The Verdict começa muito bem, com um roteiro bastante profundo. Ao longo do enredo, o roteiro vai ficando um pouco mais raso, mas se recupera ao encerramento, onde não suspeitamos até o final quem seja o assassino! O filme é uma denuncia fortíssima contra as falhas da justiça, em busca de um simples culpado. Ótimo inicio de carreira de Don Siegel.
The last duel é altamente inspirado em Rashomon! Nos mostrando todas as versões dos fatos. A diferença é que Rashomon te deixa com a duvida de qual seria a verdade e The last duel te mostra as versões e ao final a verdade.
Eu gostei bem mais do que esperava. O filme contém varias criticas sociais, demonstrando como era difícil para as mulheres denunciarem um ocorrido, algo que acabava não sendo definido por fatos, mas pelo homem mais forte. Diversas mulheres poderiam ter deixado de fazer acusações mediante a punição existente. Um crime cujo era visto como violação de uma propriedade, e não um atentado ao ser humano.
Algumas cenas foram puramente inventadas, como a existência da amiga que a trairia, e a historia do vestido com decote. Até mesmo a besteirola do piercing. Segundo relato de Marguerite, a violação foi muito mais violenta. Ela foi presa e amordaçada, quase asfixiada até à morte, e Louvel (aquele por trás da armadilha) estava no quarto a assistir a tudo. Este foi o último julgamento por combate até à morte em França, o que dá nome ao filme.
Certamente uma grata surpresa no cinema atual, que não anda com muita qualidade.
A direção do filme é boa, mas o enredo se perde em simbolismos e misticismos em troca de nada, além de diversas cenas pouco necessárias que alongam sua duração. Sinto que Robert Eggers não acertou desta vez.
Night of the Living Dead é repleto de atuações extremamente amadoras, onde os personagens tomam as atitudes menos inteligente possíveis, típico do cinema de horror. Com direito a zumbis escolhendo suas vitimas, e dividindo a comida hahaha
Mas a criatividade consegue superar todos os seus defeitos, tornando o filme um clássico do gênero.
Através do ensaio psicológico proporcionado por Scenes From A Marriage conseguimos absorver todas as emoções e sentimentos dos personagens. Eles estão descobrindo a si mesmos, ao longo do tempo, em constante aprendizado sobre quem são. O relacionamento, que é uma mistura de varias coisas, entre elas, pequenas coisas como exigências ou criticas que vão aos poucos desgastando e apagando o fogo da paixão. Mas no fim, a relação duradoura entre duas pessoas, nada mais é do que um laço forte de amizade e companheirismo. Um filme lindo, uma aula. Essencial para todo ser humano que busca compartilhar sua vida com outra pessoa.
O filme com roteiro de Dalton Trumbo nos leva a refletir sobre o caminho da humanidade, onde uma população, por um falso senso de dever, imagina que é uma honra morrer pela pátria, quando na verdade não há nada honroso nisso. Um homem numa maca totalmente incapacitado de decidir sobre a própria vida, mediante as atrocidades ocorridas... Não sinto que teria estomago para assistir novamente.
"Quando comecei a trabalhar em Mirror, me vi refletindo cada vez mais que, se você leva seu trabalho a sério, então um filme não é o próximo item em sua carreira, é uma ação que afetará toda a sua vida, pois eu havia decidido que neste filme, pela primeira vez, usaria os meios do cinema para falar de tudo o que havia de mais precioso para mim, e fazer tão diretamente, sem pregar nenhum tipo de truque." Tarkovsky
Um filme interessante, e muito pessoal do diretor. Trabalha com algumas de suas memorias mais intimas. O diretor nos apresenta sua paixão pela arte: literatura, pintura, musica clássica. E até mesmo religião, demonstrando-se cristão ortodoxo. Apesar de interessante, sinto que o filme foi levemente confuso.
Praticamente uma obra prima, impecável em todos os sentidos.
É realmente longo, mas conta com uma experiência sensorial e visual incríveis. O roteiro do filme é ótimo, para quem gosta desse gênero. Algumas características do diretor já estão presentes, como: movimentação de câmera, transição e enquadramentos.
Não foi o meu preferido, e acho que está longe da magnitude das obras de Hiroshi Teshigahara, apesar de alguns momentos cômicos. O trabalho de trilha sonora, ao menos, é impecável.
