um homem pode querer tao possessivamente uma mulher q tem ciumes de um rato e projeta uma traicao em um rato. Acho que como q bea ja disse aqui embaixo talvwz ela ka estivesse morta no cemiterio(foi uma coisa q pensei e n so metaforicamente pq é no cemiterio q se encontram os ossos mas percebi q essa leitura é irreal porem a leitura metaforica ainda faz sentido
Tenho alguns problemas c aa cenas inicias do filme q exotiam a cultura oriental e a mitancia do bressane nesse filme me é estranha.Continua sendo um filme burgues como os outros q ele ja fez porem o carater reflexivo se enfraquece um pouco quando ele migra a critica filosofica( que ele rotineiramente costuma trabalhar)para sociológica( q ele trabalha nesse em especifico)uma vez que esse ja é um tema batido nesse meio.ainda sim quando ele resolveu aderir a estetica/narrativa trash conseguiu tirar algumas risadas e por isso essa nota
Se voce conseguir desprezar o machismo e hipersexualizacao é um filme q vai ter os dialogos mais bonitos que ce vai ver no cinema.Comentario feito em dezembro de 2019
Ainda que o cinema do Bressane seja essencialmente um cinema burgues, qualquer filme que consegue me fazer ficar inspirado a ponto de escrever merece destaque.Acho que talvez essa seja a principal qualidades desses filmes;voce nao tem que prestar atenção porque a narrativa em si nao é essencial, as imagens(o audiovisual) sao so um instrumento para voce criar sua propria narrativa/seu proprio universo e viajar nele.Nao pude deixar de pensar nesse filme como uma adaptação livre da Historia do Olho.É engraçado que alguns filmes te dao uma linguagem para vc criar um universo seu mas te diferecionam emr relação a qual um universo criar(talvez isso seja mais fechado talvez seja visto por alguns como menos chato um exemplo é Finisterrae) , isso nao acontece aqui vc fica por sua conta e risco, perdido na chatice do filme e ao mesmo tempo an viamge que vc constroi na sua cabeça a partir dessa espaço(que alguns vem como chato) para que vc crie
Talvez dos filmes mais burgueses do Karim,ainda sim diferente do q rolou no Madame Sata sai leve desse filme e com vontade de ver mais filmes(oq é sempre um bom sinal) Eu gosto do roteiro da Beatriz e por mais que as metaforas sejam nem um pouco sutis gosto como ele a utiliza no lugar da verborragia de sempre
primeiro uma mulher que foi abandona: Ao descobrir, tropeca machuca fisicamente e essas marcas vao perdidar o filme inteiro; ela abandona o filho e a sobrinha assim como o marido a abandono reencenando de certa forma o que lhe aconteceu,os band-aids q simbolizam esses machucados ela os encontra em maior numero em uma criancinha,numa das cenas mais tocantes do filme,a repeticao (psicologica?) do auido dizendo eu nao te amo varias e varias vezes, a danca na balada,ela andando desnorteada pela noite(ela estava sem rumo, sem sBed pra onde ir), o aeroporto como e as vianges como lugar de ao mesmo tsmlo tentar reencontrar algum sentido mas de abandono do que é antigo mt recorrente no Karim
Nao sei se faz uma reencenacao colonial ou expoem as estruturas racista do passado por meio de uma tentativa de pedagogia da violencia ( acho q a reencenacao é mais forte talvez)
na cena final da industria quando tudo fica mudo eu deixaria por 5 uns minuto so mostrando a fabrica sem som algum,um ambiente por si so muito opressivo
O tarantino nao so foi racista com o bruce lee e com a representação dele e do que ele significa mas tambem tenho certeza que projetou naquelas hippies a visao que ele tem sobre o feminismo branco dos estados unidos.Alem disso tem o fato dele tirar sarro da parte fragil da masculinidade do Leonardo DiCaprio e exaltar a masculinidade toxica (o fato de ser musculoso e forte e lutar bem e nao expressar sentimento nenhum ) do Brad Pitt
