a tal reviravolta eu ja esperava e nao sei pq. acho q houve 1 ou 2 pistas. mas msm assim nao engoli. achei um baita deus ex machina. mas eh um filme mto bom. nao ta entre os 3 melhores entretanto. pra mim os melhores sao opera, inferno e suspiria.
Achei midsommar quase que uma obra-prima. Mas depois de ver este aqui, nossa, como Midsommar empalideceu (sem rima com palha).
Ficou entre uma homenagem/pastiche e plagio/copia. O longa fica a um triz de descambar pra galhofa mas maestralmente, nao cruz a linha.
Mas lendo os comentarios aqui do povo raivoso revanchista anti cristianismo, estao passando mto pano pro tal paganismo fingindo nao ver q erotizam as criancas no filme e q sacrificam pessoas. Amo este vale td moral eh relativo; rsrs.
narrativamente eh superior ao suspiria. o trabalho de camera e cores esta no mesmo nivel de genialidade. peca por nao usar genero rock gotico q imortalizou suspiria como sendo o filme de horror com a melhor trilha da historia. gosto mto de como a narrativa o enredo nao se preocupa em contar estoria alguma, e descarta seus personagens, q achamos serem protagonistas, nos causando surpresa. na vdd o longa sequer possui um protagonista, visto q o Mark pouco aparece.
fraquissimo. ele tentou replicar o msm esqueleto dramatico: sacrificio familia e cenas de acao desenrolando ao redor de meio de transporte. eh um mad max nada convincente todo CGIzado com rompantes de velozes e furiosos.
aquele deus ex machina da ONU no final foi de doer.
as criticas sociais sao tao romero anos 60. novelao. teria sido ousado se tivessem deixado so o vilao vivo no final. o problema com o melodrama eh q os personagens sao unidimensionais, com excecao da senhora irma mais nova da outra idosa. as musicas sempre ditando qdo o espectador deve chorar. mas as composicoes para as cenas de acao foram boas, uma homenagem aos jogos resident evil antigos.
este filme eh mais B q os filmes Giallo. A trilha musical eh pavorosa de ruim. O filme nao eh razoavel, mas se tivesse terminado uma cena antes do final (qdo o Andrien Brody sai do hotel com os olhos marejados), teria sido ousado e subiria no meu conceito. enfim, nao sei como q um diretor fez obras tao inventivas ja logo na primeira decada de profissao, me faz algo tao inssosso e incipiente aqui.
tecnicamente eh um arroubo. fiquei fascinado. hipermediado, estilizado, feitichizado. nessa quadrilogia dos bichos ele cria uns personagens secundarios excentricos q sao mto interessantes. Gostei mto do aspecto de murder mystery mas eu ja tinha matado a charada mto antes da metade; possivelmente devido ao 1o filme do passaro de plumagem de cristal; q eh mto similar neste ponto. Os atores protagonistas sao bem fracos aqui, enquanto no Cristal, sao excelentes. Enfim, eh uma aula de cinema criativo em quesitos tecnicos.
Tony Musante esta soberbo. O final eh uma clara influencia de psicose. Dizem q o filme em si bebe da fonte q se chama hitchcock, apesar de eu nao ter visto mto disso nao.
nao consigo entender como mta gnt esta a dizer q kristen stewart rouba a cena e q consegue brilhar mais q binoche. Ela esta mto bem, porem Juliette esta perfeita, com uma gama de emocoes e nuances q Kristen ainda tem mto pela frente a trilhar
o verhoven disse q jamais discutiu filosofica ou psicologicamente a personagem com a Huppert, ele apenas a deixou no controle total. O resultado eh uma atuacao extremamente enigmatica e convincente.
td os atores estao excelentes e os personagens sao tds interessantissimos ao ponto q vc quer ver mais de cada um deles, pois tds ali possuem algum segredo ou falha de carater a ser explorada mais a fundo.
Um filme q mostra as mulheres no controle; o poderio masculino ali esta esvaido e os homens so sobrevivem por causa de suas respectivas esposas - e patroas!
