Tem uma atmosfera leve, personagens relativamente desenvolvidos (embora um tanto estereotipados) e um enredo interessante. Não é um filme incrível, mas é um filme razoavelmente bom.
Olha, eu raramente dou nota baixa a filmes, porque ainda que eu não tenha gostado de algo, consigo relevar e apreciar o restante, seja o que for. Mas no caso desse filme, os personagens são tão artificiais (em todos os sentidos possíveis) e o enredo é tão raso que eu fiquei legitimamente incomodado, e sequer consegui assistir até a metade. Ruim demais.
Sinto que comentário algum que eu poderia escrever jamais faria jus ao filme. Esse filme é um tiro. A atuação, o texto, as críticas à vida e às instituições... Tudo. Simplesmente um tiro.
Sou um grande fã da saga (embora fosse mais, antigamente), e de todos os filmes este é o que menos gosto, pois é muito parado; nada acontece. E não falo nem em termos de cenas de ação, das quais não gosto muito; falo mais no quesito "desenvolvimento de história", que parece se arrasta nesse filme.
Anime mais bem desenhado que eu já vi na vida — o que é particularmente surpreendente se formos pensar no ano em que foi feito. Os diálogos são densos e filosóficos. Só não dou uma nota mais alta porque sinto que não entendi muito bem; a impressão (o que sei ser só uma primeira impressão) que tive foi a de um final inconclusivo.
Eu amava esse filme quando era criança. Hoje fui reassistir e entendi por quê. Apesar de o humor ser bastante bobinho e os personagens não muito lúcidos, as mensagens que o filme passa, as questões que ele toca — tudo isso faz vibrar algo muito profundo dentro de mim. Os temas que abordam a construção pessoal de uma família (da família que a gente constrói pra si), a expectativa de si no futuro, a confiança no próprio trabalho. Tudo isso é muito tocante, e a trilha sonora só melhora tudo. Os gráficos excelentes de luz, sombra, reflexo e textura também ajudam a construir uma atmosfera muito linda.
Eu havia assistido esse filme uma vez só, e há muitos anos atrás. O que ficou marcado na memória foi a fotografia incrível e a sutileza da felicidade dos personagens, mas tinha me esquecido completamente da coisa mais importante: de como a matéria-prima do filme é a idiossincrasia de cada uma das pessoas únicas e complexas que ele mostra. A própria Amélie se revela extremamente vulnerável, e as conversas que ela tem com o senhor de "ossos de vidro" são cheias de mensagens psicologicamente valiosas a todos nós.
"Sabe, a sorte é como o Tour de France. Esperamos tanto, e passa tão rápido. Quando chega a hora precisa saltar sem hesitar.”
Não conseguir assistir mais que 10 minutos. Extremamente forçado. Eles são youtubers, não atores, ora porra! Eu esperava que fossem papeis mais espontâneos e pessoais, não personagens de um roteiro piadista ruim.
Filme muito bom no que se propõe. Aborda temas da psicologia de uma forma bastante perturbadora. Se o filme foi "doentio", como apontaram nos outros comentários, é porque é justamente essa a ideia.
Preciso ver de novo para entender efetivamente. Só me liguei que o filme todo era uma metáfora após ter ido buscar explicações. Sinto que a nota dele vai aumentar drasticamente se eu assistir pela segunda vez.
Ficção científica com realismo fantástico transvestidos de comédia romântica. Muito bom: quebrou minhas expectativas (o plot-twist realmente é um plot-twist) e algumas cenas são particularmente reflexivas e mind-blowing.
Só achei que poderia ter ficado melhor se tivessem desenvolvido pontos que não foram desenvolvidos, como essas questões filosóficas que acabaram ficando um pouco escondidas numa fotografia, atuação e trilha sonora mais próximas a uma comédia romântica.
Não sei, o tom do filme não me agradou tanto. Mas a ideia é ótima. Dá para tirar muita pira psicológica em cima dele.
Para mim, a parte mais foda foi quando, na cozinha, tomando vinho, a Sophie-clone dá um "tapa na cara" da Sophie-original ao perguntar com qual das situações ela se preocupava mais.
Estou sem palavras. "O silêncio antecede a verdade."
Eu poderia falar sobre a fotografia, que é simplesmente linda; poderia falar sobre a atuação; poderia falar sobre Radiohead na trilha sonora; mas há coisas muito mais importantes a serem ditas.
