É muito interessante como X e Pearl têm uma camada metanarrativa, sobre o Cinema enquanto um meio de ascensão social, ainda que em contextos diferentes.
Além disso, o sentimento de inconformismo e recusa de pertencimento à vida é simétrico e se reproduz tanto em Pearl (personagem) quanto em Maxine.
Sei que cada obra - seja audiovisual, musical, literária etc. - tem seu tempo e que parametrizar algo como "rápido" ou "lento" é injusto com a proposta dos idealizadores.
História de um Casamento Banshees de Inisherin O desprezo
A maior tristeza do mundo é ver que alguém prefere se mutilar - literal ou metaforicamente - do que ver o outro novamente. Dói mais quando ainda existem conversas sobre uma mínima intimidade, mas essas conversas são metódicas, formais e frias. Tudo é só uma sombra daquilo que um dia foi.
"Você terminou sua música?" "Sim e pensei em tocá-la no seu velório".
Me venderam essa série de uma forma errada, disseram-me que era uma série de mistério, um suspense e, no fim, isso é tão colateral que talvez nem dê pra considerar um tema.
White Lotus é um bom filme do Woody Allen misturado com "O Deus da Carnificina" do Polansky e um tiquinho assim de "Closer", essa descrição já é capaz de dizer TUDO que tem de bom, como grandes diálogos, personalidades odiáveis, relacionamentos amorosos e familiares que andam em uma linha tênue entre a admiração e o desprezo.
Enfim, é um filme de espaço contido, diálogos cotidianos, situações familiares e personagens psicologicamente destruídos.
A primeira temporada era uma carta de amor a Nova York, com pitadas da vida pessoal do próprio John Wilson, fortalecendo a relação homem-cidade. Por sua vez, esta segunda temporada é algo muito mais introspectivo e muito mais pendente às relações pessoais do cineasta. Os episódios 05 e 06 me quebraram em vários pequenos cacos, tamanha a sensibilidade e respeito aos temas neles abordados.
Quem diria que uma cópia de Dark viria, justamente, da mesma equipe que crio Dark.
Por incrível que pareça eu gostei do final, mas a jornada até lá foi extremamente tortuosa. Série xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
Agora, sério, é interessante ver a relação da série com o baseball, ainda mais com o Chicago Cubs, cujo mascote é, justamente, um urso. Além disso, um dos funcionários que lava a louça - o mais jovem - usa um boné do San Francisco Giants. Os elementos audiovisuais que compõem a identidade da série são EXTREMAMENTE urbanos, como a cidade de Chicago que, talvez, seja a maior personagem dentre o bando de desajustados. Vale dizer que todos estes elementos dialogam diretamente com o público que hoje está na casa dos trinta anos: Wilco e Sulfjan Stevens na trilha sonora, personagens usando sneakers mais "old-school", relações familiares ruindo, o uso de drogas associadas mais ao "stress" do que ao divertimento (cigarro e ansiolíticos em detrimento do álcool), perspectivas profissionais frustradas e desvalorização da força de trabalho.
Para além de tudo isso, há uma diversidade étnica e cultural natural, sem aquele tratamento protocolar que, geralmente, vemos em grandes produções.
Por fim, não dá pra esquecer da relação dos personagens com os próprios sonhos, uma camada psicanalítica posta em serviço da narrativa, fácil de entender e sem pretensão de profundidade ou complexas interpretações.
A tênue linha entre o cômico e o desesperador. Sei que é muito pedante qualificar obras televisivas e cinematográficas como "experimentos" mas, O ENSAIO é justamente isso, um grandiosíssimo experimento, não um de formato ou storytelling, mas um experimento com o espectador. Digo isso porque conversei com algumas pessoas que assistiram e NINGUÉM sabe ao certo o que sentiu, enfim, é fantasticamente aterrorizante.
Persiga o que te persegue e aquilo que busca acabará por te encontrar.
Achei um filme MUITO sólido e rápido, o que é um mérito nestes tempos em que todo lançamento precisar ser longo e pretender à profundidade. Na minha opinião faltou UM POUQUINHO de suspense, mas confesso que, como vim d'O telefone preto, minha percepção de tensão pode estar alterada.