Inclusive o estuprador so faz o q faz pq a personagem PERMITE e CONTROLA!
bem q eu tinha ficaado com uma pulga atras da orelha em relacao a esse boneco de ventriloco do filme. o boneco do jogos mortais foi influenciado pelo argento. trilha sonoro bem blaxploitation, achei experimental. infelizmente a obra nao chega aos pes de suspiria
nao sei se intencional, mas claramente influenciado por Existenz e Demonlover; ambos versam sobre multiversos e o q eh realidade, o q eh virtualidade; sexo e a relacao da sociedade para com o msm.
keira knightley pessima nas cenas de crise mental. o olhar dela sempre incondizente com as caras e bocas, sem verdade, como q se ela estivesse ali tentando encenar e nao viver.
melhor q Existenz do Cronenberg. Na vdd eh um filho adultero de Existenz com Videodrome.
nao sei se consideraria um filme extremo (new extremity) por faltar uma explicitez maior no sexo e carecer de uma violencia mais visceral.
Por falar em cronenberg, recentemente vi cosmopolis e o white house (esse eh do noah baumbach) e no site da criterion tem uma entrevista de 2023 em q o assayas diz q estava fascinado pelos livros do Delillo (autor dos 2 filmes q supracitei) e queria algo no mesmo terreno.
tenho resistencia subconsciente, e quica inconsciente, para com animacoes; logo, o filme estava mto interessante em conceituacao e execucao ate a chegada da segunda metade com a animacao.
Minha curta capacidade de foco nao conseguiu mto imergir ali.
filme gemeo (twin film) do Cosmopolis. Ambos sobre pessoas em stretch limosines; ambos sobre morte; ambos sobre a liquidez da vida. Ambos lancados no msm ano. Ambos ocupando as 2 primeiras posicoes da cahrieus du cinema.
eu confesso q o ritmo do ultimo ato, qdo a Kylie minogue entra em cena, prejudicou um pouco o resultado final.
tive uma dificuldade tremenda em terminar. tudo bem q ando dormindo mal, mas... uma premisa excelente e umas pepitas enterradas aki e ali, porem mto modorrento.
Provavelmente o 3o melhor filme do cromengebr, atras apenas de crimes 2022 e cosmopolis.
O filme sonficoi devendo meia estrela pq se vale de mto esteriotipo generico barato das celebridades sendo futeis, vis e dissimuladas; inclusive a Moore comprou essa parte e tem uma atuacao irregular, as primeira cena de sua personagem beira a caricatura de esquetes de humor.
achei bem com desprezo as mulheres. dps de ler q o diretor escreveu o flme como uma forma de estravazar o processo de divorcio real ao qual passou e na luta pela guarda da filha, tenho certeza de q ele intencionalmente fez este filme machista. mas gostei. o melhor eh o ultimo ato de fato.
nao gostei tanto e tive uma impressao de ser anti homosexuais; o autor eh divisivo na comunidade e visto como mais perigoso do q aliado.
assim como crash, nao gostei mto deste filme. Extremamente hermetico, requere um conhecimento profundo acerda do trabalho do autor; e o texto fico um pouco desinteressante, o contrario de Cosmopolis.
Fiquei mais intrigado com a historia de vida do autor do livro, q era um ricaco q nao trabalhava e msm assim viveu vida de vicio em alucinogenos; casou-se, msm sendo homossexual (ou bi) e a esposa de 28 anos estava infelicissima, viciada tb;
ele matou a esposa e deu a desculpa de q estavam brincando de roleta russa a moda antiga, mas mudou a versao por 2 x para pegar pena pequena. Acabou fugindo do Mexico, onde o crime ocorreu.
Ele virou escritor dps disso (apesar de q o primeiro livro ja estava sendo escrito antes de ele ter matado a mullher). Se fosse hj em dia, ele teria sido cancelado e jamais conseguiria publicar seu 1o livro, mto menos outros tantos q vieram dps.
