eu nao sou entusiasta de musicais; nao mesmo; mas esse aqui se sae bem em quase tds os numeros cantados, e qdo somos introduzidos ao primeiro ato musical, eu fui ver o fime as cegas sem nem ler sinopse, levei um baita susto positivo e achei ate genial.
eh um otimo filme bem lynchiniano, tenho certeza de q foi inspirado por twin peaks, q foi um fenomeno no japao.
a cena da ritalina me tocou profundamente. sou eu aki em skid row tb com tda/add q eh o deficit de atencao sem hiperatividade. a ritalina ta aki em falta ai o frasco q tenho novinho to deixando fechado e parado ate eu conseguir um novo assim eu tenho 2 meses ininterruptos de doses.
a cena do garotinho protagonista fazendo musculacao no porao com a mae ja valeu o filme por si so.
eu acho q este aki eh q eh plagio do Alice in Borderlands e o Round 6 (squid game) copiou os 2 sim senhor, so nao adimite isso.
achei mto boco, com dialogos pavorosos explicando exatamente o q a gnt viu. o tom mais infantil pra contrapor a violencia nao funcionou pra mim e comprometeu d+ a suspensao de descrenca.
poderia ter feito uma abordagem um pouco mais filosofica ou psicologica como round 6 e alice in borderlands o fazem, mas ficou bem no diversao barata apenas.
umas situacoes sem pe e sem cabeca, mas tentei relevar.
Se pelo menos o takashi miike tivesse o talento de ter filmado numa estilizacao mais a la anime/manga, ficaria mais crivel e interessante. A cena de abertura do jogo na sala de aula de ficar q nem estatua foi bem interessante, mto bem dirigida e com uma identidade visual bem cartunesca; mas ai dps o miike deu um estilo mais neutro e menos estilizado q comprometeu.
q filme execravel. como q o takashi miike me participa disso. o tarantino produzir este lixo diz muito sobre o carater dele.
filme feito por e para adolescentes machos brancos ocidentais desbocados, xenofobos, racistas (um dos personagens nao gosta de asiaticas), misoginos e homofobicos.
atuacao do rick hofman como o cliente americano esta otima entrementes.
nao entendo como q esse filme da tanto o q falar e eh considerado obra-prima por mtos. Nao so um bueiro de preconceito, mas fraco tb na segunda metade qdo foca no terror/suspense.
qm nasceu para albergue jamais serah jogos mortais.
q surpresa! o mario bava se aventurando fora do genero q ele criou, o giallo, e com mto sucesso. o filme eh tecnicamente bastante atual eu diria, envelheceu mto bem nesse sentido.
Aquela reviravolta no final foi de cair o umbigo! uma das mais interessantes q ja vi!
Fico imaginando se o brian de palma teria tido td o louvor q tem se Caes Raivosos eh q tivesse sido lancado na epoca em q foi filmado e nao 20 anos dps e o quao influente teria sido.
tem uma fotografia com cor primaria vermelho vivo em alguns momentos, e noutros, azul intenso; ate msm um q de verde exagerado; dando a intencao de frio/quente, liberado/proibido.
O longa tem algumas tomadas sofisticadas, mas no geral, nao gostei do visual retro-fantasia do casarao deles, nao gostei do figurino nem da direcao de arte, ficou mto artificial, tirou o realismo e soco no estomago da ultima parte qdo ela ta fora da casa.
Achei mto manipulativo e ate novelesco o esposo ou o pai dela sendo obvios e ameacando-a ou desprezando-a.
O final eh meio q tirarem doce da boca de crianca, vc vai assitir achando q eh um terror e suspense, porem na vdd eh bem pe no chao e sem fantasia, isso pode arruinar o apreco da conclusao filmica.
Tb nao gostei da cena do banheiro com os creditos subindo, ficou fajuto, claramente farsaico; tentou parecer documental ali mas ficou aquem, as mulhers lavando a mao em menos de 5 m e nao usando o secador?! as figurantes com umas caras de claramente estarem atuando. Ta precisando aprender com o michael haneke como encenar realismo documental.
Efim, mto pouco explorou os traumas passados e ficou mais focado nas caras de tristeza e fingimento da personagem e as situacoes com o esposo e familia dele foram bem genericas e sem complicacoes ou desdobramentos maiores.
A diversas analogias e paralelos possivel para o engolir (titulo original em ingles), mas parece mais um artificio gimmicky pra tornar o filme mais comercial e vendavel.
