Muitas vezes o intuito ou a resposta esperada pelo artista é exatamente essa que acontece aqui na seção do filme, um monte de gente falando sobre, seja positiva ou negativamente, e ao comentar positivamente ou negativamente o cineasta está feliz de causar esse efeito. Uma obra artística que não desperta nenhuma vontade do espectador de falar sobre talvez só passe e seja esquecida. E esta obra foi um caso em que muitas reações negativas apareceram, porque assim como o filme deseja, espectadores se sentiram atacados, por mais irônico que possa parecer, e sim, obrigado quem não gostou do filme por ter chegado até aqui, esse comentário também é pra você :)
O responsável por permitir filmes como este e The Menu a existirem no circuito hollywoodiano é Parasita, que venceu melhor filme no Óscar falando sobre classes sociais, e o tema de Triângulo da Tristeza também é este. Da classe dominante à classe trabalhadora, cada um com sua experiência dentro do sistema, é corrompida de alguma forma pelo dinheiro e poder, e o problema não está nas pessoas em si na maioria das vezes, mas sim no sistema capitalista, que necessita de divisão de classes, desigualdade e fome para se sustentar, pois é um sistema de crises, e quando o mesmo é exposto da forma como o filme o fez, é visível que ele deve ser superado. COMAM OS RICOS!
Nem nos livros há momentos tão intimistas com Poirot como nesse filme, e eu como leitor apaixonado de Agatha Christie posso dizer que adorei, o tom melancólico e trágico é sempre certo e tocante, lindo demais. É muito claro que Kenneth Branagh também é apaixonado pela obra da Mestre Do Crime, e mesmo não escolhendo bem seus protagonistas ele escreve e comanda com paixão, o que por si só já é admirável. O que não é admirável são os efeitos especiais nível dollynho.
Vocês tão de brincadeira galera? Eu sou uma pessoa extremamente chata com filme, nada presta pra mim, e filme de ação então, piorou, mas esse filme é uma pérola, é bom do começo ao fim, personagens maravilhosos, amei.
Em tempos que Marvel e Disney cada vez mais repetem a fórmula batida, Esquadrão Suicida vem para juntar um tom sombrio, adulto, humor, violência e acima de tudo coragem.
É preciso muita coragem para um estúdio colocar quase 200 milhões de dólares e entregar um filme desse. É preciso coragem para não fugir covardemente de temas políticos e críticas ao modelo imperialista norte americano e o que seu país causa ao resto do mundo subdesenvolvido. É preciso coragem para colocar uma estrela gigante como vilão, é preciso coragem para colocar personagens tão nonsense, é preciso coragem
para matar personagens grandes e interpretados por atores grandes logo nos primeiros 20 minutos de filme
.
Mas quando se olha para os nomes, James Gunn, Idris Elba, Margot Robbie e até o carismático John Cena, fica fácil entender como esse filme ultrapassa o limite fatídico e estereotípico de filme baseado em quadrinhos. É um grande filme.
Existem para mim 2 grandes provas que o filme é tão bom quanto penso: a cena lenta e belíssima que mostra o time num ônibus, com planos sequências noturnos pela cidade e com a menina dos ratos contando sobre sua história, e vemos na janela o reflexo literal de suas memórias, e também no final, em que a cena daria errado na maioria dos diretores que conheço, mas James Gunn consegue colocar um flashback dramático no meio da ação final e catártica, e essas duas cenas nunca ficam fora de clima, muito pelo contrário, a eficiência delas demonstra a qualidade fora do normal dessa peça divertidíssima do Cinema.
