As comparações com o Batman do Nolan podem parecer inevitáveis, mas não fazem sentido. Não porque Nolan adaptou Batman quase 30 anos depois do Burton, mas porque a Gotham de Nolan nunca foi a Gotham dos quadrinhos. Burton cria aqui um universo muito particular, extravagante, exagerado, gótico, noir, bem humorado, irônico e de certa forma infantil. Coisas que dialogam com todos os filmes do diretor, ou seja, nada meramente parecido com o urbano e realista Batman de Nolan. Não que o filme não tenha problemas, ele tem, mas esse é sim um clássico muito charmoso e o Coringa do Nicholson em nada fica atrás ao do Ledger.
Cronenberg é o cineasta da degradação mental e corporal, além disso está entre os que melhor explora o inconsciente humano, o que o motiva, suas obsessões e o que o excita (mesmo quando isso causa repulsa). Crash é um trabalho hipnótico e perverso sobre fetichismo e desejo, possivelmente o filme do diretor que melhor dialoga com Videodrome que já comentava, entre outras coisas, sobre sadismo sexual. O filme é de uma atmosfera sensual e soturna, muito bem moldada por uma trilha sonora excelente, um dos trabalhos mais ousados do diretor.
Já em Gran Torino, Eastwood trazia uma reflexão sobre as consequências sociais da guerra e da cultura de violência americana. Aqui essa ideia é estabelecida desde o início na cena em que o pai de Chris Kyle, um típico texano redneck, ensina a mentalidade de "cão pastor" ao filho e o ensina a atirar. Kyle, como não poderia ser diferente, torna-se um homem bruto e que passa a ser atormentado pelos demônios de uma guerra que ele acreditava estar lá para proteger sua família/país. Essa noção é desconstruída em diversos momentos do filme e percebemos o impacto daquela violência no personagem.
Acho o final extremamente melancólico, vemos Kyle apenas repassando para seu filho o que aprendera desde cedo e sendo morto por outro soldado atormentado.
Pra mim o Kyle de Eastwood não é um herói, mas sim a triste representação fidedigna de um personagem tipicamente americano. Enfim, é um assunto sensível, eu entendo, mas faz todo sentido um americano focar nesse aspecto. Eastwood, jamais poderia bem representar a visão da guerra pelo olhar de um iraquiano, é simplesmente uma realidade que o diretor desconhece. Saindo um pouco sobre o discurso do filme, é sempre interessante reforçar o trabalho direção de Clint, o homem filma cenas de ação como poucos e o que dizer de Bradley Cooper aqui? Com certeza é a atuação de sua vida.
O filme mais Spielbergiano do Carpenter, mas sem deixar de ser um filme do mestre, claro. Além disso, é a prova de que ele era um cineasta muito versátil
Olha, eu não vejo em quê esse filme fique muito atrás em relação ao imortal clássico do lumet, é claro que esse é quase uma repetição do original, mas há uma "atualização" no que se diz a respeito da questão racial e imigrante muito bem encaixada.
Não é um filme sobre o serial killer, mas usa a história do filho do Sam para mostrar uma vizinhança do Bronx, tipicamente nova iorquina, durante a época dos assassinatos. Um épico urbano sobre NYC no final dos anos 70 e seus habitantes, uma declaração de amor e ódio por Spike Lee.
Bem subestimado. As analogias sobre capitalismo, vício, classes, egoísmo, estado e etc, seguem ótimas. A evolução dos zumbis é gradual e bem desenvolvida.
