É um grande giallo e uma obra fundamental para o surgimento do subgênero slasher. Muitos elementos característicos do slasher se encontram nesse filme, como por exemplo: Um lugar misterioso e sinistro, jovens imprudentes procurando diversão sendo mortos um a um, um assassino extremamente brutal sempre à espreita, várias cenas sendo mostradas pelo ponto de vista do assassino e etc. Com certeza serviu de influência para O Massacre da Serra Elétrica, Halloween e principalmente Sexta-Feira 13. Banho de Sangue parte de uma premissa simples, porém é desenvolvido de forma engenhosa com muito suspense, uma narrativa não linear e várias reviravoltas, já que os personagens são todos misteriosos e suspeitos. É um filme bem dirigido, com uma linda fotografia, ótima atmosfera e cenas de morte fantásticas e violentíssimas. Vale muito a pena.
É um dos filmes mais experimentais que já vi. Apesar de ser de 2006, é uma obra que emula as características do cinema mudo de uma forma bem inovadora. Por ser tão experimental e ter muita fantasia e surrealismo não dá para classificar puramente como terror, mas certamente há elementos muito fortes do gênero. Eu diria que é um drama sombrio que prioriza o lado psicológico dos personagens e o suspense com um tom bem investigativo, mas que tem elementos de ficção científica e terror. A atmosfera gótica e a estética expressionista são estranhas e bem desconcertantes e todos os seus personagens são mentalmente perturbados, o que torna tudo uma experiência muito intrigante. Enfim, é um filme bem interessante e muito diferente de qualquer outro que já tenha visto.
Cry Macho não está entre os melhores filmes do Clint Eastwood, já que ele tem obras-primas na carreira, mas é muito gratificante ver um tipo de cinema tão verdadeiro que infelizmente está cada vez mais em desuso nos dias de hoje. Drama simples, mas sem ser simplório, conduzido com muita segurança e sensibilidade e o melhor de tudo: Sem um pingo de "lacração". O protagonista interpretado pelo Clint Eastwood é muito carismático e sua relação com o menino é muito bem feita. Alguns momentos me levaram ao riso e outros me levaram à reflexão. Os personagens coadjuvantes não são tão explorados quanto deveriam, mas também possuem carisma e são importantes. O modo de fazer cinema do Clint Eastwood em termos de direção é muito elegante e preciso. A fotografia é deslumbrante e tira muito proveito das belas paisagens naturais. A trilha sonora também é um belo atrativo. Sei que sou minoria, mas gostei mais de Cry Macho do que de A Mula, mas como eu disse antes é um prazer ver uma figura tão importante quanto o Clint Eastwood ainda na ativa, seja dirigindo ou atuando. É um artista único e insubstituível. Aproveitem que no Prime Video tem Sniper Americano, O Caso Richard Jewell (é ótimo, para mim é o melhor filme recente do diretor), A Mula e Cry Macho.
Na Solidão da Noite é um ótimo filme de terror psicológico e sobrenatural. O terror aqui é abordado em vários contos com temáticas diversificadas, mas sempre trazendo à tona um conflito interessante entre a fantasia e a realidade e entre o sobrenatural e o ceticismo. O filme conta com uma bela direção, uma atmosfera charmosa bem característica dos filmes de terror dessa era, uma estética gótica apurada e cenas pontuais verdadeiramente assustadoras. A estrutura do filme é extremamente engenhosa e com certeza foi revolucionária para a época em que a obra foi lançada. Não vou mentir, em partes é bem cansativo, sendo que alguns contos são fantásticos e outros nem tanto, mas no geral vale muito a pena ser visto. O final surpreendente é sensacional e muito bem formulado. Definitivamente é um clássico.
Sempre ao Seu Lado é um drama simples, mas conduzido de forma muito sensível, com muita delicadeza e capricho. É um filme primoroso tecnicamente. A narrativa é muito consistente, a fotografia é deslumbrante e a trilha sonora é bela e suave e está em perfeita sincronia com o que é mostrado na tela. O filme consegue desenvolver bem os protagonistas e criar um laço afetivo grande entre eles. A rotina do Hachi acaba soando nostálgica para qualquer um, pois o cão passa pelos mesmos lugares, encontra as mesmas pessoas amigáveis, repete certas ações e etc. Faz você lembrar de momentos da sua própria vida. É um grande filme sobre gratidão, companheirismo e lealdade. É triste, porém revigorante, pois faz você refletir e mostra que é muito válido valorizar as pequenas coisas da vida. Vale muito a pena ver. Disponível no Prime Video.
É um bom suspense, com boas atuações e uma bela fotografia, mas senti uma certa frieza e não consegui me sentir conectado com o filme em nenhum momento. Faltou ter uma narrativa mais envolvente e momentos mais intensos. Mas vale a pena dar uma conferida. Disponível no Prime Video.
Stalingrado - A Batalha Final é uma obra-prima. Sombrio, intenso, visceral, brutal, chocante e perturbador. Um dos melhores filmes anti-guerra que já vi. É uma produção alemã e traz uma perspectiva diferente, mostrando que havia alemães que não concordavam os ideais de Hitler e muito menos queriam estar no campo de batalha, mas foram forçados a batalhar. Também retrata bem o lado dos soviéticos e como os seres humanos são os mesmos, com suas qualidades e defeitos, independentemente da nacionalidade. O drama se faz presente o tempo todo, porém de forma muito natural. Stalingrado tecnicamente é brilhante e simplesmente impecável. A direção é extremamente precisa, a ambientação caótica e desoladora é perfeita, a fotografia é primorosa, a trilha sonora é lindíssima e encaixa perfeitamente com a atmosfera melancólica da obra e o filme ainda conta com cenas de batalhas extremamente imersivas, realistas e de tirar o fôlego. É interessante estabelecer um paralelo entre
a forma como o filme começa (de forma descontraída, com os soldados demonstrando leveza de espírito, uma certa inocência e se divertindo em um lugar ensolarado) e a forma como como o filme termina (com todos os personagens traumatizados, destruídos fisicamente e psicologicamente, morrendo e mergulhando no mais profundo frio).
