“Capra, em meio à descrença humana, à angústia causada pela falta de dinheiro e à luta árdua do dia a dia foi uma espécie de curandeiro, um médico de almas para a sociedade americana. Por isso, pode-se classificar A Felicidade Não se Compra como “um filme inspiracional”, um filme de extrema importância para o acervo do cinema de Hollywood, um filme que aposta numa fórmula: falar das coisas do coração, dos bons sentimentos e do amor ao próximo".
Fassbinder, assumidamente fã de Douglas Sirk, herdou nesse filme o perfeccionismo em cuidar muito bem de cada cena. Dou como um ponto positivo principalmente esse detalhe, a cenografia.
"Os personagens de Fassbinder não se mostram como são, mas como se vêem ou gostariam que os outros os vissem." Frase do historiador de cinema alemão Thomas Elsaesser. Em vários filmes do diretor encontram-se espelhos nas cenas, talvez como forma de personificar isso. Em O Medo Devora a Alma, temos por exemplo, a cena seguinte ao primeiro desentendimento entre os protagonistas.
Outro detalhe é a Emi que se mostra corrompida quando ela trata Ali como um objeto, mostrando seus músculos para amigas e atribuindo suas mudanças de humor de uma "mentalidade de estrangeiro".
Enfim, um belo retrato cru do preconceito, xenofobia e hipocrisia. Achei o trabalho da câmera, que aumenta a sensação de isolamento dos personagens do filme muito boa. Apesar de ter lido bastante sobre o Cinema Jovem e Cinema Novo Alemão, foi o meu primeiro do Fassbinder. E que venham outros!
Tese Sobre um Homicídio
3.4 311 Assista AgoraFraquinho, fraquinho...
O final também não é dos melhores.
Minha Amada Imortal
4.1 211Como é subestimado esse ator conhecido como Gary Oldman.
Eu Sei Quem Me Matou
2.1 571Só não é mais subestimado que Cosmopolis.
Superman: O Filme
3.7 515 Assista AgoraPodem passar mil anos, que esse ainda será o maior filme de super heróis de todos os tempos, sem mais.
Nosferatu
4.1 628 Assista AgoraClássico.
Minha adaptação favorita do romance escrito por Bram Stoker.
The Rover: A Caçada
3.3 355 Assista AgoraGuy Pearce e Robert Pattison
O Vento Será Tua Herança
4.4 104 Assista Agora"Aquele que amaldiçoa sua casa, o vento será tua herança"
Closer: Perto Demais
3.9 3,3K Assista AgoraAnd so it is...
O Seu Jeito de Andar
3.4 340 Assista AgoraBonzinho até, bem despretensioso e agradável.
Evan Rachel Wood ótima como sempre.
Corpo Fechado
3.7 1,3K Assista AgoraUma verdadeira aula de direção,
Como era mito o menino Shyamalan.
Hora do Diabo
3.6 9 Assista AgoraSinatra e Tracy?
A mitagem vem
Até o Fim
3.4 418 Assista AgoraSubestimado.
Casablanca
4.3 1,0K Assista Agorahttps://www.youtube.com/watch?v=HM-E2H1ChJM
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraFrançois Truffaut:
“Capra, em meio à descrença humana, à angústia causada pela falta de dinheiro e à luta árdua do dia a dia foi uma espécie de curandeiro, um médico de almas para a sociedade americana. Por isso, pode-se classificar A Felicidade Não se Compra como “um filme inspiracional”, um filme de extrema importância para o acervo do cinema de Hollywood, um filme que aposta numa fórmula: falar das coisas do coração, dos bons sentimentos e do amor ao próximo".
Deutschland. Ein Sommermärchen
4.0 1cadê o elenco?
A Grande Família - O Filme
2.6 234Filme influenciado por A Felicidade Não se Compra!!!
Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte
3.5 3MITO
Transformers: A Era da Extinção
3.0 1,4K Assista AgoraE OS PSEUDOS VÃO A LOUCURA
Bananas
3.5 184 Assista AgoraCom essa sinopse ninguém precisa ver o filme, né mesmo
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraÉ o Pelé dos roteiros, não tem jeito.
Obrigado por Fumar
3.9 797 Assista AgoraTem referências ao Bogart, Cary Grant e Jimmy Stewart... já sei que é bom.
O Medo Devora a Alma
4.3 106 Assista AgoraFassbinder, assumidamente fã de Douglas Sirk, herdou nesse filme o perfeccionismo em cuidar muito bem de cada cena. Dou como um ponto positivo principalmente esse detalhe, a cenografia.
"Os personagens de Fassbinder não se mostram como são, mas como se vêem ou gostariam que os outros os vissem." Frase do historiador de cinema alemão Thomas Elsaesser. Em vários filmes do diretor encontram-se espelhos nas cenas, talvez como forma de personificar isso. Em O Medo Devora a Alma, temos por exemplo, a cena seguinte ao primeiro desentendimento entre os protagonistas.
Outro detalhe é a Emi que se mostra corrompida quando ela trata Ali como um objeto, mostrando seus músculos para amigas e atribuindo suas mudanças de humor de uma "mentalidade de estrangeiro".
Enfim, um belo retrato cru do preconceito, xenofobia e hipocrisia. Achei o trabalho da câmera, que aumenta a sensação de isolamento dos personagens do filme muito boa. Apesar de ter lido bastante sobre o Cinema Jovem e Cinema Novo Alemão, foi o meu primeiro do Fassbinder. E que venham outros!
Following
4.0 302 Assista AgoraGrande filme...
No início, a parceria dos protagonistas me lembrou a dos personagens principais do filme Festim Diabólico (1948) que é outro grande filme.
Fahrenheit 451
4.2 419O grande e maior problema de Fahreheit 451 é ser adaptação de um livro. Não de um romance qualquer, mas de um grande clássico.
Isso me traz a tona o velho problema de fãs de livros que não querem ver bons filmes, mas sim algo semelhante com o material adaptado.
Um toque para todos: Saibam separar mídias diferentes!