romero meio q reinventando a roda novamente. agora no seculo xxi, com os monstros do tipo zumbi sendo os mais populares em filmes; george eleva a um nivel artistico apurado e filosofico sobre como sao as relacoes intra e interpessoais no mundo onde tds possuem uma camera no bolso e querem viralizar.
eh a obra menos comercial e mais "arthouse" da hexalogia living dead.
gostei mas nao mto; ele planta mtas pistas pra nao resolve-las (tecnicas de roteiro chamadas pant and payoff ou foreshadow). mta gnt no letterboxd e aki comparando com Funny Games, Parasita e Dente Canino/the Killing of a sacred deer.
kkk. The Shout correu para q tds estes pudessem andar.
O Estranho Poder de Matar 1978 eh quase uma obra-prima e Borgman pode se chamar de continuacao indireta;
Nao eh um dos melgores do sion sono nao. Ali ele tem ym olha estigmatizadoe para com americanos de minorias raciais e sociais.
Mts situacoes sao cliches, o q deiza o filme um tiquinho enfadonho em momentos.
A reviravolta foi mais q previsivel. Mas wh um bom filme sim. O estilo eh interessante, tem q de videoclipe cinema verite.
Quase chorei nas cenas iniciais qdo ele eh roubado e acorracado pelos moradores de um bairro pobre; lembrou -me mto minjas humilhacoes de qdo cheguei aki a cracolandia slid row de los angeles.
Mas sinto q o sion sono nao eh bom em estorias masculinas, ele nao consegue desemvolver mto os persongens de maneira tao desnudada e carnal como ele conseguenem filmes em q as personagens principais sao femininas.
Ainda assim, as atuacoes do trio de amigos ej soberba; e algumas tomadas panoramicas de nyc com eles a beira do rio hudson eh uma pintura de beleza.
O filme mais acessivel do lanthimos dos de a favorita.
Tanto q aki ele sai do seu estilo registrado e vai pra um ecercicio de genero, suspense psicologico, e manda mto bem.
Suas iddiossincrasias estao presentes ainda assim: o minimalismo na exposicao e explicacao; normalmente com dialogos entregues sem mta emocao; sexualidade nao conformista etc.
A trilha musical eh otima mas sempre tenjo problemas qdo usam musica escalafobetica pra ditar o terror e tensao; apesar de q aki o uso da camera e a iluminacao com pontos e comodos completamente escuros ao redor fazem com q sintamo nos apreensivos.
Nao gostei da nicole, parece q ela ta feliz com td o q ta acontecendo com sua familia.
O final eh a prova cabal de q este longa eh bem mais palatavel e convencional q seus anteriores; eu esperava q a ibra iria acabar na hora do tiro e sem mostrar qm ele acertou; pois finais abertos interpretativos em relacao a alguma decisao eh uma marca do yorgos.
eu tentei, viu. Desliguei o cerebro...mas nem assim. Acho q se o filme fosse doc, os produtores nao correriam risco pq nem cerebro eles tem, entao os zumbis nao iriam correr atras deles...
os adolescentes sao power rangers, eh!?!
lutam, usam armas, falsificam crachas de alta seguranca, invadem sistemas de T.I. de tb alta seguranca...
Nao da pra chamar de trash pq o filme custou ate caro, 6 milhoes, e obras trash sao auto-conscientes de q sao. Esse aki eh so sem inspiracao e de baixissimo esforco msm. faz o 2o filme parecer obra-prima sagrada.
Roteiro nao so obvio e ruim, mas q exige mto da suspensao de descrenca ate de uma crianca de 4 anos.
Alguns ex: so tem um vigia de cameras e ele eh preguicoso; so tem um recepcionista de noite e zero segurancas; o tio la do protagonista sai revelando as coisas pros adolescentes.
Diferentemente de Dente Canino, este filme aki nao tem uma narrativa simples e direta, mas se vale e simulacros de pessoas e nos confunde se td na vdd nao passa de uma Matrix/Existenz/Demonlover em q simulamos tudo.
Por isso o diretor falhou, por nao dar explicacoes; tudo ficou um exercicio frio obvio e previsivel de personagens emulando personagens em q ja sabiamos o q ocorreria ao final.
Na verdade antes de o filme nos entregar q eles se fingiam de entes mortos, eu ja tinha sacado; de tao previsivel e similar ao do sion sono.
Se pelo menos nos recompensasse com um final emocional, explosivo, catartico...mas nem isso.
Nao eh ruim, mas nao eh nem perto do q mtos chamam de genial.
Ta mais para um Noriko's Dinner Table versao queima de estoque do 1,99. Sion Sono fez 6 anos antes um filme todinho assim porem mto mais profundo psicologica e socialmente.
