Acho que o problema aqui é uma dificuldade que ocorre muitas vezes de adaptar uma obra literária ao audiovisual, algo que ocorre e sempre vai ocorrer na história do cinema. O filme não conseguiu nem explicar o motivo do seu nome (Ruído Branco).
São linguagens diferentes, não tem jeito. A sátira presente na linguagem do livro desapareceu aqui, simplesmente não funcionou. Figuras de linguagem e simbolismos na literatura são completamente diferentes das do cinema, basicamente pq as linguagens se diferem, a escrita necessita criar a imagem na minha mente.
Não sei pq insistem em querer manter tanta fidelidade.
O diretor precisa se valer mais da sua liberdade de criador e fazer todas as adaptações necessárias. Por exemplo, o livro retrata o contexto de 1985, quase 40 anos atrás. Pq simplesmente não adaptou ao contexto atual, modernizando a sátira e a crítica?
O filme trata de uma nova autoria. O diretor não vai ter a mesma visão de mundo, a mesma ideologia e a mesma ideia que o escritor da obra.
Pano pra manga isso aqui. Mais de 100 anos de conteúdos cinematográficos, mas a literatura continua assombrando a sétima arte.
A grande verdade é que a gente precisa de uma produção focada nas irmãs Williams inteiramente, e não no pai. A Serena é, provavelmente, a maior atleta feminina da história, e é isso que precisa ser contado e mostrado.
Pontos a serem destacados sobre o filme: - Os próprios produtores franceses de Família Bélier levaram a ideia de adaptação a Hollywood. - Todos os personagens surdos são interpretados por atores surdos. Exigência da Marlee Matlin, atriz que faz a mãe, evitando trazer grandes nomes da indústria para transformar o filme em Oscar bait. - A diretora, Sian Heder, aprendeu a linguagem de sinais, trouxe isso para as filmagens, dispensou intérpretes que estavam tornando a comunicação não natural, conviveu com comunidade surda de teatro, etc. Tudo para tornar o filme o mais natural e verossímil possível. - CODA tem duplo sentido: significa tanto "Criança de pais surdos", quanto "desfecho de uma composição musical". Isso seria muito mais belo se a música final tivesse uma ligação mais direta com o enredo, com o original. - A versão americana conta com legendas, algo pouco comum para os estadunidenses.
Bem fraco, hein? Tinha capacidade para entregar algo melhor. Traz algumas temas atuais, como amizades que são má influências, relações de poder. A personagem da Anya procura desconstruir alguns conceitos..
...como a mulher não precisar do homem para se defender; aquele papo do homem precisar da mulher para se orientar na vida, sem ter a capacidade de amadurecer sozinho.
Mas tudo bem raso. O acontecimento do início é muito interessante..
...quando eles presenciam a morte da menina e como isso impacta cada um de maneira diferente. Foi uma premissa bem formulada.
Mas depois se perde completamente. Inclusive o uso do programa de televisão como metáfora é bem cansativo, o que toma mto tempo e impede o desenvolvimento de alguns personagens. Nem as atuações salvam no fim.
Acho que é impossível não comparar com Moana. Estrutura narrativa parecida, plot semelhante, não há o maniqueísmo tradicional, nem arco amoroso. Mas cada uma tem suas particularidades. Raya é muito "menos Disney" que os demais..
Raya tem um mundo muito interessante a ser ampliado e explorado, uma mitologia muito atrativa e sinto que essa história, por exemplo, poderia ter sido produzida em uma trilogia, tamanho é o seu potencial. Eu to com a sensação de querer consumir mais dessa história e acompanharia uma série animada fácil, fácil. Há tempos uma animação nesse estilo não me animava tanto. Tem elementos de Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, também, oq é um baita ponto positivo.
A grande ironia de "The Neon Demon" é ter um roteiro superficial que trata sobre superficialidade.
O filme é semelhante ao tema que aborda. Lindo por fora, oco por dentro (e se isso foi intencional, foi de uma genialidade sem tamanho). A estética é uma obra de arte, mantendo a mesma qualidade dos outros filmes do Refn. Fotografia e trilha sonora sensacionais e em perfeita harmonia. Enquadramento de câmera também merece uma atenção a mais.
