Ao ler o livro, reassisti ao filme e não curti tanto quanto antes. Mas para efeitos de análise do filme em si (e não de adaptação), IT é um filme que funciona bastante. O horror parece um elemento secundário em meio à relação de amizade entre as crianças, e a vibe anos 80 torna isso ainda melhor. O elenco é sensacional, e é difícil não se apegar aos personagens crianças ou a ter certo horror de Pennywise. Ainda assim, é um filme de terror que conta com bastante elementos do gênero, mas que não abre mão de um bom roteiro.
Once Upon a Time in Hollywood é o filme mais maduro de Tarantino, e apesar de, a princípio, não parecer ser um filme do tal diretor, os elementos mais característicos de suas obras estão ali: violência, humor negro, diálogos rápidos e inteligentes e, claro, referências ao cinema.O filme é bastante metalinguístico ao retratar brilhantemente não apenas a Hollywood dos anos 1960 como também o fenômeno dos 'western'. Leo DiCaprio e Brad Pitt estão excelentes em seus papéis, assim como Margot Robbie, que apesar ter tido pouco tempo de tela, abrilhantava todas as cenas em que estava presente. A meu ver, o único problema do filme foi ter se tornado um pouco arrastado, porém o terceiro ato compensa e é, além de surpreendentemente violento e divertido, uma quebra de expectativa e subversão.
Os diálogos banais e despretensiosos, mas que ainda assim nos prendem. A trilha sonora. As inúmeras referências a outros filmes. Ah, esse é o mais perfeito filme de Tarantino!
Passado o hype, Ultimato mostra suas inconsistências. O roteiro do filme é patético, seja por escolher sempre as decisões mais fáceis (ou até mesmo ridículas) ou por destruir toda a trajetória de determinados personagens ao guiá-los a ações que eles jamais executariam (vide caso do Steve). O excesso de piadas - especialmente sobre assuntos sérios ou em momentos inoportunos -também estragou minha experiencia com relação ao filme. Ultimato não é o melhor filme dos Vingadores, mas tem seu peso na história tanto devido ao título de maio bilheteria do cinema como também por ser o ápice de um universo que levou anos pra ser moldado.
Laços é uma homenagem ao Universo criado por Maurício de Sousa. Ao assistir ao filme eu me emocionei em diversos momentos, senti aquela nostalgia e o gostinho da infância mas ao mesmo tempo foi uma experiencia diferente, nova. Tudo no filme me fez voltar às páginas dos gibis, que foram praticamente transcritas para a tela do cinema com maestria (a caracterização tanto das personagens quanto do Bairro do Limoeiro estão impecáveis). O enredo do filme é bem amarradinho e bebe muito (mais do que achei que iria) na HQ escrita por Vitor e Lu Cafaggi. Os atores são bastante cativantes, e tudo fica ainda melhor com a composição da bela cenografia junto da emocionante trilha sonora. Turma da Mônica Laços é cheio de referências para quem é mesmo fã da turminha, e vale a pena ser visto não só pelas crianças como também pelos adultos! Essa é, com certeza, a melhor adaptação de HQ do ano!
Há um cameo com Maurício de Sousa que é muito bacana, e ainda a participação de Sidney Gusman, e de Vitor e Lu Cafaggi (que escreveram a Graphic MSP que deu origem ao filme).
Para quem curte HQs, recomendo que leia não só Laços, como toda a coleção 'Graphic MSP'. Há também um podcast (Confins do Universo, episódio 80), em que mais detalhes da produção do filme são dados.
Dark Phoenix não é nem de longe o filme que os críticos fizeram parecer. Muito pelo contrário, é um filme conciso: roteiro 'ok', ótimas atuações, CGI foda e trilha sonora maravilhosa (feita pelo sempre impecável Hans Zimmer). Só deem uma chance ao filme!
