Apesar dos inúmeros deslizes, gostei do filme. Tem um bom ritmo, engaja pelo absurdo da situação, mas falha em entregar personagens mais complexos... Vejo personalidades muito planas nessas personagens... Tudo mostrado como sacrossanta verdade, enquanto os contestadores são apresentados de forma caricatural... Não tenho problema em ligar a suspensão da descrença... faz parte da viagem... Mas um filme como esse ganharia muito em deixar a dúvida no ar sobre as tais cirurgias espirituais de Arigó (Dr Fritz)...
As performances, excetuando Luis Miranda, ficaram aquém do esperado... O roteiro é adaptado de uma peça teatral e sinto que o filme não conseguiu se comunicar com sua própria linguagem, recorreu à linguagem teatral do começo ao fim...
Muitas vezes um filme nos atinge profundamente por aquilo que não foi dito, que não foi revelado, que é também uma angústia do próprio roteirista transformada em recurso narrativo para nos deixar pensativos e melancólicos. Claro, nem todo mundo tem êxito em explorar as lacunas daquilo que se acreditava conhecer para emocionar pela dúvida... É muito mais fácil arrancar uma lágrima momentânea do que instalar uma incerteza magoada que perdura... Esse é o grande acerto do roteiro da diretora Charllotte Wells de Aftersun, filme britânico-americano com elogiadas passagens em festivais europeus de cinema. A fita em questão é o primeiro longa metragem de Wells, e se trata de uma ficção com elementos de inspiração biográfica. Sophie é uma garota de 11 anos que está passando as férias com o pai Calum em um resort na Turquia em algum ponto dos anos 90. Não vemos grandes acontecimentos. Apenas a rotina de um pai amoroso tentando viver intensamente os dias de lazer com sua amada filha. O interessante aqui é que a perspectiva adotada é a de uma Sophie do futuro, adulta, com responsabilidades maternas, refletindo sobre aquelas últimas férias que passaria com o pai, um homem jovem, mas cheio de traumas e conflitos emocionais que ele procura ignorar no exercício da paternidade, para fazer sua menina guardar apenas boas lembranças daquele encontro. Paul Mescal e Frankie Corio encarnam pai e filha de maneira muito convincente. A química entre eles é inegável. Sejam nos momentos genuínos de diversão entre os dois, seja na melancolia subjacente a cada riso que prevê uma despedida ou que infere que nem tudo está tão bem. O personagem de Paul Mescal é um homem com feridas abertas sobre sua própria infância, separado da mãe da sua filha, pressionado por todos os lados: a vida pessoal estagnada, a vida financeira problemática, a vida de pai atormentada de inseguranças sobre si mesmo. Sophie, por sua vez, é uma menina se descobrindo pré-adolescente, com muitas curiosidades e desejos, mas com um jeitinho de quem precisou amadurecer mais rápido dentro do seu contexto familiar. A Sophie adulta é alguém que vê seu pai pelos rápidos flashes da memória, como se estivesse em uma balada, vendo o divertido pai mostrar essa faceta alegre enquanto dança, mas também se esconder na escuridão de seus próprios mistérios. Há um mundo inteiro de dores e receios daquele pai amado que Sophie jamais conhecerá, porque ele soterrou tudo na alegria imperativa de ser pai. É essa tristeza não acessada em símbolos claros, em explicações absolutas, em justificativas bem definidas que acerta em cheio o público de Aftersun. Um filme singelo, afetuoso e melancólico que fustigará suas memórias e te fará triste por entender que o que retemos das pessoas amadas que perdemos é uma reprodução imprecisa daquilo que elas foram um dia, metade sombra, metade saudade...
Prêmio do Júri | Melhor Filme 46º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Incrivelmente cruel, brutal e desolador. Não tenho a competência para julgar esse filme enquanto remake, pois não vi a fita de 1930. O que posso dizer é da perplexidade, da sensação de horror e da agonia do campo de batalha sentida através de Nada de Novo no Front. Li muitas pessoas dizendo que se trata de um remake desnecessário, mas será mesmo? Eu pelo menos fiquei completamente assombrado com as experiências de trincheira de Paul... A sequência em que os tanques franceses trucidam os soldados alemães parece evocar o surgimento de criaturas gigantes de um Senhor dos Anéis, por exemplo... Para mim a cena tem a mesma grandiosidade... E essa trilha? Vou lembrar desses sintetizadores infernais por muito tempo...
