Meio fraco, o comportamento dos personagens diante de uma situação daquelas é de dar risada às vezes, dentre outros defeitos, embora eu goste desse tipo de filme.
Parece que foi um remake de um filme japonês de 2000 chamado "Batalha Real", que com certeza deve ser bem melhor.
Tá certo que não é um filme incrível, e é estranho como parece que o Sean Penn tentou imitar o Terrence Malick na direção, mas também não merece a nota 4.2 que deram no IMDb. Talvez o politicamente correto tenha pesado, pois vi muita gente alegando que o filme era ofensivo, por tratar das tragédias na África como pano de fundo pra uma história piegas de amor. Mas quem conhece o Sean Penn sabe que ele não usou a África como pano de fundo pra história de amor, mas o contrário, o romance como pano de fundo pra denunciar as mazelas africanas, e por causa disso acho que o filme merecia uma melhor avaliação. Sem contar que o elenco é incrível.
Tirando a atuação do protagonista que parece o cigano Igor, o filme, levando em conta que é independente, tem uns pontos interessantes, principalmente as imagens deslumbrantes da natureza. Achei que fosse ser mais polêmico estilo O Fantasma, do mesmo diretor, mas a impressão que fica é que ele filmou um sonho que teve, pois a lógica do filme é meio onírica e cheio de símbolos, difícil de compreender.
Melodramático (praticamente toda a duração do filme é acompanhada de trilha sonora reforçando esse lado), me lembrou "Como Era Verde Meu Vale", não que sejam parecidos, mas possuem esse mesmo estilo nostálgico de drama familiar e que soa um pouco datado nos dias de hoje. Mas essa é a parte que mais gostei, a formação dos personagens, com um elenco incrível (foi uma surpresa a cena em que vemos que o ator era realmente deficiente físico, naquela época não havia efeito especial), mas não gostei muito da propaganda pró-guerra e chauvinista embutida no filme, embora tenha sido uma bela homenagem aos cidadãos que lutaram na guerra que havia terminado apenas um ano antes do filme ser feito. Entendo quem tenha gostado e quem não tenha tanto como eu pra dar mais que quatro estrelas.
Se fosse avaliar como um filme amador que é, daria uma nota boa pelo esforço, mas como cinema é muito fraco. Aquele tipo de filme indie que o aspirante a cineasta sabe que ainda não é tão bom e coloca em preto e branco pra dar um maquiada e sofisticada no filme, parecendo melhor e mais interessante do que realmente é. Me lembrou o "Garota Sombria Caminha pela Noite", de 2014, mas não tão bom quanto este.
Bom filme de terror que, se não é dos melhores ou mais originais sobre essa temática do Mal e do diabo, consegue construir bem um suspense e tensão sem recorrer a efeitos especiais e cenas de jump scare, e só por isso ganhou muitos pontos no meu conceito.
Tem uma ideia bizarramente interessante, que me lembrou o David Lynch com "Eraserhead", mas o filme não consegue construir uma atmosfera legal pra história como o Lynch consegue, por exemplo. Mesmo tentando fazer isso com alguns efeitos de som e luz, não é tão bem sucedido. Ainda assim é um filme de horror válido e original, o mistério prende a atenção e deixa margem pra diversas interpretações.
Não entendi porque esse filme é tão mal avaliado. Não supera os três filmes da trilogia principal, mas é bem melhor que o anterior "Diário dos Mortos", que é o pior de todos, e achei melhor até que "Terra dos Mortos" também. O que talvez ninguém tenha percebido ou não tenha gostado é que esse é o mais "terrir" de todos, misturando comédia e sátira junto, pra não ficar tão repetitivo.
O diretor/roteirista Oriol Paulo é a Agatha Christie do cinema espanhol. Suspense policial incrível, com um enredo intricado e cheio de reviravoltas, assim como seu outro filme "O Corpo", de 2012.
O único defeito é que exatamente por ser muito engenhoso chega a ser inverossímil em algumas partes, embora seja compensado por não deixar nenhuma ponta solta. Um excelente entretenimento.