Eu sinto o meu amor e paixão pelo cinema quando me vejo sorrindo simplesmente por lembrar de um filme, e foi esse o caso, 6 dias após ver O Cavaleiro Verde, e relembrar várias cenas que me deixaram sem palavras para descrever o quanto o cinema é importante na minha vida, o quanto me deixa feliz e me ensina. Não consigo escrever nada sobre este filme sem paixão na ponta dos dedos, então vou deixar alguns pontos que adorei e que gostaria de deixar registrado:
Já na primeira cena vemos ao fundo um dos castelos pegando fogo, e um cavaleiro ajudando sua esposa a fugir e voltando para o castelo, esta é uma lenda presente nos livros, mas ganha um significado muito maior aqui, porque resume o intuito da jornada do nosso Galvão no filme, pois ao afastar da câmera, somos transportados para dentro de uma janela fora do castelo, janela que representa em tela a visão limitada sobre o mundo do nosso futuro cavaleiro, e na cabeça dele, gotas de água que não fariam diferença para o incêndio, mas que representam também a visão pequena de mundo de Galvão, e ele é assim acordado com um balde de água, simbolizando literalmente que ele precisa acordar para o mundo, e o balde de água funciona poeticamente como uma alegoria para representar um objeto que seria usado para apagar o fogo que Galvão nem sabe estar incendiando.
Na sua aventura Galvão encontra provações espirituais com o espírito da moça, sexuais no castelo do casal, físicas com a quadrilha de escavadores e a maior de todas, a provação moral, que finalmente vemos Galvão se tornar um cavaleiro, ao escolher morrer honradamente ao viver sem honra.
Ótimo entretenimento sem compromisso, Emily Blunt é o carisma em forma de pessoa, a ponto de ofuscar o já gigantesco carisma de The Rock, os dois juntos são fonte de sorrisos durante todo filme.
Porém, é necessário começarmos a sermos verdadeiros com relação ao controle da Disney sobre tudo que lhes é posse. Existe uma linha sistemática de monopólio artístico que é cada vez mais presente nas obras deles. A lista de 5, CINCO escritores já diz tudo nesse filme, tudo passa por filtros e mais filtros e manipulações na produção e na divulgação dos filmes, nada de errado será ouvido sobre as produções, tudo é muito perfeito e feliz, e claramente é bem longe disso.
Nessa altura, todo mundo que chegou até o 9 já sabe o que esperar, e o absurdismo da saga está a pleno vapor, os exageros que são as características da saga vão incomodar os que (não sei como e porquê) esperam realismo e leis da física sendo respeitadas, e vão alegrar todos que curtem.
O próprio roteiro faz piada com o fato deles sempre saírem de tudo sem arranhões e a impossibilidade disso
Mas...pra mim parece que chegou ao fim, pois não funciona mais para entreter de forma eficaz, e fico feliz por termos mais 2 filmes para chegarmos ao fim dessa aventura.
Porém, o filme reservou, para mim, um dos momentos mais maravilhosos de todos os filmes, e me falta palavras pra descrever como foi incrível ver
os meninos indo para o espaço, eu acho que de tudo que aconteceu até agora, é o mais impossível, e a Saga chegou nesse limite do impossível da maneira mais linda que eu poderia imaginar, é o ápice do absurdo e esse fato por si só já vale o meu respeito.
Uma boa ideia, fracamente colocada em prática, com uma atuação da Megan Fox que eu acho que depois de 1500 filmes vistos eu posso dizer que foi uma das piores que já vi.
Fico feliz quando um filme é melhor do que eu esperava. Sem pretensões grandes, entrega o que pretende e entretém muito. Uma das coisas que tenho aprendido é prestar muita atenção nas cenas dramáticas em qualquer tipo de filme, elas falam muito sobre a história e a qualidade da direção. E nesse filme é no ponto.
(O diretor Jaume Collet-Serra vai comandar o filme blockbuster Jungle Cruise, e contanto que o roteiro não seja uma bomba, confio muito que será extremamente divertido.)
2021, e estamos todos presenciando um genocídio provocado por ira, religião, e o mais importante, financiamento dos EUA. Israel possui uma das mais avançadas tecnologias militares, e essa tecnologia está sendo usada para matar essas crianças, que nasceram no meio de uma guerra que nunca foi delas. 1 terço das mortes palestinas nesse ano de 2021 foi de crianças. Temos que nos manter fortes e defendê-las, porque assim como mostra o filme, se fosse por elas, estariam brincando e se divertindo juntas.
