Michael Mann é conhecido por sempre fazer filmes policiais e thrillers. "Colateral" é um deles, mas não é só cheio de suspense e momentos de cortar a respiração como Michael Mann sempre colocou muito bem em seus filmes, e sim vai muito mais profundo do que isso.
Pode-se quase dizer que esse filme é "Dia de treinamento" de Michael Mann, só que invés de uma aula emocional e cheia de suspense sobre a corrupção policial, "Colateral" mostra a vida nortuna em seus mais sujos segredos. E qual é a melhor maneira de mostrar isso do que pelos olhos de um taxista, que vê tudo e mais alguma coisa durante seu trabalho. Um elemento que pode ter influencia de "Taxi Driver", mas ou invés de um ex-militar do Vietnã solitário, Max (Jamie Fox) é e tenta ser o melhor taxista possível (simpático, humorado, deixa o taxi limpo).
Mas é aí que entra a grande filosofia do filme. Quando Max conhece Vincet (Tom Cruise) que de repente muda totalmente a sua vida. Daí vem o titulo "Colateral" » mudanças mentais e de personalidade, ou no caso do filme, de vida. O sub-tema do filme, para além da história principal, é de como uma simples noite ou um simples momentos como conversas e atos pode mudar nossas vidas. Vemos isso tanto nos bem construidos dialogos do roteiro (que supreendentemente não foi escrito por Mann e sim por Stuart Bettie que mais tarde ia escrever o bom "Australia" e o nojento "G.I. Joe"), e de outra fantástica direção de Mann nos colocando dentro daquele taxi e andar pela assustadora Los Angeles noturna.
Onde o filme falha (em minha opinião) é quando desfocam atenção da amizade contraditória de Max e Vincent e focam na investigação policial da personagem de Mark Ruffalo, tirando um pouco do conceito e aquela vibração de suspense da história. Mas acho que não posso reclamar, essa parte da história é onde foca exatamente as consequecias dos atos de Vincent, montando a história muito bem, liderando a um dos momentos mais fod# do filme.
Outro ponto bem positivo do filme é como as personagens são muito bem construidas. Graças às fantasticas performanes de todos no elenco, principalmente Jamie Fox e Tom Cruise (óbvio). O incrivel desses dois é o quão bom ambos colocam o que um sente pelo outro com apenas expressões em uma excelente quimica contraditória. Numa hora Max esta feliz com a vida e esperançoso, com planos para o futuro. E quando conhece o cruel Vincent, ele tem que lutar por sua vida e fazer escolhas que nunca pensou em fazer, mas ao mesmo tempo vê e pensa muito sobre a sua vida.
Pode não ser o melhor filme de Michael Mann, mas ele nos presenteou com outro magnifico thriller que não no dá suspense e momentos arrepiantes na história, e sim momentos bem refletivos sobre nossas vidas e nossas escolhas. Um filme que te vai entreter e te fazer pensar por dias.
Filmes de "videos achados" nunca foram muito bons ou supreendentes para mim. Gostei de "Cloverfield" mas tinha muito cliché e a irritante frase: "as pessoa precisam ver isso". Quem pensaria isso no meio da merda toda??? Ok, "Rec" (o primeiro) e "Atividade paranormal" (o primeiro) são exceções, ambos ótimos. E agora "Poder sem limites", quando foi anunciado não me interessei muito, e olha, me deixou boquiaberto.
"Poder sem limites" não é só o meu favorito do genero, mas tambem pode ser o melhor. Primeiro, porque não é nenhuma tragédia ou um filme de terror paranormal (se bem que pode ser ambos misturado), a história é simples, três adolescentes como qualquer outro descobrem um tunel esquisito e lá dentro como alguma forma de radiação eles recebem poderes, simples assim. A realidade das personagens e da situação é muito bem posta graças a ótima direção de Josh Trank. A vários cortes nas situações, mas funciona muito bem, quero dizer, ninguem deixa a camera ligada toda a hora. Mas é ai que entra a ótima direção, pois não foca em uma só camera, e sim em várias.
Mas nada fica confuso, pois o filme supreende com um ótimo e inteligente roteiro do novato Max Ladis. Construindo muito bem as personagens, que parecem adolescentes normais como qualquer outro, e assim bastante relacionaveis. E a narrativa entrega conversas super realistas. Nós podemos ver qualquer adolescente ter esses tipos de conversa, cheio de palavrões e piadas, dando momentos hilários ao filme, e por momentos até emocionantes. E em relação a situação dos poderes, eu "acho" que qualquer adolescente faria o que eles fazem no filme, testando seus poderes ao limite e fazendo sacanegem com outras pessoas.
O filme é bem escrito, dirigido, com excelentes performances do jovem elenco principalmente Dane DeHaan. A história muito bem construida tanto em niveis técnicos como emocionalmente, liderando ao intenso e boquiaberto último climax. Fazendo assim de Chronicle não só (talvez) o melhor do genero como tambem uma inesquecível experiencia.
O que se pode ganhar com um elenco fantástico e uma história que se passa num manicómio? Talvez uma das melhores obras-primas já feitas no cinema que alguem podera presenciar, como aconteceu comigo.
Nenhum filme é perfeito (exceto "O Poderoso Chefão"), mas se esse filme tem falhas são completamente invisiveis. O filme não só marcou o cinema por ter ganho Oscares, e sim pela sua bela história. Esse filme foi o primeiro a mostrar e criticar de verdade o tratamento de pacientes em manicomios de uma forma realista e em vários momentos cruel e pertubante. Mas esse não é um filme pertubador e triste, graças ao excelente roteiro de Lawrence Hauben e Bo Goldman temos momentos verdadeiramente hilários e inteligentes. Os dialogos passam voando em simples conversas muito refletivas, muitos cheios de humor, mas outros serverm como uma enorme critica e reflexão da sociedade da época do filme e até de hoje.
O intenso combate entre McMurphy (Jack Nicholson) e a enfermeira chefe Ratched(Louise Fletcher) é uma grande prova disso. McMurphy do inicio apenas foi para esse manicomio para não ser preso, "fingindo" ter problemas mentais. Mas com o passar do tempo ele vê a grande opressão e restrições que os pacientes sofrem graças a Ratched. Isso é muito visto nas cenas entre McMurphy e Ratched, onde ele vê a grande pressão que ela faz com os pacientes causando uma enorme rivalidade e preconceito entre os pacientes. Isso pode ser quase visto como a cruel opressão governamental com o povo causando conflitos raciais e pessoais. McMurphy é quase um anjo vindo em terra para os pacientes dando esperança de felicidade e até liberdade para os pobres pacientes.
Os pacientes são outro grande ponto moral posto no filme que criticam a sociedade e os manicomios. Alguns deles estão ali por vontade própria, o motivo disso aparece em vários momentos, sempre relacionados com seus "problemas mentais". Isso pode ser visto como uma fuga da sociedade opressora e julgadora de seus problemas. Onde tentam achar abrigo onde sua loucura pode ser aceita, mas por muitas vezes acaba por aumentar. Um grande exemplo disso é o inesperado e emocionante final.
O elenco todo merece Oscare, cada um simplesmente fantástico. Falar de Jack Nicholson a esse ponto é ridiculo, todo mundo sabe o ator FOD# que ele é, principalmente aqui em talvez sua melhor performance desde "O Iluminado". Louise Fletcher pode ser considerada uma das melhores "vilãs" do cinema, graças a seus olhares opressores e vazios, com um penteado que parece os cornos do coisa ruim. Cada um dos inesqueciveis pacientes tambem brilham: Danny DeVito como o inocente e pertubado Martini (talvez minha personagem favorita do filme depois do Chefe); a fantática extreia Christopher Lloyd com sua memoravel e expressiva performance como o temperamental Taber; e a enigmática performance de Will Sampson como o indio Chief Bromden, a alma do filme.
Um clássico que graças a um roteiro impecável, ótima direção e elenco merecedor de Oscar. Vai te fazer morrer de rir, refletir, e no final chorar rios e se encantar com uma experiencia fantástica que alguem terá em um filme, principalmente nessa obra-prima.
Esse filme pode ser quase considerado um "Os Bons Companheiros 2". Ou invés de uma aula detalhada de como ser um máfioso que Scorsese deu brilhantemente em "Os Bons Companheiros", aqui temos uma demonstração humorada e violenta sobre os sistemas de cassinos em Las Vegas. Seguido com aquela humorada e apressada narrativa com outro roteiro impecável escrito pelo próprio Scorsese, sem nunca ficar chata ou confusa, basta apenas prestarmos atenção para ver o grande brilhantismo.
Em certos momentos, a aula do sistema de casino dá uma enorme pausa para focar atenção na história amorosa entre o gerente do Cassino "Ace" Rosthein (De Niro) e Ginger Mckenna (Sharon Stone), que por momentos parece até exagerado. Uma coisa que não acontecia em "Bons Companheiros" conseguindo misturar muito bem a aula de máfia com a história principal.
Mas essa reclamação minha pode até ser um pouco pessoal. Sem querer tirar o genio de Scorsese, tanto no roteiro como na direção e fotografia que como sempre são belissimas. E graças a isso as 3 longas horas passam voando graças a uma ótima edição de tempo, e tambem pelas excelentes performances de todo o enorme elenco desde James Woods a Sharon Stonne. E outra brilhante parceria e quimica entre De Niro e Pesci.