Enfim, tenho certo receio do tipo de gnt q a sociedade, e elite intelectual e artistica, alcava aos postos de deuses panteonicos; o homem era rico, nao precisava trabalha pq ganhava mesada de uns 20k por mes dos pais, msm assim se viciou em drogas e ainda matou a esposa; resultado: virou autor e um dos maiores nomes da literatura americana.
eu acho q eh uma especie de videodrome menos sci-fi e mais pe no chao. na vdd bastante realista. o final eh um dos melhores q ja vi. mas achei o filme um tanto moroso
ela esta triste pq era para ela ter morrido, pois assim ambos experimentariam o sexo, a liberacao de energia sexual, mais intensa e impossivel q existe. Da prox vez qm sabe, diz o personagem do Spader. o melhor sexo q vc tera, ocorre uma unica vez pq implica em morte. Genial.
Nao acho q tenha machismo pq o personagem do Spader eh o q ficarah vivo enquanto de sua esposa anseia a morte. Acho q independe de genero pq o persongem do Koteas morre (ou fica implicito q morreu). A busca pelo prazer extrema atraves da morte eh para ambos os generos sem discriminacao.
Tenebre
3.8 132 Assista Agoraa tal reviravolta eu ja esperava e nao sei pq. acho q houve 1 ou 2 pistas.
mas msm assim nao engoli. achei um baita deus ex machina.
mas eh um filme mto bom. nao ta entre os 3 melhores entretanto. pra mim os melhores sao opera, inferno e suspiria.
O Homem de Palha
4.0 482 Assista AgoraAchei midsommar quase que uma obra-prima. Mas depois de ver este aqui, nossa, como Midsommar empalideceu (sem rima com palha).
Ficou entre uma homenagem/pastiche e plagio/copia.
O longa fica a um triz de descambar pra galhofa mas maestralmente, nao cruz a linha.
Mas lendo os comentarios aqui do povo raivoso revanchista anti cristianismo, estao passando mto pano pro tal paganismo fingindo nao ver q erotizam as criancas no filme e q sacrificam pessoas. Amo este vale td moral eh relativo; rsrs.
Terror na Ópera
3.6 114 Assista Agoraeis a magnum opus do Argento. Superou Suspiria e Inferno. nao entendo como este longa eh visto como um trabalho menor.
A Mansão do Inferno
3.4 184 Assista Agoranarrativamente eh superior ao suspiria. o trabalho de camera e cores esta no mesmo nivel de genialidade.
peca por nao usar genero rock gotico q imortalizou suspiria como sendo o filme de horror com a melhor trilha da historia.
gosto mto de como a narrativa o enredo nao se preocupa em contar estoria alguma, e descarta seus personagens, q achamos serem protagonistas, nos causando surpresa.
na vdd o longa sequer possui um protagonista, visto q o Mark pouco aparece.
Invasão Zumbi 2: Península
2.4 390 Assista Agorafraquissimo. ele tentou replicar o msm esqueleto dramatico: sacrificio familia e cenas de acao desenrolando ao redor de meio de transporte. eh um mad max nada convincente todo CGIzado com rompantes de velozes e furiosos.
aquele deus ex machina da ONU no final foi de doer.
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista Agoraas criticas sociais sao tao romero anos 60. novelao. teria sido ousado se tivessem deixado so o vilao vivo no final.
o problema com o melodrama eh q os personagens sao unidimensionais, com excecao da senhora irma mais nova da outra idosa.
as musicas sempre ditando qdo o espectador deve chorar. mas as composicoes para as cenas de acao foram boas, uma homenagem aos jogos resident evil antigos.
A Garota Que Sabia Demais
3.8 36pareceu-me um hitchcock da era britanica ou talvez nos seus primeiros filmes falados (decada de 40)
Giallo - Reféns do Medo
2.4 86 Assista Agoraeste filme eh mais B q os filmes Giallo. A trilha musical eh pavorosa de ruim.
