"Mimimi melhor filme do Homem-Aranha bla bla vla" - como se isso fosse um grande mérito (afinal, até aqui nenhum dos filmes anteriores foi memorável, a galera curte pelo herói msm, mas cinematograficamente são bem meia-boca). E outra: o longa funciona melhor como filme adolescente do que necessariamente filme de herói - por isso essa vibe toda.
Fui assistir ao filme cheio de ressalvas e me surpreendi demais. Curiosamente, foi o filme que mais gostei do cineasta até o momento. Roteiro redondinho, bom design de produção, uma trilha sonora soberba e um elenco espetacular - e isso me chamou bastante atenção, mesmo com as mais de duas horas do longa.
Para mim, melhor obra do Scorsese nos últimos anos. E discordo de alguns que alegam ser um filme "cristão" ou "evangelizador" - a proposta não me pareceu ser essa. O tom da narrativa pode até nos levar a isso, mas creio que seja mais para ser fiel ao livro (quem o leu, sabe que o livro é praticamente narrado em primeira pessoa - Rodrigues - durante quase toda a primeira parte). Não é uma questão de lado ou quem é certo ou qual religião é melhor: a proposta da obra é falar sobre a FÉ e os seus limites. É o homem confrontando sua fé, independentemente de religião. É isso que me parece a proposta de Scorsese - e para mim ele a atingiu com maestria.
No início, senti certa repulsa à personagem da filha - mas aí olhei para mim mesmo e pensei "Putz, às vezes eu dou dessas com meus pais ou com outras pessoas que amo..." e vi o quanto aqueles personagens estão próximos a nós. Nos apegamos a tanta coisa mesquinha, pequena, fútil, que aquecemos de perceber a grandeza das pequenas coisas, como um simples abraço - e as vezes são essas coisas que fazem a nossa vida melhor. Para mim, esse filme é uma alegoria de vida.
O interessante neste filme é que ele não se debruça sobre teorias acerca daquilo que seria seu tema; do contrário, a narrativa é concentrada no caos, sem se importar em ser direto, simples, até mesmo clichê em diversas ocasiões.
Exatamente por isso acho uma injustiça reduzir "Invasão Zumbi" apenas a um filme sobre zumbis - ele tem seus méritos muito além de um gênero.
Não conheço a história de Joy, admito, mas pelo desenvolvimento da personagem, acredito que a Lawrence tenha sido muito jovem para o papel, apesar de desempenha-lo bem. Para mim, o grande destaque do filme (em se tratando dos trabalhos de David O. Russell) é realmente a trilha sonora que é impecável - de resto, o filme não empolga tanto.
Arrisco dizer que este filme tem uma das melhores fotografias que eu já vi no cinema em todos os tempos. Filme totalmente sinestésico - você praticamente ouve o vento sussurrando ao seu ouvido ou a chuva caindo em seu rosto.
Está certo que não é um filme memorável, mas gostei da forma como o diretor abandona os clichês do gênero investigativo e se debruça na mente do serial killer. Não perde tempo buscando entender os fatos, mas sim construindo a personalidade do assassino - e muito bem, diga-se de passagem.
Não é a melhor coisa que a Dreamworks já produziu durante sua existência, tampouco traz algo necessariamente novo ao gênero. O longa funciona bem como filme voltado ao público mais jovem, até mesmo porque traz boas lições de moral – reforçando valores simples como a amizade, família e respeito ao próximo, com um visual charmoso e atraente. Vale como animação para o público infantil, mas não é uma obra-prima.
Não chega a ter a profundidade de um Polanski ou Kubrick, mas é um ótimo suspense psicológico. Roteiro muito bem construído e coerente, com personagens verossímeis e a excelente atuação de Rebeca De Mornay que, com seu rosto angelical, é a personificação do bem e do mal em uma só pessoa.
talvez a única coisa realmente boa desse filme é a presença de Jennifer Lopez. Pena que o filme em si não seja tão atraente quanto ela. Clichês definem...
O filme tem potencial e bom argumento, mas é cansativo devido à sua extensão. Apesar do bom elenco, a narrativa perde seu brilho e o final é interessante individualmente - mas é confuso em toda a sua complexidade.
Rende algumas piadinhas e talz, mas é completamente descartável. Falar que a imagem do Depp está desgastada é desnecessário, mas desses últimos trabalhos dele nesse parece até que ele está mais a vontade. Ou seja, atribuir o fracasso de "Mortdecai" a ele é injusto - o filme é mediano por si só.