Pode não ser um dos melhores de Scorsese, mas mais uma vez ele mostra seu brilhantismo tanto na magnifica direção e no impecável roteiro. Fazendo outro excelente trabalho com seu elenco nesse inesquecível épico.
Finalmente consegui rever o filme hoje em casa em blu-ray. E devo mudar minha opinião sobre o filme, mas não para a pior. Eu ainda amo o filme, e o revendo hoje vejo seu enorme potencial tanto na história e seus elementos.
Vamos adimitir, nunca foi fácil fazer um filme do super-homem. Tem tantas mitologias e elementos que foram criados em cima da história e de suas origens, muitas delas religiosas. Nolan e Goyer sabiam disso e conseguiram escrever uma história que abordou todos esses temas e elementos brilhantemente. O roteiro do filme é a prova disso, sempre abordando ao longo do filme esses elementos nos dialogos entre as personagens e tambem em várias das enormes e belas cenas graças a excepcional direção do nerd Snyder.
Ao mesmo tempo que abordam os temas de uma forma brilhante na narrativa, Goyer e Nolan usam quase os mesmos elementos que usaram na trilogia do cavaleiro das trevas. O simbolismo de esperança que no caso do Batman era o mocergo, e aqui é o "S" no fato de Clark ou Kal-El. Claro que na trilogia isso era muito melhor demonstrado com o Batman, mas por acaso aqui funciona tambem, principalmente junto com os elementos religiosos em volta da história que funciona muito bem. Outro elemento é a humanização da personagem, colocando não um super-herói voando e salvando pessoas. E sim um homem de outro planeta que cresceu na terra como um ser humano, descobrindo seus enormes poderes. E suas consequencias no nosso mundo atual. Tendo uma direção mais séria e dramática, que tambem foi o caso de Nolan em sua trilogia, mas que sempre achava espaço para um bom toque de humor. Mas tambem consegue prestar uma certa homenajem ao clássico de Richard Donner com os elementos de ficção-cientifica e um bom nivel de entretenimento (e bota entretenimento nisso).
As personagens tambem muito bem construidas, mas uma vez um elemento da trilogia de Batman, e até dos dois primeiros "Homem Aranha". Conseguindo colocar todas as personagens dos quadrinhos e suas caracteristicas muito bem montadas na história, todos com ótimas performances (principalmente Kevin Costner e Russel Crowe). A única que em minha opinião é Clark Kent, mesmo Henry Cavill ter uma ótima performance, a personagem é muito séria. O super-homem nunca foi sério, sempre foi uma personagem carismática, e aqui não muito.
O maior problema do filme, que de verdade o impede de ser até melhor que a trilogia de Nolan, é o roteiro. Mesmo abordando os vários temas brilhantemente, Goyer tende a apressar a narrativa com uma certa falta de coesão e aprofundamento. Claro, que esse problema é devido o limite de tempo que o filme teve. E tambem Snyder tar um pouco de fora de sua zona e ter saido do fracasso que foi "Sucker Punch".
Mesmo com uns problemas irritantes no roteiro, a história de Nolan e Goyer funcionam muito bem no final junto com os elementos e mitologias que foram criadas ao redor do herói ao longo dos anos de uma forma brilhante. E Snyder com uma fantástica direção visual dando cenas gigantescas desde porradarias FOD#S a uma inesquecível cena de voo. Junto com outra trilha sonora controladora de batimento de coração de Hans Zimmer. Tudo isso faz de "Homem de Aço" um dos melhores filmes de super-heróis já feitos mas tambem um começo de outro poderoso franchise.
Comparar "Alien" com "Aliens", não é só chato e cliché, mas tambem é uma pergunta dificil. Ambos são MUITO diferentes um do outro, com diferentes diretores e roteristas, até diferentes generos, mas com a mesma excelencia. Depois do sucesso de bilheteria e critica de "Alien" claro que o estúdio iria querer uma sequela. Ridley Scott recusou pq tinha Blade Runner pra fazer, então o trabalho ficou em espera por 6 anos, até que o diretor novato James Cameron decidiu aparecer e oferecer seus serviços tanto na direção quanto no roteiro.
Cameron só tinha em seu currículo a MERDA de "Piranha 2" e o MAGNIFICO "Exterminador do futuro". E com "Aliens" provou seu imenso talento perante o cinema. Cameron ao mesmo tempo que consegue ser leal aos eventos do primeiro filme em todos os detalhes. Consegue mudar o tom sombrio e quase poético que Scott e o roterista O'Bannon usaram para montar a obra-prima que foi "Alien".
Com um roteiro muito bem escrito e elaborado, Cameron dá ao filme um bom toque de humor sem nunca estragar a história, usando uma linguagem realistica nas novas e inesquecíveis personagens. O humor é um alvo de muitas criticas ao filme, mas com ele Cameron quer tentar fazer o que o cinema sempre fez, entreter o público e nos relacionar com as novas personagens, principalmente a de Ripley (com uma fantastica performance de Sigourney Weaver).
Mas como eu disse antes, Cameron se mantem leal ao antecessor dando ao filme momentos mesmo sombrios e sustos de fazer pular da cadeira, graças a sua excelente direção. E supreende, dando cenas de ação fod#s ao filme, aumentando assim a tenção e nossa preocupação com as personagens muito bem construidas, e evoluidas no caso de Ripley.
Uma sequela que em minha opinião não supera, mas consegue manter o excelente nivel do antecessor. Tudo graças ao excelente roteiro e direçã de Cameron, que consegue ao mesmo tempo nos dar sustos arrepiantes como no 1º filme, consegue nos entreter e até um certo ponto nos emocionar graças a fantástica performance de Sigourney Weaver. Tudo isso faz de Aliens um clássico inesquecível.
A Marvel deve muito a Bryan Singer com o seu X-men que abriu as portas para as sagas de super-heróis secundárias (ou melhor falando, da Marvel). Claro, abriu caminho para "O Demolidor", "Elektra" e o "Hulk" do Ang Lee (porcarias desnecessárias). Mas tambem abriu caminho para X-Men 2 e Blade 1 e 2 (ótimos filmes), e claro, o "Homem Aranha" de Sam Raimi.
O roterista David Koep junto com influencia de Raimi, mesmo não sendo leais aos quadrinos, eles conseguem trazer os vários elementos que Stan Lee usou para construir um dos melhores heróis do mundo. A narrativa por vários momentos se apresenta muito bem com dialogos muito bem escritos que montam muito bem a história. Fazendo o msmo que Singer fez em X-men levando a história para um tom mais realistico. (q tudo isso mais tarde influenciaria Nolan para a sua trilogia do Batman)
Os problemas irritantes do filme, são as limitações que Raimi teve na direção. Por vários momentos a narrativa se sente cortada quando o filme avança com os eventos e ações. Não tendo quase certo uma linha de raciocinio certa. Mas Raimi não desaponta em sua direção, com cenas de ação fantásticas e cenas inesquecíveis (o beijo na chuva é um clássico). Usando efeitos especias muito boms e até avançados para a época. Principalmente quando o nosso herói esta balançando pela cidade com uma trilha sonora épica (q até hj me dá arrepios). E até momentos bem assustadores (tambem né?! Raimi dirigiu a trilogia Evil Dead).
Um filme de super heróis que em minha opinão é obrigatório. Mesmo com os probleminhas irritantes (que Raimi concertou EXCELENTEMENTE no segundo filme), o filme supreende com um bom roteiro; bela e épica direção; excelentes performances de William Dafoe e Tobey Maguire. "Homem Aranha" é um clássico que ficara na memória.
Não é o melhor do gênero de "vídeos achados", mas também não é o pior. O filme graças a muito boa direção de Matt Reeves consegue ter momentos mesmo tensos nos colocando na situação das personagens. A falta de explicação do aparecimento do monstro (que na verdade é explicado rapidamente no filme) é a maneira que o roteirista tenta nos colocar das personagens no meio de todo o caos. O filme falha é colocar no filme o cliché de romance entre duas pessoas no meio do aparentemente fim do mundo (ou nesse caso Manhattan), coisa que já vimos diversas vezes em filmes anteriores. E o mais irritante, dizer que precisa documentar a M toda para outras pessoas verem (se bem que não exageram tanto nesse filme). Em resumo, o filme é bom, assistível com pipoca, um final arrepiante. Mas nada que fique na memória.
Outro filme que não só marcou a história do cinema, mas revolucionou o genero de ficção cientifica. Antes dele tinhamos "2001-Uma Ódisséia do Espaço" de Stanley Kubrick que deu uma extraordinária visão filosófica do espaço e da evolução. Ridley Scott junto com o roterista Dan O’Bannon dão uma visão quase poética e aterrorizante.
A história nunca por um minuto fica confusa ou enfadonha como muitos hoje a acusam. A narrativa segue simples e formal com suas personagens bem construídas do inicio ao fim. O'Bannon usa a mesma técnica que Spielberg usou em "Tubarão", fazer as personagens reais e relacionaveis, cada um com caracteristicas diferentes, aumentando assim a tensão quando eles estão sozinhos em uma cena e a criatura que ninguem vê está proxima.