A jornada é infernal. Um filme obrigatório, principalmente para quem gosta do gênero.
Mommy é um filme muito interessante. É um drama muito intenso, realista e visceral sobre relacionamentos familiares problemáticos e personagens com distúrbios mentais. É sensível e tocante sem ser excessivamente sentimental. A relação entre mãe e filho é muito intensa e conturbada com muitas brigas e ofensas, mas dá para perceber, desde do começo, que no fundo ambos se amam muito. A vizinha que se oferece para ajudar acaba criando um vínculo muito forte com eles. Esse trio formado por Diane, Steve e Kyla é muito carismático e cada um deles é um personagem que foi muito bem desenvolvido no decorrer da trama. Atuações poderosíssimas. Mommy é muito bem feito tecnicamente. Conta com uma ótima direção, uma edição muito inteligente e dinâmica, uma linda fotografia e um uso absurdamente eficaz da trilha sonora. Confesso que o formato restritivo da tela me incomodou e me deixou confuso no começo, mas eu entendi que foi um artifício utilizado para demonstrar a evolução de toda aquela situação. Quando tudo melhorava a tela se expandia e quando as coisas pioravam a tela se retraía novamente. Enfim, grande filme. Visto no Prime Video.
É um bom drama com elementos de fantasia. O protagonista é alguém que sente um vazio existencial, tem um passado obscuro muito sombrio que é revelado aos poucos e que no final das contas não consegue viver de maneira saudável com esse trauma. Só que vários outros acontecimentos trágicos se acumulam em sua vida e senti que exageraram na quantidade de situações adversas impostas ao protagonista. Em alguns momentos tem ares novelescos (o que não é necessariamente ruim). Enfim, é um filme bem feito tecnicamente. Tem uma boa direção, uma bela fotografia e as atuações, no geral, são boas. Vale a pena. Visto no Prime Video.
Um ótimo drama de guerra. É um filme simples, porém com uma ambientação hostil (tanto pela parte humana quanto da natureza) muito bem feita e uma mensagem final muito importante. Uma cabana, um clima inóspito, poucos personagens, muita tensão, animosidade e cultura e pontos de vista diferentes. Aos poucos as diferenças vão sendo deixadas de lado pela necessidade de sobrevivência e o lado mais fragilizado e humano desses combatentes floresce. Vale muito a pena. Visto no Vix.
Um drama fantástico que prioriza o realismo e sabe explorar seus protagonistas de uma forma bem humana com suas virtudes e seus defeitos. Ron Howard é um grande diretor e sabe dirigir dramas como poucos na atualidade. Rush toma cuidado para não cair no excesso de sentimentalismo, porém consegue ser cativante e tocante ao mesmo tempo. A trama te prende do começo ao final e tanto o James Hunt quanto o Niki Lauda são personagens extremamente bem desenvolvidos. Chris Hemsworth e Daniel Brühl tiveram um ótimo desempenho. Eles são tão parecidos em questão de competitividade, apesar de serem tão opostos em termos de personalidade. Ambos foram bem-sucedidos, cada um ao seu modo, e esse sucesso foi alimentado pela competitividade entre os dois. Tecnicamente é absurdamente bem feito. É muito bem dirigido, tem um ótimo ritmo, uma fotografia lindíssima e as cenas de corrida são de tirar o fôlego. Deve agradar em cheio os fãs de F-1 ou até quem não é tão ligado ao esporte. Visto no Pluto.
Um bom filme sobre esperança e perseverança. A trama em si poderia ter mais momentos de emoção, mas Gary Oldman é um ator fantástico e reina absoluto. Não que as outras atuações não sejam boas, mas ele comanda o filme do começo ao final. Gosto como a obra em si é séria e mostra que a situação está muito crítica, porém com momentos bem sutis de humor pelo fato do Winston Churchill ser uma figura irreverente. É um filme bem feito tecnicamente. Tem uma direção discreta, porém correta, uma ótima reconstituição de época e uma bela fotografia. Senti que faltou mostrar melhor o impacto que as decisões de Churchill tinham nos militares e principalmente nos civis. Vale a pena uma conferida. Visto no Prime Video.
É um filme bem interessante. Uma abordagem diferente quando pensamos no gênero de filme de guerra. A ambientação é muito imersiva. Em alguns aspectos me lembrou O Barco: Inferno no Mar. O filme se passa praticamente o tempo todo dentro de um tanque e você sente na pele as mesmas aflições e inseguranças que os soldados sentem. As imagens são absurdamente chocantes, o rastro de destruição é avassalador e o telespectador é posto como uma testemunha ocular de todas aquelas barbaridades. Tecnicamente é muito bem feito, com uma direção segura, um ótimo ritmo narrativo, ótimas cenas de ação e atuações bem intensas e convincentes. A minha ressalva é que a trama do filme é complicada de entender para quem não conhece bem o contexto histórico do conflito abordado, mas não é algo que chega a comprometer a obra como um todo. Recomendado.
Cold Fish como um todo é uma obra-prima sobre a perversão humana e sobre os limites de um homem comum, porém um pouco inconsistente em alguns momentos. É extremamente grotesco e perturbador, com personagens muito doentios que proporcionam momentos de revirar o estômago, mas não se apoia apenas nisso e nem é vazio. Eu sinto que o Sion Sono tem uma característica muito presente no cinema do Japão dos anos 60 que é o teor contestador que mostra que nem tudo no Japão, um país que exala uma aura de perfeição ao restante do mundo, é perfeito. Sei que a proposta aqui é ser intenso e chocante e o filme atinge totalmente esse objetivo, mas creio que seria melhor se a obra fosse um pouco mais sutil e menos histérica em alguns momentos. O exagero aqui chega a irritar e cansar em alguns momentos, mas nada que atrapalhe tanto assim. Tecnicamente é fantástico. É bem dirigido, tem uma linda fotografia, uma trilha sonora tímida, mas agradável e em termos de conteúdo é muito relevante pois também critica a desunião familiar e questiona o quanto é necessário para fazer um homem teoricamente comum virar um monstro. Enfim, é um baita filme sobre serial killer com muita violência e crítica social. É uma obra-prima, mas do mesmo diretor eu assisti Himizu (também obra-prima, na minha humilde opinião) e é um filme superior.
