Gostei do recorte estético, tudo macro, em close, por vezes turvo, escurecido, e do nada as cenas/imagens trash sob claridade. a questão dos diálogos desconexos nem vou pontuar, afinal está enquadrado na idéia proposta pelo filme, mas o que quebra o entusiasmo em ver é o tempo de filme...
em 180 min. até o pior dos pesadelos acaba se tornando enfadonho.
Estatua da liberdade pintada na entrada da prisão dos imigrantes e aquele cartaz sobre acolhimento abrasivo de imigrantes, bem ao estilo: "Os EUA são uma mãe para todos, desde que todos sejam fdp!"
Bom filme, esperava menos, me surpreendeu, destaque pra ultima cena do filme, como um que de explosão, de desabafo, forte.
Assisti por que estava passando na tv, pra ver se dava sono. não achei ruim, mas é como uma música mais ou menos, não é ruim a ponto de você mudar a estação nem bom pra querer ouvir novamente.
Filme muito bom, não por ser Argentino, não por ter o Ricardo Darin, o roteiro é muito bom, o recorte dado pelo diretor é extremamente pertinente, visto que repercutiu na própria sociedade Argentina na época.
Dizer que o cinema Argentino é bom, que o Darin é bom já está muito batido e cliche, o filme aborda tematicas muito boas, a relação humano-social vs dinheiro por exemplo, dentre outros ene recortes dentro da obra.
com certeza o filme merece mais que: "ai Darin ótimo, ai cinema argentino ótimo" aliás, muitos outros filmes merecem também.
Filmow é um espaço interessante pra exposição e discussão de idéias, agora entrar só pra escrever obviedades e coisas batidas, melhor só marcar como visto e por as estrelas pertinentes.
Sentimento platonico, não deseja o beijo, o sexo, e quando toca agride, morre, pois vive nas idéias, é completo em si. a luneta e toda a simbologia do olhar distanciado, projetado e recriado são utilizados de forma primorosa na obra.
Muita gente dizendo que não entende, ou que o filme não tem final, realmente o filme não é obvio, principalmente se o assistir sem alguma bagagem e se tentar entende-lo apenas pela optica cinematográfica, é um filme, mas antes disto é uma representação socio-política, e sim, o filme tem um final.
O filme gira em torno de uma tematica que, pelo que sei, é recorrente na obra de Haneke: a xenofobia.
Alguns recortes direcionam bem o filme, vou grifar em spoiler pra não direcionar quem ainda não viu e vou concluir com o que entendi como lógica do final do filme e o paralelo midiático representado nas imagens:
Alguns pontos factuais: A cena quase no inicio do filme, com o jovem negro de bicicleta, provavelmente como representação do africano no país, e a reação ostil de Georges, as ofensas gratuitas até a reação do jovem e a frase que sintetiza tanto a cena quanto os preceitos da personagem: "ele está na contra mão".
As acusações sempre ostis de Georges contra Majid e seu filho, fica sempre a idéia do "a culpa é sua, por que? não sei, mas a culpa é sua", preceito xenofóbico essencial este, vide as reações do europeu a presença de imigrantes na própria França, na Itália, Espanha, etc.
E a reação de Majid e de seu filho, sempre inversas a de Georges, Majid pacífico e notadamente rancoroso e marcado por seu passado de assoites e abandono social, a ponto do ato final de sua personagem, já a personagem de seu filho é justamente a quebra da lógica que acabamos criando vendo o filme, quando se espera a reação equivalente a de Georges, ostil, agressiva... ele esfria a cena, na cena do elevador, do diálogo no banheiro após, nesta parte ele repete uma frase que já fora dita antes "quer bater em mim? você consegue, você é maior que eu", como foi repetida em cenas diferentes, logo vi um objetivo maior, uma reafirmação, vi nessa frase uma espécie de sintetização do poder. e principalmente no fim do filme, na saída da escola, onde muitos não entenderam é justamente esta é a quebra da "lógica", a personagem não se vinga, não reage, apenas tem uma conversa aparentemente amistosa com o filho de Georges e sobem os créditos, e é ai que acho que entra o dedo do diretor, é o seu desejo filmografado: do apasiguamento étnico, do convívio humano como premissa maior que qualquer nacionalismo estupido e ostil.