Esse filme me devastou em tantos momentos. E o fim, então... Nada poderia me preparar para aquilo.
Até 2/3 do filme: 4 estrelas. No último 1/3, 2 estrelas (sendo generoso).
Quando vi na abertura o nome "M. Night Shyamalan" na direção, eu imaginei — com todas as minhas esperanças positivas — que não fosse o Shyamalan que eu estava pensando. Mas era. Esse é o diretor da tragédia que foi a adaptação para o cinema de "Avatar, a lenda de Aang" (um dos melhores desenhos já feitos, vigorosa e vergonhosamente estragado).
Me disseram que era exagerado, mas como vi o trailer e gostei — e como me senti atraído pelo tema —, ignorei este aviso. Mesmo porque pensei que era um leve exagero, e que tinha a ver com a forma como tratam o Transtorno de Múltiplas Personalidades. Me enganei. O Transtorno é retratado de uma forma razoavelmente boa e extremamente interessante, com uma atuação louvável do James ("Prof. Xavier jovem"). Estava tudo bem, até que...
O cara fica subitamente forte na cena do metrô. Achei estranho, mas até ok... Deu pra relevar. "Afinal, é um filme." Mas quando a psicóloga enfia uma FACA DE METAL na barriga dele e a faca se quebra como se fosse de plástico, foi o fim da picada. Para mim, o filme acabou aí. Minha amiga, que estava ao meu lado no cinema, me olhou rindo constrangida. Na cena em que ele anda no teto feito aranha possuída, um clichê clássico em filmes de terror, não consegui parar de rir. Daí pra frente ficou cada vez pior, mas eu já não esperava mais nada. A cena dos tiros nem me surpreendeu. Esse meu asco por este tipo de cena (da qual o último terço do filme é recheado) se explica pelo fato de o filme não se pretender fantasioso; pelo contrário: até certo ponto, parece ser bem verossímil, ainda que dramatizado, e isso dá a ele uma beleza especial. Mas de repente esfregam-nos na cara umas cenas completamente absurdas, sem pé nem cabeça, de "forçar a amizade" mesmo. Parece que todo o resto fica um tanto comprometido. A própria ideia de "a Besta está vindo" é, conforme noto agora, profundamente batida e nada criativa.
Tentando ver pelo lado positivo, pelo menos 2/3 do filme são ótimos e a fotografia é linda. Pelo lado realista: M. Night Shyamalan nunca mais.
Sensível e deliciosamente sagaz. Este filme é um ótimo exercício de estranhamento [antropológico] à nossa cultura ocidental, que, de tão naturalizada, acabamos não percebendo o quanto tem de doentia. Um tapa na cara que eu agradeci por ter levado.
Sensível, profundo, brilhante. Tanto o enredo quanto (e sobretudo) a atmosfera do filme, com aquela fotografia inexplicável.
Linguagem e tempo: dois dos meus temas preferidos na existência. Recomendo muito, apesar de achar que a maior parte da população não terá sensibilidade para compreender a proposta do filme.
Não dou 5 estrelas porque sinto que algo ainda faltou ao filme, embora eu não saiba o que exatamente. Diante do potencial que poderia ter, me parece incompleto. Mas é definitivamente um dos melhores filmes dos últimos anos.
Um filme de enorme sensibilidade. Sobre aceitação, figuras paternas, violência e repressão. Chiron represa seus próprios sentimentos dentro de si e vai fortalecendo o casulo emocional contra o mundo.
Só não dou cinco estrelas porque achei o fim um tanto inconclusivo, mas é um filme belíssimo.
Este talvez seja o filme de trama mais genérica que já vi até hoje. É ação/aventura em praticamente todas as cenas do filme, com um roteiro bem vago que não leva a lugar algum.
É um pouco (bastante) bobinho e quase não acrescenta em nada na nossa vida, mas é um filme bem feito.
A trilha sonora é incrível, os atores são maravilhosos (o Asa Butterfield sempre dá um show de atuação, e a Eva Green estava absolutamente apaixonante). A fotografia é I-M-P-E-C-Á-V-E-L. Os efeitos são legais e a proposta muito interessante, embora às vezes force um pouquinho a barra na verossimilhança.
