Uma pérola indie, amor ao Cinema em sua melhor forma. Um plano sequência de 4 minutos, percorrendo mais de 1Km de distância, passando por entre pessoas, janelas, e entrando por portas. Essa cena por si só já merecia todos elogios.
A seção de comentários aqui não é sobre o filme em si, é mais uma desculpa pro pessoal carente de expressar sua visão política aparecer. Quando digo visão política digo cegueira política.
Vez ou outra a o espírito vivo da Sétima Arte se manifesta vividamente em obras que ultrapassam o sentido de percepção cinematográfica, de história e imagem. Waves usa a colisão de nossos sentimentos com o Cinema, com nossas vidas, com nossos instintos de ter medo, chorar, rir, gritar, amar, enfim. Quando um filme faz você esquecer que estava vendo um filme, ele conversou com você, e Waves tem muito pra nos falar.
Um monte de tweet e comentário de facebook jogado no liquidificador e pronto, você tem A Caçada, que é tão vazio que só consegue preencher algum espaço na cabeça de quem não tem muita coisa nela.
O cômico das guerras e seus defensores é a falta de motivação, seus argumentos vazios e irracionais. É triste perceber no filme que algo tão pequeno e ignorante pode trazer tantas mortes sem nenhum sentido.
Todas guerras que nossa sociedade já viu somente trouxeram mortes e coisas terríveis.
Qual o sentido de buscar respostas? Independente da perspectiva, com ou sem fé, teremos o mesmo destino, e sofreremos as consequências dos nossos atos durante nossa vida. Porquê buscar respostas?
O homem na história introdutória, era um fantasma? Ou era real? Não importa! Porque nas duas possibilidades o casal vai se ver amaldiçoado, ou por ter matado um homem, ou por ter deixado entrar um espírito do mal em seu lar.
Estão os irmãos Coen tentando dizer que estamos todos amaldiçoados? Importa?
"Doutor eu vi Joias Brutas há dois dias e ainda continuo com meu coração acelerado!"
Adam Sandler fez uma carreira tão patética, e aí ele fez Embriagado de Amor, e daí continuou com os filmes patéticos, mas agora fez Joias Brutas e...Quem é Adam Sandler? Não me leve a mal, 99% da carreira dele continua sendo patética, mas essa performance em Joias Brutas é simplesmente memorável, admirável. Adam Sandler e Admirável em uma sentença.
Todo mundo falando sobre não sentir as três horas e pouco, sobre De Niro e Pesci, sobre como Scorsese é uma lenda viva e aos 77 anos criou mais uma obra-prima. Eu concordo com absolutamente tudo isso.
E preciso adicionar que Al Pacino nesse filme é uma FORÇA. Al Pacino me faz querer passar mais 3 horas e meia do lado do Scorsese.
Um registro necessário no cinema sobre um fato marcante mundial. Semelhanças de fatos acontecidos em 1980 continuam a acontecer hoje em dia, talvez até pior.
Um filme incrível, com uma performance tocante de Song Kang-ho.
Além de ser um ótimo filme como obra de arte, é um filme necessário, porque sabemos que nesse exato momento está acontecendo, e o governo norte americano está com esse exato mínimo esforço para salvar essas vidas.
O mais amedrontador e perturbador do filme é que estamos vivendo este momento, é real, está acontecendo nesse instante e vai continuar acontecendo se os diálogos não continuarem a serem abertos na sociedade toda. Como efeito social é um filme extremamente perigoso, mas necessário. Como filme é uma obra a ser estudada. Polêmicas e análises a parte, Joaquin Phoenix começa a entrar num nível de arte que não se analisa mais a qualidade do ator, mas sim de como ele já influencia e vai influenciar as arte cênicas. O personagem Coringa nesse filme era uma linha tênue entre esta perfeição e o "overacting", e atualmente eu não consigo dizer que ator conseguiria caminhar tão confiante por essa linha como Joaquin. Vejam O Mestre!
Filme divertíssimo, muito fácil de assistir e com performances libertárias e animadoras. Cynthia Erivo deixou de ser uma promessa há tempos. Chris Thor Hemsworth, que Hollywood seja desafiador com você, pois há um grande ator por trás do estereótipo homem alto bonito, que a indústria teima em te forçar. E alguém ainda tem paciência pra elogiar Jeff Bridges? Eu prefiro só ler porque se eu for ficar falando bem dele aqui gasto meu teclado.