Há de se considerar também a idéia de utilização e manipulação midiatica, a representação intelecto - burguesa francesa no programa de tv apresentado por Georges, que destila a pompa de uma classe emergente, intelectualizada. ao passo que em dada cena vemos a personagem editando o video, recortando-o às necessidades, ou seja, o desenho de uma burguesia recortada, de aparencias. e o outro lado midiatico, representado nas fitas com as gravações sobre Georges que trazem seu passado turvo e sombrio, e por que não, nisto, a representação do macro, de George, da burguesia francesa, da europa rica como um todo, que explora e que rejeita.
Ao meu ver o filme recorta o aleijo social nas suas duas camadas principais: o individuo e o Estado. o indivíduo que comete o crime sem preceitos morais ou juizos de valor e o Estado que o julga sob o mesmo crivo, de certa forma o sentencia da mesma maneira que a vitima fora sentenciada anteriormente por ele. Comentário contando partes do filme. Mostrar comentário.
E a figura do advogado recem formado como uma metafora do individuo dividido entre a percepção humana(humana ao extremo, subjetiva, romantica até)e juridica de justiça, e os solavancos severos, racionais ao extremo e inflexiveis da aplicação da lei.
Vi gente reclamando da fotografia aqui, eu gostei muito, compoe muito bem o contexto do filme.
É como se Sokurov tivesse se inscrito no relógio estático que conduz os dias da sra Mastuyoshi. sua rotina, a calma triste que perdura sobre suas ações, é tudo uma compilação que, como em uma ode a solidão e ao abandono, se desenha (somando-se a fotografia lenta e contemplativa), grão a grão na película, e que se finda em sua poesia melancólica. lindo filme.
Puta filme que acabou caindo na mesmice de virar slogan cult, pop desapego ou algo do gênero. a capacidade humana de massificar qualquer tipo de informação, seja ela de qualquer ordem, até mesmo contra-ordem no caso, é impressionante rs
As pessoas acabam se apegando a imagem em detrimento do conteúdo, repetem frases soltas, cenas pontuais, e tem por isso ter entendido a obra, papagaios sabem fazer isso com propiedade.
Na boa, a maioria reclama do final do filme, mas se o diretor tivesse feito o diabo matar todo mundo todos iriam dizer que foi óbvio, clichê e ruim, ao passo que, se fosse o contrário disso teria sido ruim e clichê também.
e digo mais, se fosse qualquer final teria sido ruim e clichÊ demais.
ótimo filme, justamente por pegar a linha dos americanos de terror "grupinho de jovens na estrada" e inverter o sentido a + b de roteiro. destaque pros atores esqualidos/estranhos e pro Cassel com dupla atuação rs
Atenção pros creditos do fim do filme, pausem no flash de imagem no meio dos creditos, trash é pouco rs
As pessoas fazem daarn no fim do filme suplantando o ideal do filme aos seus super nervos de aço, vão ao cinema pra se assustar e geralmente nem prestam atenção no enredo do filme, pagam por uma hora e meia de filme e só prestam atenção em 20/30 minutos do filme que correspondem aos gritos e contorcionismos. e a estoria, o enredo e a estética/efeitos? "pra que, eu fui pra me assustar, nao pra entender o filme"
o filme não é ruim, tem coisa bem pior com jovens em um carro indo pra algum lugar e sofrendo no meio do caminho, isso tem de quilo por ai, mas obviamente nao é O filme de terror.
O velho embate psicanalítico: o que nos faz é o meio no qual existimos ou estruturas já pré estabelecidas (instinto, alguma predisposição genética, etc etc) ?
bom filme, destaque pra atuação retilínea dos atores que interpretaram o kevin, todos bem parecidos, tanto fisico quanto no psiquico do papel.
