Sobre os contos, o que achei mais sincero foi o de Mario Monicelli. Mostra a vida cotidiana de uma casal, de forma natural e pode-se considerar ainda moderna, mesmo que na década de 60. O de Luchino Visconti foi o mais sério, tratando da questão da comunicabilidade, e possui um desfecho um tanto impactante. O de Federico Fellini foi o único que não me agradou. Achei o conto bastante monótono, e o menos realista dos quatro. E o de Vittorio De Sica certamente foi o mais divertido. O único que me fez dar boas risadas. E neste, contém a maravilhosa atriz Sophia Loren.
Of Mice and Men é um bom filme de drama, sobre a história de um homem com força imensa mas capacidade cerebral limitada, somando a falta de cuidados que havia com esse tipo de pessoas na época, e analisando seu espaço também limitado dentro de uma sociedade, aonde não era viável uma vida normal.
The Story of Temple Drake mostra a vida de promiscuidade da protagonista, e que andar com qualquer um pode leva-la a caminhos inesperados. Porém, é um filme mediano e raso, que não se aprofunda muito na trama.
Sobre a operação Market Garden, um dos pontos fracos da operação e tampouco conhecidos dos aliados eram as movimentações de tropas alemãs que estavam em deslocamento de algumas frentes, em direção aos Países Baixos. O serviço secreto britânico não foi capaz de identificar estas movimentações.
Sobre o filme, A Bridge Too Far é um bom filme de guerra, onde os grandes atores seguram muito bem as cenas. A produção já sabia que precisaria de grandes nomes com tantas subtramas ocorrendo. Mas, infelizmente o filme acaba não se tornando um épico devido sua equipe de desenvolvimento não ser das melhores. A fotografia poderia ter sido bem melhor, a edição do filme poderia se preocupar em deixar o filme mais conciso e com menor duração. E a trilha sonora, que é a pior parte. Não tem absolutamente nada a ver com o enredo, tirando o peso de algumas cenas.
O enredo desse filme tem muito potencial.... para um filme lançado no inicio dos anos 2000. Melhor Neill Blomkamp focar logo em desenvolver District 10. Só enrolação e foco em outros trabalhos menores não vai agregar em nada na sua carreira.
Aventura, suspense, drama, romance, psicodelia, ficção cientifica, de fato, Metrópolis tem de tudo. Além é claro, de ser visualmente impressionante para a época lançada. Com certeza deve ter influenciado muitos cineastas com suas técnicas avançadas de projeção dos elementos em tela. Fritz Lang aborda em sua obra em futuro distópico as desigualdades sociais, a dependência do ser humano do maquinário que estava surgindo, e a burrice do coletivo (tópico este já abordado em outras de suas obras dos anos 30).
O filme fala sobre a empatia ao ver o outro lado. Principalmente por parte do empregador. Em uma época onde o desemprego era altíssimo na Alemanha, ao perceber as precárias condições de seus trabalhadores, os empregadores obrigatoriamente deveriam se solidarizar e proporcionar um pouco mais de humanidade em seu serviço. Afinal, o ser humano necessita das maquinas, porém não é uma. Excelente!
A maior reflexão que posso tirar desse filme é que mesmo com diversas dificuldades, mesmo com reclamações ou parecendo sem significado, ou até mesmo enfermo, ninguém quer abrir mão da vida.
Um bom filme, porém esperava algo mais focado no mistério, e me deparei com drama.
La Ciociara mostra os horrores da guerra ocorridos na Itália, que eram oriundos de ambos os lados. Inclusive árabes, provavelmente recrutados pelo regime russo. Também mostra o desconhecimento de certa parte da população sobre significado politico do regime fascista, e a incapacidade de uma mãe de proteger os filhos em um momento de guerra e de violência sem controle.
Um filme muito sensível de Vittorio De Sica. Impossível não sentir empatia com a trama dos personagens.