Tb da pra chamar Alpes de filme gemeo do Holy Motors, q lancou no ano e tem tematica similar (e inclusive holy motors eh filme gemeo do fenomenal Cosmopolis).
do yorgos eu ja estava intrigado faz tempo mas eu nao tinha visto nada. Ai eu vi a favorita no aero theater em hollywood e recebi 10 dolares pra isso; sessao teste 6 meses antes da estreia. Achei soberbo.
ontem vi pobres criaturas. Achei mto bom.
Ento resolvi ver este material de roteiro original proprio dele. Eu gostei mas nao tanto qto queria.
Mto tautologico, repetindo exaustivamente as alegorias e metaforas. Ate o final abrupto. A vdd eh q eu achei um longa mto simples com cenas aleatorias redundantes.
Tentei encontrar algo mto mais profundo, pensei q talvez o filme fosse hermetico e eu sou mto insensivel e asno para entender.
Mas acontece q eu catei analises, revisoes criticas e tb nao vi nenhuma abordagem iluminada q trouxesse algum prisma profundo psico-socio-governamental numa camada mais escondida.
Tds as analises criticas q vi so falam dos paralelos e alegorias obvios q ate um espectador mediano notou.
O filme passou ate rapido, pq as excentricidades me prenderam a atencao e eu estava a esperar algum climax doentio e brutal.
Enfim, acho q teria sido melhor se fosse absurdista por meio do surrealismo - q normalmente eh beneficiado por aleatoriedade e permite uma trama menos substancial - em vez de ser apenas absurdismo, pq a narrativa ficou um sem uma liga forte.
olhe, lembrei aki agora, tb me incomodou mto q esse diretor, como mtos, adora pegar atores com deficiencia fisica ou q fogem bastante de padroes de beleza para atuar em papeis estigmatizantes, reforcando esteriotipos e marginalizacoes.
mas confesso q qdo ele descambou pra critica ao capitalismo, me deu agonia; to cansado de celebridade multimilionaria falando das aguras e mazelas q os ricos provocam, menos eles, pq eles sao alecrins dourados;
e ainda mais q os personagens no filme sao tds abastados. A jovem branca rica descobrindo a prostituicao...pensei q ela seria uma white savior da prostituta preta. Mas dps o roteiro se corrija e mostra q na vdd, a visao ali eh de misantropia, como o personagem preto no navio ja vinha ressaltando.
Nao eh um filme capitalista e mto menos socialista - perceba q os marujos proletariados roubam o dinheiro q a Bella diz pra eles darem para os famintos.
No final os ricos mocinhos continuam ricos e isolados em seus castelos enqto os pobre continuam na msm.
E nao achei machismo na questao de Bella abandonar a prostituicao pra voltar a vida de recata esposa; pq no final esta em aberto se ela esta se relacionando com a prostitua preta ou com o ramy yousseff, ou com ambos.
senti-me super especial; assisti de casa pelo Disney Debut hoje. O debut eh VIP exclusivissimo para acionista, parceiro e convidados especiais por convite apenas. Eh similar ao Disney FYC (For Your Consideration).
Eu amo surrealismo e narrativa amalucadas e inventivas; mas no inicio eu nao tava gostando de Pobres Criatura; tava tudo mto exagerado, barroco e kitsch (diferentemente de camp, kitsch eh qdo eh tosco sem estar consciente disto).
a narrativa estav mto apressada, nao dava tempo de assimilar nada e parecia pretensao do Yorgos requerendo do espectador multiplas revisoes da obra - acho o cumulo do umbiguismo um diretor fazer um filme com a pretensao de q iremos assistir mais de uma vez.
Mas la pra qdo finalmente fica em cores e ela sai com o Mark Ruffalo, a trama e edicao ficam mais lentinhos e gostosinhos; Ruffalo rouba absolutamente td e quaisquer cena em q aparece. Christopher abbott como o esposo general esta soberbo em sua performance carregada de emocao contia e discreta.
Emma Stone a principio nao esta bem; mas conforme o longa avanca e ela amadurece neste coming-of-age feminista pervertido, ela fica mais confortavel no personagem;
acho q na vdd isso tem a ver com o fato de ela comecar como q um bebe e criancinha, e ja atinge a puberdade e adultice qdo com o Mark Ruffalo, fica mais adequada.
A direcao de arte em tocante ao cgi ficou mto videogame, mto steampunk de jogos, apesar de belissima, ja batida;
porem o desenho de producao e decoracao de interiores tangivel e fisico - ou seja, o nao cgi - esta de cair o queixo.
Vi mts dizerem q o longa eh anti-feminismo; concordo q ha alguma situacoes q realmente parecem "diretor hetero branco rico achando q entende da causa" - incluindo as cenas de sexo (male gazing);
porem eu achei uma obra sim anti-machismo em sua totalidade, apesar de desgostar do personagem de Ema Stone em diversos momentos, ela parecia mto dona de si, imparavel, destruidora de coracoes, algo bem cliche e esteriotipo infantil.