Quer dizer... Olhos brancos? Sério? Artificial demais. Assim como o próprio vilão, muito batido e pouco elaborado. E a rivalidade em torno do ciúmes, bem como os romancinhos que existem ali: tudo isso é de um clichê quase insuportável, de tão repetido. Mas talvez eu esteja pegando pesado demais; o filme não tem grandes pretensões, até onde eu sei.
Com exceção da fotografia, que é maravilhosa, todo o resto é péssimo. De verdade.
A atuação chegou a me dar vergonha alheia, e o roteiro (com suas falas, principalmente) é inverossímil por completo. Essas duas últimas coisas aliadas tornaram o filme profundamente artificial.
Me arrependi. Não recomendo. Só fui assistir porque todos os outros filmes em cartaz aparentavam ser ainda piores.
Apesar de ser relativamente raso (o que já era de se esperar de um filme de ação de grande bilheteria), é um filme bom que foi bem executado. A fotografia é adorável e as cenas são leves.
Vou dar 4 estrelas pela aura nostálgica que ele traz de Harry Potter, pela atuação indizivelmente maravilhosa do Eddie Redmayne, como sempre, e pela crítica social muito boa e sutil feita na explicação do que é um obscurus.
Virando a Página
3.0 110 Assista AgoraTem uma atmosfera leve, personagens relativamente desenvolvidos (embora um tanto estereotipados) e um enredo interessante. Não é um filme incrível, mas é um filme razoavelmente bom.
Something Like Summer
3.0 24Olha, eu raramente dou nota baixa a filmes, porque ainda que eu não tenha gostado de algo, consigo relevar e apreciar o restante, seja o que for. Mas no caso desse filme, os personagens são tão artificiais (em todos os sentidos possíveis) e o enredo é tão raso que eu fiquei legitimamente incomodado, e sequer consegui assistir até a metade. Ruim demais.
Uma Lição de Vida
4.1 63Sinto que comentário algum que eu poderia escrever jamais faria jus ao filme. Esse filme é um tiro. A atuação, o texto, as críticas à vida e às instituições... Tudo. Simplesmente um tiro.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
4.2 3,1K Assista AgoraSou um grande fã da saga (embora fosse mais, antigamente), e de todos os filmes este é o que menos gosto, pois é muito parado; nada acontece. E não falo nem em termos de cenas de ação, das quais não gosto muito; falo mais no quesito "desenvolvimento de história", que parece se arrasta nesse filme.
O Fantasma do Futuro
4.1 395 Assista AgoraAnime mais bem desenhado que eu já vi na vida — o que é particularmente surpreendente se formos pensar no ano em que foi feito. Os diálogos são densos e filosóficos. Só não dou uma nota mais alta porque sinto que não entendi muito bem; a impressão (o que sei ser só uma primeira impressão) que tive foi a de um final inconclusivo.
Sociedade dos Poetas Mortos
4.3 2,3K Assista AgoraUm filme bonito, com mensagens muito boas de inspiração e tudo mais. Só achei um pouco (muito) previsível, mas é um bom filme.
A Família do Futuro
3.5 349 Assista AgoraEu amava esse filme quando era criança. Hoje fui reassistir e entendi por quê. Apesar de o humor ser bastante bobinho e os personagens não muito lúcidos, as mensagens que o filme passa, as questões que ele toca — tudo isso faz vibrar algo muito profundo dentro de mim. Os temas que abordam a construção pessoal de uma família (da família que a gente constrói pra si), a expectativa de si no futuro, a confiança no próprio trabalho. Tudo isso é muito tocante, e a trilha sonora só melhora tudo. Os gráficos excelentes de luz, sombra, reflexo e textura também ajudam a construir uma atmosfera muito linda.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
4.3 5,0K Assista AgoraEu havia assistido esse filme uma vez só, e há muitos anos atrás. O que ficou marcado na memória foi a fotografia incrível e a sutileza da felicidade dos personagens, mas tinha me esquecido completamente da coisa mais importante: de como a matéria-prima do filme é a idiossincrasia de cada uma das pessoas únicas e complexas que ele mostra. A própria Amélie se revela extremamente vulnerável, e as conversas que ela tem com o senhor de "ossos de vidro" são cheias de mensagens psicologicamente valiosas a todos nós.