Nossa, que filme incrível! Angel-A é uma obra sensível e profunda que me causou muitas emoções diferentes. Me causou risos, choros, excitação, reflexão e tudo mais. Como posso deixar de elogiar algo assim? O drama, a comédia e o romance são muito bem feitos e de forma bem honesta.Notei influências de A Felicidade Não Se Compra, Noites Brancas e Asas do Desejo. Os elementos sobrenaturais são sutis, porém muito marcantes.
O André sempre foi uma boa pessoa e não enxergava a bondade contida dentro de si. O seu Anjo da Guarda simplesmente veio para abrir os olhos de André. O Anjo escolheu a forma de uma "prostituta" que fuma compulsivamente e é repleta de malandragem pelo fato do universo do André ser um lugar "marginalizado". Angela poderia ter vindo em qualquer forma que quisesse, porém essa escolha foi a melhor maneira de tentar estabelecer uma conexão com André e cumprir a sua missão. Reparem que desde do começo, André se importa com Angela (até então uma mera desconhecida) mais do que consigo mesmo. Ele desiste de se livrar dos problemas através do suicídio apenas para salvá-la. Não foi por interesse. Ele nem percebeu a beleza estonteante dela naquele momento. Ele apenas pulou e a salvou de forma instintiva. Essa era a missão da Angela: Fazer o lado bom de André florescer. Por isso ela se envolve em tantas situações em que as integridades física e moral dela (teoricamente) estão em jogo. André zela pela Angela o tempo todo. Aquela questão dele não querer que ela faça sexo para ganhar dinheiro para quitar a sua dívida não é por moralismo e sim por se importar com ela e não querer que ela faça de tudo apenas para que ele quite a dívida. Mesmo que não quitar a dívida resulte em sua morte. Quer uma atitude mais altruísta e essencialmente bondosa do que essa? O filme não é moralista, muito pelo contrário. Tanto que em nenhum momento a Angela julga o André como pessoa e sim aponta os erros que ele comete para que ele deixe de sofrer e André só sente admiração pela forma como Angela o trata, como um ser humano de valor. Ela revelou a bondade e o amor que sempre existiram em André, mas também o fez aprender a valorizar a si mesmo e enxergar que poderia ser uma pessoa melhor. André fez florescer a humanidade dentro de Angela, um Anjo da Guarda. Foi uma troca e uma união ao mesmo tempo. Confesso que o final é um pouco clichê, mas ao mesmo tempo é coerente porque a mensagem do filme é muito otimista desde do começo. Não faria sentido ter um final trágico ou amargo. Então eles acabam se apaixonando por essa jornada que apesar de curta consegue ser tão reveladora.
Enfim, um dos filmes mais belos (em todos os sentidos) que eu já vi na vida.
A ideia é interessante e tinha muito potencial, porém a execução é horrível. Meu Deus. Passei o filme todo tentando decifrar o que acontecia naquela bagunça. Um monte de paciente do manicômio brotando do nada, sem uma apresentação e nem nada, no meio de um breu e cometendo atos de violência que eu nem conseguia assimilar o que de fato estava sendo feito. Se o filme soubesse criar uma atmosfera e conseguisse ser imersivo, ok, poderia até ser um ponto positivo, mas não é o que acontece. Se todos os pacientes (e olha que tinham vários) eram tão perigosos assim, por que tão poucos guardas estavam presentes? Foi duro de chegar até o final, viu? Realmente não gostei.
Um filme interessante. Poucos personagens interagindo em um mesmo cenário, porém há uma toda construção de tensão e os diálogos entre eles são excelentes. As cenas de ação são bem realistas e o filme te transporta para aquele cenário hostil e desolador. A fotografia é muito bonita. Enfim, gostei bastante. Vale a pena. Disponível no Prime Video.
Um thriller absolutamente fantástico. Ao mesmo tempo que consegue ser um estudo de personagem também analisa todo o contexto histórico e político da antiga URSS naquele determinado período de tempo. A investigação policial aqui tem extrema importância e é relatada em seus mínimos detalhes. Não diria que o terror seja o foco da obra, mas ele se faz presente em algumas das cenas mais impactantes de assassinatos que já vi em um filme. A direção é excelente e por mais que as tais cenas sejam mais sutis do que explícitas, as imagens macabras ficarão em sua mente e serão capazes de causar pesadelos. É uma obra que mostra o quanto o ser humano é falho e o quanto um sistema corrupto pode atrapalhar os bem-intencionados. A atmosfera é muito sombria do começo ao final, mas sempre com um teor motivacional e uma ponta de esperança. A grande mensagem do filme é essa: Não deixe de tentar fazer o certo, seja em qualquer tipo de ambiente. Também tenho que destacar o elenco brilhante que conta com atores veteranos lendários como Donald Sutherland e Max Von Sydow. Enfim, uma obra-prima. Disponível no YouTube.
Himizu é uma obra-prima e já virou um dos meus favoritos. É um retrato de um lado mais marginalizado do Japão. O drama é muito bem desenvolvido. Os personagens aqui são intensos e muitas vezes exagerados, porém muito verdadeiros. Apesar de ser uma obra perturbadora e extremamente depressiva em alguns momentos, em outros há muita sensibilidade e beleza. Se por um lado há pobreza material, a pior pobreza aqui é a de espírito demonstrada por muitos personagens. É um filme existencial e contemplativo, mas em nenhum momento é lento ou arrastado. Himizu é sobre escolhas, conflitos internos e estar em paz (ou não) com sua consciência. Apesar do drama ser predominante, também há suspense, romance e até algum ou outro momento de comédia. A atmosfera é bem estranha, mas é do tipo de estranheza que me agrada. Eu nunca tinha visto algo similar, é uma linguagem diferente de cinema para mim. Pretendo assistir outros filmes do diretor Sion Sono.
