Acompanhando alguns críticos de cinema "youtubers", fiquei sabendo que esse filme pertencia a fase de pior safra do cineasta, que já produziu excelentes filmes outrora. Fui assistir sem expectativa nenhuma e...... eis que me surpreendi positivamente. Não que se seja uma "magnum opus" do cinema - longe disso -, mas vale os minutos de entretenimento.
já fui sabendo que era um filme que tratava de atitude escrota de gente escrota. Se o filme permanecesse nisso, talvez ele ganhasse pela força repulsiva que sustentaria. Mas se perde completamente para ser um terrorzinho da pior categoria.
Bem chato, com uma estória nada cativante e, a bem dizer, fiquei com a sensação de estar assistindo um filme com enredo de Sessão da Tarde de reprises de longas da década de 80. Tive que assistir parcelado em duas vezes.
Em meio a uma imensa safra de filmes de terror chinfrins, esse daqui, comparado aos outros chega a ser ótimo. A bem da verdade, ele se destaca desses por ser mais um drama do que meramente um filme de terror - penso eu.
Não entendo o porquê do frisson em torno deste filme. A única coisa que parece ser genuinamente válida é o que o palhaço-monstro pode metaforizar. Seria ele a representação de como funciona o mecanismo de nossos traumas pessoais. Pois ele se cria e cresce se nutrindo do medo e angústia que circunscrevem aquilo que não suportamos. Ou seja, trata-se de uma representação secundária, que porta em si tais afetos que foram deslocados daquilo que originariamente se afirmou ao sujeito como mais opaco a ele mesmo. O filme parece uma alegoria a isso. No círculo de amizade entre as crianças, da um possui seu temor singular e o palhaço o recepta, para retornar assombrando a cada um a sua maneira. Nesse sentido, o filme também pode ensejar a compreensão de onde vem a força mais efetiva para impulsionar o processo de socialização entre os indivíduos. Em sua forma de vínculos mais nodais, a socialização se produz como resposta ao medo, ou melhor, pode acontecer desempenhando a função de uma barreira imaginária, que visa proteger de qualquer coisa que venha cumprir a representação do que lhes ocasiona medo. O filme da década de 90, que a bem da verdade era inicialmente um seriado, retrata essas questões de modo mais bem trabalhado, expondo com mais riqueza a história de cada criança, o que deixa mais notório esse tipo de identificação funcionando entre eles, estreitando cada vez mais sua união. Além disso - ou, talvez seja melhor dizer, "por isso" - a trama era mais imersiva. Esse de agora não tem a mesma força que o primeiro, definitivamente.
Eu estava indo no filme rumo a garantir seu lugar dentre os melhores filmes de suspense/terror que já assisti. Mas, infelizmente, achei que seu desfecho perde demais o brilho ao fazer escoar pelo ralo todo enigmatismo do 1º e 2º atos que investiam pesado no caráter alucinatório daquela realidade vivida pela protagonista. Que pena...
Uma dor que se transmite no sorriso. Um sofrimento palpável em seu olhar, sempre cabisbaixo. Perseguida, encurralada, mas esquecida e abandonada ao mesmo tempo, Diana é a história trágica de uma mulher incrível. Imagem de uma delicadeza ímpar, adoeceu de glamour, e através deste padecimento mesmo foi conduzida à revelação de sua verdadeira nobreza. Descobriu ali que o sofrimento é mais universal do que aquele que ronda seu próprio umbigo, e contra ele se mobilizou, espelhando e espalhando seu dom do amor.
Toda nota vai para o cuidado estético do filme que, de mais a mais, se fosse para ser avaliado isoladamente, deveria até receber mais pontos do que dei. Fora isso o filme é enfadonho, desses que leva o espectador a olhar intermitentemente para relógio para presumir se já está acabando. Pena mesmo. Nem o tratamento estético nem o elenco pretensioso, deram cabo de entregar um filme instigante. Ps.: Cheguei a esse filme pela indicação da atuação de Lea Seydoux - minha musa - nele. Dei com os burros n'água, sua participação é pífia.
Filmes baseados em histórias de vida de uma pessoa real são muito bons em geral. Não me lembro de um sequer que tenha fracassado. E esse daqui não foge à regra. Lição importantíssima que deixa para nós a respeito da violência. O segredo mais íntimo dela reside no prazer. Em todos os casos. Limpemos o sadismo de nossas ações e, como filme aponta, sem esse elemento patológico, a violência dá a ver seu vazio, sua profunda insensatez.