Por fim, na direcao em si, incomodou-me o uso frequente de lentes olho de peixe, pareceu q ele tava tentando forcar na gente entender o q aquele tipo de lente representa no filme, como q se fossemos burros em nao ter sacado ja no primeiro uso.
Gostei bem pq 10% do filme vc acha q nao vai acontecer nada no final das contas, mas os outros 90% vc sabe o q vai rolar mas nao sabe o q exatamente, nem como, nem qm serao os envolvidos diretos.
O problema esta justamente na trama e falta de carisma e desenvolvimento dos personagens.
Se tds aqueles amigos fossem interessantes e marcantes (talvez os atores tb tenham um pouco de culpa), as mortes deles teriam sido mais chocantes.
A falta de um desenvolvimento de personagens, sobretudo do protagonista, eh algo q me deixou nao saciado ao final;
acho q a obra foi uma bela oportunidade perdida pra fazer uma infusao de dialogos filosoficos profundos ou sobre lidar com traumas e perdas de entes queridos;
sei, la, se pelo menos tivesse feito algumas criticas socio-culturais-governamentais. Mas nao, foi um exercicio bem simplista. Mas nao nego, mantive-me entretido querendo saber o q iria acontecer.
Mas este "entretido" perdeu efeito poucos minutos apos a cena dos vinhos pois ali revela-se tudo - o q ja tava meio obvio - e nada mais adiciona a nao ser nos ultimos segundo da projecao.
nunca vou entender como q este filme nao eh considerado uma obra-prima. Pra mim o eh! ou quase...
Alan Bates esta soberbo, natural porem excentrico na medida certa; construiu um dos personagens viloes mais complexos q ja vi.
Ando vendo Bong Joon-ho e Audition do Takeshi Miike. Olha, eu gosto neles eh q eh td o q eu to tentando ser enquanto escrevo meu roteiro, tem q ter apelo comercial, entao a trama tem de ser instigante e bem costurada porem com idiossincrasias , mas sem exageros.
So q este filme aqui eh um banho de aula, mto superior ao Bong e ao Miike; eh tudo bem comercial, porem com sutilezas de direcao e atuacao q lhe causam incomodo e estranheza sem recair no barroco carnavelesco nem no surrealista; tudo o q eu preciso pro meu roteiro.
nao chega aos pes do sio sono, mas gosto q constroi o filme lentamente como um drama meio comico e ate meio familia, com rompantes de romance; e ai corta isso para um terror de tortura.
O problema eh q o filme fica esqueletico nesses 20 min finais de horror, nao tem quase nada mais a oferecer dali em diante e nao continua a desenvolver os personagens, mas apenas repisa o q ja nos havia sido aprensetado e encerra a pelicula.
Acabou sendo choque pelo choque (nao que eu nao goste, veja bem); e por essa falta de tato em mudar o genero do flme no final, eu acho q teria sido melhor q nem tivesse colocado nada de terror ali.
Nao consigo entender como figura entre os melhores filmes de terror de todos os tempos nas listas.
tive a impressao de ter visto uma obra prima mas nao tenho certeza. precisaria maturar tds as camadas menos acessiveis.
sinto q eh superior a psicose e a o bebe de rosemary.
mas desgostei da escalacao do protagonista. nao convenceu e quase descambou em caricatura. a mocinha tb nao ficou mto boa, mto teatral e a personagem eh chata, intrometida.
Tirando esses 2, tds as mulheres do filme sao otimas e fortes, os dialogos delas conotam e denotam q elas tem o poder. Podemos chamar de um filme feminitsa ao seus moldes.
curioso q o papel q revelou a Anya eh o de Thomasin em A bruxa. Ai aki nesse filme ela eh o espelho de Ellie q eh interpretada por uma atriz chamada Thomasin. kk
Eu tenho resistencia a musicais ou cenas de dancas em filmes, mas a principio eu fiquei fascinado com a espelhagem dos personagens e tentando descobrir como q ele fez aquilo, pq nao parecia ter usado truque de edicao nem CGI, mas sim algo feito in-camera e em tempo real.
Mas la pelos idos dos 40 ou 50 min, eu tava cansado ja; td comecou a se repetir ad nauseum; o interessante virtuosismo enfraqueceu;
nao tenho problema com estilo sobrepujando mensagem, pq Cinema eh antes de mais nada, visual;
porem ele ficou meio q indulgentemente masturbando o proprio ego, auto admirando seus feitos tecnicos; repetindo-os sempre q podia.
Chegou a ficar kitsch, naquela acepcao de ser trash sem ser intencional; a trama da faculdade foi praticamente abandonada e usada so como enchecao de tempo tentando fazer alguma amarra pseudo-intelectual para com a trama principal;
depois comecou a introduzir a homarada fantasma viloes. Achei um david lynch do $1,99; e ele reusa aquilo ali tb ad nauseum como q se tivesse sido o ultimo grito do cinema.
