A transposição da história do filme original dos anos 50 para a década de 90 faz com que ela perca 80% do seu charme. Júlia e Harrison tem química e este último, junto com todos os outros coadjuvantes da família Larrabee, salvam o filme.
O epílogo, com a Amy voltando pra casa e toda aquela discussão sobre como fazer com que ela vá presa pela morte do Desi, é completamente desnecessário. Se fosse pra criar um final aberto, poderia terminar com ela batendo o carro ensaguentada no jardim de casa.
Não podemos negar que este seja um filme para ser "apreciado". Homens (brancos) com corpos e rostos perfeitos perfeitos, uma mulher fatal, com a beleza esfíngica de Kelly McGillis, tomadas aéreas que impressionam até hoje, uma fotografia estonteante - digna das melhores peças de publicidade da TV - e uma trilha sonora inesquecível (é chover no molhado dizer que Take My Breath Away e Danger Zone são grandes canções, mesmo que já tenhamos ouvido a exaustão em quase 30 anos). Mas, infelizmente, é "só isso". Um grande elefante branco que animava nosso morno horário vespertino na Sessão da Tarde.
Tomo "A Morte Passou Por Perto" não como um Kubrick menor e sim um Kubrick antigo, de uma época onde ele não tinha a grana e os recursos que ele teria a partir de "Glória Feita de Sangue" e "Dr. Fantástico". Os enquadramentos incomuns, a fotografia nas cenas da luta e dos encontros à janela são a prova do potencial que Kubrick só iria demonstrar mais afinco mais tarde.
Vamos admitir: faltou um pouco de química entre Hitch e Monty Clift. A atuação minimalista do ator não é tão compatível com as situações-limite que povoam as obras do diretor, o que nos faz imaginar que Monty tenha feito "A Tortura do Silêncio" com certa má vontade. Fora isso, a tal tortura, mantida pelo segredo de confissão, não foi bem explorada pelo roteiro, ao meu ver. Mesmo assim, a simpática (e bem apessoada) persona de Clift e as ameaçadoras intervenções do Inspetor e do jardineiro Keller salvam o filme. No fim, um bom suspense.
Não vi a versão dos irmãos Coen ainda, mas se seguir a linha do original, mantém-se no mesmo patamar: uma premissa boa para um desenvolvimento irregular. Ainda assim vale pela presença idílica de John Wayne, e dos quase desconhecidos Dennis Hopper (no mesmo ano ele dirigiu "Sem Destino") e Robert Duvall.
"Se suas palavras fossem carícias, meus olhares seriam beijos". Se formos considerar que esse filme foi feito HÁ QUASE 50 ANOS, podemos tomá-lo como inovador e provocador sim.
Não sei como pude passar tanto tempo ser ver "Sindicato de Ladrões" (Elia Kazan, 1954). Exibição obrigatória para todo ser humano, especialmente para os cretinos que criticam manifestações, atribuindo a elas apenas o poder de "promover quebradeiras" e não de mobilizar e de fazer os poderosos que estão sentados na parte de cima do poleiro temer as chacoalhadas que nós damos aqui em baixo.
Meireles e seu misto cinematográfico de documentário e comercial de TV, como diria um professor meu. O filme, ainda assim, é maravilhoso e impactante, com a presença angelical de Rachel Weisz,
Sabrina
3.2 127 Assista AgoraA transposição da história do filme original dos anos 50 para a década de 90 faz com que ela perca 80% do seu charme. Júlia e Harrison tem química e este último, junto com todos os outros coadjuvantes da família Larrabee, salvam o filme.
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraRosamund Pike: a alma do filme e pra que vão três das quatro estrelas que dei pro longa
O epílogo, com a Amy voltando pra casa e toda aquela discussão sobre como fazer com que ela vá presa pela morte do Desi, é completamente desnecessário. Se fosse pra criar um final aberto, poderia terminar com ela batendo o carro ensaguentada no jardim de casa.
Agonia e Êxtase
3.9 59 Assista Agora"Eu planejei um teto, ele planejou um milagre".
Uma Noite de Aventuras
3.7 192 Assista Agora"Don't fuck with the babysitter"!
Núpcias de Escândalo
3.9 109 Assista Agora"Você nunca será um ser humano, ou uma mulher de primeira até que tenha aprendido a respeitar a fragilidade humana".
Sahara
2.7 23 Assista AgoraJá vi piores.