Um filme extramamente original e talvez o melhor q ja vi sobre critica a um sistema economico.
a ultima meia-hora da uma guinada dramatica, politica, social, filosofica e mental gigante.
Faz uma ruminacao civilizatoria a esquerda cirandeira e caviar.
Excelente.
Mas desgotei do manifesto dogma 95 aqui (nao vi outros filmes do movimento ainda), pareceu feito por estudantes q sentao la no fundao, com o microfone aparecendo constantemente, cortes claramente de outras tomadas fazendo o remendo etc etc.
nao nego, Warmerman eh um diretor bem inventivo e roteirista originalissimo. Porem como a maioria de seus filmes, peca pelo excesso de cenas mais aleatorias fracas q nao adicionam ao drama ou a trama e servem mais como uma excentricidade indulgente.
nao sei se eh pq eu estava com mto sono mas achei as cenas de sexo meio q brochantes e artificiais. tem mto mais gana em pornos, mas aki parece q os atores estavam desconfortaveis. o gaspar sendo gaspar, alguns comentarios politicos cliches - sobre aborto e veganismo - historia meio q contada de traz pra frente - moralismo conservador, note q a cena com a trans, nao mostra ela fazendo sexo oral, mas nas cenas hetero e lesbicas a gnt tem sexo visivel.
foi dificil terminar. tirei um cochilo de 2 horas na metragem 1h41m. dele eu vi vortex, irreverssivel e climax. gostei dos 3, mas desse aki...
nao consegui me conectar, eu so usei alucinogeno uma vez e foi sem querer, comi uma bala de maconha achando q era so gostinho.
se ele queria q nos aproximassemos dos persongens principais, ficou dificil; a camera nervosa numa ambientacao oriental, um rapaz drogado q perdeu os pais e tem relacao incestuosa com a irma.
Nada ali jamais aconteceu comigo; se o uso tecnico fosse mais formalista ou menos estilizado a la Noe, seria mais palatavel; saindo disso, ficou bastante enfadonho e careceu mais aspectos humanos, sobre tudo na primeira meia hora.
o clube homossexual retratado com aura infernal, cena de estupro de uma belissima atriz por 10 min.
sao questoes a problematizar sim, mas eu estou cansado, fiquei imerso no filme pq o gaspar tem um apuro tecnico e q lhe prende a atencao q eh monumental.
e vendo q mta gnt, sobre td homens hetero, acabam q ao final do filme se simpatizam mto para com a vinganca do personagem do Cassel, isso mostra q a homofobia do personagem e como o clube eh exibido, algo valido e aceitavel.
eu detesto cenas musicais cantadas e cenas de dancas em filmes; mas esse filme aki me pegou de jeito, eh cinema praticamente puro (pure cinema); catartico, linguage audiovisual como deve ser; narrativa deixada de lado.
Excelente! Dominio tecnico total.
eu moro em skid row e estou em depressao profunda e contemplando a morte. td o q eu precisava era de uma dose de moralismo na vdd e eu fui ver esse filme com medo de ser uma promocao a degeneracao. senti q estou no caminho correto ao nao "me corromper". Eu sei q sera minha derrocada se eu ceder a narcoticos, bebida e sexo desenfreado (o famoso debauchery em ingles); entao senti-me confortado e vi esse filme como um cautionary tale (conto com licao de moral).
Vi 3 filmes do Alex e definitivamente ele eh fora da curva e possui roteiros e uma direcao criativos, inventivos. Msm achando-o mto longe de ser excelente, preciso ficar de olho e ele deveria receber mais atencao.
humor negro absurdista no estilo AVW, motivacoes e total compreensao do q se passa eh omitido do espectador, os personagens sabem mais do q a gnt.
Gaspar Noe depois de visitar o Michael Haneke e assitirem juntinhos Amour durante churrascada de domingo em familia.
Aqui entretanto eh o genero cinema lento/slow cinema, onde sequer ha narrativa por boa parte da projecao e nao ha intencoes.