Bem tenso e envolvente, acho o twist do final pouco convincente, mas o filme tem bons diálogos e consegue ser nervoso mesmo com poucos cenários. Farrell e Whitaker estão muito bem aqui
Um universo distópico muito interessante, mas que ao mesmo tempo, não é apresentado em sua totalidade ao público, por isso alguns momentos podem parecer confusos já que não sabemos muito sobre as regras desse lugar. Acho que a curta duração do filme atrapalha nesse aspecto, havia muito a se explorar sobre a mitologia desse mundo criado por George Lucas. No mais, o filme é muito espetacular em ambientação e visual, além de ter diversas analogias sobre estado e capitalismo muito interessantes. Acho que o final poderia ser mais impactante e aqueles robôs policiais não parecem nunca um grande perigo aos protagonistas (igual os stormtroopers), mas há de se considerar que é uma obra bem inventiva e à frente do seu tempo
Muita coisa converge de forma questionável para o desenrolar do filme, no início eu estava apenas detestando os personagens, mas ele foi me conquistando aos poucos. É sem dúvidas arrebatador nesse aspecto. Uma história Simples, mas que toca em temas complexos com muita delicadeza. O narrador onisciente e a boa direção de fotografia são dois elementos maravilhosos que favorecem o filme.
Excelente filme sobre os traumas da guerra. Começa sendo um drama familiar, até se transformar numa história de vingança onde o protagonista busca por um novo significado para a vida que lhe fora tirada, assim como retornar a familiaridade da batalha, talvez a única coisa que ainda faça sentido.
Simplesmente maravilhoso, de encher os olhos mesmo. Uma bela estória sobre sonhos, aventura, paixão pelo desconhecido e laços familiares. James gray segue sendo um dos melhores diretores em atividade, talvez o filme do ano até o momento.
Filme bastante autoral e ousado de Burton. De certa forma, é uma homenagem para um tipo de cinema que o diretor é sabidamente fã. Os grandes méritos consistem em ser um filme realmente engraçado, visualmente subversivo, sustentar bem diversas tramas em paralelo, contar com um bom elenco e personagens cativantes. Apesar disso achei o final apressado e alguns momentos são pouco interessantes. No mais, não é uma bomba igual apontam, mas sim uma boa comédia bizarra e despretensiosa
A construção gradual da vulnerabilidade do Al Pacino,que sofre com insônia, é muito bem trabalhada, a ambientação é excelente, as atuações são boas e a discussão moral em torno das ações do protagonista também são bem encaixadas. Em alguns momentos perde um pouco do fôlego, mas tem ótimas cenas distribuídas durante todo filme. Certamente é o trabalho mais subestimado do Nolan, apesar de ser mais simples e convencional. Sem as pretensões de seus filmes posteriores, ou do antecessor amnésia. Falo isso não como algo negativo porque o filme funciona muito bem ao que se propõe, ao contrário de alguns trabalhos mais audaciosos do diretor.
A cena que abre o filme é possivelmente uma das melhores já filmadas. Meu ódio será sua herança é um Western sanguinolento e melancólico, sem heróis, redenção ou vilões.
É interessante ver como ataques de monstros gigantes em Seul são usados como simbologia aos dramas pessoais da protagonista que se encontra do outro lado do planeta. A premissa é boa e original, o problema é quando o filme fica muito literal quanto a ser um "monster movie" com um vilão e tudo. Aí para mim, desequilibra tudo, perdendo a força do tema, mas no geral é bacana ver todo esse absurdo combinado, mesmo quando o todo não parece muito coeso.
Não esperava nada obviamente. Tentei me testar vendo como seria voltar a esse universo que amava na infância, checar se sobreviveria bem ao tempo, ou se to crescido demais para gostar. Infelizmente não serve para sentir nostalgia da série que via diariamente na TV globinho, na verdade, se parece pouco com as antigas temporadas de power rangers.
O pior que não é esse o grande problema, a repaginada é interessante e necessária sendo realista, mas o filme não precisava se levar tão a sério com dramas familiares/pessoais inseridos na trama que não são interessantes, Afinal é um filme do Power rangers ou remake de clube dos cinco?
Eu esperava ser uma bomba maior, não é uma perda de tempo completa porque tem passagens engraçadas, uma trilha sonora que quase sempre é boa (toca Kanye West, que hinoooo), um início envolvente, brigas com zord (sempre bom), mas NADA justifica duas horas de filme. Ainda mais quando a primeira hora praticamente inexiste em ação (ninguém morfa antes do terço final do filme).
Enfim, power rangers sem faíscas durante a trocação de soco é golpe, não posso aceitar.
