A Isabelle parece desinteressada no filme e a atuacoa dela nao condiz com o que ela geralmentr costuma entregar, talvez seja porque todo o roteiro escrito em ingles nao flui e isso distancia,tanto o telespectador quanto talvez a distanciou, da imersao naturalista e semidocumental que normalmente os filmes do Soo tem.A interacao e alguns dialogos dela com a Kim Min Hee me fizeram sorrir e talvez por isso eu n consiga dar um nota menor que essa ainda que assim deseje. O comentario sobre fluidez e transitoriedade presente na metafora da camera nao consegue elevar o filme ao patamar que ele poderia ter chegado com um roteiro melhor trabalho.Uma pena que tenha entregado esse roteiro pra essas duas grandes atrizes
• Bergman trata da relação de classe no fim do filme.Demonstra como a classe burguesa(aristocrática no caso do filme) só utiliza do trabalho da classe proletária e se isenta de qualquer tipo de identificação, além de se desresponsabilizar pelos seus atos,explicitamente quando não precisa mais do trabalho da classe proletária(como é dito no fim e quando todos concordam tacitamente),mas implicitamente também enquanto se precisa dela, o tapa na cara de Anna é um exemplo disso(,tapa esse que demonstra também o tipo de manipulação emocional que Karin faz, de machucar e agredir para logo em seguida se arrepender e pedir desculpas ).Anna cuidou durante 12 anos de Agnes e assim que Agnes morreu foi demetida e recebeu somente um falso obrigado de cada integrante da família, além de uma quantia de dinheiro que pelo caráter da personagem da Liv foi dada para aliviar a culpa de não se responsabilizar pelos próprios atos. • Karin pede para Anna não que a olhe naquela cena do espelho, porque o medo latente de ser descoberta em sua hipocrisia e no seu distanciamento da irmã a repugna.Anna sustenta o olhar como se disse que aquela hipocrisia não passa despercebida diante dos seus olhos, como se mostrasse que de fato aquele distanciamento e aquela incapacidade de ser olhada, por se sentir julgada, fosse a única verdade em meio as mentiras, mentiras essas que aparecem incessantemente no discurso dela “ há quantas mentiras” • O copo de vidro quebrado como metáfora para as mentiras que não podem se sustentar por muito tempo e que ao mesmo tempo machucam mas que continuam sendo contadas porque não se quer abrir mãos delas(primeiro ha percepção de que tudo é mentira,depois ela mesmo se machuca e internaliza essa percepção a colocando em seu útero, ou seja,tudo é mentira mas eu também quero continuar mentindo e esse pedaço de vidro(pedaço das mentiras que se dispedaçaram com a morte de minha irmã) fazem parte de mim.Como ela também faz parte de toda essa rede mentiras,a medida que continua produzindo-as e internalizando-as se machuca também e sangra.O sangue(dor) obtida dessa reiteração e insistência na mentira(no parto da mentira) e se transfigura também na dor de continuar contando-as e no rastro que essas mentiras deixam( o sangue é passado na boca e pela boca que parte das mentiras são contadas apesar de não serem exclusivas da boca). • Karim se difere da personagem da Liv, uma repugna o contato e se fecha em um mundo próprio de frieza,a Liv por outras vez tece uma rede de mentiras mais dissimulada na qual ela finge abrir espaço para a aproximação mas sempre que existe de fato essa aproximação começa a sofrer(com a própria aproximação ,ela nunca de fato quer se aproximar so que ser dissumulada e dizer que existe essa possibilidade) e se afasta.Isso é expresso em pelo menos dois acontecimentos no filme,quando a Agnes a chama(naquilo que em primeiro momento parece um sonho)e a medida que ela se aproxima os seus gritos aumentam ate culminarem no terror.