Considerado o melhor "rip-off" de O Exorcista , a verdade é que o filme lembra pouco a produção americana ,pelo menos na primeira metade ,que é uma mistureba de temas como reencarnação ,bruxaria e fenômenos paranormais. Pouco depois é que começa a imitar bem o filme de Friedkin ,alternando bons momentos visuais e efeitos práticos (os quadros flutuando,a gravata estranguladora) com as famigeradas sequências de tela verde que são muito toscas! O elenco é até respeitável (se bem que Ferrer está péssimo) com Carla levando o filme nas costas. Razoável.
Melodrama Noir que é abertamente um conto moral um tanto novelesco. Hugo Hass faz de tudo na produção e a atriz principal tem boa presença. Dá uma forçadinha no final com aquelas várias reviravoltas mas no geral é ok.
Apesar das limitações da TV é um boa antologia feita pelo especialista Dan Curtis, com três histórias simples mas bem dirigidas e com elementos intrigantes (todas escritas pelo consagrado Richard Matheson). Destaque para o assustador episódio final.
Um ótimo filme de Guerra do mestre Fuller, sempre com sua característica carga humanista e trabalhando bem a idéia do perigo constante num conflito dessa magnitude , onde a morte ronda os soldados e pode acontecer repentinamente. Obviamente o vetereno Marvin domina o filme mas Hamill também está num bom momento , principalmente na cena em que
O grande chamariz do filme é realmente a excelente interpretação de Hurt ,embora Julia também esteja ótimo como o companheiro de cela . Mas o filme sofre um pouco pelo ritmo meio arrastado (as cenas do filme descrito pelo prisioneiro gay são propositalmente antiquadas e com interpretações "datadas" e isso atrapalha) ,mas Babenco dirige com competência e sensibilidade. O elenco nacional também está muito bem embora a participação de Sônia seja discreta
Filme de Espionagem amargo e pessimista , além de nada aventuresco . Ou seja, não espere o glamour de um James Bond nessa história que conta com um super elenco e
Interessante Noir "caipira" abordando a questão da produção e comércio ilegal de bebidas (o famoso moonshine) e mostrando o governo combatendo a prática . Ou seja ,tem teor propagandístico , mas felizmente é bem dirigido e interpretado (Mitchum escreveu a história e até a música de abertura).
idêntico ao de "Feliz Aniversário Para Mim",lançado no mesmo ano
. Mas pelo menos tem o interessante embate de estilos cinematográficos, a fotografia e enquadramentos são puro "Terror Americano Oitentista" enquanto que as cenas mais intensas de violência tem toda aquela vibe característica dos italianos. Destaque para o rottweiler sanguinário .
Muito bom Melodrama Noir do mestre Preminger. Mitchum sempre carismático (do jeito dele) e Jean Simmons rouba a cena com uma personagem de certa complexidade. Final
Bom Thriller explorando o tema dos filmes Snuff mas com um ou outro elemento meio inverossímil (não comprei a idéia das fitas estarem estocadas onde estavam). Ana Torrent ,a menina de "Cría Cuervos...", oferece vulnerabilidade e discreta sensualidade como protagonista. No geral o filme é um comentário bem interessante sobre o nosso fascínio pela violência e seus agentes.
Esse é mais um Road Movie/Aventura do que propriamente um Noir ,estrelado pelo casal do clássico "Fuga do Passado". E embora não seja tão bom quanto o filme supracitado é bem agitado e divertido. Ramon Navarro ,o Ben-Hur de 1925 , tem boa participação como o inspetor.
Terror meio desfocado e que atira para todos lados ,ficando uma coisa meio "Amityville" (até a casa é parecida!) misturado com Slasher. O lance com o espelho é interessante mas a verdade é que é um filme mais estranho do que bom.
Interessante documentário de Pasolini mostrando a visão do sexo e do casamento através das lentes religiosas e políticas de pessoas de várias classes sociais. Claro que ele se "intromete" e dá seus pitacos de vez em quando mas o resultado é quase sempre sincero e relevante.
Romance um tanto longo mas sempre bem dirigido e com os diálogos ferinos típicos do mestre Wilder. Cooper (que leva meia hora para fazer sua entrada no filme) e Audrey fazem um casal carismático e convincente apesar da diferença de idade.
Giallo com elenco e equipe Espanhóis e que tenta emular todos os clichês do gênero ,sendo moderadamente bem sucedido. Paul Naschy escreveu a história e interpretou o herói com aquele jeito egocêntrico e meio caricato típico dele.
Aventura Noir intrigante e surpreendente do subestimado John Farrow. Começa atiçando a curiosidade do espectador numa trama com lances meio novelescos mas deslancha na segunda metade ,com bastante ação e suspense. O elenco é ótimo ,com destaque para o personagem de Vincent Price (exageraram um pouco nele mas não compromete) . O fato do produtor ser o excêntrico Howard Hughes justifica a liberdade do diretor inclusive em mostrar violência explícita . Recomendado!