Despretensioso e eficiente. Gostei. Josef consegue dar mais calafrios que muitos slashers caracterizados. Senti também uma tensão sexual nele, que fica subentendida mas ao mesmo tempo clara, o que me fez lembrar daquele serial killer famoso Jeffrey Dahmer. Algumas cenas que recorrem a "jump scare" são desnecessárias, já que o filme consegue construir bem um suspense psicológico que poderia prescindir desses artifícios.
Aquele tipo de filme que me faz dar graças de vivermos na era da internet e poder baixar filmes, pois se tivesse de alugar - ou pior, ver no cinema - me sentiria lesado. Roteiro típico de receita de bolo que futuramente acho que até computadores gerarão automaticamente, com umas cenas bobas de jump scare, que chegaria a constranger e dar vergonha alheia se você não se sentisse antes ultrajado.
Adoro filme desse estilo, mas esse não me convenceu. O filme dá a impressão de ter querido usar elementos gore como alguma alegoria mas fracassa na superficialidade, deixando aquela sensação de não dizer a que veio. Me lembrou "Demônio de Neon", mas não tão bom quanto.
Finalmente um filme de body horror e claustrofóbico com um final catártico, tava cansado de sofrer nesse tipo de filme, mas esse deixa uma sensação quase orgasmática no final, mesmo dando um pouco de ressaca depois. O diretor Jordan Peele parece fazer com o espectador exatamente aquilo do que a história trata, nos fazer sentir e entrar dentro do personagem e extravasar toda nossa angústia e raiva contida e acumulada ao longo do filme em cada golpe e violência da vingança. Os americanos estão aprendendo bem com os sul-coreanos. Boa surpresa.
Roteiro original, que no início me lembrou o filme francês Martyrs e o japonês Audition, pelo teor extremo de angústia e claustrofobia, mas que peca por ser mal trabalhado. Será possível que ainda tenha quem trabalhe com cinema com aquela falsa e enganadora ideia de que filmes complicados ou mal explicados são bons e interessantes? Ninguém mais compra isso, estando mais pra frustrantes. Não foi nem tanto o final em aberto que me incomodou, mas o argumento mesmo do enredo que não fica claro. Mas ainda assim é tenso e entrou pra lista de filmes "body horror" como os outros dois citados.
Não entendi porque tantas notas ruins pra esse filme, que pode não ser o suspense mais original e ser cheio de clichês, mas é eficiente, e Naomi não merecia a indicação ao Framboesa de Ouro por ele, porque tá maravilhosa como sempre.
Típica história de crime no estilo das de Agatha Christie, na qual o assassino é descoberto no final numa sala com todos os suspeitos reunidos. Mas grande charme de "The Thin Man" está no casal protagonista e em seu casamento descontraído, na agilidade dos diálogos que lembra as comédias de screwball, e no adorável Asta. Todos esses elementos parecem contar mais que o mistério em si.
Ótima adaptação. Claro que não teria como ser completamente fiel, mas algumas mudanças foram positivas, conseguindo costurar bem a história em partes que no livro são complicadas ou só se revelam depois, mas por outro lado deixou de fora um dos personagens mais adoráveis, Kólia, assim como a história do garoto Iliúcha que foi modificada. Talvez muita gente possa não ter gostado de o filme ter focado basicamente em Dimitri, mas isso ocorre no livro também, apenas o formato literário permitiu desenvolver os demais personagens também, o que num filme (talvez numa série pudesse) não seria possível. Destaque para o elenco muito bom assim como as atuações. Curiosidade: Marilyn Monroe sonhava em fazer o papel de Gruchenka.
Parece ter influenciado Tarantino em "Os Oito Odiados", e a cena da perseguição dos apaches parece ter influenciado também Mad Max. Não tenho muito conhecimento de western pra saber, mas dá pra sentir que esse filme serviu de referência pra muitos que vieram depois. Muito bom, e subestimado, pensei que fosse melhor avaliado.
Como sempre a HBO só se mete a fazer e entregar séries de qualidade. Fiquei pensando no custo que deve ter sido juntar três das atrizes mais bem pagas de Hollywood numa série, até descobrir depois que foi produzida pelas próprias Reese Witherspoon e Nicole Kidman, o que explica como conseguiram juntar um elenco tão grandioso, que ainda inclui Shailene Woodley, Laura Dern e Alexander Skarsgård.