A ambientação e fotografia são incríveis, como de costume nos filmes de Masahiro Shinoda. Pena a trama ser tão confusa. São muitos nomes, e muitas vezes ficamos um pouco por fora do enredo, não conseguindo nos conectar ao mesmo.
Michio Yamada é um jovem com pouca vontade de viver. Alguém com o passado muito conturbado, que é pisado pela sociedade a todo momento, o que nos passa um sentimento de impotência. Isso não justifica seus atos, tendo em vista que uma moradora da casa soube aproveitar a oportunidade que sua mãe lhe deu, já Michio não. Ele descobre a dureza da vida desde pequeno, e decide se voltar contra ela da pior forma.
Um ótimo filme de Kaneto Shindô, que merecia um maior reconhecimento dentro da nouvelle vague japonesa.
É como se existisse uma fonte dos desejos dentro da zona, e o filme começa a trabalhar a ideia do que é a felicidade. A felicidade que não vem apenas com um simples desejo, e que só é conhecida por aquele que também conhece o sofrimento. O perigo que poderia ser se existisse realmente algo assim, e fosse acessado pelos que tem maior poder aquisitivo na sociedade. E tudo entra em contraponto com a descrença e o vazio moral da atual civilização diante do que é desconhecido.
Apesar das boas reflexões, Stalker é um filme que eu esperava bem mais. Não sei se coloquei uma grande expectativa após ter visto Solaris, mas parece o tipo de filme que cria um bom suspense, mas nada tão interessante acontece. Acredito que a zona e história poderiam ter sido melhores exploradas.
All the President's Men se aproxima bastante da vida real.
O filme mostra como realmente funciona o jornalismo, a escolha de matérias, levantamento de dados de uma pessoa, contatos pessoais, etc. Neste quesito o filme se mostra bastante competente, longe de certas glamourizações. Por outro lado, o tema é desinteressante para quem vive aqui no Brasil, e não se importa muito com a politica américa. Dustin Hoffman e Robert Redford conseguem segurar a trama e manter o espectador conectado com a história. Se não fosse por isso, talvez eu tivesse abandonado o filme.
Children of Hiroshima é um filme sincero, que não busca culpados, e sim retratar como está a vida das pessoas e como foram afetadas eternamente. O governo japonês, responsável direto pelo ocorrido, deveria cuidar melhor daquela parte da população, mas acaba oferecendo apenas o básico.
O filme possui uma trajetória de contos. Um dos que mais gostei
Pode ter sido revolucionário para a época, com inúmeros cortes para a mesma cena, que tornam o filme mais dinâmico. Também contém belas imagens retratando Paris. Mas o filme possui alguns erros de continuidade, e os diálogos e roteiro não são dos mais inspirados.
La Dolce Vita mostra o circo que é o meio jornalístico, sem empatia, e com muita manipulação da grande massa. Mas o foco do filme, é centrado em pessoas com as vidas vazias, passando seu tempo em festas sem sentido, com muita bebida, drogas e sexo. Aqueles que possuem dinheiro para tudo, mas na vida, não tem nada que as dê um significado. A fotografia e a direção são impecáveis. Um filme rico em detalhes, tanto visuais, como na construção de personagens.
Le Clan des Siciliens poderia ter tranquilamente três horas de duração!
É um deleite assistir três monstros atuando juntos, e ainda por cima, quando são colocados um contra o outro. A trilha sonora maravilhosa de Morricone também é muito presente. Como ponto negativo,
Interessante reflexão que temos ao assistir este documentário é de que os personagens de Kubrick são sempre introspectivos. Nós nunca assistimos a um de seus filmes, e nos sentimos representados pelo protagonista, de certa forma. Normalmente assistimos pela beleza do filme, por acompanhar uma história, e por diversos fatores incríveis. E noto como isso entra em contraste nos dias de hoje, onde algumas pessoas necessitam de uma representação boba, seja por cor de pele, ou gênero sexual. Não precisa-se nada disso para se fazer grandes filmes.
O documentário não é tão inovador, mas interessante para quem é fã de um dos maiores gênios que o cinema já teve.
O primeiro filme de Bergman a retratar o silencio interno, em contraste com o barulho externo. Fora isso, não senti que o filme tivesse tanto a dizer, quanto os anteriores.
Um bom filme, que coloca em cheque os valores morais dos seres humanos. Ondroej vaga perdidamente entre o cristianismo e paganismo. Ondroej após perceber as atrocidades do cristianismo, na execução do membro perdido, se volta ao paganismo. Ondroej após perceber a atrocidade que foi capaz de cometer com seu amigo, se volta novamente ao cristianismo. Primeiro enxerga o lado ruim no ser humano, depois o lado ruim em si mesmo, levando a uma total descrença na humanidade.