A maior conclusão que posso retirar de Vredens Dag é como a questão da fé se adapta dependendo da situação. Devido Anne ser considerada filha de uma bruxa, o pastor opta por não denunciar sua mãe, devido a interesses pessoais que acaba colocando acima de sua fé. O filme realmente possui drama romance, mas bem sombrio e diferente de coisas convencionais, e Carl Theodor Dreyer se mantém um diretor vanguardista, onde a obra parece ter sido filmada nos anos 30 com uma bela fotografia.
Se pegarmos pelo contexto histórico de quando o filme foi lançado, e a fuga da Alemanha nazista de Carl Theodor Dreyer, esse filme faz uma clara alusão da caça as bruxas com as torturas proporcionadas por aquele governo autoritário aos judeus.
Uma historia de romance muito improvável, mas um filme encantador.
Come Live With Me é um daqueles raros filmes que vai ficando cada vez melhor a medida que enredo avança. Não é o tipo de filme que vai tirar risadas o tempo todo, mas é altamente interessante. Senti como se estivesse lendo um livro.
O roteiro do filme tem bastante da biografia de Hedy Lamarr nele, que realmente era uma imigrante de família judia. E o titulo original do filme faz referencia ao poema citado por James ao longo do filme: Come live with me, and be my love..."
Gostei do estilo desse Noir, porém é um filme que poderia ter sido mais curto. Acho que Ride the Pink Horse se perde bastante em situações com os coadjuvantes, que acabam não agregando em nada na trama central, e o transforma em um filme mediano.
Senti muita falta da Ginger Rogers em Broadway Melody of 1940, que considero uma atriz superior a que foi escalada. O roteiro é exatamente igual a toda filmografia do Fred dos anos 30, portanto nenhuma novidade. E para encerrar, nenhum espetáculo de dança marcante.
As cenas de suspense/horror em Peeping Tom envelheceram mal.
Porém, o filme ainda se mantém interessante ao analisar o lado psicológico do serial killer Mark. Basicamente, as inúmeras experiências feitas com ele e influencia de seu pai, o tornaram como ele é: obcecado por observar o pior medo das pessoas.
Um clássico de guerra, bastante fiel aos fatos, com tantos astros que chega a brilhar os olhos! Destaque maior para John Wayne que desempenha um ótimo trabalho.
Joseph Losey nós entrega o assassino na primeira cena, para que não fiquemos tentando descobrir quem é o assassino, ou duvidar da integridade do acusado, sendo assim, temos mais foco para o que o roteiro se propõe: uma lição contra a pena de morte. Eu pessoalmente sou favorável a pena de morte para casos hediondos e que se pode comprovar realmente que aquela pessoa foi a culpada. Mas, achei um bom filme, na medida do possível, com alguns estereótipos que nos entregam facilmente a história.
The Bad Sleep Well demora a se desenrolar. É somente após passada sua meia hora inicial, que você começa a compreender cada peça na história. O roteiro se mostra bastante atual, e é impossível não comparar com a situação aqui neste país decadente.
Mifune está em atuação impecável, como de costume, e Takashi Shimura estranhamente como um vilão, que também desempenha um ótimo papel.
Vindo da mente de Preston Sturges, é de se esperar o roteiro mais bobo possível.
Felizmente o roteiro de Remember the Night não é de todo mau, e o maravilhoso casal protagonizado por Barbara Stanwyck e Fred MacMurray tornam do filme uma experiência agradabilíssima.
Jovens que vivem por trabalhar no setor industrial, onde não há oportunidades de emprego fora disso, aceitando uma vida mediocre, pois precisam de dinheiro. A sociedade gira em torno do dinheiro, em meio ao sistema capitalista. Arthur pensa que pode ser culpa do sistema politico vigente, se manifestando contra ele. O filme também aborda como a liberação sexual vinha quebrando o modelo tradicional aos poucos.
Saturday Night and Sunday Morning é um bom filme, com uma história simples, mas que acaba mostrando bastante da sociedade inglesa dos anos 60. O personagem central é uma pessoa inconformada com o modelo social da época, querendo aproveitar as boas coisas da vida, sem ser escravizado pelo péssimo sistema trabalhista, mesmo sabendo qual seria o seu fim. E se pararmos para pensar, as coisas não mudaram muito de lá para cá.