Mais um ótimo filme da A24 com uma pegada indie anos 90 muito boa, que praticamente nos transporta para a época. A trilha sonora é ótima e contribui muito para trazer esse efeito nostálgico. As atuações me surpreenderam, especialmente a do jovem Sunny Suljic.
Porém, apesar de ter gostado do filme, acho que o roteiro poderia ter trabalhado mais a relação abusiva dos irmãos, o passado da mãe e como isso influenciou o irmão mais velho (interpretado por um irreconhecível Lucas Hedge) e o que essa mãe sente ao ver o filho mais novo debandando pelos mesmo caminho - apesar de talvez esse não ser o propósito do filme.
Um filme que subverte e brinca com o estereotipo do super herói. As piadas e as cenas de ação exageradas são mais um dos atrativos bem como a trilha sonora. Agrada tanto os fãs de HQs quanto quem nunca leu um gibi.
Filme leve e bobinho, para passar o tempo mas que traz uma mensagem bonitinha ao final. Blanca Suárez como sempre impecável e ainda há um 'bônus' pela participação de Amaia Salamanca, outra grande atriz espanhola.
Filme divertido do inicio ao fim, com várias piadas e cenas cômicas. Há ainda muitas referencias aos heróis da DC e também à cultura pop de um modo geral. Quanto á história, eu diria que ela se baseia principalmente nas HQs dos Novos 52, e, apesar de apresentar um roteiro simples, demonstra ser tocante e cativante.
Qual dos dois é pior: episódio I ou o episódio II?? Ataque dos Clones segue o mesmo padrão do filme anterior, bem mediano. Os dois primeiros atos são lentos e maçantes e o filme só engrena mesmo no final. O romance entre Padme e Anakin é pura forçação, que só piora com a péssima atuação de Hayden Christensen. O terceiro ato é bom, com uma batalha espalhafatosa, cujo único problema é o cgi -fraco- da época.
Um clássico é um clássico. Superman - O Filme pode ter seus clichês, roteiro e efeitos especiais simples, mas não perde o charme mesmo 40 anos depois. É um filme que definiu o gênero e que vale a pena ser visto ainda nos dias de hoje.
o filme é ok, o padrão mediano da maioria dos filmes do MCU. A narrativa de origem tradicional foi subvertida, os eventos não são contados de modo linear, e passamos a conhecer a "Capitã Marvel" junto com Carol Danvers. O roteiro tem suas falhas: assuntos são introduzidos de modo solto e, por ora, parecem inúteis. Samuel L Jackson foi muito bem no timing das piadas, o que não pode ser dito de Brie Larson (as piadas vindas dela sempre parecem cortantes e não soam engraçadas). Porém a atriz entrega uma personagem leve e de certo modo carismática. Enfim, é um filme com muito fan service e referências ao MCU, que fecham lacunas deixadas mas que em momentos criam outras.
Aquela cena pós créditos já era esperada, pois, assim que mostraram o pager, fiz um link com a cena de Infinity War, porém não deixa de aumentar o hype pra Endgame
Odiei muito o fato de terem transformado um dos maiores mistérios do MCU, em relaçao ao olho do Nick Fury, em um alivio cômico.
Um filme que retrata uma época do passado, mas que ainda hoje trata de temas muito presente na nossa sociedade como racismo, extremismos ideológico e político. BlackkKlansman é um filme que se mostra necessário nos dias atuais.
Não esperava tanto desse filme porque é uma história "batida", afinal, essa é a 4ª versão de Nasce Uma Estrela feita em Hollywood. Mas que versão maravilhosa. O roteiro é bom e tem diálogos e mensagens interessantes, boa direção de Bradley Cooper e uma ótima trilha sonora. Lady Gaga mais uma vez calando a boca dos críticos.
Depois de assistir novamente tive que vir aqui alterar minha nota e dar 5/5. Esse filme é simplesmente excelente! O desconforto que Lanthimos causa com o uso de atributos sonoros e com câmeras angulares (não muito comuns em filmes de época) é fantástico. Isso sem falar na quantidade de simbolismos que esse filme tem. Simplesmente MARAVILHOSO!