Sabe o que eu mais gostei nesse filme? É que a poesia visual da câmera de Sissako se estende à narrativa - a cena do futebol no deserto, santo Deus, como esquecer? Além disso, o filme ainda promove um debate interessante sobre as ações extremistas de grupos fundamentalistas - deixando um pouco a fé de lado e colocando o homem em primeiro lugar. Pode até não faturar o Oscar - mas é o filme mais doloroso da seleção deste ano.
Fato: o documentário é esclarecedor como poucas produções do tipo, mas é muito mais apaixonante por conta de seu objeto de estudo do que como cinema. Excelente seleção de material. Eu, que sempre admirei demais esta artista, saí com aquele nó na garganta, como se as duas horas de duração não fossem nem 10 minutos. Mas o filme pecou na edição e efeitos, que o deixaram com cara de documentário pra TV.
Eu achava que eu sabia tocar bateria. Eu achava que me dedicava demais e reclamava muito. Eu ainda achava que meu professor de música pegava pesado comigo. Olha, esse filme (em todos os sentidos) me fez rever todos meus conceitos sobre "ser o melhor e não se cansar de ser o melhor". Impecável - como lição de vida e como cinema.
Eu confesso que tenho certo preconceito com filme nacional - e muito mais ainda com comédias em geral. "Loucas pra Casar" é até cheio de defeitos: atuações simples (Ingrid e Tatá sendo Ingrid e Tatá apenas), roteiro furadinho e com clichês, final surpreendente mas hiper fácil. Mas me agradou muito. Me diverti e poucas vezes vi um público lotar uma sala de cinema em plena segunda-feira e rir tanto durante quase toda a sessão. A galera aplaudiu no final, pra ter noção! Funciona muito bem como comédia, então super recomendo.
Então, me decepcionei menos do que imaginava - e, particularmente, prefiro este do que o megalomaníaco "Noé" do Aronofsky (se é que são passíveis de comparação). Eu acho que o grande pecado aqui é o roteiro e edição atropelados, que concentram esforços em pontos não muito importantes e deixam outros com aquela sensação de que você perdeu alguma coisa (atrapalhando até mesmo o desenvolvimento das personagens principais). Dessa forma, para aqueles que não conhecem a trama, uma leitura da passagem bíblica talvez seja interessante (sem o olhar religioso, de preferência). No mais, efeitos sem muito requinte, mas atuações suficientes dando uma certa humanizada no contexto, garantindo um filme não muito grandioso e abaixo de outras obras do cineasta - mas nem por isso totalmente descartável.
Olha, para ser considerado um filme "ruim" precisa de muita coisa - tipo, ser um "filme" já seria um bom começo. Péssimo - fora as cenas dos créditos finais de puro mau gosto.
O novo filme de Philippe Garrel foge do título clichê e se revela uma obra inspirada cuja poesia não reside apenas nas imagens (representados por uma bela fotografia monocromática), mas também em seu argumento que, antes de tudo, trata sobre relações. Não há um modelo perfeito de relacionamento, não existe uma receita pronta - e, assim, "O Ciúme" leva o espectador a confrontar as condições existenciais humanas e as complexidades de suas interações.
Este "Saint Laurent", com sua narrativa não linear, é muito mais realista ao abordar momentos da vida do estilista sem julgamentos, sem justificativas ou porquês - como, na verdade, é a vida: ela está ali para ser vivida e não entendida, digamos. Tecnicamente muito bem feito, peca talvez por sua duração - mas nada que comprometa o produto final.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar
3.8 1,9K Assista Agora"Mimimi melhor filme do Homem-Aranha bla bla vla" - como se isso fosse um grande mérito (afinal, até aqui nenhum dos filmes anteriores foi memorável, a galera curte pelo herói msm, mas cinematograficamente são bem meia-boca).
E outra: o longa funciona melhor como filme adolescente do que necessariamente filme de herói - por isso essa vibe toda.
Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar
3.3 1,1K Assista AgoraNa real? Saudades, Davy Jones... <3
Trapaça
3.4 2,2K Assista AgoraFui assistir ao filme cheio de ressalvas e me surpreendi demais. Curiosamente, foi o filme que mais gostei do cineasta até o momento.
Roteiro redondinho, bom design de produção, uma trilha sonora soberba e um elenco espetacular - e isso me chamou bastante atenção, mesmo com as mais de duas horas do longa.
Silêncio
3.8 576Para mim, melhor obra do Scorsese nos últimos anos.
E discordo de alguns que alegam ser um filme "cristão" ou "evangelizador" - a proposta não me pareceu ser essa.
