O primeiro filme de Bergman a retratar o silencio interno, em contraste com o barulho externo. Fora isso, não senti que o filme tivesse tanto a dizer, quanto os anteriores.
Um bom filme, que coloca em cheque os valores morais dos seres humanos. Ondroej vaga perdidamente entre o cristianismo e paganismo. Ondroej após perceber as atrocidades do cristianismo, na execução do membro perdido, se volta ao paganismo. Ondroej após perceber a atrocidade que foi capaz de cometer com seu amigo, se volta novamente ao cristianismo. Primeiro enxerga o lado ruim no ser humano, depois o lado ruim em si mesmo, levando a uma total descrença na humanidade.
Realmente, uma fotografia incrível, e uma direção muito caprichada.
Só acho que é difícil se conectar com a história, devido a uma montagem muito confusa, levando o espectador a se forçar para entender o que ocorre na historia. Claro que consegue-se compreender com um pouco de atenção, a base da história, mas não os detalhes e alguns pontos que pudessem ser também apreciados, perdendo assim, uma certa naturalidade no contexto. Pessoalmente gostei mais de Dáblova Past
La Notte Brava retrata uma juventude perdida, repleto de personagens sem um pingo de moralidade, compromisso, ou até mesmo pensamentos sobre a construção de um futuro. Uma vida marginalizada que não levará a lugar algum, onde o que vem fácil vai fácil. O dinheiro só tem valor para aqueles que o conquistam com suor, para a vagabundagem, é gasto de forma inconsequente, como se pudessem ser ricos e ter uma vida de luxo. Porém, até serem capturados pela policia.
Achei uma péssima escolha Marlene Dietrich para o papel. Não acho que tenha combinado. Além do roteiro de The Scarlet Empress ser completamente morno. Um filme chato e cansativo que passa mais de 1h rodeado por encenações bobas e situações piores ainda. Perderia menos tempo pesquisando sobre Catarina no Youtube.
Eisenstein trata Ivan como um grande líder. Alguém que conseguiu deter invasões dos tártaros (muçulmanos), que além de invadir a terra dos russos, sequestrava, e os vendia como escravos. Unificou as terras russas, e confiscava propriedades privadas em beneficio estatal.
Apesar da veracidade, o filme não retrata a loucura de Ivan. Mesmo já podendo se constatar sua maldade na infância, o personagem começa a demonstrar mais sua loucura após a morte de sua esposa, ao final desta parte. Por isso acho que sua verdadeira face será conhecida na parte 2. Ele foi uma pessoa realmente ruim com seu povo. Defendeu dos inimigos estrangeiros, mas ao mesmo tempo, proporcionava crueldades com a população russa, dizimando milhares de aldeias ou vilas inocentes, por pura paranoia.
Antônio pode ter a mulher que quiser, cobiçado pelas mulheres. Mas ao despertar sentimentos por uma mulher, ele a coloca em um pedestal. Quase como se fosse intocável, o que acaba fazendo com que ele não consiga toca-la sexualmente. Antônio está fadado a um relacionamento infeliz, com alguém que não ama, pois estranhamente o amor que sente não vem acompanhado de desejo.
Alguns pontos negativos: O protagonista não é dos mais carismáticos, pode acabar não agradando a grande massa do publico. Porém, acredito que a grande massa não seja o alvo deste filme. A policia é um tanto inútil. Sabe quem são os alvos, mas não consegue premeditar nada, ou executar alguma prisão. Há um esquerdista infiltrado na policia, com suas ideias retrogradas, onde o roteiro do filme parece lhe dar razão, quando na verdade não possui.
A história do filme é boa, um prato cheio para quem gosta de filmes de máfia, mas sinto que poderia ter sido melhor executada.
O que já era de conhecimento na época, é que o Papa Piu XII ficou calado em meio a todas as atrocidades que eram cometidas. Porém, tem-se como fato comprovado nos dias de hoje, que o Papa também ajudou a salvar milhares de judeus durante a guerra por baixo dos panos. Duvido muito que este filme consiga desvendar esta dualidade do papa, seus motivos e medos. Não assisti ao filme, mas imagino que conte com um roteiro datado.
A representação se assemelha muito com a vida real, exceto pela peculiaridade da genialidade de Ray. Se tratando de Road Movie, posso dizer que é o mais criativo e mais interessante que já vi. Barry Levinson pega um gênero consolidado nos anos 70, e consegue trazer uma temática bastante delicada, e original.
