Só acho que a galera, imaturamente, está misturando tudo aqui e não está sendo feita uma avaliação do filme como filme e sim a partir de posições ideológicas pessoais. É o mesmo que rolou com "Noé", quando religiosos, por dizerem que o filme não tinha sido tal como a Bíblia, botavam a nota lá para baixo e, em ambos os casos esqueciam que estamos falando de... um filme.
É um filme de ação, que se vende como filme de ação, no trailer e no cartaz fala de ação e, advinha o que você encontra no filme? Ação! Ele lembra algo da década de 80 com seus brucutus de poucas palavras, fazendo chover sopapo! E isso não é ruim!
É absurdo criticar o filme por esse caráter. O filme tem um 3D que funciona muito bem e uma história que cresce, na medida em que vai do absurdamente simples e abobalhado para o funcional e provocador. A idéia de desfazer o mito, uma reviravolta pela metade e os personagens estereotipados mas que funcionam muito bem, obrigado, tornam a coisa toda bem melhor que a versão que saiu há uns anos atrás. Vale a pena e se não começarem de mimimi querendo fazer de um filme entretenimento algo de arte, dá para curtir na boa.
O tema é ótimo e me interessa de forma muito direta, mas não empolga, na medida em que nada surpreendente acontece o filme inteiro: tudo cai no óbvio e no esperado. A visão sobre o mundo geek/nerd é um tanto estereotipada e forçada, os personagens são mais caricatura que qualquer coisa e o final é bem a desejar. Ainda falta um filme nessa linha que mereça o título de clássico.
Acerca do final, o próprio Hitchcock insistiu que "não houvesse". Tanto que,se notarem, nem mesmo "the end" aparece no fim. O motivo foi simples: ele queria que, "o filme nãoa acabasse". Se mostrada alguma conclusão, as pessoas sentiriam que tudo acabou e voltariam a normalidade mas, daquela forma bruta, é como se ao sair do cinema elas ainda estariam na coisa, olhando para cima com medo! Ele não queria as dar uma chance de relaxar...
Pegada criativa! Quem imaginaria um filme baseado em um futuro distópico em que uma jovem tem nas mãos a esperança de um futuro melhor? E ROLA UM ROMANCE! (aliás, super imprevisível). A coisa de explorar o desejo da juventude em ser diferente é tão ousado e polêmico, quanto as cenas de luta! E a coisa dos bons serem bons e os maus serem maus?! Uau! Esse é para ganhar Oscar, Cannes, Grammy e Nobel! Isso é o que o cinema pede: idéias novas e que fujam das receitas de bolo!!!
Não estou entendendo uma coisa: as pessoas só elogiam, dizendo que se divertiram horrores e ao mesmo tempo dão notas horríveis! Pô, se o filme divertiu, não merece uma nota boa?! O.o
Lamentavelmente, o filme usa um recurso cinematográfico que abomino: as longas sequências de rotina que nada acrescentam a narrativa. Ela come, anda, dorme, vê gente e nada acontece... Esse tipo de cena é valido como meio de construir o clima do filme, mas quando toma um tempo tão longo, acaba se tornando cansativo e configurando a popular "encheção de linguiça". Há momentos fortes, boas interpretações e um cenário descente,,, contudo, a quantia de monótonos recortes sem conteúdo é absurda! Palmas para a última cena do filme, que retrata de forma metafórica aquilo que sobrou dos alemães para reconstruir sua vida após o trauma da II Guerra Mundial: nada...
O filme só não é melhor, por conta dos discursos maniqueístas do começo: a partir da metade, torna-se bem melhor, com uma mudança saudável nas perspectivas da Olga e um crescente de cenas dramáticas que conseguem não cair no dramalhão...
O mérito do filme só se dilui um pouco, por vir dentro de uma extensa linha de filmes com uma receita similar ("Assassinos por Natureza", "Super", "Um Dia de Fúria" e, claro, "Clube da Luta"). O final é previsível e, em um dado momento, quase piegas e forçado
. Ainda assim, as interpretações, se não são genias, são ao menos descentes e os diálogos são inteligentes e com um humor ácido "adorável", fazendo um questionamento que atinge diretamente nossos gostos e costumes.
O filme é excelente, tem interpretações monstruosas e sem dúvida vem com uma mensagem social mais que necessária. Mas, sofre de um problema: edição! A forma como foi montado é ruim demais. A história se passa dentro de um período de 12 anos, mas nós que assistimos não conseguimos pegar esse conceito. Se tivessem me dito que tudo ali aconteceu em 12 meses, eu teria aceito. Nada marca a passagem do tempo, para que possamos perceber o quão prolongado é o sofrimento do Solomon.
