Menos delirante que de costume , o diretor Mojica usa o misterioso personagem-título para criticar a hipocrisia e corrupção da sociedade (melhores partes são a dos hippies e do homem impotente traído pela mulher) . Claro que é preciso ignorar o elenco ruim e a montagem às vezes picotada ,mas a criatividade do diretor compensa isso parcialmente. Final surpresa .
Filme de gangster do irmãos Coen feito numa época em que eles ainda estavam meio "crus" , não conseguindo conciliar muito bem a trama complexa meio Noir com seu costumeiro humor negro e câmeras estilizadas . A maior piada do filme é mostrar o cerebral protagonista apanhando de praticamente todo mundo e isso cansa depois de um tempo. Mas é uma investida interessante no gênero ,com ótimo elenco e produção , quase um O Poderoso Chefão protagonizado por Tom Hagen...
A mais famosa comédia/crônica adolescente de John Hughes , muito valorizada pelo ótimo elenco encabeçado por Broderick , que encarna o personagem do gazeteiro Ferris com tremenda naturalidade . O filme não esconde a mensagem de que o ato de cabular aula é quase que um direito diante do tédio que é ficar horas e horas aguentando professores e matérias tediosas. Trilha sonora marcante (a versão de Twist and Shout dos Beatles tocada no desfile é o momento máximo do filme) e o personagem do amigo hipocondríaco são os destaques desse querido clássico Oitentista.
Produção B que lembra "Robocop" mas foi lançada um ano antes. Não tem nem de longe as qualidades do filme de Paul Verhoeven , o ritmo é irregular e apressado ,meio trash. Melhor (e mais perturbadora) cena:
Muito bom Drama de Suspense do sempre competente Hathaway, que dispensou quase que totalmente o uso de trilha sonora ,dando mais clima de tensão e urgência. Basehart como o potencial suicida e Douglas como o guarda simplório defendem bem seus papéis ,aliás o filme tem bastante gente conhecida , incluindo os muito jovens e belos Jeffrey Hunter e Debra Paget (primeira vez que fizeram casal) além de Grace Kelly estreando no Cinema em papel bem "avulso".
Uma das obras-primas de Kubrick , sátira de Guerra brilhante onde o seu estilo rígido e visualmente impecável combina perfeitamente com a ironia do roteiro de Terry Southern (lembrando que foi idéia de Kubrick transformar a seriedade do livro no qual o filme é baseado em comédia de Humor Negro). O elenco excelente simplesmente debulha em uma sucessão de cenas e diálogos hilários. Imperdível!
Nem o fã mais doente e seguidor de pautas identitárias pode negar que a Disney está cavando a própria cova.Mesmo se esse não flopar a empresa precisa parar com a panfletagem urgentemente.
,a do prego enfiado na testa da vampira...como fizeram?????)
. Os maiores atrativos são o belo elenco feminino encabeçado pela gatíssima Emma(nudez gratuíta incluída) e Balesteros que tem certa presença como o vampiro chefe .
Clássico do Terror com o diretor Donner criando um bom clima de ameaça e suspense , muito ajudado pelo ótimo elenco e pela premiada trilha de Jerry Goldsmith . As cenas de morte também ficaram famosas (embora não abusem do sangue) ,inclusive inspirando outra franquia , "Premonição". Como os outros filmes dessa linha satânica gerou continuações e imitações ,sempre inferiores.
Raro exemplar nacional de Slasher dublado em Inglês (como já comentaram, visando o mercado internacional) com história confusa e direção meio "careta" do veterano da Boca do Lixo Mansur .Prá ser justo ele até cria alguns bons momentos de delírio e sanguinolência com certa inspiração no Giallo mas o ritmo irregular e a já citada (fraca) dublagem atrapalham . Vale pela curiosidade .
