Como classificar um filme historicamente incontornável, moralmente monstruoso, falsificador ideológico e simplesmente genial? Se é verdade que supera o ridículo a tentativa do filme de nos mostrar sua história como a do "Nascimento de uma Nação" (os EUA), é verdade também que o espectador contemporâneo, informado de que se trata do primeiro longa americano e já tendo visto como se faziam filmes antes dele, fica com a impressão de que está assistindo mesmo, durante o filme, o "nascimento de uma mídia / arte / forma de expressão" - afinal, parece que quase tudo o que a gente conhece como cinema nasce de verdade mesmo ali (20 anos depois de seu nascimento oficial). Também o nascimento da mais poderosa máquina de propaganda ideológica jamais criada - e quase como provando os limites de tal máquina, Griffith traz a mensagem mais absurda que eu jamais vi no cinema. Se eu tivesse estômago mais forte talvez desse nota máxima pela inovação e genialidade; fisiologicamente indigesto como foi o filme para mim, no entanto, a única nota que consigo dar é essa meia estrela aí embaixo.
Incrível... nunca vi tanta demonstração de orgulho pela própria ignorância quanto estou vendo nos comentários sobre esse filme. Entretanto, discordando da hipótese implicitada pelo Zumbi Elétrico lá embaixo, creio que o caso aqui não é de assistir mais filmes de qualidade, e sim de um mínimo de cultura literária. Em especial (mas não só) no caso de Samy, que parece ser do tipo que se orgulha de nunca ter lido um livro na vida.
(em tempo: "ser do tipo que nunca leu um livro na vida" não é um problema EM SI, mas vangloriar-se publicamente por ser desse tipo - além de prestar-se ao ridículo expondo seus mais mal-embasados preconceitos - pode causar alguns dissabores, como ocorreu aqui.)
Predecessor do subgênero Rock'n'Roll queer, "clássico" do musical thrash, e muito divertido - o filme nem é muito mais do que o que falei, mas já vale muito a pena "só" por isso.
1959 foi realmente o ano milagroso da nouvelle vague; esse é um lindo filme sobre a condição do homem numa sociedade capitalista, de todas as perspectivas possíveis - mas principalmente, daquelas perspectivas que doem mais. Digno de figurar ao lado de "Os Incompreendidos" e "Acossado", filmados pelos companheiros de movimento de Rohmer no mesmo ano.
Pedante. Além da aleatoriedade gratuita dos discursos sobre absolutamente qualquer coisa nivelar a argumentação por baixo, dá a falsa impressão de que os assuntos político-ecológicos do filme foram discutidos até o fundo; o que não é verdade em nenhum momento do filme. Os diálogos nunca conseguem chegar ao que é realmente fundamental nos assuntos em pauta...
Um dos melhores filmes sobre jornalismo que já vi (o clima noir, a fotografia, as atuações e a trilha sonora fodástica ajudam bastante). Acho que Hollywood nunca mais vai ter diálogos tão afiados...
Coisa curiosa: algumas dezenas de comentários e praticamente os únicos que não fedem (fora poucas exceções) são os que pertencem ao Zumbi lá embaixo. Existem coisas, senhores, que fedem mais do que cadáveres ou mulheres usando seu sexo como bem entendam. O odor que alguns moralistas conservadores hipócritas de plantão afirmam sentir perto dessas, aliás, não vem delas; é o cheiro das próprias idéias putrefatas deles que desce de seus projetos de cérebro e invade suas mui ativas narinas.
Demorei para superar o trauma inicial de ver esse filme - na verdade saí do cinema (assisti o filme na pré-estréia de tão ansioso por ele!) disposto a financiar qualquer terrorista disposto a matar os irmãos Wachowski. O estupro que realizaram na história, e principalmente, na ideologia e sentido da graphic novel do Alan Moore foi, para dizer o mínimo, criminoso. Superado o choque, reassistindo uns anos depois posso até dar duas estrelinhas ao filme pelas migalhas que sobraram da obra original ( diferente do Alan Moore, que muito sensatamente mantém o processo que impede a exibição de seu nome nos créditos finais do filme - ou como diria ele: "Vocês se enganaram, realmente escrevi uma história chamada 'V de Vingança' mas AQUILO que passou nos cinemas certamente não é baseado nela...).