Se tivesse sido lancado 40 anos atras, teria revolucionado o subgenero giallo / murder mystery; mas em pleno 2021, foi so um repisar em assuntos e abordagens ja exauridas.
Nao acho o filme misoginista, mas encara o fato de q o ser humano em si eh podre, e nao tira a responsabilidade de ninguem.
Enfim, a atriz Thomasin eh excelente, espero q tenha um grande futuro.
agora completei a filmografia do Bong. E terminei com a estreia dele.
Excelente por sinal - orcamento alto para um filme coreano de 2000; se fingindo de indie.
Eu queria mto q o Bong voltasse a esse estilo mais lynchiniano, com Jazz e surrealismo.
Estou escrevendo um roteiro e tudo o q eu queria era ter este talento dele em fazer estorias com tramas interessantes e unicas e ainda assim se permitir peculiaridades comicas sem exageros, mantendo a coesao total.
a maior parte da comedia funciona e chega a ser negra e macabra. Inteligente inclusive. Achei q o monstro eh na vdd uma alegoria ao capitalismo e nao aos EUA.
A proposito, vi mto pouca satira anti-americanismo e nada disso q apregoam ai.
Nao achei tao bom qto Parasita, Memorias ou Mother.
Mas Eh um otimo filme e mais uma vez invejo o talento do bong em fazer filmes comerciais com toques de excentricidade q os fazem unicos; eu como roteirista sempre descambo para o idilico e exagero; ele consegue ficar pe no chao. Invejo.
inevitavel nao comparar com Mother; parece q ele tava ensaiando e se aperfeicoando para realizar o longa de 2009 q eh mto melhor.
Mas ai passa um pouquinho da metade, la pela 1h21m, com a brigalhada no restaurante, o filme muda de tom e fica angustiante ao escancarar a podridao societal e humana de maneira crua e sem comedia para aliviar.
Ali vemos q eh uma obra na vdd mto distinta de Mother e q uma nao eh um "plagio" nem zona de conforto do Bong, masq se complementam e adicionam na critica social e institucional q fazem.
tem o msm problema de a outra producao hollywoodiana do Bong, Expresso do amanha; q eh permitir q 1 ou 2 atores desempenhem caricaturas, baguncando a logica interna verossimil; e novamente um desses atores eh Tilda Swinton.
Bong eh conhecido por criticar tds as camadas sociais em suas criticas ao capitalismo, mas aqui ele retrata a garota e seu avo de maneira bem disneificada e sem falhas.
A forma como ele retrata a hipocrisia ou defeitos de carater dos membros da ALF eh bem infantil e teatral; nivel zorra total.
A resolucao do longa foi interessante e representa mto bem o q eh sao corporacoes, movidas a dinheiro, ponto.
Eu to escrevendo meu primeiro roteiro e to tentando fazer algo bem comercial em vez de mais "artistico", so q minha mente sempre quer descambar pro surreal e bem ludico;
este filme eh uma aula pra mim pois o diretor conseguiu contar uma estoria de murder mystery dramatica com dosagem realista de esquisitice e inventividade sem causar estranheza no espectador ou sem ultrapassar o limite em q seria acusado de virtuosista tecnico.
Gostei bastante e foi tao bem construido q eu nao esperava a reviravolta. Mas enfim, achei um Sio Sono mais palatavel e mais hollywood.
achei mto bom. as atuacoes sao quase todos otimas. Nao tem a originalidade do 1, mas eh mto eficiente e tem uma trama com leve tom de romance q da uma camada mais dramatica. Mto superior ao 2. gostei do personagem riverman, eh uma releitura do caronte o homem do barco q leva as almas dos vivos para o Hades na mitologia grega; e aki ele faz isso. E qdo ele acaba sendo morto e os vivos vao ao seu reino ( o do esgoto), so podem levar dali de voltar para "grecia" a morte.
Diário dos Mortos
2.8 250romero meio q reinventando a roda novamente. agora no seculo xxi, com os monstros do tipo zumbi sendo os mais populares em filmes; george eleva a um nivel artistico apurado e filosofico sobre como sao as relacoes intra e interpessoais no mundo onde tds possuem uma camera no bolso e querem viralizar.
eh a obra menos comercial e mais "arthouse" da hexalogia living dead.
Excelente.
Borgman
3.5 133gostei mas nao mto; ele planta mtas pistas pra nao resolve-las (tecnicas de roteiro chamadas pant and payoff ou foreshadow).
mta gnt no letterboxd e aki comparando com Funny Games, Parasita e Dente Canino/the Killing of a sacred deer.
kkk. The Shout correu para q tds estes pudessem andar.