Nenhum dos contos dá para se levar totalmente a sério. Senão será uma decepção. Mas assistindo sem compromisso, o segundo conto é bem construído. Conta com uma ambientação fantástica, uma ótima fotografia, e um suspensezinho macabro e divertido. Não posso dizer o mesmo do primeiro e terceiro, que achei ambos muito fracos em roteiro.
A direção é boa. Alan J. Pakula aborda com bastante sutileza a vida dos personagens que estão a margem da lei. Mas, sinto que faltou algo. O suspense até existe no filme, mas não está tão envolvido com a trama principal. Acho que o encerramento do filme, e a forma que os fatos são revelados é seu ponto mais fraco.
Realmente interessante como se dá o processo de varias etapas na criação de um filme. Mas sinto que o documentário foi mal aproveitado, em questão de elaboração de pensamentos e opiniões de determinados diretores, e se mostra disperso unindo muitos pensamentos de diversas pessoas.
Um bom documentário mostrando a visão que Tarantino possui dos filmes de Sergio Corbucci e um lado interassante contido no roteiro e estrutura que envolviam o filme, baseado em aspectos políticos. Algo que até então, eu nunca havia percebido.
As coreografias apresentadas no filme de King Hu são extremamente lentas. Quase que teatrais. Para a época, não sei de que forma isso pode ter sido visto, mas acredito que ao longo da próxima década foi um fator que evoluiu muito nos filmes chineses.
Este documentário consegue te abrir a mente para o que é o cinema. Todas as pequenas coisas que podem ser absorvidas por uma obra, e a trilha sonora é uma delas. Muito diferente de filmes atuais, que entopem os filmes com covers fracassados de musicas antigas, Ennio Morricone é um gênio, grande criador e compositor, muito a frente do seu tempo. Quem nunca viu um filme e soube de cara que estava ouvindo Morricone?
The Cranes Are Flying possui uma produção simples, mas bastante cinematográfica.
Este fator fez-me sentir um tanto longe da trama e dos personagens. Mas certamente é um bom filme, com uma bela fotografia. Um filme que fez muitas pessoas chorarem por aqueles que não voltaram. Em uma nova onda, que foge um pouco dos filmes propagandistas oriundos da União Soviética, que foi originada após a morte de Stalin.
The Cranes Are Flying foge um pouco da demonstração dos eventos da guerra, dando espaço para acompanharmos a vida daqueles que estavam por trás de tudo isso. Há um breve contexto antipatriótico, onde ninguém inicialmente vê orgulho na guerra, mas ao mesmo tempo, demonstra o dever de cada cidadão naquele momento critico.
Divertido com situações bem boladas, como no roubo das joias ou em reavê-las. Ao começar o filme percebi que o produtor era ninguém menos que Ernest Lubitsch. E o filme tem muito mais sua cara e identidade do que de Frank Borzage.
Pode-se considerar uma extensão da filmografia de Lubitsch
Somos imersos dentro da historia, de uma forma extremamente descritiva e poética, como se estivéssemos lendo o próprio livro. Um soldado alemão que possui uma admiração e senso de patriotismo pela França muito maior que seus governantes da época. Inicialmente com uma ideia fantasiosa a respeito da ideologia que dominava seu povo, de que pudesse haver uma união das duas nações, com diversos benefícios culturais, juntando o país da musica com o país de grandes inventores.. iludido pela ideologia nazista, na qual tinha pouco conhecimento politico, e como estas ideias estavam agindo nas pessoas, descobre no fim que tudo não passava de destruição. Belo filme.
O Silêncio
4.1 110O primeiro filme de Bergman a retratar o silencio interno, em contraste com o barulho externo. Fora isso, não senti que o filme tivesse tanto a dizer, quanto os anteriores.
Considero The Silence o mais fraco da trilogia.
O Vale das Abelhas
4.2 12Aqui encerro a trilogia de Frantisek Vlácil.
Um bom filme, que coloca em cheque os valores morais dos seres humanos. Ondroej vaga perdidamente entre o cristianismo e paganismo. Ondroej após perceber as atrocidades do cristianismo, na execução do membro perdido, se volta ao paganismo. Ondroej após perceber a atrocidade que foi capaz de cometer com seu amigo, se volta novamente ao cristianismo. Primeiro enxerga o lado ruim no ser humano, depois o lado ruim em si mesmo, levando a uma total descrença na humanidade.
Meu preferido dos 3 continua sendo Dáblova Past.
Marketa Lazarova
4.1 24 Assista AgoraRealmente, uma fotografia incrível, e uma direção muito caprichada.