Filme até tem uma premissa interessante... ainda que já mais bem trabalhada por outros, mas interessante ser abordada. Nem que seja para movimentar a questão e, quem sabe, trazer algum aspecto de novidade. Não é bem o caso aqui. Até estava acompanhando o filme com interesse e me entretendo com ele... aceitando numa boa a metáfora dos chifres e tals. Mas aí quando chegou no final... Nossa, que lasqueira! Não conseguia nem acreditar que esse seria o fechamento escolhido. Aquele tipo de coisa que dá vontade de jogar fora o todo por causa de uma parte. Mas, pensando com um pouco mais parcimoniosidade, não cai nem bem jogar o bebê fora e ficar com a água suja.
Só queria entender por que Jake Gyllenhaal aceita fazer um filme desses. Se for por dinheiro, tudo bem... mas até que ponto colocar esse tipo de produção fraca no currículo vale a pena para um cara que, ainda jovem, já se mostrou ótimo ator. Enfim, só um inquietação que decidi compartilhar.
Não punha muita fé no filme e me surpreendi muito. Realmente muito bom e vale cada minutinho das suas 2 horas e meia. Atuações excelentes, com especial destaque para Paul Dano (tenho visto esse cara sempre dando um show, onde quer que ele apareça) e Hugh Jackman.
13º Distrito
3.0 242 Assista AgoraÉ realmente um filme péssimo, um roteiro ridículo, mas as cenas de ação são até boas.
A Visita
3.3 1,6KAcompanhando alguns críticos de cinema "youtubers", fiquei sabendo que esse filme pertencia a fase de pior safra do cineasta, que já produziu excelentes filmes outrora. Fui assistir sem expectativa nenhuma e...... eis que me surpreendi positivamente. Não que se seja uma "magnum opus" do cinema - longe disso -, mas vale os minutos de entretenimento.
Até o Último Homem
4.2 2,0K Assista AgoraEm termos de violência gráfica das cenas, creio que não haja outro o faça nesse grau. Mel Gibson é primoroso nesse aspecto.
Trainspotting: Sem Limites
4.2 1,9K Assista AgoraQue filme, senhores, que filme! Não me canso de revê-lo.
Deadgirl
2.7 146já fui sabendo que era um filme que tratava de atitude escrota de gente escrota. Se o filme permanecesse nisso, talvez ele ganhasse pela força repulsiva que sustentaria. Mas se perde completamente para ser um terrorzinho da pior categoria.
À Prova de Morte
3.9 2,0K Assista AgoraDas produções de Tarantino, essa é a pior, de longe.
A Colina Escarlate
3.3 1,3K Assista AgoraBem chato, com uma estória nada cativante e, a bem dizer, fiquei com a sensação de estar assistindo um filme com enredo de Sessão da Tarde de reprises de longas da década de 80. Tive que assistir parcelado em duas vezes.
1922
3.2 797 Assista AgoraEm meio a uma imensa safra de filmes de terror chinfrins, esse daqui, comparado aos outros chega a ser ótimo. A bem da verdade, ele se destaca desses por ser mais um drama do que meramente um filme de terror - penso eu.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraNão entendo o porquê do frisson em torno deste filme. A única coisa que parece ser genuinamente válida é o que o palhaço-monstro pode metaforizar. Seria ele a representação de como funciona o mecanismo de nossos traumas pessoais. Pois ele se cria e cresce se nutrindo do medo e angústia que circunscrevem aquilo que não suportamos. Ou seja, trata-se de uma representação secundária, que porta em si tais afetos que foram deslocados daquilo que originariamente se afirmou ao sujeito como mais opaco a ele mesmo. O filme parece uma alegoria a isso. No círculo de amizade entre as crianças, da um possui seu temor singular e o palhaço o recepta, para retornar assombrando a cada um a sua maneira. Nesse sentido, o filme também pode ensejar a compreensão de onde vem a força mais efetiva para impulsionar o processo de socialização entre os indivíduos. Em sua forma de vínculos mais nodais, a socialização se produz como resposta ao medo, ou melhor, pode acontecer desempenhando a função de uma barreira imaginária, que visa proteger de qualquer coisa que venha cumprir a representação do que lhes ocasiona medo. O filme da década de 90, que a bem da verdade era inicialmente um seriado, retrata essas questões de modo mais bem trabalhado, expondo com mais riqueza a história de cada criança, o que deixa mais notório esse tipo de identificação funcionando entre eles, estreitando cada vez mais sua união. Além disso - ou, talvez seja melhor dizer, "por isso" - a trama era mais imersiva. Esse de agora não tem a mesma força que o primeiro, definitivamente.