Realmente, uma fotografia incrível, e uma direção muito caprichada.
Só acho que é difícil se conectar com a história, devido a uma montagem muito confusa, levando o espectador a se forçar para entender o que ocorre na historia. Claro que consegue-se compreender com um pouco de atenção, a base da história, mas não os detalhes e alguns pontos que pudessem ser também apreciados, perdendo assim, uma certa naturalidade no contexto. Pessoalmente gostei mais de Dáblova Past
La Notte Brava retrata uma juventude perdida, repleto de personagens sem um pingo de moralidade, compromisso, ou até mesmo pensamentos sobre a construção de um futuro. Uma vida marginalizada que não levará a lugar algum, onde o que vem fácil vai fácil. O dinheiro só tem valor para aqueles que o conquistam com suor, para a vagabundagem, é gasto de forma inconsequente, como se pudessem ser ricos e ter uma vida de luxo. Porém, até serem capturados pela policia.
Justiça Tardia
3.9 7The Verdict começa muito bem, com um roteiro bastante profundo. Ao longo do enredo, o roteiro vai ficando um pouco mais raso, mas se recupera ao encerramento, onde não suspeitamos até o final quem seja o assassino! O filme é uma denuncia fortíssima contra as falhas da justiça, em busca de um simples culpado. Ótimo inicio de carreira de Don Siegel.
Duas Semanas De Prazer
3.9 25Um filme agradável, com boas canções, sem muito compromisso com o roteiro.
O Último Duelo
3.9 326The last duel é altamente inspirado em Rashomon! Nos mostrando todas as versões dos fatos. A diferença é que Rashomon te deixa com a duvida de qual seria a verdade e The last duel te mostra as versões e ao final a verdade.
Eu gostei bem mais do que esperava. O filme contém varias criticas sociais, demonstrando como era difícil para as mulheres denunciarem um ocorrido, algo que acabava não sendo definido por fatos, mas pelo homem mais forte. Diversas mulheres poderiam ter deixado de fazer acusações mediante a punição existente. Um crime cujo era visto como violação de uma propriedade, e não um atentado ao ser humano.
Curiosidades:
Algumas cenas foram puramente inventadas, como a existência da amiga que a trairia, e a historia do vestido com decote. Até mesmo a besteirola do piercing. Segundo relato de Marguerite, a violação foi muito mais violenta. Ela foi presa e amordaçada, quase asfixiada até à morte, e Louvel (aquele por trás da armadilha) estava no quarto a assistir a tudo. Este foi o último julgamento por combate até à morte em França, o que dá nome ao filme.
Certamente uma grata surpresa no cinema atual, que não anda com muita qualidade.
O Homem do Norte
3.7 945 Assista AgoraUma boa história de vingança mas mal aproveitada.
A direção do filme é boa, mas o enredo se perde em simbolismos e misticismos em troca de nada, além de diversas cenas pouco necessárias que alongam sua duração. Sinto que Robert Eggers não acertou desta vez.
A Noite dos Mortos-Vivos
4.0 549 Assista AgoraOnde tudo começou!
Night of the Living Dead é repleto de atuações extremamente amadoras, onde os personagens tomam as atitudes menos inteligente possíveis, típico do cinema de horror. Com direito a zumbis escolhendo suas vitimas, e dividindo a comida hahaha
Mas a criatividade consegue superar todos os seus defeitos, tornando o filme um clássico do gênero.
Cenas de um Casamento
4.4 232Através do ensaio psicológico proporcionado por Scenes From A Marriage conseguimos absorver todas as emoções e sentimentos dos personagens. Eles estão descobrindo a si mesmos, ao longo do tempo, em constante aprendizado sobre quem são. O relacionamento, que é uma mistura de varias coisas, entre elas, pequenas coisas como exigências ou criticas que vão aos poucos desgastando e apagando o fogo da paixão. Mas no fim, a relação duradoura entre duas pessoas, nada mais é do que um laço forte de amizade e companheirismo. Um filme lindo, uma aula. Essencial para todo ser humano que busca compartilhar sua vida com outra pessoa.
Um dos melhores Bergman, sem sombra de duvidas.
Johnny Vai à Guerra
4.3 189Um filme perturbador!
