Obra-prima! Uma bela aventura sobre idas e partidas marcado por despedidas. Impossível não ficar comovido e lembrar de outro filme russo primoroso desta época: QUANDO VOAM AS CEGONHAS.
O filme tem um ritmo ágil, investigativo e expõe os aspectos contraditórios de um mesmo personagem. Fiquei pensando em como o talentoso Wajda conseguiu nesse contexto driblar a censura "socialista" da Polônia, afinal, o cinema politizado sempre foi o viés maior de Wajda. Filme primoroso, agora falta assistir o Homem de Ferro!
E se pudéssemos reviver por alguns dias um momento marcante de nossa adolescência conscientes desse 'retorno'??? Quartier Lointain é pura nostalgia e encantamento!
Espécie de nouvelle vague da ex-Tchecoslováquia, esse filme é esteticamente primoroso e uma delícia em termos de narrativa! Em tradução livre "...e dar o meu amor as andorinhas" é um daqueles títulos que encontrei a esmo e fiquei encantado com a história da jovem Marouskha que aguarda na prisão um desfecho incerto de sua vida e em meio a flashes do passado recente ela sobrevive angustiadamente. O crime de Marouskha? Ser uma bolchevique num contexto em que seu país tinha sido anexado pela Alemanha nazista no início da II Guerra Mundial. Super recomendo!
Um filme de "silêncios" que traduzem incertezas e amores perdidos. Do mesmo cineasta do maravilhoso ALGUMAS HORAS DE PRIMAVERA, este MADEMOISELLE CHAMBON não é menos brilhante, ao contrário, é tocante e tem o ritmo que me agrada. Destaque para as atuações e trilha sonora!
Excelente comédia de humor negro! Apesar de macabro, eu ri diversas vezes. Destaque para as atuações do Mads Mikkelsen e Nikolaj Lie Kaas que interpretou os dois irmãos, aliás, o Eigil andando com aquela girafinha embaixo do braço é de uma meiguice sem fim...
... e no auge da Guerra Fria, Kubrick ousou alfinetar os senhores da guerra que insistiam (e ainda insistem) em destruir o planeta! Rever esse filme depois de tantos anos apenas confirma a genialidade e lucidez de Kubrick.
Contemporânea e conterrânea do saudoso Kieslowski, a cineasta polonesa Dorota Kedzierzawska possui outras semelhanças com o mestre falecido em 1996.
Dorota Kedzierzawska já havia referido o tema da velhice em outra obra-prima: HORA DE MORRER e da mesma maneira que neste filme, em O FIM DO MUNDO, ela perscruta a alma de seus personagens com enorme ternura e delicadeza e como se não bastasse esse cuidado, cada cena parece um ensaio fotográfico.
Confesso que tentei ignorar nos últimos tempos a catarse de marketing em torno de NINFOMANÍACA do megalomaníaco (mas talentoso) Lars von Trier. Ainda é cedo para traçar um panorama já que assisti apenas a parte I, mas já de antemão admito que gostei da narrativa, da construção do filme que por sua vez é bastante didática e linear.
Há entretanto uma provocação misógina já referida em ANTICRISTO que me fez pensar em algumas coisas: existe culturalmente um equivalente masculino para ninfomaníaca ou parece mais do que óbvio que chamaríamos homens com enorme apetite sexual de “garanhões”? A provocação misógina de von Trier pode ser mais uma vez reacendida na culpabilidade absorvida pela personagem Joe e que ela narra ao seu interlocutor, o interessante Seligman. De qualquer forma, isso são apenas algumas impressões por enquanto...
Vencedor do Urso de Ouro ano passado, INSTINTO MATERNO (Romênia) é um drama poderoso. Do mesmo roteirista (Razvan Radulescu,) do ótimo "4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS", o filme concentra seu foco narrativo na ação manipuladora e obsessiva da supermãe e o resultado é excelente. A atuação de Luminita Gheorghiu é digna de louvores e nem mesmo a câmera inquieta compromete esse filme que como disse dias atrás, é uma daquelas preciosidades 'esquecidas' pela indústria invisível que distribui os filmes pelo mundo...
