Summer of 84 (Verão de 84) 2018 Filme tributo as produções anos 80, com um bom clima de mistério adolescente, com referências a produções como Goonies por exemplo. Claro que o fato de emular uma época, deixa os diálogos e as atuações um pouco clichês demais, tendo como base Stranger Things recentemente. Os estereótipos foram bem pensados e caracterizados, a trama empolga mais pro fim, com um plot bem interessante, que deu um toque de originalidade pelo final mais pessimista, algo pouco comum neste tipo de produção.
Fear Street part 2 1978(Rua do Medo parte 2 1978) Um terror tributo aos filmes Slashers que marcaram época,Sexta feira 13 é o que vem na mente quando assistimos ele. Muito superior a 1 parte,talvez pelo fato da protagonista e demais atores serem mais carismáticos,e ser mais rock n' roll,apesar da boa trilha do primeiro ,este tem menos DR entre os personagens,que no primeiro que o tornou maçante demais. Época onde os filmes Slashers apareceram pro cinema,bem ambientada,com ótima fotografia e figurino além de um bom roteiro, completando bem as lacunas deixadas no primeiro ,sabendo que a história é em cima de uma trilogia, teremos mais uma parte que deve fechar alguns pontos deste filme. Claro que o fato do sobrenatural ser misturado com slasher,a idéia fica meio confusa e forçada demais,mas com a escassez de filmes minimamente decentes deste subgenero do terror,deixa um ar saudosista para quem gosta deste tipo de filmes.
Novecento (1900) 1976. Filmaço, como só quem poderia ter a coragem de fazer ,sim Bernardo Bertolucci. Alem de dissecar as relações humanas entre ricos e pobres, patrão e empregado,temos o teor histórico da Itália do começo do século 20,tendo como ponto de partida o nascimento de duas crianças que acabam virando bons amigos,mas cada uma representa um lado,Alfredo o lado dos "bem nascidos" e Olmo o bastardo do lado dos desprevilegiados. Filme épico que aborda o nascimento do Fascismo e como o socialismo teve um significado importante na sobrevivência dos camponeses. Que atuações temos neste filme,dificil dizer qual foi a melhor,temos Roberto de Niro,Donald Sutherland,Gérard Depardie,Burt Lancaster,Dominique Sanda e muitos outros. Fotografia impecável de Vitorio Storaro,trilha sonora fenomenal de Enio Morricone. Diálogos, metáforas, perversão,maldade ,sadismo, ignorância,soberba,tudo abordado com maestria. Quando vejo alguns "cinefilos" adeptos do mimimi,falarem que Bertolucci era isso e aquilo,fico pensando o por que assistem os filmes do cara,quem assiste Bertolucci quer ver o humano demasiadamente humano,(parafraseando Nietzsche),esta é a definição da maioria de seus filmes,as relações entre as pessoas,suas neuroses,perversões,maldades,tudo que vimos ou sabemos que existe entre o ser humano,mas que poucos tem coragem e maestria para abordalos e encaixarem em um contexto de drama. Poderia ficar horas escrevendo sobre este filme magnifico e um pouco subestimado e menosprezado pelos "ideólogos" políticos,ainda mais nessa época danosa em que vivemos,tudo é politizado e acabam deixando escorrer entre os dedos ,todo conteúdo abordado na película. Aula de cinema,vejam, por que filmes assim não serão mais feitos, e nem um Diretor vivo hoje em dia,por mais grana que tenha em mãos, não tem mais culhões para isso.
Sudden Impact(Impacto Fulminante)1983. Filme Policial da franquia Dirty Harry. Abordando vários temas relevantes e uma forte critica social contra o sistema judiciário, onde começamos com duas tramas em paralelo,uma com Clint mostrando toda sua insatisfação com os novos tempos,a impunidade das leis,e como seu jeito de agir esta sendo contestado pelos seus superiores, mas ele continua com seu impeto de Vigilante e faz justiça com as próprias mãos. Na outra trama temos a vingança,onde a vitima volta ao local onde foi abusada por marginais no passado,e começa uma caça de um por um. As duas tramas se encontram e da uma boa elevada na trama,com muita violência e mortes,sem rodeios ,onde conseguimos entender as motivações e os traumas causados. Destaque para a bela atuação de Sandra Locke(Jennifer) e Clint Eastwood ,sendo um Dirty Harry mais sociável em alguns momentos e menos super herói ,que até leva umas porradas no filme. Destaque para as frases de efeito"Made my day" de Clint e seu Bordão "Well" . Os efeitos sonoros,bem "oitentistas" e que dão um clima de suspense e terror ao filme são um destaque a parte. Um filmaço ,dirigido e interpretado pelo Clint,que até pode ter seus clichês já vistos nos filmes anteriores da franquia ,mas que retrata bem o quanto foi boa esta década de 80 para os filmes do gênero e subgenero Policial.
Blood in Blood out(Marcados pelo Sangue)1993. Filme que aborda bem o início da cultura gângster chicana no início dos anos 70 até os anos 80,imigração ,e cultura , além da raiva e ódio entre os próprios latinos,que eram disseminadas na periferia de Los Angeles. A forte ligação de três primos que acabam tendo destinos diferentes em meio a violência em que estão inseridos,onde os laços familiares são muito fortes entre eles. Filme aborda bem em boa parte da trama, como os grupos controlam as prisões e sobrevivem devido a união de seus iguais, onde a ideologia separada pela etnia,Negros,Brancos,Latinos fazem os esquemas ,como do trafico ,alem dos subornos,assassinatos dentro e fora da prisão,tudo para comandarem um esquema de máfia e imporem seus ideais de poder e controle sobre seus inimigos. As mais de 3 horas do filme,passam despercebidas pelo bom ritmo , com um elenco e roteiro muito bons ,temos um filme que entrega bem o que foi proposto e torna o interesse pelos personagens e suas motivações são bem exploradas. Pra quem gosta deste subgênero policial,é um prato cheio !!!
Forget Paris (Esqueça Paris)1995 Comedia romântica estrelada e dirigida por Billy Cristal,com a participação de Debra Winger,Joe Mantegna entre outros . Filme que aborda bem as idas e vindas de um relacionamento,onde as situações inusitadas são constantes . Roteiro bem criativo em uma época muito boa para o gênero,que explora bem o cotidiano do casal e seus amigos,que são os narradores da história,dando um ar mais sarcástico a narrativa. Filme muito bom e divertido,que com certeza quem viveu esta época dos anos 90 vai se identificar,alguns exageros cômicos,mas nada que estrague a boa trama e principalmente os dialogos inteligentes e de saída rápida, típicos dos bons filmes do gênero.