A questão da edição também pesa de maneira grave no final:
o personagem do Brad surge do nada, apenas para solucionar o problema, em uma postura imensamente "Deus Ex Machina"! Quem é ele, sua relação com o Solomon (para que ele tenha um papel tão importante no drama dele) e como ele fez para resolver a coisa toda... nada disso é explorado, deixando uma sensação desagradável de que a coisa acabou de maneira brusca e suja! De repente, o filme acabou!
o reencontro dele com sua família! Tudo muito seco e sem a emoção esperada depois de 12 anos de tanto sofrimento! A esposa dele ficou lá atrás, com uma expressão de vazio e desinteresse, esperou que viesse a filha, o genro e o neto para só então o abraçar, sem que sequer a víssemos a expressão.
O próprio rapto ficou meio solto e sem nexo, tendo terminado o filme e nenhuma justificativa tendo sido dada.
Posto de lado esses problemas da edição, um dos melhores filmes do ano, sem dúvida.
Enquanto o livro é uma narrativa extraordinária, não tanto pelos eventos de que fala, mas pela maneira com que os conta, o filme fica em um lugar comum e consegue mal e mal ser acima da média.
Lamentavelmente, não é bom (embora, não chegue a ser ruim). Darlan Cunha está fraco no filme, não conseguindo passar uma ideia de raiva, medo, alegria ou desejo em cena alguma, mantendo uma expressão monótona e repetitiva. A trama não é brilhante e em momento algum algo grandioso acontece (exceto, por uma pequena revelação, lá pelo meio do filme). Os diálogos são rasos e quando acaba, nenhuma frase de efeito fica na memória e a estética do filme é simples (salvando dela apenas a trilha sonora). Podia ser bom, escolheu ser comum.
Eu pessoalmente, DETESTO filmes com animais. Em um filme há quatro coisas que normalmente me atraem: a história, as interpretações, a estética e os diálogos e, em filmes com bichos, três dessas não encontram muito espaço (interpretações, estética e diálogos). Ainda assim esse filme supera essa situação e consegue encantar e comover em sua simplicidade, com uma narrativa que nos fala de lealdade e amor. Inevitável, comover-se com a fidelidade de um cão que não conhece limite em sua dedicação ao dono. Belo.
O maior mérito do filme é procurar fazer um cinema com identidade própria, confessando seu orgulho em ser cearense de cabo a rabo. Bonito de se ver e com o que a de mais sincero no humor de nossa gente. Vale o ingresso e dá orgulho!
Um filme muito simpático, especialmente pela forma com que usa os livros de Austen para que os personagens falem de si mesmo, por sinal, algo que todos fazemos, com nossos filmes, autores ou músicas prediletas.
Nossa, essa idéia de "galerinha envolvida com o sobrenatural em nosso mundo contemporâneo" foi o máximo! Super inovador e criativo! De onde eles tiram essas idéias tão inovadoras e inéditas! É bom perceber que no cinema ainda tem gente pensando o impensado e trazendo contribuições necessárias a sétima arte... O melhor foi a idéia de um romance entre os protagonistas! Caramba, quem esperaria isso? Muito surpreendente e nada previsível.
Um filme sobre a coisificação das pessoas e a forma como as relações se tornam pouco a pouco apenas barganhas. As carências vão sendo saciadas com objetos e todos a nossa volta se convertem em mercadoria. Excelente.
Extraordinária estória em bifurcação inversa: você começa com duas situações nada a ver, que vão se juntando pouco à pouco! Um final épico e uma interpretação filha da mãe de boa do João Miguel! Tenho visto muitos filmes nacionais bons esses dias, e esse vai para a lista com louvor e mérito!
Lula, o Filho do Brasil
2.7 1,1K Assista AgoraSó acho que a galera, imaturamente, está misturando tudo aqui e não está sendo feita uma avaliação do filme como filme e sim a partir de posições ideológicas pessoais. É o mesmo que rolou com "Noé", quando religiosos, por dizerem que o filme não tinha sido tal como a Bíblia, botavam a nota lá para baixo e, em ambos os casos esqueciam que estamos falando de... um filme.
Frances Ha
4.1 1,5K Assista AgoraEu namoro esse cartaz! Deve ser o melhor já feito na história do cinema ocidental! (certo, exagero a parte, mas algo me cativa MUITO nessa imagem).
Hércules
3.0 790 Assista AgoraÉ um filme de ação, que se vende como filme de ação, no trailer e no cartaz fala de ação e, advinha o que você encontra no filme? Ação! Ele lembra algo da década de 80 com seus brucutus de poucas palavras, fazendo chover sopapo! E isso não é ruim!