O Soldado Desconhecido é um filme difícil de ser analisado. É absurdamente bem feito em todos os aspectos técnicos como direção, edição, fotografia, trilha sonora e etc, mas eu simplesmente não consegui me conectar nem com a trama e muito menos com os personagens. Tem várias cenas marcantes e até bem chocantes, mas os personagens morriam um a um e eu simplesmente não conseguia me importar. Não tenho nada contra filmes longos, muito pelo contrário. Amo filmes de 3 ou até mais de 4 horas de duração. Porém, a duração tem que ser justificada. Não é o caso aqui. O filme poderia ser bem mais curto, já que não desenvolve bem os personagens. Os combates, apesar de muito realistas e intensos, acabam perdendo força e as situações se tornam repetitivas. Enfim, não tenho como dar menos do que 4 estrelas por todo o capricho envolvendo a produção, mas é um dos filmes mais cansativos que já vi na vida. Valeu a pena? Valeu, mas dificilmente verei novamente.
Animais Noturnos é um ótimo filme. O suspense é muito bom e a tensão é absurdamente bem trabalhada. A trama, como muitos disseram, é interpretativa. A minha interpretação foi a seguinte:
O livro é uma metáfora sobre o relacionamento entre Edward e Susan. O Edward obviamente escreveu o livro como uma forma de demonstrar para a Susan que ele era uma pessoa forte e que ao mesmo tempo poderia ter poder sobre ela. Ela fica fascinada com o livro e simplesmente fica obcecada e impactada pela trama. Ela identifica que há metáforas no livro em relação ao relacionamento dos dois e isso a deixa muito abalada no seu cotidiano. Às vezes não consegue dormir, outras vezes tem pesadelos, até chega a ter alucinações em determinados momentos e etc. No livro, Tony Hastings é o Edward. Fraco, covarde e receoso em fazer o que deve ser feito. Bobby Andes é a parte de sua consciência o forçando a mudar e ser forte. O Ray (o assassino e estuprador que vitimou a esposa e a filha de Tony) é na verdade uma representação da Susan. Eu explico: No livro, Ray é a pessoa que tira a esposa e a filha de Tony. Na vida real, Susan é a esposa que abandona Edward e que aborta um filho dele. Na vida real Susan foi responsável pelo Edward ter perdido uma esposa e uma criança. No livro, Tony acaba relutando, mas acaba matando Ray. Ou seja, Edward finalmente foi forte, no entendimento dele, e foi corajoso para fazer o que acreditou que deveria ser feito, ou seja, superou Susan e todo o passado doloroso envolvendo os dois. Do ponto de vista do Edward, tudo foi uma provação, uma vingança e também uma forma terapêutica de lidar com os seus traumas pessoais. Para a Susan restou a obsessão e o trauma de ter que lidar com atitudes questionáveis do passado.
Além disso, o filme é fantástico nos aspectos técnicos. A edição é ótima e totalmente intuitiva, mesmo alternando entre fantasia (livro) e realidade (a vida pessoal da Susan) e entre passado e presente. A fotografia é linda e a trilha sonora é maravilhosa. Só senti que poderia haver mais calor, mais emoção em alguns momentos. Principalmente nas cenas que retratam o passado do Edward e da Susan. Enfim, vale muito a pena. Disponível no Prime Video.
Um ótimo filme de terror nacional pós-apocalíptico. É uma obra minimalista que revela pouco sobre a trama, tem raros diálogos e exige que o telespectador preste atenção nos pequenos detalhes para um melhor entendimento. É uma jornada imersiva, extremamente atmosférica e sombria. A ambientação e a fotografia deslumbrante criam um mundo belo, ameaçador e decadente ao mesmo tempo. É um filme sobre tentar manter-se humano, porém tendo que fazer de tudo para sobreviver. E nem sempre o necessário para sobreviver é algo bonito. Me lembrou El Topo (só que sem todo o surrealismo do filme do Alejandro Jodorowsky) em alguns aspectos.Vale muito a pena. Disponível no Prime Video.
Um dos piores e mais chatos filmes que eu já tive o desprazer de ver na vida. Filme de 1 hora e 20 minutos que parece ter 3 horas. Atuações pífias e personagens pouco desenvolvidos. O que se salva aqui é a fotografia e só.
Eu sinceramente não gostei. Sei que é um fardo muito pesado ser uma continuação de um clássico do terror como é O Iluminado, mas ao meu ver há muitas falhas que comprometem o resultado final da obra. Primeiro vou falar sobre os pontos positivos: O Ewan McGregor é ótimo ator e está muito bem como Danny Torrance. A Abra também se mostrou uma ótima personagem e a química entre a atriz mirim Kyliegh Curran e o Ewan McGregor ficou perfeita. Então por qual motivo estou criticando o filme? O enredo é bem falho. Tenta seguir vários caminhos, mas não se desenvolve bem em nenhum. Mas o grande problema aqui é o grupo de vilões. Nunca vi na vida vilões tão desprovidos de carisma e desinteressantes quanto os desse filme. Todos eles. E olha que tem uma porrada deles. Seria muito melhor introduzir apenas um vilão ou dois e dedicar mais tempo para desenvolver o Danny Torrance e seus traumas e demônios internos e a sua relação com a jovem e entusiasmada Abra. E outra: As melhores cenas desse filme, pelo menos na minha opinião, são recriações de cenas do filme original. É um filme demasiadamente ruim? Não, apesar da longa duração o ritmo é bom e as mais de duas horas passaram rápido, mas é um filme que eu não tenho a menor vontade de ver novamente.
Banho de Sangue
3.5 124É um grande giallo e uma obra fundamental para o surgimento do subgênero slasher. Muitos elementos característicos do slasher se encontram nesse filme, como por exemplo: Um lugar misterioso e sinistro, jovens imprudentes procurando diversão sendo mortos um a um, um assassino extremamente brutal sempre à espreita, várias cenas sendo mostradas pelo ponto de vista do assassino e etc. Com certeza serviu de influência para O Massacre da Serra Elétrica, Halloween e principalmente Sexta-Feira 13. Banho de Sangue parte de uma premissa simples, porém é desenvolvido de forma engenhosa com muito suspense, uma narrativa não linear e várias reviravoltas, já que os personagens são todos misteriosos e suspeitos. É um filme bem dirigido, com uma linda fotografia, ótima atmosfera e cenas de morte fantásticas e violentíssimas. Vale muito a pena.