Honkytonk Man (A Última Canção)1982 Um drama interpretado e dirigido por Clint Eastwood, no papel de um musico que vê em sua próxima ida a cidade de Nashville, a última chance de ascender na carreira. Filme se passa nos finais dos anos 20, em meio a grande depressão e a lei seca dos Estados unidos. Três gerações se encontram, após a breve passagem dele para ver sua irmã, que mora em uma fazenda no Oklahoma, e acaba ele, seu sobrinho adolescente e mais o avô rumarem ao destino da cidade grande, temos vários conflitos durante o percurso e bons diálogos, que abordam bem vários temas relevantes da época, um ritual de passagem do garoto para idade adulta, a última chance de fazer sucesso do musico, que doente tenta realizar seu sonho, já a volta do avô a sua terra Natal depois de 45 anos. Temas que hoje causariam desconforto em serem abordados com mais naturalidade(realidade), sem serem levados para o melodrama banal. Um filme um pouco esquecido pelos fãs do Clint, mas que além de ver o ator cantando em seu papel, coisa pouco comum em seus filmes, traz também uma boa trilha sonora. Filme muito bom,com um final condizente com a história, e sem medo de ser “feliz”.
THE ODESSA FILE (O DOSSIÊ DE ODESSA) 1974. É um filme do gênero espionagem/conspiração, baseado no romance de Frederic Forsyth. Grande atuação de Jon Voight (Peter Miller), um jornalista que recebe um dossiê com relatos dos campos de concentração nazistas, e que acaba infiltrado num esquema de espionagem, tentando obter informações dos carrascos ainda vivos, que manteiem a doutrina nazista, numa espécie de sociedade secreta, já no pós segunda guerra mundial no início dos anos 60 na Alemanha. Filme tem uma boa trama, que é desenvolvida e conduzida muito bem por Voight,com alguns furos normais em algumas cenas toscas de sangue(normais na época),principalmente na edição, devido a falta dos efeitos especiais, mas nada que estrague ou comprometa o ritmo do filme. já o romance do protagonista, agrega pouco a trama e servem mais como apoio ao foco central, que é conseguir informações da alta cúpula nazista. Filme muito bom e com um conteúdo histórico bem relevante.
Flowers of War(Flores do Oriente)2011 Um drama/guerra, baseado em fatos reais,sobre a ocupação japonesa sobre a china,durante a segunda guerra. Temos Christian Bale em grande atuação,que certamente foi escolhido para dar mais visibilidade ao longa,que retrata bem a estupidez dessa guerra e suas "motivações",uma espécie de jogo de dominação entre as culturas orientais, exploração, humilhação e perversidade,indo contra o código de conduta dos Samurais,aqui os japoneses como antagonistas, cruéis e impiedosos onde o foco recaía a civis,crianças indefesas ,o culto do estupro da virgem. Filme pesado nas cenas de guerra,onde o filme não tem medo de expor o gore e a violência extrema,amenizada pelos dialogos dentro da catedral onde o filme se passa na sua grande maioria. Filme que deveria ser melhor observado,por ter uma forte caracterização histórica. Filmaço .
Seconds (O segundo rosto) 1966 Uma ficção cientifica/suspense, bem ousada para época, com John Frankenheimer na direção mandando muito bem, em um roteiro adaptado do romance homônimo de 1963 de David Ely. Filme levanta algumas abordagens, como a que se você pudesse trocar de identidade e recomeçar uma nova vida, presentes na maioria das pessoas, uma espécie de crise da meia idade, sonhos, carreira frustrações, onde o personagem se vê tentado, após receber a ligação de um amigo, e ser encaminhado a tal organização secreta que realiza este procedimento. Filme divide bem as duas partes o antes Arthur Hamilton (John Randolph) e o depois Antiochus “Tony” Wilson (Rock Hudson) ambos muito bem em seus papeis. Temos a famosa cena da psicodelia da festa do vinho, algo que remete bem ao amor,juventude,alegria coisas perdidas na “velhice” do protagonista e depois buscada por sua nova identidade, mas o fato de ter vivido já o ciclo, temos esta incógnita, o fato de precisar se adaptar ao novo, e fugir da realidade, são “testes” que no decorrer da trama ,que nos deixam com várias interrogações sobre as motivações da sociedade secreta e sua origem ,que não são reveladas, deixando em aberto algumas questões.
Brimstone( Amaldiçoada) Drama/Faroeste. Que filmaço,temos o fanatismo religioso como pauta na trama, misoginia e muitas cenas pesadíssimas ,gore e as interpretações de uma mente doentia,que muda a tragetoria de vida de uma menina que vive em um ambiente tóxico e carrega este karma pro resto de sua vida. Grandes atuações de Guy Pierce, Dakota Fanning e demais personagens,o filme não foge de seu objetivo em chocar e mostrar os males do fanatismo religioso,e apesar de algumas incoerências no roteiro, não diminui seu impacto no telespectador e seu objetivo. Filme pouco badalado,mas que tem uma crueza e destemor em lidar com temas tão difíceis e controversos, seu maior valor. Sentimos repulsa, ódio, isto faz o filme ser pouco agradável ao grande público,mas de um valor muito grande pra quem está saturado de histórias condicionadas a um final feliz. Grata surpresa no Gênero,lembrando os filmes de uma época que o condicionamento da critica não imperava. Cinema raiz, dividido em capítulos e não cronológico,que remetem a bíblia e sem medo de desagradar este ou aquele,cinema da velha guarda,sobrevive com este filme.
Narrow Margin(De Frente para o Perigo) Um thriller policial,que envolve varios aspectos,máfia, assassinato, corrupção e proteção a testemunha. Temos varios clichês é verdade,mas Gene Hackmann segura bem o filme com bons dialogos e boa atuação,temos muitos furos e atalhos principalmente nas cenas do trem,Anne Archer fica sempre em segundo plano na trama, como a testemunha de um assassinato realizado pela máfia. Algumas boas doses de ação e suspense ,mas temos a impressão do filme se repetir muitas vezes ao longo da trama,um desfecho bem previsível,mas fica na média, para quem curte um bom suspense policial.
Cohen and Tate(Uma criança por Testemunha). Um Thriller Policial ,com elementos de máfia e comédia ácida nos diálogos. Muita violência e diálogos pesados,deixam o clima do filme bem interessante e enigmatico,depois da introdução ,temos um road movie, onde os diálogos e as provocações junto com o temperamento e a personalidade dos personagens ficam a prova,um teste de paciência dentro de um carro durante uma longa jornada. Alguns furos na trama,não atrapalham a boa ideia do roteiro e o clima de tensão gerado,com grandes atuações de Roy Scheider e Adam Baldwin,o filme acaba sendo uma grata surpresa no gênero.