(Aqui se explicita um medo capacitista, um medo de ficar debilitado pela doença, de ser contaminado pela aproximação com o doente(no sentindo metafórica de ter que sentir o que ele sente,de sair da zona de indiferença que ela se encontrava e ir em direção ao outro, mas também um medo literal de ser doente, de ficar doente, além do medo irracional de que o contato com o doente a tornaria impura,afinal “ eu tenho que pensar no meus filhos, tenho um marido”) e no fim quando Liv conversa com Karim e dissimula a tentativa de aproximação por ela proposta antes • Anna parece ser a única que de fato vai de encontro com Agnes em um movimento de alteridade.A relação entre as duas é tanto maternal(o peito para fora de Anna para Agnes remete a um gesto de amamentação ) quanto de certa forma sexual também(existem beijos(carinhosos mas qual o tipo de carinho aqui representado?)que se segue com o adormecimento de Agnes com a mao nos peitos de Anna.)De certo modo, Anna é a única que de fato presta atenção no que Agnes tem a dizer e le com atenção o que esta sendo dito em seu diário.Quando uma das irmãos pega para ler o diário, a narração é interdita.Agnes também coloca a mão do doutor em seu coração no inicio dos exames talvez tentando mostra-lhe onde estaria o problema de sua doença e degeneração.Seu coração doi e se ve cada dia mais debilitada,as irmãs brigam a medida que ela piora.Constratando a isso,sua lembrança mais feliz é a chegada das irmãs;nessa memoria Agnes age como se não estivesse de modo algum doente e todas as 4 parecem se juntar harmoniosamente.Antes de Agnes dizer que aquilo é que ela define como felicidade ela olha de leve para Anna sugerindo e reforçando o caráter afetivo estabelecido entre as duas
Inferno de Dante,ao anticristo e tranavaloracao dos valores de Nietzche sao visiveis.A leitura estetica e a defesa de seus filmes tambem. Os doid primeiros atos parecem uma grande mistura de ninfomaniaca e i sae the devil
mas ainda nao sei as vezes me parece, com exceções do fim que o filme nao tem nada de novo ou empolgante a acrescentar, alem da estetica toda ja ter sido usado e gasta em ninfomaniaca de modo a parecer preguiçosa aqui
Filme que o desenvolvimebto de personagem se da so por metafora e imagens sempre me ganham. Alem disso é a Lynne ne ela sabe como fazer uns trem bonito visualmente
Eggers realmente n decepcionou e olha q eu tava esperando a decepcao.É um otimo filme e preciso reve-lo pra catar as referencias aos mitos gregos como a do
Que era referencia ao mito de prometeu acorrentado. Fico me perguntando a relacao entre o relacionamento dos dois a figura do mestre lacaniano(arquetipo). Me pergunto se tem alguma relacao c o livro da Woolf(preciso le-lo urgentemente)
A trilha sonora é bem tipica dos irmaos ne,essa coisa meio eletronica e tem uma parte no inicio que é bem parecida c umas cenas do Bom Comportamento. A Direcao e fotografia bem parecida com a do PTA.Nao sei se concordo totalmente quando dizem que a atuacao do Adam Sandler aqui é uma radicalizacao do que ele fez em Punck Drunk Love,apesar das semelhancas.Concordo que o tema dad apostas é tratado de modo totalmente despolitizado mas nao é como se desse pra esperar isso do cinema norte-americano mainstream no geral ne
Agronegocio,genocidio da pop indigena,compra de votos e ameacas, falta de acesso e entendimento no atendimento de saude,culto ao fazendeiro (otima apologia aos bolsonariatas c o hino do brasil)
Incrivel q tenha sido escrito e protagonizado so por pessoas da aldeia,achei a coloração da fotografia maravilhosa tb da um ar idilico e misterioso que eleva o filmr e conflui c a narrativa
a metafora do trem como perspectiva de um novo comeco e de uma nova vida, a metafora do sangue por ser obrigafo a fazer coisas que o meio lhe impos sao boas. Os personagens convencem em sua complexidade porem o filme nao me desceu,acho uma serie de coisss problematicas nas construcoea de personages e no roteiro
normaliza mt o machismo e a pedofilia ne.Bernard é um cuzao mesmo.O filho mais velho lembra muito que o tipo de homem que ta presente no conto da teoria do medalhao do Machado de Assis,é o exemplo perfeito dela haha
porem tem coisas mt interessantes(projeções,passivel de ser analisado psicanalitamente) e é bem vibe filme wes anderson , nao é atoa que ele produziu.