Só acho que é difícil se conectar com a história, devido a uma montagem muito confusa, levando o espectador a se forçar para entender o que ocorre na historia. Claro que consegue-se compreender com um pouco de atenção, a base da história, mas não os detalhes e alguns pontos que pudessem ser também apreciados, perdendo assim, uma certa naturalidade no contexto. Pessoalmente gostei mais de Dáblova Past
Armadilha do Diabo
4.0 9A ciência vs a religião vs o sobrenatural. Muito bom! Excelente direção.
A Longa Noite de Loucuras
3.9 10Uma bela direção de Mauro Bolognini!
La Notte Brava retrata uma juventude perdida, repleto de personagens sem um pingo de moralidade, compromisso, ou até mesmo pensamentos sobre a construção de um futuro. Uma vida marginalizada que não levará a lugar algum, onde o que vem fácil vai fácil. O dinheiro só tem valor para aqueles que o conquistam com suor, para a vagabundagem, é gasto de forma inconsequente, como se pudessem ser ricos e ter uma vida de luxo. Porém, até serem capturados pela policia.
Docas de Nova York
3.8 20The Docks of New York é um filme mediano com uma trama bastante rasa.
A Imperatriz Vermelha
4.1 22Achei uma péssima escolha Marlene Dietrich para o papel. Não acho que tenha combinado. Além do roteiro de The Scarlet Empress ser completamente morno. Um filme chato e cansativo que passa mais de 1h rodeado por encenações bobas e situações piores ainda. Perderia menos tempo pesquisando sobre Catarina no Youtube.
Ivan, o Terrível - Parte I
4.1 50 Assista AgoraEisenstein trata Ivan como um grande líder. Alguém que conseguiu deter invasões dos tártaros (muçulmanos), que além de invadir a terra dos russos, sequestrava, e os vendia como escravos. Unificou as terras russas, e confiscava propriedades privadas em beneficio estatal.
Apesar da veracidade, o filme não retrata a loucura de Ivan. Mesmo já podendo se constatar sua maldade na infância, o personagem começa a demonstrar mais sua loucura após a morte de sua esposa, ao final desta parte. Por isso acho que sua verdadeira face será conhecida na parte 2. Ele foi uma pessoa realmente ruim com seu povo. Defendeu dos inimigos estrangeiros, mas ao mesmo tempo, proporcionava crueldades com a população russa, dizimando milhares de aldeias ou vilas inocentes, por pura paranoia.
Seis Destinos
3.8 16Nunca vi tanto talento desperdiçado em um filme tão mediano! Lamentável.
O Belo Antônio
4.0 20Um poderoso drama psicológico!
Antônio pode ter a mulher que quiser, cobiçado pelas mulheres. Mas ao despertar sentimentos por uma mulher, ele a coloca em um pedestal. Quase como se fosse intocável, o que acaba fazendo com que ele não consiga toca-la sexualmente. Antônio está fadado a um relacionamento infeliz, com alguém que não ama, pois estranhamente o amor que sente não vem acompanhado de desejo.
Milão Calibre 9
3.8 11Alguns pontos negativos: O protagonista não é dos mais carismáticos, pode acabar não agradando a grande massa do publico. Porém, acredito que a grande massa não seja o alvo deste filme. A policia é um tanto inútil. Sabe quem são os alvos, mas não consegue premeditar nada, ou executar alguma prisão. Há um esquerdista infiltrado na policia, com suas ideias retrogradas, onde o roteiro do filme parece lhe dar razão, quando na verdade não possui.
A história do filme é boa, um prato cheio para quem gosta de filmes de máfia, mas sinto que poderia ter sido melhor executada.
O Escarlate e o Negro
4.1 19 Assista AgoraO que já era de conhecimento na época, é que o Papa Piu XII ficou calado em meio a todas as atrocidades que eram cometidas. Porém, tem-se como fato comprovado nos dias de hoje, que o Papa também ajudou a salvar milhares de judeus durante a guerra por baixo dos panos. Duvido muito que este filme consiga desvendar esta dualidade do papa, seus motivos e medos. Não assisti ao filme, mas imagino que conte com um roteiro datado.
Rain Man
4.1 767 Assista AgoraAtuação brilhante de Dustin Hoffman!
A representação se assemelha muito com a vida real, exceto pela peculiaridade da genialidade de Ray. Se tratando de Road Movie, posso dizer que é o mais criativo e mais interessante que já vi. Barry Levinson pega um gênero consolidado nos anos 70, e consegue trazer uma temática bastante delicada, e original.