Top Gun: Ases Indomáveis
3.5 921 Assista AgoraNão podemos negar que este seja um filme para ser "apreciado". Homens (brancos) com corpos e rostos perfeitos perfeitos, uma mulher fatal, com a beleza esfíngica de Kelly McGillis, tomadas aéreas que impressionam até hoje, uma fotografia estonteante - digna das melhores peças de publicidade da TV - e uma trilha sonora inesquecível (é chover no molhado dizer que Take My Breath Away e Danger Zone são grandes canções, mesmo que já tenhamos ouvido a exaustão em quase 30 anos). Mas, infelizmente, é "só isso". Um grande elefante branco que animava nosso morno horário vespertino na Sessão da Tarde.
Dominguinhos
4.0 20É um filme de digestão difícil, silencioso, mas ao mesmo tempo compreensível e musical. Uma linda homenagem a Domingos de Garanhuns.
Dersu Uzala
4.4 153 Assista AgoraO que é mais perigoso para o homem:
um tigre ou a civilização?
A Morte Passou por Perto
3.3 142Tomo "A Morte Passou Por Perto" não como um Kubrick menor e sim um Kubrick antigo, de uma época onde ele não tinha a grana e os recursos que ele teria a partir de "Glória Feita de Sangue" e "Dr. Fantástico". Os enquadramentos incomuns, a fotografia nas cenas da luta e dos encontros à janela são a prova do potencial que Kubrick só iria demonstrar mais afinco mais tarde.
Maratona da Morte
3.8 107 Assista AgoraMais que o suspense, a paranoia do filme é a mola propulsora. Hoffman, Olivier e, como já disseram, Scheider fantásticos.
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraCoisas que só Hollywood sabe fazer.
Charada
4.1 297 Assista AgoraPoxa, tem Audrey, tem Cary e tem a aquela sensação gostosa de não querer que esse filme acabe nunca.
Cortina Rasgada
3.4 126 Assista Agora"Cortina" tem lá aquele ritmo lento, mas a sequencia da casa no campo é uma das melhores já criadas por Hitch.
Intriga Internacional
4.1 348 Assista AgoraHitch sendo Hitch. E o que são os diálogos do balcão? Mais quentes que todas as cenas de sexo do cinema juntas.
A Tortura do Silêncio
3.9 142 Assista AgoraVamos admitir: faltou um pouco de química entre Hitch e Monty Clift. A atuação minimalista do ator não é tão compatível com as situações-limite que povoam as obras do diretor, o que nos faz imaginar que Monty tenha feito "A Tortura do Silêncio" com certa má vontade. Fora isso, a tal tortura, mantida pelo segredo de confissão, não foi bem explorada pelo roteiro, ao meu ver. Mesmo assim, a simpática (e bem apessoada) persona de Clift e as ameaçadoras intervenções do Inspetor e do jardineiro Keller salvam o filme. No fim, um bom suspense.
A Canção de Bernadette
4.0 55 Assista AgoraA perseverança de Bernadette consegue cativar cristãos e ateus.
Bravura Indômita
3.9 140 Assista AgoraNão vi a versão dos irmãos Coen ainda, mas se seguir a linha do original, mantém-se no mesmo patamar: uma premissa boa para um desenvolvimento irregular. Ainda assim vale pela presença idílica de John Wayne, e dos quase desconhecidos Dennis Hopper (no mesmo ano ele dirigiu "Sem Destino") e Robert Duvall.
As Amizades Particulares
4.1 115"Se suas palavras fossem carícias, meus olhares seriam beijos". Se formos considerar que esse filme foi feito HÁ QUASE 50 ANOS, podemos tomá-lo como inovador e provocador sim.
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraDe uma simplicidade encantadora. E por isso mesmo, maravilhoso.
Sindicato de Ladrões
4.2 295 Assista AgoraNão sei como pude passar tanto tempo ser ver "Sindicato de Ladrões" (Elia Kazan, 1954). Exibição obrigatória para todo ser humano, especialmente para os cretinos que criticam manifestações, atribuindo a elas apenas o poder de "promover quebradeiras" e não de mobilizar e de fazer os poderosos que estão sentados na parte de cima do poleiro temer as chacoalhadas que nós damos aqui em baixo.
O Jardineiro Fiel
3.9 574 Assista AgoraMeireles e seu misto cinematográfico de documentário e comercial de TV, como diria um professor meu. O filme, ainda assim, é maravilhoso e impactante, com a presença angelical de Rachel Weisz,
Antes do Amanhecer
4.3 1,9K Assista AgoraSimples, como toda história de amor real.
Interiores
4.0 230Não existiria título melhor pra este filme.
E que forma classuda de tentar/conseguir se suicidar, hein, Geraldine Page?
[spoiler][/spoiler]