"Sabe, a sorte é como o Tour de France. Esperamos tanto, e passa tão rápido. Quando
chega a hora precisa saltar sem hesitar.”
Internet: O Filme
1.5 317Não conseguir assistir mais que 10 minutos. Extremamente forçado. Eles são youtubers, não atores, ora porra! Eu esperava que fossem papeis mais espontâneos e pessoais, não personagens de um roteiro piadista ruim.
Dente Canino
3.8 1,2K Assista AgoraFilme muito bom no que se propõe. Aborda temas da psicologia de uma forma bastante perturbadora. Se o filme foi "doentio", como apontaram nos outros comentários, é porque é justamente essa a ideia.
Sete Minutos Depois da Meia-Noite
4.1 992 Assista AgoraNão me comoveu tanto quanto eu gostaria, mas é, sem dúvida, um filme bonito.
A fotografia é linda, os ensinamentos e o simbolismo são preciosos e a caracterização do psicológico do Connor é muito bem feita.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraPreciso ver de novo para entender efetivamente. Só me liguei que o filme todo era uma metáfora após ter ido buscar explicações. Sinto que a nota dele vai aumentar drasticamente se eu assistir pela segunda vez.
Complicações Do Amor
3.6 217 Assista AgoraFicção científica com realismo fantástico transvestidos de comédia romântica. Muito bom: quebrou minhas expectativas (o plot-twist realmente é um plot-twist) e algumas cenas são particularmente reflexivas e mind-blowing.
Só achei que poderia ter ficado melhor se tivessem desenvolvido pontos que não foram desenvolvidos, como essas questões filosóficas que acabaram ficando um pouco escondidas numa fotografia, atuação e trilha sonora mais próximas a uma comédia romântica.
Não sei, o tom do filme não me agradou tanto. Mas a ideia é ótima. Dá para tirar muita pira psicológica em cima dele.
Para mim, a parte mais foda foi quando, na cozinha, tomando vinho, a Sophie-clone dá um "tapa na cara" da Sophie-original ao perguntar com qual das situações ela se preocupava mais.
Incêndios
4.5 1,9K Assista AgoraEstou sem palavras. "O silêncio antecede a verdade."
Eu poderia falar sobre a fotografia, que é simplesmente linda; poderia falar sobre a atuação; poderia falar sobre Radiohead na trilha sonora; mas há coisas muito mais importantes a serem ditas.
Esse filme me devastou em tantos momentos. E o fim, então... Nada poderia me preparar para aquilo.
Fragmentado
3.9 3,0K Assista AgoraAté 2/3 do filme: 4 estrelas. No último 1/3, 2 estrelas (sendo generoso).
Quando vi na abertura o nome "M. Night Shyamalan" na direção, eu imaginei — com todas as minhas esperanças positivas — que não fosse o Shyamalan que eu estava pensando. Mas era. Esse é o diretor da tragédia que foi a adaptação para o cinema de "Avatar, a lenda de Aang" (um dos melhores desenhos já feitos, vigorosa e vergonhosamente estragado).
Me disseram que era exagerado, mas como vi o trailer e gostei — e como me senti atraído pelo tema —, ignorei este aviso. Mesmo porque pensei que era um leve exagero, e que tinha a ver com a forma como tratam o Transtorno de Múltiplas Personalidades. Me enganei. O Transtorno é retratado de uma forma razoavelmente boa e extremamente interessante, com uma atuação louvável do James ("Prof. Xavier jovem"). Estava tudo bem, até que...
O cara fica subitamente forte na cena do metrô. Achei estranho, mas até ok... Deu pra relevar. "Afinal, é um filme." Mas quando a psicóloga enfia uma FACA DE METAL na barriga dele e a faca se quebra como se fosse de plástico, foi o fim da picada. Para mim, o filme acabou aí. Minha amiga, que estava ao meu lado no cinema, me olhou rindo constrangida. Na cena em que ele anda no teto feito aranha possuída, um clichê clássico em filmes de terror, não consegui parar de rir. Daí pra frente ficou cada vez pior, mas eu já não esperava mais nada. A cena dos tiros nem me surpreendeu.