THE DAY OF THE JACKAL (O DIA DO CHACAL) Um Thriller policial, que envolve politica e conspiração, baseado na história do livro homônimo, e que tem um formato documental com vários elementos, que deixam a história bem fluida e cronológica, temos uma edição com cortes rápidos que dão dinâmica ao filme, uma trama de assassinato que passa no início dos anos 60, onde acompanhamos o atirador “estrangeiro” contratado para matar o Presidente da França De Gaulle,que por meio de vários “disfarces”, identidades falsas, tenta burlar o esquema de segurança e de inteligência do governo ,vivendo como um turista e arquitetando o atentado enquanto elimina as provas de sua existência no caminho. Edward Fox está excelente no papel do Chacal, obstinado e frio, sendo meticuloso no plano misterioso que só ele sabe como pode ser executado. Um filme de estilo único, talvez não agrade os amantes de perseguições e explosões do gênero. O final meio abrupto, nos causa uma estranheza, mas depois com uma melhor reflexão, vemos o mistério deixado a respeito da sua verdadeira origem.
A Man for All Seasons (O Homem Que Não Vendeu Sua Alma) Filme muito relevante, que além de remeter a fatos históricos bem conhecidos sobre a coroa britânica, seu foco é explorar a conduta e caráter de um homem, Thomas More (Paul Scofield)um religioso fervoroso, que com seu caráter retilíneo, procurava sempre seguir a lei dos homens, mas sempre calcado em sua fé, não se dobrava ao suborno ,comum no meio em que vivia, sendo conhecedor das leis, acabou sendo conselheiro e posteriormente perseguido pelo Rei, por não aceitar a mudança das leis do matrimonio da época, onde Henrique VIII ,queria se separar, para casar com sua nova esposa. O filme não busca ver o lado de uma fácil decisão, que seria ser a favor do rei para preservar sua vida e família e posição social, mas sim argumentar a decisão dele de não trair seus princípios, e os motivos e traições que o levou até a ultima estancia para manter sua posição. Temos diálogos e argumentações muito poderosas, que inegavelmente são o que conduz o filme, que tem sua primeira metade com um ritmo mais lento, e a segunda com as resoluções da trama.
1984 Baseado no livro homônimo de George Orwell, um romance sobre o futuro, mas muito atual ainda, apesar do filme se apoiar em muitas metáforas, temos uma crítica social diante um regime totalitário em tempos de guerra, uma narrativa lenta,onde o diretor Michael Radford fez, justamente para uma boa absorção do conteúdo e compreensão do assunto, os diálogos são excelentes e filosoficamente muito interessantes para um bom entendimento do jogo de dominação e doutrinação do homem sobre o homem. Obra atemporal, e as atuações brilhantes de John Hurt (Winston Smith) e Richard Burton (O'Brien) em seu último filme na carreira, protagonizou uma das cenas e diálogos mais torturantes do cinema. Filmaço!!!
The Woman in the Window(A mulher na janela). Um suspense baseado em um livro homônimo,e que tenta emular Hitchcock a todo instante,mas falha , não consegue desenvolver a trama,que apesar da boa atuação de Amy Adams,conta com interações de personagens que não agregam nada para a história,temos uma ambientação claustrofóbica que poderia ser melhor explorada,mas ao invés disso temos dialogos que mais parecem interações de seriados feitos para a tv,o suspense é previsível e nem as participações relâmpago de Julianne Moore e Gary Oldman,conseguiram ajudar,devido ao roteiro se arrastar e ficar somente em dialogos vazios,no final temos o mais do mesmo. O que deveria ser uma homenagem ao filme de Hitchcock,A Janela Indiscreta,se tornou um simples filme de terror cheios de clichês,onde o roteiro que atirou para todas vertentes do terror e suspense, acabou com a boa premissa da história que tinha em mãos.
Moonlighting (Classe Operária) Um Drama que aborda bem as incoerências entre as relações humanas, em especial a do empregado e patrão, um paradoxo entre o sistema socialista e o capitalista da época , onde aborda imigração, xenofobia e em especial a mão de obra barata(escrava),traçando um paralelo entre as aspirações e motivações de quem é explorado e aceita, e de quem ”explora”, no caso o protagonista Nowak(Jeremy Irons), que está magnifico neste papel de um capataz, por saber falar inglês e os trabalhadores somente polonês, eles vão para Londres a trabalho, mas com visto só de turismo por um mês, tempo suficiente imaginado por eles, para realizar o trabalho, mas com o dinheiro curto ,mais para realizações da obra do que para a sobrevivência neste período. O diretor Jerzy Skolimowski realiza muito bem esta história, seus sofrimentos e suas alegrias escassas na jornada, dão um toque mais verossímil e realista ao drama, onde inegavelmente, nos deparamos com várias situações já vistas antes na vida comum e que fazem refletirmos sobre os temas realmente relevantes nas relações humanas.
Promising Young Woman (Bela Vingança) Filme com boa premissa, e que aborda um tema bem relevante, mas que não consegue entregar um direcionamento e foco, acaba flertando muito com o sarcasmo e pitadas de comedia, o filme talvez pela classificação etária e direcionamento de público, na minha opinião faltou ousadia e um melhor desenvolvimento da história, que aborda vingança, reparação, mas peca por focar na lacração, deixando o drama de lado, protagonista(Carey Mulligan)que está muito bem no papel, e acaba segurando o filme de ser pior, com sua boa interpretação.
O final armado por ela em ser Mártir (um pouco surreal) mas a mensagem foi interessante ,pela minha interpretação ,ela se vingou de todos os responsáveis ,especialmente os estupradores de Nina, que era sua amiga(namorada) e que somente com o assassinato e com provas concretas, seriam realmente presos, fazendo um paralelo entre homicídio vs estupro sem morte( e suas sequelas e transtornos para a vida) que dependendo dos casos, levam a vítima ao suicídio ,e são ignorados pelas pessoas,devido ao estado de sobriedade da vítima, e do status social do agressor.
HISTORY OF VIOLENCE (Marcas da violência) Filme dirigido por David Cronenberg, que com este filme, sai do seu gênero (ficção)e abraça um roteiro mais voltado a realidade e bem enxuto, mas que consegue formar uma ideia e uma reflexão da origem e motivações da maldade, o estopim para a alteração de humor repentina, instinto e como o passado persegue o futuro numa eventual abnegação do instinto perverso ou uma mudança de comportamento(regeneração). Um elenco fantástico com Viggo Mortensen, Maria Bello e com participações de Ed Harris e William Hurt,não menos sensacionais, com personagens com pouco tempo de tela, mas que conseguem deixar sua marca no filme. Um filme com cenas bastante impactantes, com gore e efeitos práticos muito bem feitos, talvez a única coisa que ficou um pouco forçada na minha opinião, foi as habilidades de Joe Cusack nas lutas e o filme poderia ser mais extenso (tinha material para isso), mas talvez por motivos comerciais não foi feito.