Eh meu primeiro filme do Noe e fiquei o tempo td esperando alguma subversao e nojeira, talvez por isso eu tenha ficado tenso o tempo e esperando algo de ruim acontecer.
eh mto curioso q tds os comentarios aki sao de gente caucasiana aplaudindo o filme e chamando-o de "nao simplista e nao maniqueista". Nossa, serio isso?! os corpos pretos e indigenas ali servem pra alimentar o odio e gerar raiva no espectador. Em nenhum momento sequer as acoes das criancas sao justificadas, nem dos musicos hispanicos. Achei sim mto maquiavelico. Eh isso o q da um diretor branco rico querer "dar voz" as minorias. Sobra ate pro garoto de ascendencia asiatica, ele tem uma cena vexatoria de defecamento. A qm aquilo ali serve?
um diretor branco e rico retratando imigrantes como seres vis e despresiveis. ate eu q sou preto e moro em skid row LA, imigrante q sou, fiquei com furia e odio para com aquelas criancas e para com os imigrantes hispano-indigenas.
Agora imagine um espectador branco vendo akilo? sera q despertaria sentimentos racistas?
A qm as imagens desse filme servem? servem a dar poderes as minorias ou a estigmatiza-las ainda mais?
Sem contar q o filme eh extremamente inverossimil.
No final fiquei esperando subir "patrocinado pelas corporacoes Trump e em homenagem a Bolsonaro".
nunca tinha visto nada do lars mas na epoca desse filme era o q eu mais queria ver, terrozao nojento com cena de sexo visivel.
hj finalmente vi (eh o quinto do diretor q vejo) e foi extremamente decepcionante. super convencional, o choque ficou so na explicidade genital msm.
pareceu um Persona do Bergman misturado com Bebe de Rosemary feito por estudante ginasial de escola de rico q acha q entende de cinema.
Nossa, o dafoe fazendo o papel do explicador q nem filme do nolan com aqueles dialogos didaticos enfadonhos, e aquele chororo da personagem da esposa metade do filme. foi dificil acabar. inclusive eu deprimido parei nos 40 min e tirei uma cesta de 40 min tb e depois continuei o filme.
Lars eh um homem cis branco rico hetero, eu nao fui escravo, sou preto, nao preciso de salvador branco, dou td a liberdade a um artista de abordar o tema q quiser e da forma q quiser.
Nao vi mtos filmes sobre escravidao, mas dos poucos q vi ,este aki eh disparado o melhor, eh cinico, mordaz, subverssivo e pinta a tds como seres humanos, nao como anjos de luz.
Mais do q criticar o racismo estrutural, ele critica a America, ele toca na ferida dos EUA e como seus sistema afeta a tds q nele vivem, pretos ou brancos; eh um filme, assim como dogville, anti-eua.
Mas assim como em Dogville, a estilizacao extrema do filme nao me agradou tanto.
Acho mto simplorio e facil gravar num sound stage e fingir ser peca de teatro. a explicacao do Lars beira o infantil "queria q o publico focasse na estoria e nos personagens";
isso tira o proposito do Cinema, ele tratou como teatro; cinema eh uma arte de diretor, nao de roteiro; eu queria ter visto a estoria sendo contada visualmente nao apenas por palavras ditas e narracao.
Eu preciso maturar, mas ainda assim quero gritar: OBRA-PRIMA!
Pois superou Dogville.
Mais original pq nao eh uma adaptacao como Dogville foi, mas vem do amago do roteirista.
Achei uma fabula q poderia ser usada em aulas de sociologia e politica no geral, inclusive em cursos de Direito.
Ele eh mais enfadonho ate as primeiras reviravoltas, mas isso pq em Dogville vc tem misterios e a quebra de expectativas com os moradores sendo imorais, mas aki, eh bem mais disney, vc pensa q o lars ta sendo politicamente correto, retratando os pretos como vitimas e sendo bonzinhos, e os brancos como malzones, msm os brancos bem intencionados como a Grace.
Mas o tom vai mudando, Lars insere escuridao e camadas acinzentadas nas personalides e dinamicas.
funciona mto bem enquanto drama e mto bem enquanto ficcao cientifica; mas qdo misturados os dois, nao funciona e fica parecendo patetico; a metafora tao obvia q nem a praca eh nossa ousaria.
O lars eh polemico, acusado de assediar a bjork e outras atrizes; ele nao tem depressao e nao entende disso;
eu hj msm estou aki num episodio de depressao, passei o dia td comendo, q nem a Justine com o chocolate, e msm com a barriga estufada, vou assistir morimbundamente a outro filme e continuar a me empanturrar.
Mto perigoso pra mim e pra qm tem depressao ver um filme desses q tem uma intencao clara, mas nao unica, de q uma pessoa com "melancolia" traz o caos e arruina a vida de tds ao seu redor. Achei mto perigoso.