Lá vai um punhadinho de violência: tapa na cara do sudeste, tapa na cara do nosso atual (des)governo, fogo nos racistas, fogo nos xenófobos, fogo nos homofóbicos, fogo nos machistas.
Bacurau acima de todos, acima de todos filmes que vi esse ano, Bacurau é Kléber mostrando como é ser brasileiro e reconhecer que somos um país, e o país vai do norte ao sul, somos uma unidade, não precisamos de quem não concorda com isso.
Bacurau é um filme que podia facilmente se estender por mais horas, queremos ver mais Lunga, mais Teresa, Domingas e Pacot...Acácio!
Bacurau é o western do sertão, Bacurau é o bang bang político afiadíssimo.
Bacurau, Bacurau, Bacurau, continuem brandando o nome da cidade até todo mundo ter visto.
Bong Joon-Ho merece ser visto como uma voz alta e clara dos que foram e são calados, das desigualdades que nosso mundo gerou, das fúrias contidas nas nossas cabeças, e como nossos comportamentos estão sempre conectados ao comportamento da sociedade em geral, da política, dos donos do poder e de todos que são afetados por estes.
Ele merece tudo isso, mas merece muito mais, merece ser reconhecido como o grande cineasta que é, como o mestre em contar histórias que é.
Esplêndido filme, pelas mãos e palavras dos precisos e sensíveis Kazan e Dano, com um Jake instrospectivo, corcunda e diminuído pelo machismo estrutural nos Estados Unidos dos anos 60, possuído pela falsa premissa da masculinidade, uma Carey Mulligan com sua habitual potência vocal de impressionar, e como se soasse quase impossível, o garoto Ed Oxenbould se mantém no altíssimo nível dos seus companheiros de tela.
Assim como esse cartaz acima, o filme também é tristemente lindo.
O melhor filme do Homem-Aranha, uma obra prima do cinema e dos quadrinhos, opinião inevitavelmente pessoal,como amante de Miles Morales como Homem-Aranha nas HQ's, como amante de cinema e Hip-Hop.
Steve McQueen é o cineasta que o mundo merece. Gillian Flynn é a escritora que o cinema merece. E o que eles e todo elenco merecem são palmas e prêmios. Grande filme.
Significância: Funciona como crítica social e política, com Jong-soo sendo o lado pobre, que mesmo estudando não tem oportunidades de melhorar sua vida, e o lado oposto sendo Ben (o nome americano não é por acaso), que representa o rico, com vida inalcansável por simples trabalho duro. (o mistério sobre com o que trabalha fala realmente que não importa o que é, se ele é rico a família dele é rica, ele é rico por ser rico.
Hae-mi é a Liberdade, que logo após ser tocada levemente por Jong-soo, lhe é tirada pelo rico, e este se "desfaz", porque já a possui, e faz questão de tirar de Jong-soo porque é como a sociedade funciona, para os ricos terem a liberdade eles precisam que os pobres não a tenham.
Jong-soo vive literalmente à margem da sociedade, representada também por ele morar ao lado da fronteira (margem) da Coréia do Norte, que vive uma ditadura sofrida. Sua lembrança da liberdade, de Hae-mi se reflete na torre, a ascensão social que está longe.
Jong-soo então se revolta e inicia a rebelião, matando o lado oposto com seus próprios meios, e renascido (nu), pode então dar o passo a frente, mas cegamente levando si mesmo aos mesmos destinos, por se render ao egoísmo.
Literal: Ben é um assassino em série, enganando meninas pobres e levando-as à morte. A palavra cremação em coreano é a mesma para maquiagem, por isso vemos ele maquiando a menina, que seria cremada, assim como as outras, que ele faz de 2 em 2 meses.
Hae-mi nunca foi à África, ela está tentando se maquiar da realidade em que vive, para isso, assim como a laranja, que nunca vemos, acreditamos que ela realmente viajou à África, por que não temos como saber se ela Não foi.
Interpretações: Jong-soo começa a escrever seu romance então, na casa de Hae-mi, e a partir daí o que vemos é da imaginação dele. Ela na cama com ele, e ele matando Ben. A cena em que ele começa a escrever termina com a câmera na janela, sendo o espectador entrando na visão dele.