A história pode não ser tão original, mas o ponto forte da série é o elenco, a direção e trilha sonora, ou seja, como ela foi conduzida de forma magistral. Até as crianças são umas fofuras. Parece que fez tanto sucesso que as pessoas estão pedindo uma segunda temporada e Reese e Nicole conversaram com Liane Moriarty, a autora do livro em que o roteiro foi baseado, pra ver se conseguia criar uma história que desse continuação numa segunda temporada. Honestamente eu acho que não terá e talvez seja melhor assim, mesmo tendo terminado em aberto com relação à investigação. Mas uma temporada apenas já a deixou redondinha e me deixou satisfeito.
Totalmente "girl power", muito bom assistir a histórias assim mostrando a força e união entre as mulheres. Sempre fui mais fã da Nicole, que como sempre está incrível, mas quem mais me chamou atenção com relação à atuação foi a Reese, estou apostando principalmente nela concorrendo ao Globo de Ouro e/ou Emmy de melhor atriz por essa atuação e ganhando. Ela está fenomenal.
Dia de Trabalho Mortal
3.1 310Meio fraco, o comportamento dos personagens diante de uma situação daquelas é de dar risada às vezes, dentre outros defeitos, embora eu goste desse tipo de filme.
Parece que foi um remake de um filme japonês de 2000 chamado "Batalha Real", que com certeza deve ser bem melhor.
A Última Fronteira
3.1 53 Assista AgoraTá certo que não é um filme incrível, e é estranho como parece que o Sean Penn tentou imitar o Terrence Malick na direção, mas também não merece a nota 4.2 que deram no IMDb. Talvez o politicamente correto tenha pesado, pois vi muita gente alegando que o filme era ofensivo, por tratar das tragédias na África como pano de fundo pra uma história piegas de amor. Mas quem conhece o Sean Penn sabe que ele não usou a África como pano de fundo pra história de amor, mas o contrário, o romance como pano de fundo pra denunciar as mazelas africanas, e por causa disso acho que o filme merecia uma melhor avaliação. Sem contar que o elenco é incrível.
O Ornitólogo
3.5 84Tirando a atuação do protagonista que parece o cigano Igor, o filme, levando em conta que é independente, tem uns pontos interessantes, principalmente as imagens deslumbrantes da natureza. Achei que fosse ser mais polêmico estilo O Fantasma, do mesmo diretor, mas a impressão que fica é que ele filmou um sonho que teve, pois a lógica do filme é meio onírica e cheio de símbolos, difícil de compreender.
O Tesouro de Sierra Madre
4.4 169 Assista Agora"You know, the worst ain't so bad when it finally happens. Not half as bad as you figure it'll be before it's happened."
Os Melhores Anos de Nossa Vida
4.1 83Melodramático (praticamente toda a duração do filme é acompanhada de trilha sonora reforçando esse lado), me lembrou "Como Era Verde Meu Vale", não que sejam parecidos, mas possuem esse mesmo estilo nostálgico de drama familiar e que soa um pouco datado nos dias de hoje. Mas essa é a parte que mais gostei, a formação dos personagens, com um elenco incrível (foi uma surpresa a cena em que vemos que o ator era realmente deficiente físico, naquela época não havia efeito especial), mas não gostei muito da propaganda pró-guerra e chauvinista embutida no filme, embora tenha sido uma bela homenagem aos cidadãos que lutaram na guerra que havia terminado apenas um ano antes do filme ser feito. Entendo quem tenha gostado e quem não tenha tanto como eu pra dar mais que quatro estrelas.
Os Olhos de Minha Mãe
3.6 180 Assista AgoraSe fosse avaliar como um filme amador que é, daria uma nota boa pelo esforço, mas como cinema é muito fraco. Aquele tipo de filme indie que o aspirante a cineasta sabe que ainda não é tão bom e coloca em preto e branco pra dar um maquiada e sofisticada no filme, parecendo melhor e mais interessante do que realmente é. Me lembrou o "Garota Sombria Caminha pela Noite", de 2014, mas não tão bom quanto este.