Nunca vou entender o odio q este diretor recebe. assisti a the square ontem e ja tinha visto triangulo da tristeza e acho o homi excelente.
Aki ele se supera e faz esta obra incrivel.
O quinto final (ultimo dia de esqui) eh q derrapa um pouco conceitualmente e vem com licao de moral, e das mais basicas e rasas.
Mas visualmente um deleite, intensificando o senso de perigo, desolamento e terror.
O Ruben tem este habito de fazer analogias e tratar assuntos um pouco de maneira direta, mas sempre ha camadas a serem exploradas de maneira mais profunda.
Acho-o inteligentissimo enquanto roteirista e soberbo com dominio total na direcao.
O titulo eh bem sinedoque/metonimico e as avalanches, os alpes se personificam em ser um personagem em si so.
As 2 cenas do drone foram orginalissimas.
O Ruben tb tem esta marca registrada de colocar os personagens em situacoes reais e incomuns, porem elevar o tom um tiquinho, trazendo estranheza e um quase artificialismo/exagero novelesco, q acho mto perspicaz e talentoso.
Por falar em talento, seus filmes sempre possuem pelo menos uma atuacao digna de premiacoes, costumam ser mto naturais (nao naturalista, natural msm), e requerem um espectro emocional dentro de um unico sentimento, ou seja, o ator precisa passar pelas zonas acinzentadas de um msm sentimento e nao apenas fazer carao ou cara de paisagem.
Como td filme dele, ele possuem uma cena destaque, q mts vezes eh promovida nos posteres, q eh imaginativamente bem executada e idealizada, aqui eu diria q eh a cena dos homens gritando na rave, q foi mto curta, mas interessante; nao tanto qto a familia se perdendo esquiando na neve.
Mas tb como todo o filme dele tb, sempre ha uma cena q passa do limite do proprio estilo pretendido; se em The square, a verossimilhanca esta comprometida com aquele guri querendo arruinar a vida do protagonista; aki em Forca Maior, a cena dele desabando em choro ficou infantil, dificil engolir, e o proprio ator nao encenou bem; porem acho q ele foi instruido pelo Ruben a ter aquela performance mais esteriotipica.
Enfim, jamais vou morrer de velhice sem saber o pq tanta gnt nao gosta dos trabalhos do diretor; o acho melhor q o Bong-jon hoo, q tem certas similaridades em temas abordados.
repisando os temas sem acrescentar mto, os comentarios acerca da era das redes sociais foi meio agua com acucar e nada q blackmirror ou outras obras mais antigas ja nao o tenham feito e com mais profundidade - como por ex george romero lancou 10 anos antes o Diary of the Dead q eh bastante denso sobre a era dos celulares e redes.
repisa temas de querer morrer, criancas tinhosas; seu estilo narrativo jogando cenas no escuro sem q entendamos a principio.
a cena do karaoke foi patetica, detesto qdo personagens tem cenas assim de danca e claramente percebesse q sao atores e msm qdo precisam dancar desengoncadamente, nota-se um atabalhoamento calculado e e bonito.
longe de ser um filme ruim, so nao eh o melhor do haneke, nao chega a ser tao desinterssante qto time of the wolf.
possivelmente o melhor filme do Haneke, do original funny games pra ca vi tudo ou quase e tinha achado code unknown o melhor, mas esse superou. ele tem a frieza e misantropia tipica do haneke mas explora o drama, coisa q nao acontece em Amour q eh um filme pra ser mais emocional e humano mas eh mto frio.
o haneke segue estrutura de roteiro mas a narrativa eh atipica, ele nao da tds as informacoes e na sua filmografia costuma nao ter climaxes resolutorios. qm esta acostumado com filmes de estudio, especialmente hollywoodianos, tera dificuldades em apreciar e em aceitar o final.
A Felicidade dos Katakuris
3.5 25eu nao sou entusiasta de musicais; nao mesmo; mas esse aqui se sae bem em quase tds os numeros cantados, e qdo somos introduzidos ao primeiro ato musical, eu fui ver o fime as cegas sem nem ler sinopse, levei um baita susto positivo e achei ate genial.
eh um otimo filme bem lynchiniano, tenho certeza de q foi inspirado por twin peaks, q foi um fenomeno no japao.
Vidas sem Destino
3.7 657a cena da ritalina me tocou profundamente. sou eu aki em skid row tb com tda/add q eh o deficit de atencao sem hiperatividade. a ritalina ta aki em falta ai o frasco q tenho novinho to deixando fechado e parado ate eu conseguir um novo assim eu tenho 2 meses ininterruptos de doses.
a cena do garotinho protagonista fazendo musculacao no porao com a mae ja valeu o filme por si so.
