Logo nas primeiras cenas do filme vemos uma atriz preparando o discurso que irá fazer em homenagem a um grande dramaturgo. No texto, a tal atriz só fala de um assunto: ela própria. Já dá para perceber que quem fez o filme entende bem de atrizes, atores, e do gigantesco ego que os domina. Um ego que é um dos temas dominantes de “Acima das Águas”, escrito e dirigido por Olivier Assayas, o mesmo de “Depois de Maio”.
O cerne do roteiro explora um tema já bastante debatido em diversos outros filmes – o envelhecimento – mas que aqui ganha a roupagem estilística muito particular de Assayas. Mais precisamente, a dor que o envelhecer causa na vaidade de quem acha feio o que não é espelho. A atriz em questão é Maria Enders (Juliette Binoche em grande momento), personagem fictícia em seu nome, mas de uma realidade ímpar em sua personalidade. Talentosa, consagrada e europeia, ela não hesita em fazer participações especiais em blockbusters norte-americanos (afinal, a própria Binoche esteve em “Godzila”, não?), mas no momento sua maior preocupação é outra: atuar na remontagem de uma peça que a fez famosa, 20 anos atrás. A peça dentro do filme fala de uma relação destrutiva entre duas mulheres, uma 20 anos mais jovem que a outra. Obviamente, na primeira montagem Maria Enders fez o papel da mais jovem, e agora terá de interpretar a mais velha. Ou seja, terá de encarar seus medos, inseguranças e sua própria noção de envelhecimento, sensações que de uma forma ou de outra todos temos, mas que parecem se potencializar no caso de atores e atrizes.
Tudo piora quando Maria conhece Jo-Ann (Chloë Grace Moretz, de “A Invenção de Hugo Cabret” e do remake de “Carrie, a Estranha”), uma fútil atriz norte-americana que, assim como tantas outras, é mais famosa pelos seus escândalos que pelos seus filmes. É com ela que Maria terá de contracenar na enigmática peça que mudou sua vida.
Contudo, a personagem mais interessante do filme acaba sendo mesmo a magnética Valentina, assistente de Maria, papel onde Kristen Stewart prova que tem muito mais talento do que demonstrou como a Bella da trilogia “Crepúsculo”. É a força de Valentina que encurrala a vaidade de Maria, que a questiona, que enfrenta o que não deveria ser enfrentado e que traz um ótimo desfecho para o seu personagem, que obviamente eu não vou contar.
É Valentina quem tem a coragem de chamar Maria de preconceituosa contra o filme comercial: “Você achou o personagem estúpido porque tudo se passa numa nave espacial, mas se fosse numa fazenda você iria amar”, ela diz à sua patroa, numa divertida referência à “mania” (estilo?) francesa de ambientar vários de seus filmes em casas de campo. O questionamento é mais do que válido.
“Acima das Nuvens” aborda temas não necessariamente inéditos (é possível listar dezenas de filmes que brincam com esta metalinguagem e onde atores se exorcizam nos personagens que interpretam), mas aqui temos a diferença da elegante direção de Assayas. Pequenos gestos, rápidos detalhes sutis (Maria incomodada com os óculos 3D no cinema, por exemplo), uma trinca soberba de interpretações femininas, a exploração inteligente dos choques culturais entre Estados Unidos e Europa, além de um texto afiadíssimo fazem de “Acima das Nuvens” um grande lançamento, acima da média. Claro que as belíssimas locações nos Alpes Suíços e o fato do filme ser um dos últimos a ser rodado no agonizante formato de 35 milímetros também ajudam bastante.
E mais: quando teremos a chance de ver outro filme onde a Bella de “Crepúsculo” rouba a cena de Juliette Binoche? O mundo do cinema definitivamente está de cabeça para baixo…
Maravilha de filme!!! Mostra o quão devastadora é essa doença. A atuação de Julianne é de aplaudir em pé. Kristen também foi muito bem. Pra mim a cena do discurso foi a mais comovente e depois a cena final. Fiquei refletindo por horas.
O Caçador e a Rainha do Gelo
3.1 642 Assista AgoraEsperava muito mais. Erros de roteiro, algumas coisas não batem com o primeiro filme.
Capitão América: Guerra Civil
3.9 2,4K Assista AgoraGostei do filme, porém, esperava uma história bem mais grandiosa por trás do "vilão".
Joy: O Nome do Sucesso
3.4 778 Assista AgoraSó eu tive a impressão que JLaw sussurou ao falar quase que o tempo todo?
Victor Frankenstein
3.0 423 Assista AgoraDei 2 estrelas apenas por um motivo: James McAvoy e não sobra mais nada interessante.
Creed: Nascido para Lutar
4.0 1,1K Assista AgoraAdorei o Stallone, nunca tinha visto ele atuar dessa maneira.
A Garota Dinamarquesa
4.0 2,2K Assista AgoraAchei o filme muito bom, delicado e sensível. Eddie atuou muito bem na pele de Einar/Lili, mas Alicia como Gerda foi ótima,
Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força
4.3 3,1K Assista AgoraSó achei a atuação da Daisy Ridler meio fraquinha. Mas em si o filme é bom.
Só fica dificel de entender como a Primeira Ordem se torna tão forte.
Cinderela
3.4 1,4K Assista AgoraEncantador!
Um Brinde à Amizade
2.9 413 Assista AgoraSe você não sabe como desperdiçar seu tempo, assista a esse filme. Amizade ta muito longe disso que o filme apresentou. Personagens nada haver.
Beleza Americana
4.1 2,9K Assista AgoraÓtimo filme... Kevin está perfeito.