Eu tenho TOC, e me senti representado pelo personagem de DiCaprio, por interpretar a doença tão bem que eu me vi no personagem, a doença dá uma sensação de impotência e solidão enorme e isso é mostrado aqui, assim como tudo relacionado à mesma, como a origem sempre vinda de angústia ou trauma emocional, nesse caso relacionado à mãe, que inadvertidamente projetou seus sentimentos em Howard, e vemos também a evolução da doença, aos poucos tomando conta e sendo mais ativa principalmente nos momentos de estresse e ansiedade. Acredito muito que Scorsese tenha consultado especialistas, pois a personagem de Kate Beckinsale produz um efeito enorme, momentaneamente curando a ansiedade de Howard com sua fala calma e o fazendo entender que não havia nada na água que ele olhava, acalmando-o e equilibrando seu nervosismo que o consumia no momento.
O cérebro é uma máquina extremamente complexa e que talvez nunca decifraremos, e Howard foi uma vítima disso.
A Vastidão da Noite
3.5 576 Assista AgoraUma pérola indie, amor ao Cinema em sua melhor forma. Um plano sequência de 4 minutos, percorrendo mais de 1Km de distância, passando por entre pessoas, janelas, e entrando por portas. Essa cena por si só já merecia todos elogios.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KA seção de comentários aqui não é sobre o filme em si, é mais uma desculpa pro pessoal carente de expressar sua visão política aparecer. Quando digo visão política digo cegueira política.
O Rei do Gado ficaria orgulhoso de vocês, porém!
As Ondas
3.9 165 Assista AgoraVez ou outra a o espírito vivo da Sétima Arte se manifesta vividamente em obras que ultrapassam o sentido de percepção cinematográfica, de história e imagem. Waves usa a colisão de nossos sentimentos com o Cinema, com nossas vidas, com nossos instintos de ter medo, chorar, rir, gritar, amar, enfim. Quando um filme faz você esquecer que estava vendo um filme, ele conversou com você, e Waves tem muito pra nos falar.
A Caçada
3.2 642 Assista AgoraUm monte de tweet e comentário de facebook jogado no liquidificador e pronto, você tem A Caçada, que é tão vazio que só consegue preencher algum espaço na cabeça de quem não tem muita coisa nela.
O Rei
3.6 406O cômico das guerras e seus defensores é a falta de motivação, seus argumentos vazios e irracionais. É triste perceber no filme que algo tão pequeno e ignorante pode trazer tantas mortes sem nenhum sentido.
Todas guerras que nossa sociedade já viu somente trouxeram mortes e coisas terríveis.
Um Homem Sério
3.5 574 Assista AgoraQual o sentido de buscar respostas? Independente da perspectiva, com ou sem fé, teremos o mesmo destino, e sofreremos as consequências dos nossos atos durante nossa vida. Porquê buscar respostas?
O homem na história introdutória, era um fantasma? Ou era real? Não importa! Porque nas duas possibilidades o casal vai se ver amaldiçoado, ou por ter matado um homem, ou por ter deixado entrar um espírito do mal em seu lar.
Estão os irmãos Coen tentando dizer que estamos todos amaldiçoados? Importa?
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista Agora"Doutor eu vi Joias Brutas há dois dias e ainda continuo com meu coração acelerado!"
Adam Sandler fez uma carreira tão patética, e aí ele fez Embriagado de Amor, e daí continuou com os filmes patéticos, mas agora fez Joias Brutas e...Quem é Adam Sandler? Não me leve a mal, 99% da carreira dele continua sendo patética, mas essa performance em Joias Brutas é simplesmente memorável, admirável. Adam Sandler e Admirável em uma sentença.
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraTodo mundo falando sobre não sentir as três horas e pouco, sobre De Niro e Pesci, sobre como Scorsese é uma lenda viva e aos 77 anos criou mais uma obra-prima. Eu concordo com absolutamente tudo isso.
E preciso adicionar que Al Pacino nesse filme é uma FORÇA. Al Pacino me faz querer passar mais 3 horas e meia do lado do Scorsese.
Plano-Sequência dos Mortos
4.1 107Vai soar muito estranho pra quem ainda não viu, mas é uma lindíssima homenagem ao Cinema.