Ainda nao sei se o filme faz uma critica ao homem maquina monstro e ao mostrar que os maiores medos dele se relacionavam c a transfobia e com o racismo, alem da culpa por nao assumir suas responsabilidades ou se o filme so reproduz racismo e transfobia mesmo para cer tconsevue gerar mais tensao e medo
Nao sei se o Joao pensou nisso quando deu o titulo a esse filme mas é interessante pensar por esse lado: Entreatos: 1. O que ocorre entre os atos políticos, os bastidores de cada ato politico 2. O que ocorre entre as manifestações(ato),entre esses atos de campanha(essas passeatas) 3. O que ocorre entre os atos teatrais(primeiro ato de uma peça,segundo ato), nos bastidores do teatro,atras das cortinas, por tras da encenação publica
achei os toques sobre colonização(a morte da mulher dos povos originarios) e saude mental(voce ainda toma seus remedios?) um pouco deslocados em relação ao aprofundamento que isso poderia ter levado
O fato de muitas pessoas tarem envolvidas na produção desse filme me deixou um pouco desanimado mas nao sei o pq.Ainda sim pensei muito sobre essa ideia
uma jornada de fantasmas que querem viver e tudo o q isso representa. Fiquei pensando em um filme sobre isso no qual o mundo real tem mais poder q i espirital e que as açoes espirituais interferindo no mundo real drenam a energia dos fantasmas e por isso tem que ser esporadicas.Aquela cena dos gritos nas florestas pensei em um filme em que a cada morte de um ser humano essa dor imensurravel afetasse os fantasmas e por isso eles viveriam em lugares afastados e vazios/abandonados, mas que alguns fantasmas sentiriam prazer com a propria dor e por isso quereriam causar a morte de seres humanos,uma coisa meio sadomasoquista,enquanto outros seriam tipo "anjos da guarda" que so guardam os seres humanos pra se protegerem do proprio sofrimento.É um bom roteiro talvez
Coisas a se reparar: -O Lula fala tudo mundo cala -de 4 para 150 favelas surgiram em Santo Andre apos a chegada das fabricas -Trabalhadores mt mt pobres,trabalho infantil(12/13 anos) me lembrando as condições mt a rev industrial ingleas -A igreja la fazendo a missa apos ter apoiado o golpe de 64 e eu lembrando do Lula no entreatos falando q aquela era a igreja da teologia da libertçao -15 dias de greve e nenhum prejuizo pras fabricas,gov indenizou em 6 bi a wolksvagen e a fiat(ou ford sei la),ou seja, nao perderam nada - ja dava pra ver o clima de mais abertura politica desses governos,bem diferente dos linhas dura,talvez por ja ser os da escola de soborne mas ainda sim era ditadura ne - tava pensando no perfil racial desses trabalhadores e vi mt gente branca, acho que uma analise socioantropologica é necessaria pra pensar o pq desse perfil,para alem do fato obvio do racismo de cada dia que provavelmente empregava-se mais brancos nas fabricas que negros
Apesar das claras influencias e referencias ao Yoshishige Woshida( os varios desenquadramentos que o filme faz) e as mais sutis ao Tsukamoto, continua, no fim, sendo so mais uma tosqueira francesa com uma estetica diferente
A Erva do Rato
3.2 96 Assista AgoraA beatriz ja disse tudo e eu ia so falar sobre como q
um homem pode querer tao possessivamente uma mulher q tem ciumes de um rato e projeta uma traicao em um rato. Acho que como q bea ja disse aqui embaixo talvwz ela ka estivesse morta no cemiterio(foi uma coisa q pensei e n so metaforicamente pq é no cemiterio q se encontram os ossos mas percebi q essa leitura é irreal porem a leitura metaforica ainda faz sentido
Filme de Amor
3.5 28Bressane leitor de Hilda Hist e Battaille
Sedução da Carne
3.0 8Tenho alguns problemas c aa cenas inicias do filme q exotiam a cultura oriental e a mitancia do bressane nesse filme me é estranha.Continua sendo um filme burgues como os outros q ele ja fez porem o carater reflexivo se enfraquece um pouco quando ele migra a critica filosofica( que ele rotineiramente costuma trabalhar)para sociológica( q ele trabalha nesse em especifico)uma vez que esse ja é um tema batido nesse meio.ainda sim quando ele resolveu aderir a estetica/narrativa trash conseguiu tirar algumas risadas e por isso essa nota