A falta de material prejudica muito o filme, essa falta não é nem disfarçada já que o documentário repete uma variação da mesma animação, que é bem ruim, por várias vezes. Outra situação que evidencia isso é a existência de cenas que não agregam grande coisa e que são longas mesmo assim. Enfim, sensação que poderia ser muito melhor e acho que o próprio Maradona não colaborou muito para isso.
Ps: acho que vou ficar meses sem ouvir god save the queen, precisava repetir tantas vezes? Pqp...
Pequeno drama humanista de Ken loach, Daniel Blake tem como pano de fundo a Newcastle dos desempregados e da população pobre, nesse cenário acontece o embate de um homem comum vs a burocracia estatal. O filme é muito feliz na transmissão da sensação de desamparo que é estar marginalizado pela sua condição social e por não ser apto às novas tecnologias, isso sem nunca passar do ponto e se transformar num dramalhão, na verdade, ele é bem humorado, com cenas pontuais que são sutilmente tocantes. Muito graças ao trabalho da Hayley Squires, que além de estar excelente aqui, é dona das passagens mais emocionantes. A relação de amizade entre Blake e Katie funciona muito bem e sensibiliza pela cumplicidade, diria que é o que sustenta o filme em seus momentos mais mornos (não são poucos). Apesar das qualidades, o filme usa alguns recursos narrativos um tanto pobres, como a cena em que Blake encontra o papel indicando a nova "profissão" de sua amiga em um local totalmente improvável, aquele tipo de coisa que te tira da imersão do filme por subestimar a inteligência do público. No mais, o vencedor da palma de ouro na edição de cannes no ano passado talvez não fosse a melhor opção para o prêmio (ao menos não é meu favorito), mas é um "manifesto" muito válido.
Logan sobra em originalidade dentro de um gênero que tem se tornado excessivamente repetitivo, é muito mais dramático e melancólico em comparação aos de mais filmes dessa leva de heróis. Há uma preocupação clara da narrativa em priorizar a relação entre os personagens e o abalado estado emocional de cada um, o que humaniza satisfatoriamente a figura do Wolwerine e de Xavier (é preciso dizer que é o auge interpretativo de Hugh Jackman e Patrick Stewart nos personagens).
Outro diferencial é o fato do filme não ficar ilhado dentro do cinema de herói, pelo contrário, traz elementos e referências de Westerns e de Road Movies, gêneros que tem em comuns vários dos temas de Logan, além do herói aqui ser mais próximo de um protagonista desse cinema do que dos filmes de Super-heróis propriamente.
Mais maduro e sério que os filmes anteriores do Wolwerine, Logan é também mais violento, o que combina bem com o tom desejado e com o universo quase distópico do filme.
Redime o estúdio pelos dois primeiros filmes e é um desfecho a altura do personagem, tenho ainda a sensação que poderia ser melhor, há coisas que me incomodam aqui (uma cena expositiva sem noção que o Wolverine assiste em seu smartphone, crianças mutantes que beiram o tosco no final do filme, um vilão que ameaça usar seu braço mecânico fodão o filme todo e que nunca usa, etc...), mas é um marco inegável dentro do gênero.
Dica: cuidado para nao baixarem o missing pieces tentando baixar esse, os primeiros torrents no piratebay estão indicando ser este, mas são o outro filme de cenas deletadas de twin peaks, lançado em 2014
Batman
3.5 831 Assista AgoraAs comparações com o Batman do Nolan podem parecer inevitáveis, mas não fazem sentido. Não porque Nolan adaptou Batman quase 30 anos depois do Burton, mas porque a Gotham de Nolan nunca foi a Gotham dos quadrinhos. Burton cria aqui um universo muito particular, extravagante, exagerado, gótico, noir, bem humorado, irônico e de certa forma infantil. Coisas que dialogam com todos os filmes do diretor, ou seja, nada meramente parecido com o urbano e realista Batman de Nolan. Não que o filme não tenha problemas, ele tem, mas esse é sim um clássico muito charmoso e o Coringa do Nicholson em nada fica atrás ao do Ledger.