"Roma" lembra muito os filmes neorrealistas italianos,com seu ar contemplativo, filosófico e intimista, que retrata a vida de pessoas comuns. Na obra, acompanhamos vida de Cleo, sua rotina e os acontecimentos ao seu redor de uma maneira quase que onisciente. Tecnicamente o filme é maravilhoso, Cuarón se entregou e se envolveu ao máximo e deu seu toque a tudo, desde à fotografia ao roteiro. Roteiro esse que não tem nada de tão espetacular, mas que nos toca pela sua simplicidade. Yalitza Aparacio, apesar de ter "Roma" como seu primeiro trabalho, foi muito bem no papel, talvez por ter sido uma escolha sob medida, praticamente perfeita. Para quem for atento e reflexivo, dá até para extrair críticas sociais do filme
- como a mãe, que priva a filha de comer doce porque vai engordar, enquanto para os garotos isso não faz diferença. Ou a questão das mulheres serem abandonadas por seus respectivos parceiros, mas com a patroa não querendo igualar sua posição com a da 'empregada'
"Roma" vem forte para as premiações no Oscar, e tem grande chances não apenas na categoria de filme estrangeiro, como também em "Best Picture".
É um filme com a cara do Oscar, e um forte concorrente a "Best Picture". Praticamente perfeito em termos técnicos! Fotografia e cenografia belíssimos, um ótimo roteiro e grandes atuações (Emma Stone, Olivia Colman e Rachel Weisz estão irretocáveis). Não conheço muito do trabalho de Yorgos Lanthimos, mas após assistir à "The Favourite", com certeza, vou buscar outros filmes dele.
Não é tão ruim como muitos dizem ser, mas de longe é o pior filme de Star Wars. Em momentos, é confuso, em outros e maçante e Jar Jar Binks consegue deixar tudo isso irritante. Porém a trama, cumpre seu papel e há personagens interessantes, como Darth Maul e Qui Gon Jinn.
Filme inspirado no jogo "Clue", que traz não apenas os personagens do jogo como também as armas e a possibilidade de haver diversos suspeitos. Nessa obras composta por um grande elenco, humor e suspense encontram um equilíbrio perfeito e levam um bom filme. Sem dúvidas um "Must Watch" para todos fãs do jogo
Um filme de temática adolescente com uma pegada cult e meio indie, é assim que descreveria Lady Bird à princípio. A "dramédia" apresenta inúmeras situações vividas pela personagem principal, e com as quais muitos se identificam: desde a dificuldade de ingressar em uma universidade à relação entre pais e filhos. É ai que Lady Bird é um ponto fora da curva se comparado a maioria dos filmes teens: ele retrata a realidade como ela é, sem romantizá-la. Os diálogos são muito verdadeiros e poderiam facilmente ter ocorrido fora das telas. Saorsie Ronan e Laurie Metcalf estão ótimas em seus papéis, tanto que foram congratuladas com indicações ao Oscar. Enfim, é um ótimo filme, leve, apesar de contraditoriamente denso e que vale ser assistido ao menos uma vez na vida.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraAo ler o livro, reassisti ao filme e não curti tanto quanto antes. Mas para efeitos de análise do filme em si (e não de adaptação), IT é um filme que funciona bastante. O horror parece um elemento secundário em meio à relação de amizade entre as crianças, e a vibe anos 80 torna isso ainda melhor. O elenco é sensacional, e é difícil não se apegar aos personagens crianças ou a ter certo horror de Pennywise. Ainda assim, é um filme de terror que conta com bastante elementos do gênero, mas que não abre mão de um bom roteiro.
O Homem Irracional
3.5 551 Assista AgoraGrandes atores desperdiçados pelo raso desenvolvimento de personagem e narrativa fraca!