O Estranho Poder de Matar 1978 eh quase uma obra-prima e Borgman pode se chamar de continuacao indireta;
P.S. tem um quezinho de Holy Motors tb.
Hazard
3.9 6 Assista AgoraNao eh um dos melgores do sion sono nao. Ali ele tem ym olha estigmatizadoe para com americanos de minorias raciais e sociais.
Mts situacoes sao cliches, o q deiza o filme um tiquinho enfadonho em momentos.
A reviravolta foi mais q previsivel.
Mas wh um bom filme sim. O estilo eh interessante, tem q de videoclipe cinema verite.
Quase chorei nas cenas iniciais qdo ele eh roubado e acorracado pelos moradores de um bairro pobre; lembrou -me mto minjas humilhacoes de qdo cheguei aki a cracolandia slid row de los angeles.
Mas sinto q o sion sono nao eh bom em estorias masculinas, ele nao consegue desemvolver mto os persongens de maneira tao desnudada e carnal como ele conseguenem filmes em q as personagens principais sao femininas.
Ainda assim, as atuacoes do trio de amigos ej soberba; e algumas tomadas panoramicas de nyc com eles a beira do rio hudson eh uma pintura de beleza.
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista AgoraO filme mais acessivel do lanthimos dos de a favorita.
Tanto q aki ele sai do seu estilo registrado e vai pra um ecercicio de genero, suspense psicologico, e manda mto bem.
Suas iddiossincrasias estao presentes ainda assim: o minimalismo na exposicao e explicacao; normalmente com dialogos entregues sem mta emocao; sexualidade nao conformista etc.
A trilha musical eh otima mas sempre tenjo problemas qdo usam musica escalafobetica pra ditar o terror e tensao; apesar de q aki o uso da camera e a iluminacao com pontos e comodos completamente escuros ao redor fazem com q sintamo nos apreensivos.
Nao gostei da nicole, parece q ela ta feliz com td o q ta acontecendo com sua familia.
O final eh a prova cabal de q este longa eh bem mais palatavel e convencional q seus anteriores; eu esperava q a ibra iria acabar na hora do tiro e sem mostrar qm ele acertou; pois finais abertos interpretativos em relacao a alguma decisao eh uma marca do yorgos.
O Lagosta
3.8 1,4K Assista Agoraprimeiro filme do yorgos q nao tem dancinha exotica. Tem dancinha, mas nao eh excentrica.
A Volta dos Mortos Vivos: Necropolis
1.9 66 Assista Agoraeu tentei, viu. Desliguei o cerebro...mas nem assim. Acho q se o filme fosse doc, os produtores nao correriam risco pq nem cerebro eles tem, entao os zumbis nao iriam correr atras deles...
os adolescentes sao power rangers, eh!?!
lutam, usam armas, falsificam crachas de alta seguranca, invadem sistemas de T.I. de tb alta seguranca...
Nao da pra chamar de trash pq o filme custou ate caro, 6 milhoes, e obras trash sao auto-conscientes de q sao. Esse aki eh so sem inspiracao e de baixissimo esforco msm. faz o 2o filme parecer obra-prima sagrada.
Roteiro nao so obvio e ruim, mas q exige mto da suspensao de descrenca ate de uma crianca de 4 anos.
Alguns ex: so tem um vigia de cameras e ele eh preguicoso; so tem um recepcionista de noite e zero segurancas; o tio la do protagonista sai revelando as coisas pros adolescentes.
Mas aplaudi algo inesperado:
eles foram corajosos e mataram o garoto crianca la irmao do protagonista. eu realmente nao esperava.
Alpes
3.5 89Diferentemente de Dente Canino, este filme aki nao tem uma narrativa simples e direta, mas se vale e simulacros de pessoas e nos confunde se td na vdd nao passa de uma Matrix/Existenz/Demonlover em q simulamos tudo.
Por isso o diretor falhou, por nao dar explicacoes; tudo ficou um exercicio frio obvio e previsivel de personagens emulando personagens em q ja sabiamos o q ocorreria ao final.
Na verdade antes de o filme nos entregar q eles se fingiam de entes mortos, eu ja tinha sacado; de tao previsivel e similar ao do sion sono.
Se pelo menos nos recompensasse com um final emocional, explosivo, catartico...mas nem isso.
Nao eh ruim, mas nao eh nem perto do q mtos chamam de genial.
Alpes
3.5 89Ta mais para um Noriko's Dinner Table versao queima de estoque do 1,99.
Sion Sono fez 6 anos antes um filme todinho assim porem mto mais profundo psicologica e socialmente.
Tb da pra chamar Alpes de filme gemeo do Holy Motors, q lancou no ano e tem tematica similar (e inclusive holy motors eh filme gemeo do fenomenal Cosmopolis).