Um ponto aqui: o Hamas foi citado, mas os próprios palestinos sabem que é uma organização terrorista, infelizmente, contra Israel eles têm o Hamas ou nada, e a escolha é pela única chance de defesa. Mas o Hamas não deve ser defendido, por incrível que pareça, é uma organização ultra conservadora de extrema direita, que domina o cenário político na Palestina indefesa. O que deve ser defendido é o direito dos palestinos de viver, simplesmente.
A minha única certeza era que eu ia encontrar reações diferentes das pessoas que viram o filme. De um filme pipoca apocalíptico se espera certas coisas, e quem esperou se decepcionou, porque geralmente esses filmes são ruins. O horrível nome Destruição Final: O Último Refúgio no Brasil é inversamente proporcional à qualidade do filme.
Talvez seja uma das maiores surpresas que já vi. Acerta em todas as partes dramáticas, acerta em toda parte técnica, no realismo, no exagero, na formação do clima apocalíptico, na parte artística, na verdade acerta em tudo. E isso ninguém jamais espera de um filme desses, ninguém espera um filme apocalíptico bom.
A proposta aqui não é entregar mais um filme genérico, e nunca foi. A proposta era contar uma história boa, sem complexidades, mas que caminha na linha tênue dos limites. Essa linha nunca é ultrapassada aqui.
Pra quem quer um pipocão besta, sugiro o horrível Geostorm, também com Butler, não vão se decepcionar ;)
Triste e real, evidencia para nós, brasileiros, como o nosso país também é racista e desigual, temos uma população carcerária gigantesca, e mesmo que tenha uma estrutura diferente da norte americana, também tem suas raízes no racismo e na falsa abolição da escravatura.
Por ano, são soltas 200 mil pessoas de penitenciárias brasileiras, por simplesmente não haver provas para julgamento, ou seja, temos nesse exato momento, 200 mil pessoas presas injustamente. Temos detentos que ficam mais tempo presos esperando julgamento que a própria duração da pena que enfrentam!
O que sustenta tudo isso? Um estado que pune e que vende a punição como meio de justiça, mas que não deixa evidenciar que a punição somente aumenta os níveis de criminalidade e injustiça. Para isso, precisamos de programas como Datena, e outros programas policiais que vendem as polícias como detentora da mão da justiça. Esse mesmo Populismo Penal Midiático veio importado, dos EUA.
Em cima de tudo isso, sustentando todo esse sistema, e lucrando, aqui e no mundo todo, está o sistema capitalista, formado pela burguesia que detém todos meios de produção e de informação.
A batalha vai ser longa, nós, neste século, ainda não veremos a vitória, mas ela vai vir.
O que é importante nas nossas vidas? Ter um carro bonito? O celular do ano? Uma casa bonita, roupas e tênis da moda? E o mais importante: você trocaria a sua vida hoje, por estar numa ilha deserta pra sempre, mas com o amor da sua vida?
No geral, é um filme de zumbi semi despretensioso e caro, com atores carismáticos e muitos headshots.
Snyder é uma pessoa sem vergonha de colocar nos seus filmes as coisas da cabeça dele, mas quando o assunto é drama, ele não sabe dirigir, e muito menos escrever, chegam a ser patéticas as cenas dramáticas, estilo novela mexicana.
O filme se trata sobre capitalismo. Simples assim. Usa alegorias para descrever o sistema capitalista e como ele depende de consumismo, da pobreza e da influência midiática na população, para acreditarem que os produtos que vendem são necessários para serem "alguém", ou seja, para viver, você precisa de roupas de marca, comida fácil de ser feita, casas grandes, tecnologia dispensável, produtos de beleza que não possuem eficácia comprovada cientificamente, carros do ano, acreditar nas polícias como detentores da justiça, e acreditar, principalmente, que fazem parte da classe social desejada.