O tom da narrativa pode até nos levar a isso, mas creio que seja mais para ser fiel ao livro (quem o leu, sabe que o livro é praticamente narrado em primeira pessoa - Rodrigues - durante quase toda a primeira parte).
Não é uma questão de lado ou quem é certo ou qual religião é melhor: a proposta da obra é falar sobre a FÉ e os seus limites.
É o homem confrontando sua fé, independentemente de religião. É isso que me parece a proposta de Scorsese - e para mim ele a atingiu com maestria.
As Faces de Toni Erdmann
3.8 257 Assista AgoraNo início, senti certa repulsa à personagem da filha - mas aí olhei para mim mesmo e pensei "Putz, às vezes eu dou dessas com meus pais ou com outras pessoas que amo..." e vi o quanto aqueles personagens estão próximos a nós.
Nos apegamos a tanta coisa mesquinha, pequena, fútil, que aquecemos de perceber a grandeza das pequenas coisas, como um simples abraço - e as vezes são essas coisas que fazem a nossa vida melhor.
Para mim, esse filme é uma alegoria de vida.
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraGostei muito da atuação do Kayky Britto.
Sempre preferi ele ao irmão...
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista AgoraO interessante neste filme é que ele não se debruça sobre teorias acerca daquilo que seria seu tema; do contrário, a narrativa é concentrada no caos, sem se importar em ser direto, simples, até mesmo clichê em diversas ocasiões.
Exatamente por isso acho uma injustiça reduzir "Invasão Zumbi" apenas a um filme sobre zumbis - ele tem seus méritos muito além de um gênero.
Joy: O Nome do Sucesso
3.4 778 Assista AgoraNão conheço a história de Joy, admito, mas pelo desenvolvimento da personagem, acredito que a Lawrence tenha sido muito jovem para o papel, apesar de desempenha-lo bem.
Para mim, o grande destaque do filme (em se tratando dos trabalhos de David O. Russell) é realmente a trilha sonora que é impecável - de resto, o filme não empolga tanto.
Paz Para Nós em Nossos Sonhos
3.6 16Arrisco dizer que este filme tem uma das melhores fotografias que eu já vi no cinema em todos os tempos.
Filme totalmente sinestésico - você praticamente ouve o vento sussurrando ao seu ouvido ou a chuva caindo em seu rosto.
***CRÍTICA COMPLETA***
www.davigoncalves.com/2015/09/18/paz-para-nos-em-nossos-sonhos-critica/
Na Próxima, Acerto o Coração
3.2 80 Assista AgoraEstá certo que não é um filme memorável, mas gostei da forma como o diretor abandona os clichês do gênero investigativo e se debruça na mente do serial killer.
Não perde tempo buscando entender os fatos, mas sim construindo a personalidade do assassino - e muito bem, diga-se de passagem.
***CRÍTICA COMPLETA***
www.davigoncalves.com/2015/08/16/na-proxima-acerto-no-coracao-critica/
Vingadores: Era de Ultron
3.7 3,0K Assista AgoraE o Mercúrio que entrou mudo e saiu calado?
Cada Um na Sua Casa
3.7 574 Assista AgoraNão é a melhor coisa que a Dreamworks já produziu durante sua existência, tampouco traz algo necessariamente novo ao gênero. O longa funciona bem como filme voltado ao público mais jovem, até mesmo porque traz boas lições de moral – reforçando valores simples como a amizade, família e respeito ao próximo, com um visual charmoso e atraente.
Vale como animação para o público infantil, mas não é uma obra-prima.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/04/07/cada-um-na-sua-casa-critica/
A Mão que Balança o Berço
3.7 903 Assista AgoraNão chega a ter a profundidade de um Polanski ou Kubrick, mas é um ótimo suspense psicológico. Roteiro muito bem construído e coerente, com personagens verossímeis e a excelente atuação de Rebeca De Mornay que, com seu rosto angelical, é a personificação do bem e do mal em uma só pessoa.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/04/04/a-mao-que-balanca-o-berco-critica/
O Garoto da Casa ao Lado
2.5 612 Assista Agoratalvez a única coisa realmente boa desse filme é a presença de Jennifer Lopez. Pena que o filme em si não seja tão atraente quanto ela.
Clichês definem...
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/03/24/o-garoto-da-casa-ao-lado-critica/
Terceira Pessoa
3.3 202 Assista AgoraO filme tem potencial e bom argumento, mas é cansativo devido à sua extensão. Apesar do bom elenco, a narrativa perde seu brilho e o final é interessante individualmente - mas é confuso em toda a sua complexidade.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/03/21/terceira-pessoa-critica/
Mortdecai – A Arte da Trapaça
2.8 319 Assista AgoraRende algumas piadinhas e talz, mas é completamente descartável.