Esse filme que creio passou desapercebido por aqui, concorreu ao Urso de Ouro em Berlim (2013) e é da mesma cineasta de Elles: Malgoska Szumowska. Achei EM NOME DO... excelente! Um filme sincero que soube abordar de maneira simples e corajosa um tema espinhoso. Destaque para o ótimo protagonista Andrzej Chyra!
É um filme grandioso com ares de grande produção. Tecnicamente o filme é perfeito (edição de som, montagem, trilha sonora, etc), mas o filme vai além disso ao revelar as relações de poder, os códigos de honra que prevaleciam no século XVI. Destaque para o talentoso Mads Mikkelsen (A Caça, O Amante da Rainha) e Bruno Ganz (A Queda, As últimas horas de Hitler). Super recomendo e espero que esse filme primoroso circule no país.
Em NEBRASKA é possível observar um retrato inquietante e as vezes sombrio da velhice. Gostei muito da maneira simples e bonita (fotografia maravilhosa) foi abordada. Destaque para June Squibb!
Esse é daqueles filmes que começamos a assistir já sabendo de antemão que se trata de um filme premiado (um dos 5 concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro) e até onde li, apreciado por parte da crítica e público, entretanto, terminei de assisti-lo me perguntando o porque de tanta euforia. A Grande Beleza é uma ode à Roma, a Arte e ao glamour de uma elite artística esvaziada de senso crítico social. Inspirado talvez em Fellini e no antológico Discreto Charme da Burguesia de Buñuel (embora neste caso houvesse sarcasmo e cicatrizes abertas), a Grande Beleza me decepcionou não apenas pelas excentricidades, mas, especialmente pela narrativa frívola conduzida por um personagem (Jep Gambardella) pouquíssimo atraente.
Apesar de minha enorme paixão pelo cinema, nada se compara ao sabor de ler um bom livro e foi exatamente esta diferença que constatei assistindo o filme A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS imediatamente após ter lido o livro.
O filme é de uma fidelidade e beleza estética inquestionável, aliás, poucas vezes eu vi no cinema uma adaptação literária tão fiel. Naturalmente que algumas (pequenas) coisas me incomodaram e a mais importante delas é o fato deles falarem em inglês (quem ler o livro vai entender o que estou dizendo), mas em síntese está tudo lá ou para ser bem sincero, apenas o essencial e exatamente aqui reside a diferença entre o livro e o cinema: a velocidade deste último impede o cinéfilo de apreender os detalhes, as estrelinhas de uma narrativa que para muitos que assistiram o filme, deve ter ecoado vagamente, mas enfim, são linguagens diversas e me encantam.
Recomendo o filme principalmente porque como historiador, acredito que livros/filmes que seduzam essa garotada para a importância da História é sempre válido, caso semelhante de um best seller que teve o mesmo impacto: Caçador de Pipas.
1961: Pensando apenas no contexto que envolve este filme, fico com a absoluta certeza de se trata de uma película de vanguarda. Victim é um filme corajoso e de extrema importância histórica!
P.S.: O título brasileiro não é apenas brega, mas sutilmente preconceituoso.
Se pensarmos na época em que foi lançado, Jules et Jim é um filme absolutamente libertário, mas para além disso o que mais me fascinou foi o ritmo da narrativa que me fez perceber automaticamente o quanto ele foi influente para tantas coisas que o sucederam. Truffaut é vida!
A Balada do Soldado
4.3 48 Assista AgoraObra-prima! Uma bela aventura sobre idas e partidas marcado por despedidas. Impossível não ficar comovido e lembrar de outro filme russo primoroso desta época: QUANDO VOAM AS CEGONHAS.
O Homem de Mármore
4.1 16O filme tem um ritmo ágil, investigativo e expõe os aspectos contraditórios de um mesmo personagem. Fiquei pensando em como o talentoso Wajda conseguiu nesse contexto driblar a censura "socialista" da Polônia, afinal, o cinema politizado sempre foi o viés maior de Wajda. Filme primoroso, agora falta assistir o Homem de Ferro!
Um Bairro Distante
3.9 37E se pudéssemos reviver por alguns dias um momento marcante de nossa adolescência conscientes desse 'retorno'??? Quartier Lointain é pura nostalgia e encantamento!