queria saber mais sobre liturgia para entender os simboloss..... porem é lindo e tudo que ha de mais belo na poesia visual fiquei real impressionado e querendo saber como algumas coisas foram feitas.A cinebiografia do Wittgeinstein bebeu mt aqui ne
Acho um pouco paradoxal como ele tenta mostrar a violencia na qual vivemos e o fetichismo voyerista que temos pela violencia reproduzindo o voyerismo fetichista sadico sobre a mesma violencia.(isso pode ser visto nao so aqui mas principalmente em Funny Games).De certo modo ele se apropria da violencia para falar sobre ela, reproduzindo-a no meio do caminho em um circulo no qual nao sabemos onde começa a critica e onde começa a naturalização(que é acritica,uma vez que pressupoe a alienação).Nesse sentido, nao digo especificamente do fetichismo voyerista da personagem(apresentado na primeira metade do filme e desenvolvido ao longo dele),muito pelo contrario nao acho que ele é posto nesses termos, mas da violencia transmutada-(se no inicio havia submissão e estima por parte de Walter isso transmuta-se para violencia,quando Erika, aos seus olhos se torna indigna, uma vez que nao so nao lhe satifaz os desejos(impossivel de serem satifeitos ja que ela era idealizada por ele) mas desloca a ideia de como desejar e o que é o desejo(ao estabelecer limites sobre o desejo dele, e estabelecer limites sobre como ele deve se portar para excita-la,limites esses que Walter nao sabe respeitar e nao sabe como respeitar, limites esses que so o levam a sentir nojo dela e mais tarde a violenta-la e estupra-la .Perceba aqui que nos termos que coloco a responsabilidade é duplamente posta sobre o Walter )- e perpetrada contra Erika.Haneke de certa forma quer mostrar que os prazeres condenados pela moral social contra Erika e seu anseio fetichista(e sadomasoquista em outros momentos) sao os mesmo prazeres,que em um dialogo com seus filmes como Funny Games, do telespectador que assiste e consome o prazer(e a violencia) distorcido e se transforma por essa violencia reproduzindo-a.De certo modo, se por um lado ele tenta distanciar e nao por um crivo moral sobre os desejo de Erika de outro ele acaba jogando certo peso no desejo dela da forma como que ele constroi esse desejo.Ha,para Haneke, uma imbricação muito forte entre o punitivismo perpetrado contra sobre Erika pela sua mae, o punitivismo reproduzido por Erika sobre seus alunos, a repressao dos desejos por Erika por causa da fundação de um supereu fortissimo e do forte recalcamento do que se deseja por causa de uma estrura opressiva da mae e o desejo por punição subjacente a esse supereu forte(um super supereu).Entao se para Haneke,existe algum espço para a critica ha uma estrutura opressiva que funda nao so a psique de Erika e do sistema que funda essa psique com todas as violecnais e reproduçoes intrinsecas a esse sistema,ha tambem espaço para uma especie de critica ao desejo criado internamente nessa estrutura, por isso talvez o filme(e da para ver claramente nas criticas da epoca ao filme) perca um pouco a força .Nao existe de fato uma tentativa de mostrar como a violencia esta relacionado ao cumprir metas desejantes que sao independentes do desejo e do limites do outro,enquanto o fetichismo e o desejo(falando no caso so da Erika aqui) se diferem da violencia por seu carater relacional ligado ao consentimento.Erika precisa de alguem para que a amarre(e esse alguem precisa consentir em amarra-la), precisa de alguem que faça o que ela escreve(precisa que alguem se disponha a bater nela quando ela pede) e estabelece os termos para se sentir atraida, para se excitar e permite que eles ocorram com seu consentimento em um determinado momento(quando por exemplo ela pega a caixa com as cordas para lhe amarrar),porem Walter rejeita isso para mais para frente sem seu consentimento(ela reitera diversas vezes que quer que ele pare,que nao é essa a forma como gostaria que fosse), a violencia cometida por Walter nao depende,portanto do consentimento de Erika porque se estabelece apesar desse consetimento, ele nao escuta o que ela diz e nisso reside a violencia, é uma imposição.Haneke erra ao colocar o desejo de Erika e a violencia que Walter comete como imbricações,como situaçoes relacionadas e se vistas levianamente(e com muita misoginia) ate causais, levando a reprodução do machismo.A situaçao Kafkiana do fim foi bem posta na qual Erika esta destruida fisicamente e ninguem diz anda sobre isso, todo mundo age com naturialidade burocratica(como em o processo que nao ha um estranhamento com a sua natureza absurda) e isso acaba levando a uma situaçao interessante q subverteu a minha expectativa a principio que seria de que ela iria matar o Walter para a punhalada em si mesma)
é o mesmo de sempre machos toxicos, bares e bebedeiras(bem bh). A personagem feminina aqui foi bem mal desenvolvida ne Hong Soo tava numa preguica com ela parece
O filme tem umas cena smuitooo artisticass,tipo das coisas mais bonitas que eu ja vi no cinema nacional.Ao mesmo tempo acho importante ponderar o que meu amigo Davi disse sobre reencenação neocolonial e esteriotipação do nordeste.Ate por isso acho melhor rever esse filme e analisar com cuidado as metaforas que ele constroi para decidir isso.