Crash: Estranhos Prazeres
3.6 328 Assista AgoraCronenberg é o cineasta da degradação mental e corporal, além disso está entre os que melhor explora o inconsciente humano, o que o motiva, suas obsessões e o que o excita (mesmo quando isso causa repulsa).
Crash é um trabalho hipnótico e perverso sobre fetichismo e desejo, possivelmente o filme do diretor que melhor dialoga com Videodrome que já comentava, entre outras coisas, sobre sadismo sexual. O filme é de uma atmosfera sensual e soturna, muito bem moldada por uma trilha sonora excelente, um dos trabalhos mais ousados do diretor.
Interiores
4.0 230Directed by Woodymar Allenberg
Frederick, eu te abomino
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraJá em Gran Torino, Eastwood trazia uma reflexão sobre as consequências sociais da guerra e da cultura de violência americana. Aqui essa ideia é estabelecida desde o início na cena em que o pai de Chris Kyle, um típico texano redneck, ensina a mentalidade de "cão pastor" ao filho e o ensina a atirar. Kyle, como não poderia ser diferente, torna-se um homem bruto e que passa a ser atormentado pelos demônios de uma guerra que ele acreditava estar lá para proteger sua família/país. Essa noção é desconstruída em diversos momentos do filme e percebemos o impacto daquela violência no personagem.
Acho o final extremamente melancólico, vemos Kyle apenas repassando para seu filho o que aprendera desde cedo e sendo morto por outro soldado atormentado.
Pra mim o Kyle de Eastwood não é um herói, mas sim a triste representação fidedigna de um personagem tipicamente americano.
Enfim, é um assunto sensível, eu entendo, mas faz todo sentido um americano focar nesse aspecto. Eastwood, jamais poderia bem representar a visão da guerra pelo olhar de um iraquiano, é simplesmente uma realidade que o diretor desconhece. Saindo um pouco sobre o discurso do filme, é sempre interessante reforçar o trabalho direção de Clint, o homem filma cenas de ação como poucos e o que dizer de Bradley Cooper aqui? Com certeza é a atuação de sua vida.
Starman: O Homem das Estrelas
3.4 98 Assista AgoraO filme mais Spielbergiano do Carpenter, mas sem deixar de ser um filme do mestre, claro. Além disso, é a prova de que ele era um cineasta muito versátil
12 Homens e Uma Sentença
4.1 148 Assista AgoraOlha, eu não vejo em quê esse filme fique muito atrás em relação ao imortal clássico do lumet, é claro que esse é quase uma repetição do original, mas há uma "atualização" no que se diz a respeito da questão racial e imigrante muito bem encaixada.
O Verão de Sam
3.7 66Não é um filme sobre o serial killer, mas usa a história do filho do Sam para mostrar uma vizinhança do Bronx, tipicamente nova iorquina, durante a época dos assassinatos. Um épico urbano sobre NYC no final dos anos 70 e seus habitantes, uma declaração de amor e ódio por Spike Lee.
Terra dos Mortos
3.0 292 Assista AgoraBem subestimado.
As analogias sobre capitalismo, vício, classes, egoísmo, estado e etc, seguem ótimas. A evolução dos zumbis é gradual e bem desenvolvida.
Por um Fio
3.4 590 Assista AgoraBem tenso e envolvente, acho o twist do final pouco convincente, mas o filme tem bons diálogos e consegue ser nervoso mesmo com poucos cenários. Farrell e Whitaker estão muito bem aqui
Conquista Sangrenta
3.7 61 Assista AgoraA visão misantropa e brutal de Verhoeven chega a era medieval. Como sempre ninguém é poupado
THX 1138
3.5 200 Assista AgoraUm universo distópico muito interessante, mas que ao mesmo tempo, não é apresentado em sua totalidade ao público, por isso alguns momentos podem parecer confusos já que não sabemos muito sobre as regras desse lugar. Acho que a curta duração do filme atrapalha nesse aspecto, havia muito a se explorar sobre a mitologia desse mundo criado por George Lucas.