Marcado na Mente
4.1 15É um dos filmes mais experimentais que já vi. Apesar de ser de 2006, é uma obra que emula as características do cinema mudo de uma forma bem inovadora. Por ser tão experimental e ter muita fantasia e surrealismo não dá para classificar puramente como terror, mas certamente há elementos muito fortes do gênero. Eu diria que é um drama sombrio que prioriza o lado psicológico dos personagens e o suspense com um tom bem investigativo, mas que tem elementos de ficção científica e terror. A atmosfera gótica e a estética expressionista são estranhas e bem desconcertantes e todos os seus personagens são mentalmente perturbados, o que torna tudo uma experiência muito intrigante. Enfim, é um filme bem interessante e muito diferente de qualquer outro que já tenha visto.
Cry Macho: O Caminho para Redenção
3.0 179 Assista AgoraCry Macho não está entre os melhores filmes do Clint Eastwood, já que ele tem obras-primas na carreira, mas é muito gratificante ver um tipo de cinema tão verdadeiro que infelizmente está cada vez mais em desuso nos dias de hoje. Drama simples, mas sem ser simplório, conduzido com muita segurança e sensibilidade e o melhor de tudo: Sem um pingo de "lacração". O protagonista interpretado pelo Clint Eastwood é muito carismático e sua relação com o menino é muito bem feita. Alguns momentos me levaram ao riso e outros me levaram à reflexão. Os personagens coadjuvantes não são tão explorados quanto deveriam, mas também possuem carisma e são importantes. O modo de fazer cinema do Clint Eastwood em termos de direção é muito elegante e preciso. A fotografia é deslumbrante e tira muito proveito das belas paisagens naturais. A trilha sonora também é um belo atrativo. Sei que sou minoria, mas gostei mais de Cry Macho do que de A Mula, mas como eu disse antes é um prazer ver uma figura tão importante quanto o Clint Eastwood ainda na ativa, seja dirigindo ou atuando. É um artista único e insubstituível. Aproveitem que no Prime Video tem Sniper Americano, O Caso Richard Jewell (é ótimo, para mim é o melhor filme recente do diretor), A Mula e Cry Macho.
Na Solidão da Noite
3.9 73 Assista AgoraNa Solidão da Noite é um ótimo filme de terror psicológico e sobrenatural. O terror aqui é abordado em vários contos com temáticas diversificadas, mas sempre trazendo à tona um conflito interessante entre a fantasia e a realidade e entre o sobrenatural e o ceticismo. O filme conta com uma bela direção, uma atmosfera charmosa bem característica dos filmes de terror dessa era, uma estética gótica apurada e cenas pontuais verdadeiramente assustadoras. A estrutura do filme é extremamente engenhosa e com certeza foi revolucionária para a época em que a obra foi lançada. Não vou mentir, em partes é bem cansativo, sendo que alguns contos são fantásticos e outros nem tanto, mas no geral vale muito a pena ser visto. O final surpreendente é sensacional e muito bem formulado. Definitivamente é um clássico.
Sempre ao Seu Lado
4.3 4,1K Assista AgoraSempre ao Seu Lado é um drama simples, mas conduzido de forma muito sensível, com muita delicadeza e capricho. É um filme primoroso tecnicamente. A narrativa é muito consistente, a fotografia é deslumbrante e a trilha sonora é bela e suave e está em perfeita sincronia com o que é mostrado na tela. O filme consegue desenvolver bem os protagonistas e criar um laço afetivo grande entre eles. A rotina do Hachi acaba soando nostálgica para qualquer um, pois o cão passa pelos mesmos lugares, encontra as mesmas pessoas amigáveis, repete certas ações e etc. Faz você lembrar de momentos da sua própria vida. É um grande filme sobre gratidão, companheirismo e lealdade. É triste, porém revigorante, pois faz você refletir e mostra que é muito válido valorizar as pequenas coisas da vida. Vale muito a pena ver. Disponível no Prime Video.
Rastos de Sangue
2.6 5É um bom suspense, com boas atuações e uma bela fotografia, mas senti uma certa frieza e não consegui me sentir conectado com o filme em nenhum momento. Faltou ter uma narrativa mais envolvente e momentos mais intensos. Mas vale a pena dar uma conferida. Disponível no Prime Video.
Stalingrado - A Batalha Final
4.0 63Stalingrado - A Batalha Final é uma obra-prima. Sombrio, intenso, visceral, brutal, chocante e perturbador. Um dos melhores filmes anti-guerra que já vi. É uma produção alemã e traz uma perspectiva diferente, mostrando que havia alemães que não concordavam os ideais de Hitler e muito menos queriam estar no campo de batalha, mas foram forçados a batalhar. Também retrata bem o lado dos soviéticos e como os seres humanos são os mesmos, com suas qualidades e defeitos, independentemente da nacionalidade. O drama se faz presente o tempo todo, porém de forma muito natural. Stalingrado tecnicamente é brilhante e simplesmente impecável. A direção é extremamente precisa, a ambientação caótica e desoladora é perfeita, a fotografia é primorosa, a trilha sonora é lindíssima e encaixa perfeitamente com a atmosfera melancólica da obra e o filme ainda conta com cenas de batalhas extremamente imersivas, realistas e de tirar o fôlego. É interessante estabelecer um paralelo entre
a forma como o filme começa (de forma descontraída, com os soldados demonstrando leveza de espírito, uma certa inocência e se divertindo em um lugar ensolarado) e a forma como como o filme termina (com todos os personagens traumatizados, destruídos fisicamente e psicologicamente, morrendo e mergulhando no mais profundo frio).