Jogo Perigoso
3.5 1,1K Assista AgoraEu estava indo no filme rumo a garantir seu lugar dentre os melhores filmes de suspense/terror que já assisti. Mas, infelizmente, achei que seu desfecho perde demais o brilho ao fazer escoar pelo ralo todo enigmatismo do 1º e 2º atos que investiam pesado no caráter alucinatório daquela realidade vivida pela protagonista. Que pena...
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraGostei do filme. Mas pelo tanto que ouvi críticos elogiando, esperava um pouco mais. Enfim, no saldo final fica um filme que vale ser assistido.
Quero Matar Meu Chefe 2
3.2 461 Assista AgoraÉ Muito ruim, nooossa... e como é. Na grande parte do tempo não consegue passar de irritante.
Lady Di: Suas Últimas Palavras
4.3 70Uma dor que se transmite no sorriso. Um sofrimento palpável em seu olhar, sempre cabisbaixo. Perseguida, encurralada, mas esquecida e abandonada ao mesmo tempo, Diana é a história trágica de uma mulher incrível. Imagem de uma delicadeza ímpar, adoeceu de glamour, e através deste padecimento mesmo foi conduzida à revelação de sua verdadeira nobreza. Descobriu ali que o sofrimento é mais universal do que aquele que ronda seu próprio umbigo, e contra ele se mobilizou, espelhando e espalhando seu dom do amor.
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KToda nota vai para o cuidado estético do filme que, de mais a mais, se fosse para ser avaliado isoladamente, deveria até receber mais pontos do que dei. Fora isso o filme é enfadonho, desses que leva o espectador a olhar intermitentemente para relógio para presumir se já está acabando. Pena mesmo. Nem o tratamento estético nem o elenco pretensioso, deram cabo de entregar um filme instigante.
Ps.: Cheguei a esse filme pela indicação da atuação de Lea Seydoux - minha musa - nele. Dei com os burros n'água, sua participação é pífia.
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista AgoraFilmes baseados em histórias de vida de uma pessoa real são muito bons em geral. Não me lembro de um sequer que tenha fracassado. E esse daqui não foge à regra.
Lição importantíssima que deixa para nós a respeito da violência. O segredo mais íntimo dela reside no prazer. Em todos os casos. Limpemos o sadismo de nossas ações e, como filme aponta, sem esse elemento patológico, a violência dá a ver seu vazio, sua profunda insensatez.
Amaldiçoado
3.0 1,2K Assista AgoraFilme até tem uma premissa interessante... ainda que já mais bem trabalhada por outros, mas interessante ser abordada. Nem que seja para movimentar a questão e, quem sabe, trazer algum aspecto de novidade. Não é bem o caso aqui. Até estava acompanhando o filme com interesse e me entretendo com ele... aceitando numa boa a metáfora dos chifres e tals. Mas aí quando chegou no final... Nossa, que lasqueira! Não conseguia nem acreditar que esse seria o fechamento escolhido. Aquele tipo de coisa que dá vontade de jogar fora o todo por causa de uma parte. Mas, pensando com um pouco mais parcimoniosidade, não cai nem bem jogar o bebê fora e ficar com a água suja.
Mercy
2.0 118 Assista AgoraUma estória até ótima, mas miseravelmente desperdiçada. Mal desenvolvido demais, chega a dar raiva.
O Estranho Sem Nome
3.8 253 Assista AgoraA cidade em vermelho ficou muito estilosa! Fora isso, não achei um bom filme...
Katy Perry - Part of Me
3.8 568 Assista AgoraAs apresentações dela deixam o Xou da Xuxa no chinelo fácil fácil.
Gaga: Five Foot Two
4.0 420achei um pouco auto-congratulatório demais.
Vida
3.4 1,2K Assista AgoraSó queria entender por que Jake Gyllenhaal aceita fazer um filme desses.
Se for por dinheiro, tudo bem... mas até que ponto colocar esse tipo de produção fraca no currículo vale a pena para um cara que, ainda jovem, já se mostrou ótimo ator. Enfim, só um inquietação que decidi compartilhar.
Casa Fantasma
2.1 21Incrivelmente péssimo.
Uma Noite de Crime: Anarquia
3.5 1,2K Assista AgoraSó dei conta dos primeiros 30 minutos... é muito ruim.
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraNão punha muita fé no filme e me surpreendi muito. Realmente muito bom e vale cada minutinho das suas 2 horas e meia. Atuações excelentes, com especial destaque para Paul Dano (tenho visto esse cara sempre dando um show, onde quer que ele apareça) e Hugh Jackman.