A tal poesia que eu mencionei antes vem da forma bem inteligente que O'Bannon achou para mostrar o tipo de relação que eles nutrem com cada um. Através de simples olhares e feições, puxando performances soberbas de cada um no elenco. A direção fabulosa de Scott tambem ajuda muito nisso, com um uso fantástico de uma bela cinematografia com luz e zooms nas personagens dando um terror arrepiante e sustos de fazer parar o coração.
E já agora, uma nota de curiosidade e aviso (com pequenos Spoilers). Ridley Scott disse numa entrevista que ele não estava satisfeito com a 1ª versão do filme, e não é a toa. Mesmo sendo um p#ta filmaço, deixa algumas pontas soltas, como por exemplo: Nunca mencionam ou mostram o que aconteceu com o capitão Dallas (Tom Skerritt), quando ele foi pego pelo Alien, os outros quando encontraram a arma dele mencionam que não viram nenhum sangue ou rastros, e vai assim até o final. Na edição do diretor (disponivel em Blue-ray) não só resolve essa ponta solta com uma cena pertubante, mas tambem muda algumas cenas do filme sem cortar ou mudar a história e os elogios que já mencionei, e sim aprimora mais ainda essa obra-prima que Scott e O'Bannon nos deram e que viverá para sempre!
O próprio De Palma disse que sabia qual seria a reação do público e das criticas antes da extreia do filme. E foi como foi, muitos o insultaram e foi alvo de criticas negativas. "Scarface" é um daqueles clássicos menosprezados que apenas hoje as criticas e o público vê o seu enorme potencial.
Oliver Stone (que escreveu o roteiro) conseguiu fantasticamente mostrar a cruel realidade da época em que milhares de cubanos foram enterditados para os Estados Unidos, muitos deles criminosos. Um deles Antonio Montana (Al Pacino) um jovem com um passado criminoso nas suas costas, tentando viver o sonho americano e ter o mundo em suas mãos. E segue a maneira mais fácil, o mundo das drogas.Tudo o que aconteceu nesse filme aconteceu de verdade, desde a imigração cubana, e tambem a grande violencia da guerra das drogas.
O Tony, mesmo não sendo uma personagem real, é uma demonstração dos muitos cubanos que foram neste caminho. A única diferença, é que Tony é um dos criminosos mais fod#s já feitos no cinema. Não é só por falar "FUCK" 230 vezes e ser o maior BADASS na parte final do filme, mas por ser um criminoso com principios. Ele mostra isso graças ao excelente roteiro de Stone dando inesquecíveis falas e dialogos a Tony, onde sempre afirma que ele nunca mente, mesmo quando está mentindo ele diz a verdade. Ele nunca mentiu sobre ser um bandido, ele nunca matou alguem sem razão (
excepto o seu amigo Many perto do final por namorar a amada irmã de Tony
).
Em um momento do filme, (e a minha cena favorita) é quando Tony diz à pessoas do restaurante que a sociedade precisa de pessoas como ele para apontarem o dedo e se sentirem como as boas e inocentes pessoas, dando uma enorme critica a sociedade americana (talvez outro motivo das criticas na época).
Um filme que marcou não só o cinema, mas a história tornando-se um verdadeiro fenomeno. Desde um excelente roteiro que nos deu a inesquecível frase "SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND!!!", a uma monstruosa atuação de Al Pacino. E a incrivel forma que De Palma teve demonstrando a sociedade de uma época polêmica, de uma forma humorada e brutal, nesse inesquecível clássico!
O único problema nesse filme são os dialogos que deveriam ter sido muito mais explorados. Tirando isso, diretor Sam Mendes fez um belo filme que nos ensina muito sobre as relações de pai e filho no mundo mafioso, e que ela é mais forte do que se imagina. Tudo com um bom toque de humor e drama, junto com excelente direção e cinematografia, com uma tenebrosa performance de Jude Law e PERFEITAS de Paul Newman e Tom Hanks.
De Palma nesse seu sensacional filme da Máfia dá um toque bem diferente do que Copolla deu no "Poderoso Chefão". Ele torna tudo numa luta entre o bem e o mal, policiais justos vs mafiosos filhos da p#ta. E qual é a melhor maneira de mostrar isso com o mais maldoso mafioso americano Alfonso Capone (Al Capone) literalmente incorporado por Robert De Niro. E a grande luta dos poucos policias "intocaveis" pela corrupção, e sim fazer justiça em nome da lei. A única coisa que impede de verdade o filme não ser uma obra-prima é o fato de não explorar bem as personagens. O roteiro inteligente de David Mamet mostra muito bem as personagens que estamos lidando no filme: desde o agente Eliot Ness (Kevin Costner) com ideais de justiça; o reformado policial Jim Malone (Sean Connery) o mais justo, o mais inteligente, o mais engraçado, o mais velho policial de Chicago; o agente Wallace (Charles Martin Smith) o nerd e bondoso do grupo; o agente Giuseppe Petri (Andy Garcia) o temperamental mas leal e melhor atirador do grupo (e o melhor parceiro que alguem pode ter). Mas o que falta entre eles é mais momentos de dialogos, até falta mostrar mais de Al Capone, focando mais atenção na missão de encontrar provas contra o mafioso. Mas nada está perdido, graças a magnifica direção de De Palma. Fazendo cenas espetaculares e super tensas incluindo a clássica cena da escadaria (uma das mais tensas cenas já feitas no cinema). Tudo junto com mais uma soberba trilha-sonora do mestre Ernio Morricone. Um filme que como disse antes é sensacional. E em minha opinião não se torna uma obra-prima por causa da reclamação que fiz. Mas nem por um minuto esse clássico chega a ser mal graças a um roteiro inteligente; espetacular direção; brilhantes performances de De Niro e Connery.
Esse filme foi a causa da morte de Leone. Após 5 anos de filmagem e o grande sucesso que teve na Itália, quando o filme tava indo para os Estados Unidos foi fortemente cortado diminuindo a duração do filme, e com isso muito do conteúdo. Assim sendo, o filme teve criticas super negativas e Leone com o elenco menosprezado. Depois disso o mestre do cinema ficou em depressão e alguns as depois morreu, triste com o fracasso de sua obra-prima.
O roterista desse filme (David Ayer) é super inteligente. Ele agarrou no cliché de "body-cop" (parceiro policial) e o "bromance" (forte amizade e amor entre parceiros), que sempre foram explorados comicamente em filmes como: "A Hora do Rush"; "Arma mortifera"; "48 horas"; e até um pouco sério em "Point Break. E o colocou estremamente sério e realista nessa relação contraditória entre Jake (Ethan Hawke) e o detetive corrupto Alonzo (Denzel Washington). Do inicio ao fim, com um roteiro muito inteligente e bem escrito, Ayer explora nessa contraditória parceria a mente e o sistema de policiais corruptos. Tudo em um só dia na vida do pobre novato enfrentando o corrupto mais foda já posto em filme (com uma performance Perfeita de Denzel Washington. A sequencia mesmo sendo eletrizante, ficou a desejar, mas o final é épico. Roteiro excelente; ótima direção de Faqua; performances fenomenais de Ethan Hawnke e Denzel Washington. O filme de bromance mais violento e sério que voces terão o prazer de assistir nas suas vidas!
Esse filme não só pode ser o definitivo filme de máfia, mas tambem uma das mais grandiosas obras-primas que Leone já deu ao cinema (perdendo apenas para "Três homens em conflito"). Leone com o seu infinito gênio pegou o que era de bom em "O Poderoso Chefão" e "Goodfellas" (os melhores filmes de máfia) e construiu essa fantástica história usando a mesma narrativa que "Cidadão Kane".
Isto é: -Do "Poderoso Chefão" é o tom dramático na vida mafiosa desde a infancia à idade adulta. Sempre levantando conceitos de honra e familia, e criticando constantemente a América. -De "GoodFellas" é aquele senso de parceria e amizade entre o grupo. Não sendo exatamente uma máfia, e sim uma irmandade de irmãos. Cheia de amor e fraternidade, mas mais tarde traição.
E ai entra a narrativa de "Cidadão Kane", pois o filme não segue uma linha cronológica. A história começa com o David Noodles (Robert De Niro) voltando a Nova Iorque após anos sofrendo dos pecados passados, para tentar descobrir a origem da carta de um politico que está sofrendo de ameaças da máfia. E ao longo da história a narrativa avança de trás para frente mostrando momentos importantes na vida de David e tudo o que liderou a este momento.
Esse filme não é fácil. Leone nessa história fantástica a encheu de metáforas e perguntas, que podem ter muitas respostas diferentes (principalmente a cena final) fazendo um belo quebra-cabeças mas todas as peças estão nesta obra-prima totalmente obrigatória a qualquer cinéfilo!
Usuarios do Filmow.......amantes de cinema........amigos! Se vcs querem ver a verdadeira obra-prima de Ridley Scott vão comprar o Blu-ray e vejam a versão extendida. Juro, essa versão são 3 horas são de pura excelencia. Temos mais e excelentes dialogos entre as personagens conseguindo colocar os vários fatos históricos do Império-Romano junto com uma bela ficção histórica. E quando as cenas de ação aparecem são muito mais arrepiantes e épicas. Por favor gente, eu sei que coisas boas custam caro, mas essa vale a pena!