Duro é ver o V, guerrilheiro anarquista, reduzido a garoto-propaganda do partido democrata americano. V, lutando pela DEMOCRACIA na Inglaterra!; só pode ser piada...
Erótico e bonito, o que quase faz esquecer o moralismo sexual, a alienação burguesa, o conservadorismo político e a pimbice infantil dos protagonistas.
Até achei engraçadinho aqui e ali, mas não muda o fato de ser uma comédia romântica clicherosa e boba. As duas estrelinhas vão por umas cenas bem legais que se salvam, destacando-se da totalidade medíocre do filme.
Sorte Cega
4.1 62 Assista AgoraAcabo de assistir e já preciso reassistir...
PS: quase ofensivo assistir "Amores Possíveis" depois desse filme!
O Nascimento de uma Nação
3.0 231Como classificar um filme historicamente incontornável, moralmente monstruoso, falsificador ideológico e simplesmente genial? Se é verdade que supera o ridículo a tentativa do filme de nos mostrar sua história como a do "Nascimento de uma Nação" (os EUA), é verdade também que o espectador contemporâneo, informado de que se trata do primeiro longa americano e já tendo visto como se faziam filmes antes dele, fica com a impressão de que está assistindo mesmo, durante o filme, o "nascimento de uma mídia / arte / forma de expressão" - afinal, parece que quase tudo o que a gente conhece como cinema nasce de verdade mesmo ali (20 anos depois de seu nascimento oficial). Também o nascimento da mais poderosa máquina de propaganda ideológica jamais criada - e quase como provando os limites de tal máquina, Griffith traz a mensagem mais absurda que eu jamais vi no cinema. Se eu tivesse estômago mais forte talvez desse nota máxima pela inovação e genialidade; fisiologicamente indigesto como foi o filme para mim, no entanto, a única nota que consigo dar é essa meia estrela aí embaixo.
O Homem que Virou Suco
4.1 185Incrível... nunca vi tanta demonstração de orgulho pela própria ignorância quanto estou vendo nos comentários sobre esse filme. Entretanto, discordando da hipótese implicitada pelo Zumbi Elétrico lá embaixo, creio que o caso aqui não é de assistir mais filmes de qualidade, e sim de um mínimo de cultura literária. Em especial (mas não só) no caso de Samy, que parece ser do tipo que se orgulha de nunca ter lido um livro na vida.
(em tempo: "ser do tipo que nunca leu um livro na vida" não é um problema EM SI, mas
vangloriar-se publicamente por ser desse tipo - além de prestar-se ao ridículo expondo seus mais mal-embasados preconceitos - pode causar alguns dissabores, como ocorreu aqui.)
The Rocky Horror Picture Show
4.1 1,3K Assista AgoraPredecessor do subgênero Rock'n'Roll queer, "clássico" do musical thrash, e muito divertido - o filme nem é muito mais do que o que falei, mas já vale muito a pena "só" por isso.
A Loucura De Mary Juana
3.4 11Paródia musical do homônimo de 1936 (talvez o mais conhecido panfleto da cruzada antimaconha do século XX) - hilário!
O Segredo dos Seus Olhos
4.3 2,1K Assista AgoraMuito bom. Pena que, toda vez que o filme ameace melhorar, descambe para o melodrama.
O Signo do Leão
3.9 121959 foi realmente o ano milagroso da nouvelle vague; esse é um lindo filme sobre a condição do homem numa sociedade capitalista, de todas as perspectivas possíveis - mas principalmente, daquelas perspectivas que doem mais. Digno de figurar ao lado de "Os Incompreendidos" e "Acossado", filmados pelos companheiros de movimento de Rohmer no mesmo ano.
A Árvore, o Prefeito e a Mediateca
3.8 11Pedante. Além da aleatoriedade gratuita dos discursos sobre absolutamente qualquer coisa nivelar a argumentação por baixo, dá a falsa impressão de que os assuntos político-ecológicos do filme foram discutidos até o fundo; o que não é verdade em nenhum momento do filme. Os diálogos nunca conseguem chegar ao que é realmente fundamental nos assuntos em pauta...