As Três Máscaras do Terror
3.9 129 Assista AgoraNenhum dos contos dá para se levar totalmente a sério. Senão será uma decepção. Mas assistindo sem compromisso, o segundo conto é bem construído. Conta com uma ambientação fantástica, uma ótima fotografia, e um suspensezinho macabro e divertido. Não posso dizer o mesmo do primeiro e terceiro, que achei ambos muito fracos em roteiro.
Klute: O Passado Condena
3.5 55 Assista AgoraA direção é boa. Alan J. Pakula aborda com bastante sutileza a vida dos personagens que estão a margem da lei. Mas, sinto que faltou algo. O suspense até existe no filme, mas não está tão envolvido com a trama principal. Acho que o encerramento do filme, e a forma que os fatos são revelados é seu ponto mais fraco.
Lado a Lado
4.1 60Realmente interessante como se dá o processo de varias etapas na criação de um filme. Mas sinto que o documentário foi mal aproveitado, em questão de elaboração de pensamentos e opiniões de determinados diretores, e se mostra disperso unindo muitos pensamentos de diversas pessoas.
Django & Django
3.7 7 Assista AgoraDivertido e despretensioso!
Um bom documentário mostrando a visão que Tarantino possui dos filmes de Sergio Corbucci e um lado interassante contido no roteiro e estrutura que envolviam o filme, baseado em aspectos políticos. Algo que até então, eu nunca havia percebido.
Espadachim de um Braço
4.0 19 Assista AgoraUm filme bastante criativo!
Além de um roteiro bastante original, o filme conta com uma boa fotografia, e coreografias consideravelmente boas para a época que foi lançado.
Dragon Inn: A Estalagem do Dragão
3.8 15As coreografias apresentadas no filme de King Hu são extremamente lentas. Quase que teatrais. Para a época, não sei de que forma isso pode ter sido visto, mas acredito que ao longo da próxima década foi um fator que evoluiu muito nos filmes chineses.
Viagem ao Centro da Terra
3.5 45Estilo sessão da tarde!
Journey to the Center of the Earth é um filme mediano, com efeitos não tão ruins para a época, mas o enredo deixa muito a desejar.
Ennio, O Maestro
4.5 15 Assista AgoraMaravilhoso!
Este documentário consegue te abrir a mente para o que é o cinema. Todas as pequenas coisas que podem ser absorvidas por uma obra, e a trilha sonora é uma delas. Muito diferente de filmes atuais, que entopem os filmes com covers fracassados de musicas antigas, Ennio Morricone é um gênio, grande criador e compositor, muito a frente do seu tempo. Quem nunca viu um filme e soube de cara que estava ouvindo Morricone?
Quando Voam as Cegonhas
4.3 72The Cranes Are Flying possui uma produção simples, mas bastante cinematográfica.
Este fator fez-me sentir um tanto longe da trama e dos personagens. Mas certamente é um bom filme, com uma bela fotografia. Um filme que fez muitas pessoas chorarem por aqueles que não voltaram. Em uma nova onda, que foge um pouco dos filmes propagandistas oriundos da União Soviética, que foi originada após a morte de Stalin.
The Cranes Are Flying foge um pouco da demonstração dos eventos da guerra, dando espaço para acompanharmos a vida daqueles que estavam por trás de tudo isso. Há um breve contexto antipatriótico, onde ninguém inicialmente vê orgulho na guerra, mas ao mesmo tempo, demonstra o dever de cada cidadão naquele momento critico.
Desejo
4.0 4Divertido com situações bem boladas, como no roubo das joias ou em reavê-las. Ao começar o filme percebi que o produtor era ninguém menos que Ernest Lubitsch. E o filme tem muito mais sua cara e identidade do que de Frank Borzage.
Pode-se considerar uma extensão da filmografia de Lubitsch
O Silêncio do Mar
4.0 16Le Silence de la Mer é uma obra maravilhosa.
Somos imersos dentro da historia, de uma forma extremamente descritiva e poética, como se estivéssemos lendo o próprio livro. Um soldado alemão que possui uma admiração e senso de patriotismo pela França muito maior que seus governantes da época. Inicialmente com uma ideia fantasiosa a respeito da ideologia que dominava seu povo, de que pudesse haver uma união das duas nações, com diversos benefícios culturais, juntando o país da musica com o país de grandes inventores.. iludido pela ideologia nazista, na qual tinha pouco conhecimento politico, e como estas ideias estavam agindo nas pessoas, descobre no fim que tudo não passava de destruição. Belo filme.