Simplesmente o auge do Exploitation italiano ,rompendo todas as barreiras e limites do bom-gosto . Supostamente feito para criticar a ação dos povos "civilizados" contra povos primitivos o filme investe mesmo é no escândalo e no choque , sendo nisso muitíssimo bem sucedido ,com mortes (reais) de animais e cenas gore variadas. Aliás o infame diretor Deodato supostamente
mandou os atores principais saírem de circulação por um ano para manter a ilusão de que realmente foram mortos pelos canibais
. Também é importante destacar que a segunda metade acabou sendo precursora do formato "Found Footage" , subgênero de Terror que se popularizou décadas depois. Obviamente por conta do conteúdo ofensivo não é recomendado para estômagos fracos.
Um dos grandes retratos da velhice no Cinema , ou pelo menos um dos mais memoráveis, com mestre Bergman extraindo do lendário diretor sueco Sjöström uma performance de discreto brilhantismo . Apesar do teor melancólico (as cenas dos sonhos são meio perturbadoras) esse mergulho nas lembranças e remorsos de juventude tem também seus lances de ternura e até humor . Um belo clássico!
Acima de tudo uma homenagem ao cinema "B" de Terror/Ficção Científica , com aquele clima meio bobo e autoconsciente típico dos anos 80. A direção é meio vacilante mas o filme melhora na última meia hora ,com certa dose de gore e até seriedade
Um dos maiores triunfos de Allen como diretor , combinando a ligeireza de seus primeiros trabalhos com um olhar mais maduro sobre relacionamentos. Diane está carismática e ganhou o Oscar (mas acho que Liv Ullmann em "Face a Face" ,que por sinal é o filme que o casal vai assistir no início , merecia mais) e Allen obviamente faz seu conhecido tipo "neurótico" de maneira hilária. Ótimos diálogos e inúmeras participações especiais completam a diversão.
O filme tinha todos os elementos para ser uma boa diversão "B" : monstros ancestrais ,zumbis e a beleza da protagonista. Infelizmente a produção tem ritmo travado ,não sabe aproveitar o enredo de maneira mais criativa e quase cai na vala "woke" e politicamente correta por conta de algumas falas (felizmente consegue escapar). Está mais para um "projeto de vaidade" da atriz principal/produtora e do diretor/produtor(são casados). Pena!
Mistura de Drama romântico e Ficção Científica, com apenas um fiapo de história e ritmo lento. Mas tem um bom casal protagonista (Adrienne é sempre uma "charmosa mulher comum" e Dullea está bem como o forasteiro meio messiânico) e belas locações gregas . Coincidentemente foi lançado no mesmo ano de "Starman" que tem história bem parecida e foi dirigido por John Carpenter ,ex-marido de Adrienne .
Um dos filmes "definidores de estilo" do Terror Oitentista , equilibrando certo clima de farsa com tensão e personagens carismáticos/bizarros. Claro que também não faltam cenas memoráveis de gore e violência , que ajudaram a tornar o filme um dos mais imitados e reverenciados do gênero. Escrito por John Russo ,que foi co-criador de "A Noite dos Mortos-Vivos" de Romero e que depois de brigar com o mesmo ficou com o uso exclusivo do termo "living dead"!.
Prequela que é mais dinâmica que o filme anterior com boa direção de Damiani e bom elenco ,com destaques para Diane e Manger (estranhamente depois deste filme o rapaz só faria mais uma ponta em Chamas da Vingança e encerraria a carreira). Algumas câmeras subjetivas lembram Evil Dead e sem dúvida o clímax é mesmo
Thriller psicológico disfarçado de Terror sobre a desintegração de um casal , com muito sangue e passagens surreais/metafóricas . Isabelle comanda o "bonde do surto" com uma impactante performance (a sequência do metrô é inesquecível) e Neill não fica muito atrás como marido que também vai mergulhando na paranoia. Realmente o clima de "filme de Arte" vai afastar e irritar os desavisados mas prá quem quizer se aventurar com um filme menos convencional é uma ótima pedida , até porque como já disseram nos comentários lembra o cinema de Cronenberg em alguns aspectos.