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraOnce Upon a Time in Hollywood é o filme mais maduro de Tarantino, e apesar de, a princípio, não parecer ser um filme do tal diretor, os elementos mais característicos de suas obras estão ali: violência, humor negro, diálogos rápidos e inteligentes e, claro, referências ao cinema.O filme é bastante metalinguístico ao retratar brilhantemente não apenas a Hollywood dos anos 1960 como também o fenômeno dos 'western'. Leo DiCaprio e Brad Pitt estão excelentes em seus papéis, assim como Margot Robbie, que apesar ter tido pouco tempo de tela, abrilhantava todas as cenas em que estava presente. A meu ver, o único problema do filme foi ter se tornado um pouco arrastado, porém o terceiro ato compensa e é, além de surpreendentemente violento e divertido, uma quebra de expectativa e subversão.
Pulp Fiction: Tempo de Violência
4.4 3,7K Assista AgoraOs diálogos banais e despretensiosos, mas que ainda assim nos prendem. A trilha sonora. As inúmeras referências a outros filmes. Ah, esse é o mais perfeito filme de Tarantino!
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraPassado o hype, Ultimato mostra suas inconsistências. O roteiro do filme é patético, seja por escolher sempre as decisões mais fáceis (ou até mesmo ridículas) ou por destruir toda a trajetória de determinados personagens ao guiá-los a ações que eles jamais executariam (vide caso do Steve). O excesso de piadas - especialmente sobre assuntos sérios ou em momentos inoportunos -também estragou minha experiencia com relação ao filme. Ultimato não é o melhor filme dos Vingadores, mas tem seu peso na história tanto devido ao título de maio bilheteria do cinema como também por ser o ápice de um universo que levou anos pra ser moldado.
Turma da Mônica: Laços
3.6 605 Assista AgoraLaços é uma homenagem ao Universo criado por Maurício de Sousa. Ao assistir ao filme eu me emocionei em diversos momentos, senti aquela nostalgia e o gostinho da infância mas ao mesmo tempo foi uma experiencia diferente, nova. Tudo no filme me fez voltar às páginas dos gibis, que foram praticamente transcritas para a tela do cinema com maestria (a caracterização tanto das personagens quanto do Bairro do Limoeiro estão impecáveis). O enredo do filme é bem amarradinho e bebe muito (mais do que achei que iria) na HQ escrita por Vitor e Lu Cafaggi. Os atores são bastante cativantes, e tudo fica ainda melhor com a composição da bela cenografia junto da emocionante trilha sonora. Turma da Mônica Laços é cheio de referências para quem é mesmo fã da turminha, e vale a pena ser visto não só pelas crianças como também pelos adultos! Essa é, com certeza, a melhor adaptação de HQ do ano!
Há um cameo com Maurício de Sousa que é muito bacana, e ainda a participação de Sidney Gusman, e de Vitor e Lu Cafaggi (que escreveram a Graphic MSP que deu origem ao filme).
Para quem curte HQs, recomendo que leia não só Laços, como toda a coleção 'Graphic MSP'. Há também um podcast (Confins do Universo, episódio 80), em que mais detalhes da produção do filme são dados.
Esposa de Mentirinha
3.4 2,4K Assista AgoraUma comédia romântica que de fato tem comédia, rachei de rir em diversas cenas.
X-Men: Fênix Negra
2.6 1,1K Assista AgoraDark Phoenix não é nem de longe o filme que os críticos fizeram parecer. Muito pelo contrário, é um filme conciso: roteiro 'ok', ótimas atuações, CGI foda e trilha sonora maravilhosa (feita pelo sempre impecável Hans Zimmer). Só deem uma chance ao filme!
Westworld - Onde Ninguém Tem Alma
3.3 196Proposta muito interessante, mas pouco desenvolvida.
Anos 90
3.9 502Mais um ótimo filme da A24 com uma pegada indie anos 90 muito boa, que praticamente nos transporta para a época. A trilha sonora é ótima e contribui muito para trazer esse efeito nostálgico. As atuações me surpreenderam, especialmente a do jovem Sunny Suljic.