Depois de "Gone Baby Gone", Affleck voltou a provar que é um diretor-roterista competente. Em "The Town(Atração perigosa)" Affleck filma em sua cidade natal Boston no bairro em que cresceu "Charlestown" conseguindo demonstrar a vida pesada e cruel dos que lá vivem, e o que o destino os aguarda na vida do crime.
Pela sinopse, é claramente óbvio a história cliche que se irá seguir. Mas a forma que Affleck consegue monta-la com um roteiro super inteligente. Dando humor e romance a história dramática e violenta. Os dialogos são simples conversas entre as personagens que através deles conseguimo ver os seres humanos com seus problemas, cada um com performances soberbas (principalmente Jeremy Renne e o próprio Affleck). E a direção nem se comenta, simplesmente excelente do inicio ao fim. Affleck aqui parece dirigir o filme com uma mistura de Michael Mann e Martin Scorsese, não que seja melhor que esses dois mestres mas usa o mesmo estilo de mostrar vários pontos da cidade e capturando a realidade de Boston, com aqueles sotaques Italo-americano cheio de palavrões. Junto com tiroteios e cenas de ação violentas de cortar a respiração.
Mas um conselho, se querem ver o verdadeiro filme excelente vejam a versão do diretor (disponivel em Blu-ray). Nessa versão o roteiro é dez vezes melhor mostrando as pontas soltas da versão original. E não apressa a história mostrando direitinho cada uma das personagens. E em minha opinião (já vi "Argo") esse é o melhor filme de Affleck até o momento. Mostrando seu extremo talento com um futuro muito promissor frente!
Um filme que hoje em dia (que nem "Cidadão Kane") é alvo de criticas atrás de criticas devido a ser curto ou meloso ou muito simplório, comparando a filmes de hoje. Pessoas deviam parar com isso e ver o quanto impressionante esse clássico infinito é. Parem de comparar a filmes de hoje, pois esse com feitos tão simples marcou a história cinematográfica para sempre. Retratar um acontecimento da Segunda Guerra mundial com um roteiro estiloso, cheio de humor e por vários momentos dialogando sobre as consequencias da guerra, junto com as mais lindas declarações de amor já feitas. Com um cinematografia belissima em cada cena que passa, desde as emocionantes às de pura tensão (juntas na fenomenal última cena do filme). Um clássico obrigatório a qualquer amante de cinema. Claro, tem seus probleminhas mas qual filme que não tem?! Mas para a época em que foi feita, retratar a guerra de uma maneira cheia de humor com cenas de pura tensão, junto com uma bela história romantica. Tudo empacotado com um excelente roteiro e bela direção "Casablanca" viverá para sempre!
Tantos filmes familiares hoje são extremamente chatos; irritantes e quase sempre a mesma coisa: um garoto(a) que sofre bullying e ninguém na família acredita nele; ou o garoto(a) que quer se enturmar com os populares e iventa mentiras esquecendo seus amigos mas no final aprende a lição; ou alguma coisa relacionada com cães e bandidos extremamente estúpidos. Não é o caso dos "Goonies". Esse filme não é só para crianças se divertirem, adolescentes e adultos também vão morrer de rir e se emocionar do início ao fim. Os Goonies não são um bando de crianças estupidas q querem se enturmar com os populares. Cada um sabe que é esquisito e pouco se importam com com o que pensam deles, apenas com a amizade de cada um. E sua fantástica aventura é para ajudar seus pais e prevalecer a sua união. E os bandidos? Sim são estúpidos, mas não tem misericórdia e realmente assustadores-perigosos. E os meninos sempre gritam quando tão em perigo mas sua inteligência e parceria junto com um linguajar cheio de palavrões e safadeza não são de superestimar. Um filme para todas idades cheio de humor, aventura, terror e emoção. Que vai ensinar muito sobre o amor entre amigos e família nesse clássico inesquecível!
Essa obra-prima é mais do que um clássico do cinema. Esse filme foi o primeiro a ter grande bilheteria; que pessoas fizeram filas para ver; que atores e diretores começaram a receber fortunas. Esse filme literalmente redefiniu o cinema para sempre. Mas a história não é só de 3 homens caçando um tubarão faminto. Esse filme é pura tensão do inicio ao fim, não só graças a magnifica direção de Spielberg, mas tambem a assustadora e inesquecível trilha sonora do mestre John Williams. Mas consegue ser hilário e tocante em vários momentos graças a um excelente roteiro criando personagens realistas e inesquecíveis com a história avançando com performances fantásticas de Richard Dreyfus; Roy Scheider; e principalmente Robert Shaw! Desculpe tar repetindo "Esse filme" toda hora, mas se vc se considera um cinéfilo e ama filmes, ESSE FILME é estremamente obrigatório!!!
Todo mundo (até eu) na época pensava que o filme ia ser uma porcaria total, tinha tudo para dar errado: uma só localização; uma só personagem; 94 minutos de filme. Danny Boyle nos supreendeu com uma experiencia cinematografica fantástica. Sua direção é magnifica em todos os detalhes, nos fazendo se sentir dentro daquele buraco e a asfixiação do lugar. Incluindo um roteiro impecável mantendo uma boa linha de realismo entre as personagens (ou neste caso a personagem). Muitos dizem que o filme falha nos momentos de flashbacks e alucinações de Aaron (James Franco) exagerando muito o filme. Eu discordo, quando Boyle foca a direção nesses momentos é exatamente nos colocando na mente de Aaron. Quero dizer, quantas vezes quando não fazemos nada nós imaginamos situações e enchemos nossa mente de memórias. É isso que faz a personagem de Aaron tão relacionavel e humana (se bem que ela é real, o filme é inspirado em fatos reais), junto com uma performance fenomenal de James Franco. Um filme fantástico que todos deviam experienciar pelo menos uma vez na vida, com uma excelente direção; performance fenomenal do ator principal; um final (que mesmo sendo óbvio) é arrepiante e emocionante!
Esse filme é PURO-ENTRETENIMENTO no seu melhor. Ele não tenta ser algo exageradamete cómico e clíché ou exageradamente sério, graças a excelente direção de Kathryn Bigelow e o ótimo elenco consegue ser ambos! Ao mesmo tempo que é engraçado e por momentos estúpido, consegue ser sério e até tocante. Claro que não é um dos melhores filmes já feitos ou um show de estravaganza de tão perfeito que é. Mas é pura diversão do inicio ao fim com momentos hilários, e momentos tocantes e mesmo tensos com excelentes cenas de ação e boas performances!
Sabe aqueles filmes q mexem com a sua cabeça? Não é esse caso, essa obra - prima vai te aterrorizar mentalmente do início ao fim. Mas atenção, esse filme não é de terror, o terror vem da mente de Nina (Natalie Portman) e sua luta para encontrar o seu lado mal para interpretar o papel de seus sonhos.
Tudo isso vem através de um excelente com diálogos que vão mexer com sua cabeça e te fazer pensar muito sobre o nosso lado bom e mal q está dentro de cada um de nós e que lutamos contra cada um todosos dias. Não só o roteiro que é excelente mas também a bela e aterrorizante direção de Darren Aronofsky. Com o uso perfeito de efeitos visuais quando necessário e cenas perturbando, que enche o filme de metáforas sobre o que é ser um cisne negro. Tudo junto com uma performance fenomenal de Natalie Portman!
Não sei se é o melhor de Darren Aronofsky, mas dessa vez se superou com essa obra - prima inesquecível. Que vai fazer vc se aterrorizar, pensar, refletir e depois do final se encantar com a "perfeição"!
Ouvi muita gente dizendo que esse filme era o melhor Western já feito; que era o melhor de Leone; melhor que "Três homens em conflito".
Bem vou logo dizendo que é um baita filmaço! O roteiro de Leone é fantástico, inteligente e hilário sem nunca deixar pontas soltas na história e a excelente demonstração que Leone faz do início das linhas férreas e a enorme corrupção e morte que ela trouxe. Junto com uma bela e avançada direção.
O único problema do filme que o impede de chegar ou superar "Três homens em conflito" (q em minha humilde opinião é o melhor Western já feito) são as personagens. Não que nenhuma seja ruim: a personagem de Jill com uma soberba performance de Cláudia Cardilane, é a demonstração da força e relevância da mulher no velho-oeste?; Cheyene é hilário e mostra que nem todos os criminosos são maus; Frank (Henry Fonda) é um dos vilões mais inteligentes e filhos da puta que já foi posto em um filme; Harmonica é FODA! Mas o problema deles é a relevância de cada um na história que por momentos na história falha.
Mas não é por isso que vou tirar o mérito dessa obra-prima, mas na minha opinião não chega aos pés de "Três homens em conflito".
Colateral
3.6 613 Assista AgoraMichael Mann é conhecido por sempre fazer filmes policiais e thrillers. "Colateral" é um deles, mas não é só cheio de suspense e momentos de cortar a respiração como Michael Mann sempre colocou muito bem em seus filmes, e sim vai muito mais profundo do que isso.