Dente Canino
3.8 1,2K Assista Agorado yorgos eu ja estava intrigado faz tempo mas eu nao tinha visto nada. Ai eu vi a favorita no aero theater em hollywood e recebi 10 dolares pra isso; sessao teste 6 meses antes da estreia. Achei soberbo.
ontem vi pobres criaturas. Achei mto bom.
Ento resolvi ver este material de roteiro original proprio dele. Eu gostei mas nao tanto qto queria.
Mto tautologico, repetindo exaustivamente as alegorias e metaforas. Ate o final abrupto.
A vdd eh q eu achei um longa mto simples com cenas aleatorias redundantes.
Tentei encontrar algo mto mais profundo, pensei q talvez o filme fosse hermetico e eu sou mto insensivel e asno para entender.
Mas acontece q eu catei analises, revisoes criticas e tb nao vi nenhuma abordagem iluminada q trouxesse algum prisma profundo psico-socio-governamental numa camada mais escondida.
Tds as analises criticas q vi so falam dos paralelos e alegorias obvios q ate um espectador mediano notou.
O filme passou ate rapido, pq as excentricidades me prenderam a atencao e eu estava a esperar algum climax doentio e brutal.
Enfim, acho q teria sido melhor se fosse absurdista por meio do surrealismo - q normalmente eh beneficiado por aleatoriedade e permite uma trama menos substancial - em vez de ser apenas absurdismo, pq a narrativa ficou um sem uma liga forte.
Pobres Criaturas
4.1 1,1K Assista Agoraolhe, lembrei aki agora, tb me incomodou mto q esse diretor, como mtos, adora pegar atores com deficiencia fisica ou q fogem bastante de padroes de beleza para atuar em papeis estigmatizantes, reforcando esteriotipos e marginalizacoes.
Pobres Criaturas
4.1 1,1K Assista Agoramas confesso q qdo ele descambou pra critica ao capitalismo, me deu agonia; to cansado de celebridade multimilionaria falando das aguras e mazelas q os ricos provocam, menos eles, pq eles sao alecrins dourados;
e ainda mais q os personagens no filme sao tds abastados. A jovem branca rica descobrindo a prostituicao...pensei q ela seria uma white savior da prostituta preta. Mas dps o roteiro se corrija e mostra q na vdd, a visao ali eh de misantropia, como o personagem preto no navio ja vinha ressaltando.
Nao eh um filme capitalista e mto menos socialista - perceba q os marujos proletariados roubam o dinheiro q a Bella diz pra eles darem para os famintos.
No final os ricos mocinhos continuam ricos e isolados em seus castelos enqto os pobre continuam na msm.
E nao achei machismo na questao de Bella abandonar a prostituicao pra voltar a vida de recata esposa; pq no final esta em aberto se ela esta se relacionando com a prostitua preta ou com o ramy yousseff, ou com ambos.
Pobres Criaturas
4.1 1,1K Assista Agorasenti-me super especial; assisti de casa pelo Disney Debut hoje. O debut eh VIP exclusivissimo para acionista, parceiro e convidados especiais por convite apenas. Eh similar ao Disney FYC (For Your Consideration).
Eu amo surrealismo e narrativa amalucadas e inventivas; mas no inicio eu nao tava gostando de Pobres Criatura; tava tudo mto exagerado, barroco e kitsch (diferentemente de camp, kitsch eh qdo eh tosco sem estar consciente disto).
a narrativa estav mto apressada, nao dava tempo de assimilar nada e parecia pretensao do Yorgos requerendo do espectador multiplas revisoes da obra - acho o cumulo do umbiguismo um diretor fazer um filme com a pretensao de q iremos assistir mais de uma vez.
Mas la pra qdo finalmente fica em cores e ela sai com o Mark Ruffalo, a trama e edicao ficam mais lentinhos e gostosinhos; Ruffalo rouba absolutamente td e quaisquer cena em q aparece. Christopher abbott como o esposo general esta soberbo em sua performance carregada de emocao contia e discreta.
Emma Stone a principio nao esta bem; mas conforme o longa avanca e ela amadurece neste coming-of-age feminista pervertido, ela fica mais confortavel no personagem;
acho q na vdd isso tem a ver com o fato de ela comecar como q um bebe e criancinha, e ja atinge a puberdade e adultice qdo com o Mark Ruffalo, fica mais adequada.
A direcao de arte em tocante ao cgi ficou mto videogame, mto steampunk de jogos, apesar de belissima, ja batida;
porem o desenho de producao e decoracao de interiores tangivel e fisico - ou seja, o nao cgi - esta de cair o queixo.
Vi mts dizerem q o longa eh anti-feminismo; concordo q ha alguma situacoes q realmente parecem "diretor hetero branco rico achando q entende da causa" - incluindo as cenas de sexo (male gazing);
porem eu achei uma obra sim anti-machismo em sua totalidade, apesar de desgostar do personagem de Ema Stone em diversos momentos, ela parecia mto dona de si, imparavel, destruidora de coracoes, algo bem cliche e esteriotipo infantil.