É absurdo criticar o filme por esse caráter. O filme tem um 3D que funciona muito bem e uma história que cresce, na medida em que vai do absurdamente simples e abobalhado para o funcional e provocador. A idéia de desfazer o mito, uma reviravolta pela metade e os personagens estereotipados mas que funcionam muito bem, obrigado, tornam a coisa toda bem melhor que a versão que saiu há uns anos atrás. Vale a pena e se não começarem de mimimi querendo fazer de um filme entretenimento algo de arte, dá para curtir na boa.
Zero Charisma
3.4 16O tema é ótimo e me interessa de forma muito direta, mas não empolga, na medida em que nada surpreendente acontece o filme inteiro: tudo cai no óbvio e no esperado. A visão sobre o mundo geek/nerd é um tanto estereotipada e forçada, os personagens são mais caricatura que qualquer coisa e o final é bem a desejar. Ainda falta um filme nessa linha que mereça o título de clássico.
Os Pássaros
3.9 1,1KAcerca do final, o próprio Hitchcock insistiu que "não houvesse". Tanto que,se notarem, nem mesmo "the end" aparece no fim. O motivo foi simples: ele queria que, "o filme nãoa acabasse". Se mostrada alguma conclusão, as pessoas sentiriam que tudo acabou e voltariam a normalidade mas, daquela forma bruta, é como se ao sair do cinema elas ainda estariam na coisa, olhando para cima com medo! Ele não queria as dar uma chance de relaxar...
Copa de Elite
1.8 343A única coisa que consegui pensar ao ver esse trailer foi: "SÉRIO, FAVORITARAM?!"
Divergente
3.5 2,1K Assista AgoraPegada criativa! Quem imaginaria um filme baseado em um futuro distópico em que uma jovem tem nas mãos a esperança de um futuro melhor? E ROLA UM ROMANCE! (aliás, super imprevisível). A coisa de explorar o desejo da juventude em ser diferente é tão ousado e polêmico, quanto as cenas de luta! E a coisa dos bons serem bons e os maus serem maus?! Uau! Esse é para ganhar Oscar, Cannes, Grammy e Nobel! Isso é o que o cinema pede: idéias novas e que fujam das receitas de bolo!!!
Cinquenta Tons de Cinza
2.2 3,3K Assista AgoraA tentativa de fazer pornografia infanto-juvenil...
Sharknado
2.0 832 Assista AgoraNão estou entendendo uma coisa: as pessoas só elogiam, dizendo que se divertiram horrores e ao mesmo tempo dão notas horríveis! Pô, se o filme divertiu, não merece uma nota boa?! O.o
Lore
3.8 128 Assista AgoraLamentavelmente, o filme usa um recurso cinematográfico que abomino: as longas sequências de rotina que nada acrescentam a narrativa. Ela come, anda, dorme, vê gente e nada acontece... Esse tipo de cena é valido como meio de construir o clima do filme, mas quando toma um tempo tão longo, acaba se tornando cansativo e configurando a popular "encheção de linguiça". Há momentos fortes, boas interpretações e um cenário descente,,, contudo, a quantia de monótonos recortes sem conteúdo é absurda! Palmas para a última cena do filme, que retrata de forma metafórica aquilo que sobrou dos alemães para reconstruir sua vida após o trauma da II Guerra Mundial: nada...
Olga
3.8 1,3K Assista AgoraO filme só não é melhor, por conta dos discursos maniqueístas do começo: a partir da metade, torna-se bem melhor, com uma mudança saudável nas perspectivas da Olga e um crescente de cenas dramáticas que conseguem não cair no dramalhão...
Deus Abençoe a América
4.0 799O mérito do filme só se dilui um pouco, por vir dentro de uma extensa linha de filmes com uma receita similar ("Assassinos por Natureza", "Super", "Um Dia de Fúria" e, claro, "Clube da Luta"). O final é previsível e, em um dado momento, quase piegas e forçado
com o retorno da Roxy ficando meio brusco
Cinquenta Tons de Cinza
2.2 3,3K Assista AgoraJá não bastava quem avaliava filmes antes deles saírem, agora tem quem favorita...
12 Anos de Escravidão
4.3 3,0KO filme é excelente, tem interpretações monstruosas e sem dúvida vem com uma mensagem social mais que necessária. Mas, sofre de um problema: edição! A forma como foi montado é ruim demais. A história se passa dentro de um período de 12 anos, mas nós que assistimos não conseguimos pegar esse conceito. Se tivessem me dito que tudo ali aconteceu em 12 meses, eu teria aceito. Nada marca a passagem do tempo, para que possamos perceber o quão prolongado é o sofrimento do Solomon.