Pode-se quase dizer que esse filme é "Dia de treinamento" de Michael Mann, só que invés de uma aula emocional e cheia de suspense sobre a corrupção policial, "Colateral" mostra a vida nortuna em seus mais sujos segredos. E qual é a melhor maneira de mostrar isso do que pelos olhos de um taxista, que vê tudo e mais alguma coisa durante seu trabalho. Um elemento que pode ter influencia de "Taxi Driver", mas ou invés de um ex-militar do Vietnã solitário, Max (Jamie Fox) é e tenta ser o melhor taxista possível (simpático, humorado, deixa o taxi limpo).
Mas é aí que entra a grande filosofia do filme. Quando Max conhece Vincet (Tom Cruise) que de repente muda totalmente a sua vida. Daí vem o titulo "Colateral" » mudanças mentais e de personalidade, ou no caso do filme, de vida. O sub-tema do filme, para além da história principal, é de como uma simples noite ou um simples momentos como conversas e atos pode mudar nossas vidas. Vemos isso tanto nos bem construidos dialogos do roteiro (que supreendentemente não foi escrito por Mann e sim por Stuart Bettie que mais tarde ia escrever o bom "Australia" e o nojento "G.I. Joe"), e de outra fantástica direção de Mann nos colocando dentro daquele taxi e andar pela assustadora Los Angeles noturna.
Onde o filme falha (em minha opinião) é quando desfocam atenção da amizade contraditória de Max e Vincent e focam na investigação policial da personagem de Mark Ruffalo, tirando um pouco do conceito e aquela vibração de suspense da história. Mas acho que não posso reclamar, essa parte da história é onde foca exatamente as consequecias dos atos de Vincent, montando a história muito bem, liderando a um dos momentos mais fod# do filme.
Outro ponto bem positivo do filme é como as personagens são muito bem construidas. Graças às fantasticas performanes de todos no elenco, principalmente Jamie Fox e Tom Cruise (óbvio). O incrivel desses dois é o quão bom ambos colocam o que um sente pelo outro com apenas expressões em uma excelente quimica contraditória. Numa hora Max esta feliz com a vida e esperançoso, com planos para o futuro. E quando conhece o cruel Vincent, ele tem que lutar por sua vida e fazer escolhas que nunca pensou em fazer, mas ao mesmo tempo vê e pensa muito sobre a sua vida.
Pode não ser o melhor filme de Michael Mann, mas ele nos presenteou com outro magnifico thriller que não no dá suspense e momentos arrepiantes na história, e sim momentos bem refletivos sobre nossas vidas e nossas escolhas. Um filme que te vai entreter e te fazer pensar por dias.
Poder Sem Limites
3.4 1,7K Assista AgoraFilmes de "videos achados" nunca foram muito bons ou supreendentes para mim. Gostei de "Cloverfield" mas tinha muito cliché e a irritante frase: "as pessoa precisam ver isso". Quem pensaria isso no meio da merda toda??? Ok, "Rec" (o primeiro) e "Atividade paranormal" (o primeiro) são exceções, ambos ótimos. E agora "Poder sem limites", quando foi anunciado não me interessei muito, e olha, me deixou boquiaberto.
"Poder sem limites" não é só o meu favorito do genero, mas tambem pode ser o melhor. Primeiro, porque não é nenhuma tragédia ou um filme de terror paranormal (se bem que pode ser ambos misturado), a história é simples, três adolescentes como qualquer outro descobrem um tunel esquisito e lá dentro como alguma forma de radiação eles recebem poderes, simples assim. A realidade das personagens e da situação é muito bem posta graças a ótima direção de Josh Trank. A vários cortes nas situações, mas funciona muito bem, quero dizer, ninguem deixa a camera ligada toda a hora. Mas é ai que entra a ótima direção, pois não foca em uma só camera, e sim em várias.
Mas nada fica confuso, pois o filme supreende com um ótimo e inteligente roteiro do novato Max Ladis. Construindo muito bem as personagens, que parecem adolescentes normais como qualquer outro, e assim bastante relacionaveis. E a narrativa entrega conversas super realistas. Nós podemos ver qualquer adolescente ter esses tipos de conversa, cheio de palavrões e piadas, dando momentos hilários ao filme, e por momentos até emocionantes. E em relação a situação dos poderes, eu "acho" que qualquer adolescente faria o que eles fazem no filme, testando seus poderes ao limite e fazendo sacanegem com outras pessoas.
O filme é bem escrito, dirigido, com excelentes performances do jovem elenco principalmente Dane DeHaan. A história muito bem construida tanto em niveis técnicos como emocionalmente, liderando ao intenso e boquiaberto último climax. Fazendo assim de Chronicle não só (talvez) o melhor do genero como tambem uma inesquecível experiencia.
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista AgoraO que se pode ganhar com um elenco fantástico e uma história que se passa num manicómio? Talvez uma das melhores obras-primas já feitas no cinema que alguem podera presenciar, como aconteceu comigo.
Nenhum filme é perfeito (exceto "O Poderoso Chefão"), mas se esse filme tem falhas são completamente invisiveis. O filme não só marcou o cinema por ter ganho Oscares, e sim pela sua bela história. Esse filme foi o primeiro a mostrar e criticar de verdade o tratamento de pacientes em manicomios de uma forma realista e em vários momentos cruel e pertubante. Mas esse não é um filme pertubador e triste, graças ao excelente roteiro de Lawrence Hauben e Bo Goldman temos momentos verdadeiramente hilários e inteligentes. Os dialogos passam voando em simples conversas muito refletivas, muitos cheios de humor, mas outros serverm como uma enorme critica e reflexão da sociedade da época do filme e até de hoje.
O intenso combate entre McMurphy (Jack Nicholson) e a enfermeira chefe Ratched(Louise Fletcher) é uma grande prova disso. McMurphy do inicio apenas foi para esse manicomio para não ser preso, "fingindo" ter problemas mentais. Mas com o passar do tempo ele vê a grande opressão e restrições que os pacientes sofrem graças a Ratched. Isso é muito visto nas cenas entre McMurphy e Ratched, onde ele vê a grande pressão que ela faz com os pacientes causando uma enorme rivalidade e preconceito entre os pacientes. Isso pode ser quase visto como a cruel opressão governamental com o povo causando conflitos raciais e pessoais. McMurphy é quase um anjo vindo em terra para os pacientes dando esperança de felicidade e até liberdade para os pobres pacientes.
Os pacientes são outro grande ponto moral posto no filme que criticam a sociedade e os manicomios. Alguns deles estão ali por vontade própria, o motivo disso aparece em vários momentos, sempre relacionados com seus "problemas mentais". Isso pode ser visto como uma fuga da sociedade opressora e julgadora de seus problemas. Onde tentam achar abrigo onde sua loucura pode ser aceita, mas por muitas vezes acaba por aumentar. Um grande exemplo disso é o inesperado e emocionante final.
O elenco todo merece Oscare, cada um simplesmente fantástico. Falar de Jack Nicholson a esse ponto é ridiculo, todo mundo sabe o ator FOD# que ele é, principalmente aqui em talvez sua melhor performance desde "O Iluminado". Louise Fletcher pode ser considerada uma das melhores "vilãs" do cinema, graças a seus olhares opressores e vazios, com um penteado que parece os cornos do coisa ruim. Cada um dos inesqueciveis pacientes tambem brilham: Danny DeVito como o inocente e pertubado Martini (talvez minha personagem favorita do filme depois do Chefe); a fantática extreia Christopher Lloyd com sua memoravel e expressiva performance como o temperamental Taber; e a enigmática performance de Will Sampson como o indio Chief Bromden, a alma do filme.
Um clássico que graças a um roteiro impecável, ótima direção e elenco merecedor de Oscar. Vai te fazer morrer de rir, refletir, e no final chorar rios e se encantar com uma experiencia fantástica que alguem terá em um filme, principalmente nessa obra-prima.
Cassino
4.2 649 Assista AgoraEsse filme pode ser quase considerado um "Os Bons Companheiros 2". Ou invés de uma aula detalhada de como ser um máfioso que Scorsese deu brilhantemente em "Os Bons Companheiros", aqui temos uma demonstração humorada e violenta sobre os sistemas de cassinos em Las Vegas. Seguido com aquela humorada e apressada narrativa com outro roteiro impecável escrito pelo próprio Scorsese, sem nunca ficar chata ou confusa, basta apenas prestarmos atenção para ver o grande brilhantismo.
Em certos momentos, a aula do sistema de casino dá uma enorme pausa para focar atenção na história amorosa entre o gerente do Cassino "Ace" Rosthein (De Niro) e Ginger Mckenna (Sharon Stone), que por momentos parece até exagerado. Uma coisa que não acontecia em "Bons Companheiros" conseguindo misturar muito bem a aula de máfia com a história principal.
Mas essa reclamação minha pode até ser um pouco pessoal. Sem querer tirar o genio de Scorsese, tanto no roteiro como na direção e fotografia que como sempre são belissimas. E graças a isso as 3 longas horas passam voando graças a uma ótima edição de tempo, e tambem pelas excelentes performances de todo o enorme elenco desde James Woods a Sharon Stonne. E outra brilhante parceria e quimica entre De Niro e Pesci.
Pode não ser um dos melhores de Scorsese, mas mais uma vez ele mostra seu brilhantismo tanto na magnifica direção e no impecável roteiro. Fazendo outro excelente trabalho com seu elenco nesse inesquecível épico.