Li algumas coisas na net depois de assistir o filme e ele é bem mais biográfico do que eu supunha. Mesrine é uma figura caricata, quase folclórica, a parte a agressividade na forma com que agia e a forma dilacerante a qual foi morto, diria que ele é um meio termo entre o mocinho rebelde e o vilão que cutuca o poder do Estado, e pra interpretá-lo ninguem melhor que o Cassel, organico e destrutivo como sempre, com aquela cara de quem vai explodir a qualquer instante, tirando doberman que é muito poser o Cassel geralmente acerta nas atuações.
dito sul culo di una famiglia cattolica, piena di dogmi e rispettosa. Scola de primeira linha, filme ferida aberta comtemporâneo e atemporal, organico até as tripas rs.
Ficou uma coisa meio a la vingança trash de filme oriental, isso eu cuti, no mais é o "latinismo" típico de sempre, mas ponto positivo pro novo vies do Pedro. esperava menos.
Não gosto dos Filmes do Sant, pelos menos os que vi, mas curti o trailer, ficou uma coisa meio "Amelie Poulain + esquizofrenia + eu morro já já", mas me chamou a atenção, vou ver. =)
Botaram num liquidificador um ótimo diretor, uma meia duzia de atores de peso/famosos, um enredo com boa apelação e predicados interessantes (força das redes sociais, virus de destruição em massa com alto grau de contagio, politica de relação externa, preconceito)...
bateram tudo junto e o que deu? uma bela bosta que dedilha sobre tudo, mas que não transmite nada de forma consistente.
Bom bom filme, também pela mensão ao idiota do Dostoievski (não sei se de forma errônea já que o filme tá bem mais pra Crime e Castigo),apesar da caricatura, pode-se dizer, do príncipe Míchkin, e uns dos Karamazov também em dada personagem.
Gostei muito do Bale neste filme, os outros que vi são coisas mais pontuais, menos orgânicas e mais "arrumadinhas", neste não, neste ele está bem orgânico, fora o trabalho de ator dele, anorexia pura rs, fucei na net e li isso:
"O ator principal (Christian Bale), segundo informações, emagreceu 28 kg para interpretar “Trevor Reznik”, cuja dieta consistia em uma lata de atum e uma maçã por dia".
soo hard.
quanto ao enredo, enfim... fiz um paralelo com o Janela Secreta do Deep, esquizofrenia bem parea, só que aqui há culpa, é o que dá um up a mais em relação ao do Deep que é mais chupado a la Hitchcock, gosto dos dois, mas esse é mais cru, e o fim é bem amarrado, roteiro bem feito.
O que mais acho legal disso tudo: você entra no espaço do Melancolia no filmow e não lê nada consistente sobre o filme.
por que? de um lado os pseudo intelectualoides que dizem ser um filme "ralo" se sentindo, que provavelmente viram duas horas de filme sem entender quase nada, do outro os fans do nome Lars von trier, que amam a marca pra depois assistir o filme, e o entender o filme é algo absolutamente secundário já que defendem a marca que nem sabe o que é.
conselho: que não assistiu o filme ainda, não leia nada daqui, salvo poucas exceções, é completamente dispensavel e não agrega em nada pra construção de pensamento sobre a obra, apenas um embate de egos mal riscados.
Império dos Sonhos
3.8 433Gostei do recorte estético, tudo macro, em close, por vezes turvo, escurecido, e do nada as cenas/imagens trash sob claridade. a questão dos diálogos desconexos nem vou pontuar, afinal está enquadrado na idéia proposta pelo filme, mas o que quebra o entusiasmo em ver é o tempo de filme...
em 180 min. até o pior dos pesadelos acaba se tornando enfadonho.
O Visitante
3.8 190Estatua da liberdade pintada na entrada da prisão dos imigrantes
e aquele cartaz sobre acolhimento abrasivo de imigrantes, bem ao estilo:
"Os EUA são uma mãe para todos, desde que todos sejam fdp!"
Bom filme, esperava menos, me surpreendeu,
destaque pra ultima cena do filme, como um que de explosão, de desabafo, forte.
As Crônicas de Spiderwick
3.4 438 Assista AgoraAssisti por que estava passando na tv, pra ver se dava sono. não achei ruim, mas é como uma música mais ou menos, não é ruim a ponto de você mudar a estação nem bom pra querer ouvir novamente.