O capitalismo é um sistema que vive de crises, e todas essas crises fazem com que o sistema flua perfeitamente, e necessita de desigualdade social, que é mostrada no filme.
A cena da luta, propositalmente longa, demonstra o conflito entre negros e brancos que pertencem à mesma classe, a classe baixa, e no fim decidem se juntar porque literalmente "enxergam" que o inimigo é outro.
John Carpenter ficou pasmo quando o filme foi lançado, porque as pessoas pensaram que o filme era sobre invasão alienígena ou outros temas ficcionais, mas a resposta dele é curta e simples: é sobre o sistema capitalista. Mas não é surpresa que nos EUA o filme não foi captado tão fácil, lá o capitalismo tem suas raízes mais fortes e duradouras.
Jessica Chastain surpreende por não entregar uma performance pífia mesmo num filme que se auto sabota, um filme terrível, bomba, bagunça total, sem nenhum sentido pra ter sido feito.
Desaponta gravemente quem não está acostumado com o estilo de Kaufman e quem não leu que o filme é surrealista.
Kaufman escreve como ninguém escreve, os diálogos são um deleite, principalmente em uma fase do cinema em que os roteiros não impressionam tanto. Mas a estética de contar histórias, nesse filme, começa a apresentar certo cansaço, fadiga e certa prepotência. Da mesma forma como todo mundo ficou surpreendido e satisfeito com o estilo de Wes Anderson, hoje chega a ser entediante.
O ponto principal do filme é a mudança do final do livro:
no livro o final é deixado bem claro, sem surrealismo, e apresenta a reviravolta em que a Garota não existe, é fruto da imaginação de Jake, que é o funcionário da escola, e elementos durante o filme sustentam essa revelação, como a mudança de nome, roupa e comportamento dela, as diferentes idades apresentadas dos pais de Jake, visuais similaridades entre os 2 e principalmente, todo caminho que percorremos dentro da cabeça de Jake.
Mas aparentemente, o recorte de desigualdade apresentado no filme incomodou muita gente, vide os comentários aqui. Aí está um ponto positivo, se incomodou fez sua parte :)
Esse filme não é só tudo isso, é tudo isso e mais um monte, é uma obra prima do cinema, é um deleite esplendoroso.
Toda vez que vejo eu tento buscar um caminho em que eu superestimei o filme, em que me deixei levar pela emoção, que não tive senso crítico sóbrio. Mas toda vez a conclusão é a mesma: o filme é perfeito.
O filme é ruim por si só. Mas pior que o filme é essa seção de comentários que possui diversas figuras interessantes responsabilizando o "feminismo" presente no filme como culpa do fracasso. Primeiro que se essas pessoas acham que existe feminismo no filme então elas precisam, depois de aprender a ler, ler. E segundo que não era de se surpreender que um discurso anti machista se tornasse vazio quando o filme foi dirigido por um homem e escrito por dois homens. Chega ser hilário a ironia de tudo isso.
(comentários como descansa militante, mimimi, lacração blablablá em 3, 2, 1..)
Morte Morte Morte
3.1 643 Assista AgoraMuitas vezes o intuito ou a resposta esperada pelo artista é exatamente essa que acontece aqui na seção do filme, um monte de gente falando sobre, seja positiva ou negativamente, e ao comentar positivamente ou negativamente o cineasta está feliz de causar esse efeito. Uma obra artística que não desperta nenhuma vontade do espectador de falar sobre talvez só passe e seja esquecida. E esta obra foi um caso em que muitas reações negativas apareceram, porque assim como o filme deseja, espectadores se sentiram atacados, por mais irônico que possa parecer, e sim, obrigado quem não gostou do filme por ter chegado até aqui, esse comentário também é pra você :)
Triângulo da Tristeza
3.6 731 Assista AgoraO responsável por permitir filmes como este e The Menu a existirem no circuito hollywoodiano é Parasita, que venceu melhor filme no Óscar falando sobre classes sociais, e o tema de Triângulo da Tristeza também é este. Da classe dominante à classe trabalhadora, cada um com sua experiência dentro do sistema, é corrompida de alguma forma pelo dinheiro e poder, e o problema não está nas pessoas em si na maioria das vezes, mas sim no sistema capitalista, que necessita de divisão de classes, desigualdade e fome para se sustentar, pois é um sistema de crises, e quando o mesmo é exposto da forma como o filme o fez, é visível que ele deve ser superado. COMAM OS RICOS!