Doces Para o Diabo
3.2 83Bom filme de terror que, se não é dos melhores ou mais originais sobre essa temática do Mal e do diabo, consegue construir bem um suspense e tensão sem recorrer a efeitos especiais e cenas de jump scare, e só por isso ganhou muitos pontos no meu conceito.
Der Nachtmahr: Seu Pior Pesadelo
3.0 10Tem uma ideia bizarramente interessante, que me lembrou o David Lynch com "Eraserhead", mas o filme não consegue construir uma atmosfera legal pra história como o Lynch consegue, por exemplo. Mesmo tentando fazer isso com alguns efeitos de som e luz, não é tão bem sucedido. Ainda assim é um filme de horror válido e original, o mistério prende a atenção e deixa margem pra diversas interpretações.
A Ilha dos Mortos
2.2 346Não entendi porque esse filme é tão mal avaliado. Não supera os três filmes da trilogia principal, mas é bem melhor que o anterior "Diário dos Mortos", que é o pior de todos, e achei melhor até que "Terra dos Mortos" também. O que talvez ninguém tenha percebido ou não tenha gostado é que esse é o mais "terrir" de todos, misturando comédia e sátira junto, pra não ficar tão repetitivo.
Um Contratempo
4.2 2,0KO diretor/roteirista Oriol Paulo é a Agatha Christie do cinema espanhol. Suspense policial incrível, com um enredo intricado e cheio de reviravoltas, assim como seu outro filme "O Corpo", de 2012.
O único defeito é que exatamente por ser muito engenhoso chega a ser inverossímil em algumas partes, embora seja compensado por não deixar nenhuma ponta solta. Um excelente entretenimento.
Vida
3.4 1,2K Assista AgoraTem uma premissa interessante, que é bem desenvolvida até a metade do filme, depois fica muito forçado e apelativo pra lado da ação.
Creep
3.1 505 Assista AgoraDespretensioso e eficiente. Gostei. Josef consegue dar mais calafrios que muitos slashers caracterizados. Senti também uma tensão sexual nele, que fica subentendida mas ao mesmo tempo clara, o que me fez lembrar daquele serial killer famoso Jeffrey Dahmer. Algumas cenas que recorrem a "jump scare" são desnecessárias, já que o filme consegue construir bem um suspense psicológico que poderia prescindir desses artifícios.
Sobrenatural: A Origem
3.1 729 Assista AgoraAquele tipo de filme que me faz dar graças de vivermos na era da internet e poder baixar filmes, pois se tivesse de alugar - ou pior, ver no cinema - me sentiria lesado. Roteiro típico de receita de bolo que futuramente acho que até computadores gerarão automaticamente, com umas cenas bobas de jump scare, que chegaria a constranger e dar vergonha alheia se você não se sentisse antes ultrajado.
A Seita Maligna
3.0 292Geralmente não gosto de filmes confusos, mas esse foi um daqueles que dá pra curtir mesmo sem entender nada.
Grave
3.4 1,1KAdoro filme desse estilo, mas esse não me convenceu. O filme dá a impressão de ter querido usar elementos gore como alguma alegoria mas fracassa na superficialidade, deixando aquela sensação de não dizer a que veio. Me lembrou "Demônio de Neon", mas não tão bom quanto.
Corra!
4.2 3,6K Assista AgoraFinalmente um filme de body horror e claustrofóbico com um final catártico, tava cansado de sofrer nesse tipo de filme, mas esse deixa uma sensação quase orgasmática no final, mesmo dando um pouco de ressaca depois. O diretor Jordan Peele parece fazer com o espectador exatamente aquilo do que a história trata, nos fazer sentir e entrar dentro do personagem e extravasar toda nossa angústia e raiva contida e acumulada ao longo do filme em cada golpe e violência da vingança. Os americanos estão aprendendo bem com os sul-coreanos. Boa surpresa.