Falar que a imagem do Depp está desgastada é desnecessário, mas desses últimos trabalhos dele nesse parece até que ele está mais a vontade.
Ou seja, atribuir o fracasso de "Mortdecai" a ele é injusto - o filme é mediano por si só.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/03/13/mortdecai-a-arte-da-trapaca-critica/
Timbuktu
3.8 134 Assista AgoraSabe o que eu mais gostei nesse filme? É que a poesia visual da câmera de Sissako se estende à narrativa - a cena do futebol no deserto, santo Deus, como esquecer?
Além disso, o filme ainda promove um debate interessante sobre as ações extremistas de grupos fundamentalistas - deixando um pouco a fé de lado e colocando o homem em primeiro lugar.
Pode até não faturar o Oscar - mas é o filme mais doloroso da seleção deste ano.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/01/28/timbuktu-critica/
Cássia Eller
4.5 308Fato: o documentário é esclarecedor como poucas produções do tipo, mas é muito mais apaixonante por conta de seu objeto de estudo do que como cinema. Excelente seleção de material.
Eu, que sempre admirei demais esta artista, saí com aquele nó na garganta, como se as duas horas de duração não fossem nem 10 minutos. Mas o filme pecou na edição e efeitos, que o deixaram com cara de documentário pra TV.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2015/01/22/documentario-sobre-cassia-eller-chega-aos-cinemas/
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraEu achava que eu sabia tocar bateria.
Eu achava que me dedicava demais e reclamava muito.
Eu ainda achava que meu professor de música pegava pesado comigo.
Olha, esse filme (em todos os sentidos) me fez rever todos meus conceitos sobre "ser o melhor e não se cansar de ser o melhor".
Impecável - como lição de vida e como cinema.
Loucas Pra Casar
3.0 868 Assista AgoraEu confesso que tenho certo preconceito com filme nacional - e muito mais ainda com comédias em geral.
"Loucas pra Casar" é até cheio de defeitos: atuações simples (Ingrid e Tatá sendo Ingrid e Tatá apenas), roteiro furadinho e com clichês, final surpreendente mas hiper fácil.
Mas me agradou muito. Me diverti e poucas vezes vi um público lotar uma sala de cinema em plena segunda-feira e rir tanto durante quase toda a sessão. A galera aplaudiu no final, pra ter noção!
Funciona muito bem como comédia, então super recomendo.
Êxodo: Deuses e Reis
3.1 1,2K Assista AgoraEntão, me decepcionei menos do que imaginava - e, particularmente, prefiro este do que o megalomaníaco "Noé" do Aronofsky (se é que são passíveis de comparação).
Eu acho que o grande pecado aqui é o roteiro e edição atropelados, que concentram esforços em pontos não muito importantes e deixam outros com aquela sensação de que você perdeu alguma coisa (atrapalhando até mesmo o desenvolvimento das personagens principais).
Dessa forma, para aqueles que não conhecem a trama, uma leitura da passagem bíblica talvez seja interessante (sem o olhar religioso, de preferência).
No mais, efeitos sem muito requinte, mas atuações suficientes dando uma certa humanizada no contexto, garantindo um filme não muito grandioso e abaixo de outras obras do cineasta - mas nem por isso totalmente descartável.
Mar Aberto
2.4 409 Assista AgoraOlha, para ser considerado um filme "ruim" precisa de muita coisa - tipo, ser um "filme" já seria um bom começo.
Péssimo - fora as cenas dos créditos finais de puro mau gosto.
O Ciúme
3.2 76O novo filme de Philippe Garrel foge do título clichê e se revela uma obra inspirada cuja poesia não reside apenas nas imagens (representados por uma bela fotografia monocromática), mas também em seu argumento que, antes de tudo, trata sobre relações.
Não há um modelo perfeito de relacionamento, não existe uma receita pronta - e, assim, "O Ciúme" leva o espectador a confrontar as condições existenciais humanas e as complexidades de suas interações.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2014/11/18/o-ciume-critica/
Saint Laurent
3.4 144Este "Saint Laurent", com sua narrativa não linear, é muito mais realista ao abordar momentos da vida do estilista sem julgamentos, sem justificativas ou porquês - como, na verdade, é a vida: ela está ali para ser vivida e não entendida, digamos.
Tecnicamente muito bem feito, peca talvez por sua duração - mas nada que comprometa o produto final.
***CRÍTICA COMPLETA***
http://davigoncalves.com/2014/11/17/saint-laurent-2014-critica/