Mommy
4.3 1,2K Assista AgoraMommy é um filme muito interessante. É um drama muito intenso, realista e visceral sobre relacionamentos familiares problemáticos e personagens com distúrbios mentais. É sensível e tocante sem ser excessivamente sentimental. A relação entre mãe e filho é muito intensa e conturbada com muitas brigas e ofensas, mas dá para perceber, desde do começo, que no fundo ambos se amam muito. A vizinha que se oferece para ajudar acaba criando um vínculo muito forte com eles. Esse trio formado por Diane, Steve e Kyla é muito carismático e cada um deles é um personagem que foi muito bem desenvolvido no decorrer da trama. Atuações poderosíssimas. Mommy é muito bem feito tecnicamente. Conta com uma ótima direção, uma edição muito inteligente e dinâmica, uma linda fotografia e um uso absurdamente eficaz da trilha sonora. Confesso que o formato restritivo da tela me incomodou e me deixou confuso no começo, mas eu entendi que foi um artifício utilizado para demonstrar a evolução de toda aquela situação. Quando tudo melhorava a tela se expandia e quando as coisas pioravam a tela se retraía novamente. Enfim, grande filme. Visto no Prime Video.
L'Enfant Terrible
2.2 1É um bom drama com elementos de fantasia. O protagonista é alguém que sente um vazio existencial, tem um passado obscuro muito sombrio que é revelado aos poucos e que no final das contas não consegue viver de maneira saudável com esse trauma. Só que vários outros acontecimentos trágicos se acumulam em sua vida e senti que exageraram na quantidade de situações adversas impostas ao protagonista. Em alguns momentos tem ares novelescos (o que não é necessariamente ruim). Enfim, é um filme bem feito tecnicamente. Tem uma boa direção, uma bela fotografia e as atuações, no geral, são boas. Vale a pena. Visto no Prime Video.
Entre Inimigos
3.8 84 Assista AgoraUm ótimo drama de guerra. É um filme simples, porém com uma ambientação hostil (tanto pela parte humana quanto da natureza) muito bem feita e uma mensagem final muito importante. Uma cabana, um clima inóspito, poucos personagens, muita tensão, animosidade e cultura e pontos de vista diferentes. Aos poucos as diferenças vão sendo deixadas de lado pela necessidade de sobrevivência e o lado mais fragilizado e humano desses combatentes floresce. Vale muito a pena. Visto no Vix.
Rush: No Limite da Emoção
4.2 1,3K Assista AgoraUm drama fantástico que prioriza o realismo e sabe explorar seus protagonistas de uma forma bem humana com suas virtudes e seus defeitos. Ron Howard é um grande diretor e sabe dirigir dramas como poucos na atualidade. Rush toma cuidado para não cair no excesso de sentimentalismo, porém consegue ser cativante e tocante ao mesmo tempo. A trama te prende do começo ao final e tanto o James Hunt quanto o Niki Lauda são personagens extremamente bem desenvolvidos. Chris Hemsworth e Daniel Brühl tiveram um ótimo desempenho. Eles são tão parecidos em questão de competitividade, apesar de serem tão opostos em termos de personalidade. Ambos foram bem-sucedidos, cada um ao seu modo, e esse sucesso foi alimentado pela competitividade entre os dois. Tecnicamente é absurdamente bem feito. É muito bem dirigido, tem um ótimo ritmo, uma fotografia lindíssima e as cenas de corrida são de tirar o fôlego. Deve agradar em cheio os fãs de F-1 ou até quem não é tão ligado ao esporte. Visto no Pluto.
O Destino de Uma Nação
3.7 723 Assista AgoraUm bom filme sobre esperança e perseverança. A trama em si poderia ter mais momentos de emoção, mas Gary Oldman é um ator fantástico e reina absoluto. Não que as outras atuações não sejam boas, mas ele comanda o filme do começo ao final. Gosto como a obra em si é séria e mostra que a situação está muito crítica, porém com momentos bem sutis de humor pelo fato do Winston Churchill ser uma figura irreverente. É um filme bem feito tecnicamente. Tem uma direção discreta, porém correta, uma ótima reconstituição de época e uma bela fotografia. Senti que faltou mostrar melhor o impacto que as decisões de Churchill tinham nos militares e principalmente nos civis. Vale a pena uma conferida. Visto no Prime Video.
Líbano
3.9 49É um filme bem interessante. Uma abordagem diferente quando pensamos no gênero de filme de guerra. A ambientação é muito imersiva. Em alguns aspectos me lembrou O Barco: Inferno no Mar. O filme se passa praticamente o tempo todo dentro de um tanque e você sente na pele as mesmas aflições e inseguranças que os soldados sentem. As imagens são absurdamente chocantes, o rastro de destruição é avassalador e o telespectador é posto como uma testemunha ocular de todas aquelas barbaridades. Tecnicamente é muito bem feito, com uma direção segura, um ótimo ritmo narrativo, ótimas cenas de ação e atuações bem intensas e convincentes. A minha ressalva é que a trama do filme é complicada de entender para quem não conhece bem o contexto histórico do conflito abordado, mas não é algo que chega a comprometer a obra como um todo. Recomendado.
Cold Fish
3.8 115Cold Fish como um todo é uma obra-prima sobre a perversão humana e sobre os limites de um homem comum, porém um pouco inconsistente em alguns momentos. É extremamente grotesco e perturbador, com personagens muito doentios que proporcionam momentos de revirar o estômago, mas não se apoia apenas nisso e nem é vazio. Eu sinto que o Sion Sono tem uma característica muito presente no cinema do Japão dos anos 60 que é o teor contestador que mostra que nem tudo no Japão, um país que exala uma aura de perfeição ao restante do mundo, é perfeito. Sei que a proposta aqui é ser intenso e chocante e o filme atinge totalmente esse objetivo, mas creio que seria melhor se a obra fosse um pouco mais sutil e menos histérica em alguns momentos. O exagero aqui chega a irritar e cansar em alguns momentos, mas nada que atrapalhe tanto assim. Tecnicamente é fantástico. É bem dirigido, tem uma linda fotografia, uma trilha sonora tímida, mas agradável e em termos de conteúdo é muito relevante pois também critica a desunião familiar e questiona o quanto é necessário para fazer um homem teoricamente comum virar um monstro. Enfim, é um baita filme sobre serial killer com muita violência e crítica social. É uma obra-prima, mas do mesmo diretor eu assisti Himizu (também obra-prima, na minha humilde opinião) e é um filme superior.