A musica fala e o fato dele ter recitado o poema do Torquato me tocaram demaisss.Há uma contraposição bem evidente entre a masculidade do pai de Alfonsina e a masculinidade de Joo, entre a construção dos afetos entre os dois e Alfonsina.Acho que é muito evidente que o filmes trata sobre repressao de desejo e sobre a relação de tres mulheres com seu proprio desejo e com o mundo que as cerca.Boto fe na critica do Davi da construção delas muito pautada nos homens que as cercavam e no foco repetitivo das cenas de almoço
A Câmera de Claire
3.4 73 Assista AgoraA Isabelle parece desinteressada no filme e a atuacoa dela nao condiz com o que ela geralmentr costuma entregar, talvez seja porque todo o roteiro escrito em ingles nao flui e isso distancia,tanto o telespectador quanto talvez a distanciou, da imersao naturalista e semidocumental que normalmente os filmes do Soo tem.A interacao e alguns dialogos dela com a Kim Min Hee me fizeram sorrir e talvez por isso eu n consiga dar um nota menor que essa ainda que assim deseje. O comentario sobre fluidez e transitoriedade presente na metafora da camera nao consegue elevar o filme ao patamar que ele poderia ter chegado com um roteiro melhor trabalho.Uma pena que tenha entregado esse roteiro pra essas duas grandes atrizes
Gritos e Sussurros
4.3 472Foi aqui que o Ari aster se inspirou no que diz respeito ao hereditario?
• Bergman trata da relação de classe no fim do filme.Demonstra como a classe burguesa(aristocrática no caso do filme) só utiliza do trabalho da classe proletária e se isenta de qualquer tipo de identificação, além de se desresponsabilizar pelos seus atos,explicitamente quando não precisa mais do trabalho da classe proletária(como é dito no fim e quando todos concordam tacitamente),mas implicitamente também enquanto se precisa dela, o tapa na cara de Anna é um exemplo disso(,tapa esse que demonstra também o tipo de manipulação emocional que Karin faz, de machucar e agredir para logo em seguida se arrepender e pedir desculpas ).Anna cuidou durante 12 anos de Agnes e assim que Agnes morreu foi demetida e recebeu somente um falso obrigado de cada integrante da família, além de uma quantia de dinheiro que pelo caráter da personagem da Liv foi dada para aliviar a culpa de não se responsabilizar pelos próprios atos.
• Karin pede para Anna não que a olhe naquela cena do espelho, porque o medo latente de ser descoberta em sua hipocrisia e no seu distanciamento da irmã a repugna.Anna sustenta o olhar como se disse que aquela hipocrisia não passa despercebida diante dos seus olhos, como se mostrasse que de fato aquele distanciamento e aquela incapacidade de ser olhada, por se sentir julgada, fosse a única verdade em meio as mentiras, mentiras essas que aparecem incessantemente no discurso dela “ há quantas mentiras”
• O copo de vidro quebrado como metáfora para as mentiras que não podem se sustentar por muito tempo e que ao mesmo tempo machucam mas que continuam sendo contadas porque não se quer abrir mãos delas(primeiro ha percepção de que tudo é mentira,depois ela mesmo se machuca e internaliza essa percepção a colocando em seu útero, ou seja,tudo é mentira mas eu também quero continuar mentindo e esse pedaço de vidro(pedaço das mentiras que se dispedaçaram com a morte de minha irmã) fazem parte de mim.Como ela também faz parte de toda essa rede mentiras,a medida que continua produzindo-as e internalizando-as se machuca também e sangra.O sangue(dor) obtida dessa reiteração e insistência na mentira(no parto da mentira) e se transfigura também na dor de continuar contando-as e no rastro que essas mentiras deixam( o sangue é passado na boca e pela boca que parte das mentiras são contadas apesar de não serem exclusivas da boca).