Abutres
3.7 217 Assista AgoraFilme muito bom, não por ser Argentino, não por ter o Ricardo Darin, o roteiro é muito bom, o recorte dado pelo diretor é extremamente pertinente, visto que repercutiu na própria sociedade Argentina na época.
Dizer que o cinema Argentino é bom, que o Darin é bom já está muito batido e cliche,
o filme aborda tematicas muito boas, a relação humano-social vs dinheiro por exemplo, dentre outros ene recortes dentro da obra.
com certeza o filme merece mais que: "ai Darin ótimo, ai cinema argentino ótimo"
aliás, muitos outros filmes merecem também.
Filmow é um espaço interessante pra exposição e discussão de idéias, agora entrar só pra escrever obviedades e coisas batidas, melhor só marcar como visto e por as estrelas pertinentes.
Não Amarás
4.2 297 Assista AgoraSentimento platonico, não deseja o beijo, o sexo, e quando toca agride, morre, pois vive nas idéias, é completo em si. a luneta e toda a simbologia do olhar
distanciado, projetado e recriado são utilizados de forma primorosa na obra.
Caché
3.8 384 Assista AgoraMuita gente dizendo que não entende, ou que o filme não tem final, realmente o filme não é obvio, principalmente se o assistir sem alguma bagagem e se tentar entende-lo apenas pela optica cinematográfica, é um filme, mas antes disto é uma representação socio-política, e sim, o filme tem um final.
O filme gira em torno de uma tematica que, pelo que sei, é recorrente na obra de Haneke: a xenofobia.
Alguns recortes direcionam bem o filme, vou grifar em spoiler pra não direcionar quem ainda não viu e vou concluir com o que entendi como lógica do final do filme e o paralelo midiático representado nas imagens:
Alguns pontos factuais:
A cena quase no inicio do filme, com o jovem negro de bicicleta, provavelmente como representação do africano no país, e a reação ostil de Georges, as ofensas gratuitas até a reação do jovem e a frase que sintetiza tanto a cena quanto os preceitos da personagem: "ele está na contra mão".
As acusações sempre ostis de Georges contra Majid e seu filho, fica sempre a idéia do "a culpa é sua, por que? não sei, mas a culpa é sua", preceito xenofóbico essencial este, vide as reações do europeu a presença de imigrantes na própria França, na Itália, Espanha, etc.
E a reação de Majid e de seu filho, sempre inversas a de Georges, Majid pacífico e notadamente rancoroso e marcado por seu passado de assoites e abandono social, a ponto do ato final de sua personagem, já a personagem de seu filho é justamente a quebra da lógica que acabamos criando vendo o filme, quando se espera a reação equivalente a de Georges, ostil, agressiva... ele esfria a cena, na cena do elevador, do diálogo no banheiro após, nesta parte ele repete uma frase que já fora dita antes "quer bater em mim? você consegue, você é maior que eu", como foi repetida em cenas diferentes, logo vi um objetivo maior, uma reafirmação, vi nessa frase uma espécie de sintetização do poder. e principalmente no fim do filme, na saída da escola, onde muitos não entenderam é justamente esta é a quebra da "lógica", a personagem não se vinga, não reage, apenas tem uma conversa aparentemente amistosa com o filho de Georges e sobem os créditos, e é ai que acho que entra o dedo do diretor, é o seu desejo filmografado: do apasiguamento étnico, do convívio humano como premissa maior que qualquer nacionalismo estupido e ostil.
Há de se considerar também a idéia de utilização e manipulação midiatica, a representação intelecto - burguesa francesa no programa de tv apresentado por Georges, que destila a pompa de uma classe emergente, intelectualizada. ao passo que em dada cena vemos a personagem editando o video, recortando-o às necessidades, ou seja, o desenho de uma burguesia recortada, de aparencias.
e o outro lado midiatico, representado nas fitas com as gravações sobre Georges que trazem seu passado turvo e sombrio, e por que não, nisto, a representação do macro, de George, da burguesia francesa, da europa rica como um todo, que explora e que rejeita.
Ótimo filme.