As the Gods Will
3.4 62 Assista Agoraeu acho q este aki eh q eh plagio do Alice in Borderlands e o Round 6 (squid game) copiou os 2 sim senhor, so nao adimite isso.
achei mto boco, com dialogos pavorosos explicando exatamente o q a gnt viu. o tom mais infantil pra contrapor a violencia nao funcionou pra mim e comprometeu d+ a suspensao de descrenca.
poderia ter feito uma abordagem um pouco mais filosofica ou psicologica como round 6 e alice in borderlands o fazem, mas ficou bem no diversao barata apenas.
umas situacoes sem pe e sem cabeca, mas tentei relevar.
Se pelo menos o takashi miike tivesse o talento de ter filmado numa estilizacao mais a la anime/manga, ficaria mais crivel e interessante. A cena de abertura do jogo na sala de aula de ficar q nem estatua foi bem interessante, mto bem dirigida e com uma identidade visual bem cartunesca; mas ai dps o miike deu um estilo mais neutro e menos estilizado q comprometeu.
O Albergue
3.0 1,2K Assista Agoraq filme execravel.
como q o takashi miike me participa disso.
o tarantino produzir este lixo diz muito sobre o carater dele.
filme feito por e para adolescentes machos brancos ocidentais desbocados, xenofobos, racistas (um dos personagens nao gosta de asiaticas), misoginos e homofobicos.
atuacao do rick hofman como o cliente americano esta otima entrementes.
nao entendo como q esse filme da tanto o q falar e eh considerado obra-prima por mtos. Nao so um bueiro de preconceito, mas fraco tb na segunda metade qdo foca no terror/suspense.
qm nasceu para albergue jamais serah jogos mortais.
Um desservico enquanto cinema.
Cães Raivosos
4.1 99 Assista Agoraq surpresa! o mario bava se aventurando fora do genero q ele criou, o giallo, e com mto sucesso.
o filme eh tecnicamente bastante atual eu diria, envelheceu mto bem nesse sentido.
Aquela reviravolta no final foi de cair o umbigo! uma das mais interessantes q ja vi!
Fico imaginando se o brian de palma teria tido td o louvor q tem se Caes Raivosos eh q tivesse sido lancado na epoca em q foi filmado e nao 20 anos dps e o quao influente teria sido.
Devorar
3.7 366 Assista Agoratem uma fotografia com cor primaria vermelho vivo em alguns momentos, e noutros, azul intenso; ate msm um q de verde exagerado; dando a intencao de frio/quente, liberado/proibido.
O longa tem algumas tomadas sofisticadas, mas no geral, nao gostei do visual retro-fantasia do casarao deles, nao gostei do figurino nem da direcao de arte, ficou mto artificial, tirou o realismo e soco no estomago da ultima parte qdo ela ta fora da casa.
Achei mto manipulativo e ate novelesco o esposo ou o pai dela sendo obvios e ameacando-a ou desprezando-a.
O final eh meio q tirarem doce da boca de crianca, vc vai assitir achando q eh um terror e suspense, porem na vdd eh bem pe no chao e sem fantasia, isso pode arruinar o apreco da conclusao filmica.
Tb nao gostei da cena do banheiro com os creditos subindo, ficou fajuto, claramente farsaico; tentou parecer documental ali mas ficou aquem, as mulhers lavando a mao em menos de 5 m e nao usando o secador?! as figurantes com umas caras de claramente estarem atuando.
Ta precisando aprender com o michael haneke como encenar realismo documental.
Efim, mto pouco explorou os traumas passados e ficou mais focado nas caras de tristeza e fingimento da personagem e as situacoes com o esposo e familia dele foram bem genericas e sem complicacoes ou desdobramentos maiores.
A diversas analogias e paralelos possivel para o engolir (titulo original em ingles), mas parece mais um artificio gimmicky pra tornar o filme mais comercial e vendavel.
Os Idiotas
3.5 283 Assista AgoraUm filme extramamente original e talvez o melhor q ja vi sobre critica a um sistema economico.
a ultima meia-hora da uma guinada dramatica, politica, social, filosofica e mental gigante.
Faz uma ruminacao civilizatoria a esquerda cirandeira e caviar.
Excelente.