A narrativa e o ritmo do filme seguem o mesmo tom já conhecido do Diretor. Apesar do já citado roteiro superficial o filme tem boas atuações. Os personagens de Keanu Reeves e Karl Glusman são os mais "humanos", sem uma falsa "romantização" e com personalidades. Jena Malone é fantástica e assustadora no filme! Elle Fanning é o centro e traduz bem o despertar de amor e ódio obsessivos de sua personagem.
...como o diálogo no banheiro, que define o destino da Jesse, ao ser questionada entre "sexo e comida". Ao rejeitar o sexo, well..
..e critica essa doentia obsessão pela beleza perfeita, seja o que for preciso para ser conseguido (!!). Afinal, no mundo da moda, a beleza não é tudo, é a única coisa.
Os atuais blockbusters hollywoodianos estão criando uma "geração viciada". Viciada em roteiros enxugados, ação rápida (muita ação por sinal) no estilo "Velozes e Furiosos" e super-heróis ou romantizados como adaptações de Nicholas Sparks. Vejam bem, não estou criticando estes filmes (até porque, sou consumidor deles), mas sim um público que se adaptou a um estilo que é mais comercial do que qualquer outra coisa.
Não sabem mais apreciar um roteiro, uma história, um desenvolvimento, diálogos. Não detém nem mais um poder de interpretação decente. Observar uma intertextualidade, reconhecer uma metáfora, nada..
Spotligth dosou a ação, o suspense e a dramaticidade da forma que lhe devia. É um relato, um documentário em uma outra forma de narrativa. Tratou a história da forma correta, sem exageros e humanizando seus personagens. Pessoalmente, o filme me prendeu muito, não percebi o tempo passar e quando acabou fiquei com aquela vontade de "ser jornalista" haha.
Cinema é arte! E a arte existe pra incomodar! Ti cutucar, fazer pensar e ti tirar da zona de conforto! Oscar merecido!
Filmes como Brooklyn são necessários no cinema. Sem uma grande trama e um roteiro enorme. Apenas uma pequena história, fechada e singela. Simples. Uma narrativa leve, daquelas que você nem nota o tempo passar.
Simplicidade tem sido um adjetivo tão usado para filmes assim que já deveria virar gênero.
O contexto histórico é abordado de forma bem bonita e os diálogos são bem leves. E a atuação de Saoirse Ronan é digna de indicação. Ela transmite emoções apenas com os olhos e é a verdadeira personificação da simplicidade do filme.
A fotografia do filme é fantástica. Figurino então, nem se fale. A altura da aura poética dos anos de 1950.
Não é um filme tão bom para ganhar uma estatueta, mas é bom o suficiente para receber uma indicação.
Personagens que se voltam para seu interior, para sua imaginação, para fugir de uma realidade difícil, dura e sofrida. Que usam o "fantástico" para amenizar o que acontece na realidade.
Essa é uma das principais características da arte contemporânea (principalmente a Literatura, o Teatro e o Cinema) e é muito bem usada por Zack Snyder.
O filme recebe muitas críticas por conter muitos traços de blockbusters hollywoodianos e por Zack carregar um histórico de roteiros preguiçosos, mas Sucker Punch não pode ser julgado por isso.
A simbologia por trás dos monstros e das roupas sexys é algo incrível. O filme apresenta muitas camadas e seus aspectos psicológicos tem que ser muito bem dissecados.
Zack tem muita razão ao atribuir ao filme como sendo uma "Alice no País das Maravilhas com metralhadoras", porque além de ter todo um perfil psicológico, o filme tem a pegada de sempre de Zack, a pitada "geek", as cenas de ação, as cenas em câmera lenta (e que eu detesto, por sinal).
Tem efeitos incríveis, uma trilha sonora de dar inveja é uma ótima Direção de Arte e de Fotografia também. O roteiro é confuso de se entender, afinal, quem está acostumado com um mundo imaginário dentro de outro mundo imaginário? Mas acaba encaixando as estórias quase de forma perfeita.
O filme tem as suas falhas, e tem uma mensagem bem clichê no final, mas é bom como um todo, e é subestimado demais.
(Vanessa Hudgens começa a ter uma filmografia interessante)
Belo uso da música "Fuck You", de Lily Allen. rs Comédia romântica gostosa de assistir, uma das melhores dos últimos anos para falar a verdade, provavelmente porque é cinema inglês, então não precisa ficar preso a esteriótipos hollywoodianos.