• Karim se difere da personagem da Liv, uma repugna o contato e se fecha em um mundo próprio de frieza,a Liv por outras vez tece uma rede de mentiras mais dissimulada na qual ela finge abrir espaço para a aproximação mas sempre que existe de fato essa aproximação começa a sofrer(com a própria aproximação ,ela nunca de fato quer se aproximar so que ser dissumulada e dizer que existe essa possibilidade) e se afasta.Isso é expresso em pelo menos dois acontecimentos no filme,quando a Agnes a chama(naquilo que em primeiro momento parece um sonho)e a medida que ela se aproxima os seus gritos aumentam ate culminarem no terror.(Aqui se explicita um medo capacitista, um medo de ficar debilitado pela doença, de ser contaminado pela aproximação com o doente(no sentindo metafórica de ter que sentir o que ele sente,de sair da zona de indiferença que ela se encontrava e ir em direção ao outro, mas também um medo literal de ser doente, de ficar doente, além do medo irracional de que o contato com o doente a tornaria impura,afinal “ eu tenho que pensar no meus filhos, tenho um marido”) e no fim quando Liv conversa com Karim e dissimula a tentativa de aproximação por ela proposta antes
• Anna parece ser a única que de fato vai de encontro com Agnes em um movimento de alteridade.A relação entre as duas é tanto maternal(o peito para fora de Anna para Agnes remete a um gesto de amamentação ) quanto de certa forma sexual também(existem beijos(carinhosos mas qual o tipo de carinho aqui representado?)que se segue com o adormecimento de Agnes com a mao nos peitos de Anna.)De certo modo, Anna é a única que de fato presta atenção no que Agnes tem a dizer e le com atenção o que esta sendo dito em seu diário.Quando uma das irmãos pega para ler o diário, a narração é interdita.Agnes também coloca a mão do doutor em seu coração no inicio dos exames talvez tentando mostra-lhe onde estaria o problema de sua doença e degeneração.Seu coração doi e se ve cada dia mais debilitada,as irmãs brigam a medida que ela piora.Constratando a isso,sua lembrança mais feliz é a chegada das irmãs;nessa memoria Agnes age como se não estivesse de modo algum doente e todas as 4 parecem se juntar harmoniosamente.Antes de Agnes dizer que aquilo é que ela define como felicidade ela olha de leve para Anna sugerindo e reforçando o caráter afetivo estabelecido entre as duas
A Casa Que Jack Construiu
3.5 789 Assista AgoraO final é com certeza a melhor parte. As referencias ao
Inferno de Dante,ao anticristo e tranavaloracao dos valores de Nietzche sao visiveis.A leitura estetica e a defesa de seus filmes tambem. Os doid primeiros atos parecem uma grande mistura de ninfomaniaca e i sae the devil
Licorice Pizza
3.5 598Nem acredito mais um filme do PTA, achei q ele tava fazendo uma adaptacao de pinoquio q ele disse q o filho dele tava ajudando
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
3.6 521 Assista AgoraFilme que o desenvolvimebto de personagem se da so por metafora e imagens sempre me ganham. Alem disso é a Lynne ne ela sabe como fazer uns trem bonito visualmente
Microhabitat
4.2 76Muito sensivel
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraEggers realmente n decepcionou e olha q eu tava esperando a decepcao.É um otimo filme e preciso reve-lo pra catar as referencias aos mitos gregos como a do
Que era referencia ao mito de prometeu acorrentado. Fico me perguntando a relacao entre o relacionamento dos dois a figura do mestre lacaniano(arquetipo). Me pergunto se tem alguma relacao c o livro da Woolf(preciso le-lo urgentemente)
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista AgoraA trilha sonora é bem tipica dos irmaos ne,essa coisa meio eletronica e tem uma parte no inicio que é bem parecida c umas cenas do Bom Comportamento. A Direcao e fotografia bem parecida com a do PTA.Nao sei se concordo totalmente quando dizem que a atuacao do Adam Sandler aqui é uma radicalizacao do que ele fez em Punck Drunk Love,apesar das semelhancas.Concordo que o tema dad apostas é tratado de modo totalmente despolitizado mas nao é como se desse pra esperar isso do cinema norte-americano mainstream no geral ne