Angel-A
3.7 141 Assista AgoraNossa, que filme incrível! Angel-A é uma obra sensível e profunda que me causou muitas emoções diferentes. Me causou risos, choros, excitação, reflexão e tudo mais. Como posso deixar de elogiar algo assim? O drama, a comédia e o romance são muito bem feitos e de forma bem honesta.Notei influências de A Felicidade Não Se Compra, Noites Brancas e Asas do Desejo. Os elementos sobrenaturais são sutis, porém muito marcantes.
A minha interpretação sobre o filme é a seguinte:
O André sempre foi uma boa pessoa e não enxergava a bondade contida dentro de si. O seu Anjo da Guarda simplesmente veio para abrir os olhos de André. O Anjo escolheu a forma de uma "prostituta" que fuma compulsivamente e é repleta de malandragem pelo fato do universo do André ser um lugar "marginalizado". Angela poderia ter vindo em qualquer forma que quisesse, porém essa escolha foi a melhor maneira de tentar estabelecer uma conexão com André e cumprir a sua missão. Reparem que desde do começo, André se importa com Angela (até então uma mera desconhecida) mais do que consigo mesmo. Ele desiste de se livrar dos problemas através do suicídio apenas para salvá-la. Não foi por interesse. Ele nem percebeu a beleza estonteante dela naquele momento. Ele apenas pulou e a salvou de forma instintiva. Essa era a missão da Angela: Fazer o lado bom de André florescer. Por isso ela se envolve em tantas situações em que as integridades física e moral dela (teoricamente) estão em jogo. André zela pela Angela o tempo todo. Aquela questão dele não querer que ela faça sexo para ganhar dinheiro para quitar a sua dívida não é por moralismo e sim por se importar com ela e não querer que ela faça de tudo apenas para que ele quite a dívida. Mesmo que não quitar a dívida resulte em sua morte. Quer uma atitude mais altruísta e essencialmente bondosa do que essa? O filme não é moralista, muito pelo contrário. Tanto que em nenhum momento a Angela julga o André como pessoa e sim aponta os erros que ele comete para que ele deixe de sofrer e André só sente admiração pela forma como Angela o trata, como um ser humano de valor. Ela revelou a bondade e o amor que sempre existiram em André, mas também o fez aprender a valorizar a si mesmo e enxergar que poderia ser uma pessoa melhor. André fez florescer a humanidade dentro de Angela, um Anjo da Guarda. Foi uma troca e uma união ao mesmo tempo. Confesso que o final é um pouco clichê, mas ao mesmo tempo é coerente porque a mensagem do filme é muito otimista desde do começo. Não faria sentido ter um final trágico ou amargo. Então eles acabam se apaixonando por essa jornada que apesar de curta consegue ser tão reveladora.
Enfim, um dos filmes mais belos (em todos os sentidos) que eu já vi na vida.
Desespero
2.7 106 Assista AgoraA ideia é interessante e tinha muito potencial, porém a execução é horrível. Meu Deus. Passei o filme todo tentando decifrar o que acontecia naquela bagunça. Um monte de paciente do manicômio brotando do nada, sem uma apresentação e nem nada, no meio de um breu e cometendo atos de violência que eu nem conseguia assimilar o que de fato estava sendo feito. Se o filme soubesse criar uma atmosfera e conseguisse ser imersivo, ok, poderia até ser um ponto positivo, mas não é o que acontece. Se todos os pacientes (e olha que tinham vários) eram tão perigosos assim, por que tão poucos guardas estavam presentes? Foi duro de chegar até o final, viu? Realmente não gostei.
Na Mira do Atirador
2.9 97 Assista AgoraUm filme interessante. Poucos personagens interagindo em um mesmo cenário, porém há uma toda construção de tensão e os diálogos entre eles são excelentes. As cenas de ação são bem realistas e o filme te transporta para aquele cenário hostil e desolador. A fotografia é muito bonita. Enfim, gostei bastante. Vale a pena. Disponível no Prime Video.
Cidadão X
3.7 58 Assista AgoraUm thriller absolutamente fantástico. Ao mesmo tempo que consegue ser um estudo de personagem também analisa todo o contexto histórico e político da antiga URSS naquele determinado período de tempo. A investigação policial aqui tem extrema importância e é relatada em seus mínimos detalhes. Não diria que o terror seja o foco da obra, mas ele se faz presente em algumas das cenas mais impactantes de assassinatos que já vi em um filme. A direção é excelente e por mais que as tais cenas sejam mais sutis do que explícitas, as imagens macabras ficarão em sua mente e serão capazes de causar pesadelos. É uma obra que mostra o quanto o ser humano é falho e o quanto um sistema corrupto pode atrapalhar os bem-intencionados. A atmosfera é muito sombria do começo ao final, mas sempre com um teor motivacional e uma ponta de esperança. A grande mensagem do filme é essa: Não deixe de tentar fazer o certo, seja em qualquer tipo de ambiente. Também tenho que destacar o elenco brilhante que conta com atores veteranos lendários como Donald Sutherland e Max Von Sydow. Enfim, uma obra-prima. Disponível no YouTube.
Himizu
4.1 52Himizu é uma obra-prima e já virou um dos meus favoritos. É um retrato de um lado mais marginalizado do Japão. O drama é muito bem desenvolvido. Os personagens aqui são intensos e muitas vezes exagerados, porém muito verdadeiros. Apesar de ser uma obra perturbadora e extremamente depressiva em alguns momentos, em outros há muita sensibilidade e beleza. Se por um lado há pobreza material, a pior pobreza aqui é a de espírito demonstrada por muitos personagens. É um filme existencial e contemplativo, mas em nenhum momento é lento ou arrastado. Himizu é sobre escolhas, conflitos internos e estar em paz (ou não) com sua consciência. Apesar do drama ser predominante, também há suspense, romance e até algum ou outro momento de comédia. A atmosfera é bem estranha, mas é do tipo de estranheza que me agrada. Eu nunca tinha visto algo similar, é uma linguagem diferente de cinema para mim. Pretendo assistir outros filmes do diretor Sion Sono.