O filme nao eh razoavel, mas se tivesse terminado uma cena antes do final (qdo o Andrien Brody sai do hotel com os olhos marejados), teria sido ousado e subiria no meu conceito.
enfim, nao sei como q um diretor fez obras tao inventivas ja logo na primeira decada de profissao, me faz algo tao inssosso e incipiente aqui.
Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza
3.5 58tecnicamente eh um arroubo. fiquei fascinado. hipermediado, estilizado, feitichizado.
nessa quadrilogia dos bichos ele cria uns personagens secundarios excentricos q sao mto interessantes. Gostei mto do aspecto de murder mystery mas eu ja tinha matado a charada mto antes da metade; possivelmente devido ao 1o filme do passaro de plumagem de cristal; q eh mto similar neste ponto.
Os atores protagonistas sao bem fracos aqui, enquanto no Cristal, sao excelentes.
Enfim, eh uma aula de cinema criativo em quesitos tecnicos.
O Pássaro das Plumas de Cristal
3.8 102Tony Musante esta soberbo. O final eh uma clara influencia de psicose. Dizem q o filme em si bebe da fonte q se chama hitchcock, apesar de eu nao ter visto mto disso nao.
Acima das Nuvens
3.6 400nao consigo entender como mta gnt esta a dizer q kristen stewart rouba a cena e q consegue brilhar mais q binoche. Ela esta mto bem, porem Juliette esta perfeita, com uma gama de emocoes e nuances q Kristen ainda tem mto pela frente a trilhar
Elle
3.8 886o verhoven disse q jamais discutiu filosofica ou psicologicamente a personagem com a Huppert, ele apenas a deixou no controle total. O resultado eh uma atuacao extremamente enigmatica e convincente.
td os atores estao excelentes e os personagens sao tds interessantissimos ao ponto q vc quer ver mais de cada um deles, pois tds ali possuem algum segredo ou falha de carater a ser explorada mais a fundo.
Um filme q mostra as mulheres no controle; o poderio masculino ali esta esvaido e os homens so sobrevivem por causa de suas respectivas esposas - e patroas!
Inclusive o estuprador so faz o q faz pq a personagem PERMITE e CONTROLA!
Prelúdio Para Matar
4.0 255 Assista Agorabem q eu tinha ficaado com uma pulga atras da orelha em relacao a esse boneco de ventriloco do filme. o boneco do jogos mortais foi influenciado pelo argento.
trilha sonoro bem blaxploitation, achei experimental.
infelizmente a obra nao chega aos pes de suspiria
The Chasing World
3.4 82nao sei se intencional, mas claramente influenciado por Existenz e Demonlover; ambos versam sobre multiversos e o q eh realidade, o q eh virtualidade; sexo e a relacao da sociedade para com o msm.
Um Método Perigoso
3.5 1,1Kkeira knightley pessima nas cenas de crise mental. o olhar dela sempre incondizente com as caras e bocas, sem verdade, como q se ela estivesse ali tentando encenar e nao viver.
Espionagem na Rede
3.2 21 Assista Agoramelhor q Existenz do Cronenberg.
Na vdd eh um filho adultero de Existenz com Videodrome.
nao sei se consideraria um filme extremo (new extremity) por faltar uma explicitez maior no sexo e carecer de uma violencia mais visceral.
Por falar em cronenberg, recentemente vi cosmopolis e o white house (esse eh do noah baumbach) e no site da criterion tem uma entrevista de 2023 em q o assayas diz q estava fascinado pelos livros do Delillo (autor dos 2 filmes q supracitei) e queria algo no mesmo terreno.
O Congresso Futurista
3.9 295 Assista Agoratenho resistencia subconsciente, e quica inconsciente, para com animacoes; logo, o filme estava mto interessante em conceituacao e execucao ate a chegada da segunda metade com a animacao.
Minha curta capacidade de foco nao conseguiu mto imergir ali.