O Menu
3.6 1,0K Assista AgoraComam os ricos!
Morte no Nilo
3.1 353 Assista AgoraNem nos livros há momentos tão intimistas com Poirot como nesse filme, e eu como leitor apaixonado de Agatha Christie posso dizer que adorei, o tom melancólico e trágico é sempre certo e tocante, lindo demais. É muito claro que Kenneth Branagh também é apaixonado pela obra da Mestre Do Crime, e mesmo não escolhendo bem seus protagonistas ele escreve e comanda com paixão, o que por si só já é admirável. O que não é admirável são os efeitos especiais nível dollynho.
Fogo Cruzado
3.1 55 Assista AgoraVocês tão de brincadeira galera? Eu sou uma pessoa extremamente chata com filme, nada presta pra mim, e filme de ação então, piorou, mas esse filme é uma pérola, é bom do começo ao fim, personagens maravilhosos, amei.
A Filha Perdida
3.6 573Fechei bem 2021, filme maravilhoso, tudo maravilhoso.
O Esquadrão Suicida
3.6 1,3K Assista AgoraEm tempos que Marvel e Disney cada vez mais repetem a fórmula batida, Esquadrão Suicida vem para juntar um tom sombrio, adulto, humor, violência e acima de tudo coragem.
É preciso muita coragem para um estúdio colocar quase 200 milhões de dólares e entregar um filme desse. É preciso coragem para não fugir covardemente de temas políticos e críticas ao modelo imperialista norte americano e o que seu país causa ao resto do mundo subdesenvolvido. É preciso coragem para colocar uma estrela gigante como vilão, é preciso coragem para colocar personagens tão nonsense, é preciso coragem
para matar personagens grandes e interpretados por atores grandes logo nos primeiros 20 minutos de filme
Mas quando se olha para os nomes, James Gunn, Idris Elba, Margot Robbie e até o carismático John Cena, fica fácil entender como esse filme ultrapassa o limite fatídico e estereotípico de filme baseado em quadrinhos. É um grande filme.
Existem para mim 2 grandes provas que o filme é tão bom quanto penso: a cena lenta e belíssima que mostra o time num ônibus, com planos sequências noturnos pela cidade e com a menina dos ratos contando sobre sua história, e vemos na janela o reflexo literal de suas memórias, e também no final, em que a cena daria errado na maioria dos diretores que conheço, mas James Gunn consegue colocar um flashback dramático no meio da ação final e catártica, e essas duas cenas nunca ficam fora de clima, muito pelo contrário, a eficiência delas demonstra a qualidade fora do normal dessa peça divertidíssima do Cinema.
A Lenda do Cavaleiro Verde
3.6 475 Assista AgoraEu sinto o meu amor e paixão pelo cinema quando me vejo sorrindo simplesmente por lembrar de um filme, e foi esse o caso, 6 dias após ver O Cavaleiro Verde, e relembrar várias cenas que me deixaram sem palavras para descrever o quanto o cinema é importante na minha vida, o quanto me deixa feliz e me ensina. Não consigo escrever nada sobre este filme sem paixão na ponta dos dedos, então vou deixar alguns pontos que adorei e que gostaria de deixar registrado:
Já na primeira cena vemos ao fundo um dos castelos pegando fogo, e um cavaleiro ajudando sua esposa a fugir e voltando para o castelo, esta é uma lenda presente nos livros, mas ganha um significado muito maior aqui, porque resume o intuito da jornada do nosso Galvão no filme, pois ao afastar da câmera, somos transportados para dentro de uma janela fora do castelo, janela que representa em tela a visão limitada sobre o mundo do nosso futuro cavaleiro, e na cabeça dele, gotas de água que não fariam diferença para o incêndio, mas que representam também a visão pequena de mundo de Galvão, e ele é assim acordado com um balde de água, simbolizando literalmente que ele precisa acordar para o mundo, e o balde de água funciona poeticamente como uma alegoria para representar um objeto que seria usado para apagar o fogo que Galvão nem sabe estar incendiando.