Tendo sido tão premiado em Sundance e recebido outros reconhecimentos em festivais menores, O Território poderia surgir no Oscar 2023? Hoje me peguei pensando no filme e refletindo sobre essa possibilidade...
Esse é provavelmente o filme do Petrus que eu mais gostei. Um trabalho de resgate da memória cearense e de sua relações com o poder, com a cultura estrangeira, com as transformações econômicas... Um filme para se ver muitas vezes, pela quantidade de informação histórica que é fornecida aqui.
O filme tem uma atmosfera opressora demais!!! Acho que o que pesa muito nos fiilmes do Petrus é a questão do ritmo... o Petrus tem uma visão contemplativa demais para o ritmo acelerado do espectador médio, e até dentro desse nicho de cinema arte, considero seu estilo narrativo um pouco difícil... Nesse filme em especial, há muitos simbolismos que poderiam ser expressados dentro de sequências mais dinâmicas, menos modorrentas... Apesar desses apontamentos, o filme em questão é uma pequena jóia... Desde a sua introdução soturna até seu desfecho misterioso, o filme possui uma aura fantástica bastante hipinotizante e conta com atuações fortes de Zezita e Juliana. Vida longa ao cinema cearense, vida longa a Petrus Cariry.
Aí, gente... Tava muito ansioso para ver... Assisti ao filme duas vezes para ter certeza do meu julgamento... Tem horas que falta sutileza, e quando se busca uma linguagem simbólica o simbolismo não é eficiente... Embora a estética seja bonita, a narrativa em si parece perder o espectador várias vezes, seja pelas falas e situações caricatas, seja pela irregularidade de tom da história que se está contando... Filme apenas mediano que já é uma das minha decepções de 2022 😢
Diverte, entretem... Mas é só isso mesmo... Infelizmente está muito aquém das boas animações que costumam protagonizar as temporadas de premiações dos últimos anos... Achei apenas ok.
O filme, ao exemplo do astro aqui cinebiografado, possui uma vibração incrível, uma energia contagiante... Para quem só conhece o Elvis somente através das canções, sem nunca ter avançado sobre as polêmicas de sua vida, talvez não repare que o filme é chapa branca... Acredito que nessas condições a experiência fílmica será ainda melhor. Gostei particularmente dessa decisão de contar em paralelo, ainda que superficialmente, a história da música negra americana através de seus cantores e cantoras, além de outros acontecimentos históricos que tiveram impacto social/cultural nos anos 60 e 70... O Austin Butler está absolutamente mágico no papel...
Eu deixei para assistir em um momento inadequado: cansado e com sono. Dei vários cochilos e acabei me perdendo no filme. No dia seguinte, bem desperto, comecei novamente e adorei o filme!!! O personagem do Felisberto é fascinante!
O filme é um pouco irregular... Alguns bons momentos, outros nem tanto... O Milton eleva muito a qualidade do filme quando seu drama é o foco da narrativa...
É um tipo de humor que não funciona com todos os públicos... Mas creio que à época as pessoas deviam gostar desse humor físico do Golias, da patetice do Ankito e desse jeito malandro do Otelo. Fiquei o tempo todo querendo saber quem era a Onça Vingadora e achei a revelação decepcionante hahaha simplesmente não fez sentido nenhum... Mas o filme tem sua graça, consegue entreter... Destaque para os anões cangaceiros que quando surgiram na tela quase que eu caio do sofá de tanto rir kkkkk
O filme tem passagens excelentes, com um grau de realismo bem convincente. Mas também tem momentos que a inexperiência do elenco pesa no tom das atuações. Longe de ser um clássico do cinema nacional, mas longe também de ser um filme ruim.
Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz
3.6 47Apesar dos inúmeros deslizes, gostei do filme. Tem um bom ritmo, engaja pelo absurdo da situação, mas falha em entregar personagens mais complexos... Vejo personalidades muito planas nessas personagens... Tudo mostrado como sacrossanta verdade, enquanto os contestadores são apresentados de forma caricatural...
Não tenho problema em ligar a suspensão da descrença... faz parte da viagem... Mas um filme como esse ganharia muito em deixar a dúvida no ar sobre as tais cirurgias espirituais de Arigó (Dr Fritz)...
Lima Barreto ao Terceiro Dia
3.0 3As performances, excetuando Luis Miranda, ficaram aquém do esperado... O roteiro é adaptado de uma peça teatral e sinto que o filme não conseguiu se comunicar com sua própria linguagem, recorreu à linguagem teatral do começo ao fim...