Almoço em Agosto
3.5 40 Assista AgoraUm foco divertido e singelo da velhice nesta comédia.
...And Give My Love to the Swallows
3.7 2Espécie de nouvelle vague da ex-Tchecoslováquia, esse filme é esteticamente primoroso e uma delícia em termos de narrativa! Em tradução livre "...e dar o meu amor as andorinhas" é um daqueles títulos que encontrei a esmo e fiquei encantado com a história da jovem Marouskha que aguarda na prisão um desfecho incerto de sua vida e em meio a flashes do passado recente ela sobrevive angustiadamente. O crime de Marouskha? Ser uma bolchevique num contexto em que seu país tinha sido anexado pela Alemanha nazista no início da II Guerra Mundial. Super recomendo!
A Riviera Não é Aqui
3.9 102 Assista AgoraÓtima comédia! Gostei principalmente da leveza ao abordar nossos pre-conceitos culturais
Mademoiselle Chambon
3.5 27Um filme de "silêncios" que traduzem incertezas e amores perdidos. Do mesmo cineasta do maravilhoso ALGUMAS HORAS DE PRIMAVERA, este MADEMOISELLE CHAMBON não é menos brilhante, ao contrário, é tocante e tem o ritmo que me agrada. Destaque para as atuações e trilha sonora!
Lunchbox
4.0 134 Assista AgoraQuanta sensibilidade!
Carne Fresca, Procura-se
3.7 24Excelente comédia de humor negro! Apesar de macabro, eu ri diversas vezes. Destaque para as atuações do Mads Mikkelsen e Nikolaj Lie Kaas que interpretou os dois irmãos, aliás, o Eigil andando com aquela girafinha embaixo do braço é de uma meiguice sem fim...
Dr. Fantástico
4.2 665 Assista Agora... e no auge da Guerra Fria, Kubrick ousou alfinetar os senhores da guerra que insistiam (e ainda insistem) em destruir o planeta! Rever esse filme depois de tantos anos apenas confirma a genialidade e lucidez de Kubrick.
O Fim do Mundo
3.9 5Contemporânea e conterrânea do saudoso Kieslowski, a cineasta polonesa Dorota Kedzierzawska possui outras semelhanças com o mestre falecido em 1996.
Dorota Kedzierzawska já havia referido o tema da velhice em outra obra-prima: HORA DE MORRER e da mesma maneira que neste filme, em O FIM DO MUNDO, ela perscruta a alma de seus personagens com enorme ternura e delicadeza e como se não bastasse esse cuidado, cada cena parece um ensaio fotográfico.
Alabama Monroe
4.3 1,4K Assista AgoraUm drama visceral e belíssimo! Gostei muito da maneira como um tema tão recorrente e difícil foi abordado.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraConfesso que tentei ignorar nos últimos tempos a catarse de marketing em torno de NINFOMANÍACA do megalomaníaco (mas talentoso) Lars von Trier. Ainda é cedo para traçar um panorama já que assisti apenas a parte I, mas já de antemão admito que gostei da narrativa, da construção do filme que por sua vez é bastante didática e linear.
Há entretanto uma provocação misógina já referida em ANTICRISTO que me fez pensar em algumas coisas: existe culturalmente um equivalente masculino para ninfomaníaca ou parece mais do que óbvio que chamaríamos homens com enorme apetite sexual de “garanhões”? A provocação misógina de von Trier pode ser mais uma vez reacendida na culpabilidade absorvida pela personagem Joe e que ela narra ao seu interlocutor, o interessante Seligman. De qualquer forma, isso são apenas algumas impressões por enquanto...
Instinto Materno
3.8 70 Assista AgoraVencedor do Urso de Ouro ano passado, INSTINTO MATERNO (Romênia) é um drama poderoso. Do mesmo roteirista (Razvan Radulescu,) do ótimo "4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS", o filme concentra seu foco narrativo na ação manipuladora e obsessiva da supermãe e o resultado é excelente. A atuação de Luminita Gheorghiu é digna de louvores e nem mesmo a câmera inquieta compromete esse filme que como disse dias atrás, é uma daquelas preciosidades 'esquecidas' pela indústria invisível que distribui os filmes pelo mundo...
Em Nome De...
