Como obra de arte, o filme é de grande mérito, especialmente pelas riquíssimas interpretações dos dois protagonistas. Diálogos ricos e emocionantes, que revelam a complexa relação entre duas posições que, ainda que soem opostas, se buscam no mútuo desejo da completude.
Contudo, para o público católico, ali retratado há uma série de falhas que se tornam incômodas na medida em que o filme busca funcionar como relato biográfico. Esses erros vão desde coisas pequenas (mas que quebram a ilusão do filme) como erros na forma como o rito da missa é mostrado, até coisas muito sérias, como o excesso de progressismo do Papa Francisco, que é mostrado conivente com certas realidades de fora da Igreja, sendo que ele na vida real já se posicionou diretamente contra elas.
Fica como filme, mas não se pode tomar o relato como fiel ou o quadro como uma adequada representação das concepções da Igreja.
A Netflix estabelece um novo padrão de filme com duração estendida, justificável por não se direcionar às salas de cinema, podendo assim ser assistido em pedaços, como uma série. Com a popularização dos serviços de streaming, temos aqui uma possível tendência para o futuro.
O filme tem sido avaliado de forma perversa, por um público incapaz de o ler dentro do momento histórico a que pertence. Não é uma narrativa sobre os horrores da guerra e em momento algum se vendeu com essa ideia.
Dentro da proposta narrativa a que se pretende (contar dar renovação de um homem e como ele concilia patriotismo e fé), se mostrou excelente.
Complicado realizar hoje um filme baseado em It - A Coisa, porque esse acaba, de maneira injusta, sendo acusado de trazer mais do mesmo e de ser exatamente como trocentos outros filmes que passaram na Sessão da Tarde...
O problema é que It é o original, de onde todos esses outros beberam e não a cópia.
Monstros (ou similar) X Crianças e suas bicicletas, nesse estilo que ficou consagrado em filmes como Goonies, ET, Deu a louca nos Monstros e, recentemente, em Strange Things, tem um de seus nascedouros principais aqui.
Então, ou você muda tudo no filme para calar a crítica de repetição ou fica fiel ao estilo e tem que ouvir acusações absurdas de falta de criatividade.
Sofre do eterno problema dos filmes da Netflix: ausência de uma trama narrativa a centeal, fazendo com que a coisa decaia a uma série de situações dentro de um cotidiano que dão a entender que estamos indo de nada a lugar nenhum. Pena, porque tinha grande potencial.
O filme sofre de um problema que já tinha visto no "Beasts of no Nation": ausência de um eixo narrativo. As tragedias simplesmente vão se acumulando e o filme acaba por ser inteiro esse cotidiano trágico. Mas, no fim, é válido para conhecermos um pouco de um momento histórico pavoroso do qual pouco se lê.
O que torna o filme tão especial é conseguir ir para muito além do gênero terror, se tornando uma bonita narrativa sobre a força da amizade sincera e como a infância pode ser algo assustador, quando esmagada pela sordidez do mundo dos adultos. Stephen King foi honrado nessa obra que, mesmo com grandes diferenças em relação ao livro, preservou a essência do autor.
Destaque para o magnífico elenco infantil, que consegue em 2 horas de filme construir uma sincera amizade com os expectador, e para Pennywise, que só naquela voz e sorriso nos perturba um bocado.
O filme poderia ter sido inovador, mas preferiu cair no óbvio: você, razoavelmente, prevê para onde a trama vai. Pior que isso é a falta de profundidade, com tudo muito monocromático: os religiosos são sempre mostrados como hipócritas e reprimidos e quem está fora é sempre descolado e bem resolvido. Não funciona como debate, por não conseguir pensar nos dois lados do conflito entre sexualidade e religião.
Se você não for desses que exige do filme que ele seja tão rápido quanto um videoclipe, vai adorar. Muitos têm dado notas baixas a este e outros filmes, acusando os de serem "lentos". Pelo amor de Deus, nem todo filme deve ser Transformers com explosões e perseguições a cada dois minutos. O rítmo do filme é todo correto e não tem cena inútil ali. O fato é que uma narrativa como essa demanda momentos de reflexão. Mais paciência e maturidade, meu povo. Ler um clássico da literatura, reclamando o tempo todo de rítmo lento, parece fora de possibilidade.
Dois Papas
4.1 962 Assista AgoraComo obra de arte, o filme é de grande mérito, especialmente pelas riquíssimas interpretações dos dois protagonistas. Diálogos ricos e emocionantes, que revelam a complexa relação entre duas posições que, ainda que soem opostas, se buscam no mútuo desejo da completude.
Contudo, para o público católico, ali retratado há uma série de falhas que se tornam incômodas na medida em que o filme busca funcionar como relato biográfico. Esses erros vão desde coisas pequenas (mas que quebram a ilusão do filme) como erros na forma como o rito da missa é mostrado, até coisas muito sérias, como o excesso de progressismo do Papa Francisco, que é mostrado conivente com certas realidades de fora da Igreja, sendo que ele na vida real já se posicionou diretamente contra elas.
Fica como filme, mas não se pode tomar o relato como fiel ou o quadro como uma adequada representação das concepções da Igreja.
Animais Noturnos
4.0 2,2K Assista AgoraCurti o filme como um todo, exceto pelo final que pareceu simplório demais para que eu o apreciasse...
Aladdin
3.9 1,3K Assista AgoraShow de bola! Alladin indiano!