Dirty Harry (Perseguidor Implacável). Thriller de ação policial,que inspirou muitos filmes no gênero. Clint Eastwood juntamente com o excelente diretor Don Siegel, abordam vários temas pertinentes na época ,xenofobia,racismo,misoginia,direitos humanos,onde o delinquente tinha o amparo da justiça,e somente um cara que fosse linha dura como Tenente Callahan(Clint Eastwood)poderia dar um jeito,com sua magnum 44 . Filme que hoje não poderia ser lançado sem cortes, devido ao linguajar que certamente seria censurado,mas retrata bem o meio policial,onde torna mais autêntico e verídico os diálogos,mesmo datado em alguns momentos,consegue ser cru e direto, visivelmente tiveram o corte final no lançamento,sem medo de desagradar a critica e a censura.
First Reformed (Fé Corrompida) Um drama que questiona a fé de um reverendo, através da “desconstrução” dos conceitos, interesses e motivações, enquanto temos a lenta construção do personagem, interpretado por Ethan Hawke, onde a narrativa é lenta e as revelações sobre seu passado, vão aparecendo aos poucos nos diálogos, um primeiro ato bem longo. O roteiro e direção de Paul Scharader(roteirista de Taxi Driver) juntamente com a proporção escolhida de tela, que remete ao estreitamente e centralização das atenções do espectador, para abordar e colocar em pauta os anseios da Igreja e seus novos e mais antigos fiéis, onde temas relevantes, como os ambientais, capitalismo e religião se misturam, a nova forma de lidar com a fé das pessoas através da propaganda, patrocínios de empresários inescrupulosos, que usam a imagem da Igreja através de doações, para terem uma melhor aceitação na sociedade e com isso alavancar seus negócios. Além das varias referencias ao protestantismo feitas no filme, e a angustia e vida reclusa que o protagonista vive em suas noites a beira de um diário, onde se depara com os traumas que viveu na sua vida antes da batina, aliado a uma rotina de aparências e superficialidade da manutenção de uma igreja local, pouco visitada e atrativa aos moldes do novo modelo de se divulgar a fé, ele está prestes a surtar.
Tendo Toller (Ethan Hawke) se desviado das aspirações da sua congregação religiosa, em prol da realidade humana expressada na vida do casal ativista, que conhecera e aberto sua mente para os problemas mais humanos e reais da natureza, que também expressava a sua dor com a perda de seu filho na guerra e separação de sua esposa, algo não mostrado no filme é sua vida pregressa de patriota e fuzileiro. No final temos alguns elementos que o filme aborda como suicídio (fato da religião condenar) o amor (tentação pecado) que ele acaba se rendendo a Mary (Amanda Syfried) viúva e gravida de um não religioso que havia cometido suicídio, e que deixa o assunto final aberto há várias interpretações.
São Paulo S.A Um drama , que aborda o cotidiano e a problemática do Homem moderno, Carlos (Walmor Chagas) um brasileiro da classe média, que tenta ao mesmo tempo ter um bom emprego e uma pessoa para amar, anseios básicos de um homem solteiro da época, esbarra nas mudanças de comportamentos femininos, suas várias personalidades, ambições e descomprometimento com os valores que ele anseia, seus relacionamentos são tóxicos e seu machismo latente são uma barreira. O Filme apesar dos problemas de edição (ordem da narrativa um pouco confusa, na mistura dos acontecimentos) e falta de orçamento típicos da época e deste tipo de filme, que lembra um Nouvelle Vague, (Francês) que por aqui foi chamado cinema moderno. Os diálogos em prosa e verso, remetem a frustração do protagonista, que se vê engolido pelas obrigações da vida cotidiana aliado a uma falsa sensação de pertencimento de um ciclo de amizades e familiar. A acelerada mudança da cidade que crescia assustadoramente, fez ele se adequar aos anseios dos outros, mesmo infeliz ele tinha que formar família, ter um bom emprego e prosperar, mas ele dizia que o que mais queria era sossego, à beira de surtar com aquilo que se tornara sua vida, que para os olhos da maioria, seria uma vida perfeita, mas para ele aquilo no fundo não interessava, era só aparência. Recomeçar, Recomeçar, Recomeçar.
O Cheiro do Ralo. Um drama nonsense, que aborda na verdade um estudo de personagem com características de um sociopata, uma narrativa de uma rotina metódica em meio de uma afirmação e desapego a empatia, que usa bem os “valores” do materialismo como moeda de valor nas interações ,criando assim um julgamento de caráter, conforme seu ego esteja naquele dia, meio aleatório, sem embasamento de valor(moeda), somente para sentir a dependência do que vende e precisa, um jogo de poder, onde os materiais que compra ficam quase todos estocados e sem utilidade, a não ser os mais exóticos que ele procura e se interessa, mais para dar vazão a sua loucura. O cheiro do ralo se apoia em várias metáforas e camadas, o isolamento e a satisfação no prazer egoísta e na obsessão do protagonista, que em várias ocasiões é demonstrada pela bunda da garçonete e pelo desprezo da visita da mãe e pela falta de compaixão com a noiva, se apegando mais ao misticismo e ao sobrenatural, onde sente o cheiro ruim vindo do ralo e fica preocupado que julguem ser dele, mas também vê naquilo algo sobrenatural, que dá poderes a ele(revelações). O filme, realmente pode ter muitas interpretações e visões diferentes, mas o roteiro é muito bom e bem interpretado, as mensagens dos diálogos e as metáforas, deixam um tom bem subliminar, não é um filme para todos, muito menos um filme medroso, por optar pelo anti-herói como protagonista.
Verão de 84
3.4 411 Assista AgoraSummer of 84 (Verão de 84) 2018
Filme tributo as produções anos 80, com um bom clima de mistério adolescente, com referências a produções como Goonies por exemplo.
Claro que o fato de emular uma época, deixa os diálogos e as atuações um pouco clichês demais, tendo como base Stranger Things recentemente.
Os estereótipos foram bem pensados e caracterizados, a trama empolga mais pro fim, com um plot bem interessante, que deu um toque de originalidade pelo final mais pessimista, algo pouco comum neste tipo de produção.
Rua do Medo: 1978 - Parte 2
3.5 549 Assista AgoraFear Street part 2 1978(Rua do Medo parte 2 1978)
Um terror tributo aos filmes Slashers que marcaram época,Sexta feira 13 é o que vem na mente quando assistimos ele.