Esteticamente impecável, com uma ótima direção e fotografia.
Um horror movie bastante sutil, com um ritmo totalmente contemplativo. Os dois primeiros contos, considero os mais fracos. Com um roteiro já um pouco datado para os moldes de hoje em dia. O terceiro conto foi o que me surpreendeu positivamente. Uma história bastante assustadora de fantasmas, onde temos um protagonista cego, totalmente refém deste tipo de perigo. É o mais bem elaborado em questão de roteiro dos quatro.
Inicialmente parece um filme chato sobre arquitetura. Mas não demora muito para você perceber que tudo é um pano de fundo para falar de politica, e isso não poderia ser mais incrível, e mais espero vindo de uma escritora fantástica como a Ayn Rand.
No filme temos 3 personalidades que são individualistas. Gary, a pessoa determinada a não ceder a maioria. Dominique Francon a versão feminina de Gary, com diferença que ela tem medo da opinião publica. E Wynand que também é igualzinho aos dois, que tem o pensamento livre, mas foi aquele que se vendeu ao sistema.
Fountainhead fala sobre o individualismo contra o coletivismo. Aquele que pensa por si só, e que costuma ser rechaçado e invejado pela opinião publica. Esta, que não vale de nada, e não merece um pingo de nossa atenção. Se você precisa do pensamento publico para ter uma opinião, já não é um homem livre. O motivo por Gary e Wynand se darem tão bem, é porque são duas pessoas exatamente iguais, e você só consegue adquirir o respeito de uma pessoa assim, quando você é livre para ter seu próprio pensamento, não sendo uma pessoa vendida, que não vale de nada. O filme também fala sobre a propriedade privada, e o direito a ela. Isso fica relatado quando Wynand demonstra se sentir tão bem na propriedade que comprou com seu próprio suor. Enfim, e o discurso final...maravilhoso. Eu senti como se a própria Rand estivesse ali falando aquelas coisas.
Um filme com cara de novela, o qual não é muito meu tipo, mas possui uma ótima atuação de Barbara Stanwyck que como qualquer mãe começa a viver sua vida para agradar a filha.
Our Daily Bread é um filme corajoso do grande King Vidor.
O filme mostra que os seres humanos são mais fortes vivendo em comunidade, o que não é o mesmo que um regime socialista, onde tem um governo cuidando de tudo e causando a desgraça para todos, mas sim, cada pessoa cuida das suas próprias coisas, e ajuda as outras como pode. Também mostra que as pessoas precisam umas das outras, como a cena da troca de serviços entre o carpinteiro e o pedreiro, e que cada tipo de trabalho é necessário em uma comunidade, como na cena do agente funerário. Cada ser humano tem o seu valor nesta bela obra! A cena final é muito legal.
Me lembrou bastante Alemanha, Ano Zero do mestre Rosselini.
A guerra sendo vista pelos olhos de uma criança, que possui dificuldades em entender muitas gravidades, como a respeito da morte, temática tratada muitas vezes como um tom de brincadeira pelas crianças, sem compreender a verdadeira tragédia por trás daquela terrível época. Jeux Interdits tem um pézinho no neo-realismo, e se mostra um bom filme com ótimas atuações mirins.
Boccaccio '70
3.8 18 Assista AgoraSobre os contos, o que achei mais sincero foi o de Mario Monicelli. Mostra a vida cotidiana de uma casal, de forma natural e pode-se considerar ainda moderna, mesmo que na década de 60. O de Luchino Visconti foi o mais sério, tratando da questão da comunicabilidade, e possui um desfecho um tanto impactante. O de Federico Fellini foi o único que não me agradou. Achei o conto bastante monótono, e o menos realista dos quatro. E o de Vittorio De Sica certamente foi o mais divertido. O único que me fez dar boas risadas. E neste, contém a maravilhosa atriz Sophia Loren.