Não Matarás
4.1 131 Assista AgoraAo meu ver o filme recorta o aleijo social nas suas duas camadas principais: o individuo e o Estado. o indivíduo que comete o crime sem preceitos morais ou juizos de valor e o Estado que o julga sob o mesmo crivo, de certa forma o sentencia da mesma maneira que a vitima fora sentenciada anteriormente por ele.
Comentário contando partes do filme. Mostrar comentário.
(simbologia do uso da corda nas duas situações)
E a figura do advogado recem formado como uma metafora do individuo dividido entre a percepção humana(humana ao extremo, subjetiva, romantica até)e juridica de justiça, e os solavancos severos, racionais ao extremo e inflexiveis da aplicação da lei.
Vi gente reclamando da fotografia aqui, eu gostei muito, compoe muito bem o contexto do filme.
Um ótimo filme, assista sem filtros.
Solidão
4.1 5É como se Sokurov tivesse se inscrito no relógio estático que conduz os dias da sra Mastuyoshi. sua rotina, a calma triste que perdura sobre suas ações, é tudo uma compilação que, como em uma ode a solidão e ao abandono, se desenha (somando-se a fotografia lenta e contemplativa), grão a grão na película, e que se finda em sua poesia melancólica. lindo filme.
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraPuta filme que acabou caindo na mesmice de virar slogan cult, pop desapego ou algo do gênero. a capacidade humana de massificar qualquer tipo de informação, seja ela de qualquer ordem, até mesmo contra-ordem no caso, é impressionante rs
As pessoas acabam se apegando a imagem em detrimento do conteúdo, repetem frases soltas, cenas pontuais, e tem por isso ter entendido a obra, papagaios sabem fazer isso com propiedade.
erro leigo, crasso.
Filha do Mal
1.9 1,9K Assista AgoraNa boa, a maioria reclama do final do filme, mas se o diretor tivesse feito o diabo matar todo mundo todos iriam dizer que foi óbvio, clichê e ruim,
ao passo que, se fosse o contrário disso teria sido ruim e clichê também.
e digo mais, se fosse qualquer final teria sido ruim e clichÊ demais.
a realidade é que todo mundo é crítico de cinema.
Satã
2.7 58ótimo filme, justamente por pegar a linha dos americanos de terror "grupinho de jovens na estrada" e inverter o sentido a + b de roteiro.
destaque pros atores esqualidos/estranhos e pro Cassel com dupla atuação rs
Atenção pros creditos do fim do filme, pausem no flash de imagem no meio dos creditos, trash é pouco rs
Reis e Ratos
2.6 259Se eu ganhasse um real por cada filme que o Selton Mello faz acho que eu ja estaria milionario rss.
Filha do Mal
1.9 1,9K Assista AgoraAs pessoas fazem daarn no fim do filme suplantando o ideal do filme aos seus super nervos de aço, vão ao cinema pra se assustar e geralmente nem prestam atenção no enredo do filme, pagam por uma hora e meia de filme e só prestam atenção em 20/30 minutos do filme que correspondem aos gritos e contorcionismos. e a estoria, o enredo e a estética/efeitos? "pra que, eu fui pra me assustar, nao pra entender o filme"
o filme não é ruim, tem coisa bem pior com jovens em um carro indo pra algum lugar e sofrendo no meio do caminho, isso tem de quilo por ai, mas obviamente nao é O filme de terror.
enfim... é um mais do mesmo melhorado.
Precisamos Falar Sobre o Kevin
4.1 4,2K Assista AgoraO velho embate psicanalítico:
o que nos faz é o meio no qual existimos ou estruturas já pré estabelecidas (instinto, alguma predisposição genética, etc etc) ?
bom filme, destaque pra atuação retilínea dos atores que interpretaram o kevin, todos bem parecidos, tanto fisico quanto no psiquico do papel.