A Espera de Liz
2.2 2 Assista AgoraFilme muito modorrento onde todo mundo tem cara de cool...
Aftersun
4.1 709Muitas vezes um filme nos atinge profundamente por aquilo que não foi dito, que não foi revelado, que é também uma angústia do próprio roteirista transformada em recurso narrativo para nos deixar pensativos e melancólicos. Claro, nem todo mundo tem êxito em explorar as lacunas daquilo que se acreditava conhecer para emocionar pela dúvida... É muito mais fácil arrancar uma lágrima momentânea do que instalar uma incerteza magoada que perdura... Esse é o grande acerto do roteiro da diretora Charllotte Wells de Aftersun, filme britânico-americano com elogiadas passagens em festivais europeus de cinema. A fita em questão é o primeiro longa metragem de Wells, e se trata de uma ficção com elementos de inspiração biográfica. Sophie é uma garota de 11 anos que está passando as férias com o pai Calum em um resort na Turquia em algum ponto dos anos 90. Não vemos grandes acontecimentos. Apenas a rotina de um pai amoroso tentando viver intensamente os dias de lazer com sua amada filha. O interessante aqui é que a perspectiva adotada é a de uma Sophie do futuro, adulta, com responsabilidades maternas, refletindo sobre aquelas últimas férias que passaria com o pai, um homem jovem, mas cheio de traumas e conflitos emocionais que ele procura ignorar no exercício da paternidade, para fazer sua menina guardar apenas boas lembranças daquele encontro. Paul Mescal e Frankie Corio encarnam pai e filha de maneira muito convincente. A química entre eles é inegável. Sejam nos momentos genuínos de diversão entre os dois, seja na melancolia subjacente a cada riso que prevê uma despedida ou que infere que nem tudo está tão bem. O personagem de Paul Mescal é um homem com feridas abertas sobre sua própria infância, separado da mãe da sua filha, pressionado por todos os lados: a vida pessoal estagnada, a vida financeira problemática, a vida de pai atormentada de inseguranças sobre si mesmo. Sophie, por sua vez, é uma menina se descobrindo pré-adolescente, com muitas curiosidades e desejos, mas com um jeitinho de quem precisou amadurecer mais rápido dentro do seu contexto familiar. A Sophie adulta é alguém que vê seu pai pelos rápidos flashes da memória, como se estivesse em uma balada, vendo o divertido pai mostrar essa faceta alegre enquanto dança, mas também se esconder na escuridão de seus próprios mistérios. Há um mundo inteiro de dores e receios daquele pai amado que Sophie jamais conhecerá, porque ele soterrou tudo na alegria imperativa de ser pai. É essa tristeza não acessada em símbolos claros, em explicações absolutas, em justificativas bem definidas que acerta em cheio o público de Aftersun. Um filme singelo, afetuoso e melancólico que fustigará suas memórias e te fará triste por entender que o que retemos das pessoas amadas que perdemos é uma reprodução imprecisa daquilo que elas foram um dia, metade sombra, metade saudade...
Prêmio do Júri | Melhor Filme
46º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Rânia
3.2 22Boa tarde, pessoal
Alguém tem esse filme ou sabe onde conseguir?
Estou assistindo bastante filme cearense e queria conhecer Rânia...
Nada de Novo no Front
4.0 612 Assista AgoraIncrivelmente cruel, brutal e desolador. Não tenho a competência para julgar esse filme enquanto remake, pois não vi a fita de 1930. O que posso dizer é da perplexidade, da sensação de horror e da agonia do campo de batalha sentida através de Nada de Novo no Front. Li muitas pessoas dizendo que se trata de um remake desnecessário, mas será mesmo? Eu pelo menos fiquei completamente assombrado com as experiências de trincheira de Paul... A sequência em que os tanques franceses trucidam os soldados alemães parece evocar o surgimento de criaturas gigantes de um Senhor dos Anéis, por exemplo... Para mim a cena tem a mesma grandiosidade... E essa trilha? Vou lembrar desses sintetizadores infernais por muito tempo...
O Avental Rosa
2.7 11Onde consigo ver esse filme, pessoal?
Em Família
4.3 19Gente, alguém sabe onde posso encontrar esse filme em melhor qualidade? No Youtube só tem em 360p.
Soldados da Borracha
3.7 3Pessoal, alguém tem link para o filme?
Amira
3.6 6Alguém sabe onde posso ver esse filme?