Essa frase capta bem o clima da animação: simples e fatalista. Amores, amizades, passado e futuro são como são e você já sabe, não é? Vai carregar esse peso, cowboy do espaço.
Há muita coisa pra ser falada desse filme. Mas acho que tudo sobre RED já está sendo discutido em "tudo em todo lugar ao mesmo tempo".
Digo mais, Red é o filme que "tudo em tudo lugar ao mesmo tempo" queria ser. Porém, os asseclas da A24 talvez ainda não estejam prontos pra essa conversa.
"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo" - Nietzsche.
Creio que o conceito de "amor fati" exposto na frase acima resume bem este filme. Não se trata de tentar modificar nossas escolhas passadas ou sofrer por um futuro que nunca teremos, mas de aceitar cruel e cruamente o presente, amando aquilo que se é, em nós e nos outros.
Enfim, um bom filme e minha única crítica fica ao hype, já que fui assistir achando que viveria mais intensamente as emoções expostas, riria muito com as cenas de comédia, choraria litros com as lições sentimentais e daí por diante. No fim, não ri tanto e nem chorei (tanto), mas fiquei pensando nele por algumas horas e, acho que assim são as boas obras, não? Elas não precisam mudar o rumo das nossas vidas, basta que nos façam sentir. Ainda que seja um pouco. Ainda que seja a realidade.
Não achei um filme bom e, tampouco, um filme ruim. É apenas um filme mais voltado pras crianças de hoje do que pros velhos fãs de Toy Story. Ao contrário do que estão dizendo, Lightyear NÃO é um atentado hediondo ao legado do Buzz. Além disso, a cena do beijo é SÓ um beijo, eu realmente não entendo qual a glória (ou terror) disso, capaz de gerar tanto bafafá.
Enfim, Lightyear não cria laços afetivos como criou Toy Story, não emociona como Divertidamente emocionou e não subverte - em termos de storytelling - como Wall-E subverteu.
É mediano e divertido, aliás, não acho que dê pra esperar muito mais de um cosmonauta bonachão eivado de militarismo, patriotismo e senso de dever.
PS: creio que o jogo Ratchet & Clank (remake do PS4) tem uma história de patrulheiro espacial anos-luz mais bem contada e divertida do que a desse filme.
Pearl
3.9 999Terror com sentimento é o melhor tipo de terror.
É muito interessante como X e Pearl têm uma camada metanarrativa, sobre o Cinema enquanto um meio de ascensão social, ainda que em contextos diferentes.
Além disso, o sentimento de inconformismo e recusa de pertencimento à vida é simétrico e se reproduz tanto em Pearl (personagem) quanto em Maxine.
Filmaço.
Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe
3.2 253 Assista AgoraIsso é uma comédia macabra ou um terrir? Não sei, mas seu eu pudesse comparar, compararia com Um Drink no Inferno.
Ótimo filme pra uma noite de sábado fria ou um finzinho de tarde no domingo.
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
3.6 511 Assista AgoraEu diria que é um filme sem defeitos para o que ele se propõe a fazer.
Uma história fluída, divertida, emocionante e fechada em si mesmo,
Seria ótimo se a indústria voltasse à tendência de filmes únicos ou com pouca continuação.
É claro que eu amaria outros filmes no universo D&D, mas ficaria mais feliz se fossem histórias autônomas e desvinculadas desta.
Vinland Saga (1ª Temporada)
4.3 61 Assista AgoraSei que cada obra - seja audiovisual, musical, literária etc. - tem seu tempo e que parametrizar algo como "rápido" ou "lento" é injusto com a proposta dos idealizadores.
Dito isto, Vinland é lento (quase parando).
The Eric Andre Show (1ª Temporada)
4.5 9 Assista AgoraÉ o Defante deles.
Super Mario Bros.: O Filme
3.9 788 Assista AgoraAs referências são ótimas, mas são MUITAS. Parece um tapete de retalhos de TUDO que envolve Mario, inclusive o filme dos anos 90.