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
4.1 26Faz um belo par c o floresta dos lamentos no
estudo do luto e amadurecimento
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
4.1 26Varias semelhancas c o cinema do Joe,os subtextos politicos
Agronegocio,genocidio da pop indigena,compra de votos e ameacas, falta de acesso e entendimento no atendimento de saude,culto ao fazendeiro (otima apologia aos bolsonariatas c o hino do brasil)
Incrivel q tenha sido escrito e protagonizado so por pessoas da aldeia,achei a coloração da fotografia maravilhosa tb da um ar idilico e misterioso que eleva o filmr e conflui c a narrativa
A Floresta dos Lamentos
4.0 40Sensibilidades e simbolismo que so a Kawase poderia fazer caber dentro de um filme.Das coisas mais belas que voce vai ver por ai
Irmãos de Sangue
3.6 23 Assista AgoraAS metaforas
a metafora do trem como perspectiva de um novo comeco e de uma nova vida, a metafora do sangue por ser obrigafo a fazer coisas que o meio lhe impos sao boas. Os personagens convencem em sua complexidade porem o filme nao me desceu,acho uma serie de coisss problematicas nas construcoea de personages e no roteiro
A Despedida
4.0 298Mexeu demais comigo no
A Lula e a Baleia
3.7 317 Assista Agoranormaliza mt o machismo e a pedofilia ne.Bernard é um cuzao mesmo.O filho mais velho lembra muito que o tipo de homem que ta presente no conto da teoria do medalhao do Machado de Assis,é o exemplo perfeito dela haha
porem tem coisas mt interessantes(projeções,passivel de ser analisado psicanalitamente) e é bem vibe filme wes anderson , nao é atoa que ele produziu.
A Cor da Romã
4.1 133queria saber mais sobre liturgia para entender os simboloss.....
porem é lindo e tudo que ha de mais belo na poesia visual fiquei real impressionado e querendo saber como algumas coisas foram feitas.A cinebiografia do Wittgeinstein bebeu mt aqui ne
A Despedida
4.0 298Ansioso demais por esse
Conhecendo o Grande e Vasto Mundo
3.9 10bonitinho
A Professora de Piano
4.0 688 Assista AgoraO carater aristocratico dessa obra e a relação dela com
o erotico
me lembrou o Bressane
A Professora de Piano
4.0 688 Assista AgoraUma questao central me chamam a atenção na obra de Haneke
Acho um pouco paradoxal como ele tenta mostrar a violencia na qual vivemos e o fetichismo voyerista que temos pela violencia reproduzindo o voyerismo fetichista sadico sobre a mesma violencia.(isso pode ser visto nao so aqui mas principalmente em Funny Games).De certo modo ele se apropria da violencia para falar sobre ela, reproduzindo-a no meio do caminho em um circulo no qual nao sabemos onde começa a critica e onde começa a naturalização(que é acritica,uma vez que pressupoe a alienação).Nesse sentido, nao digo especificamente do fetichismo voyerista da personagem(apresentado na primeira metade do filme e desenvolvido ao longo dele),muito pelo contrario nao acho que ele é posto nesses termos, mas da violencia transmutada-(se no inicio havia submissão e estima por parte de Walter isso transmuta-se para violencia,quando Erika, aos seus olhos se torna indigna, uma vez que nao so nao lhe satifaz os desejos(impossivel de serem satifeitos ja que ela era idealizada por ele) mas desloca a ideia de como desejar e o que é o desejo(ao estabelecer limites sobre o desejo dele, e estabelecer limites sobre como ele deve se portar para excita-la,limites esses que Walter nao sabe respeitar e nao sabe como respeitar, limites esses que so o levam a sentir nojo dela e mais tarde a violenta-la e estupra-la .Perceba aqui que nos termos que coloco a responsabilidade é duplamente posta sobre o Walter )- e perpetrada contra Erika.Haneke de certa forma quer mostrar que os prazeres condenados pela moral social contra Erika e seu anseio fetichista(e sadomasoquista em outros momentos) sao os mesmo prazeres,que em um dialogo com seus filmes como Funny Games, do telespectador que assiste e consome o prazer(e a violencia) distorcido e se transforma por essa violencia