A Embriaguez do Sucesso
4.1 66Um dos melhores filmes sobre jornalismo que já vi (o clima noir, a fotografia, as atuações e a trilha sonora fodástica ajudam bastante). Acho que Hollywood nunca mais vai ter diálogos tão afiados...
300
3.8 1,7K Assista AgoraHorrível, maniqueísta, eurocêntrico, espalhafatoso, infiel e inverídico.
O Discreto Charme da Burguesia
4.1 284 Assista AgoraEntendi direito lá embaixo? Tem gente que ODEIA esse filme? Bom sinal... bom sinal!
Terráqueos
4.5 450Difícil pensar em outro filme que mereça mais o comentário: "deve ser visto". Coisas como essa são o essencial de uma boa educação.
Rita Cadillac: A Lady do Povo
3.2 212 Assista AgoraCoisa curiosa: algumas dezenas de comentários e praticamente os únicos que não fedem (fora poucas exceções) são os que pertencem ao Zumbi lá embaixo. Existem coisas, senhores, que fedem mais do que cadáveres ou mulheres usando seu sexo como bem entendam. O odor que alguns moralistas conservadores hipócritas de plantão afirmam sentir perto dessas, aliás, não vem delas; é o cheiro das próprias idéias putrefatas deles que desce de seus projetos de cérebro e invade suas mui ativas narinas.
Teorema
4.0 198Abaixo o Estado. Abaixo todas as igrejas. Viva aquele que pinta!
V de Vingança
4.3 3,0K Assista AgoraDemorei para superar o trauma inicial de ver esse filme - na verdade saí do cinema (assisti o filme na pré-estréia de tão ansioso por ele!) disposto a financiar qualquer terrorista disposto a matar os irmãos Wachowski. O estupro que realizaram na história, e principalmente, na ideologia e sentido da graphic novel do Alan Moore foi, para dizer o mínimo, criminoso. Superado o choque, reassistindo uns anos depois posso até dar duas estrelinhas ao filme pelas migalhas que sobraram da obra original ( diferente do Alan Moore, que muito sensatamente mantém o processo que impede a exibição de seu nome nos créditos finais do filme - ou como diria ele: "Vocês se enganaram, realmente escrevi uma história chamada 'V de Vingança' mas AQUILO que passou nos cinemas certamente não é baseado nela...).
Duro é ver o V, guerrilheiro anarquista, reduzido a garoto-propaganda do partido democrata americano. V, lutando pela DEMOCRACIA na Inglaterra!; só pode ser piada...
Os Sonhadores
4.1 2,0K Assista AgoraErótico e bonito, o que quase faz esquecer o moralismo sexual, a alienação burguesa, o conservadorismo político e a pimbice infantil dos protagonistas.
Medéia
3.8 74O final!... Von Trier conseguiu deixá-lo ainda mais terrível do que o texto original da tragédia!
Foi Apenas um Sonho
3.6 1,3K Assista AgoraMelhor filme de 2009 - de longe.
Princesa Mononoke
4.4 944 Assista AgoraTalvez a melhor animação que já assisti (e deve ter mais umas três do Miyazaki na lista das dez primeiras).
Lisbela e o Prisioneiro
3.8 1,2KAté achei engraçadinho aqui e ali, mas não muda o fato de ser uma comédia romântica clicherosa e boba. As duas estrelinhas vão por umas cenas bem legais que se salvam, destacando-se da totalidade medíocre do filme.
Deus É Brasileiro
3.0 336 Assista AgoraDeus me livre. Ruim demais.
O Homem que Desafiou o Diabo
3.1 440 Assista AgoraPior filme nacional que já assisti. Tosco, tosco, tosco.
Pink Floyd - The Wall
4.4 702Se um filme já foi importante na minha vida, foi esse.
(provavelmente o filme em si não mereça uma avaliação tão alta, mas com a relação pessoal que já tive com ele, a objetividade vai pras cucuias)
O Sabor da Melancia
3.3 113Sem dúvida, um dos melhores filmes da década.