No mais, o filme é muito espetacular em ambientação e visual, além de ter diversas analogias sobre estado e capitalismo muito interessantes. Acho que o final poderia ser mais impactante e aqueles robôs policiais não parecem nunca um grande perigo aos protagonistas (igual os stormtroopers), mas há de se considerar que é uma obra bem inventiva e à frente do seu tempo
E Sua Mãe Também
4.0 519Muita coisa converge de forma questionável para o desenrolar do filme, no início eu estava apenas detestando os personagens, mas ele foi me conquistando aos poucos. É sem dúvidas arrebatador nesse aspecto. Uma história Simples, mas que toca em temas complexos com muita delicadeza. O narrador onisciente e a boa direção de fotografia são dois elementos maravilhosos que favorecem o filme.
A Outra Face da Violência
3.5 44Excelente filme sobre os traumas da guerra. Começa sendo um drama familiar, até se transformar numa história de vingança onde o protagonista busca por um novo significado para a vida que lhe fora tirada, assim como retornar a familiaridade da batalha, talvez a única coisa que ainda faça sentido.
Z: A Cidade Perdida
3.4 320 Assista AgoraSimplesmente maravilhoso, de encher os olhos mesmo. Uma bela estória sobre sonhos, aventura, paixão pelo desconhecido e laços familiares.
James gray segue sendo um dos melhores diretores em atividade, talvez o filme do ano até o momento.
Marte Ataca!
3.2 659 Assista AgoraFilme bastante autoral e ousado de Burton. De certa forma, é uma homenagem para um tipo de cinema que o diretor é sabidamente fã. Os grandes méritos consistem em ser um filme realmente engraçado, visualmente subversivo, sustentar bem diversas tramas em paralelo, contar com um bom elenco e personagens cativantes.
Apesar disso achei o final apressado e alguns momentos são pouco interessantes. No mais, não é uma bomba igual apontam, mas sim uma boa comédia bizarra e despretensiosa
Coração Selvagem
3.7 340 Assista AgoraRoad movie alucinógeno, ou o mágico de Oz de David Lynch
Insônia
3.4 412 Assista AgoraA construção gradual da vulnerabilidade do Al Pacino,que sofre com insônia, é muito bem trabalhada, a ambientação é excelente, as atuações são boas e a discussão moral em torno das ações do protagonista também são bem encaixadas. Em alguns momentos perde um pouco do fôlego, mas tem ótimas cenas distribuídas durante todo filme.
Certamente é o trabalho mais subestimado do Nolan, apesar de ser mais simples e convencional. Sem as pretensões de seus filmes posteriores, ou do antecessor amnésia. Falo isso não como algo negativo porque o filme funciona muito bem ao que se propõe, ao contrário de alguns trabalhos mais audaciosos do diretor.
Meu Ódio Será Sua Herança
4.2 204 Assista AgoraA cena que abre o filme é possivelmente uma das melhores já filmadas. Meu ódio será sua herança é um Western sanguinolento e melancólico, sem heróis, redenção ou vilões.
Colossal
3.1 339 Assista AgoraÉ interessante ver como ataques de monstros gigantes em Seul são usados como simbologia aos dramas pessoais da protagonista que se encontra do outro lado do planeta. A premissa é boa e original, o problema é quando o filme fica muito literal quanto a ser um "monster movie" com um vilão e tudo. Aí para mim, desequilibra tudo, perdendo a força do tema, mas no geral é bacana ver todo esse absurdo combinado, mesmo quando o todo não parece muito coeso.
Power Rangers
3.2 1,1K Assista AgoraNão esperava nada obviamente. Tentei me testar vendo como seria voltar a esse universo que amava na infância, checar se sobreviveria bem ao tempo, ou se to crescido demais para gostar. Infelizmente não serve para sentir nostalgia da série que via diariamente na TV globinho, na verdade, se parece pouco com as antigas temporadas de power rangers.
O pior que não é esse o grande problema, a repaginada é interessante e necessária sendo realista, mas o filme não precisava se levar tão a sério com dramas familiares/pessoais inseridos na trama que não são interessantes, Afinal é um filme do Power rangers ou remake de clube dos cinco?
