as vezes eu acho que so a Kawase entende realmente o que é cinema e que so ela consegue fazer cinema, apesar de saber que isso é injusto c todes es outres cineastas. e incrivel como nesse filme ela diz sobre a circulacao de fantasmas entre as familias, cono que eles sao criados e como é dificil conviver c ele, como as vezes a arte pode expurga-los e como a historia desses fantasmas parece circular(origem,assombracao e morte dos assombrados) mas que essa circulacao e esse esquema n é o destino.muito pelo contrario, existe mt vida apesar deles e ess vida é oq ha de mais bonito
A forma que o Koreeda entralaca narrativa imagetica, narrativa, discurso e as imagens em si(nao necessariamente narrativamente falando) é tao impecavel é yao lindo real é um poema
Esse filme é como(spoiler?) Colo quebrado e abandonado que nao pode ser consertado ; é o pai que, apos ficar varios minutos em silencio olhando pro seu filho, sem saber o que dizer, percebe que o unico laco ao qual se pode ancorar é o genetico,porque o afetivo ja naufragou e talvez ate nunca tenha flutuado ; é como uma crianca que tem medo de ir ao banheiro sozinha a noite e depois descobre que essa situacao talvez valha pra tudo, é como espelho quebrado que reflete muito mais o que esta atras dele do que o que esta em frente a ele; é como pipa rasgada empinada por crianca orfa. mas é tambem acampar em casa, pescar na varanda do predio , fotos-segredo, e outras coisas mais
Enquanto adaptação perde um pouco em questao de simbolismo da obra do Lovecraft, mas me divertiu e pelos menos nos 20 primeiros minhtos eu tava animadissimo pra ver como se desenvolveria. Tem varias coisas que eu faria diferente mas ah igual eu disse me divertiu e eu achei q de certa forma entregou oq ele se propunha
Rian Johnson devia ter dirigido esse filme.Transformaram star wars em vingadores, coisas que nunca apareceram no universo expandido tao aqui.So o deus ex machina toda hora salvando o roteiro
Eu gostei, vi c meu pai e ele n saiu reclamando do filme oq é bom e nem saiu falando mau do assasino tambem e disse q gostou apesar se ter achado “mt psicologico”. Acho q o filme twm umas composicoes mt bonitas(principalmente aquela no espelho no fim do filme q coisa bela viu queria poder fazer um filme c um cena assim o simbolismo é lindoo) e o ritmo desse é bem mais rapido q outros do Koreeda(talvez pelo tema e pelos twists na historia)e mesmo assim ele consegue desenvolver pontos inportantes sobre etica,julgamento,punitivismos e coisas desse tipo
Spoileer Uma parte de mim diz que esse filme e a professora de piano sao o mesmo filme, a exceção de que no filme do Haneke tudo esta mais radicalizado, uma outra parte de mim diz que sao filmes bem diferentes por terem visoes bem diferentes sobre a violencia(enquanto de certa forma eu ainda acho que em a professora de piano o Haneke culpabiliza a Huppert pela violencia que ela sofre, aqui eu nao acho que isso ocorre).Agora em relação ao filmes em si,
o choque inicial e o peso narrativo vao se esvaindo a medida que o filme transcorre.O seu carater de trihler perdura por boa parte do filme mas se perde nos ultimos 30 minutos quando tudo parece bem encaminhado demais, tudo parece caminhar para um desfecho fecho feliz q é oq de fato ocorre.A parte de perder a força como trhiller o filme se sustenta e bem como estudo de personagem e consegue desenvolver muito bem a complexa Huppert(q é sempre magnifica na atuaçao ne).A parte dela nao ha muito desenvolvimento psicologico sobre os personagens que a rodeiam.Aquele dialogo final com a Rebbeca impossibilita que especulaçoes misoginas(e que bom!!) sejam feitas em torno do estupro que é cometido por Patrick(se antes dessa conversa o filme deixava brecha pra se relacionar a morte daquelas 27 pessoas com o estupro (por ex: Patrick teria estuprado ela por vingança ao pai dela,ja que o pai dela matou os pais de Patrick ) e impossibilita que se culpabilize a Huppert (num raciocinio misogino no qual ela é responsavel pelos crimes do pai (mesmo raciocinio que demarcam o odio publico a ela no filme)( e é por isso que eu digo talvez que esse filme é diferente do "professora de piano" pq tenho certeza que o Haneke gostaria de deixar essas especulaçoes no ar e ate insinua-las.