Razoável Slasher hoje mais lembrado por ser o filme de estréia de Tom Hanks. Violência quase toda off-screen, uma ou outra cena mais elaborada e só. Ah , e a trilha "estilo Halloween" não ajuda muito...
Baseado em peça teatral essa comédia de Wilder resultou meio pesada e verborrágica ainda que o diretor como sempre nos brinde com alguns bons diálogos e o veterano Cagney tenha um autêntico momento de tour-de-force (principalmente na meia hora final).O filme também investe em alguns correrias e gags visuais para acelerar a narrativa permeada pelas situações explorando o confronto "Comunismo x Capitalismo".
Terror totalmente calcado nos filmes da Hammer e no Gótico Italiano, sem nenhuma novidade e com ritmo muito arrastado. Vale só pela beleza de Anita e do resto do elenco feminino. Final confuso :
Neo-Noir baseado em Raymond Chandler com trama rocambolesca e até bastante violência. Mitchum está a vontade como a versão cansada de Marlowe e Charlotte é uma Femme Fatale de respeito. Boa pedida para os fãs do gênero.
Razoável Thriller/Slasher com bom elenco que incluiu o ator-mirim Peter Billingsley ,que no ano seguinte faria o super cultuado "Uma História de Natal". O filme é um pouco prejudicado pelo sangue excessivamente falso e pelo ato final dirigido de forma meio capenga.
Duas narrativas sobrepostas mostrando dois protagonistas jovens e totalmente alienados em relação a realidade que os cerca , ambos à sua maneira sendo inconvenientes aos Sistemas vigentes. O estilo hermético e primitivista de Pasolini pode cansar o espectador mas com certeza convida a uma revisão.
Apesar de premissa meio dura de engolir o filme ganha o espectador por conta da carismática performance de Ginger e da direção do grande Wilder ,que equilibra malícia e grande timing cômico. Repare na cena do beijo da heroína com o garoto perto do canhão, o riso nervoso da atriz é impagável!
O Anticristo
3.2 48Considerado o melhor "rip-off" de O Exorcista , a verdade é que o filme lembra pouco a produção americana ,pelo menos na primeira metade ,que é uma mistureba de temas como reencarnação ,bruxaria e fenômenos paranormais. Pouco depois é que começa a imitar bem o filme de Friedkin ,alternando bons momentos visuais e efeitos práticos (os quadros flutuando,a gravata estranguladora) com as famigeradas sequências de tela verde que são muito toscas! O elenco é até respeitável (se bem que Ferrer está péssimo) com Carla levando o filme nas costas. Razoável.
Alma de Pecadora
3.4 2Melodrama Noir que é abertamente um conto moral um tanto novelesco. Hugo Hass faz de tudo na produção e a atriz principal tem boa presença. Dá uma forçadinha no final com aquelas várias reviravoltas mas no geral é ok.
Trilogia Macabra
3.4 22Apesar das limitações da TV é um boa antologia feita pelo especialista Dan Curtis, com três histórias simples mas bem dirigidas e com elementos intrigantes (todas escritas pelo consagrado Richard Matheson). Destaque para o assustador episódio final.
Agonia e Glória
3.8 57 Assista AgoraUm ótimo filme de Guerra do mestre Fuller, sempre com sua característica carga humanista e trabalhando bem a idéia do perigo constante num conflito dessa magnitude , onde a morte ronda os soldados e pode acontecer repentinamente. Obviamente o vetereno Marvin domina o filme mas Hamill também está num bom momento , principalmente na cena em que
traumatizado pelo que viu no campo de extermínio atira várias vezes num soldado alemão já morto
O Beijo da Mulher-Aranha
3.9 256 Assista AgoraO grande chamariz do filme é realmente a excelente interpretação de Hurt ,embora Julia também esteja ótimo como o companheiro de cela . Mas o filme sofre um pouco pelo ritmo meio arrastado (as cenas do filme descrito pelo prisioneiro gay são propositalmente antiquadas e com interpretações "datadas" e isso atrapalha) ,mas Babenco dirige com competência e sensibilidade. O elenco nacional também está muito bem embora a participação de Sônia seja discreta
e a aparição da Mulher Aranha é rapidíssima
Carta ao Kremlin
3.4 5Filme de Espionagem amargo e pessimista , além de nada aventuresco . Ou seja, não espere o glamour de um James Bond nessa história que conta com um super elenco e
final bem sombrio...Richard Boone supreendente e assustador!
A Lei da Montanha
3.2 4Interessante Noir "caipira" abordando a questão da produção e comércio ilegal de bebidas (o famoso moonshine) e mostrando o governo combatendo a prática . Ou seja ,tem teor propagandístico , mas felizmente é bem dirigido e interpretado (Mitchum escreveu a história e até a música de abertura).
A Casa da Escuridão
2.8 10Co-produção Itália/EUA que embarca na moda dos Slashers com ritmo irregular e poucas novidades no enredo, inclusive tendo um final que é praticamente
idêntico ao de "Feliz Aniversário Para Mim",lançado no mesmo ano
Alma em Pânico
3.8 25Muito bom Melodrama Noir do mestre Preminger. Mitchum sempre carismático (do jeito dele) e Jean Simmons rouba a cena com uma personagem de certa complexidade. Final
brutal mas francamente previsível.