Mas desgotei do manifesto dogma 95 aqui (nao vi outros filmes do movimento ainda), pareceu feito por estudantes q sentao la no fundao, com o microfone aparecendo constantemente, cortes claramente de outras tomadas fazendo o remendo etc etc.
No mais se nao eh um filme genial, eh quase.
Garçom
3.3 9nao nego, Warmerman eh um diretor bem inventivo e roteirista originalissimo.
Porem como a maioria de seus filmes, peca pelo excesso de cenas mais aleatorias fracas q nao adicionam ao drama ou a trama e servem mais como uma excentricidade indulgente.
Love
3.5 882 Assista Agoranao sei se eh pq eu estava com mto sono mas achei as cenas de sexo meio q brochantes e artificiais. tem mto mais gana em pornos, mas aki parece q os atores estavam desconfortaveis.
o gaspar sendo gaspar, alguns comentarios politicos cliches - sobre aborto e veganismo - historia meio q contada de traz pra frente - moralismo conservador, note q a cena com a trans, nao mostra ela fazendo sexo oral, mas nas cenas hetero e lesbicas a gnt tem sexo visivel.
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista Agorafoi dificil terminar. tirei um cochilo de 2 horas na metragem 1h41m.
dele eu vi vortex, irreverssivel e climax. gostei dos 3, mas desse aki...
nao consegui me conectar, eu so usei alucinogeno uma vez e foi sem querer, comi uma bala de maconha achando q era so gostinho.
se ele queria q nos aproximassemos dos persongens principais, ficou dificil; a camera nervosa numa ambientacao oriental, um rapaz drogado q perdeu os pais e tem relacao incestuosa com a irma.
Nada ali jamais aconteceu comigo; se o uso tecnico fosse mais formalista ou menos estilizado a la Noe, seria mais palatavel; saindo disso, ficou bastante enfadonho e careceu mais aspectos humanos, sobre tudo na primeira meia hora.
Irreversível
4.0 1,8K Assista Agorao clube homossexual retratado com aura infernal, cena de estupro de uma belissima atriz por 10 min.
sao questoes a problematizar sim, mas eu estou cansado, fiquei imerso no filme pq o gaspar tem um apuro tecnico e q lhe prende a atencao q eh monumental.
e vendo q mta gnt, sobre td homens hetero, acabam q ao final do filme se simpatizam mto para com a vinganca do personagem do Cassel, isso mostra q a homofobia do personagem e como o clube eh exibido, algo valido e aceitavel.
msm assim, nao consigo desgostar do filme.
Clímax
3.6 1,1K Assista Agoraeu detesto cenas musicais cantadas e cenas de dancas em filmes; mas esse filme aki me pegou de jeito, eh cinema praticamente puro (pure cinema); catartico, linguage audiovisual como deve ser; narrativa deixada de lado.
Excelente! Dominio tecnico total.
eu moro em skid row e estou em depressao profunda e contemplando a morte. td o q eu precisava era de uma dose de moralismo na vdd e eu fui ver esse filme com medo de ser uma promocao a degeneracao. senti q estou no caminho correto ao nao "me corromper". Eu sei q sera minha derrocada se eu ceder a narcoticos, bebida e sexo desenfreado (o famoso debauchery em ingles); entao senti-me confortado e vi esse filme como um cautionary tale (conto com licao de moral).
Os Últimos Dias de Emma Blank
3.2 13 Assista AgoraVi 3 filmes do Alex e definitivamente ele eh fora da curva e possui roteiros e uma direcao criativos, inventivos. Msm achando-o mto longe de ser excelente, preciso ficar de olho e ele deveria receber mais atencao.
humor negro absurdista no estilo AVW, motivacoes e total compreensao do q se passa eh omitido do espectador, os personagens sabem mais do q a gnt.
Vortex
4.0 64Gaspar Noe depois de visitar o Michael Haneke e assitirem juntinhos Amour durante churrascada de domingo em familia.
Aqui entretanto eh o genero cinema lento/slow cinema, onde sequer ha narrativa por boa parte da projecao e nao ha intencoes.
Eh meu primeiro filme do Noe e fiquei o tempo td esperando alguma subversao e nojeira, talvez por isso eu tenha ficado tenso o tempo e esperando algo de ruim acontecer.
achei mto bom, em dados momentos, melhor q Amour
Play
3.5 12 Assista Agoraeh mto curioso q tds os comentarios aki sao de gente caucasiana aplaudindo o filme e chamando-o de "nao simplista e nao maniqueista".