Pra mim, pela primeira vez vi um roteiro brilhante em um filme de "zumbi".
O Motorista de Táxi
4.3 159 Assista AgoraUm registro necessário no cinema sobre um fato marcante mundial. Semelhanças de fatos acontecidos em 1980 continuam a acontecer hoje em dia, talvez até pior.
Um filme incrível, com uma performance tocante de Song Kang-ho.
Boneco de Neve
2.4 462 Assista AgoraEsqueçam o filme, leiam o livro que é absolutamente bom.
Nós
3.8 2,3K Assista AgoraJordan Peele continuando a construir algo IMPORTANTE na história do cinema e da sociedade moderna.
Lupita Nyong'o. Bom, pela minha percepção, precisamos admirar muito mais o trabalho dela, muito mesmo.
Enterrado Vivo
3.1 1,6KAlém de ser um ótimo filme como obra de arte, é um filme necessário, porque sabemos que nesse exato momento está acontecendo, e o governo norte americano está com esse exato mínimo esforço para salvar essas vidas.
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraO mais amedrontador e perturbador do filme é que estamos vivendo este momento, é real, está acontecendo nesse instante e vai continuar acontecendo se os diálogos não continuarem a serem abertos na sociedade toda.
Como efeito social é um filme extremamente perigoso, mas necessário.
Como filme é uma obra a ser estudada.
Polêmicas e análises a parte, Joaquin Phoenix começa a entrar num nível de arte que não se analisa mais a qualidade do ator, mas sim de como ele já influencia e vai influenciar as arte cênicas. O personagem Coringa nesse filme era uma linha tênue entre esta perfeição e o "overacting", e atualmente eu não consigo dizer que ator conseguiria caminhar tão confiante por essa linha como Joaquin. Vejam O Mestre!
Maus Momentos no Hotel Royale
3.6 339 Assista AgoraFilme divertíssimo, muito fácil de assistir e com performances libertárias e animadoras.
Cynthia Erivo deixou de ser uma promessa há tempos.
Chris Thor Hemsworth, que Hollywood seja desafiador com você, pois há um grande ator por trás do estereótipo homem alto bonito, que a indústria teima em te forçar.
E alguém ainda tem paciência pra elogiar Jeff Bridges? Eu prefiro só ler porque se eu for ficar falando bem dele aqui gasto meu teclado.
Bacurau
4.3 2,8K Assista AgoraLá vai um punhadinho de violência: tapa na cara do sudeste, tapa na cara do nosso atual (des)governo, fogo nos racistas, fogo nos xenófobos, fogo nos homofóbicos, fogo nos machistas.
Bacurau acima de todos, acima de todos filmes que vi esse ano, Bacurau é Kléber mostrando como é ser brasileiro e reconhecer que somos um país, e o país vai do norte ao sul, somos uma unidade, não precisamos de quem não concorda com isso.
Bacurau é um filme que podia facilmente se estender por mais horas, queremos ver mais Lunga, mais Teresa, Domingas e Pacot...Acácio!
Bacurau é o western do sertão, Bacurau é o bang bang político afiadíssimo.
Bacurau, Bacurau, Bacurau, continuem brandando o nome da cidade até todo mundo ter visto.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraBong Joon-Ho merece ser visto como uma voz alta e clara dos que foram e são calados, das desigualdades que nosso mundo gerou, das fúrias contidas nas nossas cabeças, e como nossos comportamentos estão sempre conectados ao comportamento da sociedade em geral, da política, dos donos do poder e de todos que são afetados por estes.
Ele merece tudo isso, mas merece muito mais, merece ser reconhecido como o grande cineasta que é, como o mestre em contar histórias que é.
obs.:
o filme é repleto de cenas extravagantemente marcantes, mas a cena do "fantasma" surgindo no escuro foi algo aterrorizante, surreal e belíssimo.
Vida Selvagem
3.4 156 Assista AgoraEsplêndido filme, pelas mãos e palavras dos precisos e sensíveis Kazan e Dano, com um Jake instrospectivo, corcunda e diminuído pelo machismo estrutural nos Estados Unidos dos anos 60, possuído pela falsa premissa da masculinidade, uma Carey Mulligan com sua habitual potência vocal de impressionar, e como se soasse quase impossível, o garoto Ed Oxenbould se mantém no altíssimo nível dos seus companheiros de tela.
