Um filme que pode também ser definido como uma composição poética ao humanismo, a a tolerância, amor ao próximo, e a vida. E ao final, sem ser piegas, nos faz reafirmar que não há um porquê de existir guerras. Roteiro intimista e impressionante que nos leva até o final, paralisados esperando o desfecho daquelas 4 pessoas de crenças diferentes e com ideias/ideologias diferentes tentando uma convivência. Pontos positivos também para a adaptação do lugar, que mostra a fotografia de um ambiente invasivo, vazio, proveniente de uma guerra. Sem duvidas, merecedor do Oscar.
Não querendo menosprezar ou diminuir o talento da Meryl Streep, mas indica-la sempre que possível deve ser já um ritual do Oscar porque não vejo o porque dela estar dentre concorrentes esse ano já que o seu papel, mesmo que bem desempenhado - como sempre - não houve sequer destaque. Foi uma atuação ok para um personagem ok. E uma coisa que me deixa confusa é o fato de não ser um musical infantil, vide classificação de 12 anos, e ao mesmo tempo eu não achar que seja propriamente adulto. Acho que acaba ficando em cima do muro. É bonitinho, bem produzido, boas atuações, mas nada inusitado ou popularmente merecedor.
Há uns anos atras lembro de ter visto uma lista de melhores momentos do Oscar, e ter nela listado o momento que o Michael Moore levou o premio por esse documentário, e fez seu discurso contra o Bush, levando metade da plateia a aplaudi-lo de pé, contra uma boa parte vaia-lo. E eu, que era novinha, achava os Estados Unidos o melhor país do mundo, pensei: esse cara deve ser uma babaca para a alta sociedade americana sensata e artística o vaiar. Ainda bem que com os anos passam e com eles ganhamos conhecimento. Mais Michael Moore, menos americanismo.
A abordagem do desespero e tédio como ferramenta para a loucura do Hermann creio que também pode ser confundida com a necessidade do homem de fugir da selva de pedras, a ponto de criar uma projeção distorcida da realidade para penetrar num mundo livre e belo - mesmo que de loucura. Apesar de algumas características marcantes do estilo do Fassbinder, como a presença permanente de espelhos, senti falta de um reflexo mais firme do personagem neles, que acabou ficando meio distorcido ou truncado. Enfim, podia ter sido maior explorado.
Legal que as traduções dos titulos, ou subtítulos nacionais, quase sempre cagam tudo, mas esse "Em Busca da Perfeição" mesmo que desnecessário, caiu muito bem. Em meio a tantos concorrentes "duvidosos" ao Oscar, esse com ar diferenciado e ao que me parece, um baixo orçamento, pra mim sai a frente em criatividade.
Tirem a indicação da Reese Witherspoon ao Oscar, e deem a Jennifer Aniston. Por favor, quem assistiu a esse filme, e ao da Reese, sabe que Aniston foi muito roubada. Muitos podem dizer que a inexperiência do diretor não fez o filme dá a alavancada que precisava, mas isso definitivamente não alterou a atuação da Jennifer que se mostra em todo o decorrer confiante, dramática e ao mesmo tempo cômica. Enfim, sua atuação e caracterização pode e deve ter ainda maior reconhecimento. Pra mim, foi o filme da vida dela.
Sofia abre mão de artifícios redundantes para se explicar, e isso se torna autossuficiente. Na verdade tem que entender a linguagem pra gostar, e preguiçosos acostumados ao cinema explicativo de Hollywood tendem a não gostar da proposta de sutileza do filme. Mas tudo está em movimento e mudando constantemente, basta contemplar as cenas simples que levam ao cotidiano vazio sem ápices ou clímax.
Genial, sobretudo as perguntas filosóficas embutidas nele. Melhor ainda que nos ajuda a desenvolver o exercício necessário de "imaginar". Mas fiquei ao final com a sensação de: se vire aí pra entender. Mas vale a originalidade.