O filme com roteiro de Dalton Trumbo nos leva a refletir sobre o caminho da humanidade, onde uma população, por um falso senso de dever, imagina que é uma honra morrer pela pátria, quando na verdade não há nada honroso nisso. Um homem numa maca totalmente incapacitado de decidir sobre a própria vida, mediante as atrocidades ocorridas... Não sinto que teria estomago para assistir novamente.
O Espelho
4.3 264 Assista Agora"Quando comecei a trabalhar em Mirror, me vi refletindo cada vez mais que, se você leva seu trabalho a sério, então um filme não é o próximo item em sua carreira, é uma ação que afetará toda a sua vida, pois eu havia decidido que neste filme, pela primeira vez, usaria os meios do cinema para falar de tudo o que havia de mais precioso para mim, e fazer tão diretamente, sem pregar nenhum tipo de truque." Tarkovsky
Um filme interessante, e muito pessoal do diretor. Trabalha com algumas de suas memorias mais intimas. O diretor nos apresenta sua paixão pela arte: literatura, pintura, musica clássica. E até mesmo religião, demonstrando-se cristão ortodoxo. Apesar de interessante, sinto que o filme foi levemente confuso.
Andrei Rublev
4.3 131Praticamente uma obra prima, impecável em todos os sentidos.
É realmente longo, mas conta com uma experiência sensorial e visual incríveis. O roteiro do filme é ótimo, para quem gosta desse gênero. Algumas características do diretor já estão presentes, como: movimentação de câmera, transição e enquadramentos.
"Quem multiplica o saber, aumenta sua angustia.."
Otoshiana
3.9 13Não foi o meu preferido, e acho que está longe da magnitude das obras de Hiroshi Teshigahara, apesar de alguns momentos cômicos. O trabalho de trilha sonora, ao menos, é impecável.
O Samurai Espião
3.5 3A ambientação e fotografia são incríveis, como de costume nos filmes de Masahiro Shinoda. Pena a trama ser tão confusa. São muitos nomes, e muitas vezes ficamos um pouco por fora do enredo, não conseguindo nos conectar ao mesmo.
Viva Hoje, Morra Amanhã!
4.2 2Michio Yamada é um jovem com pouca vontade de viver. Alguém com o passado muito conturbado, que é pisado pela sociedade a todo momento, o que nos passa um sentimento de impotência. Isso não justifica seus atos, tendo em vista que uma moradora da casa soube aproveitar a oportunidade que sua mãe lhe deu, já Michio não. Ele descobre a dureza da vida desde pequeno, e decide se voltar contra ela da pior forma.
Um ótimo filme de Kaneto Shindô, que merecia um maior reconhecimento dentro da nouvelle vague japonesa.
Stalker
4.3 503 Assista AgoraÉ como se existisse uma fonte dos desejos dentro da zona, e o filme começa a trabalhar a ideia do que é a felicidade. A felicidade que não vem apenas com um simples desejo, e que só é conhecida por aquele que também conhece o sofrimento. O perigo que poderia ser se existisse realmente algo assim, e fosse acessado pelos que tem maior poder aquisitivo na sociedade. E tudo entra em contraponto com a descrença e o vazio moral da atual civilização diante do que é desconhecido.
Apesar das boas reflexões, Stalker é um filme que eu esperava bem mais. Não sei se coloquei uma grande expectativa após ter visto Solaris, mas parece o tipo de filme que cria um bom suspense, mas nada tão interessante acontece. Acredito que a zona e história poderiam ter sido melhores exploradas.
Todos os Homens do Presidente
4.1 206 Assista AgoraAll the President's Men se aproxima bastante da vida real.
O filme mostra como realmente funciona o jornalismo, a escolha de matérias, levantamento de dados de uma pessoa, contatos pessoais, etc. Neste quesito o filme se mostra bastante competente, longe de certas glamourizações. Por outro lado, o tema é desinteressante para quem vive aqui no Brasil, e não se importa muito com a politica américa. Dustin Hoffman e Robert Redford conseguem segurar a trama e manter o espectador conectado com a história. Se não fosse por isso, talvez eu tivesse abandonado o filme.
Filhos de Hiroshima
4.2 11 Assista AgoraChildren of Hiroshima é um filme sincero, que não busca culpados, e sim retratar como está a vida das pessoas e como foram afetadas eternamente. O governo japonês, responsável direto pelo ocorrido, deveria cuidar melhor daquela parte da população, mas acaba oferecendo apenas o básico.