3.4 82Esse filme que creio passou desapercebido por aqui, concorreu ao Urso de Ouro em Berlim (2013) e é da mesma cineasta de Elles: Malgoska Szumowska. Achei EM NOME DO... excelente! Um filme sincero que soube abordar de maneira simples e corajosa um tema espinhoso. Destaque para o ótimo protagonista Andrzej Chyra!
Michael Kohlhaas - Justiça e Honra
3.3 45 Assista AgoraÉ um filme grandioso com ares de grande produção. Tecnicamente o filme é perfeito (edição de som, montagem, trilha sonora, etc), mas o filme vai além disso ao revelar as relações de poder, os códigos de honra que prevaleciam no século XVI. Destaque para o talentoso Mads Mikkelsen (A Caça, O Amante da Rainha) e Bruno Ganz (A Queda, As últimas horas de Hitler). Super recomendo e espero que esse filme primoroso circule no país.
Nebraska
4.1 1,0K Assista AgoraEm NEBRASKA é possível observar um retrato inquietante e as vezes sombrio da velhice. Gostei muito da maneira simples e bonita (fotografia maravilhosa) foi abordada. Destaque para June Squibb!
O Diário de uma Camareira
3.7 27 Assista AgoraEsse drama sofisticado foi uma deliciosa surpresa do mestre Buñuel, conduzido de maneira soberba por Jeanne Moreau!
Andando
4.2 58Um drama delicado costurado por pequenas cicatrizes familiares. Me fez lembrar do belíssimo Era uma vez em Toquio (1953)
A Grande Beleza
3.9 463 Assista AgoraEsse é daqueles filmes que começamos a assistir já sabendo de antemão que se trata de um filme premiado (um dos 5 concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro) e até onde li, apreciado por parte da crítica e público, entretanto, terminei de assisti-lo me perguntando o porque de tanta euforia. A Grande Beleza é uma ode à Roma, a Arte e ao glamour de uma elite artística esvaziada de senso crítico social. Inspirado talvez em Fellini e no antológico Discreto Charme da Burguesia de Buñuel (embora neste caso houvesse sarcasmo e cicatrizes abertas), a Grande Beleza me decepcionou não apenas pelas excentricidades, mas, especialmente pela narrativa frívola conduzida por um personagem (Jep Gambardella) pouquíssimo atraente.
Invocação do Mal
3.8 3,9K Assista AgoraEnfim, com muita coragem assisti hoje! É um filme muito bom e aterrorizante,
A Menina que Roubava Livros
4.0 3,4K Assista AgoraApesar de minha enorme paixão pelo cinema, nada se compara ao sabor de ler um bom livro e foi exatamente esta diferença que constatei assistindo o filme A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS imediatamente após ter lido o livro.
O filme é de uma fidelidade e beleza estética inquestionável, aliás, poucas vezes eu vi no cinema uma adaptação literária tão fiel. Naturalmente que algumas (pequenas) coisas me incomodaram e a mais importante delas é o fato deles falarem em inglês (quem ler o livro vai entender o que estou dizendo), mas em síntese está tudo lá ou para ser bem sincero, apenas o essencial e exatamente aqui reside a diferença entre o livro e o cinema: a velocidade deste último impede o cinéfilo de apreender os detalhes, as estrelinhas de uma narrativa que para muitos que assistiram o filme, deve ter ecoado vagamente, mas enfim, são linguagens diversas e me encantam.
Recomendo o filme principalmente porque como historiador, acredito que livros/filmes que seduzam essa garotada para a importância da História é sempre válido, caso semelhante de um best seller que teve o mesmo impacto: Caçador de Pipas.
Meu Passado me Condena
4.1 371961: Pensando apenas no contexto que envolve este filme, fico com a absoluta certeza de se trata de uma película de vanguarda. Victim é um filme corajoso e de extrema importância histórica!
P.S.: O título brasileiro não é apenas brega, mas sutilmente preconceituoso.
Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois
4.1 335 Assista AgoraSe pensarmos na época em que foi lançado, Jules et Jim é um filme absolutamente libertário, mas para além disso o que mais me fascinou foi o ritmo da narrativa que me fez perceber automaticamente o quanto ele foi influente para tantas coisas que o sucederam. Truffaut é vida!