Tenho compromisso de rever sempre esse filme - no minimo anualmente - e ele sempre consegue se manter no topo da minha lista da favoritos. Contudo, sempre que assisto me sinto o Joel: bobo e dominável - isso nunca muda também. Louco, emocionante, fascinante, bonito. E hoje apos rever pela aproximadamente 15ª vez ainda consegui achar algum detalhe passado despercebido anteriormente ao entrar na mente do Joel. Isso sim é genialidade.
Tentativa nacionalista americana de credibilização dos seus """"heróis"""". Herói esse: boa pinta, bom menino, formador de família, sabe lidar com uma arma como ninguém, e usa disso pra defender intensamente o melhor país do mundo, mas de forma bastante honrada, claro. Afinal, americano é muito criterioso e justo, e não faz uma poça de sangue sem uma real necessidade. Os conservadores piram <3
"Uma História que Chocou o Mundo" podia facilmente ter sido traduzido como "Uma historia que chocou os Estados Unidos". Achei bem raso, apesar da boa direção, e talvez a culpa seja desse titulo tendencioso que faz parecer que haverá algo surpreendente,
e ao final é "apenas" um assassinato. Não que assassinato seja algo natural, mas deixou de ser algo chocante há muito tempo - ainda mais quando estamos falando dos Estados Unidos.
A segunda culpa atribuo ao roteiro mal construído que me deixou a ideia ao final de que faltou algo na historia. Tive a impressão de que existia uma tensão sexual entre o Mark e o Du Pont, outrora achei que o Du Pont era meio esquizofrênico (e pesquisando depois soube que é isso mesmo), mas nenhum momento foi exposto abertamente pela narrativa quaisquer feedback ao publico. Sei lá, não custava dá umas respostas maiores já que trata-se de uma biografia.
Queria dar uma alavancada na filmografia do Fassbinder, mas está parecendo meio impossível porque há vários filmes dele que não consigo um misero link :( Se alguma alma caridosa disponibilizar um desse aqui, serei grata por todo a vida. Obg!
Prato cheio pra quem curte uma discussão voltada as relações humanas, de um jeito que só cinema europeu saber fazer. Pesado, intenso, bem dirigido e competente. Me pergunto porque ele teve/tem tão pouca repercussão. A Emmanuelle Seigner, ou Sra Polanski que podia ser alguém mais relevante em termo de conhecimento do publico passa até meio esquecida em meio a atuação da dupla que faz filho e mãe. Terminei em lagrimas, e quando um filme consegue isso, ganha uns pontinhos a mais.
Tradicionalmente francês, introspectivo, real e fugindo dos clichês. Poético mas nunca cai em sentimentalismo, e a beleza está aí. Vale a experiencia de olhar de perto o talvez retrato do que acontece nas relações. E pra quem diz: "ah, é um filme parado, não acontece nada", tenho que dizer: isso é a vida.
Esse filme é o representação fiel da simplicidade emitindo realismo. E o mais incrível é que mesmo com essa forma modesta, consegue passar pelo menos 3 questões para refletir: caridade, democracia e depressão. Marion entregue ao papel de tal forma que eu a olhava e sentia seu sofrimento - tudo bem que ninguém esperava nada menor que excelência vindo dela. Enfim, filme bem bacana pra futura reflexão após seu término.
Gosto de filme assim, quanto mais amargo, mais eu me apego. E trilha sonora em perfeita sintonia proporciona mais um clima de desolação do Alain, e pra nos, dá um sopro no coração.
Tangerinas
4.3 243Um filme que pode também ser definido como uma composição poética ao humanismo, a a tolerância, amor ao próximo, e a vida. E ao final, sem ser piegas, nos faz reafirmar que não há um porquê de existir guerras.
Roteiro intimista e impressionante que nos leva até o final, paralisados esperando o desfecho daquelas 4 pessoas de crenças diferentes e com ideias/ideologias diferentes tentando uma convivência. Pontos positivos também para a adaptação do lugar, que mostra a fotografia de um ambiente invasivo, vazio, proveniente de uma guerra.
Sem duvidas, merecedor do Oscar.