Acho que os losurdistas nao aguentariam ver mais de 30 min desse filme kkkkkk. Mas agora serio mt se fala e se glamouriza sobre a revolucao cultural empregada por Mao em 68 (e q tanto influenciou o mundo,nao so em sua periferia,mas tambem na centralidade do capitalismo,mais especificamente os franceses(vide Deleuze,Guatarri e possibilitou o surgimento ( e o reco hecimento hoje )de outros como o Foucault ainda q eles n sejam marxistas ) e dentro do cinema as influências podem ser sentidas na nova onda francesa ne)porem acho q quase se nada e dito sobre a China pre revolucao cultural e as empreitadas chinesas q levaram indiretamente a sua realizacao(ou que ja se concretizavam antes de sua realizacao)Aqui e citado o desabrochar das 100 flores e o contexto é a grande marcha pra frente ( q tanto deu errado levando n so a ruptura c a URSS ) e a Grande Fome. é engracado q um dos expulsos pra fossa, acusado de ser direitista, foi uma das pessoas que apontavam pra necessidade de se incluir os camponeses dando nome assim a ditadura do povo e nao do proletariado,sendo q hoje a revolucao comunista chinesa é apontada justamente na sua grandiosidade camponesas ( e n proletaria).É um otimo relato critico do punitivismo de esquerda no posrevolucao e relato historico da grande fome
Spoilerr esse filme pode ser analisado por dois vieses, um mais explicito e outro mais implicito e que de certa forma sao contraditorios entre si. O primeiro deles é a exposicao do sofrimento humano e do estado de dor que a miseria pode colocar alguem, as dificuldades que sao impostas pela injustica que é a pobreza . Assim, o filme se pontecializa justamente nisso que ele se propoem, enquanto um (pronome importante) relato da pobreza e da dor que a miseria pode provocar. O jogo se explicita bem quando pensamos que a advogada ( Nadine) tem o mesmo nome da diretora, ouse ja, a diretora( implica que ) esta fazendo uma defesa de todas essas criancas pobres que viveram na miseria ( de afeto, de bens, de perspectivas) tentando mostrar o tanto que viver pra elas pode ser sinonimo de sofrimento( como no dialogo ao fim do filme).O outro vies e mais implicito se relaciona c esse discurso malthusiano de que se voce e pobre nao coloque um filho no mundo. De certo modo, ate se poderia argumentar que na verdade o discurso e sobre se responsabilizar pelos filhos que se esta pondo mundo, mas eu sinceramente nao vi o filme como um elogio a responsabilidade ( na verdade nao o vi nem mesmo como uma reprimenda a irresponsabilidade e as condicoes sociais que criam essa irresponsabilidade( condicoes essas estruramtes do capitalismo e qie produzem a mesma irresponsabilidade que posteriormente sera culpabilizada,e que portanto nao seria a responsabilidade das pessoas pobres especificamente e sim do sistema social)porque o filme em nenhum momento toca nesse assunto ou critica e questiona porque aquela familia nao conseguiu dar o que aquele filho precisava ou porque a sociedade naturaliza essa forma de viver e torna aceitavel aquele tipo de sofrimento etcetc. Pelo contrario acjo que todo o discurso de certo modo que gira em torno do filme se relaciona com a afirmacao dessa naturalizacao da pobreza,sempre no sentido de culpabilizar quem é pobre pelo sofrimento que a pobreza causa e nao a responsabilidade do sistema social sobre a pobreza. Achp que nesse ultimo ponto o filme tem varios aspectos falhos de modo que a mensagem construida com a cena final pode implicar numa exaltacao da propria pobreza( exaltacao indireta porque aqui o que é exaltado é a ideia de uma vida nova em um pais “onde nao ha pobreza” a mesma promessa de uma vida melhor de sempre( quando no fundo nada da estruturase mexeu e o discurso acaba virando um relato meritocratico de como se pode sair de uma vida pobre e chegar ate um pais rico e ter Uma vida melhor ) que o filme quer denunciar( no fim se vc conseguir ir legalmente para um pais rico vc vai conseguir uma vida melhor,fique feliz vc esta migrando Vc conseguiu seu passaporte)e nesse sentido o filme pode ser tudo isso que estao falando nao so um porno de miseria e de angustia mss tambem um filme facista mesmo que naturaliza o q ele tem a criticar(comoem tropa de elite por ex)