Carícia Fatal
4.0 9Of Mice and Men é um bom filme de drama, sobre a história de um homem com força imensa mas capacidade cerebral limitada, somando a falta de cuidados que havia com esse tipo de pessoas na época, e analisando seu espaço também limitado dentro de uma sociedade, aonde não era viável uma vida normal.
Ótima atuação de Lon Chaney Jr.
Levada à Força
3.8 6The Story of Temple Drake mostra a vida de promiscuidade da protagonista, e que andar com qualquer um pode leva-la a caminhos inesperados. Porém, é um filme mediano e raso, que não se aprofunda muito na trama.
Uma Ponte Longe Demais
3.9 54 Assista AgoraSobre a operação Market Garden, um dos pontos fracos da operação e tampouco conhecidos dos aliados eram as movimentações de tropas alemãs que estavam em deslocamento de algumas frentes, em direção aos Países Baixos. O serviço secreto britânico não foi capaz de identificar estas movimentações.
Sobre o filme, A Bridge Too Far é um bom filme de guerra, onde os grandes atores seguram muito bem as cenas. A produção já sabia que precisaria de grandes nomes com tantas subtramas ocorrendo. Mas, infelizmente o filme acaba não se tornando um épico devido sua equipe de desenvolvimento não ser das melhores. A fotografia poderia ter sido bem melhor, a edição do filme poderia se preocupar em deixar o filme mais conciso e com menor duração. E a trilha sonora, que é a pior parte. Não tem absolutamente nada a ver com o enredo, tirando o peso de algumas cenas.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
4.2 740 Assista AgoraTem seus bons momentos, mas no geral o filme é um tanto sem graça.
Gran Turismo: De Jogador a Corredor
3.6 172 Assista AgoraO enredo desse filme tem muito potencial.... para um filme lançado no inicio dos anos 2000. Melhor Neill Blomkamp focar logo em desenvolver District 10. Só enrolação e foco em outros trabalhos menores não vai agregar em nada na sua carreira.
Metrópolis
4.4 630 Assista AgoraAventura, suspense, drama, romance, psicodelia, ficção cientifica, de fato, Metrópolis tem de tudo. Além é claro, de ser visualmente impressionante para a época lançada. Com certeza deve ter influenciado muitos cineastas com suas técnicas avançadas de projeção dos elementos em tela. Fritz Lang aborda em sua obra em futuro distópico as desigualdades sociais, a dependência do ser humano do maquinário que estava surgindo, e a burrice do coletivo (tópico este já abordado em outras de suas obras dos anos 30).
O filme fala sobre a empatia ao ver o outro lado. Principalmente por parte do empregador. Em uma época onde o desemprego era altíssimo na Alemanha, ao perceber as precárias condições de seus trabalhadores, os empregadores obrigatoriamente deveriam se solidarizar e proporcionar um pouco mais de humanidade em seu serviço. Afinal, o ser humano necessita das maquinas, porém não é uma. Excelente!
A Morte Cansada
4.2 54A maior reflexão que posso tirar desse filme é que mesmo com diversas dificuldades, mesmo com reclamações ou parecendo sem significado, ou até mesmo enfermo, ninguém quer abrir mão da vida.
Um bom filme, porém esperava algo mais focado no mistério, e me deparei com drama.
Duas Mulheres
4.3 69 Assista AgoraUm final intragável.
La Ciociara mostra os horrores da guerra ocorridos na Itália, que eram oriundos de ambos os lados. Inclusive árabes, provavelmente recrutados pelo regime russo. Também mostra o desconhecimento de certa parte da população sobre significado politico do regime fascista, e a incapacidade de uma mãe de proteger os filhos em um momento de guerra e de violência sem controle.
Um filme muito sensível de Vittorio De Sica. Impossível não sentir empatia com a trama dos personagens.