Muito superior a 1 parte,talvez pelo fato da protagonista e demais atores serem mais carismáticos,e ser mais rock n' roll,apesar da boa trilha do primeiro ,este tem menos DR entre os personagens,que no primeiro que o tornou maçante demais.
Época onde os filmes Slashers apareceram pro cinema,bem ambientada,com ótima fotografia e figurino além de um bom roteiro, completando bem as lacunas deixadas no primeiro ,sabendo que a história é em cima de uma trilogia, teremos mais uma parte que deve fechar alguns pontos deste filme.
Claro que o fato do sobrenatural ser misturado com slasher,a idéia fica meio confusa e forçada demais,mas com a escassez de filmes minimamente decentes deste subgenero do terror,deixa um ar saudosista para quem gosta deste tipo de filmes.
1900
4.3 102 Assista AgoraNovecento (1900) 1976.
Filmaço, como só quem poderia ter a coragem de fazer ,sim Bernardo Bertolucci.
Alem de dissecar as relações humanas entre ricos e pobres, patrão e empregado,temos o teor histórico da Itália do começo do século 20,tendo como ponto de partida o nascimento de duas crianças que acabam virando bons amigos,mas cada uma representa um lado,Alfredo o lado dos "bem nascidos" e Olmo o bastardo do lado dos desprevilegiados.
Filme épico que aborda o nascimento do Fascismo e como o socialismo teve um significado importante na sobrevivência dos camponeses.
Que atuações temos neste filme,dificil dizer qual foi a melhor,temos Roberto de Niro,Donald Sutherland,Gérard Depardie,Burt Lancaster,Dominique Sanda e muitos outros.
Fotografia impecável de Vitorio Storaro,trilha sonora fenomenal de Enio Morricone.
Diálogos, metáforas, perversão,maldade ,sadismo, ignorância,soberba,tudo abordado com maestria.
Quando vejo alguns "cinefilos" adeptos do mimimi,falarem que Bertolucci era isso e aquilo,fico pensando o por que assistem os filmes do cara,quem assiste Bertolucci quer ver o humano demasiadamente humano,(parafraseando Nietzsche),esta é a definição da maioria de seus filmes,as relações entre as pessoas,suas neuroses,perversões,maldades,tudo que vimos ou sabemos que existe entre o ser humano,mas que poucos tem coragem e maestria para abordalos e encaixarem em um contexto de drama.
Poderia ficar horas escrevendo sobre este filme magnifico e um pouco subestimado e menosprezado pelos "ideólogos" políticos,ainda mais nessa época danosa em que vivemos,tudo é politizado e acabam deixando escorrer entre os dedos ,todo conteúdo abordado na película.
Aula de cinema,vejam, por que filmes assim não serão mais feitos, e nem um Diretor vivo hoje em dia,por mais grana que tenha em mãos, não tem mais culhões para isso.
Impacto Fulminante
3.7 112 Assista AgoraSudden Impact(Impacto Fulminante)1983.
Filme Policial da franquia Dirty Harry.
Abordando vários temas relevantes e uma forte critica social contra o sistema judiciário, onde começamos com duas tramas em paralelo,uma com Clint mostrando toda sua insatisfação com os novos tempos,a impunidade das leis,e como seu jeito de agir esta sendo contestado pelos seus superiores, mas ele continua com seu impeto de Vigilante e faz justiça com as próprias mãos.
Na outra trama temos a vingança,onde a vitima volta ao local onde foi abusada por marginais no passado,e começa uma caça de um por um.
As duas tramas se encontram e da uma boa elevada na trama,com muita violência e mortes,sem rodeios ,onde conseguimos entender as motivações e os traumas causados.
Destaque para a bela atuação de Sandra Locke(Jennifer) e Clint Eastwood ,sendo um Dirty Harry mais sociável em alguns momentos e menos super herói ,que até leva umas porradas no filme.
Destaque para as frases de efeito"Made my day" de Clint e seu Bordão "Well" .
Os efeitos sonoros,bem "oitentistas" e que dão um clima de suspense e terror ao filme são um destaque a parte.
Um filmaço ,dirigido e interpretado pelo Clint,que até pode ter seus clichês já vistos nos filmes anteriores da franquia ,mas que retrata bem o quanto foi boa esta década de 80 para os filmes do gênero e subgenero Policial.
Marcados pelo Sangue
4.3 65Blood in Blood out(Marcados pelo Sangue)1993.
Filme que aborda bem o início da cultura gângster chicana no início dos anos 70 até os anos 80,imigração ,e cultura , além da raiva e ódio entre os próprios latinos,que eram disseminadas na periferia de Los Angeles.
A forte ligação de três primos que acabam tendo destinos diferentes em meio a violência em que estão inseridos,onde os laços familiares são muito fortes entre eles.
Filme aborda bem em boa parte da trama, como os grupos controlam as prisões e sobrevivem devido a união de seus iguais, onde a ideologia separada pela etnia,Negros,Brancos,Latinos fazem os esquemas ,como do trafico ,alem dos subornos,assassinatos dentro e fora da prisão,tudo para comandarem um esquema de máfia e imporem seus ideais de poder e controle sobre seus inimigos.
As mais de 3 horas do filme,passam despercebidas pelo bom ritmo , com um elenco e roteiro muito bons ,temos um filme que entrega bem o que foi proposto e torna o interesse pelos personagens e suas motivações são bem exploradas.
Pra quem gosta deste subgênero policial,é um prato cheio !!!
Esqueça Paris
3.4 21 Assista AgoraForget Paris (Esqueça Paris)1995
Comedia romântica estrelada e dirigida por Billy Cristal,com a participação de Debra Winger,Joe Mantegna entre outros .
Filme que aborda bem as idas e vindas de um relacionamento,onde as situações inusitadas são constantes .
Roteiro bem criativo em uma época muito boa para o gênero,que explora bem o cotidiano do casal e seus amigos,que são os narradores da história,dando um ar mais sarcástico a narrativa.
Filme muito bom e divertido,que com certeza quem viveu esta época dos anos 90 vai se identificar,alguns exageros cômicos,mas nada que estrague a boa trama e principalmente os dialogos inteligentes e de saída rápida, típicos dos bons filmes do gênero.
Honkytonk Man: A Última Canção
3.7 28 Assista AgoraHonkytonk Man (A Última Canção)1982
Um drama interpretado e dirigido por Clint Eastwood, no papel de um musico que vê em sua próxima ida a cidade de Nashville, a última chance de ascender na carreira.
Filme se passa nos finais dos anos 20, em meio a grande depressão e a lei seca dos Estados unidos.