O filme tem uns problemas mas ah sei la fodasse eu gostei mt sabe meu guilty pleasure , e achei real inovador e o experimentalismo me encantou bem vai pros favoritos
a cena que ele bate no pai c uma pedra me fez me distanciar um pouco do filme. Fiquei pensando nao do no que o WPC disse mas tambem nisso desse dilme ser fetiche de dor
Me lembrou vidas secas do graciliano ramos. Porem fui fortemente afastado da obra de modo que quase nao consegui termina-la, a nota talvez nao reflita o que senti na sessao (talvez eu n estivesse pronto para um filme como esse, com tao poucos dialogos, com falta de coesao e um incomodo latente) mas sim reforce a necessidade de uma revisao e releitura posterior desse filme
O Lodo
2.9 5Reflete bem a mentalidade do Murilo Rubiao e de certa forma é bem fiel a ele, so que ne é justamente por isso que é problematico e ultrapassado demais
Shara
4.0 31as vezes eu acho que so a Kawase entende realmente o que é cinema e que so ela consegue fazer cinema, apesar de saber que isso é injusto c todes es outres cineastas. e incrivel como nesse filme ela diz sobre a circulacao de fantasmas entre as familias, cono que eles sao criados e como é dificil conviver c ele, como as vezes a arte pode expurga-los e como a historia desses fantasmas parece circular(origem,assombracao e morte dos assombrados) mas que essa circulacao e esse esquema n é o destino.muito pelo contrario, existe mt vida apesar deles e ess vida é oq ha de mais bonito
Shara
4.0 31Acho que poucas pessoas tem ideia do privelegio que é estar vivo na mesma epoca que a kawase
Pais e Filhos
4.3 212 Assista AgoraA forma que o Koreeda entralaca narrativa imagetica, narrativa, discurso e as imagens em si(nao necessariamente narrativamente falando) é tao impecavel é yao lindo
real é um poema
Pais e Filhos
4.3 212 Assista AgoraLINDO lindo lindo
Pais e Filhos
4.3 212 Assista AgoraEsse filme é como(spoiler?)
Colo quebrado e abandonado que nao pode ser consertado ; é o pai que, apos ficar varios minutos em silencio olhando pro seu filho, sem saber o que dizer, percebe que o unico laco ao qual se pode ancorar é o genetico,porque o afetivo ja naufragou e talvez ate nunca tenha flutuado ; é como uma crianca que tem medo de ir ao banheiro sozinha a noite e depois descobre que essa situacao talvez valha pra tudo, é como espelho quebrado que reflete muito mais o que esta atras dele do que o que esta em frente a ele; é como pipa rasgada empinada por crianca orfa. mas é tambem acampar em casa, pescar na varanda do predio , fotos-segredo, e outras coisas mais
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraO cubo+anjo exterminador+snowpiercer
A Cor que Caiu do Espaço
3.1 350Enquanto adaptação perde um pouco em questao de simbolismo da obra do Lovecraft, mas me divertiu e pelos menos nos 20 primeiros minhtos eu tava animadissimo pra ver como se desenvolveria. Tem varias coisas que eu faria diferente mas ah igual eu disse me divertiu e eu achei q de certa forma entregou oq ele se propunha
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraRian Johnson devia ter dirigido esse filme.Transformaram star wars em vingadores, coisas que nunca apareceram no universo expandido tao aqui.So o deus ex machina toda hora salvando o roteiro
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraMataram meu star wars
O Terceiro Assassinato