Dias de Ira
4.3 37A maior conclusão que posso retirar de Vredens Dag é como a questão da fé se adapta dependendo da situação. Devido Anne ser considerada filha de uma bruxa, o pastor opta por não denunciar sua mãe, devido a interesses pessoais que acaba colocando acima de sua fé. O filme realmente possui drama romance, mas bem sombrio e diferente de coisas convencionais, e Carl Theodor Dreyer se mantém um diretor vanguardista, onde a obra parece ter sido filmada nos anos 30 com uma bela fotografia.
Se pegarmos pelo contexto histórico de quando o filme foi lançado, e a fuga da Alemanha nazista de Carl Theodor Dreyer, esse filme faz uma clara alusão da caça as bruxas com as torturas proporcionadas por aquele governo autoritário aos judeus.
Pede-se um Marido
4.1 16Uma historia de romance muito improvável, mas um filme encantador.
Come Live With Me é um daqueles raros filmes que vai ficando cada vez melhor a medida que enredo avança. Não é o tipo de filme que vai tirar risadas o tempo todo, mas é altamente interessante. Senti como se estivesse lendo um livro.
O roteiro do filme tem bastante da biografia de Hedy Lamarr nele, que realmente era uma imigrante de família judia. E o titulo original do filme faz referencia ao poema citado por James ao longo do filme: Come live with me, and be my love..."
Do Lodo Brotou uma Flor
3.7 9Gostei do estilo desse Noir, porém é um filme que poderia ter sido mais curto. Acho que Ride the Pink Horse se perde bastante em situações com os coadjuvantes, que acabam não agregando em nada na trama central, e o transforma em um filme mediano.
Melodia da Broadway de 1940
4.1 10Senti muita falta da Ginger Rogers em Broadway Melody of 1940, que considero uma atriz superior a que foi escalada. O roteiro é exatamente igual a toda filmografia do Fred dos anos 30, portanto nenhuma novidade. E para encerrar, nenhum espetáculo de dança marcante.
A Tortura do Medo
3.9 149As cenas de suspense/horror em Peeping Tom envelheceram mal.
Porém, o filme ainda se mantém interessante ao analisar o lado psicológico do serial killer Mark. Basicamente, as inúmeras experiências feitas com ele e influencia de seu pai, o tornaram como ele é: obcecado por observar o pior medo das pessoas.
O Mais Longo dos Dias
4.0 63 Assista AgoraUm clássico de guerra, bastante fiel aos fatos, com tantos astros que chega a brilhar os olhos! Destaque maior para John Wayne que desempenha um ótimo trabalho.
A Sombra da Forca
4.0 6Joseph Losey nós entrega o assassino na primeira cena, para que não fiquemos tentando descobrir quem é o assassino, ou duvidar da integridade do acusado, sendo assim, temos mais foco para o que o roteiro se propõe: uma lição contra a pena de morte. Eu pessoalmente sou favorável a pena de morte para casos hediondos e que se pode comprovar realmente que aquela pessoa foi a culpada. Mas, achei um bom filme, na medida do possível, com alguns estereótipos que nos entregam facilmente a história.
Homem Mau Dorme Bem
4.2 28The Bad Sleep Well demora a se desenrolar. É somente após passada sua meia hora inicial, que você começa a compreender cada peça na história. O roteiro se mostra bastante atual, e é impossível não comparar com a situação aqui neste país decadente.
Mifune está em atuação impecável, como de costume, e Takashi Shimura estranhamente como um vilão, que também desempenha um ótimo papel.
Lembra-se Daquela Noite?
3.8 19 Assista AgoraVindo da mente de Preston Sturges, é de se esperar o roteiro mais bobo possível.
Felizmente o roteiro de Remember the Night não é de todo mau, e o maravilhoso casal protagonizado por Barbara Stanwyck e Fred MacMurray tornam do filme uma experiência agradabilíssima.
Tudo Começou no Sábado
3.8 25Jovens que vivem por trabalhar no setor industrial, onde não há oportunidades de emprego fora disso, aceitando uma vida mediocre, pois precisam de dinheiro. A sociedade gira em torno do dinheiro, em meio ao sistema capitalista. Arthur pensa que pode ser culpa do sistema politico vigente, se manifestando contra ele. O filme também aborda como a liberação sexual vinha quebrando o modelo tradicional aos poucos.