Produção caprichada de Spielberg que não vingou nas bilheterias, talvez por conta de um trio de jovens protagonistas meio apático .Acaba sendo mais uma vitrine da Industrial Light & Magic , responsável pelos efeitos visuais que incluem pioneiras CGis (o cavaleiro de vidro) .Mas esse "bolo de noiva visual" não sustenta a trama até porque nada daquilo é real (óbvio) ,sendo apenas um exibicionismo técnico . E por falar em trama a mesma lembra um pouco demais "Indiana Jones e o Templo da Perdição". Apesar desses pontos negativos o filme consegue ser um entretenimento razoável.
Corman fez um crossover de histórias criadas pelos celebrados Poe e Lovecraft com resultado mediano mas ajudado pelo elenco bacana (Price e Chaney Jr. bem confortáveis em seus respectivos papéis e a linda Debra,no seu último papel no Cinema, sempre é um colírio).
Fracasso de bilheteria que teve o azar de estrear praticamente junto do primeiro "Star Wars", o que talvez nem fizesse tanta diferença porque , mesmo sendo uma produção muito bem executada por Friedkin , a verdade é que essa Aventura Dramática pareceu amarga e trágica demais para agradar o grande público. Cheio de momentos memoráveis e tecnicamente impressionantes (as cenas na ponte são icônicas), o filme é sufocante e tenso , antecipando em partes a estética de Apocalipse Now ,lançado 2 anos depois. Não por acaso Friedkin o considerava seu favorito entre os filmes que dirigiu. Merece o (tardio) reconhecimento.
Primeiro Satyajit Ray que vejo e não achei à altura da reputação do cineasta. É uma apenas boa comédia de costumes sobre charlatanismo religioso com direção às vezes inspirada .
Finis Hominis: O Fim do Homem
3.5 33 Assista AgoraMenos delirante que de costume , o diretor Mojica usa o misterioso personagem-título para criticar a hipocrisia e corrupção da sociedade (melhores partes são a dos hippies e do homem impotente traído pela mulher) . Claro que é preciso ignorar o elenco ruim e a montagem às vezes picotada ,mas a criatividade do diretor compensa isso parcialmente. Final surpresa .
Ajuste Final
3.9 116 Assista AgoraFilme de gangster do irmãos Coen feito numa época em que eles ainda estavam meio "crus" , não conseguindo conciliar muito bem a trama complexa meio Noir com seu costumeiro humor negro e câmeras estilizadas . A maior piada do filme é mostrar o cerebral protagonista apanhando de praticamente todo mundo e isso cansa depois de um tempo. Mas é uma investida interessante no gênero ,com ótimo elenco e produção , quase um O Poderoso Chefão protagonizado por Tom Hagen...
Curtindo a Vida Adoidado
4.2 2,3K Assista AgoraA mais famosa comédia/crônica adolescente de John Hughes , muito valorizada pelo ótimo elenco encabeçado por Broderick , que encarna o personagem do gazeteiro Ferris com tremenda naturalidade . O filme não esconde a mensagem de que o ato de cabular aula é quase que um direito diante do tédio que é ficar horas e horas aguentando professores e matérias tediosas. Trilha sonora marcante (a versão de Twist and Shout dos Beatles tocada no desfile é o momento máximo do filme) e o personagem do amigo hipocondríaco são os destaques desse querido clássico Oitentista.
RoboMan
2.2 26Produção B que lembra "Robocop" mas foi lançada um ano antes. Não tem nem de longe as qualidades do filme de Paul Verhoeven , o ritmo é irregular e apressado ,meio trash. Melhor (e mais perturbadora) cena:
o amigo traidor tentando estrangular a esposa do herói
Horas Intermináveis
3.8 11Muito bom Drama de Suspense do sempre competente Hathaway, que dispensou quase que totalmente o uso de trilha sonora ,dando mais clima de tensão e urgência. Basehart como o potencial suicida e Douglas como o guarda simplório defendem bem seus papéis ,aliás o filme tem bastante gente conhecida , incluindo os muito jovens e belos Jeffrey Hunter e Debra Paget (primeira vez que fizeram casal) além de Grace Kelly estreando no Cinema em papel bem "avulso".