Três gerações se encontram, após a breve passagem dele para ver sua irmã, que mora em uma fazenda no Oklahoma, e acaba ele, seu sobrinho adolescente e mais o avô rumarem ao destino da cidade grande, temos vários conflitos durante o percurso e bons diálogos, que abordam bem vários temas relevantes da época, um ritual de passagem do garoto para idade adulta, a última chance de fazer sucesso do musico, que doente tenta realizar seu sonho, já a volta do avô a sua terra Natal depois de 45 anos.
Temas que hoje causariam desconforto em serem abordados com mais naturalidade(realidade), sem serem levados para o melodrama banal.
Um filme um pouco esquecido pelos fãs do Clint, mas que além de ver o ator cantando em seu papel, coisa pouco comum em seus filmes, traz também uma boa trilha sonora.
Filme muito bom,com um final condizente com a história, e sem medo de ser “feliz”.
O Dossiê de Odessa
3.6 19 Assista AgoraTHE ODESSA FILE (O DOSSIÊ DE ODESSA) 1974.
É um filme do gênero espionagem/conspiração, baseado no romance de Frederic Forsyth.
Grande atuação de Jon Voight (Peter Miller), um jornalista que recebe um dossiê com relatos dos campos de concentração nazistas, e que acaba infiltrado num esquema de espionagem, tentando obter informações dos carrascos ainda vivos, que manteiem a doutrina nazista, numa espécie de sociedade secreta, já no pós segunda guerra mundial no início dos anos 60 na Alemanha.
Filme tem uma boa trama, que é desenvolvida e conduzida muito bem por Voight,com alguns furos normais em algumas cenas toscas de sangue(normais na época),principalmente na edição, devido a falta dos efeitos especiais, mas nada que estrague ou comprometa o ritmo do filme.
já o romance do protagonista, agrega pouco a trama e servem mais como apoio ao foco central, que é conseguir informações da alta cúpula nazista.
Filme muito bom e com um conteúdo histórico bem relevante.
Flores do Oriente
4.2 774 Assista AgoraFlowers of War(Flores do Oriente)2011
Um drama/guerra, baseado em fatos reais,sobre a ocupação japonesa sobre a china,durante a segunda guerra.
Temos Christian Bale em grande atuação,que certamente foi escolhido para dar mais visibilidade ao longa,que retrata bem a estupidez dessa guerra e suas "motivações",uma espécie de jogo de dominação entre as culturas orientais, exploração, humilhação e perversidade,indo contra o código de conduta dos Samurais,aqui os japoneses como antagonistas, cruéis e impiedosos onde o foco recaía a civis,crianças indefesas ,o culto do estupro da virgem.
Filme pesado nas cenas de guerra,onde o filme não tem medo de expor o gore e a violência extrema,amenizada pelos dialogos dentro da catedral onde o filme se passa na sua grande maioria.
Filme que deveria ser melhor observado,por ter uma forte caracterização histórica.
Filmaço .
O Segundo Rosto
4.1 68 Assista AgoraSeconds (O segundo rosto) 1966
Uma ficção cientifica/suspense, bem ousada para época, com John Frankenheimer na direção mandando muito bem, em um roteiro adaptado do romance homônimo de 1963 de David Ely.
Filme levanta algumas abordagens, como a que se você pudesse trocar de identidade e recomeçar uma nova vida, presentes na maioria das pessoas, uma espécie de crise da meia idade, sonhos, carreira frustrações, onde o personagem se vê tentado, após receber a ligação de um amigo, e ser encaminhado a tal organização secreta que realiza este procedimento.
Filme divide bem as duas partes o antes Arthur Hamilton (John Randolph) e o depois Antiochus “Tony” Wilson (Rock Hudson) ambos muito bem em seus papeis.
Temos a famosa cena da psicodelia da festa do vinho, algo que remete bem ao amor,juventude,alegria coisas perdidas na “velhice” do protagonista e depois buscada por sua nova identidade, mas o fato de ter vivido já o ciclo, temos esta incógnita, o fato de precisar se adaptar ao novo, e fugir da realidade, são “testes” que no decorrer da trama ,que nos deixam com várias interrogações sobre as motivações da sociedade secreta e sua origem ,que não são reveladas, deixando em aberto algumas questões.
Amaldiçoada
3.8 372 Assista AgoraBrimstone( Amaldiçoada)
Drama/Faroeste.
Que filmaço,temos o fanatismo religioso como pauta na trama, misoginia e muitas cenas pesadíssimas ,gore e as interpretações de uma mente doentia,que muda a tragetoria de vida de uma menina que vive em um ambiente tóxico e carrega este karma pro resto de sua vida.
Grandes atuações de Guy Pierce, Dakota Fanning e demais personagens,o filme não foge de seu objetivo em chocar e mostrar os males do fanatismo religioso,e apesar de algumas incoerências no roteiro, não diminui seu impacto no telespectador e seu objetivo.
Filme pouco badalado,mas que tem uma crueza e destemor em lidar com temas tão difíceis e controversos, seu maior valor.
Sentimos repulsa, ódio, isto faz o filme ser pouco agradável ao grande público,mas de um valor muito grande pra quem está saturado de histórias condicionadas a um final feliz.
Grata surpresa no Gênero,lembrando os filmes de uma época que o condicionamento da critica não imperava.
Cinema raiz, dividido em capítulos e não cronológico,que remetem a bíblia e sem medo de desagradar este ou aquele,cinema da velha guarda,sobrevive com este filme.
De Frente Para o Perigo
3.2 42Narrow Margin(De Frente para o Perigo)
Um thriller policial,que envolve varios aspectos,máfia, assassinato, corrupção e proteção a testemunha.
Temos varios clichês é verdade,mas Gene Hackmann segura bem o filme com bons dialogos e boa atuação,temos muitos furos e atalhos principalmente nas cenas do trem,Anne Archer fica sempre em segundo plano na trama, como a testemunha de um assassinato realizado pela máfia.
Algumas boas doses de ação e suspense ,mas temos a impressão do filme se repetir muitas vezes ao longo da trama,um desfecho bem previsível,mas fica na média, para quem curte um bom suspense policial.
Uma Criança Por Testemunha
3.3 9Cohen and Tate(Uma criança por Testemunha).
Um Thriller Policial ,com elementos de máfia e comédia ácida nos diálogos.
Muita violência e diálogos pesados,deixam o clima do filme bem interessante e enigmatico,depois da introdução ,temos um road movie, onde os diálogos e as provocações junto com o temperamento e a personalidade dos personagens ficam a prova,um teste de paciência dentro de um carro durante uma longa jornada.