3.5 53Eu gostei, vi c meu pai e ele n saiu reclamando do filme oq é bom e nem saiu falando mau do assasino tambem e disse q gostou apesar se ter achado “mt psicologico”. Acho q o filme twm umas composicoes mt bonitas(principalmente aquela no espelho no fim do filme q coisa bela viu queria poder fazer um filme c um cena assim o simbolismo é lindoo) e o ritmo desse é bem mais rapido q outros do Koreeda(talvez pelo tema e pelos twists na historia)e mesmo assim ele consegue desenvolver pontos inportantes sobre etica,julgamento,punitivismos e coisas desse tipo
O Quarto Homem
3.8 55Sera que é bom? tem um protagonista bi ne
Elle
3.8 886Spoileer
Uma parte de mim diz que esse filme e a professora de piano sao o mesmo filme, a exceção de que no filme do Haneke tudo esta mais radicalizado, uma outra parte de mim diz que sao filmes bem diferentes por terem visoes bem diferentes sobre a violencia(enquanto de certa forma eu ainda acho que em a professora de piano o Haneke culpabiliza a Huppert pela violencia que ela sofre, aqui eu nao acho que isso ocorre).Agora em relação ao filmes em si,
o choque inicial e o peso narrativo vao se esvaindo a medida que o filme transcorre.O seu carater de trihler perdura por boa parte do filme mas se perde nos ultimos 30 minutos quando tudo parece bem encaminhado demais, tudo parece caminhar para um desfecho fecho feliz q é oq de fato ocorre.A parte de perder a força como trhiller o filme se sustenta e bem como estudo de personagem e consegue desenvolver muito bem a complexa Huppert(q é sempre magnifica na atuaçao ne).A parte dela nao ha muito desenvolvimento psicologico sobre os personagens que a rodeiam.Aquele dialogo final com a Rebbeca impossibilita que especulaçoes misoginas(e que bom!!) sejam feitas em torno do estupro que é cometido por Patrick(se antes dessa conversa o filme deixava brecha pra se relacionar a morte daquelas 27 pessoas com o estupro (por ex: Patrick teria estuprado ela por vingança ao pai dela,ja que o pai dela matou os pais de Patrick ) e impossibilita que se culpabilize a Huppert (num raciocinio misogino no qual ela é responsavel pelos crimes do pai (mesmo raciocinio que demarcam o odio publico a ela no filme)( e é por isso que eu digo talvez que esse filme é diferente do "professora de piano" pq tenho certeza que o Haneke gostaria de deixar essas especulaçoes no ar e ate insinua-las.
Os Mortos Não Morrem
2.5 465 Assista AgoraO filme é horrivel mas eu me diverti pq assisti bebado kkkk dps de voltar da festa do lourenco
A Fossa
4.0 4Acho que os losurdistas nao aguentariam ver mais de 30 min desse filme kkkkkk. Mas agora serio mt se fala e se glamouriza sobre a revolucao cultural empregada por Mao em 68 (e q tanto influenciou o mundo,nao so em sua periferia,mas tambem na centralidade do capitalismo,mais especificamente os franceses(vide Deleuze,Guatarri e possibilitou o surgimento ( e o reco hecimento hoje )de outros como o Foucault ainda q eles n sejam marxistas ) e dentro do cinema as influências podem ser sentidas na nova onda francesa ne)porem acho q quase se nada e dito sobre a China pre revolucao cultural e as empreitadas chinesas q levaram indiretamente a sua realizacao(ou que ja se concretizavam antes de sua realizacao)Aqui e citado o desabrochar das 100 flores e o contexto é a grande marcha pra frente ( q tanto deu errado levando n so a ruptura c a URSS ) e a Grande Fome. é engracado q um dos expulsos pra fossa, acusado de ser direitista, foi uma das pessoas que apontavam pra necessidade de se incluir os camponeses dando nome assim a ditadura do povo e nao do proletariado,sendo q hoje a revolucao comunista chinesa é apontada justamente na sua grandiosidade camponesas ( e n proletaria).É um otimo relato critico do punitivismo de esquerda no posrevolucao e relato historico da grande fome
Cafarnaum
4.6 673 Assista AgoraSpoilerr