Saturday Night and Sunday Morning é um bom filme, com uma história simples, mas que acaba mostrando bastante da sociedade inglesa dos anos 60. O personagem central é uma pessoa inconformada com o modelo social da época, querendo aproveitar as boas coisas da vida, sem ser escravizado pelo péssimo sistema trabalhista, mesmo sabendo qual seria o seu fim. E se pararmos para pensar, as coisas não mudaram muito de lá para cá.
Kwaidan: As Quatro Faces do Medo
4.2 74Esteticamente impecável, com uma ótima direção e fotografia.
Um horror movie bastante sutil, com um ritmo totalmente contemplativo. Os dois primeiros contos, considero os mais fracos. Com um roteiro já um pouco datado para os moldes de hoje em dia. O terceiro conto foi o que me surpreendeu positivamente. Uma história bastante assustadora de fantasmas, onde temos um protagonista cego, totalmente refém deste tipo de perigo. É o mais bem elaborado em questão de roteiro dos quatro.
Vontade Indômita
4.0 29Inicialmente parece um filme chato sobre arquitetura. Mas não demora muito para você perceber que tudo é um pano de fundo para falar de politica, e isso não poderia ser mais incrível, e mais espero vindo de uma escritora fantástica como a Ayn Rand.
No filme temos 3 personalidades que são individualistas. Gary, a pessoa determinada a não ceder a maioria. Dominique Francon a versão feminina de Gary, com diferença que ela tem medo da opinião publica. E Wynand que também é igualzinho aos dois, que tem o pensamento livre, mas foi aquele que se vendeu ao sistema.
Fountainhead fala sobre o individualismo contra o coletivismo. Aquele que pensa por si só, e que costuma ser rechaçado e invejado pela opinião publica. Esta, que não vale de nada, e não merece um pingo de nossa atenção. Se você precisa do pensamento publico para ter uma opinião, já não é um homem livre. O motivo por Gary e Wynand se darem tão bem, é porque são duas pessoas exatamente iguais, e você só consegue adquirir o respeito de uma pessoa assim, quando você é livre para ter seu próprio pensamento, não sendo uma pessoa vendida, que não vale de nada. O filme também fala sobre a propriedade privada, e o direito a ela. Isso fica relatado quando Wynand demonstra se sentir tão bem na propriedade que comprou com seu próprio suor. Enfim, e o discurso final...maravilhoso. Eu senti como se a própria Rand estivesse ali falando aquelas coisas.
Uma grande e inesperada surpresa!!
Stella Dallas, Mãe Redentora
4.0 26Um filme com cara de novela, o qual não é muito meu tipo, mas possui uma ótima atuação de Barbara Stanwyck que como qualquer mãe começa a viver sua vida para agradar a filha.
O Pão Nosso
4.0 11 Assista AgoraOur Daily Bread é um filme corajoso do grande King Vidor.
O filme mostra que os seres humanos são mais fortes vivendo em comunidade, o que não é o mesmo que um regime socialista, onde tem um governo cuidando de tudo e causando a desgraça para todos, mas sim, cada pessoa cuida das suas próprias coisas, e ajuda as outras como pode. Também mostra que as pessoas precisam umas das outras, como a cena da troca de serviços entre o carpinteiro e o pedreiro, e que cada tipo de trabalho é necessário em uma comunidade, como na cena do agente funerário. Cada ser humano tem o seu valor nesta bela obra! A cena final é muito legal.
Brinquedo Proibido
4.2 70 Assista AgoraMe lembrou bastante Alemanha, Ano Zero do mestre Rosselini.
A guerra sendo vista pelos olhos de uma criança, que possui dificuldades em entender muitas gravidades, como a respeito da morte, temática tratada muitas vezes como um tom de brincadeira pelas crianças, sem compreender a verdadeira tragédia por trás daquela terrível época. Jeux Interdits tem um pézinho no neo-realismo, e se mostra um bom filme com ótimas atuações mirins.