Assim como esse cartaz acima, o filme também é tristemente lindo.
Homem-Aranha: No Aranhaverso
4.4 1,5K Assista AgoraO melhor filme do Homem-Aranha, uma obra prima do cinema e dos quadrinhos, opinião inevitavelmente pessoal,como amante de Miles Morales como Homem-Aranha nas HQ's, como amante de cinema e Hip-Hop.
As Viúvas
3.4 410Steve McQueen é o cineasta que o mundo merece.
Gillian Flynn é a escritora que o cinema merece.
E o que eles e todo elenco merecem são palmas e prêmios. Grande filme.
Toda Arte é Perigosa
2.6 496 Assista AgoraUma analogia aqui: A Netflix é Dease, e ela suga todas energias e alma de um ótimo diretor, um incrível ator e o tempo do espectador.
Em Chamas
3.9 379 Assista AgoraMuitas alegorias e interpretações, que só melhoram a experiência da arte, da instigação do pensamento crítico.
Significância:
Funciona como crítica social e política, com Jong-soo sendo o lado pobre, que mesmo estudando não tem oportunidades de melhorar sua vida, e o lado oposto sendo Ben (o nome americano não é por acaso), que representa o rico, com vida inalcansável por simples trabalho duro. (o mistério sobre com o que trabalha fala realmente que não importa o que é, se ele é rico a família dele é rica, ele é rico por ser rico.
Hae-mi é a Liberdade, que logo após ser tocada levemente por Jong-soo, lhe é tirada pelo rico, e este se "desfaz", porque já a possui, e faz questão de tirar de Jong-soo porque é como a sociedade funciona, para os ricos terem a liberdade eles precisam que os pobres não a tenham.
Jong-soo vive literalmente à margem da sociedade, representada também por ele morar ao lado da fronteira (margem) da Coréia do Norte, que vive uma ditadura sofrida.
Sua lembrança da liberdade, de Hae-mi se reflete na torre, a ascensão social que está longe.
Jong-soo então se revolta e inicia a rebelião, matando o lado oposto com seus próprios meios, e renascido (nu), pode então dar o passo a frente, mas cegamente levando si mesmo aos mesmos destinos, por se render ao egoísmo.
Literal:
Ben é um assassino em série, enganando meninas pobres e levando-as à morte. A palavra cremação em coreano é a mesma para maquiagem, por isso vemos ele maquiando a menina, que seria cremada, assim como as outras, que ele faz de 2 em 2 meses.
Hae-mi nunca foi à África, ela está tentando se maquiar da realidade em que vive, para isso, assim como a laranja, que nunca vemos, acreditamos que ela realmente viajou à África, por que não temos como saber se ela Não foi.
Interpretações:
Jong-soo começa a escrever seu romance então, na casa de Hae-mi, e a partir daí o que vemos é da imaginação dele. Ela na cama com ele, e ele matando Ben. A cena em que ele começa a escrever termina com a câmera na janela, sendo o espectador entrando na visão dele.
O Aviador
3.7 735 Assista AgoraComentário pessoal:
Eu tenho TOC, e me senti representado pelo personagem de DiCaprio, por interpretar a doença tão bem que eu me vi no personagem, a doença dá uma sensação de impotência e solidão enorme e isso é mostrado aqui, assim como tudo relacionado à mesma, como a origem sempre vinda de angústia ou trauma emocional, nesse caso relacionado à mãe, que inadvertidamente projetou seus sentimentos em Howard, e vemos também a evolução da doença, aos poucos tomando conta e sendo mais ativa principalmente nos momentos de estresse e ansiedade.
Acredito muito que Scorsese tenha consultado especialistas, pois a personagem de Kate Beckinsale produz um efeito enorme, momentaneamente curando a ansiedade de Howard com sua fala calma e o fazendo entender que não havia nada na água que ele olhava, acalmando-o e equilibrando seu nervosismo que o consumia no momento.
O cérebro é uma máquina extremamente complexa e que talvez nunca decifraremos, e Howard foi uma vítima disso.
The Great Buddha +
3.9 8A grandiosidade desse filme é equivalente à sua humildade.
A imponência visual dele é equivalente à sua importância.