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraFinalmente consegui rever o filme hoje em casa em blu-ray. E devo mudar minha opinião sobre o filme, mas não para a pior. Eu ainda amo o filme, e o revendo hoje vejo seu enorme potencial tanto na história e seus elementos.
Vamos adimitir, nunca foi fácil fazer um filme do super-homem. Tem tantas mitologias e elementos que foram criados em cima da história e de suas origens, muitas delas religiosas. Nolan e Goyer sabiam disso e conseguiram escrever uma história que abordou todos esses temas e elementos brilhantemente. O roteiro do filme é a prova disso, sempre abordando ao longo do filme esses elementos nos dialogos entre as personagens e tambem em várias das enormes e belas cenas graças a excepcional direção do nerd Snyder.
Ao mesmo tempo que abordam os temas de uma forma brilhante na narrativa, Goyer e Nolan usam quase os mesmos elementos que usaram na trilogia do cavaleiro das trevas. O simbolismo de esperança que no caso do Batman era o mocergo, e aqui é o "S" no fato de Clark ou Kal-El. Claro que na trilogia isso era muito melhor demonstrado com o Batman, mas por acaso aqui funciona tambem, principalmente junto com os elementos religiosos em volta da história que funciona muito bem.
Outro elemento é a humanização da personagem, colocando não um super-herói voando e salvando pessoas. E sim um homem de outro planeta que cresceu na terra como um ser humano, descobrindo seus enormes poderes. E suas consequencias no nosso mundo atual. Tendo uma direção mais séria e dramática, que tambem foi o caso de Nolan em sua trilogia, mas que sempre achava espaço para um bom toque de humor.
Mas tambem consegue prestar uma certa homenajem ao clássico de Richard Donner com os elementos de ficção-cientifica e um bom nivel de entretenimento (e bota entretenimento nisso).
As personagens tambem muito bem construidas, mas uma vez um elemento da trilogia de Batman, e até dos dois primeiros "Homem Aranha". Conseguindo colocar todas as personagens dos quadrinhos e suas caracteristicas muito bem montadas na história, todos com ótimas performances (principalmente Kevin Costner e Russel Crowe). A única que em minha opinião é Clark Kent, mesmo Henry Cavill ter uma ótima performance, a personagem é muito séria. O super-homem nunca foi sério, sempre foi uma personagem carismática, e aqui não muito.
O maior problema do filme, que de verdade o impede de ser até melhor que a trilogia de Nolan, é o roteiro. Mesmo abordando os vários temas brilhantemente, Goyer tende a apressar a narrativa com uma certa falta de coesão e aprofundamento. Claro, que esse problema é devido o limite de tempo que o filme teve. E tambem Snyder tar um pouco de fora de sua zona e ter saido do fracasso que foi "Sucker Punch".
Mesmo com uns problemas irritantes no roteiro, a história de Nolan e Goyer funcionam muito bem no final junto com os elementos e mitologias que foram criadas ao redor do herói ao longo dos anos de uma forma brilhante. E Snyder com uma fantástica direção visual dando cenas gigantescas desde porradarias FOD#S a uma inesquecível cena de voo. Junto com outra trilha sonora controladora de batimento de coração de Hans Zimmer. Tudo isso faz de "Homem de Aço" um dos melhores filmes de super-heróis já feitos mas tambem um começo de outro poderoso franchise.
Aliens: O Resgate
4.0 809 Assista AgoraComparar "Alien" com "Aliens", não é só chato e cliché, mas tambem é uma pergunta dificil. Ambos são MUITO diferentes um do outro, com diferentes diretores e roteristas, até diferentes generos, mas com a mesma excelencia. Depois do sucesso de bilheteria e critica de "Alien" claro que o estúdio iria querer uma sequela. Ridley Scott recusou pq tinha Blade Runner pra fazer, então o trabalho ficou em espera por 6 anos, até que o diretor novato James Cameron decidiu aparecer e oferecer seus serviços tanto na direção quanto no roteiro.
Cameron só tinha em seu currículo a MERDA de "Piranha 2" e o MAGNIFICO "Exterminador do futuro". E com "Aliens" provou seu imenso talento perante o cinema. Cameron ao mesmo tempo que consegue ser leal aos eventos do primeiro filme em todos os detalhes. Consegue mudar o tom sombrio e quase poético que Scott e o roterista O'Bannon usaram para montar a obra-prima que foi "Alien".
Com um roteiro muito bem escrito e elaborado, Cameron dá ao filme um bom toque de humor sem nunca estragar a história, usando uma linguagem realistica nas novas e inesquecíveis personagens. O humor é um alvo de muitas criticas ao filme, mas com ele Cameron quer tentar fazer o que o cinema sempre fez, entreter o público e nos relacionar com as novas personagens, principalmente a de Ripley (com uma fantastica performance de Sigourney Weaver).
Mas como eu disse antes, Cameron se mantem leal ao antecessor dando ao filme momentos mesmo sombrios e sustos de fazer pular da cadeira, graças a sua excelente direção. E supreende, dando cenas de ação fod#s ao filme, aumentando assim a tenção e nossa preocupação com as personagens muito bem construidas, e evoluidas no caso de Ripley.
Uma sequela que em minha opinião não supera, mas consegue manter o excelente nivel do antecessor. Tudo graças ao excelente roteiro e direçã de Cameron, que consegue ao mesmo tempo nos dar sustos arrepiantes como no 1º filme, consegue nos entreter e até um certo ponto nos emocionar graças a fantástica performance de Sigourney Weaver. Tudo isso faz de Aliens um clássico inesquecível.
Homem-Aranha
3.7 1,3K Assista AgoraA Marvel deve muito a Bryan Singer com o seu X-men que abriu as portas para as sagas de super-heróis secundárias (ou melhor falando, da Marvel). Claro, abriu caminho para "O Demolidor", "Elektra" e o "Hulk" do Ang Lee (porcarias desnecessárias). Mas tambem abriu caminho para X-Men 2 e Blade 1 e 2 (ótimos filmes), e claro, o "Homem Aranha" de Sam Raimi.
O roterista David Koep junto com influencia de Raimi, mesmo não sendo leais aos quadrinos, eles conseguem trazer os vários elementos que Stan Lee usou para construir um dos melhores heróis do mundo. A narrativa por vários momentos se apresenta muito bem com dialogos muito bem escritos que montam muito bem a história. Fazendo o msmo que Singer fez em X-men levando a história para um tom mais realistico. (q tudo isso mais tarde influenciaria Nolan para a sua trilogia do Batman)
Os problemas irritantes do filme, são as limitações que Raimi teve na direção. Por vários momentos a narrativa se sente cortada quando o filme avança com os eventos e ações. Não tendo quase certo uma linha de raciocinio certa. Mas Raimi não desaponta em sua direção, com cenas de ação fantásticas e cenas inesquecíveis (o beijo na chuva é um clássico). Usando efeitos especias muito boms e até avançados para a época. Principalmente quando o nosso herói esta balançando pela cidade com uma trilha sonora épica (q até hj me dá arrepios). E até momentos bem assustadores (tambem né?! Raimi dirigiu a trilogia Evil Dead).
Um filme de super heróis que em minha opinão é obrigatório. Mesmo com os probleminhas irritantes (que Raimi concertou EXCELENTEMENTE no segundo filme), o filme supreende com um bom roteiro; bela e épica direção; excelentes performances de William Dafoe e Tobey Maguire. "Homem Aranha" é um clássico que ficara na memória.
Cloverfield: Monstro
3.2 1,4K Assista AgoraNão é o melhor do gênero de "vídeos achados", mas também não é o pior. O filme graças a muito boa direção de Matt Reeves consegue ter momentos mesmo tensos nos colocando na situação das personagens. A falta de explicação do aparecimento do monstro (que na verdade é explicado rapidamente no filme) é a maneira que o roteirista tenta nos colocar das personagens no meio de todo o caos.
O filme falha é colocar no filme o cliché de romance entre duas pessoas no meio do aparentemente fim do mundo (ou nesse caso Manhattan), coisa que já vimos diversas vezes em filmes anteriores. E o mais irritante, dizer que precisa documentar a M toda para outras pessoas verem (se bem que não exageram tanto nesse filme).
Em resumo, o filme é bom, assistível com pipoca, um final arrepiante. Mas nada que fique na memória.
Alien: O Oitavo Passageiro
4.1 1,3K Assista AgoraOutro filme que não só marcou a história do cinema, mas revolucionou o genero de ficção cientifica. Antes dele tinhamos "2001-Uma Ódisséia do Espaço" de Stanley Kubrick que deu uma extraordinária visão filosófica do espaço e da evolução. Ridley Scott junto com o roterista Dan O’Bannon dão uma visão quase poética e aterrorizante.
A história nunca por um minuto fica confusa ou enfadonha como muitos hoje a acusam. A narrativa segue simples e formal com suas personagens bem construídas do inicio ao fim. O'Bannon usa a mesma técnica que Spielberg usou em "Tubarão", fazer as personagens reais e relacionaveis, cada um com caracteristicas diferentes, aumentando assim a tensão quando eles estão sozinhos em uma cena e a criatura que ninguem vê está proxima.
A tal poesia que eu mencionei antes vem da forma bem inteligente que O'Bannon achou para mostrar o tipo de relação que eles nutrem com cada um. Através de simples olhares e feições, puxando performances soberbas de cada um no elenco.