O filme possui uma trajetória de contos. Um dos que mais gostei
foi o da moça que estava prestes a se casar. E o que menos gostei, foi o conto central, de Taro. Achei muito cansativo.
Acossado
4.1 510 Assista AgoraPode ter sido revolucionário para a época, com inúmeros cortes para a mesma cena, que tornam o filme mais dinâmico. Também contém belas imagens retratando Paris. Mas o filme possui alguns erros de continuidade, e os diálogos e roteiro não são dos mais inspirados.
A Doce Vida
4.2 316 Assista AgoraRealmente, uma obra prima!
La Dolce Vita mostra o circo que é o meio jornalístico, sem empatia, e com muita manipulação da grande massa. Mas o foco do filme, é centrado em pessoas com as vidas vazias, passando seu tempo em festas sem sentido, com muita bebida, drogas e sexo. Aqueles que possuem dinheiro para tudo, mas na vida, não tem nada que as dê um significado. A fotografia e a direção são impecáveis. Um filme rico em detalhes, tanto visuais, como na construção de personagens.
Os Sicilianos
3.9 19Le Clan des Siciliens poderia ter tranquilamente três horas de duração!
É um deleite assistir três monstros atuando juntos, e ainda por cima, quando são colocados um contra o outro. A trilha sonora maravilhosa de Morricone também é muito presente. Como ponto negativo,
eu destaco a cena final, onde Jean Gabin se entrega, sem motivos aparentes. Creio que necessitava mais filme para explicar aquele final.
Mas mesmo assim, eu gostei bastante.
Kubrick por Kubrick
3.5 11Interessante reflexão que temos ao assistir este documentário é de que os personagens de Kubrick são sempre introspectivos. Nós nunca assistimos a um de seus filmes, e nos sentimos representados pelo protagonista, de certa forma. Normalmente assistimos pela beleza do filme, por acompanhar uma história, e por diversos fatores incríveis. E noto como isso entra em contraste nos dias de hoje, onde algumas pessoas necessitam de uma representação boba, seja por cor de pele, ou gênero sexual. Não precisa-se nada disso para se fazer grandes filmes.
O documentário não é tão inovador, mas interessante para quem é fã de um dos maiores gênios que o cinema já teve.
O Silêncio
4.1 110O primeiro filme de Bergman a retratar o silencio interno, em contraste com o barulho externo. Fora isso, não senti que o filme tivesse tanto a dizer, quanto os anteriores.
Considero The Silence o mais fraco da trilogia.
O Vale das Abelhas
4.2 12Aqui encerro a trilogia de Frantisek Vlácil.
Um bom filme, que coloca em cheque os valores morais dos seres humanos. Ondroej vaga perdidamente entre o cristianismo e paganismo. Ondroej após perceber as atrocidades do cristianismo, na execução do membro perdido, se volta ao paganismo. Ondroej após perceber a atrocidade que foi capaz de cometer com seu amigo, se volta novamente ao cristianismo. Primeiro enxerga o lado ruim no ser humano, depois o lado ruim em si mesmo, levando a uma total descrença na humanidade.
Meu preferido dos 3 continua sendo Dáblova Past.
Marketa Lazarova
4.1 24 Assista AgoraRealmente, uma fotografia incrível, e uma direção muito caprichada.
Só acho que é difícil se conectar com a história, devido a uma montagem muito confusa, levando o espectador a se forçar para entender o que ocorre na historia. Claro que consegue-se compreender com um pouco de atenção, a base da história, mas não os detalhes e alguns pontos que pudessem ser também apreciados, perdendo assim, uma certa naturalidade no contexto. Pessoalmente gostei mais de Dáblova Past
Armadilha do Diabo
4.0 9A ciência vs a religião vs o sobrenatural. Muito bom! Excelente direção.
A Longa Noite de Loucuras
3.9 10Uma bela direção de Mauro Bolognini!
La Notte Brava retrata uma juventude perdida, repleto de personagens sem um pingo de moralidade, compromisso, ou até mesmo pensamentos sobre a construção de um futuro. Uma vida marginalizada que não levará a lugar algum, onde o que vem fácil vai fácil. O dinheiro só tem valor para aqueles que o conquistam com suor, para a vagabundagem, é gasto de forma inconsequente, como se pudessem ser ricos e ter uma vida de luxo. Porém, até serem capturados pela policia.