Dr. Fantástico
4.2 665 Assista AgoraUma das obras-primas de Kubrick , sátira de Guerra brilhante onde o seu estilo rígido e visualmente impecável combina perfeitamente com a ironia do roteiro de Terry Southern (lembrando que foi idéia de Kubrick transformar a seriedade do livro no qual o filme é baseado em comédia de Humor Negro). O elenco excelente simplesmente debulha em uma sucessão de cenas e diálogos hilários. Imperdível!
As Marvels
2.7 405 Assista AgoraNem o fã mais doente e seguidor de pautas identitárias pode negar que a Disney está cavando a própria cova.Mesmo se esse não flopar a empresa precisa parar com a panfletagem urgentemente.
El Extraño Amor de los Vampiros
2.2 1Filme de vampiro bem aborrecido e clichê , nem mesmo contando com cenas mais intensas de gore (mas tem uma cena que impressiona
,a do prego enfiado na testa da vampira...como fizeram?????)
A Profecia
3.9 591 Assista AgoraClássico do Terror com o diretor Donner criando um bom clima de ameaça e suspense , muito ajudado pelo ótimo elenco e pela premiada trilha de Jerry Goldsmith . As cenas de morte também ficaram famosas (embora não abusem do sangue) ,inclusive inspirando outra franquia , "Premonição". Como os outros filmes dessa linha satânica gerou continuações e imitações ,sempre inferiores.
Atração Satânica
2.6 10Raro exemplar nacional de Slasher dublado em Inglês (como já comentaram, visando o mercado internacional) com história confusa e direção meio "careta" do veterano da Boca do Lixo Mansur .Prá ser justo ele até cria alguns bons momentos de delírio e sanguinolência com certa inspiração no Giallo mas o ritmo irregular e a já citada (fraca) dublagem atrapalham . Vale pela curiosidade .
Holocausto Canibal
3.1 833Simplesmente o auge do Exploitation italiano ,rompendo todas as barreiras e limites do bom-gosto . Supostamente feito para criticar a ação dos povos "civilizados" contra povos primitivos o filme investe mesmo é no escândalo e no choque , sendo nisso muitíssimo bem sucedido ,com mortes (reais) de animais e cenas gore variadas. Aliás o infame diretor Deodato supostamente
mandou os atores principais saírem de circulação por um ano para manter a ilusão de que realmente foram mortos pelos canibais
Morangos Silvestres
4.4 658Um dos grandes retratos da velhice no Cinema , ou pelo menos um dos mais memoráveis, com mestre Bergman extraindo do lendário diretor sueco Sjöström uma performance de discreto brilhantismo . Apesar do teor melancólico (as cenas dos sonhos são meio perturbadoras) esse mergulho nas lembranças e remorsos de juventude tem também seus lances de ternura e até humor . Um belo clássico!
Noite dos Arrepios
3.5 198 Assista AgoraAcima de tudo uma homenagem ao cinema "B" de Terror/Ficção Científica , com aquele clima meio bobo e autoconsciente típico dos anos 80. A direção é meio vacilante mas o filme melhora na última meia hora ,com certa dose de gore e até seriedade
(o áudio de despedida do amigo , o quase suicídio do detetive)
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
4.1 1,1K Assista AgoraUm dos maiores triunfos de Allen como diretor , combinando a ligeireza de seus primeiros trabalhos com um olhar mais maduro sobre relacionamentos. Diane está carismática e ganhou o Oscar (mas acho que Liv Ullmann em "Face a Face" ,que por sinal é o filme que o casal vai assistir no início , merecia mais) e Allen obviamente faz seu conhecido tipo "neurótico" de maneira hilária. Ótimos diálogos e inúmeras participações especiais completam a diversão.
Astonishing Tales of Terror: Rocktapussy!
1.3 2O filme tinha todos os elementos para ser uma boa diversão "B" : monstros ancestrais ,zumbis e a beleza da protagonista. Infelizmente a produção tem ritmo travado ,não sabe aproveitar o enredo de maneira mais criativa e quase cai na vala "woke" e politicamente correta por conta de algumas falas (felizmente consegue escapar). Está mais para um "projeto de vaidade" da atriz principal/produtora e do diretor/produtor(são casados). Pena!