A direção fabulosa de Scott tambem ajuda muito nisso, com um uso fantástico de uma bela cinematografia com luz e zooms nas personagens dando um terror arrepiante e sustos de fazer parar o coração.
E já agora, uma nota de curiosidade e aviso (com pequenos Spoilers). Ridley Scott disse numa entrevista que ele não estava satisfeito com a 1ª versão do filme, e não é a toa. Mesmo sendo um p#ta filmaço, deixa algumas pontas soltas, como por exemplo: Nunca mencionam ou mostram o que aconteceu com o capitão Dallas (Tom Skerritt), quando ele foi pego pelo Alien, os outros quando encontraram a arma dele mencionam que não viram nenhum sangue ou rastros, e vai assim até o final. Na edição do diretor (disponivel em Blue-ray) não só resolve essa ponta solta com uma cena pertubante, mas tambem muda algumas cenas do filme sem cortar ou mudar a história e os elogios que já mencionei, e sim aprimora mais ainda essa obra-prima que Scott e O'Bannon nos deram e que viverá para sempre!
Scarface
4.4 1,8K Assista AgoraO próprio De Palma disse que sabia qual seria a reação do público e das criticas antes da extreia do filme. E foi como foi, muitos o insultaram e foi alvo de criticas negativas. "Scarface" é um daqueles clássicos menosprezados que apenas hoje as criticas e o público vê o seu enorme potencial.
Oliver Stone (que escreveu o roteiro) conseguiu fantasticamente mostrar a cruel realidade da época em que milhares de cubanos foram enterditados para os Estados Unidos, muitos deles criminosos. Um deles Antonio Montana (Al Pacino) um jovem com um passado criminoso nas suas costas, tentando viver o sonho americano e ter o mundo em suas mãos. E segue a maneira mais fácil, o mundo das drogas.Tudo o que aconteceu nesse filme aconteceu de verdade, desde a imigração cubana, e tambem a grande violencia da guerra das drogas.
O Tony, mesmo não sendo uma personagem real, é uma demonstração dos muitos cubanos que foram neste caminho. A única diferença, é que Tony é um dos criminosos mais fod#s já feitos no cinema. Não é só por falar "FUCK" 230 vezes e ser o maior BADASS na parte final do filme, mas por ser um criminoso com principios. Ele mostra isso graças ao excelente roteiro de Stone dando inesquecíveis falas e dialogos a Tony, onde sempre afirma que ele nunca mente, mesmo quando está mentindo ele diz a verdade. Ele nunca mentiu sobre ser um bandido, ele nunca matou alguem sem razão (
excepto o seu amigo Many perto do final por namorar a amada irmã de Tony
Em um momento do filme, (e a minha cena favorita) é quando Tony diz à pessoas do restaurante que a sociedade precisa de pessoas como ele para apontarem o dedo e se sentirem como as boas e inocentes pessoas, dando uma enorme critica a sociedade americana (talvez outro motivo das criticas na época).
Um filme que marcou não só o cinema, mas a história tornando-se um verdadeiro fenomeno. Desde um excelente roteiro que nos deu a inesquecível frase "SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND!!!", a uma monstruosa atuação de Al Pacino. E a incrivel forma que De Palma teve demonstrando a sociedade de uma época polêmica, de uma forma humorada e brutal, nesse inesquecível clássico!
Estrada para Perdição
3.9 399O único problema nesse filme são os dialogos que deveriam ter sido muito mais explorados. Tirando isso, diretor Sam Mendes fez um belo filme que nos ensina muito sobre as relações de pai e filho no mundo mafioso, e que ela é mais forte do que se imagina. Tudo com um bom toque de humor e drama, junto com excelente direção e cinematografia, com uma tenebrosa performance de Jude Law e PERFEITAS de Paul Newman e Tom Hanks.
Os Intocáveis
4.2 841 Assista AgoraDe Palma nesse seu sensacional filme da Máfia dá um toque bem diferente do que Copolla deu no "Poderoso Chefão". Ele torna tudo numa luta entre o bem e o mal, policiais justos vs mafiosos filhos da p#ta. E qual é a melhor maneira de mostrar isso com o mais maldoso mafioso americano Alfonso Capone (Al Capone) literalmente incorporado por Robert De Niro. E a grande luta dos poucos policias "intocaveis" pela corrupção, e sim fazer justiça em nome da lei.
A única coisa que impede de verdade o filme não ser uma obra-prima é o fato de não explorar bem as personagens. O roteiro inteligente de David Mamet mostra muito bem as personagens que estamos lidando no filme: desde o agente Eliot Ness (Kevin Costner) com ideais de justiça; o reformado policial Jim Malone (Sean Connery) o mais justo, o mais inteligente, o mais engraçado, o mais velho policial de Chicago; o agente Wallace (Charles Martin Smith) o nerd e bondoso do grupo; o agente Giuseppe Petri (Andy Garcia) o temperamental mas leal e melhor atirador do grupo (e o melhor parceiro que alguem pode ter). Mas o que falta entre eles é mais momentos de dialogos, até falta mostrar mais de Al Capone, focando mais atenção na missão de encontrar provas contra o mafioso.
Mas nada está perdido, graças a magnifica direção de De Palma. Fazendo cenas espetaculares e super tensas incluindo a clássica cena da escadaria (uma das mais tensas cenas já feitas no cinema). Tudo junto com mais uma soberba trilha-sonora do mestre Ernio Morricone.
Um filme que como disse antes é sensacional. E em minha opinião não se torna uma obra-prima por causa da reclamação que fiz. Mas nem por um minuto esse clássico chega a ser mal graças a um roteiro inteligente; espetacular direção; brilhantes performances de De Niro e Connery.
Era uma Vez na América
4.4 529 Assista AgoraEsse filme foi a causa da morte de Leone. Após 5 anos de filmagem e o grande sucesso que teve na Itália, quando o filme tava indo para os Estados Unidos foi fortemente cortado diminuindo a duração do filme, e com isso muito do conteúdo. Assim sendo, o filme teve criticas super negativas e Leone com o elenco menosprezado. Depois disso o mestre do cinema ficou em depressão e alguns as depois morreu, triste com o fracasso de sua obra-prima.
Dia de Treinamento
3.9 727 Assista AgoraO roterista desse filme (David Ayer) é super inteligente. Ele agarrou no cliché de "body-cop" (parceiro policial) e o "bromance" (forte amizade e amor entre parceiros), que sempre foram explorados comicamente em filmes como: "A Hora do Rush"; "Arma mortifera"; "48 horas"; e até um pouco sério em "Point Break. E o colocou estremamente sério e realista nessa relação contraditória entre Jake (Ethan Hawke) e o detetive corrupto Alonzo (Denzel Washington).
Do inicio ao fim, com um roteiro muito inteligente e bem escrito, Ayer explora nessa contraditória parceria a mente e o sistema de policiais corruptos. Tudo em um só dia na vida do pobre novato enfrentando o corrupto mais foda já posto em filme (com uma performance Perfeita de Denzel Washington.
A sequencia mesmo sendo eletrizante, ficou a desejar, mas o final é épico. Roteiro excelente; ótima direção de Faqua; performances fenomenais de Ethan Hawnke e Denzel Washington. O filme de bromance mais violento e sério que voces terão o prazer de assistir nas suas vidas!
Era uma Vez na América
4.4 529 Assista AgoraEsse filme não só pode ser o definitivo filme de máfia, mas tambem uma das mais grandiosas obras-primas que Leone já deu ao cinema (perdendo apenas para "Três homens em conflito"). Leone com o seu infinito gênio pegou o que era de bom em "O Poderoso Chefão" e "Goodfellas" (os melhores filmes de máfia) e construiu essa fantástica história usando a mesma narrativa que "Cidadão Kane".
Isto é: -Do "Poderoso Chefão" é o tom dramático na vida mafiosa desde a infancia à idade adulta. Sempre levantando conceitos de honra e familia, e criticando constantemente a América.
-De "GoodFellas" é aquele senso de parceria e amizade entre o grupo. Não sendo exatamente uma máfia, e sim uma irmandade de irmãos. Cheia de amor e fraternidade, mas mais tarde traição.
E ai entra a narrativa de "Cidadão Kane", pois o filme não segue uma linha cronológica. A história começa com o David Noodles (Robert De Niro) voltando a Nova Iorque após anos sofrendo dos pecados passados, para tentar descobrir a origem da carta de um politico que está sofrendo de ameaças da máfia. E ao longo da história a narrativa avança de trás para frente mostrando momentos importantes na vida de David e tudo o que liderou a este momento.
Esse filme não é fácil. Leone nessa história fantástica a encheu de metáforas e perguntas, que podem ter muitas respostas diferentes (principalmente a cena final) fazendo um belo quebra-cabeças mas todas as peças estão nesta obra-prima totalmente obrigatória a qualquer cinéfilo!
Gladiador
4.2 1,7K Assista AgoraUsuarios do Filmow.......amantes de cinema........amigos! Se vcs querem ver a verdadeira obra-prima de Ridley Scott vão comprar o Blu-ray e vejam a versão extendida.
Juro, essa versão são 3 horas são de pura excelencia. Temos mais e excelentes dialogos entre as personagens conseguindo colocar os vários fatos históricos do Império-Romano junto com uma bela ficção histórica. E quando as cenas de ação aparecem são muito mais arrepiantes e épicas.