Porém, apesar de ter gostado do filme, acho que o roteiro poderia ter trabalhado mais a relação abusiva dos irmãos, o passado da mãe e como isso influenciou o irmão mais velho (interpretado por um irreconhecível Lucas Hedge) e o que essa mãe sente ao ver o filho mais novo debandando pelos mesmo caminho - apesar de talvez esse não ser o propósito do filme.
Kick-Ass: Quebrando Tudo
3.9 2,8K Assista AgoraUm filme que subverte e brinca com o estereotipo do super herói. As piadas e as cenas de ação exageradas são mais um dos atrativos bem como a trilha sonora. Agrada tanto os fãs de HQs quanto quem nunca leu um gibi.
O Outro Pai
2.7 90 Assista AgoraFilme leve e bobinho, para passar o tempo mas que traz uma mensagem bonitinha ao final. Blanca Suárez como sempre impecável e ainda há um 'bônus' pela participação de Amaia Salamanca, outra grande atriz espanhola.
Shazam!
3.5 1,2K Assista AgoraFilme divertido do inicio ao fim, com várias piadas e cenas cômicas. Há ainda muitas referencias aos heróis da DC e também à cultura pop de um modo geral. Quanto á história, eu diria que ela se baseia principalmente nas HQs dos Novos 52, e, apesar de apresentar um roteiro simples, demonstra ser tocante e cativante.
Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones
3.7 775 Assista AgoraQual dos dois é pior: episódio I ou o episódio II?? Ataque dos Clones segue o mesmo padrão do filme anterior, bem mediano. Os dois primeiros atos são lentos e maçantes e o filme só engrena mesmo no final. O romance entre Padme e Anakin é pura forçação, que só piora com a péssima atuação de Hayden Christensen. O terceiro ato é bom, com uma batalha espalhafatosa, cujo único problema é o cgi -fraco- da época.
Superman: O Filme
3.7 514 Assista AgoraUm clássico é um clássico. Superman - O Filme pode ter seus clichês, roteiro e efeitos especiais simples, mas não perde o charme mesmo 40 anos depois. É um filme que definiu o gênero e que vale a pena ser visto ainda nos dias de hoje.
Capitã Marvel
3.7 1,9K Assista Agorao filme é ok, o padrão mediano da maioria dos filmes do MCU. A narrativa de origem tradicional foi subvertida, os eventos não são contados de modo linear, e passamos a conhecer a "Capitã Marvel" junto com Carol Danvers. O roteiro tem suas falhas: assuntos são introduzidos de modo solto e, por ora, parecem inúteis. Samuel L Jackson foi muito bem no timing das piadas, o que não pode ser dito de Brie Larson (as piadas vindas dela sempre parecem cortantes e não soam engraçadas). Porém a atriz entrega uma personagem leve e de certo modo carismática. Enfim, é um filme com muito fan service e referências ao MCU, que fecham lacunas deixadas mas que em momentos criam outras.
Aquela cena pós créditos já era esperada, pois, assim que mostraram o pager, fiz um link com a cena de Infinity War, porém não deixa de aumentar o hype pra Endgame
Odiei muito o fato de terem transformado um dos maiores mistérios do MCU, em relaçao ao olho do Nick Fury, em um alivio cômico.
Infiltrado na Klan
4.3 1,9K Assista AgoraUm filme que retrata uma época do passado, mas que ainda hoje trata de temas muito presente na nossa sociedade como racismo, extremismos ideológico e político. BlackkKlansman é um filme que se mostra necessário nos dias atuais.
Me arrepiei com aquele final mostrando reais acontecimentos recentes nos EUA.