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraA Netflix estabelece um novo padrão de filme com duração estendida, justificável por não se direcionar às salas de cinema, podendo assim ser assistido em pedaços, como uma série. Com a popularização dos serviços de streaming, temos aqui uma possível tendência para o futuro.
Paixão Inocente
3.1 175 Assista AgoraO filme não é dramático, não é engraçado, não é tenso... A única coisa que esse filme se mostra é previsível.
A Freira
2.5 1,5K Assista AgoraGostei de ver um par de heróis religiosos, coisa não tão comum em filmes populares...
Sargento York
3.6 43 Assista AgoraO filme tem sido avaliado de forma perversa, por um público incapaz de o ler dentro do momento histórico a que pertence. Não é uma narrativa sobre os horrores da guerra e em momento algum se vendeu com essa ideia.
Dentro da proposta narrativa a que se pretende (contar dar renovação de um homem e como ele concilia patriotismo e fé), se mostrou excelente.
Homem-Aranha: No Aranhaverso
4.4 1,5K Assista AgoraOscar mais que justo.
O Lagosta
3.8 1,4K Assista AgoraParece algo que Kafka faria com uma câmera...
A Geração da Riqueza
3.5 28 Assista AgoraUma extraordinária crítica à nossa obsessão com a riqueza e a forma como ela corroeu nossos valores, tradições e princípios éticos.
Oito
3.3 8 Assista AgoraO filme é ótimo e dá uma angustia enorme.
Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso
3.1 160 Assista AgoraEssa nota baixa é absurda e beira a histeria coletiva.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraComplicado realizar hoje um filme baseado em It - A Coisa, porque esse acaba, de maneira injusta, sendo acusado de trazer mais do mesmo e de ser exatamente como trocentos outros filmes que passaram na Sessão da Tarde...
O problema é que It é o original, de onde todos esses outros beberam e não a cópia.
Monstros (ou similar) X Crianças e suas bicicletas, nesse estilo que ficou consagrado em filmes como Goonies, ET, Deu a louca nos Monstros e, recentemente, em Strange Things, tem um de seus nascedouros principais aqui.
Então, ou você muda tudo no filme para calar a crítica de repetição ou fica fiel ao estilo e tem que ouvir acusações absurdas de falta de criatividade.
Dívida Perigosa
2.9 101 Assista AgoraSofre do eterno problema dos filmes da Netflix: ausência de uma trama narrativa a centeal, fazendo com que a coisa decaia a uma série de situações dentro de um cotidiano que dão a entender que estamos indo de nada a lugar nenhum. Pena, porque tinha grande potencial.
Desejarás o noivo da sua irmã
2.5 66Bem mais história do que a sinopse e o cartaz dão a entender...
Invencível
3.9 924 Assista AgoraA Força do homem encontra amparo na sua Fé em Deus, para que quando aquela acabe essa não o deixe cair.
Primeiro, Mataram o Meu Pai
3.8 238 Assista AgoraO filme sofre de um problema que já tinha visto no "Beasts of no Nation": ausência de um eixo narrativo. As tragedias simplesmente vão se acumulando e o filme acaba por ser inteiro esse cotidiano trágico. Mas, no fim, é válido para conhecermos um pouco de um momento histórico pavoroso do qual pouco se lê.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraO que torna o filme tão especial é conseguir ir para muito além do gênero terror, se tornando uma bonita narrativa sobre a força da amizade sincera e como a infância pode ser algo assustador, quando esmagada pela sordidez do mundo dos adultos. Stephen King foi honrado nessa obra que, mesmo com grandes diferenças em relação ao livro, preservou a essência do autor.
Destaque para o magnífico elenco infantil, que consegue em 2 horas de filme construir uma sincera amizade com os expectador, e para Pennywise, que só naquela voz e sorriso nos perturba um bocado.
Jovem Aloucada
3.2 337 Assista AgoraO filme poderia ter sido inovador, mas preferiu cair no óbvio: você, razoavelmente, prevê para onde a trama vai. Pior que isso é a falta de profundidade, com tudo muito monocromático: os religiosos são sempre mostrados como hipócritas e reprimidos e quem está fora é sempre descolado e bem resolvido. Não funciona como debate, por não conseguir pensar nos dois lados do conflito entre sexualidade e religião.
Floating!
1.7 23O filme vai de um nada a outro.
Sede de Vingança
2.2 351 Assista AgoraO filme não é "exemplar" (se me perdoam o trocadilho), mas nem de longe justifica essa nota baixíssima.
Antes de Dormir
3.4 763 Assista AgoraÓtimo suspense com enredo e conclusão que satisfazem imensamente. A galera dá notas absurdamente baixas no Filmow.
A Descoberta
3.3 385 Assista AgoraSem dúvida é um drama sobre a vida é não uma ficção científica sobre o pós-morte. Vá assistir sabendo disso e não vai se frustrar.
O Experimento de Milgram
3.5 169 Assista AgoraSe você não for desses que exige do filme que ele seja tão rápido quanto um videoclipe, vai adorar. Muitos têm dado notas baixas a este e outros filmes, acusando os de serem "lentos". Pelo amor de Deus, nem todo filme deve ser Transformers com explosões e perseguições a cada dois minutos. O rítmo do filme é todo correto e não tem cena inútil ali. O fato é que uma narrativa como essa demanda momentos de reflexão.
Mais paciência e maturidade, meu povo. Ler um clássico da literatura, reclamando o tempo todo de rítmo lento, parece fora de possibilidade.