Esse meu asco por este tipo de cena (da qual o último terço do filme é recheado) se explica pelo fato de o filme não se pretender fantasioso; pelo contrário: até certo ponto, parece ser bem verossímil, ainda que dramatizado, e isso dá a ele uma beleza especial. Mas de repente esfregam-nos na cara umas cenas completamente absurdas, sem pé nem cabeça, de "forçar a amizade" mesmo. Parece que todo o resto fica um tanto comprometido. A própria ideia de "a Besta está vindo" é, conforme noto agora, profundamente batida e nada criativa.
Tentando ver pelo lado positivo, pelo menos 2/3 do filme são ótimos e a fotografia é linda. Pelo lado realista: M. Night Shyamalan nunca mais.
Capitão Fantástico
4.4 2,7K Assista AgoraSensível e deliciosamente sagaz. Este filme é um ótimo exercício de estranhamento [antropológico] à nossa cultura ocidental, que, de tão naturalizada, acabamos não percebendo o quanto tem de doentia. Um tapa na cara que eu agradeci por ter levado.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraSensível, profundo, brilhante. Tanto o enredo quanto (e sobretudo) a atmosfera do filme, com aquela fotografia inexplicável.
Linguagem e tempo: dois dos meus temas preferidos na existência. Recomendo muito, apesar de achar que a maior parte da população não terá sensibilidade para compreender a proposta do filme.
Não dou 5 estrelas porque sinto que algo ainda faltou ao filme, embora eu não saiba o que exatamente. Diante do potencial que poderia ter, me parece incompleto. Mas é definitivamente um dos melhores filmes dos últimos anos.
Gênio Indomável
4.2 1,3K Assista AgoraOs momentos de vulnerabilidade do Will são tocantes. Filme incrível.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
4.1 2,4K Assista AgoraUm filme de enorme sensibilidade. Sobre aceitação, figuras paternas, violência e repressão. Chiron represa seus próprios sentimentos dentro de si e vai fortalecendo o casulo emocional contra o mundo.
Só não dou cinco estrelas porque achei o fim um tanto inconclusivo, mas é um filme belíssimo.
O Filho da Égua Branca
4.2 18Adorei, pena que não entendi nada.
Rogue One: Uma História Star Wars
4.2 1,7K Assista AgoraEste talvez seja o filme de trama mais genérica que já vi até hoje. É ação/aventura em praticamente todas as cenas do filme, com um roteiro bem vago que não leva a lugar algum.
O Lar das Crianças Peculiares
3.3 1,5K Assista AgoraÉ um pouco (bastante) bobinho e quase não acrescenta em nada na nossa vida, mas é um filme bem feito.
A trilha sonora é incrível, os atores são maravilhosos (o Asa Butterfield sempre dá um show de atuação, e a Eva Green estava absolutamente apaixonante). A fotografia é I-M-P-E-C-Á-V-E-L. Os efeitos são legais e a proposta muito interessante, embora às vezes force um pouquinho a barra na verossimilhança.
Quer dizer... Olhos brancos? Sério? Artificial demais. Assim como o próprio vilão, muito batido e pouco elaborado. E a rivalidade em torno do ciúmes, bem como os romancinhos que existem ali: tudo isso é de um clichê quase insuportável, de tão repetido. Mas talvez eu esteja pegando pesado demais; o filme não tem grandes pretensões, até onde eu sei.
A cena em que ele fala com o vô dele (do passado) é muito linda. Me emocionei naquela parte.
Recomendo que assistam — mas sem grandes expectativas.
O Vendedor de Sonhos
3.0 242 Assista AgoraCom exceção da fotografia, que é maravilhosa, todo o resto é péssimo. De verdade.
A atuação chegou a me dar vergonha alheia, e o roteiro (com suas falas, principalmente) é inverossímil por completo. Essas duas últimas coisas aliadas tornaram o filme profundamente artificial.
Me arrependi. Não recomendo. Só fui assistir porque todos os outros filmes em cartaz aparentavam ser ainda piores.
Animais Fantásticos e Onde Habitam
4.0 2,2K Assista AgoraApesar de ser relativamente raso (o que já era de se esperar de um filme de ação de grande bilheteria), é um filme bom que foi bem executado. A fotografia é adorável e as cenas são leves.
Vou dar 4 estrelas pela aura nostálgica que ele traz de Harry Potter, pela atuação indizivelmente maravilhosa do Eddie Redmayne, como sempre, e pela crítica social muito boa e sutil feita na explicação do que é um obscurus.