Nasce Uma Estrela
4.0 2,4K Assista AgoraNão esperava tanto desse filme porque é uma história "batida", afinal, essa é a 4ª versão de Nasce Uma Estrela feita em Hollywood. Mas que versão maravilhosa. O roteiro é bom e tem diálogos e mensagens interessantes, boa direção de Bradley Cooper e uma ótima trilha sonora. Lady Gaga mais uma vez calando a boca dos críticos.
A Favorita
3.9 1,2K Assista AgoraDepois de assistir novamente tive que vir aqui alterar minha nota e dar 5/5. Esse filme é simplesmente excelente! O desconforto que Lanthimos causa com o uso de atributos sonoros e com câmeras angulares (não muito comuns em filmes de época) é fantástico. Isso sem falar na quantidade de simbolismos que esse filme tem. Simplesmente MARAVILHOSO!
Roma
4.1 1,4K Assista Agora"Roma" lembra muito os filmes neorrealistas italianos,com seu ar contemplativo, filosófico e intimista, que retrata a vida de pessoas comuns. Na obra, acompanhamos vida de Cleo, sua rotina e os acontecimentos ao seu redor de uma maneira quase que onisciente. Tecnicamente o filme é maravilhoso, Cuarón se entregou e se envolveu ao máximo e deu seu toque a tudo, desde à fotografia ao roteiro. Roteiro esse que não tem nada de tão espetacular, mas que nos toca pela sua simplicidade. Yalitza Aparacio, apesar de ter "Roma" como seu primeiro trabalho, foi muito bem no papel, talvez por ter sido uma escolha sob medida, praticamente perfeita. Para quem for atento e reflexivo, dá até para extrair críticas sociais do filme
- como a mãe, que priva a filha de comer doce porque vai engordar, enquanto para os garotos isso não faz diferença. Ou a questão das mulheres serem abandonadas por seus respectivos parceiros, mas com a patroa não querendo igualar sua posição com a da 'empregada'
"Roma" vem forte para as premiações no Oscar, e tem grande chances não apenas na categoria de filme estrangeiro, como também em "Best Picture".
A Favorita
3.9 1,2K Assista AgoraÉ um filme com a cara do Oscar, e um forte concorrente a "Best Picture". Praticamente perfeito em termos técnicos! Fotografia e cenografia belíssimos, um ótimo roteiro e grandes atuações (Emma Stone, Olivia Colman e Rachel Weisz estão irretocáveis). Não conheço muito do trabalho de Yorgos Lanthimos, mas após assistir à "The Favourite", com certeza, vou buscar outros filmes dele.
Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma
3.6 1,2K Assista AgoraNão é tão ruim como muitos dizem ser, mas de longe é o pior filme de Star Wars. Em momentos, é confuso, em outros e maçante e Jar Jar Binks consegue deixar tudo isso irritante. Porém a trama, cumpre seu papel e há personagens interessantes, como Darth Maul e Qui Gon Jinn.
Os 7 Suspeitos
3.8 355 Assista AgoraFilme inspirado no jogo "Clue", que traz não apenas os personagens do jogo como também as armas e a possibilidade de haver diversos suspeitos. Nessa obras composta por um grande elenco, humor e suspense encontram um equilíbrio perfeito e levam um bom filme. Sem dúvidas um "Must Watch" para todos fãs do jogo
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraUm filme de temática adolescente com uma pegada cult e meio indie, é assim que descreveria Lady Bird à princípio. A "dramédia" apresenta inúmeras situações vividas pela personagem principal, e com as quais muitos se identificam: desde a dificuldade de ingressar em uma universidade à relação entre pais e filhos. É ai que Lady Bird é um ponto fora da curva se comparado a maioria dos filmes teens: ele retrata a realidade como ela é, sem romantizá-la. Os diálogos são muito verdadeiros e poderiam facilmente ter ocorrido fora das telas. Saorsie Ronan e Laurie Metcalf estão ótimas em seus papéis, tanto que foram congratuladas com indicações ao Oscar. Enfim, é um ótimo filme, leve, apesar de contraditoriamente denso e que vale ser assistido ao menos uma vez na vida.