Por fim, na direcao em si, incomodou-me o uso frequente de lentes olho de peixe, pareceu q ele tava tentando forcar na gente entender o q aquele tipo de lente representa no filme, como q se fossemos burros em nao ter sacado ja no primeiro uso.
O Convite
3.3 1,1KGostei bem pq 10% do filme vc acha q nao vai acontecer nada no final das contas, mas os outros 90% vc sabe o q vai rolar mas nao sabe o q exatamente, nem como, nem qm serao os envolvidos diretos.
O problema esta justamente na trama e falta de carisma e desenvolvimento dos personagens.
Se tds aqueles amigos fossem interessantes e marcantes (talvez os atores tb tenham um pouco de culpa), as mortes deles teriam sido mais chocantes.
A falta de um desenvolvimento de personagens, sobretudo do protagonista, eh algo q me deixou nao saciado ao final;
acho q a obra foi uma bela oportunidade perdida pra fazer uma infusao de dialogos filosoficos profundos ou sobre lidar com traumas e perdas de entes queridos;
sei, la, se pelo menos tivesse feito algumas criticas socio-culturais-governamentais. Mas nao, foi um exercicio bem simplista. Mas nao nego, mantive-me entretido querendo saber o q iria acontecer.
Mas este "entretido" perdeu efeito poucos minutos apos a cena dos vinhos pois ali revela-se tudo - o q ja tava meio obvio - e nada mais adiciona a nao ser nos ultimos segundo da projecao.
O Estranho Poder de Matar
3.2 24nunca vou entender como q este filme nao eh considerado uma obra-prima.
Pra mim o eh! ou quase...
Alan Bates esta soberbo, natural porem excentrico na medida certa; construiu um dos personagens viloes mais complexos q ja vi.
Ando vendo Bong Joon-ho e Audition do Takeshi Miike. Olha, eu gosto neles eh q eh td o q eu to tentando ser enquanto escrevo meu roteiro, tem q ter apelo comercial, entao a trama tem de ser instigante e bem costurada porem com idiossincrasias , mas sem exageros.
So q este filme aqui eh um banho de aula, mto superior ao Bong e ao Miike; eh tudo bem comercial, porem com sutilezas de direcao e atuacao q lhe causam incomodo e estranheza sem recair no barroco carnavelesco nem no surrealista; tudo o q eu preciso pro meu roteiro.
O Teste Decisivo
3.6 381nao chega aos pes do sio sono, mas gosto q constroi o filme lentamente como um drama meio comico e ate meio familia, com rompantes de romance; e ai corta isso para um terror de tortura.
O problema eh q o filme fica esqueletico nesses 20 min finais de horror, nao tem quase nada mais a oferecer dali em diante e nao continua a desenvolver os personagens, mas apenas repisa o q ja nos havia sido aprensetado e encerra a pelicula.
Acabou sendo choque pelo choque (nao que eu nao goste, veja bem); e por essa falta de tato em mudar o genero do flme no final, eu acho q teria sido melhor q nem tivesse colocado nada de terror ali.
Nao consigo entender como figura entre os melhores filmes de terror de todos os tempos nas listas.
A Tortura do Medo
3.9 149tive a impressao de ter visto uma obra prima mas nao tenho certeza. precisaria maturar tds as camadas menos acessiveis.
sinto q eh superior a psicose e a o bebe de rosemary.
mas desgostei da escalacao do protagonista. nao convenceu e quase descambou em caricatura. a mocinha tb nao ficou mto boa, mto teatral e a personagem eh chata, intrometida.
Tirando esses 2, tds as mulheres do filme sao otimas e fortes, os dialogos delas conotam e denotam q elas tem o poder. Podemos chamar de um filme feminitsa ao seus moldes.
Palm Springs
3.7 468 Assista Agoraa cena da protagonista jogando as latas de cerveja na piscina e mergulhando foi genial.
Noite Passada em Soho
3.5 737 Assista Agoracurioso q o papel q revelou a Anya eh o de Thomasin em A bruxa.
Ai aki nesse filme ela eh o espelho de Ellie q eh interpretada por uma atriz chamada Thomasin. kk
Eu tenho resistencia a musicais ou cenas de dancas em filmes, mas a principio eu fiquei fascinado com a espelhagem dos personagens e tentando descobrir como q ele fez aquilo, pq nao parecia ter usado truque de edicao nem CGI, mas sim algo feito in-camera e em tempo real.
