não é apenas um cineasta, é um estilo de filme, tal a personalidade e originalidade de sua obra. Imperdível.
Magia ao Luar
3.4 569 Assista AgoraO grande problema do filme é que o clímax se dá muito antes do final. Também fiquei esperando que a cena no observatório fosse melhor desenvolvida, pois havia clima para isso. No mais é uma obra elegante, com boa trilha sonora (como é habitual no diretor) e bem cuidada reconstituição de época.
O Último Poema do Rinoceronte
3.7 53A espetacular fotografia contribui, e muito , para a criação da atmosfera deste seco, duro e sufocante filme de Ghobadi.
Coisas Secretas
3.6 29Um dos melhores filmes do diretor. Obsessão, poder, o manipulador sendo manipulado e as clássicas cenas de sexo, a um milímetro da pornografia, mas que não descambam para isso nunca, principalmente graças à fotografia. Roteiro instigante e inteligente.Para quem não conhece a obra de Brisseau é um bom começo, que certamente não irá decepcionar o espectador.
Cães Errantes
3.8 42Apesar da boa fotografia , traço comum nos filmes do diretor, da temática que leva à reflexão, o resultado final não foi bom .A edição e montagem redundaram num filme excessivamente longo, por vezes exasperante,com enormes sequências que desafiam a paciência e o grau de concentração do espectador. O seu trabalho posterior, Jornada ao Oeste de 2014, exacerba e potencializa essas características a um grau quase insuportável . Vamos aguardar para ver se o mestre volta a produzir obras com a qualidade e interesse que o notabilizaram.
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraPara quem acha que a idéia do filme é original , faço a sugestão de assistir "Anna dos 6 aos 18" , filme de 1994 dirigido por Nikita Mikhalkov , também sobre o crescimento de uma criança, mas tendo por fundo as mudanças ocorridas na URSS.
Ao Anoitecer
3.8 7Uma relação sexual com hipoxifilia mal conduzida e a culpa daí decorrente. Uma grande obra do mestre Chabrol .
As Filhas do Botânico
3.8 73Um melodrama sobre um relacionamento lésbico na China comunista .Muito inferior ao
filme de Sijie Dai que o precedeu, Balzac e a Costureirinha Chinesa, este sim, uma bela obra sobre o poder de transformação da educação.
Os Indigentes Do Bom Deus
3.7 10Um filme bem diferente do cinema habitual do cineasta . Um roteiro inverossímil com inexistência de referências sobrenaturais, como é frequente na obra do diretor.Os únicos traços comuns ao restante do trabalho do artista são a nudez muito bem fotografada da personagem Elodie vivida por Coralie Revel e a boa trilha sonora.Um Brisseau menor.
Erótica Aventura
3.3 21Misture questões filosóficas e metafísicas meio rasteiras, hipnotismo , uma boa dose de sacanagem e rudimentos de ciência e o resultado será este filme. Agora, as mulheres são atraentes e as cenas de sexo bem instigantes e bem realizadas(afinal é um filme francês).
O Caso das Irmãs Assassinas
3.4 28Junte uma desestrutura familiar de desamor , relações de trabalho perversas e mesquinhas , beirando a escravidão e uma enorme carência afetiva e vc terá um quadro em que o final é extremamente violento. Li abaixo algumas referências à versão de 1994 (Entre Elas) que me pareceu mais angustiante e claustrofóbica, até porque filmada praticamente em ambientes internos. Ambas as versões são boas e merecem ser conhecidas. A verdade é que a estória verídica se presta bem a um tratamento cinematográfico e , devo confessar, não consegui ficar com raiva das irmãs. Ao contrário, fiquei imbuído de um sentimento de tristeza e compaixão por aquilo que poderia ser evitado, fossem as condições da vida minimamente diferentes daquelas mostradas no filme.
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Um tenso e inquietante filme, com uma temática contemporânea, bem atual. Fiquei pensando nesse roteiro nas mãos do Costa-Gavras , o que teria rendido, apesar da boa realização do trabalho.