Na sua aventura Galvão encontra provações espirituais com o espírito da moça, sexuais no castelo do casal, físicas com a quadrilha de escavadores e a maior de todas, a provação moral, que finalmente vemos Galvão se tornar um cavaleiro, ao escolher morrer honradamente ao viver sem honra.
Jungle Cruise
3.1 352 Assista AgoraÓtimo entretenimento sem compromisso, Emily Blunt é o carisma em forma de pessoa, a ponto de ofuscar o já gigantesco carisma de The Rock, os dois juntos são fonte de sorrisos durante todo filme.
Porém, é necessário começarmos a sermos verdadeiros com relação ao controle da Disney sobre tudo que lhes é posse. Existe uma linha sistemática de monopólio artístico que é cada vez mais presente nas obras deles. A lista de 5, CINCO escritores já diz tudo nesse filme, tudo passa por filtros e mais filtros e manipulações na produção e na divulgação dos filmes, nada de errado será ouvido sobre as produções, tudo é muito perfeito e feliz, e claramente é bem longe disso.
Velozes e Furiosos 9
2.8 413 Assista AgoraNessa altura, todo mundo que chegou até o 9 já sabe o que esperar, e o absurdismo da saga está a pleno vapor, os exageros que são as características da saga vão incomodar os que (não sei como e porquê) esperam realismo e leis da física sendo respeitadas, e vão alegrar todos que curtem.
O próprio roteiro faz piada com o fato deles sempre saírem de tudo sem arranhões e a impossibilidade disso
Mas...pra mim parece que chegou ao fim, pois não funciona mais para entreter de forma eficaz, e fico feliz por termos mais 2 filmes para chegarmos ao fim dessa aventura.
Porém, o filme reservou, para mim, um dos momentos mais maravilhosos de todos os filmes, e me falta palavras pra descrever como foi incrível ver
os meninos indo para o espaço, eu acho que de tudo que aconteceu até agora, é o mais impossível, e a Saga chegou nesse limite do impossível da maneira mais linda que eu poderia imaginar, é o ápice do absurdo e esse fato por si só já vale o meu respeito.
Até a Morte - Sobreviver é a Melhor Vingança
3.1 185 Assista AgoraUma boa ideia, fracamente colocada em prática, com uma atuação da Megan Fox que eu acho que depois de 1500 filmes vistos eu posso dizer que foi uma das piores que já vi.
Noite Sem Fim
3.4 341 Assista AgoraFico feliz quando um filme é melhor do que eu esperava. Sem pretensões grandes, entrega o que pretende e entretém muito.
Uma das coisas que tenho aprendido é prestar muita atenção nas cenas dramáticas em qualquer tipo de filme, elas falam muito sobre a história e a qualidade da direção. E nesse filme é no ponto.
(O diretor Jaume Collet-Serra vai comandar o filme blockbuster Jungle Cruise, e contanto que o roteiro não seja uma bomba, confio muito que será extremamente divertido.)
Promessas de um Novo Mundo
4.6 722021, e estamos todos presenciando um genocídio provocado por ira, religião, e o mais importante, financiamento dos EUA. Israel possui uma das mais avançadas tecnologias militares, e essa tecnologia está sendo usada para matar essas crianças, que nasceram no meio de uma guerra que nunca foi delas. 1 terço das mortes palestinas nesse ano de 2021 foi de crianças. Temos que nos manter fortes e defendê-las, porque assim como mostra o filme, se fosse por elas, estariam brincando e se divertindo juntas.