O Soldado Desconhecido
3.9 20O Soldado Desconhecido é um filme difícil de ser analisado. É absurdamente bem feito em todos os aspectos técnicos como direção, edição, fotografia, trilha sonora e etc, mas eu simplesmente não consegui me conectar nem com a trama e muito menos com os personagens. Tem várias cenas marcantes e até bem chocantes, mas os personagens morriam um a um e eu simplesmente não conseguia me importar. Não tenho nada contra filmes longos, muito pelo contrário. Amo filmes de 3 ou até mais de 4 horas de duração. Porém, a duração tem que ser justificada. Não é o caso aqui. O filme poderia ser bem mais curto, já que não desenvolve bem os personagens. Os combates, apesar de muito realistas e intensos, acabam perdendo força e as situações se tornam repetitivas. Enfim, não tenho como dar menos do que 4 estrelas por todo o capricho envolvendo a produção, mas é um dos filmes mais cansativos que já vi na vida. Valeu a pena? Valeu, mas dificilmente verei novamente.
Animais Noturnos
4.0 2,2K Assista AgoraAnimais Noturnos é um ótimo filme. O suspense é muito bom e a tensão é absurdamente bem trabalhada. A trama, como muitos disseram, é interpretativa. A minha interpretação foi a seguinte:
O livro é uma metáfora sobre o relacionamento entre Edward e Susan. O Edward obviamente escreveu o livro como uma forma de demonstrar para a Susan que ele era uma pessoa forte e que ao mesmo tempo poderia ter poder sobre ela. Ela fica fascinada com o livro e simplesmente fica obcecada e impactada pela trama. Ela identifica que há metáforas no livro em relação ao relacionamento dos dois e isso a deixa muito abalada no seu cotidiano. Às vezes não consegue dormir, outras vezes tem pesadelos, até chega a ter alucinações em determinados momentos e etc. No livro, Tony Hastings é o Edward. Fraco, covarde e receoso em fazer o que deve ser feito. Bobby Andes é a parte de sua consciência o forçando a mudar e ser forte. O Ray (o assassino e estuprador que vitimou a esposa e a filha de Tony) é na verdade uma representação da Susan. Eu explico: No livro, Ray é a pessoa que tira a esposa e a filha de Tony. Na vida real, Susan é a esposa que abandona Edward e que aborta um filho dele. Na vida real Susan foi responsável pelo Edward ter perdido uma esposa e uma criança. No livro, Tony acaba relutando, mas acaba matando Ray. Ou seja, Edward finalmente foi forte, no entendimento dele, e foi corajoso para fazer o que acreditou que deveria ser feito, ou seja, superou Susan e todo o passado doloroso envolvendo os dois. Do ponto de vista do Edward, tudo foi uma provação, uma vingança e também uma forma terapêutica de lidar com os seus traumas pessoais. Para a Susan restou a obsessão e o trauma de ter que lidar com atitudes questionáveis do passado.
Além disso, o filme é fantástico nos aspectos técnicos. A edição é ótima e totalmente intuitiva, mesmo alternando entre fantasia (livro) e realidade (a vida pessoal da Susan) e entre passado e presente. A fotografia é linda e a trilha sonora é maravilhosa. Só senti que poderia haver mais calor, mais emoção em alguns momentos. Principalmente nas cenas que retratam o passado do Edward e da Susan. Enfim, vale muito a pena. Disponível no Prime Video.
Terra e Luz
3.1 11Um ótimo filme de terror nacional pós-apocalíptico. É uma obra minimalista que revela pouco sobre a trama, tem raros diálogos e exige que o telespectador preste atenção nos pequenos detalhes para um melhor entendimento. É uma jornada imersiva, extremamente atmosférica e sombria. A ambientação e a fotografia deslumbrante criam um mundo belo, ameaçador e decadente ao mesmo tempo. É um filme sobre tentar manter-se humano, porém tendo que fazer de tudo para sobreviver. E nem sempre o necessário para sobreviver é algo bonito. Me lembrou El Topo (só que sem todo o surrealismo do filme do Alejandro Jodorowsky) em alguns aspectos.Vale muito a pena. Disponível no Prime Video.
Papai Noel das Cavernas
2.9 74 Assista AgoraUm dos piores e mais chatos filmes que eu já tive o desprazer de ver na vida. Filme de 1 hora e 20 minutos que parece ter 3 horas. Atuações pífias e personagens pouco desenvolvidos. O que se salva aqui é a fotografia e só.
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraEu sinceramente não gostei. Sei que é um fardo muito pesado ser uma continuação de um clássico do terror como é O Iluminado, mas ao meu ver há muitas falhas que comprometem o resultado final da obra. Primeiro vou falar sobre os pontos positivos: O Ewan McGregor é ótimo ator e está muito bem como Danny Torrance. A Abra também se mostrou uma ótima personagem e a química entre a atriz mirim Kyliegh Curran e o Ewan McGregor ficou perfeita. Então por qual motivo estou criticando o filme? O enredo é bem falho. Tenta seguir vários caminhos, mas não se desenvolve bem em nenhum. Mas o grande problema aqui é o grupo de vilões. Nunca vi na vida vilões tão desprovidos de carisma e desinteressantes quanto os desse filme. Todos eles. E olha que tem uma porrada deles. Seria muito melhor introduzir apenas um vilão ou dois e dedicar mais tempo para desenvolver o Danny Torrance e seus traumas e demônios internos e a sua relação com a jovem e entusiasmada Abra. E outra: As melhores cenas desse filme, pelo menos na minha opinião, são recriações de cenas do filme original. É um filme demasiadamente ruim? Não, apesar da longa duração o ritmo é bom e as mais de duas horas passaram rápido, mas é um filme que eu não tenho a menor vontade de ver novamente.