Nossa, serio isso?!
os corpos pretos e indigenas ali servem pra alimentar o odio e gerar raiva no espectador. Em nenhum momento sequer as acoes das criancas sao justificadas, nem dos musicos hispanicos.
Achei sim mto maquiavelico.
Eh isso o q da um diretor branco rico querer "dar voz" as minorias.
Sobra ate pro garoto de ascendencia asiatica, ele tem uma cena vexatoria de defecamento.
A qm aquilo ali serve?
Play
3.5 12 Assista Agoraum diretor branco e rico retratando imigrantes como seres vis e despresiveis.
ate eu q sou preto e moro em skid row LA, imigrante q sou, fiquei com furia e odio para com aquelas criancas e para com os imigrantes hispano-indigenas.
Agora imagine um espectador branco vendo akilo? sera q despertaria sentimentos racistas?
A qm as imagens desse filme servem? servem a dar poderes as minorias ou a estigmatiza-las ainda mais?
Sem contar q o filme eh extremamente inverossimil.
No final fiquei esperando subir "patrocinado pelas corporacoes Trump e em homenagem a Bolsonaro".
Anticristo
3.5 2,2K Assista Agoranunca tinha visto nada do lars mas na epoca desse filme era o q eu mais queria ver, terrozao nojento com cena de sexo visivel.
hj finalmente vi (eh o quinto do diretor q vejo) e foi extremamente decepcionante.
super convencional, o choque ficou so na explicidade genital msm.
pareceu um Persona do Bergman misturado com Bebe de Rosemary feito por estudante
ginasial de escola de rico q acha q entende de cinema.
Nossa, o dafoe fazendo o papel do explicador q nem filme do nolan com aqueles dialogos didaticos enfadonhos, e aquele chororo da personagem da esposa metade do filme.
foi dificil acabar. inclusive eu deprimido parei nos 40 min e tirei uma cesta de 40 min tb e depois continuei o filme.
Manderlay
4.0 297 Assista AgoraLars eh um homem cis branco rico hetero, eu nao fui escravo, sou preto, nao preciso de salvador branco, dou td a liberdade a um artista de abordar o tema q quiser e da forma q quiser.
Nao vi mtos filmes sobre escravidao, mas dos poucos q vi ,este aki eh disparado o melhor, eh cinico, mordaz, subverssivo e pinta a tds como seres humanos, nao como anjos de luz.
Mais do q criticar o racismo estrutural, ele critica a America, ele toca na ferida dos EUA e como seus sistema afeta a tds q nele vivem, pretos ou brancos; eh um filme, assim como dogville, anti-eua.
Mas assim como em Dogville, a estilizacao extrema do filme nao me agradou tanto.
Acho mto simplorio e facil gravar num sound stage e fingir ser peca de teatro.
a explicacao do Lars beira o infantil "queria q o publico focasse na estoria e nos personagens";
isso tira o proposito do Cinema, ele tratou como teatro; cinema eh uma arte de diretor, nao de roteiro; eu queria ter visto a estoria sendo contada visualmente nao apenas por palavras ditas e narracao.
Manderlay
4.0 297 Assista AgoraEu preciso maturar, mas ainda assim quero gritar: OBRA-PRIMA!
Pois superou Dogville.
Mais original pq nao eh uma adaptacao como Dogville foi, mas vem do amago do roteirista.
Achei uma fabula q poderia ser usada em aulas de sociologia e politica no geral, inclusive em cursos de Direito.
Ele eh mais enfadonho ate as primeiras reviravoltas, mas isso pq em Dogville vc tem misterios e a quebra de expectativas com os moradores sendo imorais, mas aki, eh bem mais disney, vc pensa q o lars ta sendo politicamente correto, retratando os pretos como vitimas e sendo bonzinhos, e os brancos como malzones, msm os brancos bem intencionados como a Grace.
Mas o tom vai mudando, Lars insere escuridao e camadas acinzentadas nas personalides e dinamicas.
Melancolia
3.8 3,1K Assista Agoranao entendo o fuzue entorno da performance da kristen dunst. Ela esta otima, mas qm brilha ali pra mim eh a charlotte
Melancolia
3.8 3,1K Assista Agorafunciona mto bem enquanto drama e mto bem enquanto ficcao cientifica; mas qdo misturados os dois, nao funciona e fica parecendo patetico; a metafora tao obvia q nem a praca eh nossa ousaria.