Um ponto aqui: o Hamas foi citado, mas os próprios palestinos sabem que é uma organização terrorista, infelizmente, contra Israel eles têm o Hamas ou nada, e a escolha é pela única chance de defesa. Mas o Hamas não deve ser defendido, por incrível que pareça, é uma organização ultra conservadora de extrema direita, que domina o cenário político na Palestina indefesa. O que deve ser defendido é o direito dos palestinos de viver, simplesmente.
Destruição Final: O Último Refúgio
3.2 583 Assista AgoraA minha única certeza era que eu ia encontrar reações diferentes das pessoas que viram o filme.
De um filme pipoca apocalíptico se espera certas coisas, e quem esperou se decepcionou, porque geralmente esses filmes são ruins.
O horrível nome Destruição Final: O Último Refúgio no Brasil é inversamente proporcional à qualidade do filme.
Talvez seja uma das maiores surpresas que já vi. Acerta em todas as partes dramáticas, acerta em toda parte técnica, no realismo, no exagero, na formação do clima apocalíptico, na parte artística, na verdade acerta em tudo. E isso ninguém jamais espera de um filme desses, ninguém espera um filme apocalíptico bom.
A proposta aqui não é entregar mais um filme genérico, e nunca foi. A proposta era contar uma história boa, sem complexidades, mas que caminha na linha tênue dos limites. Essa linha nunca é ultrapassada aqui.
Pra quem quer um pipocão besta, sugiro o horrível Geostorm, também com Butler, não vão se decepcionar ;)
Cabra Marcado Para Morrer
4.5 253 Assista Agora"a luta que não pode parar, enquanto se diz que tem fome, enquanto o salário for uma miséria, o povo tem que lutar"
A 13ª Emenda
4.6 354 Assista AgoraTriste e real, evidencia para nós, brasileiros, como o nosso país também é racista e desigual, temos uma população carcerária gigantesca, e mesmo que tenha uma estrutura diferente da norte americana, também tem suas raízes no racismo e na falsa abolição da escravatura.
Por ano, são soltas 200 mil pessoas de penitenciárias brasileiras, por simplesmente não haver provas para julgamento, ou seja, temos nesse exato momento, 200 mil pessoas presas injustamente.
Temos detentos que ficam mais tempo presos esperando julgamento que a própria duração da pena que enfrentam!
O que sustenta tudo isso? Um estado que pune e que vende a punição como meio de justiça, mas que não deixa evidenciar que a punição somente aumenta os níveis de criminalidade e injustiça. Para isso, precisamos de programas como Datena, e outros programas policiais que vendem as polícias como detentora da mão da justiça. Esse mesmo Populismo Penal Midiático veio importado, dos EUA.
Em cima de tudo isso, sustentando todo esse sistema, e lucrando, aqui e no mundo todo, está o sistema capitalista, formado pela burguesia que detém todos meios de produção e de informação.
A batalha vai ser longa, nós, neste século, ainda não veremos a vitória, mas ela vai vir.
A Tartaruga Vermelha
4.1 392 Assista AgoraO que é importante nas nossas vidas? Ter um carro bonito? O celular do ano? Uma casa bonita, roupas e tênis da moda? E o mais importante: você trocaria a sua vida hoje, por estar numa ilha deserta pra sempre, mas com o amor da sua vida?
Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
2.8 957Vai agradar quem curte um filme de zumbi.
A única coisa que inova é o fabuloso tigre zumbi.
No geral, é um filme de zumbi semi despretensioso e caro, com atores carismáticos e muitos headshots.
Snyder é uma pessoa sem vergonha de colocar nos seus filmes as coisas da cabeça dele, mas quando o assunto é drama, ele não sabe dirigir, e muito menos escrever, chegam a ser patéticas as cenas dramáticas, estilo novela mexicana.