esse filme pode ser analisado por dois vieses, um mais explicito e outro mais implicito e que de certa forma sao contraditorios entre si. O primeiro deles é a exposicao do sofrimento humano e do estado de dor que a miseria pode colocar alguem, as dificuldades que sao impostas pela injustica que é a pobreza . Assim, o filme se pontecializa justamente nisso que ele se propoem, enquanto um (pronome importante) relato da pobreza e da dor que a miseria pode provocar. O jogo se explicita bem quando pensamos que a advogada ( Nadine) tem o mesmo nome da diretora, ouse ja, a diretora( implica que ) esta fazendo uma defesa de todas essas criancas pobres que viveram na miseria ( de afeto, de bens, de perspectivas) tentando mostrar o tanto que viver pra elas pode ser sinonimo de sofrimento( como no dialogo ao fim do filme).O outro vies e mais implicito se relaciona c esse discurso malthusiano de que se voce e pobre nao coloque um filho no mundo. De certo modo, ate se poderia argumentar que na verdade o discurso e sobre se responsabilizar pelos filhos que se esta pondo mundo, mas eu sinceramente nao vi o filme como um elogio a responsabilidade ( na verdade nao o vi nem mesmo como uma reprimenda a irresponsabilidade e as condicoes sociais que criam essa irresponsabilidade( condicoes essas estruramtes do capitalismo e qie produzem a mesma irresponsabilidade que posteriormente sera culpabilizada,e que portanto nao seria a responsabilidade das pessoas pobres especificamente e sim do sistema social)porque o filme em nenhum momento toca nesse assunto ou critica e questiona porque aquela familia nao conseguiu dar o que aquele filho precisava ou porque a sociedade naturaliza essa forma de viver e torna aceitavel aquele tipo de sofrimento etcetc. Pelo contrario acjo que todo o discurso de certo modo que gira em torno do filme se relaciona com a afirmacao dessa naturalizacao da pobreza,sempre no sentido de culpabilizar quem é pobre pelo sofrimento que a pobreza causa e nao a responsabilidade do sistema social sobre a pobreza. Achp que nesse ultimo ponto o filme tem varios aspectos falhos de modo que a mensagem construida com a cena final pode implicar numa exaltacao da propria pobreza( exaltacao indireta porque aqui o que é exaltado é a ideia de uma vida nova em um pais “onde nao ha pobreza” a mesma promessa de uma vida melhor de sempre( quando no fundo nada da estruturase mexeu e o discurso acaba virando um relato meritocratico de como se pode sair de uma vida pobre e chegar ate um pais rico e ter
Uma vida melhor ) que o filme quer denunciar( no fim se vc conseguir ir legalmente para um pais rico vc vai conseguir uma vida melhor,fique feliz vc esta migrando Vc conseguiu seu passaporte)e nesse sentido o filme pode ser tudo isso que estao falando nao so um porno de miseria e de angustia mss tambem um filme facista mesmo que naturaliza o q ele tem a criticar(comoem tropa de elite por ex)
A Noite Amarela
2.7 51a e o filme ainda parece bem inspirado no livro dos sonhos do Borges
O Último Homem Negro em San Francisco
3.8 51pra mim eles poderiam ser um casal
A Noite Amarela
2.7 51Ae e me apaixonei por Karina tambem
A Noite Amarela
2.7 51O filme tem uns problemas mas ah sei la fodasse eu gostei mt sabe meu guilty pleasure , e achei real inovador e o experimentalismo me encantou bem vai pros favoritos
Sócrates
3.6 90 Assista AgoraMuitos pontos a se pensar quanto a esse filme e se ele é bom ou nao.
a cena que ele bate no pai c uma pedra me fez me distanciar um pouco do filme. Fiquei pensando nao do no que o WPC disse mas tambem nisso desse dilme ser fetiche de dor
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraPrimeiro filme de 2020
Eu Não Sou uma Bruxa
3.9 51 Assista AgoraNu me impactou mt viu
Ossos
3.8 19Me lembrou vidas secas do graciliano ramos. Porem fui fortemente afastado da obra de modo que quase nao consegui termina-la, a nota talvez nao reflita o que senti na sessao (talvez eu n estivesse pronto para um filme como esse, com tao poucos dialogos, com falta de coesao e um incomodo latente) mas sim reforce a necessidade de uma revisao e releitura posterior desse filme