Beduíno
3.3 17Se voce conseguir desprezar o machismo e hipersexualizacao é um filme q vai ter os dialogos mais bonitos que ce vai ver no cinema.Comentario feito em dezembro de 2019
Garoto
3.2 16Ainda que o cinema do Bressane seja essencialmente um cinema burgues, qualquer filme que consegue me fazer ficar inspirado a ponto de escrever merece destaque.Acho que talvez essa seja a principal qualidades desses filmes;voce nao tem que prestar atenção porque a narrativa em si nao é essencial, as imagens(o audiovisual) sao so um instrumento para voce criar sua propria narrativa/seu proprio universo e viajar nele.Nao pude deixar de pensar nesse filme como uma adaptação livre da Historia do Olho.É engraçado que alguns filmes te dao uma linguagem para vc criar um universo seu mas te diferecionam emr relação a qual um universo criar(talvez isso seja mais fechado talvez seja visto por alguns como menos chato um exemplo é Finisterrae) , isso nao acontece aqui vc fica por sua conta e risco, perdido na chatice do filme e ao mesmo tempo an viamge que vc constroi na sua cabeça a partir dessa espaço(que alguns vem como chato) para que vc crie
Vive l'Amour
4.1 25É foda mesmo a solidao do mundo capitalista e de especulação imobiliaria
Sera q casa vazia se inspirou aqui?
[spoiler][/spoiler]
O Abismo Prateado
3.3 214 Assista AgoraTalvez dos filmes mais burgueses do Karim,ainda sim diferente do q rolou no Madame Sata sai leve desse filme e com vontade de ver mais filmes(oq é sempre um bom sinal) Eu gosto do roteiro da Beatriz e por mais que as metaforas sejam nem um pouco sutis gosto como ele a utiliza no lugar da verborragia de sempre
primeiro uma mulher que foi abandona:
Ao descobrir, tropeca machuca fisicamente e essas marcas vao perdidar o filme inteiro; ela abandona o filho e a sobrinha assim como o marido a abandono reencenando de certa forma o que lhe aconteceu,os band-aids q simbolizam esses machucados ela os encontra em maior numero em uma criancinha,numa das cenas mais tocantes do filme,a repeticao (psicologica?) do auido dizendo eu nao te amo varias e varias vezes, a danca na balada,ela andando desnorteada pela noite(ela estava sem rumo, sem sBed pra onde ir), o aeroporto como e as vianges como lugar de ao mesmo tsmlo tentar reencontrar algum sentido mas de abandono do que é antigo mt recorrente no Karim
Madame Satã
3.9 421 Assista AgoraNao sei se faz uma reencenacao colonial ou expoem as estruturas racista do passado por meio de uma tentativa de pedagogia da violencia ( acho q a reencenacao é mais forte talvez)
Planeta Terror
3.7 1,1Ktrasheira violenta
Arábia
4.2 169 Assista AgoraFaria algumas mudanças se fosse o editor desse filme tipo
na cena final da industria quando tudo fica mudo eu deixaria por 5 uns minuto so mostrando a fabrica sem som algum,um ambiente por si so muito opressivo
Arábia
4.2 169 Assista AgoraBao demais
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraA cabeça do Tarantino in a nutshell
O tarantino nao so foi racista com o bruce lee e com a representação dele e do que ele significa mas tambem tenho certeza que projetou naquelas hippies a visao que ele tem sobre o feminismo branco dos estados unidos.Alem disso tem o fato dele tirar sarro da parte fragil da masculinidade do Leonardo DiCaprio e exaltar a masculinidade toxica (o fato de ser musculoso e forte e lutar bem e nao expressar sentimento nenhum ) do Brad Pitt
O Verão de Sam
3.7 66Spike lee genio falando de masculinidade toxica criada pela branquitude e as consequencias dela na propria branquitude.Foda demais
Jogo de Cena
4.4 336Dos melhores documentarios ja feitos na historia 23/11