Mas la pelos idos dos 40 ou 50 min, eu tava cansado ja; td comecou a se repetir ad nauseum; o interessante virtuosismo enfraqueceu;
nao tenho problema com estilo sobrepujando mensagem, pq Cinema eh antes de mais nada, visual;
porem ele ficou meio q indulgentemente masturbando o proprio ego, auto admirando seus feitos tecnicos; repetindo-os sempre q podia.
Chegou a ficar kitsch, naquela acepcao de ser trash sem ser intencional;
a trama da faculdade foi praticamente abandonada e usada so como enchecao de tempo tentando fazer alguma amarra pseudo-intelectual para com a trama principal;
depois comecou a introduzir a homarada fantasma viloes. Achei um david lynch do $1,99; e ele reusa aquilo ali tb ad nauseum como q se tivesse sido o ultimo grito do cinema.
Se tivesse sido lancado 40 anos atras, teria revolucionado o subgenero giallo / murder mystery; mas em pleno 2021, foi so um repisar em assuntos e abordagens ja exauridas.
Nao acho o filme misoginista, mas encara o fato de q o ser humano em si eh podre, e nao tira a responsabilidade de ninguem.
Enfim, a atriz Thomasin eh excelente, espero q tenha um grande futuro.
Cão que Ladra não Morde
3.6 31agora completei a filmografia do Bong. E terminei com a estreia dele.
Excelente por sinal - orcamento alto para um filme coreano de 2000; se fingindo de indie.
Eu queria mto q o Bong voltasse a esse estilo mais lynchiniano, com Jazz e surrealismo.
Estou escrevendo um roteiro e tudo o q eu queria era ter este talento dele em fazer estorias com tramas interessantes e unicas e ainda assim se permitir peculiaridades comicas sem exageros, mantendo a coesao total.
O Hospedeiro
3.6 549 Assista Agoraa maior parte da comedia funciona e chega a ser negra e macabra. Inteligente inclusive.
Achei q o monstro eh na vdd uma alegoria ao capitalismo e nao aos EUA.
A proposito, vi mto pouca satira anti-americanismo e nada disso q apregoam ai.
Nao achei tao bom qto Parasita, Memorias ou Mother.
Mas Eh um otimo filme e mais uma vez invejo o talento do bong em fazer filmes comerciais com toques de excentricidade q os fazem unicos; eu como roteirista sempre descambo para o idilico e exagero; ele consegue ficar pe no chao. Invejo.
Memórias de um Assassino
4.2 366 Assista Agorainevitavel nao comparar com Mother; parece q ele tava ensaiando e se aperfeicoando para realizar o longa de 2009 q eh mto melhor.
Mas ai passa um pouquinho da metade, la pela 1h21m, com a brigalhada no restaurante, o filme muda de tom e fica angustiante ao escancarar a podridao societal e humana de maneira crua e sem comedia para aliviar.
Ali vemos q eh uma obra na vdd mto distinta de Mother e q uma nao eh um "plagio" nem zona de conforto do Bong, masq se complementam e adicionam na critica social e institucional q fazem.
Okja
4.0 1,3K Assista Agoratem o msm problema de a outra producao hollywoodiana do Bong, Expresso do amanha; q eh permitir q 1 ou 2 atores desempenhem caricaturas, baguncando a logica interna verossimil; e novamente um desses atores eh Tilda Swinton.
Bong eh conhecido por criticar tds as camadas sociais em suas criticas ao capitalismo, mas aqui ele retrata a garota e seu avo de maneira bem disneificada e sem falhas.
A forma como ele retrata a hipocrisia ou defeitos de carater dos membros da ALF eh bem infantil e teatral; nivel zorra total.
A resolucao do longa foi interessante e representa mto bem o q eh sao corporacoes, movidas a dinheiro, ponto.
Mother - A Busca Pela Verdade
4.1 279Eu to escrevendo meu primeiro roteiro e to tentando fazer algo bem comercial em vez de mais "artistico", so q minha mente sempre quer descambar pro surreal e bem ludico;
este filme eh uma aula pra mim pois o diretor conseguiu contar uma estoria de murder mystery dramatica com dosagem realista de esquisitice e inventividade sem causar estranheza no espectador ou sem ultrapassar o limite em q seria acusado de virtuosista tecnico.
Gostei bastante e foi tao bem construido q eu nao esperava a reviravolta. Mas enfim, achei um Sio Sono mais palatavel e mais hollywood.
A Volta dos Mortos Vivos 3
3.1 163achei mto bom. as atuacoes sao quase todos otimas.
Nao tem a originalidade do 1, mas eh mto eficiente e tem uma trama com leve tom de romance q da uma camada mais dramatica. Mto superior ao 2.
gostei do personagem riverman, eh uma releitura do caronte o homem do barco q leva as almas dos vivos para o Hades na mitologia grega; e aki ele faz isso. E qdo ele acaba sendo morto e os vivos vao ao seu reino ( o do esgoto), so podem levar dali de voltar para "grecia" a morte.