Holy Motors
3.9 652filme gemeo (twin film) do Cosmopolis. Ambos sobre pessoas em stretch limosines; ambos sobre morte; ambos sobre a liquidez da vida. Ambos lancados no msm ano. Ambos ocupando as 2 primeiras posicoes da cahrieus du cinema.
eu confesso q o ritmo do ultimo ato, qdo a Kylie minogue entra em cena, prejudicou um pouco o resultado final.
Crimes do Futuro
2.5 30 Assista Agorative uma dificuldade tremenda em terminar. tudo bem q ando dormindo mal, mas...
uma premisa excelente e umas pepitas enterradas aki e ali, porem mto modorrento.
Mapas para as Estrelas
3.3 478 Assista AgoraProvavelmente o 3o melhor filme do cromengebr, atras apenas de crimes 2022 e cosmopolis.
O filme sonficoi devendo meia estrela pq se vale de mto esteriotipo generico barato das celebridades sendo futeis, vis e dissimuladas; inclusive a Moore comprou essa parte e tem uma atuacao irregular, as primeira cena de sua personagem beira a caricatura de esquetes de humor.
Os Filhos do Medo
3.7 152achei bem com desprezo as mulheres. dps de ler q o diretor escreveu o flme como uma forma de estravazar o processo de divorcio real ao qual passou e na luta pela guarda da filha, tenho certeza de q ele intencionalmente fez este filme machista.
mas gostei. o melhor eh o ultimo ato de fato.
Mistérios e Paixões
3.8 312nao gostei tanto e tive uma impressao de ser anti homosexuais; o autor eh divisivo na comunidade e visto como mais perigoso do q aliado.
assim como crash, nao gostei mto deste filme. Extremamente hermetico, requere um conhecimento profundo acerda do trabalho do autor; e o texto fico um pouco desinteressante, o contrario de Cosmopolis.
Fiquei mais intrigado com a historia de vida do autor do livro, q era um ricaco q nao trabalhava e msm assim viveu vida de vicio em alucinogenos; casou-se, msm sendo homossexual (ou bi) e a esposa de 28 anos estava infelicissima, viciada tb;
ele matou a esposa e deu a desculpa de q estavam brincando de roleta russa a moda antiga, mas mudou a versao por 2 x para pegar pena pequena. Acabou fugindo do Mexico, onde o crime ocorreu.
Ele virou escritor dps disso (apesar de q o primeiro livro ja estava sendo escrito antes de ele ter matado a mullher). Se fosse hj em dia, ele teria sido cancelado e jamais conseguiria publicar seu 1o livro, mto menos outros tantos q vieram dps.
Enfim, tenho certo receio do tipo de gnt q a sociedade, e elite intelectual e artistica, alcava aos postos de deuses panteonicos; o homem era rico, nao precisava trabalha pq ganhava mesada de uns 20k por mes dos pais, msm assim se viciou em drogas e ainda matou a esposa; resultado: virou autor e um dos maiores nomes da literatura americana.
O crime compensa...se vc for de familia abastad.
Crash: Estranhos Prazeres
3.6 328 Assista Agoraeu acho q eh uma especie de videodrome menos sci-fi e mais pe no chao. na vdd bastante realista. o final eh um dos melhores q ja vi. mas achei o filme um tanto moroso
Crash: Estranhos Prazeres
3.6 328 Assista Agoradificil avaliar, mas o final, atrelado ao conceito projeto proferido pelo personagem do Koteas, eh um dos melhores q ja vi:
ela esta triste pq era para ela ter morrido, pois assim ambos experimentariam o sexo, a liberacao de energia sexual, mais intensa e impossivel q existe. Da prox vez qm sabe, diz o personagem do Spader. o melhor sexo q vc tera, ocorre uma unica vez pq implica em morte. Genial.
Nao acho q tenha machismo pq o personagem do Spader eh o q ficarah vivo enquanto de sua esposa anseia a morte. Acho q independe de genero pq o persongem do Koteas morre (ou fica implicito q morreu). A busca pelo prazer extrema atraves da morte eh para ambos os generos sem discriminacao.