Marte Um
4.1 303 Assista AgoraParabéns ao seleciondado brasileiro ao Oscar 2023!!!!
As Verdades
2.7 19 Assista AgoraVai passar no Canal Brasil no fim de setembro.
O Território
4.1 18 Assista AgoraTendo sido tão premiado em Sundance e recebido outros reconhecimentos em festivais menores, O Território poderia surgir no Oscar 2023? Hoje me peguei pensando no filme e refletindo sobre essa possibilidade...
Sol
2.7 3Gente, não encontro esse filme em lugar nenhum :(
A Jangada de Welles
3.8 6Esse é provavelmente o filme do Petrus que eu mais gostei. Um trabalho de resgate da memória cearense e de sua relações com o poder, com a cultura estrangeira, com as transformações econômicas... Um filme para se ver muitas vezes, pela quantidade de informação histórica que é fornecida aqui.
Mãe e Filha
3.5 45O filme tem uma atmosfera opressora demais!!! Acho que o que pesa muito nos fiilmes do Petrus é a questão do ritmo... o Petrus tem uma visão contemplativa demais para o ritmo acelerado do espectador médio, e até dentro desse nicho de cinema arte, considero seu estilo narrativo um pouco difícil... Nesse filme em especial, há muitos simbolismos que poderiam ser expressados dentro de sequências mais dinâmicas, menos modorrentas... Apesar desses apontamentos, o filme em questão é uma pequena jóia... Desde a sua introdução soturna até seu desfecho misterioso, o filme possui uma aura fantástica bastante hipinotizante e conta com atuações fortes de Zezita e Juliana. Vida longa ao cinema cearense, vida longa a Petrus Cariry.
Medusa
3.4 52 Assista AgoraAí, gente... Tava muito ansioso para ver... Assisti ao filme duas vezes para ter certeza do meu julgamento... Tem horas que falta sutileza, e quando se busca uma linguagem simbólica o simbolismo não é eficiente... Embora a estética seja bonita, a narrativa em si parece perder o espectador várias vezes, seja pelas falas e situações caricatas, seja pela irregularidade de tom da história que se está contando... Filme apenas mediano que já é uma das minha decepções de 2022 😢
A Fera do Mar
3.7 237 Assista AgoraDiverte, entretem... Mas é só isso mesmo... Infelizmente está muito aquém das boas animações que costumam protagonizar as temporadas de premiações dos últimos anos... Achei apenas ok.
Agente Oculto
3.2 381 Assista AgoraFatidicamente esquecível!
Elvis
3.8 759O filme, ao exemplo do astro aqui cinebiografado, possui uma vibração incrível, uma energia contagiante... Para quem só conhece o Elvis somente através das canções, sem nunca ter avançado sobre as polêmicas de sua vida, talvez não repare que o filme é chapa branca... Acredito que nessas condições a experiência fílmica será ainda melhor. Gostei particularmente dessa decisão de contar em paralelo, ainda que superficialmente, a história da música negra americana através de seus cantores e cantoras, além de outros acontecimentos históricos que tiveram impacto social/cultural nos anos 60 e 70... O Austin Butler está absolutamente mágico no papel...
Crioulo Doido
3.6 5Eu deixei para assistir em um momento inadequado: cansado e com sono. Dei vários cochilos e acabei me perdendo no filme. No dia seguinte, bem desperto, comecei novamente e adorei o filme!!! O personagem do Felisberto é fascinante!
Parceiros da Aventura
3.3 4O filme é um pouco irregular... Alguns bons momentos, outros nem tanto... O Milton eleva muito a qualidade do filme quando seu drama é o foco da narrativa...
Os Três Cangaceiros
3.3 11 Assista AgoraÉ um tipo de humor que não funciona com todos os públicos... Mas creio que à época as pessoas deviam gostar desse humor físico do Golias, da patetice do Ankito e desse jeito malandro do Otelo. Fiquei o tempo todo querendo saber quem era a Onça Vingadora e achei a revelação decepcionante hahaha simplesmente não fez sentido nenhum... Mas o filme tem sua graça, consegue entreter... Destaque para os anões cangaceiros que quando surgiram na tela quase que eu caio do sofá de tanto rir kkkkk
Antônia: O Filme
2.7 54O filme tem passagens excelentes, com um grau de realismo bem convincente. Mas também tem momentos que a inexperiência do elenco pesa no tom das atuações. Longe de ser um clássico do cinema nacional, mas longe também de ser um filme ruim.