Dito isto, e apesar de, é um filme bem divertido, gostoso de assistir, engraçado e com boas cenas de aventura animada.
A Vida Secreta de Walter Mitty
3.8 2,0K Assista AgoraSobre ser quem se é e viver o que se tem.
"As coisas belas não clamam por atenção."
The Last of Us (1ª Temporada)
4.4 1,2K Assista Agorahomem meio velho
criança meio jovem
muita tristeza
pandemia acontece
feijoada.
Chainsaw Man (1ª Temporada)
4.2 104 Assista AgoraChaINCEL man. Bom, apesar de tudo
Velma (1ª Temporada)
2.3 125 Assista AgoraBem melhor do que dizem por aí.
Bem pior do que um spin-off de Scooby Doo merecia ser.
Acho que a Velma ser INSUPORTÁVEL é essencial pra série, é justamente isso que queria ser passado. No fim, é medião.
Os Banshees de Inisherin
3.9 572 Assista AgoraTop 3 filmes de término:
História de um Casamento
Banshees de Inisherin
O desprezo
A maior tristeza do mundo é ver que alguém prefere se mutilar - literal ou metaforicamente - do que ver o outro novamente. Dói mais quando ainda existem conversas sobre uma mínima intimidade, mas essas conversas são metódicas, formais e frias. Tudo é só uma sombra daquilo que um dia foi.
"Você terminou sua música?"
"Sim e pensei em tocá-la no seu velório".
The White Lotus (1ª Temporada)
3.9 400 Assista AgoraMe venderam essa série de uma forma errada, disseram-me que era uma série de mistério, um suspense e, no fim, isso é tão colateral que talvez nem dê pra considerar um tema.
White Lotus é um bom filme do Woody Allen misturado com "O Deus da Carnificina" do Polansky e um tiquinho assim de "Closer", essa descrição já é capaz de dizer TUDO que tem de bom, como grandes diálogos, personalidades odiáveis, relacionamentos amorosos e familiares que andam em uma linha tênue entre a admiração e o desprezo.
Enfim, é um filme de espaço contido, diálogos cotidianos, situações familiares e personagens psicologicamente destruídos.
How to with John Wilson (2ª Temporada)
4.3 8 Assista AgoraA primeira temporada era uma carta de amor a Nova York, com pitadas da vida pessoal do próprio John Wilson, fortalecendo a relação homem-cidade.
Por sua vez, esta segunda temporada é algo muito mais introspectivo e muito mais pendente às relações pessoais do cineasta.
Os episódios 05 e 06 me quebraram em vários pequenos cacos, tamanha a sensibilidade e respeito aos temas neles abordados.
1899 (1ª Temporada)
3.6 394 Assista AgoraQuem diria que uma cópia de Dark viria, justamente, da mesma equipe que crio Dark.
Por incrível que pareça eu gostei do final, mas a jornada até lá foi extremamente tortuosa. Série xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
O Urso (1ª Temporada)
4.3 414 Assista AgoraFleabag para homens hétero-cis.
Agora, sério, é interessante ver a relação da série com o baseball, ainda mais com o Chicago Cubs, cujo mascote é, justamente, um urso. Além disso, um dos funcionários que lava a louça - o mais jovem - usa um boné do San Francisco Giants.
Os elementos audiovisuais que compõem a identidade da série são EXTREMAMENTE urbanos, como a cidade de Chicago que, talvez, seja a maior personagem dentre o bando de desajustados. Vale dizer que todos estes elementos dialogam diretamente com o público que hoje está na casa dos trinta anos: Wilco e Sulfjan Stevens na trilha sonora, personagens usando sneakers mais "old-school", relações familiares ruindo, o uso de drogas associadas mais ao "stress" do que ao divertimento (cigarro e ansiolíticos em detrimento do álcool), perspectivas profissionais frustradas e desvalorização da força de trabalho.
Para além de tudo isso, há uma diversidade étnica e cultural natural, sem aquele tratamento protocolar que, geralmente, vemos em grandes produções.