Por favor gente, eu sei que coisas boas custam caro, mas essa vale a pena!
Atração Perigosa
3.6 688 Assista AgoraDepois de "Gone Baby Gone", Affleck voltou a provar que é um diretor-roterista competente. Em "The Town(Atração perigosa)" Affleck filma em sua cidade natal Boston no bairro em que cresceu "Charlestown" conseguindo demonstrar a vida pesada e cruel dos que lá vivem, e o que o destino os aguarda na vida do crime.
Pela sinopse, é claramente óbvio a história cliche que se irá seguir. Mas a forma que Affleck consegue monta-la com um roteiro super inteligente. Dando humor e romance a história dramática e violenta. Os dialogos são simples conversas entre as personagens que através deles conseguimo ver os seres humanos com seus problemas, cada um com performances soberbas (principalmente Jeremy Renne e o próprio Affleck).
E a direção nem se comenta, simplesmente excelente do inicio ao fim. Affleck aqui parece dirigir o filme com uma mistura de Michael Mann e Martin Scorsese, não que seja melhor que esses dois mestres mas usa o mesmo estilo de mostrar vários pontos da cidade e capturando a realidade de Boston, com aqueles sotaques Italo-americano cheio de palavrões. Junto com tiroteios e cenas de ação violentas de cortar a respiração.
Mas um conselho, se querem ver o verdadeiro filme excelente vejam a versão do diretor (disponivel em Blu-ray). Nessa versão o roteiro é dez vezes melhor mostrando as pontas soltas da versão original. E não apressa a história mostrando direitinho cada uma das personagens.
E em minha opinião (já vi "Argo") esse é o melhor filme de Affleck até o momento. Mostrando seu extremo talento com um futuro muito promissor frente!
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraUm filme que hoje em dia (que nem "Cidadão Kane") é alvo de criticas atrás de criticas devido a ser curto ou meloso ou muito simplório, comparando a filmes de hoje. Pessoas deviam parar com isso e ver o quanto impressionante esse clássico infinito é.
Parem de comparar a filmes de hoje, pois esse com feitos tão simples marcou a história cinematográfica para sempre.
Retratar um acontecimento da Segunda Guerra mundial com um roteiro estiloso, cheio de humor e por vários momentos dialogando sobre as consequencias da guerra, junto com as mais lindas declarações de amor já feitas. Com um cinematografia belissima em cada cena que passa, desde as emocionantes às de pura tensão (juntas na fenomenal última cena do filme).
Um clássico obrigatório a qualquer amante de cinema. Claro, tem seus probleminhas mas qual filme que não tem?! Mas para a época em que foi feita, retratar a guerra de uma maneira cheia de humor com cenas de pura tensão, junto com uma bela história romantica. Tudo empacotado com um excelente roteiro e bela direção "Casablanca" viverá para sempre!
Os Goonies
4.1 1,3K Assista AgoraTantos filmes familiares hoje são extremamente chatos; irritantes e quase sempre a mesma coisa: um garoto(a) que sofre bullying e ninguém na família acredita nele; ou o garoto(a) que quer se enturmar com os populares e iventa mentiras esquecendo seus amigos mas no final aprende a lição; ou alguma coisa relacionada com cães e bandidos extremamente estúpidos. Não é o caso dos "Goonies".
Esse filme não é só para crianças se divertirem, adolescentes e adultos também vão morrer de rir e se emocionar do início ao fim. Os Goonies não são um bando de crianças estupidas q querem se enturmar com os populares. Cada um sabe que é esquisito e pouco se importam com com o que pensam deles, apenas com a amizade de cada um. E sua fantástica aventura é para ajudar seus pais e prevalecer a sua união.
E os bandidos? Sim são estúpidos, mas não tem misericórdia e realmente assustadores-perigosos. E os meninos sempre gritam quando tão em perigo mas sua inteligência e parceria junto com um linguajar cheio de palavrões e safadeza não são de superestimar.
Um filme para todas idades cheio de humor, aventura, terror e emoção. Que vai ensinar muito sobre o amor entre amigos e família nesse clássico inesquecível!
Tubarão
3.7 1,2K Assista AgoraEssa obra-prima é mais do que um clássico do cinema. Esse filme foi o primeiro a ter grande bilheteria; que pessoas fizeram filas para ver; que atores e diretores começaram a receber fortunas. Esse filme literalmente redefiniu o cinema para sempre.
Mas a história não é só de 3 homens caçando um tubarão faminto. Esse filme é pura tensão do inicio ao fim, não só graças a magnifica direção de Spielberg, mas tambem a assustadora e inesquecível trilha sonora do mestre John Williams. Mas consegue ser hilário e tocante em vários momentos graças a um excelente roteiro criando personagens realistas e inesquecíveis com a história avançando com performances fantásticas de Richard Dreyfus; Roy Scheider; e principalmente Robert Shaw!
Desculpe tar repetindo "Esse filme" toda hora, mas se vc se considera um cinéfilo e ama filmes, ESSE FILME é estremamente obrigatório!!!
127 Horas
3.8 3,1K Assista AgoraTodo mundo (até eu) na época pensava que o filme ia ser uma porcaria total, tinha tudo para dar errado: uma só localização; uma só personagem; 94 minutos de filme. Danny Boyle nos supreendeu com uma experiencia cinematografica fantástica. Sua direção é magnifica em todos os detalhes, nos fazendo se sentir dentro daquele buraco e a asfixiação do lugar. Incluindo um roteiro impecável mantendo uma boa linha de realismo entre as personagens (ou neste caso a personagem).
Muitos dizem que o filme falha nos momentos de flashbacks e alucinações de Aaron (James Franco) exagerando muito o filme. Eu discordo, quando Boyle foca a direção nesses momentos é exatamente nos colocando na mente de Aaron. Quero dizer, quantas vezes quando não fazemos nada nós imaginamos situações e enchemos nossa mente de memórias. É isso que faz a personagem de Aaron tão relacionavel e humana (se bem que ela é real, o filme é inspirado em fatos reais), junto com uma performance fenomenal de James Franco.
Um filme fantástico que todos deviam experienciar pelo menos uma vez na vida, com uma excelente direção; performance fenomenal do ator principal; um final (que mesmo sendo óbvio) é arrepiante e emocionante!
Caçadores de Emoção
3.7 470 Assista AgoraEsse filme é PURO-ENTRETENIMENTO no seu melhor. Ele não tenta ser algo exageradamete cómico e clíché ou exageradamente sério, graças a excelente direção de Kathryn Bigelow e o ótimo elenco consegue ser ambos! Ao mesmo tempo que é engraçado e por momentos estúpido, consegue ser sério e até tocante. Claro que não é um dos melhores filmes já feitos ou um show de estravaganza de tão perfeito que é. Mas é pura diversão do inicio ao fim com momentos hilários, e momentos tocantes e mesmo tensos com excelentes cenas de ação e boas performances!
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista AgoraSabe aqueles filmes q mexem com a sua cabeça? Não é esse caso, essa obra - prima vai te aterrorizar mentalmente do início ao fim. Mas atenção, esse filme não é de terror, o terror vem da mente de Nina (Natalie Portman) e sua luta para encontrar o seu lado mal para interpretar o papel de seus sonhos.
Tudo isso vem através de um excelente com diálogos que vão mexer com sua cabeça e te fazer pensar muito sobre o nosso lado bom e mal q está dentro de cada um de nós e que lutamos contra cada um todosos dias. Não só o roteiro que é excelente mas também a bela e aterrorizante direção de Darren Aronofsky. Com o uso perfeito de efeitos visuais quando necessário e cenas perturbando, que enche o filme de metáforas sobre o que é ser um cisne negro. Tudo junto com uma performance fenomenal de Natalie Portman!
Não sei se é o melhor de Darren Aronofsky, mas dessa vez se superou com essa obra - prima inesquecível. Que vai fazer vc se aterrorizar, pensar, refletir e depois do final se encantar com a "perfeição"!
Era uma Vez no Oeste
4.4 729 Assista AgoraOuvi muita gente dizendo que esse filme era o melhor Western já feito; que era o melhor de Leone; melhor que "Três homens em conflito".
Bem vou logo dizendo que é um baita filmaço! O roteiro de Leone é fantástico, inteligente e hilário sem nunca deixar pontas soltas na história e a excelente demonstração que Leone faz do início das linhas férreas e a enorme corrupção e morte que ela trouxe. Junto com uma bela e avançada direção.
O único problema do filme que o impede de chegar ou superar "Três homens em conflito" (q em minha humilde opinião é o melhor Western já feito) são as personagens. Não que nenhuma seja ruim: a personagem de Jill com uma soberba performance de Cláudia Cardilane, é a demonstração da força e relevância da mulher no velho-oeste?; Cheyene é hilário e mostra que nem todos os criminosos são maus; Frank (Henry Fonda) é um dos vilões mais inteligentes e filhos da puta que já foi posto em um filme; Harmonica é FODA!
Mas o problema deles é a relevância de cada um na história que por momentos na história falha.
Mas não é por isso que vou tirar o mérito dessa obra-prima, mas na minha opinião não chega aos pés de "Três homens em conflito".