Eu esperava ser uma bomba maior, não é uma perda de tempo completa porque tem passagens engraçadas, uma trilha sonora que quase sempre é boa (toca Kanye West, que hinoooo), um início envolvente, brigas com zord (sempre bom), mas NADA justifica duas horas de filme. Ainda mais quando a primeira hora praticamente inexiste em ação (ninguém morfa antes do terço final do filme).
Enfim, power rangers sem faíscas durante a trocação de soco é golpe, não posso aceitar.
Maradona
3.5 40A falta de material prejudica muito o filme, essa falta não é nem disfarçada já que o documentário repete uma variação da mesma animação, que é bem ruim, por várias vezes. Outra situação que evidencia isso é a existência de cenas que não agregam grande coisa e que são longas mesmo assim.
Enfim, sensação que poderia ser muito melhor e acho que o próprio Maradona não colaborou muito para isso.
Ps: acho que vou ficar meses sem ouvir god save the queen, precisava repetir tantas vezes? Pqp...
Eu, Daniel Blake
4.3 532 Assista AgoraPequeno drama humanista de Ken loach, Daniel Blake tem como pano de fundo a Newcastle dos desempregados e da população pobre, nesse cenário acontece o embate de um homem comum vs a burocracia estatal.
O filme é muito feliz na transmissão da sensação de desamparo que é estar marginalizado pela sua condição social e por não ser apto às novas tecnologias, isso sem nunca passar do ponto e se transformar num dramalhão, na verdade, ele é bem humorado, com cenas pontuais que são sutilmente tocantes. Muito graças ao trabalho da Hayley Squires, que além de estar excelente aqui, é dona das passagens mais emocionantes.
A relação de amizade entre Blake e Katie funciona muito bem e sensibiliza pela cumplicidade, diria que é o que sustenta o filme em seus momentos mais mornos (não são poucos).
Apesar das qualidades, o filme usa alguns recursos narrativos um tanto pobres, como a cena em que Blake encontra o papel indicando a nova "profissão" de sua amiga em um local totalmente improvável, aquele tipo de coisa que te tira da imersão do filme por subestimar a inteligência do público.
No mais, o vencedor da palma de ouro na edição de cannes no ano passado talvez não fosse a melhor opção para o prêmio (ao menos não é meu favorito), mas é um "manifesto" muito válido.
Logan
4.3 2,6K Assista AgoraLogan sobra em originalidade dentro de um gênero que tem se tornado excessivamente repetitivo, é muito mais dramático e melancólico em comparação aos de mais filmes dessa leva de heróis. Há uma preocupação clara da narrativa em priorizar a relação entre os personagens e o abalado estado emocional de cada um, o que humaniza satisfatoriamente a figura do Wolwerine e de Xavier (é preciso dizer que é o auge interpretativo de Hugh Jackman e Patrick Stewart nos personagens).
Outro diferencial é o fato do filme não ficar ilhado dentro do cinema de herói, pelo contrário, traz elementos e referências de Westerns e de Road Movies, gêneros que tem em comuns vários dos temas de Logan, além do herói aqui ser mais próximo de um protagonista desse cinema do que dos filmes de Super-heróis propriamente.
Mais maduro e sério que os filmes anteriores do Wolwerine, Logan é também mais violento, o que combina bem com o tom desejado e com o universo quase distópico do filme.
Redime o estúdio pelos dois primeiros filmes e é um desfecho a altura do personagem, tenho ainda a sensação que poderia ser melhor, há coisas que me incomodam aqui (uma cena expositiva sem noção que o Wolverine assiste em seu smartphone, crianças mutantes que beiram o tosco no final do filme, um vilão que ameaça usar seu braço mecânico fodão o filme todo e que nunca usa, etc...), mas é um marco inegável dentro do gênero.
Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer
3.9 273 Assista AgoraDica: cuidado para nao baixarem o missing pieces tentando baixar esse, os primeiros torrents no piratebay estão indicando ser este, mas são o outro filme de cenas deletadas de twin peaks, lançado em 2014