O assunto do filme é totalmente clichê e você já imagina como irá terminar, mas, acredite, nunca um outro filme com este enredo vai ti tocar tanto. Com diálogos incríveis e frases marcantes, o filme não demonstra apenas a realidade da vida de uma pessoa com doença terminal como também a vida das pessoas em sua volta, em uma simplicidade incrível. Sem falar da paixão pela vida da Tessa, onde só nos mostra como a vida é curta, que "coisas fúteis" não nos agrega em nada, e que as pequena coisas da vida e grandes momentos de felicidades tem que ser vividos da forma mais intensa possível. Um filme realmente feito com sentimento. A trilha sonora do filme é muito boa e Dakota Fanning, como sempre, em uma atuação impecável, acho que a melhor em sua carreira. Toda vez que eu olhar para Dakota, instantaneamente irei lembrar de Tessa e este filme.
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Aftersun
4.1 701Simplesmente meu pai me ligou no meio do filme. Tô arrepiado até agora.
Ruído Branco
2.7 204Ruim, hein?
Acho que o problema aqui é uma dificuldade que ocorre muitas vezes de adaptar uma obra literária ao audiovisual, algo que ocorre e sempre vai ocorrer na história do cinema. O filme não conseguiu nem explicar o motivo do seu nome (Ruído Branco).
São linguagens diferentes, não tem jeito. A sátira presente na linguagem do livro desapareceu aqui, simplesmente não funcionou. Figuras de linguagem e simbolismos na literatura são completamente diferentes das do cinema, basicamente pq as linguagens se diferem, a escrita necessita criar a imagem na minha mente.
Não sei pq insistem em querer manter tanta fidelidade.
O diretor precisa se valer mais da sua liberdade de criador e fazer todas as adaptações necessárias. Por exemplo, o livro retrata o contexto de 1985, quase 40 anos atrás. Pq simplesmente não adaptou ao contexto atual, modernizando a sátira e a crítica?
O filme trata de uma nova autoria. O diretor não vai ter a mesma visão de mundo, a mesma ideologia e a mesma ideia que o escritor da obra.
Pano pra manga isso aqui. Mais de 100 anos de conteúdos cinematográficos, mas a literatura continua assombrando a sétima arte.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
3.3 571Uma disputa intensa para saber o que é pior: o roteiro ou a direção
King Richard: Criando Campeãs
3.8 408A grande verdade é que a gente precisa de uma produção focada nas irmãs Williams inteiramente, e não no pai. A Serena é, provavelmente, a maior atleta feminina da história, e é isso que precisa ser contado e mostrado.
No Ritmo do Coração
4.1 752 Assista AgoraPontos a serem destacados sobre o filme:
- Os próprios produtores franceses de Família Bélier levaram a ideia de adaptação a Hollywood.
- Todos os personagens surdos são interpretados por atores surdos. Exigência da Marlee Matlin, atriz que faz a mãe, evitando trazer grandes nomes da indústria para transformar o filme em Oscar bait.
- A diretora, Sian Heder, aprendeu a linguagem de sinais, trouxe isso para as filmagens, dispensou intérpretes que estavam tornando a comunicação não natural, conviveu com comunidade surda de teatro, etc. Tudo para tornar o filme o mais natural e verossímil possível.
- CODA tem duplo sentido: significa tanto "Criança de pais surdos", quanto "desfecho de uma composição musical". Isso seria muito mais belo se a música final tivesse uma ligação mais direta com o enredo, com o original.
- A versão americana conta com legendas, algo pouco comum para os estadunidenses.
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraA grande questão atualmente é: vc gostaria de um quarto filme? vc assistiria? 2022 está chegando, mais um ciclo de 9 anos..
Here Are the Young Men
2.2 6Bem fraco, hein? Tinha capacidade para entregar algo melhor. Traz algumas temas atuais, como amizades que são má influências, relações de poder. A personagem da Anya procura desconstruir alguns conceitos..
...como a mulher não precisar do homem para se defender; aquele papo do homem precisar da mulher para se orientar na vida, sem ter a capacidade de amadurecer sozinho.
Mas tudo bem raso. O acontecimento do início é muito interessante..