Besouro Azul
3.2 560 Assista AgoraMais uma "palestra" da maior central Woke do mundo ,Hollywood. FLOP !
A Próxima Dimensão
3.7 8Mistura de Drama romântico e Ficção Científica, com apenas um fiapo de história e ritmo lento. Mas tem um bom casal protagonista (Adrienne é sempre uma "charmosa mulher comum" e Dullea está bem como o forasteiro meio messiânico) e belas locações gregas . Coincidentemente foi lançado no mesmo ano de "Starman" que tem história bem parecida e foi dirigido por John Carpenter ,ex-marido de Adrienne .
A Volta dos Mortos Vivos
3.6 536 Assista AgoraUm dos filmes "definidores de estilo" do Terror Oitentista , equilibrando certo clima de farsa com tensão e personagens carismáticos/bizarros. Claro que também não faltam cenas memoráveis de gore e violência , que ajudaram a tornar o filme um dos mais imitados e reverenciados do gênero. Escrito por John Russo ,que foi co-criador de "A Noite dos Mortos-Vivos" de Romero e que depois de brigar com o mesmo ficou com o uso exclusivo do termo "living dead"!.
Amityville 2: A Possessão
3.2 194 Assista AgoraPrequela que é mais dinâmica que o filme anterior com boa direção de Damiani e bom elenco ,com destaques para Diane e Manger (estranhamente depois deste filme o rapaz só faria mais uma ponta em Chamas da Vingança e encerraria a carreira). Algumas câmeras subjetivas lembram Evil Dead e sem dúvida o clímax é mesmo
a cena do massacre da família
Possessão
3.9 591Thriller psicológico disfarçado de Terror sobre a desintegração de um casal , com muito sangue e passagens surreais/metafóricas . Isabelle comanda o "bonde do surto" com uma impactante performance (a sequência do metrô é inesquecível) e Neill não fica muito atrás como marido que também vai mergulhando na paranoia. Realmente o clima de "filme de Arte" vai afastar e irritar os desavisados mas prá quem quizer se aventurar com um filme menos convencional é uma ótima pedida , até porque como já disseram nos comentários lembra o cinema de Cronenberg em alguns aspectos.
O Enigma da Pirâmide
3.7 202 Assista AgoraProdução caprichada de Spielberg que não vingou nas bilheterias, talvez por conta de um trio de jovens protagonistas meio apático .Acaba sendo mais uma vitrine da Industrial Light & Magic , responsável pelos efeitos visuais que incluem pioneiras CGis (o cavaleiro de vidro) .Mas esse "bolo de noiva visual" não sustenta a trama até porque nada daquilo é real (óbvio) ,sendo apenas um exibicionismo técnico . E por falar em trama a mesma lembra um pouco demais "Indiana Jones e o Templo da Perdição". Apesar desses pontos negativos o filme consegue ser um entretenimento razoável.
O Castelo Assombrado
3.8 69Corman fez um crossover de histórias criadas pelos celebrados Poe e Lovecraft com resultado mediano mas ajudado pelo elenco bacana (Price e Chaney Jr. bem confortáveis em seus respectivos papéis e a linda Debra,no seu último papel no Cinema, sempre é um colírio).
O Comboio do Medo
4.1 135Fracasso de bilheteria que teve o azar de estrear praticamente junto do primeiro "Star Wars", o que talvez nem fizesse tanta diferença porque , mesmo sendo uma produção muito bem executada por Friedkin , a verdade é que essa Aventura Dramática pareceu amarga e trágica demais para agradar o grande público. Cheio de momentos memoráveis e tecnicamente impressionantes (as cenas na ponte são icônicas), o filme é sufocante e tenso , antecipando em partes a estética de Apocalipse Now ,lançado 2 anos depois. Não por acaso Friedkin o considerava seu favorito entre os filmes que dirigiu. Merece o (tardio) reconhecimento.
O Santo
3.5 2Primeiro Satyajit Ray que vejo e não achei à altura da reputação do cineasta. É uma apenas boa comédia de costumes sobre charlatanismo religioso com direção às vezes inspirada .