Morte ao Vivo
3.8 209 Assista AgoraBom Thriller explorando o tema dos filmes Snuff mas com um ou outro elemento meio inverossímil (não comprei a idéia das fitas estarem estocadas onde estavam). Ana Torrent ,a menina de "Cría Cuervos...", oferece vulnerabilidade e discreta sensualidade como protagonista. No geral o filme é um comentário bem interessante sobre o nosso fascínio pela violência e seus agentes.
Cais da Maldição
3.7 12Esse é mais um Road Movie/Aventura do que propriamente um Noir ,estrelado pelo casal do clássico "Fuga do Passado". E embora não seja tão bom quanto o filme supracitado é bem agitado e divertido. Ramon Navarro ,o Ben-Hur de 1925 , tem boa participação como o inspetor.
Força Assassina
2.5 22Terror meio desfocado e que atira para todos lados ,ficando uma coisa meio "Amityville" (até a casa é parecida!) misturado com Slasher. O lance com o espelho é interessante mas a verdade é que é um filme mais estranho do que bom.
Comícios de Amor
4.2 13Interessante documentário de Pasolini mostrando a visão do sexo e do casamento através das lentes religiosas e políticas de pessoas de várias classes sociais. Claro que ele se "intromete" e dá seus pitacos de vez em quando mas o resultado é quase sempre sincero e relevante.
Amor na Tarde
4.0 97 Assista AgoraRomance um tanto longo mas sempre bem dirigido e com os diálogos ferinos típicos do mestre Wilder. Cooper (que leva meia hora para fazer sua entrada no filme) e Audrey fazem um casal carismático e convincente apesar da diferença de idade.
Uma Libélula para Cada Morto
3.1 6Giallo com elenco e equipe Espanhóis e que tenta emular todos os clichês do gênero ,sendo moderadamente bem sucedido. Paul Naschy escreveu a história e interpretou o herói com aquele jeito egocêntrico e meio caricato típico dele.
Seu Tipo de Mulher
3.8 6Aventura Noir intrigante e surpreendente do subestimado John Farrow. Começa atiçando a curiosidade do espectador numa trama com lances meio novelescos mas deslancha na segunda metade ,com bastante ação e suspense. O elenco é ótimo ,com destaque para o personagem de Vincent Price (exageraram um pouco nele mas não compromete) . O fato do produtor ser o excêntrico Howard Hughes justifica a liberdade do diretor inclusive em mostrar violência explícita . Recomendado!
Noivas em Perigo
2.5 26Razoável Slasher hoje mais lembrado por ser o filme de estréia de Tom Hanks. Violência quase toda off-screen, uma ou outra cena mais elaborada e só. Ah , e a trilha "estilo Halloween" não ajuda muito...
Gaviões e Passarinhos
3.9 31Uma Comédia com lances surreais mostrando bem o posicionamento político de Pasolini ,mas sem carregar tanto nas tintas.
Cupido Não Tem Bandeira
4.0 56Baseado em peça teatral essa comédia de Wilder resultou meio pesada e verborrágica ainda que o diretor como sempre nos brinde com alguns bons diálogos e o veterano Cagney tenha um autêntico momento de tour-de-force (principalmente na meia hora final).O filme também investe em alguns correrias e gags visuais para acelerar a narrativa permeada pelas situações explorando o confronto "Comunismo x Capitalismo".
Malenka
2.5 7Terror totalmente calcado nos filmes da Hammer e no Gótico Italiano, sem nenhuma novidade e com ritmo muito arrastado. Vale só pela beleza de Anita e do resto do elenco feminino. Final confuso :
dá a entender que o lance dos vampiros era uma farsa mas o vilão morre como se fosse um!!!
O Último dos Valentões
3.3 13Neo-Noir baseado em Raymond Chandler com trama rocambolesca e até bastante violência. Mitchum está a vontade como a versão cansada de Marlowe e Charlotte é uma Femme Fatale de respeito. Boa pedida para os fãs do gênero.
Pesadelo No Vale da Morte
3.0 42 Assista AgoraRazoável Thriller/Slasher com bom elenco que incluiu o ator-mirim Peter Billingsley ,que no ano seguinte faria o super cultuado "Uma História de Natal". O filme é um pouco prejudicado pelo sangue excessivamente falso e pelo ato final dirigido de forma meio capenga.
Pocilga
3.7 43Duas narrativas sobrepostas mostrando dois protagonistas jovens e totalmente alienados em relação a realidade que os cerca , ambos à sua maneira sendo inconvenientes aos Sistemas vigentes. O estilo hermético e primitivista de Pasolini pode cansar o espectador mas com certeza convida a uma revisão.
A Incrível Suzana
4.2 33Apesar de premissa meio dura de engolir o filme ganha o espectador por conta da carismática performance de Ginger e da direção do grande Wilder ,que equilibra malícia e grande timing cômico. Repare na cena do beijo da heroína com o garoto perto do canhão, o riso nervoso da atriz é impagável!