...quando eles presenciam a morte da menina e como isso impacta cada um de maneira diferente. Foi uma premissa bem formulada.
Mas depois se perde completamente. Inclusive o uso do programa de televisão como metáfora é bem cansativo, o que toma mto tempo e impede o desenvolvimento de alguns personagens. Nem as atuações salvam no fim.
Raya e o Último Dragão
4.0 645 Assista AgoraAcho que é impossível não comparar com Moana. Estrutura narrativa parecida, plot semelhante, não há o maniqueísmo tradicional, nem arco amoroso. Mas cada uma tem suas particularidades. Raya é muito "menos Disney" que os demais..
..não tem cenas musicais, principalmente.
Raya tem um mundo muito interessante a ser ampliado e explorado, uma mitologia muito atrativa e sinto que essa história, por exemplo, poderia ter sido produzida em uma trilogia, tamanho é o seu potencial. Eu to com a sensação de querer consumir mais dessa história e acompanharia uma série animada fácil, fácil. Há tempos uma animação nesse estilo não me animava tanto. Tem elementos de Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, também, oq é um baita ponto positivo.
Mulher-Maravilha 1984
3.0 1,4K Assista AgoraPelo menos não gastei dinheiro com ingresso.
A Barraca do Beijo
2.9 928 Assista AgoraDeveriam pedir permissão para o público para fazerem referências aos anos de 1980. Eu, por exemplo, jamais permitiria que essa bomba tômica fizesse.
"Filme clichê". Gente, onde tá o clichê? Vocês estão loucos? Deveriam mesmo ter apelado para o clichê, pelo menos seria divertido.
Demônio de Neon
3.2 1,2K Assista AgoraA grande ironia de "The Neon Demon" é ter um roteiro superficial que trata sobre superficialidade.
O filme é semelhante ao tema que aborda. Lindo por fora, oco por dentro (e se isso foi intencional, foi de uma genialidade sem tamanho). A estética é uma obra de arte, mantendo a mesma qualidade dos outros filmes do Refn. Fotografia e trilha sonora sensacionais e em perfeita harmonia. Enquadramento de câmera também merece uma atenção a mais.
A narrativa e o ritmo do filme seguem o mesmo tom já conhecido do Diretor. Apesar do já citado roteiro superficial o filme tem boas atuações. Os personagens de Keanu Reeves e Karl Glusman são os mais "humanos", sem uma falsa "romantização" e com personalidades. Jena Malone é fantástica e assustadora no filme! Elle Fanning é o centro e traduz bem o despertar de amor e ódio obsessivos de sua personagem.
A essência de todo a obra é transmitida no último diálogo de Jesse com Dean: "Eu não quero ser como eles, eles que querem ser como eu"
O filme é cheio de metáforas e simbologia,..
...como o diálogo no banheiro, que define o destino da Jesse, ao ser questionada entre "sexo e comida". Ao rejeitar o sexo, well..
..e critica essa doentia obsessão pela beleza perfeita, seja o que for preciso para ser conseguido (!!). Afinal, no mundo da moda, a beleza não é tudo, é a única coisa.
Spotlight - Segredos Revelados
4.1 1,7K Assista AgoraOs atuais blockbusters hollywoodianos estão criando uma "geração viciada". Viciada em roteiros enxugados, ação rápida (muita ação por sinal) no estilo "Velozes e Furiosos" e super-heróis ou romantizados como adaptações de Nicholas Sparks. Vejam bem, não estou criticando estes filmes (até porque, sou consumidor deles), mas sim um público que se adaptou a um estilo que é mais comercial do que qualquer outra coisa.
Não sabem mais apreciar um roteiro, uma história, um desenvolvimento, diálogos. Não detém nem mais um poder de interpretação decente. Observar uma intertextualidade, reconhecer uma metáfora, nada..
Spotligth dosou a ação, o suspense e a dramaticidade da forma que lhe devia. É um relato, um documentário em uma outra forma de narrativa. Tratou a história da forma correta, sem exageros e humanizando seus personagens. Pessoalmente, o filme me prendeu muito, não percebi o tempo passar e quando acabou fiquei com aquela vontade de "ser jornalista" haha.
Cinema é arte! E a arte existe pra incomodar! Ti cutucar, fazer pensar e ti tirar da zona de conforto! Oscar merecido!