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraO Max tava no filme? Só vi a Furiosa!
Kkk
Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
2.4 715 Assista AgoraNossa, que filme péssimo.
A Escolha Perfeita 2
3.4 799 Assista AgoraGostei, porém, achei o primeiro melhor.
Golpe Duplo
3.3 733 Assista AgoraFraquíssimo...
Chicago
4.0 997Não sou muito fã de musicais, Chicago foi o único que consegui ver, no geral são todos meio chato, mas este eu adorei. Renée rouba a cena.
Busca Implacável 3
3.3 625 Assista AgoraPra mim o segundo foi o melhor, esse é o mais fraco de todos os 3. Mas Liam Neeson e seu Bryan sempre me agradam.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraEspetacular!!! Não pisquei, a trilha sonora te coloca dentro de filme.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraAchei o filme muito bom, as atuações de Miles e Simmons são perfeitas.
Uma Viagem Extraordinária
4.1 611 Assista AgoraAplausos para a atuação de Kyle.
Acima das Nuvens
3.6 400Esta critica de CELSO SABADIN, na minha opinião, relata bem o filme.
EM “ACIMA DAS NUVENS”, KRISTEN STEWART ROUBA A CENA DE JULIETTE BINOCHE. ESTE MUNDO DO CINEMA ESTÁ MESMO PERDIDO.
Logo nas primeiras cenas do filme vemos uma atriz preparando o discurso que irá fazer em homenagem a um grande dramaturgo. No texto, a tal atriz só fala de um assunto: ela própria. Já dá para perceber que quem fez o filme entende bem de atrizes, atores, e do gigantesco ego que os domina. Um ego que é um dos temas dominantes de “Acima das Águas”, escrito e dirigido por Olivier Assayas, o mesmo de “Depois de Maio”.
O cerne do roteiro explora um tema já bastante debatido em diversos outros filmes – o envelhecimento – mas que aqui ganha a roupagem estilística muito particular de Assayas. Mais precisamente, a dor que o envelhecer causa na vaidade de quem acha feio o que não é espelho. A atriz em questão é Maria Enders (Juliette Binoche em grande momento), personagem fictícia em seu nome, mas de uma realidade ímpar em sua personalidade. Talentosa, consagrada e europeia, ela não hesita em fazer participações especiais em blockbusters norte-americanos (afinal, a própria Binoche esteve em “Godzila”, não?), mas no momento sua maior preocupação é outra: atuar na remontagem de uma peça que a fez famosa, 20 anos atrás. A peça dentro do filme fala de uma relação destrutiva entre duas mulheres, uma 20 anos mais jovem que a outra. Obviamente, na primeira montagem Maria Enders fez o papel da mais jovem, e agora terá de interpretar a mais velha. Ou seja, terá de encarar seus medos, inseguranças e sua própria noção de envelhecimento, sensações que de uma forma ou de outra todos temos, mas que parecem se potencializar no caso de atores e atrizes.
Tudo piora quando Maria conhece Jo-Ann (Chloë Grace Moretz, de “A Invenção de Hugo Cabret” e do remake de “Carrie, a Estranha”), uma fútil atriz norte-americana que, assim como tantas outras, é mais famosa pelos seus escândalos que pelos seus filmes. É com ela que Maria terá de contracenar na enigmática peça que mudou sua vida.
Contudo, a personagem mais interessante do filme acaba sendo mesmo a magnética Valentina, assistente de Maria, papel onde Kristen Stewart prova que tem muito mais talento do que demonstrou como a Bella da trilogia “Crepúsculo”. É a força de Valentina que encurrala a vaidade de Maria, que a questiona, que enfrenta o que não deveria ser enfrentado e que traz um ótimo desfecho para o seu personagem, que obviamente eu não vou contar.
É Valentina quem tem a coragem de chamar Maria de preconceituosa contra o filme comercial: “Você achou o personagem estúpido porque tudo se passa numa nave espacial, mas se fosse numa fazenda você iria amar”, ela diz à sua patroa, numa divertida referência à “mania” (estilo?) francesa de ambientar vários de seus filmes em casas de campo. O questionamento é mais do que válido.
“Acima das Nuvens” aborda temas não necessariamente inéditos (é possível listar dezenas de filmes que brincam com esta metalinguagem e onde atores se exorcizam nos personagens que interpretam), mas aqui temos a diferença da elegante direção de Assayas. Pequenos gestos, rápidos detalhes sutis (Maria incomodada com os óculos 3D no cinema, por exemplo), uma trinca soberba de interpretações femininas, a exploração inteligente dos choques culturais entre Estados Unidos e Europa, além de um texto afiadíssimo fazem de “Acima das Nuvens” um grande lançamento, acima da média. Claro que as belíssimas locações nos Alpes Suíços e o fato do filme ser um dos últimos a ser rodado no agonizante formato de 35 milímetros também ajudam bastante.
E mais: quando teremos a chance de ver outro filme onde a Bella de “Crepúsculo” rouba a cena de Juliette Binoche? O mundo do cinema definitivamente está de cabeça para baixo…
Para Sempre Alice
4.1 2,3K Assista AgoraMaravilha de filme!!! Mostra o quão devastadora é essa doença. A atuação de Julianne é de aplaudir em pé. Kristen também foi muito bem. Pra mim a cena do discurso foi a mais comovente e depois a cena final. Fiquei refletindo por horas.
Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo
3.5 1,8K Assista AgoraBom filme, porém é daquele que você assiste quando não se tem uma opção melhor.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista AgoraMuito bem produzido. Legolas é o cara!!!
Rush: No Limite da Emoção
4.2 1,3K Assista AgoraSensacional!!!