Tetsuo, o Homem de Ferro
3.7 136Ainda nao sei se o filme faz uma critica ao homem maquina monstro e ao mostrar que os maiores medos dele se relacionavam c a transfobia e com o racismo, alem da culpa por nao assumir suas responsabilidades ou se o filme so reproduz racismo e transfobia mesmo para cer tconsevue gerar mais tensao e medo
Entreatos
4.0 74Nao sei se o Joao pensou nisso quando deu o titulo a esse filme mas é interessante pensar por esse lado:
Entreatos:
1. O que ocorre entre os atos políticos, os bastidores de cada ato politico
2. O que ocorre entre as manifestações(ato),entre esses atos de campanha(essas passeatas)
3. O que ocorre entre os atos teatrais(primeiro ato de uma peça,segundo ato), nos bastidores do teatro,atras das cortinas, por tras da encenação publica
Finisterrae
3.5 40Tem umas partes q poderiam ser modificadas no roteiro e que atrapalham um pouco como
como a cena do sapo que transforma ela em princesa
Mas era um filme que eu precisava ver para poder me livrar de alguns fantasmas do passado tb
achei os toques sobre colonização(a morte da mulher dos povos originarios) e saude mental(voce ainda toma seus remedios?) um pouco deslocados em relação ao aprofundamento que isso poderia ter levado
O fato de muitas pessoas tarem envolvidas na produção desse filme me deixou um pouco desanimado mas nao sei o pq.Ainda sim pensei muito sobre essa ideia
uma jornada de fantasmas que querem viver e tudo o q isso representa.
Fiquei pensando em um filme sobre isso no qual o mundo real tem mais poder q i espirital e que as açoes espirituais interferindo no mundo real drenam a energia dos fantasmas e por isso tem que ser esporadicas.Aquela cena dos gritos nas florestas pensei em um filme em que a cada morte de um ser humano essa dor imensurravel afetasse os fantasmas e por isso eles viveriam em lugares afastados e vazios/abandonados, mas que alguns fantasmas sentiriam prazer com a propria dor e por isso quereriam causar a morte de seres humanos,uma coisa meio sadomasoquista,enquanto outros seriam tipo "anjos da guarda" que so guardam os seres humanos pra se protegerem do proprio sofrimento.É um bom roteiro talvez
ABC da Greve
4.2 41Coisas a se reparar:
-O Lula fala tudo mundo cala
-de 4 para 150 favelas surgiram em Santo Andre apos a chegada das fabricas
-Trabalhadores mt mt pobres,trabalho infantil(12/13 anos) me lembrando as condições mt a rev industrial ingleas
-A igreja la fazendo a missa apos ter apoiado o golpe de 64 e eu lembrando do Lula no entreatos falando q aquela era a igreja da teologia da libertçao
-15 dias de greve e nenhum prejuizo pras fabricas,gov indenizou em 6 bi a wolksvagen e a fiat(ou ford sei la),ou seja, nao perderam nada
- ja dava pra ver o clima de mais abertura politica desses governos,bem diferente dos linhas dura,talvez por ja ser os da escola de soborne mas ainda sim era ditadura ne
- tava pensando no perfil racial desses trabalhadores e vi mt gente branca, acho que uma analise socioantropologica é necessaria pra pensar o pq desse perfil,para alem do fato obvio do racismo de cada dia que provavelmente empregava-se mais brancos nas fabricas que negros
Delicatessen
3.8 278 Assista AgoraApesar das claras influencias e referencias ao Yoshishige Woshida( os varios desenquadramentos que o filme faz) e as mais sutis ao Tsukamoto, continua, no fim, sendo so mais uma tosqueira francesa com uma estetica diferente
Quentin Tarantino: Os Oito Primeiros
3.8 18Duvido entrevistarem a Uma Truman
Alita: Anjo de Combate
3.6 814 Assista AgoraRacistao
Entreatos
4.0 74Engraçado que quando o Lula ganhou ele nem abraçou Ze Dirceu direito,foi o unico q ele n fez questaoe manteve distancia
Venice 70: Future Reloaded
3.7 5o do Bing Wang é genial
Entreatos
4.0 74Fotografos: a
Lula: eu vou ter que chamar o sindicato dos fotografos que isso aqui ta uma bagunça