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraEu jamais quero esquecer os sentimentos que tive durante este filme. Foi, tipo, uma experiência de vida.
E que puta metáfora pela narrativa dos olhos de uma criança!
Brooklin
3.8 1,1KFilmes como Brooklyn são necessários no cinema. Sem uma grande trama e um roteiro enorme. Apenas uma pequena história, fechada e singela. Simples. Uma narrativa leve, daquelas que você nem nota o tempo passar.
Simplicidade tem sido um adjetivo tão usado para filmes assim que já deveria virar gênero.
O contexto histórico é abordado de forma bem bonita e os diálogos são bem leves. E a atuação de Saoirse Ronan é digna de indicação. Ela transmite emoções apenas com os olhos e é a verdadeira personificação da simplicidade do filme.
A fotografia do filme é fantástica. Figurino então, nem se fale. A altura da aura poética dos anos de 1950.
Não é um filme tão bom para ganhar uma estatueta, mas é bom o suficiente para receber uma indicação.
Juno
3.7 2,3K Assista AgoraÉ incrível como o filme transmiti sua mensagem de forma tão sutil, tão delicado, com essa pitada de adolescência, sem drama, sem "melosidade".
Tão altruísta e tão humano. Se esse filme fosse uma pessoa, eu iria querer abraçar.
Ellen Page, como sempre, em uma ótima performance. Fotografia e trilha sonora em perfeita simetria com o filme.
Sucker Punch: Mundo Surreal
3.4 3,1K Assista AgoraPersonagens que se voltam para seu interior, para sua imaginação, para fugir de uma realidade difícil, dura e sofrida. Que usam o "fantástico" para amenizar o que acontece na realidade.
Essa é uma das principais características da arte contemporânea (principalmente a Literatura, o Teatro e o Cinema) e é muito bem usada por Zack Snyder.
O filme recebe muitas críticas por conter muitos traços de blockbusters hollywoodianos e por Zack carregar um histórico de roteiros preguiçosos, mas Sucker Punch não pode ser julgado por isso.
A simbologia por trás dos monstros e das roupas sexys é algo incrível. O filme apresenta muitas camadas e seus aspectos psicológicos tem que ser muito bem dissecados.
Zack tem muita razão ao atribuir ao filme como sendo uma "Alice no País das Maravilhas com metralhadoras", porque além de ter todo um perfil psicológico, o filme tem a pegada de sempre de Zack, a pitada "geek", as cenas de ação, as cenas em câmera lenta (e que eu detesto, por sinal).
Tem efeitos incríveis, uma trilha sonora de dar inveja é uma ótima Direção de Arte e de Fotografia também. O roteiro é confuso de se entender, afinal, quem está acostumado com um mundo imaginário dentro de outro mundo imaginário? Mas acaba encaixando as estórias quase de forma perfeita.
O filme tem as suas falhas, e tem uma mensagem bem clichê no final, mas é bom como um todo, e é subestimado demais.
(Vanessa Hudgens começa a ter uma filmografia interessante)
Simplesmente Acontece
3.8 1,8K Assista AgoraBelo uso da música "Fuck You", de Lily Allen. rs
Comédia romântica gostosa de assistir, uma das melhores dos últimos anos para falar a verdade, provavelmente porque é cinema inglês, então não precisa ficar preso a esteriótipos hollywoodianos.
Agora e Para Sempre
4.0 1,5KO assunto do filme é totalmente clichê e você já imagina como irá terminar, mas, acredite, nunca um outro filme com este enredo vai ti tocar tanto. Com diálogos incríveis e frases marcantes, o filme não demonstra apenas a realidade da vida de uma pessoa com doença terminal como também a vida das pessoas em sua volta, em uma simplicidade incrível. Sem falar da paixão pela vida da Tessa, onde só nos mostra como a vida é curta, que "coisas fúteis" não nos agrega em nada, e que as pequena coisas da vida e grandes momentos de felicidades tem que ser vividos da forma mais intensa possível. Um filme realmente feito com sentimento. A trilha sonora do filme é muito boa e Dakota Fanning, como sempre, em uma atuação impecável, acho que a melhor em sua carreira. Toda vez que eu olhar para Dakota, instantaneamente irei lembrar de Tessa e este filme.