Inimigo Público Nº1 - Instinto de Morte
3.8 68 Assista AgoraLi algumas coisas na net depois de assistir o filme e ele é bem mais biográfico do que eu supunha. Mesrine é uma figura caricata, quase folclórica, a parte a agressividade na forma com que agia e a forma dilacerante a qual foi morto, diria que ele é um meio termo entre o mocinho rebelde e o vilão que cutuca o poder do Estado, e pra interpretá-lo ninguem melhor que o Cassel, organico e destrutivo como sempre, com aquela cara de quem vai explodir a qualquer instante, tirando doberman que é muito poser o Cassel geralmente acerta nas atuações.
Thriller: Um Filme Cruel
3.7 257o apse nas mortes com as cenas em slow mais a musiquinha que sempre se repete... tarantino em seu kill bill usou e abusou das referencias deste filme.
ritmo mais lento é tipico da epoca, hoje em dia e que tem que morrer 500 a cada 15 minutos, outra época, outra escola de cinema.
é um bom filme, apesar de ter algumas coisas exoticas (como uma dublê de cu gozado), representa bem o que se propoe.
Feios, Sujos e Malvados
4.2 107 Assista Agoradito sul culo di una famiglia cattolica, piena di dogmi e rispettosa.
Scola de primeira linha, filme ferida aberta comtemporâneo e atemporal,
organico até as tripas rs.
Nino Manfredi numa atuação magistral.
A Pele que Habito
4.2 5,1K Assista AgoraFicou uma coisa meio a la vingança trash de filme oriental, isso eu cuti,
no mais é o "latinismo" típico de sempre, mas ponto positivo pro novo vies do Pedro. esperava menos.
Inquietos
3.9 1,6K Assista AgoraNão gosto dos Filmes do Sant, pelos menos os que vi,
mas curti o trailer, ficou uma coisa meio "Amelie Poulain + esquizofrenia + eu morro já já", mas me chamou a atenção, vou ver. =)
Contágio
3.2 1,8K Assista AgoraBotaram num liquidificador um ótimo diretor, uma meia duzia de atores de peso/famosos, um enredo com boa apelação e predicados interessantes (força das redes sociais, virus de destruição em massa com alto grau de contagio, politica de relação externa, preconceito)...
bateram tudo junto e o que deu?
uma bela bosta que dedilha sobre tudo, mas que não transmite nada de forma consistente.
Breakdown: Implacável Perseguição
3.4 270 Assista Agoragosto da cena do banco, trash e tenso, nessa ordem rs.
Cubo
3.3 879 Assista Agoraroteiro muito bom e original,
fluencia, dialogos e execução muito ruis.
O Operário
4.0 1,3K Assista AgoraBom bom filme, também pela mensão ao idiota do Dostoievski (não sei se de forma errônea já que o filme tá bem mais pra Crime e Castigo),apesar da caricatura, pode-se dizer, do príncipe Míchkin, e uns dos Karamazov também em dada personagem.
Gostei muito do Bale neste filme, os outros que vi são coisas mais pontuais, menos orgânicas e mais "arrumadinhas", neste não, neste ele está bem orgânico, fora o trabalho de ator dele, anorexia pura rs, fucei na net e li isso:
"O ator principal (Christian Bale), segundo informações, emagreceu 28 kg para interpretar “Trevor Reznik”, cuja dieta consistia em uma lata de atum e uma maçã por dia".
soo hard.
quanto ao enredo, enfim... fiz um paralelo com o Janela Secreta do Deep, esquizofrenia bem parea, só que aqui há culpa, é o que dá um up a mais em relação ao do Deep que é mais chupado a la Hitchcock, gosto dos dois, mas esse é mais cru, e o fim é bem amarrado, roteiro bem feito.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraO que mais acho legal disso tudo:
você entra no espaço do Melancolia no filmow e não lê nada consistente sobre o filme.
por que?
de um lado os pseudo intelectualoides que dizem ser um filme "ralo" se sentindo, que provavelmente viram duas horas de filme sem entender quase nada,
do outro os fans do nome Lars von trier, que amam a marca pra depois assistir o filme, e o entender o filme é algo absolutamente secundário já que defendem a marca que nem sabe o que é.
conselho:
que não assistiu o filme ainda, não leia nada daqui, salvo poucas exceções,
é completamente dispensavel e não agrega em nada pra construção de pensamento sobre a obra, apenas um embate de egos mal riscados.