A questão da edição também pesa de maneira grave no final:
o personagem do Brad surge do nada, apenas para solucionar o problema, em uma postura imensamente "Deus Ex Machina"! Quem é ele, sua relação com o Solomon (para que ele tenha um papel tão importante no drama dele) e como ele fez para resolver a coisa toda... nada disso é explorado, deixando uma sensação desagradável de que a coisa acabou de maneira brusca e suja! De repente, o filme acabou!
Frustei também com
o reencontro dele com sua família! Tudo muito seco e sem a emoção esperada depois de 12 anos de tanto sofrimento! A esposa dele ficou lá atrás, com uma expressão de vazio e desinteresse, esperou que viesse a filha, o genro e o neto para só então o abraçar, sem que sequer a víssemos a expressão.
O próprio rapto ficou meio solto e sem nexo, tendo terminado o filme e nenhuma justificativa tendo sido dada.
Posto de lado esses problemas da edição, um dos melhores filmes do ano, sem dúvida.
Crónica de Uma Morte Anunciada
3.6 5Enquanto o livro é uma narrativa extraordinária, não tanto pelos eventos de que fala, mas pela maneira com que os conta, o filme fica em um lugar comum e consegue mal e mal ser acima da média.
Meu Tio Matou um Cara
2.9 384 Assista AgoraLamentavelmente, não é bom (embora, não chegue a ser ruim). Darlan Cunha está fraco no filme, não conseguindo passar uma ideia de raiva, medo, alegria ou desejo em cena alguma, mantendo uma expressão monótona e repetitiva. A trama não é brilhante e em momento algum algo grandioso acontece (exceto, por uma pequena revelação, lá pelo meio do filme). Os diálogos são rasos e quando acaba, nenhuma frase de efeito fica na memória e a estética do filme é simples (salvando dela apenas a trilha sonora). Podia ser bom, escolheu ser comum.
Sempre ao Seu Lado
4.3 4,1K Assista AgoraEu pessoalmente, DETESTO filmes com animais. Em um filme há quatro coisas que normalmente me atraem: a história, as interpretações, a estética e os diálogos e, em filmes com bichos, três dessas não encontram muito espaço (interpretações, estética e diálogos). Ainda assim esse filme supera essa situação e consegue encantar e comover em sua simplicidade, com uma narrativa que nos fala de lealdade e amor. Inevitável, comover-se com a fidelidade de um cão que não conhece limite em sua dedicação ao dono. Belo.
Coisas de Meninos e Meninas
3.1 295Espero que antes do décimo filme com essa mesma idéia, alguém perceba que a coisa tá manjada e tente algo novo...
Cine Holliúdy
3.5 609 Assista AgoraO maior mérito do filme é procurar fazer um cinema com identidade própria, confessando seu orgulho em ser cearense de cabo a rabo. Bonito de se ver e com o que a de mais sincero no humor de nossa gente. Vale o ingresso e dá orgulho!
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KCinema educativo. Senti falta do aviso "Crianças, não tentem isso em casa"
O Clube de Leitura de Jane Austen
3.7 331 Assista AgoraUm filme muito simpático, especialmente pela forma com que usa os livros de Austen para que os personagens falem de si mesmo, por sinal, algo que todos fazemos, com nossos filmes, autores ou músicas prediletas.
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
3.0 1,4K Assista AgoraNossa, essa idéia de "galerinha envolvida com o sobrenatural em nosso mundo contemporâneo" foi o máximo! Super inovador e criativo! De onde eles tiram essas idéias tão inovadoras e inéditas! É bom perceber que no cinema ainda tem gente pensando o impensado e trazendo contribuições necessárias a sétima arte... O melhor foi a idéia de um romance entre os protagonistas! Caramba, quem esperaria isso? Muito surpreendente e nada previsível.
O Cheiro do Ralo
3.7 1,1K Assista AgoraUm filme sobre a coisificação das pessoas e a forma como as relações se tornam pouco a pouco apenas barganhas. As carências vão sendo saciadas com objetos e todos a nossa volta se convertem em mercadoria. Excelente.
Estômago
4.2 1,6K Assista AgoraExtraordinária estória em bifurcação inversa: você começa com duas situações nada a ver, que vão se juntando pouco à pouco! Um final épico e uma interpretação filha da mãe de boa do João Miguel! Tenho visto muitos filmes nacionais bons esses dias, e esse vai para a lista com louvor e mérito!