Por fim, não dá pra esquecer da relação dos personagens com os próprios sonhos, uma camada psicanalítica posta em serviço da narrativa, fácil de entender e sem pretensão de profundidade ou complexas interpretações.
A Casa do Dragão (1ª Temporada)
4.1 713 Assista AgoraEu só não entendo o hate absurdo pra cima da Alicent. É literalmente uma mãe fazendo TUDO pra defender seus filhos.
Não Se Preocupe, Querida
3.3 554 Assista AgoraQuerida, se preocupe sim, pois
este homem é LOUCO
O Ensaio (1ª Temporada)
4.1 59 Assista AgoraA tênue linha entre o cômico e o desesperador. Sei que é muito pedante qualificar obras televisivas e cinematográficas como "experimentos" mas, O ENSAIO é justamente isso, um grandiosíssimo experimento, não um de formato ou storytelling, mas um experimento com o espectador. Digo isso porque conversei com algumas pessoas que assistiram e NINGUÉM sabe ao certo o que sentiu, enfim, é fantasticamente aterrorizante.
O Predador: A Caçada
3.6 665Persiga o que te persegue e aquilo que busca acabará por te encontrar.
Achei um filme MUITO sólido e rápido, o que é um mérito nestes tempos em que todo lançamento precisar ser longo e pretender à profundidade. Na minha opinião faltou UM POUQUINHO de suspense, mas confesso que, como vim d'O telefone preto, minha percepção de tensão pode estar alterada.
Princesa Mononoke
4.4 944 Assista Agoraa mulher que LITERALMENTE corre com lobos
Cowboy Bebop
4.6 252 Assista Agora"You're gonna carry that weight."
Essa frase capta bem o clima da animação: simples e fatalista. Amores, amizades, passado e futuro são como são e você já sabe, não é? Vai carregar esse peso, cowboy do espaço.
Red: Crescer é uma Fera
3.9 555 Assista AgoraHá muita coisa pra ser falada desse filme. Mas acho que tudo sobre RED já está sendo discutido em "tudo em todo lugar ao mesmo tempo".
Digo mais, Red é o filme que "tudo em tudo lugar ao mesmo tempo" queria ser. Porém, os asseclas da A24 talvez ainda não estejam prontos pra essa conversa.
Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo
4.0 2,1K Assista Agora"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo" - Nietzsche.
Creio que o conceito de "amor fati" exposto na frase acima resume bem este filme. Não se trata de tentar modificar nossas escolhas passadas ou sofrer por um futuro que nunca teremos, mas de aceitar cruel e cruamente o presente, amando aquilo que se é, em nós e nos outros.
Enfim, um bom filme e minha única crítica fica ao hype, já que fui assistir achando que viveria mais intensamente as emoções expostas, riria muito com as cenas de comédia, choraria litros com as lições sentimentais e daí por diante. No fim, não ri tanto e nem chorei (tanto), mas fiquei pensando nele por algumas horas e, acho que assim são as boas obras, não? Elas não precisam mudar o rumo das nossas vidas, basta que nos façam sentir. Ainda que seja um pouco. Ainda que seja a realidade.
Lightyear
3.2 391 Assista AgoraNão achei um filme bom e, tampouco, um filme ruim. É apenas um filme mais voltado pras crianças de hoje do que pros velhos fãs de Toy Story. Ao contrário do que estão dizendo, Lightyear NÃO é um atentado hediondo ao legado do Buzz. Além disso, a cena do beijo é SÓ um beijo, eu realmente não entendo qual a glória (ou terror) disso, capaz de gerar tanto bafafá.
Enfim, Lightyear não cria laços afetivos como criou Toy Story, não emociona como Divertidamente emocionou e não subverte - em termos de storytelling - como Wall-E subverteu.
É mediano e divertido, aliás, não acho que dê pra esperar muito mais de um cosmonauta bonachão eivado de militarismo, patriotismo e senso de dever.
PS: creio que o jogo Ratchet & Clank (remake do PS4) tem uma história de patrulheiro espacial anos-luz mais bem contada e divertida do que a desse filme.