Alguns furos na trama,não atrapalham a boa ideia do roteiro e o clima de tensão gerado,com grandes atuações de Roy Scheider e Adam Baldwin,o filme acaba sendo uma grata surpresa no gênero.
O Dia do Chacal
4.0 50 Assista AgoraTHE DAY OF THE JACKAL (O DIA DO CHACAL)
Um Thriller policial, que envolve politica e conspiração, baseado na história do livro homônimo, e que tem um formato documental com vários elementos, que deixam a história bem fluida e cronológica, temos uma edição com cortes rápidos que dão dinâmica ao filme, uma trama de assassinato que passa no início dos anos 60, onde acompanhamos o atirador “estrangeiro” contratado para matar o Presidente da França De Gaulle,que por meio de vários “disfarces”, identidades falsas, tenta burlar o esquema de segurança e de inteligência do governo ,vivendo como um turista e arquitetando o atentado enquanto elimina as provas de sua existência no caminho.
Edward Fox está excelente no papel do Chacal, obstinado e frio, sendo meticuloso no plano misterioso que só ele sabe como pode ser executado.
Um filme de estilo único, talvez não agrade os amantes de perseguições e explosões do gênero.
O final meio abrupto, nos causa uma estranheza, mas depois com uma melhor reflexão, vemos o mistério deixado a respeito da sua verdadeira origem.
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma
3.9 96 Assista AgoraA Man for All Seasons (O Homem Que Não Vendeu Sua Alma)
Filme muito relevante, que além de remeter a fatos históricos bem conhecidos sobre a coroa britânica, seu foco é explorar a conduta e caráter de um homem, Thomas More (Paul Scofield)um religioso fervoroso, que com seu caráter retilíneo, procurava sempre seguir a lei dos homens, mas sempre calcado em sua fé, não se dobrava ao suborno ,comum no meio em que vivia, sendo conhecedor das leis, acabou sendo conselheiro e posteriormente perseguido pelo Rei, por não aceitar a mudança das leis do matrimonio da época, onde Henrique VIII ,queria se separar, para casar com sua nova esposa.
O filme não busca ver o lado de uma fácil decisão, que seria ser a favor do rei para preservar sua vida e família e posição social, mas sim argumentar a decisão dele de não trair seus princípios, e os motivos e traições que o levou até a ultima estancia para manter sua posição.
Temos diálogos e argumentações muito poderosas, que inegavelmente são o que conduz o filme, que tem sua primeira metade com um ritmo mais lento, e a segunda com as resoluções da trama.
1984
3.7 545 Assista Agora1984
Baseado no livro homônimo de George Orwell, um romance sobre o futuro, mas muito atual ainda, apesar do filme se apoiar em muitas metáforas, temos uma crítica social diante um regime totalitário em tempos de guerra, uma narrativa lenta,onde o diretor Michael Radford fez, justamente para uma boa absorção do conteúdo e compreensão do assunto, os diálogos são excelentes e filosoficamente muito interessantes para um bom entendimento do jogo de dominação e doutrinação do homem sobre o homem.
Obra atemporal, e as atuações brilhantes de John Hurt (Winston Smith) e Richard Burton (O'Brien) em seu último filme na carreira, protagonizou uma das cenas e diálogos mais torturantes do cinema.
Filmaço!!!
A Mulher na Janela
3.0 1,1K Assista AgoraThe Woman in the Window(A mulher na janela).
Um suspense baseado em um livro homônimo,e que tenta emular Hitchcock a todo instante,mas falha , não consegue desenvolver a trama,que apesar da boa atuação de Amy Adams,conta com interações de personagens que não agregam nada para a história,temos uma ambientação claustrofóbica que poderia ser melhor explorada,mas ao invés disso temos dialogos que mais parecem interações de seriados feitos para a tv,o suspense é previsível e nem as participações relâmpago de Julianne Moore e Gary Oldman,conseguiram ajudar,devido ao roteiro se arrastar e ficar somente em dialogos vazios,no final temos o mais do mesmo.
O que deveria ser uma homenagem ao filme de Hitchcock,A Janela Indiscreta,se tornou um simples filme de terror cheios de clichês,onde o roteiro que atirou para todas vertentes do terror e suspense, acabou com a boa premissa da história que tinha em mãos.
Classe Operária
3.7 9Moonlighting (Classe Operária)
Um Drama que aborda bem as incoerências entre as relações humanas, em especial a do empregado e patrão, um paradoxo entre o sistema socialista e o capitalista da época , onde aborda imigração, xenofobia e em especial a mão de obra barata(escrava),traçando um paralelo entre as aspirações e motivações de quem é explorado e aceita, e de quem ”explora”, no caso o protagonista Nowak(Jeremy Irons), que está magnifico neste papel de um capataz, por saber falar inglês e os trabalhadores somente polonês, eles vão para Londres a trabalho, mas com visto só de turismo por um mês, tempo suficiente imaginado por eles, para realizar o trabalho, mas com o dinheiro curto ,mais para realizações da obra do que para a sobrevivência neste período.
O diretor Jerzy Skolimowski realiza muito bem esta história, seus sofrimentos e suas alegrias escassas na jornada, dão um toque mais verossímil e realista ao drama, onde inegavelmente, nos deparamos com várias situações já vistas antes na vida comum e que fazem refletirmos sobre os temas realmente relevantes nas relações humanas.
Bela Vingança
3.8 1,3K Assista AgoraPromising Young Woman (Bela Vingança)
Filme com boa premissa, e que aborda um tema bem relevante, mas que não consegue entregar um direcionamento e foco, acaba flertando muito com o sarcasmo e pitadas de comedia, o filme talvez pela classificação etária e direcionamento de público, na minha opinião faltou ousadia e um melhor desenvolvimento da história, que aborda vingança, reparação, mas peca por focar na lacração, deixando o drama de lado, protagonista(Carey Mulligan)que está muito bem no papel, e acaba segurando o filme de ser pior, com sua boa interpretação.
O final armado por ela em ser Mártir (um pouco surreal) mas a mensagem foi interessante ,pela minha interpretação ,ela se vingou de todos os responsáveis ,especialmente os estupradores de Nina, que era sua amiga(namorada) e que somente com o assassinato e com provas concretas, seriam realmente presos, fazendo um paralelo entre homicídio vs estupro sem morte( e suas sequelas e transtornos para a vida) que dependendo dos casos, levam a vítima ao suicídio ,e são ignorados pelas pessoas,devido ao estado de sobriedade da vítima, e do status social do agressor.