reproduzindo-a.De certo modo, se por um lado ele tenta distanciar e nao por um crivo moral sobre os desejo de Erika de outro ele acaba jogando certo peso no desejo dela da forma como que ele constroi esse desejo.Ha,para Haneke, uma imbricação muito forte entre o punitivismo perpetrado contra sobre Erika pela sua mae, o punitivismo reproduzido por Erika sobre seus alunos, a repressao dos desejos por Erika por causa da fundação de um supereu fortissimo e do forte recalcamento do que se deseja por causa de uma estrura opressiva da mae e o desejo por punição subjacente a esse supereu forte(um super supereu).Entao se para Haneke,existe algum espço para a critica ha uma estrutura opressiva que funda nao so a psique de Erika e do sistema que funda essa psique com todas as violecnais e reproduçoes intrinsecas a esse sistema,ha tambem espaço para uma especie de critica ao desejo criado internamente nessa estrutura, por isso talvez o filme(e da para ver claramente nas criticas da epoca ao filme) perca um pouco a força .Nao existe de fato uma tentativa de mostrar como a violencia esta relacionado ao cumprir metas desejantes que sao independentes do desejo e do limites do outro,enquanto o fetichismo e o desejo(falando no caso so da Erika aqui) se diferem da violencia por seu carater relacional ligado ao consentimento.Erika precisa de alguem para que a amarre(e esse alguem precisa consentir em amarra-la), precisa de alguem que faça o que ela escreve(precisa que alguem se disponha a bater nela quando ela pede) e estabelece os termos para se sentir atraida, para se excitar e permite que eles ocorram com seu consentimento em um determinado momento(quando por exemplo ela pega a caixa com as cordas para lhe amarrar),porem Walter rejeita isso para mais para frente sem seu consentimento(ela reitera diversas vezes que quer que ele pare,que nao é essa a forma como gostaria que fosse), a violencia cometida por Walter nao depende,portanto do consentimento de Erika porque se estabelece apesar desse consetimento, ele nao escuta o que ela diz e nisso reside a violencia, é uma imposição.Haneke erra ao colocar o desejo de Erika e a violencia que Walter comete como imbricações,como situaçoes relacionadas e se vistas levianamente(e com muita misoginia) ate causais, levando a reprodução do machismo.A situaçao Kafkiana do fim foi bem posta na qual Erika esta destruida fisicamente e ninguem diz anda sobre isso, todo mundo age com naturialidade burocratica(como em o processo que nao ha um estranhamento com a sua natureza absurda) e isso acaba levando a uma situaçao interessante q subverteu a minha expectativa a principio que seria de que ela iria matar o Walter para a punhalada em si mesma)
Filha de Ninguém
3.5 24Engracado o Hong Soo ler Nobert Elias. Os filmes dele sao gostosinhos, essa ideia de rotina e de ciclicidade
é o mesmo de sempre machos toxicos, bares e bebedeiras(bem bh). A personagem feminina aqui foi bem mal desenvolvida ne Hong Soo tava numa preguica com ela parece
Salomé
2.6 1Dos filmes para se rever e se inspirar
A História da Eternidade
4.3 448O filme tem umas cena smuitooo artisticass,tipo das coisas mais bonitas que eu ja vi no cinema nacional.Ao mesmo tempo acho importante ponderar o que meu amigo Davi disse sobre reencenação neocolonial e esteriotipação do nordeste.Ate por isso acho melhor rever esse filme e analisar com cuidado as metaforas que ele constroi para decidir isso.
A musica fala e o fato dele ter recitado o poema do Torquato me tocaram demaisss.Há uma contraposição bem evidente entre a masculidade do pai de Alfonsina e a masculinidade de Joo, entre a construção dos afetos entre os dois e Alfonsina.Acho que é muito evidente que o filmes trata sobre repressao de desejo e sobre a relação de tres mulheres com seu proprio desejo e com o mundo que as cerca.Boto fe na critica do Davi da construção delas muito pautada nos homens que as cercavam e no foco repetitivo das cenas de almoço
Bixa Travesty
4.3 78 Assista AgoraFoda d+++
O Signo do Caos
3.8 34DAS Montagens mais absurdas ja feitas no cinema