Eles Vivem
3.7 734 Assista AgoraO filme se trata sobre capitalismo. Simples assim. Usa alegorias para descrever o sistema capitalista e como ele depende de consumismo, da pobreza e da influência midiática na população, para acreditarem que os produtos que vendem são necessários para serem "alguém", ou seja, para viver, você precisa de roupas de marca, comida fácil de ser feita, casas grandes, tecnologia dispensável, produtos de beleza que não possuem eficácia comprovada cientificamente, carros do ano, acreditar nas polícias como detentores da justiça, e acreditar, principalmente, que fazem parte da classe social desejada.
O capitalismo é um sistema que vive de crises, e todas essas crises fazem com que o sistema flua perfeitamente, e necessita de desigualdade social, que é mostrada no filme.
A cena da luta, propositalmente longa, demonstra o conflito entre negros e brancos que pertencem à mesma classe, a classe baixa, e no fim decidem se juntar porque literalmente "enxergam" que o inimigo é outro.
John Carpenter ficou pasmo quando o filme foi lançado, porque as pessoas pensaram que o filme era sobre invasão alienígena ou outros temas ficcionais, mas a resposta dele é curta e simples: é sobre o sistema capitalista. Mas não é surpresa que nos EUA o filme não foi captado tão fácil, lá o capitalismo tem suas raízes mais fortes e duradouras.
Ava
2.6 291 Assista AgoraJessica Chastain surpreende por não entregar uma performance pífia mesmo num filme que se auto sabota, um filme terrível, bomba, bagunça total, sem nenhum sentido pra ter sido feito.
Estou Pensando em Acabar com Tudo
3.1 1,0K Assista AgoraDesaponta gravemente quem não está acostumado com o estilo de Kaufman e quem não leu que o filme é surrealista.
Kaufman escreve como ninguém escreve, os diálogos são um deleite, principalmente em uma fase do cinema em que os roteiros não impressionam tanto. Mas a estética de contar histórias, nesse filme, começa a apresentar certo cansaço, fadiga e certa prepotência. Da mesma forma como todo mundo ficou surpreendido e satisfeito com o estilo de Wes Anderson, hoje chega a ser entediante.
O ponto principal do filme é a mudança do final do livro:
no livro o final é deixado bem claro, sem surrealismo, e apresenta a reviravolta em que a Garota não existe, é fruto da imaginação de Jake, que é o funcionário da escola, e elementos durante o filme sustentam essa revelação, como a mudança de nome, roupa e comportamento dela, as diferentes idades apresentadas dos pais de Jake, visuais similaridades entre os 2 e principalmente, todo caminho que percorremos dentro da cabeça de Jake.
A Primeira Noite de Crime
2.7 552 Assista AgoraO filme é fraco por que é um filme fraco e ponto.
Mas aparentemente, o recorte de desigualdade apresentado no filme incomodou muita gente, vide os comentários aqui. Aí está um ponto positivo, se incomodou fez sua parte :)
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraEsse filme não é só tudo isso, é tudo isso e mais um monte, é uma obra prima do cinema, é um deleite esplendoroso.
Toda vez que vejo eu tento buscar um caminho em que eu superestimei o filme, em que me deixei levar pela emoção, que não tive senso crítico sóbrio. Mas toda vez a conclusão é a mesma: o filme é perfeito.
MIB: Homens de Preto - Internacional
2.8 458O filme é ruim por si só. Mas pior que o filme é essa seção de comentários que possui diversas figuras interessantes responsabilizando o "feminismo" presente no filme como culpa do fracasso. Primeiro que se essas pessoas acham que existe feminismo no filme então elas precisam, depois de aprender a ler, ler. E segundo que não era de se surpreender que um discurso anti machista se tornasse vazio quando o filme foi dirigido por um homem e escrito por dois homens. Chega ser hilário a ironia de tudo isso.
(comentários como descansa militante, mimimi, lacração blablablá em 3, 2, 1..)