Marcas da Violência
3.8 400 Assista AgoraHISTORY OF VIOLENCE (Marcas da violência)
Filme dirigido por David Cronenberg, que com este filme, sai do seu gênero (ficção)e abraça um roteiro mais voltado a realidade e bem enxuto, mas que consegue formar uma ideia e uma reflexão da origem e motivações da maldade, o estopim para a alteração de humor repentina, instinto e como o passado persegue o futuro numa eventual abnegação do instinto perverso ou uma mudança de comportamento(regeneração).
Um elenco fantástico com Viggo Mortensen, Maria Bello e com participações de Ed Harris e William Hurt,não menos sensacionais, com personagens com pouco tempo de tela, mas que conseguem deixar sua marca no filme.
Um filme com cenas bastante impactantes, com gore e efeitos práticos muito bem feitos, talvez a única coisa que ficou um pouco forçada na minha opinião, foi as habilidades de Joe Cusack nas lutas e o filme poderia ser mais extenso (tinha material para isso), mas talvez por motivos comerciais não foi feito.
Perseguidor Implacável
3.9 266 Assista AgoraDirty Harry (Perseguidor Implacável).
Thriller de ação policial,que inspirou muitos filmes no gênero.
Clint Eastwood juntamente com o excelente diretor Don Siegel, abordam vários temas pertinentes na época ,xenofobia,racismo,misoginia,direitos humanos,onde o delinquente tinha o amparo da justiça,e somente um cara que fosse linha dura como Tenente Callahan(Clint Eastwood)poderia dar um jeito,com sua magnum 44 .
Filme que hoje não poderia ser lançado sem cortes, devido ao linguajar que certamente seria censurado,mas retrata bem o meio policial,onde torna mais autêntico e verídico os diálogos,mesmo datado em alguns momentos,consegue ser cru e direto, visivelmente tiveram o corte final no lançamento,sem medo de desagradar a critica e a censura.
Fé Corrompida
3.7 376 Assista AgoraFirst Reformed (Fé Corrompida)
Um drama que questiona a fé de um reverendo, através da “desconstrução” dos conceitos, interesses e motivações, enquanto temos a lenta construção do personagem, interpretado por Ethan Hawke, onde a narrativa é lenta e as revelações sobre seu passado, vão aparecendo aos poucos nos diálogos, um primeiro ato bem longo.
O roteiro e direção de Paul Scharader(roteirista de Taxi Driver) juntamente com a proporção escolhida de tela, que remete ao estreitamente e centralização das atenções do espectador, para abordar e colocar em pauta os anseios da Igreja e seus novos e mais antigos fiéis, onde temas relevantes, como os ambientais, capitalismo e religião se misturam, a nova forma de lidar com a fé das pessoas através da propaganda, patrocínios de empresários inescrupulosos, que usam a imagem da Igreja através de doações, para terem uma melhor aceitação na sociedade e com isso alavancar seus negócios.
Além das varias referencias ao protestantismo feitas no filme, e a angustia e vida reclusa que o protagonista vive em suas noites a beira de um diário, onde se depara com os traumas que viveu na sua vida antes da batina, aliado a uma rotina de aparências e superficialidade da manutenção de uma igreja local, pouco visitada e atrativa aos moldes do novo modelo de se divulgar a fé, ele está prestes a surtar.
Tendo Toller (Ethan Hawke) se desviado das aspirações da sua congregação religiosa, em prol da realidade humana expressada na vida do casal ativista, que conhecera e aberto sua mente para os problemas mais humanos e reais da natureza, que também expressava a sua dor com a perda de seu filho na guerra e separação de sua esposa, algo não mostrado no filme é sua vida pregressa de patriota e fuzileiro.
No final temos alguns elementos que o filme aborda como suicídio (fato da religião condenar) o amor (tentação pecado) que ele acaba se rendendo a Mary (Amanda Syfried) viúva e gravida de um não religioso que havia cometido suicídio, e que deixa o assunto final aberto há várias interpretações.
São Paulo Sociedade Anônima
4.2 172São Paulo S.A
Um drama , que aborda o cotidiano e a problemática do Homem moderno, Carlos (Walmor Chagas) um brasileiro da classe média, que tenta ao mesmo tempo ter um bom emprego e uma pessoa para amar, anseios básicos de um homem solteiro da época, esbarra nas mudanças de comportamentos femininos, suas várias personalidades, ambições e descomprometimento com os valores que ele anseia, seus relacionamentos são tóxicos e seu machismo latente são uma barreira.
O Filme apesar dos problemas de edição (ordem da narrativa um pouco confusa, na mistura dos acontecimentos) e falta de orçamento típicos da época e deste tipo de filme, que lembra um Nouvelle Vague, (Francês) que por aqui foi chamado cinema moderno.
Os diálogos em prosa e verso, remetem a frustração do protagonista, que se vê engolido pelas obrigações da vida cotidiana aliado a uma falsa sensação de pertencimento de um ciclo de amizades e familiar.
A acelerada mudança da cidade que crescia assustadoramente, fez ele se adequar aos anseios dos outros, mesmo infeliz ele tinha que formar família, ter um bom emprego e prosperar, mas ele dizia que o que mais queria era sossego, à beira de surtar com aquilo que se tornara sua vida, que para os olhos da maioria, seria uma vida perfeita, mas para ele aquilo no fundo não interessava, era só aparência.
Recomeçar, Recomeçar, Recomeçar.
O Cheiro do Ralo
3.7 1,1K Assista AgoraO Cheiro do Ralo.
Um drama nonsense, que aborda na verdade um estudo de personagem com características de um sociopata, uma narrativa de uma rotina metódica em meio de uma afirmação e desapego a empatia, que usa bem os “valores” do materialismo como moeda de valor nas interações ,criando assim um julgamento de caráter, conforme seu ego esteja naquele dia, meio aleatório, sem embasamento de valor(moeda), somente para sentir a dependência do que vende e precisa, um jogo de poder, onde os materiais que compra ficam quase todos estocados e sem utilidade, a não ser os mais exóticos que ele procura e se interessa, mais para dar vazão a sua loucura.
O cheiro do ralo se apoia em várias metáforas e camadas, o isolamento e a satisfação no prazer egoísta e na obsessão do protagonista, que em várias ocasiões é demonstrada pela bunda da garçonete e pelo desprezo da visita da mãe e pela falta de compaixão com a noiva, se apegando mais ao misticismo e ao sobrenatural, onde sente o cheiro ruim vindo do ralo e fica preocupado que julguem ser dele, mas também vê naquilo algo sobrenatural, que dá poderes a ele(revelações).
O filme, realmente pode ter muitas interpretações e visões diferentes, mas o roteiro é muito bom e bem interpretado, as mensagens dos diálogos e as metáforas, deixam um tom bem subliminar, não é um filme para todos, muito menos um filme medroso, por optar pelo
anti-herói como protagonista.