Vício Inerente
3.5 554 Assista AgoraExpectativa: conseguir legenda e assistir esse filme de boinha.
Realidade: meses de dor e sofrimento na espera do que ja parece impossível.
Caminhos da Floresta
2.9 1,7K Assista AgoraNão querendo menosprezar ou diminuir o talento da Meryl Streep, mas indica-la sempre que possível deve ser já um ritual do Oscar porque não vejo o porque dela estar dentre concorrentes esse ano já que o seu papel, mesmo que bem desempenhado - como sempre - não houve sequer destaque. Foi uma atuação ok para um personagem ok.
E uma coisa que me deixa confusa é o fato de não ser um musical infantil, vide classificação de 12 anos, e ao mesmo tempo eu não achar que seja propriamente adulto. Acho que acaba ficando em cima do muro. É bonitinho, bem produzido, boas atuações, mas nada inusitado ou popularmente merecedor.
Tiros em Columbine
4.2 350Há uns anos atras lembro de ter visto uma lista de melhores momentos do Oscar, e ter nela listado o momento que o Michael Moore levou o premio por esse documentário, e fez seu discurso contra o Bush, levando metade da plateia a aplaudi-lo de pé, contra uma boa parte vaia-lo. E eu, que era novinha, achava os Estados Unidos o melhor país do mundo, pensei: esse cara deve ser uma babaca para a alta sociedade americana sensata e artística o vaiar. Ainda bem que com os anos passam e com eles ganhamos conhecimento.
Mais Michael Moore, menos americanismo.
Despair - Uma Viagem na Luz
3.7 6A abordagem do desespero e tédio como ferramenta para a loucura do Hermann creio que também pode ser confundida com a necessidade do homem de fugir da selva de pedras, a ponto de criar uma projeção distorcida da realidade para penetrar num mundo livre e belo - mesmo que de loucura.
Apesar de algumas características marcantes do estilo do Fassbinder, como a presença permanente de espelhos, senti falta de um reflexo mais firme do personagem neles, que acabou ficando meio distorcido ou truncado. Enfim, podia ter sido maior explorado.
Invencível
3.9 923 Assista AgoraMais customizado para o Oscar impossível.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraLegal que as traduções dos titulos, ou subtítulos nacionais, quase sempre cagam tudo, mas esse "Em Busca da Perfeição" mesmo que desnecessário, caiu muito bem. Em meio a tantos concorrentes "duvidosos" ao Oscar, esse com ar diferenciado e ao que me parece, um baixo orçamento, pra mim sai a frente em criatividade.
Cake - Uma Razão Para Viver
3.4 699 Assista AgoraTirem a indicação da Reese Witherspoon ao Oscar, e deem a Jennifer Aniston. Por favor, quem assistiu a esse filme, e ao da Reese, sabe que Aniston foi muito roubada. Muitos podem dizer que a inexperiência do diretor não fez o filme dá a alavancada que precisava, mas isso definitivamente não alterou a atuação da Jennifer que se mostra em todo o decorrer confiante, dramática e ao mesmo tempo cômica. Enfim, sua atuação e caracterização pode e deve ter ainda maior reconhecimento. Pra mim, foi o filme da vida dela.
Alma Negra
2.5 33Olha, gosto bastante da Thora Birch, mas eu não merecia me deparar com esse filme.
Um Lugar Qualquer
3.3 810 Assista AgoraSofia abre mão de artifícios redundantes para se explicar, e isso se torna autossuficiente. Na verdade tem que entender a linguagem pra gostar, e preguiçosos acostumados ao cinema explicativo de Hollywood tendem a não gostar da proposta de sutileza do filme. Mas tudo está em movimento e mudando constantemente, basta contemplar as cenas simples que levam ao cotidiano vazio sem ápices ou clímax.
Sr. Ninguém
4.3 2,7KGenial, sobretudo as perguntas filosóficas embutidas nele. Melhor ainda que nos ajuda a desenvolver o exercício necessário de "imaginar". Mas fiquei ao final com a sensação de: se vire aí pra entender. Mas vale a originalidade.