O lars eh polemico, acusado de assediar a bjork e outras atrizes; ele nao tem depressao e nao entende disso;
eu hj msm estou aki num episodio de depressao, passei o dia td comendo, q nem a Justine com o chocolate, e msm com a barriga estufada, vou assistir morimbundamente a outro filme e continuar a me empanturrar.
Mto perigoso pra mim e pra qm tem depressao ver um filme desses q tem uma intencao clara, mas nao unica, de q uma pessoa com "melancolia" traz o caos e arruina a vida de tds ao seu redor. Achei mto perigoso.
Força Maior
3.6 241Nunca vou entender o odio q este diretor recebe. assisti a the square ontem e ja tinha visto triangulo da tristeza e acho o homi excelente.
Aki ele se supera e faz esta obra incrivel.
O quinto final (ultimo dia de esqui) eh q derrapa um pouco conceitualmente e vem com licao de moral, e das mais basicas e rasas.
Mas visualmente um deleite, intensificando o senso de perigo, desolamento e terror.
O Ruben tem este habito de fazer analogias e tratar assuntos um pouco de maneira direta, mas sempre ha camadas a serem exploradas de maneira mais profunda.
Acho-o inteligentissimo enquanto roteirista e soberbo com dominio total na direcao.
O titulo eh bem sinedoque/metonimico e as avalanches, os alpes se personificam em ser um personagem em si so.
As 2 cenas do drone foram orginalissimas.
O Ruben tb tem esta marca registrada de colocar os personagens em situacoes reais e incomuns, porem elevar o tom um tiquinho, trazendo estranheza e um quase artificialismo/exagero novelesco, q acho mto perspicaz e talentoso.
Por falar em talento, seus filmes sempre possuem pelo menos uma atuacao digna de premiacoes, costumam ser mto naturais (nao naturalista, natural msm), e requerem um espectro emocional dentro de um unico sentimento, ou seja, o ator precisa passar pelas zonas acinzentadas de um msm sentimento e nao apenas fazer carao ou cara de paisagem.
Como td filme dele, ele possuem uma cena destaque, q mts vezes eh promovida nos posteres, q eh imaginativamente bem executada e idealizada, aqui eu diria q eh a cena dos homens gritando na rave, q foi mto curta, mas interessante; nao tanto qto a familia se perdendo esquiando na neve.
Mas tb como todo o filme dele tb, sempre ha uma cena q passa do limite do proprio estilo pretendido; se em The square, a verossimilhanca esta comprometida com aquele guri querendo arruinar a vida do protagonista; aki em Forca Maior, a cena dele desabando em choro ficou infantil, dificil engolir, e o proprio ator nao encenou bem; porem acho q ele foi instruido pelo Ruben a ter aquela performance mais esteriotipica.
Enfim, jamais vou morrer de velhice sem saber o pq tanta gnt nao gosta dos trabalhos do diretor; o acho melhor q o Bong-jon hoo, q tem certas similaridades em temas abordados.
Happy End
3.5 93 Assista Agorarepisando os temas sem acrescentar mto, os comentarios acerca da era das redes sociais foi meio agua com acucar e nada q blackmirror ou outras obras mais antigas ja nao o tenham feito e com mais profundidade - como por ex george romero lancou 10 anos antes o Diary of the Dead q eh bastante denso sobre a era dos celulares e redes.
repisa temas de querer morrer, criancas tinhosas; seu estilo narrativo jogando cenas no escuro sem q entendamos a principio.
a cena do karaoke foi patetica, detesto qdo personagens tem cenas assim de danca e claramente percebesse q sao atores e msm qdo precisam dancar desengoncadamente, nota-se um atabalhoamento calculado e e bonito.
longe de ser um filme ruim, so nao eh o melhor do haneke, nao chega a ser tao desinterssante qto time of the wolf.
A Fita Branca
4.0 756 Assista Agorapossivelmente o melhor filme do Haneke, do original funny games pra ca vi tudo ou quase e tinha achado code unknown o melhor, mas esse superou. ele tem a frieza e misantropia tipica do haneke mas explora o drama, coisa q nao acontece em Amour q eh um filme pra ser mais emocional e humano mas eh mto frio.
o haneke segue estrutura de roteiro mas a narrativa eh atipica, ele nao da tds as informacoes e na sua filmografia costuma nao ter climaxes resolutorios. qm esta acostumado com filmes de estudio, especialmente hollywoodianos, tera dificuldades em apreciar e em aceitar o final.