Rupture: Superando O Medo
2.4 68Roteiro original, que no início me lembrou o filme francês Martyrs e o japonês Audition, pelo teor extremo de angústia e claustrofobia, mas que peca por ser mal trabalhado. Será possível que ainda tenha quem trabalhe com cinema com aquela falsa e enganadora ideia de que filmes complicados ou mal explicados são bons e interessantes? Ninguém mais compra isso, estando mais pra frustrantes. Não foi nem tanto o final em aberto que me incomodou, mas o argumento mesmo do enredo que não fica claro. Mas ainda assim é tenso e entrou pra lista de filmes "body horror" como os outros dois citados.
Refém do Medo
2.6 320 Assista AgoraNão entendi porque tantas notas ruins pra esse filme, que pode não ser o suspense mais original e ser cheio de clichês, mas é eficiente, e Naomi não merecia a indicação ao Framboesa de Ouro por ele, porque tá maravilhosa como sempre.
A Ceia dos Acusados
3.8 45 Assista AgoraTípica história de crime no estilo das de Agatha Christie, na qual o assassino é descoberto no final numa sala com todos os suspeitos reunidos. Mas grande charme de "The Thin Man" está no casal protagonista e em seu casamento descontraído, na agilidade dos diálogos que lembra as comédias de screwball, e no adorável Asta. Todos esses elementos parecem contar mais que o mistério em si.
A Estranha Passageira
4.2 86The untold want by life and land ne'er granted,
Now, voyager, sail thou forth, to seek and find.
-Walt Whitman
Os Irmãos Karamazov
3.7 41Ótima adaptação. Claro que não teria como ser completamente fiel, mas algumas mudanças foram positivas, conseguindo costurar bem a história em partes que no livro são complicadas ou só se revelam depois, mas por outro lado deixou de fora um dos personagens mais adoráveis, Kólia, assim como a história do garoto Iliúcha que foi modificada. Talvez muita gente possa não ter gostado de o filme ter focado basicamente em Dimitri, mas isso ocorre no livro também, apenas o formato literário permitiu desenvolver os demais personagens também, o que num filme (talvez numa série pudesse) não seria possível. Destaque para o elenco muito bom assim como as atuações. Curiosidade: Marilyn Monroe sonhava em fazer o papel de Gruchenka.
No Tempo das Diligências
4.1 143 Assista AgoraParece ter influenciado Tarantino em "Os Oito Odiados", e a cena da perseguição dos apaches parece ter influenciado também Mad Max. Não tenho muito conhecimento de western pra saber, mas dá pra sentir que esse filme serviu de referência pra muitos que vieram depois. Muito bom, e subestimado, pensei que fosse melhor avaliado.
Bola de Fogo
4.1 36 Assista AgoraGary Cooper lutando boxe, a melhor cena.
Big Little Lies (1ª Temporada)
4.6 1,1K Assista AgoraComo sempre a HBO só se mete a fazer e entregar séries de qualidade. Fiquei pensando no custo que deve ter sido juntar três das atrizes mais bem pagas de Hollywood numa série, até descobrir depois que foi produzida pelas próprias Reese Witherspoon e Nicole Kidman, o que explica como conseguiram juntar um elenco tão grandioso, que ainda inclui Shailene Woodley, Laura Dern e Alexander Skarsgård.
A história pode não ser tão original, mas o ponto forte da série é o elenco, a direção e trilha sonora, ou seja, como ela foi conduzida de forma magistral. Até as crianças são umas fofuras. Parece que fez tanto sucesso que as pessoas estão pedindo uma segunda temporada e Reese e Nicole conversaram com Liane Moriarty, a autora do livro em que o roteiro foi baseado, pra ver se conseguia criar uma história que desse continuação numa segunda temporada. Honestamente eu acho que não terá e talvez seja melhor assim, mesmo tendo terminado em aberto com relação à investigação. Mas uma temporada apenas já a deixou redondinha e me deixou satisfeito.
Totalmente "girl power", muito bom assistir a histórias assim mostrando a força e união entre as mulheres. Sempre fui mais fã da Nicole, que como sempre está incrível, mas quem mais me chamou atenção com relação à atuação foi a Reese, estou apostando principalmente nela concorrendo ao Globo de Ouro e/ou Emmy de melhor atriz por essa atuação e ganhando. Ela está fenomenal.
P.s. Me deu vontade de morar em Monterey.