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista AgoraTenho compromisso de rever sempre esse filme - no minimo anualmente - e ele sempre consegue se manter no topo da minha lista da favoritos. Contudo, sempre que assisto me sinto o Joel: bobo e dominável - isso nunca muda também. Louco, emocionante, fascinante, bonito. E hoje apos rever pela aproximadamente 15ª vez ainda consegui achar algum detalhe passado despercebido anteriormente ao entrar na mente do Joel. Isso sim é genialidade.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraTentativa nacionalista americana de credibilização dos seus """"heróis"""". Herói esse: boa pinta, bom menino, formador de família, sabe lidar com uma arma como ninguém, e usa disso pra defender intensamente o melhor país do mundo, mas de forma bastante honrada, claro. Afinal, americano é muito criterioso e justo, e não faz uma poça de sangue sem uma real necessidade. Os conservadores piram <3
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
3.3 808 Assista Agora"Uma História que Chocou o Mundo" podia facilmente ter sido traduzido como "Uma historia que chocou os Estados Unidos". Achei bem raso, apesar da boa direção, e talvez a culpa seja desse titulo tendencioso que faz parecer que haverá algo surpreendente,
e ao final é "apenas" um assassinato. Não que assassinato seja algo natural, mas deixou de ser algo chocante há muito tempo - ainda mais quando estamos falando dos Estados Unidos.
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisSuspiros pela Amy Adams - e só. Tim Burton fugiu da sua zona de fantasia, e parece que não se sentiu devidamente confortável.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraEm um mundo perfeito o Jake Gyllenhaal levaria uma mísera indicação ao Oscar.
A Mulher do Chefe da Estação
3.9 3Queria dar uma alavancada na filmografia do Fassbinder, mas está parecendo meio impossível porque há vários filmes dele que não consigo um misero link :( Se alguma alma caridosa disponibilizar um desse aqui, serei grata por todo a vida. Obg!
Uma Primavera com a Minha Mãe
3.5 28Prato cheio pra quem curte uma discussão voltada as relações humanas, de um jeito que só cinema europeu saber fazer. Pesado, intenso, bem dirigido e competente. Me pergunto porque ele teve/tem tão pouca repercussão. A Emmanuelle Seigner, ou Sra Polanski que podia ser alguém mais relevante em termo de conhecimento do publico passa até meio esquecida em meio a atuação da dupla que faz filho e mãe. Terminei em lagrimas, e quando um filme consegue isso, ganha uns pontinhos a mais.
O Ciúme
3.2 76Tradicionalmente francês, introspectivo, real e fugindo dos clichês. Poético mas nunca cai em sentimentalismo, e a beleza está aí. Vale a experiencia de olhar de perto o talvez retrato do que acontece nas relações. E pra quem diz: "ah, é um filme parado, não acontece nada", tenho que dizer: isso é a vida.
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Esse filme é o representação fiel da simplicidade emitindo realismo. E o mais incrível é que mesmo com essa forma modesta, consegue passar pelo menos 3 questões para refletir: caridade, democracia e depressão. Marion entregue ao papel de tal forma que eu a olhava e sentia seu sofrimento - tudo bem que ninguém esperava nada menor que excelência vindo dela. Enfim, filme bem bacana pra futura reflexão após seu término.
Trinta Anos Esta Noite
4.3 142Gosto de filme assim, quanto mais amargo, mais eu me apego. E trilha sonora em perfeita sintonia proporciona mais um clima de desolação do Alain, e pra nos, dá um sopro no coração.
Lua de Fel
3.9 377Aí você assiste em 2014 a "A Pele de Vênus" e percebe que a Emmanuelle Seigner, 22 anos depois, continua igualmente sexy.
Carrie, a Estranha
2.8 3,5K Assista AgoraChloe, até gosto de você, mas se comparada as 2 Carrie anteriores, você é a menos convincente. 2 estrelas pela Julianne Moore.
Livrai-nos do Mal
2.8 1,0K Assista AgoraQuer dizer que The Doors é do capeta, ne? Bem que minha mãe me avisava.